You are on page 1of 14

- Prisma ptico Conjunto formado por trs meios homogneos e transparentes ou por dois diptros planos, em que as superfcies

planas no so paralelas.

As superfcies S1 e S2 so as faces do prisma. A interseo das faces S1 e S2 determinam o ngulo A que chamado de ngulo de refringncia. A superfcie S3 que geralmente opaca utilizada apenas como apoio. Considere o prisma da figura feito de material de ndice de refrao n2 e imerso num meio de ndice de refrao n1.

Um raio de luz incide na face da esquerda com ngulo de incidncia i e se refrata no interior do prisma com ngulo de refrao r. Aplicando a lei de Snell-Descartes nessa face n1.sen i = n2. sen r Esse raio incide na outra face com ngulo de incidncia i e se refrata novamente para o meio 1 com ngulo de refrao r , tal que n2.sen i = n1.sen r . O desvio total d ou desvio angular total definido como sendo o ngulo entre os prolongamentos dos raios incidente na 1a face e emergente na 2a face.

Observe na figura acima que o desvio angular na 1a face (ngulo entre o prolongamento do raio incidente e o raio refratado i-r), somado ao desvio angular na 2a face ( ngulo entre o prolongamento do raio emergente e o raio incidente r -i ) nos fornece o desvio total, ou seja, d=(i-r) + (r -i ) I

Observe ainda na figura abaixo que o ngulo de refringncia (A) do prisma fornecido pela expresso:

A=r+i r=A-i II Substituindo II em I obtemos a frmula do desvio total:

Nesta frmula: d o desvio total ou desvio angular total, i o ngulo de incidncia na 1a face, r o ngulo de emergncia na 2a face e A o ngulo de refringncia do prisma. - Desvio mnimo Variando i, o desvio total d tambm varia e tem valor mnimo quando o ngulo de incidncia igual ao ngulo de emergncia, ou seja, i = r . Mas, se isso ocorre i = r, veja figura abaixo. Observe que a trajetria do raio de luz no interior do prisma paralela base do mesmo.

Ento teremos: A =2i A=2r e dmin= 2i - A

* Embora a refrao seja predominante, ocorre tambm absoro e reflexo em ambas as faces.

* As trajetrias dos raios incidente, no interior do prisma e emergente se deslocam como se voc estivesse girando um sacarolhas no sentido horrio, ou seja, o raio incidente sobe, e os outros dois descem conforme as figuras abaixo.

* Se o raio de luz incidir normalmente na 1a face ele no sofre desvio nesta face.

Observe na 2a face que neste caso i = A e que o desvio d o ngulo entre o prolongamento do raio incidente e o raio refratado e que d = r A Ainda neste caso, se o raio emergir rasante, teremos que o ngulo de incidncia i igual ao ngulo limite L, fornecido pela

expresso senL=nmenor/nmaior senL=nar/n senL=1/n Como i =L sen i =sen L sen i =1/n . Portanto se sen i for igual a 1/n, o raio de luz emerge rasante e se, i for maior

que L, o raio de luz sofre reflexo total pois neste caso sen L

1/n .

Exerccios
01- (UEL - PR) No esquema adiante considere: I - raio incidente N1 e N2 - normais s faces do prisma r1 - ngulo de refrao na primeira face r2 - ngulo de incidncia na segunda face - ngulo do prisma = 60

Considerando as indicaes do esquema, correta a relao; a) r1 - r2 = b) r1 + r2 = c) r1 + r2 = 90 d) r1 - r2 = 90 e) 2 (r1 + r2) =

02- (UEL - LONDRINA) A figura abaixo representa um raio de luz que atravessa um prisma. O desvio sofrido por esse raio de luz, em graus, vale:

a) 20

b) 30

c) 50

d) 60

e) 90

03-(MACKENZIE-SP) Um raio luminoso incide perpendicularmente a uma das faces de um prisma de vidro (n vidro= 2), imerso no ar (n ar=1), e emerge rasante outra face. O ngulo de refringncia A desse prisma : a) 15 b) 30 c) 40 d) 45 e) 60

04- (MACKENZIE) Dispe-se de um prisma ptico cuja seco transversal um tringulo eqiltero. Ao ser colocado num meio de ndice de refrao absoluto 3, um raio luminoso, que incide numa seco principal sob um ngulo de 30 com uma das faces, emerge perpendicularmente outra. Neste caso, podemos afirmar que: a) O ndice de refrao absoluto do material do prisma 3/3 b) O ndice de refrao absoluto do material do prisma 3 c) O desvio sofrido pelo raio de 90. d) O desvio sofrido pelo raio de 60. e) O desvio sofrido pelo raio de 30. 05-(PUC-SP) Um prisma de vidro, cujo ngulo de refringncia 60, est imerso no ar. Um raio de luz monocromtica incide em uma das faces do prisma sob ngulo de 45 e, em seguida, na segunda face sob ngulo de 30, como est representado no esquema.

Calcule o ndice de refrao do vidro em relao ao ar, para essa luz monocromtica. R- 2 06-(PUC-SP) Um raio de luz monocromtica incide perpendicularmente em uma das faces de um prisma equiltero e emerge de forma rasante pela outra face. Considerando 3=1,73 e supondo o prisma imerso no ar, cujo ndice de refrao 1, o ndice de refrao do material que constitui o prisma ser, aproximadamente, a) 0,08 b) 1,15 c) 2,00 d) 1,41 e) 2,82 07-(ITA-SP) Um prisma de vidro, de ndice de refrao n= 2, tem por seco normal um tringulo retngulo issceles ABC no plano vertical. O volume de seco transversal ABD mantido cheio de um lquido de ndice de refrao n'= 3. Um raio incide normalmente face transparente da parede vertical BD e atravessa o lquido.

