You are on page 1of 96

UNIVERSIDADE DA AMAZNIA CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

DENISE CRISTINA DA ROCHA MOURA WILLIAM CONCOURD

ORAMENTO
ANLISE DA APLICAO DA ENGENHARIA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA EM BELM-PA

BELM 2011

DENISE CRISTINA DA ROCHA MOURA WILLIAM CONCOURD

ORAMENTO
ANLISE DA APLICAO DA ENGENHARIA DE CUSTOS ATRAVS DA COMPARAO ENTRE OS MTODOS PARAMTRICO E ANALTICO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Coordenao do curso de Engenharia Civil do Centro de Cincias Exatas e Tecnologia da Universidade da Amaznia como requisito para a obteno do ttulo de Bacharel em Engenharia Civil. Orientador: Prof. Dr. Andria Condur.

BELM 2011

DENISE CRISTINA DA ROCHA MOURA WILLIAM CONCOURD

ORAMENTO
ANLISE DA APLICAO DA ENGENHARIA DE CUSTOS ATRAVS DA COMPARAO ENTRE OS MTODOS PARAMTRICO E ANALTICO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Coordenao do curso de Engenharia Civil do Centro de Cincias Exatas e Tecnologia da Universidade da Amaznia como requisito para a obteno do ttulo de Bacharel em Engenharia Civil.

BANCA EXAMINADORA
________________________________________

ANDRIA CONDUR. Prof. Dr. (Engenharia Civil Universidade da Amaznia UNAMA) (ORIENTADORA)
________________________________________

PAULO MRCIO DA SILVA ARANHA. Prof. Mestre. (Engenharia Civil Universidade da Amaznia UNAMA)
________________________________________

GUSTAVO DUARTE CARDOSO. Prof. Mestre (UEPA)

Apresentado em: 07/12/2011. Conceito: ______________________

BELM 2011

Dedico a Deus, criador do universo e pai eterno, por proporcionar vida em abundncia. A seu filho unignito (Jesus) por ter dado Sua vida pela humanidade e por ser o amigo de toda hora. Aos meus Pais, Raimundo Moura e Dilena Rocha, pela boa criao e educao empreendida, como tambm na essencial contribuio nos meus estudos. Ao meu marido Igor que me incentiva e apoia nesta jornada da vida acadmica. Ao meu querido filho Heitor que me d foras para cumprir com meus objetivos. As minhas amigas Juliana Barata, Danielle Fernandes e Fabola Campos por contriburem com bons momentos de distrao e entretenimento. Denise Cristina da Rocha Moura

Dedico em primeiro lugar a Deus nosso Pai Celestial por ter me dado tanta fora em cumprir mais uma etapa de minha vida. A minha esposa Nayara por ter me incentivado todos os dias e ter compreendido minha ausncia nas horas de meu estudo. A todos os meus filhos em especial ao Felipe in memria. William Concourd

AGRADECIMENTOS

A Deus pelo dom da vida e por me conceder a oportunidade de realizar um sonho o de Engenheira. A Prof. Dr. Andria Condur por ter contribudo sobremaneira na elaborao deste trabalho cientfico.

Ao meu querido marido Igor Pereira, pelo companheirismo e ajuda no trabalho. A minha esposa Nayara pelo incentivo no dia a dia.

Ao meu amigo William pela co-participao monogrfica de concluso de curso. E a minha amiga Denise sempre companheira de equipe inclusive nesta participao monogrfica de concluso de curso.

Aos meus colegas de classe pela boa convivncia e pelos momentos divertidos em sala de aula nestes anos (Denise). Aos meus amigos e colegas de classe que sempre me respeitaram sem discriminao por ser o vov entre eles.

LISTA DE TABELAS

TABELA 1: TABELA 2: TABELA 3: TABELA 4: TABELA 5: TABELA 6: TABELA 7: TABELA 8: TABELA 9: TABELA 10: TABELA 11: TABELA 12: TABELA 13: TABELA 14: TABELA 15: TABELA 16: TABELA 17: TABELA 18: TABELA 19: TABELA 20:

Modelo da tabela CUB Projeto-Padro Residencial. Modelo da tabela CUB Projeto- Padro COMERCIAIS. Modelo da tabela CUB Projeto- Padro GALPO INDUSTRIAL e RESIDNCIA POPULAR. Coeficientes para determinao da rea equivalente. Modelo de planilha de custo Analtico. Exemplo de alguns elementos de natureza diversa. Classificao dos materiais. Encargos Sociais e Trabalhistas - Horistas. Encargos complementares e total dos encargos sociais Horistas. Encargos Sociais e Trabalhistas - Mensalista. Encargos complementares e total dos encargos sociais Mensalistas. Memria de clculo de jornada de trabalho Horista. Memria de clculo de ano trabalhado Mensalista. Distribuio dos pavimentos por ambiente. Resumo dos clculos do oramento paramtrico. Salrio base dos trabalhadores (h/h). Salrio base dos trabalhadores (h/h), aplicado pela empresa. Resumo dos clculos do oramento analtico. Tabela comparativa entre o oramento paramtrico e o analtico. Comparao entre os percentuais dos oramentos paramtrico e analtico.

24 24 24 26 27 33 34 36 37 38 38 39 40 44 47 48 48 49 50 51

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Figura 2: Figura 3: Figura 4:

Etapas de elaborao de um oramento segundo o autor LIMMER, mtodo da correlao simples. Etapas de elaborao de um oramento segundo o autor LIMMER, mtodo da correlao mltipla. Etapas de elaborao de um oramento segundo o autor GIAMMUSSO. Exemplo de planilha de levantamento quantitativo.

19 20 21 35

LISTA DE GRFICOS

GRFICO 1: GRFICO 2:

Comparativo do Total Geral entre os dois oramentos Variao entre os servios nos dois oramentos

50 52

LISTA DE ABREVIATURAS

AC - Administrao Central BDI - Bonificao e Despesas Indiretas CUB Custo Unitrio Bsico CD - Custo Direto CI - Custo Indireto CF - Custo Financeiro COFINS - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social CPMF - Contribuio Provisria sobre Movimentao Finaceira FGTS - Fundo de Garantia sobre Tempo de Servio ISS Imposto Sobre Servio. INCC ndice Nacional de Custo da Construo Civil INCRA Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INSS - Instituto Nacional do Seguro Social PIS - Programa de Integrao Social QGBT Quadro Geral de Baixa Tenso SEBRAE - Servio de Apoio Pequena e Mdia Empresa SECONCI - Servio Social da Indstria da Construo e do Mobilirio SESI - Servio Social da Indstria. SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. TCPO Tabela de Composies de Preos para Oramentos

RESUMO

A presente monografia tem por objetivo fazer uma anlise de controle de custos, por meio da utilizao de dois mtodos oramentrios, a saber, o paramtrico e o analtico. Buscou-se diagnosticar os mtodos tericos, para a partir de ento, compara-los analisando suas potencialidades em um estudo de caso oramentrio. Analisando uma das fases mais importantes para o incio de um empreendimento, que a fase de estimativa de custos e preparao do estudo de viabilidade econmica, posto que, costumeiramente as empresas pr- definem um coeficiente de custo ao projeto. E posteriormente, analisando a elaborao do oramento analtico verificando se houve alguma discrepncia de valores obtidos nos dois mtodos oramentrios. Com base em informaes de custo por metro quadrado (R$/m) operado pela empresa estimou-se o provvel lucro da mesma nesta edificao. PALAVRAS CHAVES: Oramento, Engenharia de Custo, Oramento Paramtrico, Oramento Analtico.

ABSTRACT The present monograph aims to perform an analysis of cost control through the use of two methods of budgeting, which is, the parametric and analytical. We tried to diagnose the theoretical methods, so from then compare them by analyzing their potential in a case study in budget. Analyzing one of the most important stages to the beginning of a enterprise, which is the stage of cost estimate and preparation of economic feasibility study, considering the companies usually pre-set a coefficient of cost to the project. Then, analyzing the development of analytical budget, checking if there was any discrepancy in values obtained in both budget methods. Based on cost information per square meter (R$/m) operated by company, it was estimated its on that on that building.

KEY-WORDS: Budget, Cost Engineering, Parametric Budget, Budget Analytical.

SUMRIO

INTRODUO 1.1 TEMA EM ESTUDO 1.2 JUSTIFICATIVA 1.3 OBJETIVOS Geral Especficos 2 REVISO BIBLIOGRFICA 2.1 ENGENHARIA DE CUSTO 2.2 ORAMENTO 2.3 MTODO DE ORAMENTAO 2.3.1 Segundo Limmer 2.3.2 Segundo Giammusso 2.3.3 Paramtrico 2.3.3.1 CUB Custo unitrio bsico 2.3.3.2 rea equivalente 2.3.4 Analtico 2.4 ELABORAO DO ORAMENTO 2.4.1 Composio dos Custos 2.4.1.1 Composio dos Custos Unitrios 2.4.1.2 Custos Diretos 2.4.1.3 Custos Indiretos 2.4.1.4 Imprevistos e Contingncias 2.4.2 Levantamentos dos Quantitativos 2.4.3 Encargos Sociais 2.4.3.1 Memria de Clculo 2.4.4 Custo do Homem Hora 2.4.5 Clculo do BDI para o Oramento 3 METODOLOGIA DA PESQUISA

13 13 14 14 14 15 16 16 17 18 19 20 22 22 25 26 28 29 29 30 30 32 32 35 39 40 41 43

4 ESTUDO DE CASO 4.1DESCRIO DO EMPREENDIMENTO 4.2 DESCRIO DO ORAMENTO PARAMTRICO 4.3 DESCRIO DO ORAMENTO ANALTICO 4.4 ANLISE DOS RESULTADOS 5 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXO I Oramento paramtrico ANEXO II Oramento analtico ANEXO III Cronograma fsico-financeiro

44 44 46 47 49 54 56

13

CAPTULO 1 INTRODUO

1.1 TEMA EM ESTUDO Tratar deste assunto implicou em observar a forma como as construtoras realizam est etapa importante da execuo de um empreendimento, que o oramento. Essa fase se mal elaborada ou realizada de maneira incompleta pode trazer prejuzo para quem utilizar este oramento, e desta forma no se consegue alcanar alguns dos seus objetivos, que de estabelecer metas oramentrias, quantificar materiais, quantificar servios e estabelecer parmetros mnimos e mximos para os custos do projeto. Um oramento bem detalhado traz algumas vantagens para o construtor, pois por meio dele se pode antecipar os custos necessrios para construir uma edificao, possibilita verificar a viabilidade ou no de um projeto, fornece informaes importantes de auxlio ao gestor na fase de tomada de deciso, permite ao engenheiro prever e dimensionar as equipes que executaro um determinado servio e desta maneira calcular a produtividade da mesma, controla os materiais e preos de produtos a serem utilizados, serve como elo entre servios e custos, e em funo do oramento se consegue fazer o controle fsico- financeiro da obra. E sem sombra de dvidas, faz com que o gestor busque otimizar todo esse processo de estimar custos do empreendimento, diminuindo sobremaneira os problemas e frustraes advindos da execuo de uma obra, e consequentemente ao final deste processo, alcanar o principal objetivo das construtoras que o lucro. por estas razes que as construtoras atualmente buscam cada vez mais utilizar um oramento detalhado como ferramenta de auxlio na gesto e controle de seus empreendimentos.

