You are on page 1of 10

FLUSSER STUDIES 08

Priscila Arantes Mdia, gestos e sociedade dilogos entre Vilm Flusser e Fred Forest

Ao longo dos sculos XX e XXI, com o desenvolvimento dos aparatos miditicos e incio de uma nova etapa na histria da cultura baseada na automatizao da produo, distribuio e consumo da informao, percebe-se o despontar de uma srie de pensadores que tem tomado as mdias como ponto de partida para o desenvolvimento terico. Para alm de se pensar o dispositivo como objeto tcnico apenas, estes tericos tm considerado as mdias como conceitos articuladores de novas vises epistemolgicas e ontolgicas acerca do mundo. Henri Brgson (2005), que desenvolve suas consideraes sobre uma filosofia da durao em dilogo com o dispositivo cinematogrfico, Walter Benjamim (1993), que postula o conceito de inconsciente ptico a partir de suas anlises sobre a fotografia e o cinema e, mais recentemente, Peter Weibel (2003), que partindo da anlise das novas mdias desenvolve, em sintonia com a endofsica de Otto Rossler, uma fenomenologia da interface, so alguns exemplos de como os tericos tm atuado em dilogo com as questes colocadas pelas linguagens miditicas. Dentre os vrios pensadores das mdias que despontaram na segunda metade do sculo passado, Vilm Flusser talvez tenha sido aquele cuja importncia mais cresceu ultimamente. Dois de seus livros, Filosofia da Caixa Preta (1983) e Les Gestes (1999), so fundamentais para se entender o seu discurso sobre as mdias. Em Filosofia da Caixa Preta a fotografia tomada como exemplo para se desenvolver uma crtica sobre as relaes entre tecnologia e sociedade a partir do que Flusser chama de imagens tcnicas. A fotografia um modelo bsico de dispositivo cujas caractersticas sero ressignificadas no cinema, vdeo, TV at chegar s atuais imagens miditicas. Neste sentido Filosofia da Caixa Preta no um livro sobre a fotografia apenas, mas sobre a produo de imagens tecnolgicas que modificam nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. A fotografia, neste contexto, funciona mais propriamente como um pretexto para, atravs dela, verificar o funcionamento de nossa sociedade marcada pelo colapso do texto e pela hegemonia das imagens miditicas. O advento das imagens tcnicas marca o incio de uma nova relao com o visvel que se estrutura de modo distinto do modelo da linguagem escrita: as imagens tcnicas se propem como superfcies que aspiram a ser representaes do mundo, mas isto de fato oculta sua real dimenso, que no outra que o de ser imagem.

FLUSSER STUDIES 08

O exerccio empregado por Flusser o de, exatamente, ao perceber uma nova etapa da cultura contaminada pela exploso das tcnicas e das mdias, lanar um olhar crtico aos aparelhos vistos como caixas pretas, dispositivos cujo interior programado completamente opaco e incerto. Dentro deste contexto o sujeito tende a se converter, pela ao de programas tecnossociais, em um funcionrio programado e programvel, de quem se espera que responda s questes colocadas pelo aparato tcnico. Somos cada vez mais operadores de mquinas, apertadores de botes, usurios de interfaces; funcionrios das mquinas. Lidamos com situaes programadas sem nos darmos conta. Pensamos que podemos escolher e, como decorrncia, nos imaginamos inventivos e livres, mas nossa liberdade e nossa capacidade de inveno esto restritas a um software, a um conjunto de possibilidades dadas a priori pela caixa preta que no dominamos inteiramente. Em outras palavras: o que vemos realmente, em um mundo dominado pelas imagens tcnicas, no o mundo, mas determinados conceitos relativos ao mundo impregnados na estrutura miditica (Machado 2007). Esse o ponto em que a Filosofia de Flusser quer intervir: produzir uma reflexo sobre as possibilidades de criao e liberdade em uma sociedade cada vez mais programada e dominada pelas tecnologias. Se o fotgrafo vive o totalitarismo dos aparelhos, se os seus gestos so programveis h, porm, uma exceo advinda daqueles que tentam enganar os dispositivos, introduzindo neles elementos no previstos, restabelecendo assim a liberdade em um contexto dominado pelas mquinas: Os fotgrafos assim chamados experimentais; estes sabem do que se trata. Sabem que os problemas a resolver so os da imagem do aparelho, do programa e da informao. Tentam, conscientemente, obrigar o aparelho a produzir imagem informativa que no est em seu programa. Sabem que sua prxis estratgia dirigida contra o aparelho (... ) no sabem que esto tentando dar resposta por sua prxis ao programa de liberdade em contexto dominado por aparelhos (Flusser 1983: 84) Estas questes so retomadas em Les Gestes. Neste livro Flusser elabora uma descrio fenomenolgica de certas atividades humanas que ele denomina de gestos: um movimento do corpo, ou de um instrumento unido a ele, pelo qual no h nenhuma explicao causal satisfatria; um movimento que escapa simultaneamente programao e ao acaso. Em Les Gestes Flusser discute no somente gestos como os de escrever, amar, falar, como tambm os gestos tecnolgicos do filme, da fotografia e do vdeo. Em suma, apresenta e discute, dentro uma perspectiva ampla, desde gestos mais cotidianos at os gestos mediados pelos aparelhos. O que fica evidente neste trabalho que os gestos, atrelados ou no tecnologia, revelam certa forma de se entender e estar no mundo.