Considere as seguintes afirmaes: I) O raio luminoso no penetrar no prisma. II) O ngulo de refrao na face AB de 45. III) O raio emerge do prisma pela face AC com ngulo de refrao de 45. IV) O raio emergente definitivo paralelo ao raio incidente em BD. Das afirmativas mencionadas, (so) correta (s): a) Apenas I b) Apenas I e IV c) Apenas II e III d) Apenas III e IV e) II, III e IV 08-(UNIFESP-SP) Um raio de luz monocromtico, propagando-se no ar, incide perpendicularmente face AB de um prisma de vidro, cuja seco reta apresentada na figura. A face AB paralela DC e a face AD paralela BC.

Considerando que as faces DC e BC formam um ngulo de 45 e que o ngulo limite de refrao para esse raio, quando se propaga do vidro para o ar, 42, o percurso que melhor representa a trajetria do raio de luz a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 09-(UNESP-SP) Um prisma de vidro imerso em gua, com a face AB perpendicular face BC, e a face AC com uma inclinao de 45 em relao a AB, utilizado para desviar um feixe de luz monocromtico. O feixe penetra perpendicularmente face AB, incidindo na face AC com ngulo de incidncia de 45. O ngulo limite para a ocorrncia de reflexo total na face AC 60.

Considerando que o ndice de refrao do vidro maior que o da gua, a trajetria que melhor representa o raio emergente a) I. b) IV. c) II. d) V. e) III 10-(UNIFESP-SP) "Eu peguei outro prisma igual ao primeiro e o coloquei de maneira que a luz fosse refratada de modos opostos ao passar atravs de ambos e, assim, ao final, voltaria a ser como era antes do primeiro prisma t-la dispersado." Assim Newton descreve a proposta do experimento que lhe permitiu descartar a influncia do vidro do prisma como causa da disperso da luz branca. Considerando que a fonte de luz era o orifcio O da janela do quarto de Newton, assinale a alternativa que esquematiza corretamente a montagem sugerida por ele para essa experincia.

11-(UFG-GO) Como ilustrado na figura, a luz colimada de uma fonte F incide no espelho E, no ar, e refletida para a face maior do prisma reto P. A luz emerge da face horizontal do prisma, formando com ela um ngulo reto. O espelho E perpendicular face maior do prisma. Sabendo que a luz incide na direo horizontal e que = 30, calcule o ndice de refrao do prisma. Dado: n(ar) =1,0.

12-(UFC) Considere um raio de luz monocromtico incidindo perpendicularmente em uma das faces (AB) de um prisma de seo reta triangular, cujos lados so do mesmo tamanho. Suponha que o prisma est mergulhado no ar e possui ndice de refrao absoluto n. Obtenha a condio sobre n para que haja emergncia do raio de luz apenas pela face AC. Considere que o ndice de refrao absoluto do ar igual a 1.

13-(UFG) Com a finalidade de obter um efeito visual, atravs da propagao da luz em meios homogneos, colocou-se dentro de um aqurio um prisma triangular feito de vidro crown, conforme mostra a figura a seguir.

Um feixe de luz violeta, aps refratar-se na parede do aqurio, incidiu perpendicularmente sobre a face A do prisma, atingindo a face B. Com base nesses dados e conhecidos os ndices de refrao do prisma e do lquido, respectivamente, 1,52 e 1,33, concluise que o efeito obtido foi um feixe de luz emergindo da face a) B, por causa da refrao em B. b) C, por causa da reflexo total em B. c) B, por causa da reflexo total em B e C. d) C, por causa da reflexo em B seguida de refrao em C. e) A, por causa das reflexes em B e C e refrao em A. 14-(UNESP-SP) Um prisma de vidro tem os trs lados iguais e ndice de refrao n= 2 em relao ao do ar, para um determinado comprimento de onda . Um raio luminoso de comprimento de onda incide no prisma formando um ngulo de 45o com a normal e se refrata paralelo base do prisma. Calcule o ngulo de desvio do raio que emerge do prisma, em relao ao raio incidente. 15-(UNESP-SP) Um raio de luz I, de uma nica cor, incide num prisma e descreve o caminho mostrado na figura.

Se o ngulo

for diminudo, a trajetria do raio R ser mais bem descrita por:

16-(FUVEST-SP) Um raio monocromtico de luz incide no ponto A de uma das faces de um prisma feito de vidro e imerso no ar. A figura 1 representa apenas o raio incidente e o raio refratado num plano normal s faces do prisma, cujas arestas so representadas pelos pontos P,S e T, formando um tringulo eqiltero.Os pontos A, B e C tambm formam um tringulo eqiltero e so, respectivamente, eqidistantes de P e S, S e T, e T e P. Considere os raios E1, E2, E3, E4 e E5, que se afastam do prisma,, representados na figura 2.

Figura 1 Figura 2 Podemos afirmar que os raios compatveis com as reflexes e refraes sofridas pelo raio incidente, no prisma, so: a) somente E2 b) somente E1 e E2 c) somente E2 e E5 d) somente E1, E3 e E4 e) todos

01- B 11- 1,7

02- A 03- D 04- E 12- sen60o (1/n) ou n 2 3/3

05- 2 13- A

06- 1,15 14- 30o

07- D 15- A

08- D 16- A

09- D

10- A

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like