14

1.2 JUSTIFICATIVA Tendo em vista a importncia dos procedimentos de preparao e escolha de um mtodo oramentrio, e quo escasso o tempo no mundo globalizado, algumas empresas utilizam como base para os seus clculos dados de padres construtivos prprios para compor seus oramentos e em suas anlises de viabilidade econmica. Sendo assim, este oramento pode mostrar valores fora da realidade de mercado, e/ou originar a diminuio nas margens de lucro, e/ou at a perda da competitividade no campo imobilirio. Partindo do princpio de que um mal oramento pode ser desfavorvel no desempenho executivo de um projeto/obra levando a resultados desfavorveis e at desastrosos a uma empresa, um bom oramento imprescindvel para o sucesso de um projeto, pois trs consigo vrios fatores que elevam sua segurana e confiabilidade, sem deixar de observar as transformaes do mercado, onde h necessidade rpida, eficiente e confivel. Um oramento analtico ou detalhado muda completamente a tica do empreendedor, pois este mtodo de oramento pode fornecer dados confiveis, em tempo hbil para o construtor, pois se utiliza clculos e estimativas seguras, compatveis com o mercado. Desta forma, o oramento analtico ou detalhado tornou-se ferramenta fundamental para quantificar e medir servios, estimar com garantia o valor de um empreendimento e, em alguns casos, pode ser utilizado como instrumento de cobrana de servios no executados ou mal feitos. Visando minimizar as disparidades com custos previstos, verificar a viabilidade econmica de um projeto e custos finais de um empreendimento, o presente trabalho pretende analisar a forma com que a WC Construes e Incorporaes Ltda, elabora os oramentos de suas obras, e comparar os mtodos oramentrios paramtrico e analtico da obra Concourd One desta construtora.

1.3 OBJETIVOS Geral Analisar a metodologia oramentria empregada pela WC Construes e Incorporaes Ltda, e confrontar os oramentos paramtrico e o analtico.

15

Especficos Identificar mtodos tericos oramentrios; Comparar os tipos de oramentos paramtrico e analtico; Elaborar um estudo de caso oramentrio;

16

CAPTULO 2 REVISO BIBLIOGRFICA

CONCEITOS BSICOS Neste captulo sero apresentados referenciais tericos sobre custos, oramentos e caractersticas essenciais para a composio deste projeto. Inicialmente, abordar-se- as definies de Engenharia de Custos, Oramentos e as principais caractersticas de um oramento.

2.1 ENGENHARIA DE CUSTO O conhecimento sobre engenharia de custos e oramento na construo civil compe uma parte muito importante da engenharia, por esse fator, notou-se a necessidade de se aprofundar os estudos nesta rea. Engenharia de custos caracteriza-se por preceitos e tcnicas cientficas para solucionar o problema de estimar, regular os custos e lucratividade em um campo da engenharia. (AACE American Association of Cost Enginnering apud CARDOSO, 2009).
A engenharia de custo considerada o ramo da engenharia que estuda os mtodos de projeo, apropriao e controle dos recursos monetrios necessrios realizao dos servios que constituem uma obra ou projeto, de acordo com um plano de execuo previamente estabelecido. (DIAS, 2010, p. 15).

A Engenharia de custos aborda ainda as: Anlise da viabilidade econmico-financeira que significa o balano entre os custos e as receitas mensais e fornece uma previso da situao financeira da obra ao longo dos meses. (MATTOS, 2006 p. 32)

17

Estudo de pr-investimento tem como finalidade fundamentar polticas de investimento e gesto e/ou determinar a visibilidade de projetos individuais, onde se incluem: planos diretores e setoriais de desenvolvimento urbano, rural e regional e outras atividades de planejamento, como tambm estudos de mercado e de localizao, viabilidade tcnica, econmica e financeira, estudos de impactos ambientais e sociais, estudos institucionais e atividades assemelhadas. (TISAKA, 2006 p. 143) Planejamento das construes consiste na organizao para a execuo, que inclui o oramento e a programao da obra. (GONZLEZ, 2008 p. 6). Ou pode ser o processo de tomada de deciso que envolve o estabelecimento de metas e dos procedimentos necessrios para atingi-las, sendo efetivo quando seguido de um controle. (FORMOSO, 1991 apud SANTOS p. 2). Controle de custos permite identificar possveis fontes de erro na composio do oramento original, e gerando uma histria para a empresa, til para futuras estimativas. (MATTOS, 2006 p. 62) 2.2 ORAMENTO Definir oramento algo bastante difcil e tem sido alvo de vrias discusses entre especialistas no assunto, por essa razo, o oramento foi - e continua sendo uma previso de custo que dispe de mltiplas interpretaes de especialistas da rea, mas sempre com o foco de que no se pode afirmar ou determinar a exatido do custo, entretanto observando que a probabilidade de certeza seja o mais prximo de 100%. Se h interesse em obter uma estimativa rpida ou baseada apenas na concepo inicial da obra ou em um anteprojeto, o tipo mais indicado o paramtrico (GANZALEZ, 2008 p. 9). O oramento discriminado mais preciso, mas exige uma quantidade bem maior de informaes. s vezes, durante o desenvolvimento do projeto, interessante realizar a estimativa de forma cuidadosa ao menos nas partes que j foram definidas. Para as demais, pode se aplicar estimativas baseadas em percentuais mdios de obras anteriores (GANZALEZ, 2008 p. 9). Para os autores Avila, et al., (2003 p. 2) o oramento pode ser definido da seguinte forma: como unidades fsicas e valores monetrios expressos em quantidades.

18

Para Martins, 1998, apud Cardoso, 2009 p. 15, O oramento define-se como o detalhamento dos custos de um. O conceito de oramento pode ser considerado como a relao entre coordenao, controle e valores, para determinar a tomada de deciso em uma organizao (HORNGREN, 1986 apud DOMINGUES, 2002 p. 15). Oramento pode ser visto como a discriminao de todos os servios e materiais necessrios convertidos em quantidades e valores financeiros, para executar uma obra (LOSSO, 1995 apud DOMINGUES, 2002). J Limmer entende oramento como:
A determinao dos gastos necessrios para a realizao de um projeto, de acordo com um plano de execuo previamente estabelecido, gastos esses traduzidos em termos quantitativos (LIMMER, 1997, p. 86).

Algo que se observou dentre os estudos realizados para executar este trabalho, que pode se quantificar diferentes unidades referenciais, como servios ou materiais, para valores monetrios na composio de um oramento e este caracteriza-se como objeto principal que compe um gerenciamento da construo de um empreendimento (GALVO, 1990 apud DOMINGUES, 2002 p. 58). Faz se necessrio ressaltar que a elaborao de um oramento envolve o conhecimento e estimativa de uma srie de custos e fatores que podem no estar vinculados diretamente com a obra, pois dizem respeito administrao da empresa, o capital de giro da mesma, s taxas de juros do mercado, at falta de profissional especializado e, principalmente evoluo do mercado imobilirio da regio.

2.3 MTODOS DE ORAMENTAO Neste trabalho, dar-se- nfase aos mtodos Paramtrico e Analtico, mas para obter um bom entendimento sobre o assunto, faz-se necessrio apresentar preliminarmente outros mtodos de forma sucinta. Estes mtodos do uma rpida estimativa de custos ao oramentista.
Os oramentos podem variar em funo da sua pretensa finalidade e do nvel de evoluo ou detalhamento disponvel dos projetos, que servem de subsdio tcnico sua elaborao. (CARDOSO, 2009, p. 198).

19

2.3.1 Segundo Limmer Existem duas maneiras de elaborar este modelo que um pouco mais complexo na execuo das suas etapas de composio do oramento. A primeira a da correlao simples:
produtos semelhantes e de um mesmo tipo, porm com dimenses diferentes, tem cada um custo proporcional a sua dimenso caracterstica, que pode ser considerada como uma varivel livre ou de caracterstica. Onde ser determinada uma varivel , que dever variar entre 0,60 a 0,95 (LIMMER, 1997, p. 90).

Basta associar o custo a uma obra ou servio j executado anteriormente necessariamente semelhante -, criando assim um fator de correlao entre eles, conforme a Figura 1.

Figura 1: Etapas de elaborao de um oramento segundo LIMMER, mtodo da correlao simples extrado e adaptado de Domingos, M. A

A segunda a da correlao mltipla:


o projeto decomposto em partes, de modo que o seu custo total, seja a soma do custo de cada uma das partes em que estiver sido desdobrado (LIMMER, 1997, p. 90).

Ento neste processo faz se a somatria de todos os custos baseados na correlao simples, mas somente em cima dos servios, conforme Figura 2.

20

Figura 2: Etapas de elaborao de um oramento segundo LIMMER, mtodo da correlao mltipla extrado e adaptado de Domingos, M. A

Neste modelo de oramento existe alguns fatores que levam o oramentista a se decidir por ele, que se trata de deficincia nos projetos, mo de obra no especializada, execuo de vrias atividades e sucessivas alteraes de preos de insumo. (DOMINGUES, 2002, p. 65).

2.3.2 Segundo Giammusso

Este modelo j mais elaborado que o anterior, pois baseado em trs condicionais que so o projeto, especificaes e normas (Figura 3), atravs destas anlises de projeto se definem a quantidade dos servios e natureza dos servios, e das especificaes, extra-se o insumo. (DOMINGUES, 2002 p. 63).