FLUSSER STUDIES 08

Ao romper com uma viso dualista entre sujeito e objeto, Les Gestes chama a ateno para no lidarmos com os aparelhos como se eles estivessem contaminados por uma objetividade fixada do mundo: trata-se de se construir uma relao mais fenomenolgica com os dispositivos miditicos com o intuito de abrir espao para novas formas de se estar no mundo descondicionadas da programao da caixa preta: A anlise dos gestos nos mostra em que sentido existir e ser livre so sinnimos: no sentido de significar. Um gesto livre, e no um movimento condicionado, quando ele significa uma relao intersubjetiva (Flusser 1999: 193).

Vilm Flusser e Fred Forest: dilogo entre a prtica e teoria


Um dos pontos fortes de Les Gestes a sua descrio do gesto do vdeo que aponta, atravs de sua caracterstica dialgica, para uma atitude mais ativa frente realidade. Diferentemente do gesto de filmar, que conta um acontecer - uma histria j ocorrida - o gesto do vdeo, devido conexo em tempo real, traz uma indita capacidade dialgica que no possvel no cinema tradicional: La bande vido ressemble la pellicule du film. Mais le film est compos de photographies. Sa dimension temporelle est le rsultat dun trompe-loeil. Dans la bande vido, les rflexions des scnes se recoupent...Loprateur vido se trouve devant le moniteur au mme titre que la scne par rapport laquelle Il prend ses dcision () Le photographe est oblig dtre objectif. Loprateur peut tre intersubjectif, mais, en tout cas, il est obligatoirement phnomnologique ().La bande tablit un dialogue entre elle-mme et la scne, le film est un discours sur la scne, donc interdit tout dialogue immdiat. La bande est une mmoire dialogique. (Flusser 1999:156) Gravar em vdeo significa colocar a imagem de maneira direta. No um filmar para depois assistir o revelado. O vdeo, diz Flusser, uma memria dialgica, e o videomaker, um sujeito fenomenolgico por excelncia. O gesto do vdeo, portanto, traz consigo uma estrutura dialgica que se abre para alm da programao e do acaso. Cest dans le contexte de la convention, de lintersubjectivit, quil faut poser la question de la liberte, et les gestes, ces mouvements libres par dfinition, en sont la preuve. (Flusser 1999:192) Cabe destacar que a compreenso de Flusser da linguagem videogrfica antecipa, de certa forma, o debate sobre tempo real e carter conversacional, ponto de partida dos tericos das novas mdias. Flusser foi muito receptivo ao fenmeno do vdeo em uma etapa de modificao tecnolgica e de experimentao artstica, a qual lhe rendeu muitos artigos, especialmente sobre as relaes entre arte, vida e mdia a partir, principalmente, de seu dilogo com o artista miditico Fred Forest nos anos 70.

FLUSSER STUDIES 08

Neste dilogo podemos citar momentos importantes no somente por revelarem o interesse de Flusser sobre a teoria e interface entre arte-comunicao, mas tambm por colocarem em cena suas reflexes sobre o vdeo e os gestos com as quais, em conjunto com Fred Forest, faria experincias diretas. Em Fred Forest ou a destruio dos pontos de vista estabelecidos (Flusser 2006) fica evidente o dilogo entre a teoria dos gestos empreendida por Vlem Flusser e a ao prtica da filmagem em vdeo desenvolvida por Fred Forest. Neste artigo o vdeo tomado como um conceito simblico, como um gesto que abre possibilidades diferenciadas de se estar no mundo dentro de uma perspectiva fenomenolgica. A referncia teoria do gesto em Fred Forest ou a destruio dos pontos de vista estabelecidos deixa evidente a ruptura com uma viso dicotmica entre sujeito e objeto colocada tanto sob o vis terico da necessidade de ruptura com a caixa preta empreendida por Vilm Flusser quanto pelas aes fenomenolgicas desenvolvidas pelo artista Fred Forest. Era uma tarde quente, 1974, ocasio em que Forest me visitava em Fontevrault, Touraine, onde eu comeava a redigir uma fenomenologia dos gestos humanos (...) Eu lhe explicava minha tese segundo a qual, se fosse possvel decodificar a significao dos gestos, se conseguiria encontrar a significao do ser no mundo humano. Forest, sempre munido de seu equipamento de vdeo, passava seu tempo a gravar quase que automaticamente minhas explicaes sobre uma fita. Eu continuava a explicar, acompanhando, como sempre o fao, meu discurso verbal por gestos apropriados de minhas mos e de meu corpo. A cmera que Forest tinha em suas mos seguia obrigatoriamente meus gestos por gestos movimentos correspondentes. Mas esses gestos obrigavam, por sua vez, meus prprios gestos a modificarem-se, em resposta. Assim um dilogo estabeleceu-se, cujos numerosos nveis no eram inteiramente conscientes para Forest, nem para mim, uma vez que nem todos eram deliberados (...) Nesse exemplo, o mtodo seguido por Forest o da observao de um fenmeno social (neste caso: eu mesmo em relao a Forest) aceitando, cada vez mais conscientemente, o fato que esta observao muda tanto o fenmeno observado quanto o observador do fenmeno. Trata-se, efetivamente, de uma variao do mtodo fenomenolgico. Mas com esta diferena: em filosofia e na cincia este mtodo contemplativo (um olhar), enquanto que no caso descrito, torna-se participao ativa. Uma tcnica, uma arte. assim, j que o instrumento (o equipamento de vdeo) impe, por sua estrutura e por sua funo, uma atitude ativa sobre o observador. No se trata aqui, de uma pretensa reformulao do mtodo fenomenolgico. Forest no escolheu o vdeo para poder observar atentivamente. Trata-se do contrrio. Sem que se desse conta, um instrumento imps a Forest o mtodo revolucionrio do observador (Flusser 2006: 93) Interessante perceber, neste texto, que a teoria dos gestos dialoga diretamente com a verificao das aes de Fred Forest, apontando para um exerccio metodolgico em que Vilm

FLUSSER STUDIES 08

Flusser parece tecer uma sintonia fina entre sua teoria e a prtica videogrfica. Pode-se dizer que o mtodo de Vilm Flusser fenomenolgico por excelncia: objeto teorizado e teoria fazem parte de um mesmo espectro de discusso.

O caso Bienal: abertura da caixa preta e a construo de circuitos paralelos


Em 1973 tem lugar a XII edio da Bienal Internacional de So Paulo cujo desafio era no somente desenvolver um modelo gerencial mais claro como tambm estabelecer uma melhor articulao com o pblico. Nesta poca Flusser convidado para o projeto de reformulao da Bienal, em especial para a organizao do segmento Arte e Comunicao que contou, dentre outros, com a participao de Waldemar Cordeiro (1925-1973) . Cumpre lembrar que a XII Bienal, em plena poca da ditadura militar no Brasil, testemunhava uma febre de experincias derivadas do neoconcretismo e seus sucedneos, interessadas em romper com a noo da obra estvel, contemplada passivamente pelo espectador.1 A idia era estimular o pblico fazendo com que ele pudesse interagir com os trabalhos propostos. O conjunto dessas obras, no geral instalaes e ambientes, foi reunido exatamente no segmento Arte e Comunicao desenvolvido por Vilm Flusser. para este segmento que Vilm Flusser convida Fred Forest, com quem, alis, desenvolve o vdeo Les gestes dans les professions et la vie sociale no ano de 1972. O projeto apresentado por Fred Forest Bienal, Animao de Imprensa, integra sua srie Space-Media em que espaos em branco so veiculados pela mdia solicitando a livre participao do pblico. Em Animao de Imprensa Forest desenvolve uma srie de aes criando um circuito paralelo de livre expresso em uma poca marcada pelo silncio e pelos ditames ideolgicos da cena poltica nacional. Uma de suas aes consistia em obter espaos em branco de jornais de grande circulao em So Paulo e Rio de Janeiro para o pblico desenhar ou escrever mensagens. Estes textos eram, posteriormente, incorporados na Bienal. Outra ao consistia em colocar telefones disposio do pblico e amplificar o que era dito no local da exposio. O conjunto destas aes no somente revelavam uma tentativa de levar o pblico Bienal, permitindo uma ao mais dialgica com o espao expositivo, mas, ao mesmo tempo, criar um circuito paralelo de expresso em uma poca em que a liberdade de manifestao estava cerceada. Para alm de situar-se no espao confinado da Bienal as aes de Forest se desenvolveram, tambm, no espao da realidade cotidiana, em circuitos paralelos, extramuros, postulando um questionamento de territrios estabelecidos e utilizando a cidade como protagonista da