21

Figura 3: Etapas de elaborao de um oramento segundo o autor GIAMMUSSO - extrado e adaptado de Domingos, M. A

Os insumos "especificados" possibilitam a sua quantificao, bem como a sua cotao e a determinao dos encargos neles incidentes. Desta associao, obtm-se o preo unitrio do servio, que associado sua quantificao, resultar no custo do servio. (DOMINGUES, 2002 p. 63). O custo direto origina-se a partir da somatria dos diversos custos de servios. As despesas administrativas locais, despesas administrativas centrais, os encargos financeiros e o custo de comercializao determinam o Custo Indireto. Ao agrupamento destes custos indiretos, acrescidos do lucro, denominou BDI1. O BDI juntamente com os Custos Diretos tornam-se os responsveis pela determinao do Preo Final. (DOMINGUES, 2002 p. 63).

BDI - D-se a designao de Benefcios (ou Bonificao) e Despesas Indiretas (BDI) ao quociente da diviso do custo indireto - acrescido do lucro - pelo custo direto da obra (MATTOS, 2006, p. 234).

22

2.3.3 Paramtrico

Desde o incio de um empreendimento temos necessidade de estabelecer estimativas de custo mesmo sem ter os projetos arquitetnico, estrutural e instalaes, em geral. O mtodo de estimativa paramtrica encontra grande utilidade porque consiste em clculos de um ou mais algoritmos matemticos que relacionam dados tcnicos, e parmetros de obra e depende muito da experincia profissional, pois muitas suposies so estabelecidas na sua formulao. (CARDOSO, 2009, p. 218). Esse mtodo no prev qualquer tipo de contingncia, cabe ao engenheiro oramentista faz-lo a parte como complemento, por meio das tcnicas de anlise de risco. Esse tipo de oramento paramtrico baseia-se essencialmente na determinao de constantes de consumo de materiais e mo-de-obra por unidade de servio. (FORMOSO et al. , 1986, apud DOMINGUES, 2002). Resulta da decomposio da obra nos seus diversos servios, tendo suas quantidades determinadas e associadas ao custo unitrio de execuo, dependendo da preciso e da qualidade das informaes extradas do projeto e das constantes utilizadas. Sua preciso de aproximadamente 15%. (HEINECK, 1995 apud DOMINGUES, 2002).
uma estimativa de custo inicial, estimada com base na concepo bsica da obra em funo de coeficientes por rea construda (GONZALEZ, 2007 apud BERWANGER, 2008 p. 15)

2.3.3.1 CUB Custo unitrio bsico

Foi criado em dezembro 1964, atravs da Lei Federal 4.591, a partir do qual o mercado imobilirio nacional passou a contar com um importante instrumento para as suas atividades. Criado inicialmente para servir como parmetro na determinao dos custos dos imveis, o CUB/m foi, ao longo dos anos, conquistando o carter de indicador de custo setorial, reflexo da sua seriedade, comprovada tecnicamente atravs da evoluo normativa que o acompanha. (SINDUSCON- MG, 2007 p. 13).

23

O CUB o resultado da mediana de cada insumo representativo coletado junto s construtoras, multiplicada pelo peso que lhe atribudo de acordo com o padro calculado (MATTOS, 2006 p. 35).

Atualmente, a Norma Brasileira que estabelece a metodologia de clculo do CUB/m a ABNT NBR 12721:2006, portanto, este o arcabouo tcnico do CUB/m. (Sinduscon- MG, 2007 p. 16).
os custos esto divididos de acordo com a unidade autnoma (tipo de construo e nmero de quartos), nmero de pavimentos e padro de acabamento (MATTOS, 2006 p. 35).

Deve-se ficar atento que o CUB/m somente uma estimativa parcial do custo da obra e no global, pois no esto inclusos diversos tipos de servios, como, por exemplo: infraestrutura, fundaes, tirantes, rebaixamento do lenol fretico, elevadores, equipamentos, instalaes, obras e servios complementares como urbanizao, piscina, quadra de esporte, jardim, projetos em geral, instalao e regulamentao dos condomnios, taxas e emolumentos cartoriais, remunerao do construtor e do incorporador, etc. (BERWANGER, 2008 p. 17) Caso os projetos no estejam completos o custo total da obra poder ser estimado atravs da rea ou volume construdo relacionado com um ndice padronizado para cada tipo de construo, o comumente utilizado o CUB2, ou outro ndice que pode ser utilizado o SINAPI (Caixa), os indicadores da Fundao Getlio Vargas e os custos mdios publicados pela editora PINI (GONZALEZ, 2008, p. 10). Os coeficientes de cada tipo de obra podem ser verificados e extrados da NBR 12721/2006 e do coeficiente de ajuste de preo, ou seja, do INCC ndice Nacional da Construo Civil, que publicado mensalmente pela FGV Fundao Getulio Vargas, tendo como base o CUB/m BRASIL, que caracteriza-se como a media dos CUBs de todos Estados participativos da Construo Civil. A seguir, sero apresentados os modelos de tabela CUB Custo Unitrio Bsico de construo -, de acordo com a norma NBR 12.721/2006.

Custo Unitrio Bsico da Construo Civil (CUB) representa o custo da construo, por m, de cada um dos padres de imvel estabelecidos (MATTOS, 2006 p. 35).

24

TABELA 1: Modelo da tabela CUB Projeto-Padro Residencial.


PADRO BAIXO R-1 PP-4 R-8 PIS 885,8 846,06 810,35 594,98 PADRO NORMAL R-1 PP-4 R-8 R-16 1.037,14 982,26 874,09 846,92 PADRO ALTO R-1 R-8 R-16 1.304,39 1.070,17 1.129,28

Fonte: SINDUCON-PA, 2011.

TABELA 2: Modelo da tabela CUB Projeto-Padro COMERCIAIS CAL (Comercial Andares Livres) e CSL (Comercial Salas e Lojas).
PADRO NORMAL CAL-8 CSL-8 CSL-16 1.012,15 876,04 1.169,77 PADRO ALTO CAL-8 CSL-8 CSL-16 1.085,42 955,1 1.273,87

Fonte: SINDUCON-PA, 2011.

TABELA 3: Modelo da tabela CUB Projeto-Padro INDUSTRIAL (GI) e RESIDNCIA POPULAR (RP1Q)
RP1Q GI 882,23 513,86

GALPO

Fonte: SINDUCON-PA, 2011.

A NBR 12721/06 fornece apenas as quantidades de insumo, por metro quadrado de construo, esses dados so derivados das relaes completas de materiais e mo-de-obra, e cabe ao Sindicato da Construo Civil a coleta de preo junto s construtoras e fornecedores de materiais onde se faz necessria uma anlise estatstica dos dados para relacionar com o preo do insumo contido na lista da norma. O valor da mo-de-obra o percentual relativo aos encargos sociais e benefcios, ao qual deve-se, incluir todos os encargos trabalhistas e previdencirios, direitos sociais e obrigaes, inclusive acordo coletivo dos sindicatos

(BERWANGER, 2008 p. 17).

25

2.3.3.2 rea equivalente

Para calcular o custo unitrio bsico, os avaliadores devero saber calcular a rea equivalente de construo, que so coeficientes utilizados para calcular partes da edificao cujo custo de execuo so diferentes daquele padro usado como base de clculo. A rea equivalente encontrada por meio da multiplicao das reas reais construdas, pelos seus coeficientes de

homogeneizao (ROCHA, 2008 apud BERWANGER, 2008 p. 19) A norma cria critrios de caracterizao sobre rea em um edifcio que so de importante classificao: (NBR 12721:2005, p. 3).

rea real do pavimento; rea real privativa da unidade autnoma; rea real de uso comum; rea coberta; rea descoberta; rea equivalente.

Vale ressaltar que a NBR 12721/06 determina procedimentos a serem adotados para o clculo de determinao das reas anteriormente citadas, e para melhor entendimento deste procedimento ser mostrado o conceito de rea equivalente, que ser utilizado no oramento paramtrico do estudo de caso.
rea virtual cujo custo de construo equivalente ao custo da respectiva rea real, utilizada quando este custo diferente do custo unitrio bsico da construo adotado como referncia. Pode ser, conforme o caso, maior ou menor que a rea real correspondente. (NBR 12721:2005, p. 7).

A NBR 12721/06, sugere valores para alguns desses coeficientes que podem ser aplicados em diversos tipos de reas na edificao, podendo ser adotado diretamente ou por similaridade. Abaixo segue a Tabela 4 com os coeficientes contidos na referida norma (BERWANGER, 2008 p. 19).

26

TABELA 4: Coeficientes para determinao da rea equivalente.


COEFICIENTES MDIOS PARA DETERMINAR A REA EQUIVALENTE DE CONSTRUO Garagem (subsolo) rea privativa (unidade autnoma padro) rea privativa salas com acabamento rea privativa salas sem acabamento rea de loja sem acabamento Varandas Terraos ou reas descobertas sobre lajes Estacionamento sobre terreno rea de projeo do terreno sem benfeitoria rea de servio residncia unifamiliar padro baixo (aberta) Barrilete Caixa dgua Casa de mquinas Piscinas, quintais, etc. Fonte: NBR 12721/2005, p. 7. 0,50 a 0,75 1,00 1,00 0,75 a 0,90 0,40 a 0,60 0,75 a 1,00 0,30 a 0,60 0,05 a 0,10 0,00 0,50 0,50 a 0,75 0,50 a 0,75 0,50 a 0,75 0,50 a 0,75

2.3.4 Analtico

O seguinte autor MATTOS, 2006 conceitua oramento analtico como sendo uma composio de custos unitrios para cada servio da obra, levando em considerao quanto de mo-de-obra, material e equipamento gasto em sua execuo.
O oramento analtico constitui a maneira mais detalhada e precisa de se prever o custo da obra. O mesmo efetuado a partir de composies de custos e cuidadosa pesquisa de preos dos insumos. Procura se chegar a um valor bem prximo do custo "real". (MATTOS, 2006 p. 42).

J o outro autor AVILA, 2003 trata oramento analtico como a demonstrao do preo unitrio de cada servio a cumprir bem como o preo total a

27

ser cobrado do cliente. E indica que este oramento deve ser apresentado em planilhas e esta planilha pode ser composta dos seguintes elementos:

1. Discriminao de todos os itens e subitens dos servios; 2. Unidades de servios; 3. Quantidades; 4. Preos unitrios de servios; 5. Preo parcial ou subtotal para cada subitem; 6. Preo do item ou subtotal de cada item; 7. Preo total do empreendimento sem o BDI isto o custo direto; 8. Preo total do empreendimento com BDI.