Catlogo da Bienal 50 anos: 1951/2001. Ed. Fundao Bienal de So Paulo, So Paulo, 2001. pg.164.

FLUSSER STUDIES 08

manifestao esttica. De certa forma estas aes nos remetem ao programa poltico e esttico dos Situacionistas que defendiam a unio da dimenso esttica com a experincia social e poltica. Dentro desta perspectiva vale lembrar de O Branco invade a cidade (1973). A ao consistia em sair pelo centro de So Paulo - do Largo do Arouche at a Praa da S - simulando uma passeata com umas 10 pessoas carregando cartazes em branco. Centenas de curiosos aderiram passeata bloqueando o trnsito por vrias horas. Forest foi preso pelo DOPS e a organizao da Bienal e a embaixada da Frana tiveram que intervir a seu favor. As aes de Forest operam exatamente com o imprevisvel, com o inusitado, perturbando o circuito institudo. Os espaos em branco desenvolvidos nos anos 70 no jornal Le Monde e repetido em outros jornais do mundo, a interrupo de transmisso televisiva durante 1 minuto (em canal francs, em 1972), La photo du tlspectateur (1976), as aes nas rdios tais como as realizadas na Jovem Pan (1973), Tl-choc-tl-change (1975) - um programa experimental de TV realizado a partir de comentrios de objetos enviados pelos ouvintes - ou at mesmo Apprenez regarder la T.V. avec votre radio (1984) provocam rudos no universo miditico, seja porque desenvolvem operaes diferenciadas em relao ao que habitual, seja porque permitem ao pblico participar das programaes. Como em uma espcie de ready made, Forest cria circuitos paralelos, aes, interferncias no meio de comunicao para coloc-lo de novo em circulao. Exatamente por isso ele provoca rudos no circuito institudo, chamando a nossa ateno para os mecanismos de produo da informao na sociedade miditica. Pode-se dizer que Fred Forest abre a caixa preta nos deixando entrever seu mecanismo de atuao. Cria circuitos alternativos atravs de aes sobre a mdia, desmascarando sua programao instrumental: H alguns anos, no incio de sua pesquisa, Forest conseguiu convencer, por persuaso e astcia, certos jornais na Frana e exterior de incluir nas suas colunas espaos vazios. Em algum lugar abaixo desses espaos, havia uma pequena meno declarando: Caro leitor, eis enfim, o teu espao. Podes tomar possesso como desejares e remeter a resposta a Fred Forest. Centenas ou milhares de respostas a esta provocao foram recebidas: mensagens polticas, obscenidades, grafites malucos, obras de arte, insultos, etc. Forest ordenava-os, estudava-os para exp-los a seguir e provocar assim uma nova reao do pblico. Penso que o propsito desta ao no era bem elaborada por Forest, naquele ponto ingnuo de sua pesquisa. Ela aparecia mais como um engajamento visceral contra o efeito massificador das mdias de massa (especialmente os jornais), e contra sua estrutura ditatorial discursiva. Ele queria romper o discurso infinito dos jornais forando alguns espaos abertos ao dilogo. Existia, nesse engajamento, tambm sua convico que o artista (se ele existe no presente) deve evitar duas armadilhas: ser recuperado pela mdia de massa ou ignor-los e tornar-se, assim, elitista. A sada para este dilema consistia, para Forest,

FLUSSER STUDIES 08

em amparar-se nas mdias de massa como se fosse um material e no um meio de comunicao. Agir sobre, e no na mdia de massa (...) Do ponto de vista da teoria da informao, trata-se de uma tentativa de introduzir um rudo num canal altamente redundante, e mudar sua estrutura discursiva em estrutura de um canal que permite a comunicao dialgica (...) Forest no pode mudar a imprensa, mas pode mostrar-nos o que ela . importante, j que de uma nova viso pode resultar uma ao nova (Flusser 1999: 97)

Mdia e sociedade: a construo de um novo campo social


O impacto dos meios de comunicao e a exploso das imagens miditicas impem a Flusser o exerccio de se pensar, para alm dos gestos condicionados, a existncia de um pequeno resduo de liberdade em um mundo dominado pela caixa preta. Trata-se de criar estratgias para a percepo de nosso condicionamento, de nossa existncia programvel. O esprito crtico em relao sociedade miditica, to evidente nos textos de Flusser, aparece, com uma outra roupagem, na arte sociolgica de Fred Forest. Questionando a obra de arte como fenmeno puramente visual e objeto de consumo, a arte sociolgica pretende colocar em cena as deficincias e fragilidades dos cdigos sociais. Seu campo de ao se constitui a partir de intervenes no sistema de relaes sobre as quais a sociedade se organiza. Sua matria prima a rede de instituies culturais e os dados sociolgicos fornecidos pelo meio-ambiente em que o artista coloca em cena a realidade concreta das relaes sociais que as ideologias persistem em ocultar. A arte para Forest uma atitude, uma ao. Sua matria prima no a tinta ou o pincel, mas a prpria realidade. Longe de ser um objeto fechado em si mesmo, as aes de Forest so circuitos comunicantes, relaes intersubjetivas que mimetizam a capacidade comunicativa da sociedade. Pode-se dizer que o mtodo de Forest assemelha-se ao dos neoconcretos: constri-se dentro de uma fenomenologia da ao que instiga o pblico a dialogar com a obra. Se partirmos do pressuposto de que a comunicao a pedra de toque da organizao social, podemos entender que dar ao pblico a possibilidade de fazer parte de suas aes e no somente contemplar sua obra paralelamente levar esta idia, do campo da arte, ao campo da experincia cotidiana. Isto , significa postular a idia de uma postura menos passiva, por parte do pblico, diante do espao da realidade social. Este o exerccio empreendido por Fred Forest em projetos tais como Vdeo-troisieme age (1973) que contou com a participao de Vilm Flusser. A experincia, conduzida em um asilo em Hyres (Frana), tinha um propsito duplo: estudar a situao de proletrios idosos aps uma vida de pobreza e tentar ajudar estas pessoas a sair da passividade de suas vidas convidando-os a

FLUSSER STUDIES 08

fazer alguma coisa para dar uma significao s suas existncias. Flusser ( 2006: 92), a respeito desta experincia, comenta: A experincia foi conduzida por uma equipe de socilogos, Forest, e eu na qualidade de crtico-observado. Forest estava munido, como de hbito, de seu equipamento de vdeo e ele gravava alguns documentos sobre a vida quotidiana desta casa para aposentados. A seguir ele projetava essas fitas. O efeito da projeo sobre os velhos era normal: eles se viam de fora, alterificados, e ficaram fascinados. Ele lhes explicava as manipulaes elementares do equipamento e os convidava a utiliz-los eles prprios, com sua ajuda. (...) O propsito de Forest era de provocar os ancies a olharem-se, e faz-los cessarem de olhar o passado e o futuro (ento: a morte). Ele queria for-los a olhar o presente, isto , sua realidade. Nesse caso, a realidade era, evidentemente, a alienao do asilo, da realidade social. O propsito de Forest era, ento, don-quixotesco: aquela gente estava condenada a morrer na alienao do conforto e do estupor; e Forest pretendia torn-los consciente desta inevitvel alienao dirigindo seus olhares sobre esta situao. O resultado traduzia-se por esta competio grotesca de filmes grotescos. Mas este engajamento don-quixotesco de Forest pode ser generalizado a partir deste exemplo: este asilo em Hyres no , na realidade, uma espcie de modelo miniatura de nossa sociedade ocidental atual? Podemos detectar nesse caso, um aspecto fundamental (ainda que no inteiramente consciente) de todo engajamento de Forest: ser o Don Quixote de nossa sociedade. Propondo os filmes grotescos para que possamos melhor nos ver morrer. O mtodo desenvolvido por Forest nesse caso tem relao direta com aquele empregado em So Paulo por ocasio da XII Bienal. Os idosos no eram atores, mas personagens da realidade cotidiana colocados em situaes para perceberem suas vidas. Trata-se, tanto neste caso quanto nas propostas desenvolvidas na poca da Bienal, de colocar um espelho diante de nossos rostos para percebermos, de forma mais clara, o funcionamento e as estratgias da sociedade da qual fazemos parte.