O subtotal representa a multiplicao das quantidades pelos preos unitrios respectivos, de cada subitem, ou, quando se trata de servio expresso por verba, o valor da verba correspondente. O preo total ou o custo total a soma de todas as parcelas correspondente aos valores dos subtotais ou dos subitens para cada servio. (AVILA, 2003 p. 43) AVILA, 2003 recomenda evidenciar o valor do BDI nos oramentos, pois caso haja a quebra de contrato por parte do cliente, o valor do BDI bem como o valor dos servios j prestados pode ser cobrado segundo especificado no cdigo civil. Igualmente, no se deve esquecer que no valor do BDI esto includos os custos de administrao da obra e empresa, despesas financeiras e de risco, impostos e taxas a serem recolhidos pela empresa, bem com o lucro estimado, abaixo um exemplo de planilha.

TABELA 5: Modelo de planilha de custo Analtico.


ITEM 1. SERVIOS PRELIMINARES 1.1 Abrigo provisrio 1.2 Ligao provisria de Energia 1.3 Instalao provisria de agua 1.4 Tapume de chapa de madeira M2 Vb Vb M2 12,00 1,00 1,00 29,40 130,19 169,78 447,09 19,69 UN QTDE PREO UNITRIO PREO TOTAL 2.913,13 1.562,26 169,78 447,09 578,92

28

1.5 Locao de obra 1.6 Raspagem e limpeza do terreno 2. INFRA ESTRUTURA 2.1 Forma de tabua de pinho 2.2 Armadura CA 50B 2.3 Preparo de concreto estrutural 2.4 Escavao manual de valas -------------------------------------------13. SERVIOS COMPLEMENTARES Execuo e regularizao de base para revestimentos de pisos Preparo de concreto no estrutural Execuo de lastro de concreto no estrutural 13.2 Limpeza geral

M2

48,40

1,94

94,07

1.137,86 M2 Kg M3 M3 42,72 225,00 4,50 3,60 13,78 1,01 68,60 3,97 588,74 226,14 308,68 14,30

543,03 M2 M3 M2 M2 26,33 2,11 26,33 200,00 1,54 61,09 9,92 0,56 40,46 128,67 261,09 112,81

TOTAL GERAL TOTAL COM BDI (x%) Fonte: Avila, 2003 p. 43.

4.594,02 y.yyy,yy

2.4 ELABORAO DO ORAMENTO Um oramento pode ser expresso em diferentes unidades referenciais, sendo a de maior utilizao a unidade monetria. Nada, porm impede que se expresse um oramento em unidades no monetrias a serem gastas na materializao do empreendimento, como por exemplo, homens-horas reais de trabalho (LIMMER, 1997 p. 86). O oramento de um projeto baseia-se na previso de ocorrncia de atividades futuras logicamente encadeadas e que consomem recursos, ou seja, acarretam custos que so, geralmente expressos em termos de unidades monetria padro sendo, pois basicamente uma previso de ocorrncias monetrias ao longo do prazo de execuo do projeto (LIMMER, 1997 p. 86). Orar no um mero exerccio de futurologia ou jogo de adivinhao. Um trabalho bem executado, com critrios tcnicos bem estabelecidos, utilizao de

29

informaes confiveis e bom julgamento do oramentista, pode gerar oramentos precisos, embora no exatos, porque o verdadeiro custo de um empreendimento virtualmente impossvel de se fixar de antemo. (MATTOS, 2006 p. 22).

2.4.1 Composio dos Custos

D-se o nome de composio de custos ao processo de estabelecimento dos custos incorridos para a execuo de um servio ou atividade, individualizado por insumo e de acordo com certos requisitos pr-estabelecidos. As categorias de custo envolvidas em um servio so tipicamente: Material, Mo-de-obra e Equipamento (MATTOS, 2006, p. 62). Este tipo de composio feita a partir de coeficientes tcnicos de consumo extrados de publicaes especializadas ou compilados por cada empresa, pelo processo de experincia e erro, em funo do planejamento e do controle dos projetos por ela executados (LIMMER, 1997 p. 87). A determinao da contribuio relativa de cada uma dessas categorias a essncia do processo de estabelecimento de qualquer composio de custos. H ainda custos de subcontratos e os indiretos (MATTOS, 2006, p. 62).

2.4.1.1 Composio dos Custos Unitrios

A composio de custos unitrios uma tabela que apresenta todos os insumos que entram diretamente na execuo de uma unidade de servio, com seus respectivos custos unitrios e totais (MATTOS, 2006, p. 63). O custo unitrio corresponde a uma unidade de servio como: custo de 1 m de escavao, 1 m de alvenaria, 1 m de pintura, e etc. (MATTOS, 2006, p. 63). Insumo cada um dos itens de material, mo- de- obra e equipamento; Unidade a unidade de medida do insumo; Material (kg, m, m, m, um), mo de obra (hora ou homem-hora) e equipamento (hora de mquina); ndice a incidncia de cada insumo na execuo de uma unidade de servio;

30

Custo unitrio o custo de aquisio ou emprego de uma unidade de insumo. Custo total - o custo total do insumo na composio de custos unitrios. obtido na multiplicao do ndice pelo custo unitrio. A somatria desta coluna o custo total do servio. (MATTOS, 2006 p. 63) 2.4.1.2 Custos Diretos So gastos feitos, com insumos como mo-de-obra, materiais e, ainda, equipamentos e meios, incorporados ou no ao produto (LIMMER, 1997 p. 87). Os custos diretos so aqueles que esto diretamente ligados ao servio que se pretende executar, sua avaliao obtida atravs das quantidades previstas em projeto e outros documentos, inclui nesse custo o preo dos insumos, mo-deobra e leis sociais correspondentes (PARGA, 1995 apud BERWANGER, 2008 p. 21). O custo direto o resultado de todos os custos unitrios para a construo da edificao obtidos pela aplicao dos consumos dos insumos sobre os preos de mercado, que so multiplicados pelas respectivas quantidades, define ainda os custos de infraestrutura necessria para execuo e realizao da obra (TCPO 13, 2008 apud BERWANGER, 2008 p. 21). Os custos diretos so aqueles diretamente associados aos servios de campo. Representam o custo orado dos servios levantados. A unidade bsica a composio de custos, os quais podem ser unitrios, ou seja, referendados a uma unidade de servio (quando ele mensurvel- ex.: kg de armao, m de concreto) ou dado como verba (quando o servio no pode ser traduzido em uma unidade fisicamente mensurvel- ex.: paisagismo, sinalizao) (MATTOS, 2006, p. 29). 2.4.1.3 Custos Indiretos a somatria de todos os gastos com elementos coadjuvantes necessrios correta elaborao do produto ou no, ento, de gastos de difcil alocao a uma determinada atividade ou servio, sendo por isso diludos por certo grupo de atividades ou mesmo pelo projeto todo (LIMMER, 1997 p. 87). A melhor definio de custo indireto talvez seja uma definio por excluso: custo indireto todo custo que no apareceu como mo-de-obra, material ou equipamento nas composies de custos unitrios do oramento. Em outras

31

palavras, todo custo que no entrou no custo direto da obra, no integrando os servios de campo orados (escavao, aterro, concreto, revestimento, etc.) (MATTOS, 2006, p. 200). Do ponto de vista da classificao, um custo tido como indireto se no tiver sido considerado como custo direto. Assim que a betoneira, se no tiver sido includa como insumo no servio de reboco - o que seria um custo direto -, ter que ser tratada como custo indireto (MATTOS, 2006, p. 200). comum o termo despesas indiretas (DI) como sinnimo do custo indireto da obra. As despesas indiretas associam-se normalmente com manuteno do canteiro de obras, salrios, despesas administrativas, taxas, emolumentos, seguros, viagens, consultoria, fatores imprevistos e todos os demais aspectos no orados nos itens de produo. O salrio do mestre, a alimentao da equipe e o custo de vigilncia do canteiro vo ser o mesmo, quer a obra produza 200 m de concreto em um ms, quer produza 30 m (MATTOS, 2006, p. 200). O custo indireto geralmente fica na faixa entre 5 e 30% do custo total da construo e oscila em funo dos aspectos de localizao geogrfica, poltica da empresa, prazo e complexidade com obras de elevado grau de dificuldade que tendem a uma maior superviso de campo e suporte (MATTOS, 2006, p. 200). Os custos indiretos so decorrentes da estrutura da obra e da empresa e no podem ser atribudos diretamente execuo de um dado servio. Os custos indiretos variam muito, principalmente, em funo do local de execuo dos servios, do tipo de obra, impostos incidentes, e ainda com as exigncias do edital ou contrato. Devem ser distribudos pelos custos unitrios diretos totais dos servios na forma de percentual destes (DIAS, 2001 p. 142).

Segundo DIAS (2001) p. 143, os custos indiretos que mais afetam so: a) Mobilizao e desmobilizao dos equipamentos Em funo da localizao da obra b) Mobilizao e desmobilizao de pessoal Deslocamento de pessoal c) Mobilizao e desmobilizao de ferramentas e utenslios Manuseio no depsito da construtora. d) Administrao local Custo da administrao local e) Administrao central Rateio dos custos da sede da construtora. f) Despesas financeiras Apropriao do custo financeiro se houver.

32

g) Benefcio Percentual a ser aplicado sobre oramento final h) Risco ou eventuais Correspondente aos imprevistos da obra.

2.4.1.4 Imprevistos e Contingncias Um oramento, por mais detalhado e criterioso que seja, sempre aproximado, pois impossvel se preverem todas as casualidades da obra. Na construo civil, onde os cenrios, os objetos de trabalho e as particularidades de metodologia variam de obra para obra, os fatores imprevistos ganham uma importncia ainda maior (MATTOS, 2006 p. 211). Os imprevistos acarretam atrasos de cronograma, acrscimo de custos diretos e indiretos, alm de poderem colocar em risco a sanidade financeira da construo (MATTOS, 2006 p. 211). Segundo Mattos (2006 p. 211) pode-se distinguir trs tipos de imprevistos: 1) de fora maior, 2) de previsibilidade relativa e os 3) aleatrios.

De fora maior: que so os naturais, econmicos e os sociopolticos. De Previsibilidade relativa: que so chuvas de estao, cheias,atrasos de pagamentos e recebimentos, oscilaes de produtividade, interrupo de trabalho etc. Aleatrios: que so os mais difceis de prever, contudo normalmente o percentual a ser includo no oramento fica na faixa entre 1 e 3% dos custos diretos e indiretos.

2.4.2 Levantamentos dos Quantitativos O incio da oramentao de uma obra requer o conhecimento dos diversos servios que a compe. No basta saber quais os servios, preciso saber tambm quanto de cada um deve ser feito (MATTOS, 2006, p. 46). A etapa de levantamento de quantidades (ou quantitativos) uma das que intelectualmente mais exigem do oramentista, porque demanda leitura de projeto, clculos de reas e volumes, consulta a tabelas de engenharia, tabulao de nmeros, etc (MATTOS, 2006, p. 46).

33

A quantificao dos diversos materiais (ou levantamento de quantidades) de um determinado servio deve ser feita com base em desenhos fornecidos pelo projetista, considerando-se as dimenses especificadas e suas caractersticas tcnicas (MATTOS, 2006, p. 46). O processo de levantamento das quantidades de cada material deve sempre deixar uma memria de clculo fcil de ser manipulada, a fim de que as contas possam ser conferidas por outra pessoa e que uma mudana de caractersticas ou dimenses do projeto no acarrete um segundo levantamento completo. Em vista disso, so normalmente usados formulrios padronizados por cada empresa (MATTOS, 2006, p. 46). A seguir, sero mostradas duas tabelas, onde observar-se na Tabela 6 alguns elementos de natureza diversa e na Tabela 7 a classificao dos materiais: TABELA 6: Exemplo de alguns elementos de natureza diversas.
DIMENSO Lineares EXEMPLO Tubulao, meio-fio, cerca, sinalizao horizontal de estrada, rodap Limpeza e desmatamento, frma, alvenaria, forro, esquadria,pintura, impermeabilizao, plantio de grama Concreto, escavao, aterro, dragagem, bombeamento Armao, estrutura Referem-se a servios que no so pagos por medida, mas por simples contagem: postes, portes, placas de sinalizao, comportas

Superficiais ou de rea Volumtricos De peso

Adimensionais Fonte: Mattos, 2006 p. 44

Quanto permanncia, os materiais empregados em uma obra podem ser classificados em dois tipos de acordo com a Tabela 7:

34

TABELA 7: Classificao dos materiais.


CLASSE Permanentes CARACTERISTICAS Ficam incorporados ao produto final So utilizados durante a fase de construo e removidos em seguida EXEMPLO Concreto, ao, tina, areia, cimento,brita, tijolo Madeiras p/forma e escoramento, tensores metlicos de forma, prego, desmondante, tubulaes, provisrias, (ar comprimido, ventilao, agua

No permanents

Fonte: Mattos, 2006 p. 44

O construtor pode fabricar seu prprio material. Um exemplo uma obra de estrada em que o agregado provm da britagem e peneiramento de blocos rochosos escavados a fogo. Nesse caso, o preo do material (seja em metro cbico ou em tonelada) o preo do desmonte da rocha mais seu beneficiamento. (MATTOS, 2006, p. 59). Demolio: O volume a ser demolido cresce quando passa a ser entulho recomenda-se multiplicar o volume de demolio por 2 (dois) obtendo assim o volume de entulho. Terraplanagem: Sempre que o solo ou rocha em sua posio natural escavado sofre um aumento de volume estimado em 30% esse fenmeno chamado empolamento. Armao: O servio de armao estimado em peso, sendo que alguns projetistas acrescem 10% na quantidade do ao devido s perdas, nesse caso no h necessidade de introduzir perdas na composio de custo. rea de Alvenaria: Quando num pano de parede existirem aberturas (janelas, portas, elementos vazados, etc.) com reas menores que 2 m despreza-se o vo na rea total da parede, quando a rea da abertura for maior que 2 m desconta-se o excedente. Pintura: Na pintura de portas, janelas, grades utiliza-se um fator multiplicador sobre a rea frontal denominado vo luz. Cobertura: o levantamento de quantidades em cobertura deve se tomar em considerao a inclinao de cada gua do telhado, isto , obtendo a rea real do telhado ao longo da hipotenusa.

35

Com a listagem dos servios a serem executados e seus respectivos quantitativos, deve-se preencher o formulrio denominado planilha de servios e quantidades, podendo ser utilizado o modelo apresentado da Figura 4 abaixo: (DIAS, 2004, p. 39).

Figura 4: Exemplo de planilha de levantamento quantitativo.

2.4.3 Encargos Sociais Define-se por encargos sociais, todos os encargos incidentes sobre a folha de pagamento de salrios. Na maioria das vezes o custo das leis sociais ser embutido nos prprios salrios, devendo ser calculado como um percentual deste. Uma vez que constantemente so alteradas algumas das leis que regem o clculo dos encargos sociais, cabe ao oramentista acompanhar a evoluo destas leis, de modo a manter atualizado o percentual referente a este item de custo, de suma importncia por seu elevado peso no preo final de qualquer empreendimento (DIAS, 2004, p. 56). Atualmente, a maior parte dos custos dos encargos sociais decorre da nova Constituio do Brasil promulgada em outubro de 1988. Face ao elevado percentual sobre o salrio nominal pago aos empregados, de fundamental importncia cada empresa avaliar periodicamente o valor de encargos sociais a ser previsto nos oramentos das obras. Devero ser consideradas algumas

peculiaridades de cada empresa que afetam o custo das leis sociais, isto , rotatividade mdia da mo-de-obra, percentual de funcionrios que obtm o aviso prvio indenizado, etc (DIAS, 2004, p. 56).

36

A taxa de leis sociais deve ser calculada em funo da forma de contratao dos profissionais, o que pode ser atestado atravs da carteira de trabalho do profissional, isto : Mensalistas, Horistas, (Encargos sobre hora normal, Encargos sobre o salrio mensal e Encargos sobre hora extra) (DIAS, 2004, p. 56). A Tabela 8 mostra os encargos sociais e trabalhistas para horistas, que so os operrios remunerados com base na quantidade de horas trabalhadas. So aqueles operrios que tm suas horas apropriadas por apontadores em cartes de ponto e que, para fins de oramento, integram a mo de obra que figura nas composies de custos unitrios dos servios diretos. So horistas: servente, carpinteiro, pedreiro, armador, encanador, etc (MATTOS, 2006, p. 79) TABELA 8: Encargos Sociais e Trabalhistas - Horistas.
A. A.1 A.2 A.3 A.4 A.5 A.6 A.7 A.8 A.9 INSS FGTS Salrio Educao SESI SENAI SEBRAE INCRA Seguro contra acidente trabalho SECONCI
3

ENCARGOS SOCIAIS BSICOS

% 20,00 8,00 2,50 1,50 1,00 0,60 0,20 3,00 0,00 36,80 % 22,90 0,79 0,34 10,57 4,57 39,17 % 5,57 14,06 13,12 32,75

Sub total A B. B.1 B.2 B.3 B.4 B.5 ENCARGOS SOCIAIS QUE RECEBERAM AS INCIDENCIAIS DE "A' Repouso Semanal Remunerado Auxlio enfermidade Licena paternidade 13 salrio Dias de chuva/ Faltas justificadas

Sub total B C. C.1 C.2 C.3 ENCARGOS SOCIAIS QUE NO RECEBERAM AS INCIDNCIAS GLOBAIS DE "A" Depsito por despedida injusta: 50% sobre A.2 + (A.2 x B) Frias (indenizadas) Aviso prvio

Sub total C
3

Em alguns estados o SECONCI no aplicado, como exemplo o Estado do Par.

37

D. D.1 D.2

TAXA DE REINCIDNCIAS Reincidncia de A. sobre B. (38,30% x 39,17%) Reincidncia de A.2 sobre C.3 (8,0% x 13,12%)

% 14,41 1,05 15,46 124,18

Sub total D TOTAL A + B + D + C Fonte: TISAKA, 2006, p. 40.

Em

seguida,

na

Tabela

abaixo

se

apresenta

os

encargos

complementares e a devida soma total referente aos encargos sociais dos horistas. TABELA 9: Encargos complementares e total dos encargos sociais - Horistas.
E. E.1 Vale-transporte E.2 Refeio mnima E.3 Refeio almoo E.4 Refeio jantar E.5 EPI - Equipamento de Proteo Individual E.6 Ferramentas manuais Sub total E TOTAL DOS ENCARGOS SOCIAIS Fonte: TISAKA, 2006, p. 40. ENCARGOS COMPLEMENTARES % 7,93 6,60 27,87 5,00 2,00 49,40 176,08

A Tabela 10 mostra os encargos sociais e trabalhistas dos mensalistas, que so os funcionrios remunerados numa base mensal. So aquelas pessoas que pactuam seus salrios com o empregador e cuja cifra mensal o referencial de remunerao. Normalmente so os integrantes das equipes tcnica, administrativa e de suporte da obra, figurando prioritariamente o custo indireto da obra. So mensalistas: engenheiro, mestre, encarregado, almoxarife, apontador, topgrafo, secretria, vigia, motorista, etc. Vale salientar que ningum obrigado a utilizar o percentual de encargos apresentado a seguir ele serve apenas de orientao para o oramentista (MATTOS, 2006, p. 79).

38

TABELA 10: Encargos Sociais e Trabalhistas - Mensalista.


A. A.1 A.2 A.3 A.4 A.5 A.6 A.7 A.8 A.9 INSS FGTS Salrio Educao SESI SENAI SEBRAE INCRA Seguro contra acidente trabalho SECONSI ENCARGOS SOCIAIS BSICOS % 20,00 8,00 2,50 1,50 1,00 0,60 0,20 3,00 0,00 36,80 % 8,22 8,22 ENCARGOS QUE NO RCEBEM AS INCIDNCIAS DE "A" Depsito por despedida injusta - 50% sobre [A.2 + (A.2 x B)] Frias (indenizdas) % 4,33 10,93 10,20 25,46 % 3,15 0,82 3,97 74,45

Sub total A B. B.1 ENCARGOS SOCIAIS QUE RECEBEM AS INCIDNCIAS DE "A" 13 salrio

Sub total B C. C.1 C.2

C.3 Aviso Prvio (indenizado) Sub total C D. D.1 D.2 TAXAS DE REINCIDNCIAS Reincidncia de A sobre B Reincidncia de A.2 sobre C3

Sub total D TOTAL A + B + D + C Fonte: TISAKA, 2006, p. 41.