Concluso
O ponto em comum entre o desenvolvimento terico empregado por Vilm Flusser e as aes artstico-miditicas desenvolvidas por Fred Forest que, cada um a seu modo, atuou no sentido de criar um esprito crtico e reflexivo sobre o mundo visto como caixa preta. A lio que podemos verificar deste dilogo de um exerccio denso, tanto por parte do artista quanto do terico, de politizar as mdias e as tecnologias.

FLUSSER STUDIES 08

Quarenta anos passados dos tempos da arte sociolgica e do advento dos artigos de Vilm Flusser, estamos hoje vivendo um momento histrico sem par em termos de avano tecnolgico. Cada nova inveno ou descoberta implica efeitos considerveis na percepo do mundo, nas relaes interpessoais e nas formas de estarmos em sociedade. A exploso das tecnologias da informao na contemporaneidade, ao mesmo tempo que permite diferenciadas formas de socializao e redes sociais, vem carregada de novas estratgias de controle e vigilncia: fazemos parte de uma rede de consumo que de fato sustenta a mquina capitalista (Deleuze 1992). Que papis podero desempenhar os artistas, os tericos, os crticos e curadores na configurao desse novo contexto? Caberia ao artista e ao terico, cada vez mais mergulhados na sociedade miditica, reinventar o cotidiano, criar circuitos paralelos, traar estratgias para o descortinar da caixa preta? Parece ser esse o sentido das obras de Vilm Flusser e Fred Forest. Sem dvida, na aposta dessa percepo crtica que o trabalho de ambos investe: criar estratgias, dispositivos e reflexes sobre as possibilidades de criao e liberdade em uma sociedade cada vez mais programada e dominada pelas mquinas.

Bibliografia
Arantes, P. Arte e Mdia: perspectivas da esttica digital. So Paulo: editora Senac, 2005. Arantes, P. Circuitos paralelos: retrospectiva Fred Forest. In: Daniela paralelos: retrospectiva Fred Forest. So 2008. Benjamin, W; Srgio Paulo Rouanet (trans.). Magia e Tcnica, Arte e escolhidas, Vol.1, 6 edio, So Paulo, Brasiliense, 1993. Bergson, H. Evoluo Criadora. So Paulo, Martins Fontes, 2005. Bernardo, G., Mendes, R. (org). Vilm Flusser no Brasil. Rio de Janeiro, Deleuze, G. Conversaes. Rio de Janeiro. Ed. 34, 1992. Deleuze, G. Sobre as Sociedade de Controle: post scriptum http://www.informarte.net/bailedemascaras/controle.htm Flusser, V. Fices Filosficas. So Paulo, Edusp, 1998. Flusser, V. Filosofia da Caixa Preta. So Paulo, Hucitec, 1985. Flusser, V. Les Gestes. Paris, HC-DArts, 1999. Relume Dumar, 1999. Poltica, In: Obras Bousso (org). Circuitos Paulo, Imprensa Oficial, 2006.

Arantes, P; Santaella, L. (org). Estticas tecnolgicas: novas formas de sentir. So Paulo, Educ,

FLUSSER STUDIES 08

Flusser, V. Fred Forest ou a destruio dos pontos de vista estabelecidos. In: Daniela Bousso (org). Circuitos paralelos: retrospectiva Fred Forest. So Paulo, Imprensa Oficial, 2006. Machado, A. Arte e Mdia. So Paulo, Zahar, 2007. Weibel, P. The World as Interface: toward the construction of context-controlled eventworlds, In: Druckrey, T. Electronic Culture: technology and visual representation. New York, Aperture, 1996.

10

You might also like