Em seguida na Tabela 11contem os encargos complementares e o devido total referente aos encargos sociais dos mensalistas.

TABELA 11: Encargos complementares e total dos encargos sociais - Mensalistas.


E. E.1 E.2 E.3 E.4 E.5 E.6 Vale-transporte Refeio mnima Refeio almoo Refeio jantar EPI - Equipamento de Proteo Individual Ferramentas manuais ENCARGOS COMPLEMENTARES % 7,93 6,60 27,87 5,00 2,00

39

Sub total E TOTAL DOS ENCARGOS SOCIAIS Fonte: TISAKA, 2006, p. 41.

49,40 125,67

2.4.3.1 Memria de Clculo

Para calcular o impacto percentual de cada item, toma-se necessrio definir preliminarmente a quantidade de dias efetivamente trabalhados durante um ano. Isso se faz subtraindo 365 todos os dias no trabalhados: frias, feriados, repouso remunerado, licenas e faltas (MATTOS, 2006 p. 82). Segundo o autor TISAKA, 2006 o conceito de ano produtivo corresponde de acordo com a memria de calculo a seguir na Tabela 12, para horista. Pode-se expressar a mo-de-obra produtiva, ou o tempo de trabalho til durante um ano, em dias ou em horas, sem demais preocupaes quanto aos salrios do pessoal empregado ou quanto ao valor em reais das folhas de pagamento, ou ainda quanto ao montante das "Leis Sociais" sobre eles incidentes (TISAKA, 2006 p. 71).

TABELA 12: Memria de clculo de jornada de trabalho - Horista.


Jornada mensal de trabalho Jornada diria de trabalho (220 horas/30 dias) 1 ano (365 dias x 7,3333 h) Descanso Semanal Remunerado (52 domingos x 7,3333 h) Feriados (13 dias x 7,3333 h) Auxlio- enfermidade (15 dias x 7,3333 h x 15% = 2,25 dias) Licena- paternidade (5 dias x 7,3333 h x 19,40% = 0,97 dias)
5 4

220 horas/ ms 7,3333 horas/ dia 2.676,65 h 381,33 h 95,33 h 16,50 h 7,11 h

Segundo dados estatsticos constantes do Anurio Estatstico do Brasil de 1990 (IBGE), somente 15% dos beneficirios do INSS recorrem a esse auxlio TISAKA, 2006, p. 74.

Considerando-se incidncia de indivduos do sexo masculino no setor da construo civil da ordem de 97% e que somente 20%> desse pessoal obter o benefcio da licena-paternidade, temos, para os 5 dias de afastamento, que foi fixado provisoriamente, conforme artigo 10, inciso II, 1Io das Disposies Transitrias da Nova Constituio TISAKA, 2006, p. 74.

40

Dias de chuva/ Faltas justificadas/ Acidentes de trabalho/ Greves/ Faltas ou Atrasos na entrega de materiais ou servios na obra/ Outras dificuldades (12,96 dias x 7,3333 h) Dias teis [(2.676,65 h ( 381,33 h + 95,33 h +16,5 h +7,11 h + 95,04 h))]/ 7,3333 h/dia Fonte: TISAKA, 2006, p. 71.

95,04 h

283,82 dias

O mesmo autor conceitua ano de trabalho produtivo para mensalista conforme a Tabela 13, mostrada abaixo. Pode-se expressar as horas trabalhadas durante um ano em dias ou em horas, sem demais preocupaes quanto aos salrios do pessoal empregado ou quanto ao valor em reais das folhas de pagamento, ou ainda quanto ao montante das "Leis Sociais" sobre eles incidentes (TISAKA, 2006 p. 79). TABELA 13: Memria de clculo de ano trabalhado Mensalista.
Jornada mensal de trabalho Jornada diria de trabalho (220 horas/30 dias) 1 ano (365 dias x 7,3333 h) Fonte: TISAKA, 2006, p. 79. 220 h/ ms 7,3333 horas/ dia 2.676,65 h

2.4.4 Custo do Homem Hora

Tendo visto que o custo da hora de um empregado no se confunde com o custo de seu salrio base, intuitivo perceber que, para fins de oramentao, deve-se somar hora-base os encargos sociais e trabalhistas. A hora com encargos a que ser utilizada no oramento (MATTOS, 2006 p. 93).

Exemplo. Seja a hora-base do pedreiro R$ 3,00 e do servente R$ 1,81. Calcular a hora com os encargos (em sentido estrito). A hora base (ou nominal) devem-se somar os encargos:

Pedreiro: R$ 3,00 (hora-base) + R$ 3,00 x 1,3074 (encargos) = R$ 3,00 x 2,3074 = R$ 6,92

41

Servente: R$ 1,81 (hora-base) + R$ 1,81 x 1,3074 (encargos) = R$ 1,81 x 2,3074 = R$ 4,18

Portanto a formula : Custo do homem-hora = hora-base x (1 + % encargos).

2.4.5 Clculo do BDI para o Oramento

Segundo Dias, 2004 p. 141, BDI ou BONIFICAO a parcela do custo do servio independente, do que se denomina custo direto, ou seja, o que efetivamente fica incorporado ao produto. Desta maneira o BDI afetado entre outros, pela localizao, pelo tipo de administrao local exigido, pelos impostos gerais sobre o faturamento, exceto leis sociais sobre a mo de obra aplicada no custo direto, e ainda deve constar desta parcela o resultado ou lucro esperado pelo construtor. Assim, o BDI composto de duas parcelas distintas:

B - denominado BENEFCIO, que corresponde ao resultado estimado do contrato; DI - abreviao de DESPESAS INDIRETAS, que corresponde aos custos considerados indiretos.

O BDI nada mais do que o percentual relativo s despesas indiretas que incidir sobre os custos diretos, uma vez que, de maneira geral, exigido que os preos unitrios de venda incorporem todos os encargos que oneram os servios a serem executados. Qualquer empreendimento de engenharia apresenta custo indireto, o valor encontrado que depende da localizao, exigncias do edital e do porte da obra. Por princpio cada empresa deve encontrar um custo diferente das demais em funo da sua estrutura administrativa e do planejamento do empreendimento (DIAS, 2004 p. 55). Tanto o termo benefcios quanto bonificao querem dizer lucro. Em termos prticos, o BDI o percentual que deve ser aplicado sobre o custo direto dos itens da planilha da obra para se chegar ao preo de venda. Por exemplo, se o custo direto de uma determinada obra foi orado em 100, o custo indireto em 20 e o lucro

42

em 10, o BDI igual ao quociente (20+10)/100 =30%. a preo final (preo de venda) ser 100 x 1,30 = 130 (MATTOS, 2006, p. 235). O BDI a majorao percentual que o preo de venda representa sobre o custo direto. Este percentual representa a diluio da administrao central, custo financeiro, imprevistos e contingncias, lucro e impostos sobre o custo direto do servio (MATTOS, 2006, p. 235).

A sequencia de clculo dos preos de venda : (MATTOS, 2006 p. 240)

1. Calcular CD (custo direto) 2. Calcular CI (custo indireto) 3. Fazer a soma CD+CI 4. Calcular AC (administrao central) sobre CD+CI 5. Calcular CF (custo financeiro) sobre CD+CI 6. Calcular IC (imprevistos e contingncias) sobre CD+CI 7. Totalizar CUSTO = CD+CI+AC+CF+IC 8. Somar as alquotas de COFINS, PIS, CPMF, ISS = IMP% 9. Somar IMP% + Lucro = i% (incidncias sobre o preo de venda) 10. Calcular PV = CUSTO / (1-1%) 11. Calcular BDI% = PV/CD - 1 12. Aplicar o BDI sobre os custos unitrios para obter os preos unitrios

43

CAPTULO 3 METODOLOGIA DA PESQUISA

A presente pesquisa visa comparar custos, e para isso, emprega duas metodologias oramentrias - Oramento Paramtrico e Analtico - bastante utilizadas na construo civil. Pretende-se fazer a comparao atravs dos resultados obtidos com os dois oramentos. A primeira metodologia se deu atravs do Oramento Paramtrico, onde se fundamentou em duas premissas, o custo por metro quadrado (R$/m) e a rea equivalente de construo (m) que foi seguida de acordo com a NBR 12721/06, esse tipo de estimativa de custo um dos mtodos mais utilizados na prtica da construo civil devido a sua facilidade de aplicao e rapidez para se determinar os resultados. O segundo mtodo empregado foi o Oramento Analtico, que conta com a aplicao de um programa que realiza oramentos, chamado SIENGE, e que trabalha integrado a outro software o Excel. Esta metodologia oramentria leva em considerao informaes que foram obtidas a partir de coleta de dados dos insumos para composio de planilhas oramentrias, contendo as quantidades de materiais e custos unitrios dos servios e mo-de-obra. A comparao dos dois mtodos se deu inicialmente com uma pesquisa exploratria, onde se permitiu adquirir familiaridade com o assunto atravs de livros, artigos tcnicos e normas e em seguida realizou-se uma pesquisa aplicada na forma de um estudo de caso comparativo para verificar as diferenas de percentual entre os dois procedimentos oramentrios.

44

CAPTULO 4 ESTUDO DE CASO

4.1DESCRIO DO EMPREENDIMENTO

Na elaborao deste estudo de caso buscou-se observar a forma como se realiza um oramento na WC Construes e Incorporaes Ltda. Que uma empresa de porte mdio na cidade de Belm. E para compor este estudo utilizou-se o memorial descritivo, oramentos paramtrico e analtico e o cronograma fsicofinanceiro tendo sido todo esse material fornecido pela empresa. importante mencionar que os oramentos paramtrico e analtico sofreram atualizaes de seus valores com base no INCC6, que um ndice da construo civil largamente utilizado para equalizao de valores. O memorial descritivo possibilitou determinar que essa obra se destina a um empreendimento comercial com servios de padro de construo alto, mas sem acabamento, conforme a NBR 12721/06, com total de 25 pavimentos contendo 175 conjuntos comerciais, distribudos em 24 pavimentos e mais o pavimento subsolo, com 3 elevadores sociais de 1 de emergncia. Este empreendimento tem rea total construda de 12.921,84 m. Os pavimentos esto dispostos de acordo com a TABELA 14 apresentada abaixo: Tabela 14: Distribuio dos pavimentos por ambiente.
PAVIMENTO DIVISO POR AMBIENTE Sala Pressurizao; Subsolo QGBT; 41vagas de garagens.

ndice de Custo da Construo Civil

45

5 Conjuntos (23,53 m a 83,63 m); Administrao com banheiro; Lavabos; Portaria; Pavimento Trreo Galeria; Sala para motorista com banheiro; Zeladoria com copa e banheiros; rea coberta; Jardins; Estacionamento com 27 vagas de garagens. 4 Conjuntos (43,71 m a 222,83 m); Lavabos; Copa; 1 Nvel Depsitos; Box de servios; Almoxarifado; Sala de funcionrios com vestirios; Estacionamento com 27 vagas de garagens. 6 Conjuntos com lavabos (25,60 m a 35,63 m); Circulao; 2 Nvel Jardins; Estacionamento para motos e bicicletas; Estacionamento com 29 vagas de garagens. 4 pavimentos com 6 Conjuntos com lavabos Pavimentos Tipo A (25,05 m a 38,62 m); Circulao; 17 pavimentos com 8 Conjuntos com lavabos Pavimentos Tipo B (24,94 m a 32,97 m); Circulao; rea para split; Acima do ltimo Pavimento Tipo Acima do Pavimento de Cobertura

Casa de bombas Casa de Mquinas dos elevadores; 02 Reservatrios de gua com capacidade de 29.00l

Fonte: Memorial descritivo Obra Concourd One.

46

4.2 DESCRIO DO ORAMENTO PARAMTRICO

Este oramento foi baseado na Norma NBR 12.721/06, que determina os procedimentos necessrios para obteno da rea equivalente de construo7 (m), custo por metro quadrado (R$/m), custo total/global (R$) e outros itens referentes construo de oramentos. No entanto, no incio das anlises dos dados dos oramentos notou-se que o oramento paramtrico constava com valores desatualizados, e por esta razo, optou-se por atualizar seus valores com base no INCC, que um ndice Nacional da Construo Civil que atualizado mensalmente no Brasil, o perodo de atualizao do oramento paramtrico foi a partir maio de 2007 abril de 2011, para, desta maneira, dar continuidade com as anlises referentes ao estudo de caso. Vale ressaltar que, com base no banco de dados fornecido pela empresa estudada, obteve-se o custo por metro quadrado de construo de (R$/m) R$ 1.581,41, essa informao teve como fundamentao os gastos com

empreendimentos executados anteriormente pela mesma. E com auxlio da NBR 12.721/06 determinou-se rea equivalente de construo, que em funo da somatria dos produtos das reas com os seus respectivos coeficientes de equivalncia encontrou-se a rea equivalente de construo de 5.843,47 m. Vale a pena ressaltar, que os coeficientes de equivalncia esto de acordo com a norma anteriormente citada nos devidos ambientes. Alguns dos coeficientes de equivalncia so:

Garagem (subsolo) 0,50 a 0,75; rea de loja sem acabamento 0,40 a 0,60; Barrilete, a caixa dgua, casa de mquinas 0,50 a 0,75.

Posteriormente fazendo os devidos clculos encontrou-se o total geral da obra de R$ 9.240.924,23. (ver TABELA 15)

Segundo a Norma 12.721/06 rea estimada, fictcia, que, ao custo unitrio bsico adiante definido, tenha o mesmo valor, em reais, que o efetivamente estimado para rea real correspondente, descoberta ou coberta de padro diferente. pag. 3.

47

TABELA 15: Resumo dos clculos do oramento paramtrico. ORAMENTO PARAMTRICO rea equivalente de construo (m) Custo por metro quadrado de construo (R$/m) Total geral da obra (R$) 5.843,47 m R$ 1.581,41 R$ 9.240.924,23

4.3 DESCRIO DO ORAMENTO ANALTICO

Na elaborao deste oramento utilizou-se uma ferramenta pouco conhecida na regio de Belm, mas que aos poucos vem ganhando notoriedade e espao no mercado desta cidade. Esta ferramenta conhecida como SIENGE, que um software especfico para a indstria da construo civil que busca auxiliar o construtor na elaborao de oramentos, planejamentos, acompanhamento de obra e controle da mo-de-obra. O programa utiliza a tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) e foi desenvolvido pela Softplan/Poligraph. O SIENGE um sistema de gesto corporativo, desenvolvido para integrar diversos departamentos de uma empresa, possuindo a versatilidade de poder integr-lo a outros sistemas, como por exemplo, o pacote da Microsoft Office, em especial, o Excel. Tanto que, na execuo do oramento analtico o levantamento quantitativo foi desenvolvido em planilhas no Excel, tomando como base as especificaes dos projetos arquitetnicos, estruturais, eltrico, hidrulico, sanitrio, para- raio, pressurizao, rede estruturada e split. Neste processo de levantamentos de quantitativos foram observadas as dimenses especficas e caractersticas tcnicas dos seus referentes projetos, para que houvesse maior preciso nestes levantamentos. Pois nesta fase necessria muita ateno por parte de quem executa esses levantamentos, tendo em vista que sero utilizados como base para o oramento analtico. Quando necessrio foram considerados alguns ndices de perda ou acrscimo em materiais e servios executados em seus levantamentos.

48

Importante a ser ressaltado, que a empresa possui um vasto e confivel banco de dados que utiliza em suas composies, formando assim, sua prpria base de ndices de consumo para insumos. Entretanto, fez uso do TCPO8 de acordo com sua necessidade. Para compor o custo de insumos servios, quantidades, unidade e preo unitrio - a empresa consultou os preos em fornecedores e lojas especializadas na cidade de Belm no perodo de 01/01/2008 28/09/2009, sempre levando em considerao os materiais especificados nos projetos. Para melhor anlise dos resultados esse oramento tambm sofreu atualizao de seus preos com base no INCC no perodo de 01/01/2008 01/04/2011, pois com os valores corrigidos pode-se emitir um julgamento mais adequado acerca do assunto. Tratando-se de custo da mo-de-obra (ver TABELA 16), a empresa utiliza o convencionado pelo Sindicato da Construo Civil do Par, onde esto apontadas as normas de pagamentos de salrios e os benefcios dos trabalhadores. Visto que, no oramento analtico pode-se observar que os encargos sociais j esto embutidos no custo da mo-de-obra (ver TABELA 17), mas no mesmo no oramento analtico consta como no especificado. TABELA 16: Salrio base dos trabalhadores (h/h).
PISO SALARIAL (homem/hora) Oficial Servente R$ 3,63 R$ 2,59

Fonte: Sinduscon/PA agosto 2010/2011.

TABELA 17: Salrio base dos trabalhadores (h/h), aplicado pela empresa.
PISO SALARIAL (homem/hora) Oficial Servente R$ 7,27 R$ 5,18

Fonte: Oramento analtico Obra Concourd One.

Outro ponto a ser apontado neste trabalho e que no foi fornecido pela empresa, a questo do BDI, pois a empresa no informou em seu oramento analtico que consta como no especificado.
8

TCPO Tabela de Composies para Oramento.

49

Para finalizar o oramento analtico relacionou-se todas as quantidades com seus devidos preos unitrios para, posteriormente, com a somatria total, encontrar o Total geral da obra de R$ 8.931.772,24. (ver TABELA 18).

TABELA 18: Resumo dos clculos do oramento analtico.


ORAMENTO ANALTICO rea equivalente de construo (m) Custo por metro quadrado de construo (R$/m) Total geral da obra (R$)
Fonte: Oramento analtico Obra Concourd One.

5.843,47 m R$ 1.528,50 R$ 8.931.772,24

4.4 ANLISE DOS RESULTADOS

Finalmente, analisando os resultados encontrados pode-se observar que comparando as duas formas de realizar oramentos para a construo civil, neste caso, no houve grandes diferenas entre os dois resultados e que apesar do oramento paramtrico no ser to detalhado e especfico como o oramento analtico, o mesmo pode ser utilizado como um mtodo confivel para definir o custo total de um empreendimento, mesmo sabendo que o oramento paramtrico no considera margem de erros. Entretanto, o outro oramento que considera as especificidades do empreendimento e tem sua composio bem detalhada, j leva em considerao uma porcentagem de erro, e desta forma aproximasse mais do custo definitivo do empreendimento. Este oramento tambm seguro de ser executado, como se pode visualizar na TABELA 19 abaixo, onde mostra-se os resultados do custo por metro quadrado, Total geral da obra, a diferena entre os custos totais e a variao em percentual entre os dois oramentos. Logo a seguir, ser apresentado para melhor entendimento visual um Grfico 1 onde o mesmo apresenta um comparativo entre os dois custos totais.

50

TABELA 19: Tabela comparativa entre o oramento paramtrico e o analtico.


ORAMENTO PARAMTRICO Custo por metro quadrado de construo (R$/m) Total geral da obra (R$) Diferena (R$) Variao em % ORAMENTO ANALTICO R$ 1.528,50 R$ 8.931.772,24

R$ 1.581,41 R$ 9.240.924,23

R$ 309.151,99 - 3,3457 %

Fonte: : Oramento paramtrico e analtico Obra Concourd One.

GRFICO 1: : Comparativo do Total Geral G entre os dois oramentos.


$10,000,000.00 R$ 9.240.924,23 R$ 8.931.772,24 $9,000,000.00 $8,000,000.00 $7,000,000.00 $6,000,000.00 $5,000,000.00 $4,000,000.00 $3,000,000.00 $2,000,000.00 $1,000,000.00 $Fonte: : Oramento paramtrico e analtico Obra Concourd One. Paramtrico Analtico

Um detalhe importante de ser observado com relao ao custo por metro quadrado (R$/m) que a empresa utiliza como parmetro em seu oramento paramtrico (R$ 1.581,41) e que comparado com o analtico (R$ 1.528,50) no h h tanta diferena.

51

Em uma pesquisa realizada no mercado paraense se observou que o custo por metro quadrado (R$/m) operado por corretores de imveis no bairro estudado girou em torno de R$ 4.500,00 a R$ 6.276,00, e a empresa em questo trabalha com custo de R$ 6.078,09 por metro quadrado. Multiplicando-se o custo (R$/m) que a empresa utiliza pela rea equivalente de construo encontra-se o valor de R$ 35.517.186,08, diminuindo-se esse valor do Total geral encontrado no oramento analtico (R$ 8.931.772,24), determina-se o valor de R$ 26.585.413,84, sabendo-se que esse valor dever ser subtrado dos custos com corretagem, publicidade, custos administrativos e comercializao para a partir, da estimar-se o provvel lucro da empresa. Dando prosseguimento ao estudo, atentou-se que na composio da planilha do oramento paramtrico consta um percentual destinado para cada servio, exemplo, Fundaes 7,60% - desta forma, buscou-se tambm analisar alguns destes pontos para verificar se ocorreu variao entre estes valores nos dois oramentos. O que se observou foi que em alguns servios houve sim variao entre os percentuais, como se pode observar na TABELA 20, a seguir.

TABELA 20: Comparao entre os percentuais dos oramentos paramtrico e analtico.


SERVIOS FUNDAES ESTRUTURA ALVENARIA PISO INSTALAES GERAIS ELEVADORES ORAMENTO PARAMTRICO 7,60% 30,00% 3,90% 1,50% 7,50% 6,50% ORAMENTO ANALTICO 2,07% 19,78% 2,83% 1,86% 9,38% 10,57%

Fonte: Oramento paramtrico e analtico Obra Concourd One.

A mesma tabela mostra que em alguns itens como Fundaes, Estrutura, Instalaes Gerais e outros, houve uma variao considervel entre os percentuais, e em outros itens como Alvenaria e Piso, por exemplo, a variao foi insignificante.

52

Em especial alguns itens de servios onde houve uma variao varia muito grande comparando os seus percentuais, no GRFICO 2 ser mostrado os servios em que mais aconteceu essa diferena.

GRFICO 2: Variao entre os servios nos dois oramentos.


35.00% 30.00% 30.00% A!A+*'*() 25.00% 19.78% 20.00% 15.00% 10.00% 5.00% 0.00% F !"A#$%& %&'R ' RA ()!'RA-P*&) *!&'A+A#$%& ,%RA*& %+%-A")R%& 9.38% 7.60% 3.73% 2.07% 1.17% 7.50% 6.50% 10.57% PARA.%'R*()

Fonte: : Oramento paramtrico e analtico Obra Concourd One.

Esse fato se deu por ser a primeira obra comercial sem acabamento executada pela empresa, pois estes percentuais so atribudos normalmente a edificaes residenciais multifamiliares e com base em estudos realizados na rea de construo civil. Finalizando com os estudos, e confrontando os resultados encontrados nesta pesquisa com outra realizada por Knolseisen, 2000, na cidade de Santa Catarina, observa-se que nesta ltima, ltima a diferena entre oramentos menor sendo apenas de 1,62%, atentando para o fato do estudo ser uma edificao residencial multifamiliar, utilizando-se se outras metodologias oramentrias o CUB - Custo Unitrio Bsico e o Mtodo Expedito -, a pesquisa realizada por Knolseisen encontrou como resultados o custo usto por metro quadrado de construo (R$/m) de R$ 509,46, com o oramento Expedito e com a outra metodologia logia foi de R$ 517,72,

53

lembrando que foram utilizados insumos diferentes do utilizado no presente trabalho e em outra regio do pas. A diferena desta pesquisa, no comparativo entre os dois oramentos compatvel, pois ficou em 3,3457 %, sendo um empreendimento comercial sem acabamento na cidade de Belm.

54

CAPTULO 5 CONSIDERAES FINAIS

Aps concluir a comparao entre os dois oramentos e atestar que no houve grandes disparidades em seus custos finais e o custo projetado pela empresa custo por metro quadrado (R$/m) de R$ 1.581,41 -, de modo geral, o resultado final foi satisfatrio, isso demonstra que a maneira como esse procedimento realizado por esta construtora em Belm correto. obvio que alguns erros so cometidos no decorrer do oramento, mas tambm notrio que os pontos positivos sobressaltam os negativos, tanto que a variao final foi apenas de 3,3457% para menos, e que o custo por metro quadrado (R$/m) foi de R$ 1.528,50, menor que o valor operado pela construtora. Apesar de se verificar que alguns pontos podem e devem ser melhorados, principalmente no que tange com os percentuais atribudos a cada servio, necessrio se ter em mente que este foi o primeiro empreendimento comercial executado por esta construtora, e que o mtodo, a experincia e a base de dados que a mesma utiliza mostrou-se eficaz em determinar o seus custos totais, sem prejuzos. Vale a pena ressaltar que esta comparao de extrema importncia, tendo-se em vista que Oramento Analtico tem maior preciso e menor margem de erros em sua elaborao, mas que infelizmente as construtoras se utilizam do Oramento Paramtrico com estimativa final, e com isso, determinam o preo final de venda adquirindo assim maior lucro com a venda de seus imveis, como se pde constatar com a presente pesquisa. Desta forma, finaliza-se esta pesquisa recomendando o uso dos dois mtodos oramentrios, primeiramente com o oramento paramtrico para compor

55

estimativas de custos e anlises de viabilidade econmica de um empreendimento, e posteriormente, com o oramento analtico para o melhor gerenciamento dos custos, e desta maneira, requerer transparncia para futuramente confrontar seus custos ou prejuzos com o planejado.

56

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Avaliao de custos de construo para incorporao imobiliria e outras disposies para

condomnios edilcios. NBR 12721:2005. Rio de Janeiro, RJ, 2005.

CARDOSO, Roberto Sales. Oramento de obras em foco Um novo olhar sobre a engenharia de custos. So Paulo: Pini, 2009.

DIAS, Paulo Roberto Vilela. Engenharia de Custos: Estimativa de Custo de Obras e Servios de Engenharia. 1 Edio. Rio de Janeiro , 2004.

LIMMER, Carl Vicente. Planejamento, Orcamentao e Controle de Projetos e Obras. 1 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editoras S.A, 1997.

MATTOS, Aldo Drea. Como preparar oramentos de obras: dicas para oramentistas, estudo de caso, exemplos. So Paulo: Editora Pini, 2006. TISAKA, Maahiko. Oramento na construo civil: consultoria, projeto e execuo. So Paulo: Editora Pini, 2006.

AVILA, Antonio Victorino; LIBRELOTTO, Liziane Ilha; LOPES, Oscar Ciro. Oramento de Obras: Construo civil. 1 Edio. Florianpolis, 2003. Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5307-%20Or%E7

amento.pdf>. Acesso em: 10 out 2011.

57

BERWANGER, Cleofas. Estudo sobre controle de custos em obra utilizando oramento paramtrico e oramento analtico para residncia tipo padro normal na cidade de FOZ DO IGUAU PR. 2008. 59f. Trabalho de Concluso de Curso Graduao em Engenharia Civil - Faculdade Unio Dinmica das Cataratas. Foz do Iguau. 2008. Disponvel em: <http://creaweb.crea-pr.org.br/WebCrea/biblioteca _virtual/downloads/9_Cleofas%20-%20TFG%20R21 .pdf>. Acesso em: 10 out 2011.

Boletim

Informativo

Ano

60

Agosto

2010:

Disponvel

em:

<http://www.sindusconpa.org.br/arquivos/File/conv-cct-sindusconxsintrapavpa-20102011.pdf>. Acesso em: 27 nov 11.

CUSTO

UNITRIO

BSICO

(CUB/m):

PRINCIPAIS

ASPECTOS.

BELO

HORIZONTE: Sinduscon- MG, 2007. 112f. Disponvel em: http://www.sindusconmg.org.br/site/ arquivos/cub/cartilha_cub.pdf. Acesso em: 02 dez 2011.

DOMINGUES, Marco Antnio. ORAMENTAO DE EMPREENDIMENTOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL - UMA SOLUO METODOLGICA PARA ATENDER A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E A LEI DE LICITAES. So Paulo, 2002. 247p. Disponvel em: <http://www.domingues.eng.br/mestrado/disser tacao_mestrado_madomingues_2002-02.pdf>. Acesso em: 15 dez 2011.

GONZLEZ, Marco Aurlio Stumpf. Noes de Oramento e Planejamento de Obras. So Leopoldo RS. 2008. 47f. Disponvel em: <http://www.

engenhariaconcursos.com.br/arquivos/Planejamento/Nocoesdeorcamentoeplanejam entodeobras.pdf>. Acesso em: 10 out 2011.

KNOLSEISEN, Patricia. Anlise Comparativa entre Oramento Expedito e Estimativa de Custos atravs do Custo Unitrio Bsico: Um Estudo de Caso. Universidade do Sul de Santa Catarina. Palhoa, SC. 2000. Disponvel em: <http://www.abepro. org.br/ biblioteca/enegep2001_tr19_0386.pdf>. Acesso em: 02 dez 2011.

SANTOS, Dbora de Gois. Planejamento, programao, acompanhamento e controle de obras. So Cristvo, Sergipe. 43f. Disponvel em:

58

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA0ZgAH/gerenciamento-obras>. em: 02 dez 2011.

Acesso

SAURIN, Tarcisio Abreu. Planejamento de Canteiros de Obra e Gesto de Processos. Porto Alegre: ANTAC, 2006. 112 p. Disponvel em: <http:// www.ebah. com.br/content/ABAAABkVIAE/planejamento-canteiro-obras>. Acesso em: 02 dez 2011.

QUEIROZ, Erick Fialho de. Proposta de rotina de controle e gerenciamento de custo para execuo de obras imobilirias. SALVADOR-BAHIA, 2003. 42 f. Disponvel em: http://www.gerenciamento.ufba.br/Monografias%202002-004/Controle%20e%20Ger enciamento%20de%20Custo.pdf. Acesso em: 07 dez 11.

59

Anexo I

ORAMENTO PARAMTRICO
QUANT.

ITEM
DE SERVIO

DISCRIMINAO

UND

CUSTO UNITRIO

CUSTO TOTAL

% DO CUSTO TOTAL

1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb

PROJETOS Projetos de Arquitetura Projetos de Estrutura convencional Projetos de Instalaes Projetos de Fundaes Manual do Proprietrio Maquete Eletrnica

Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb

R$ 152.475,25

1,65%

2.0 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5

TAXAS, LICENAS E ALVARS IPTU e ITB do Terreno Laudos e ART'S de equipamentos Habite-se (Bombeiros, Secr. de Obras e etc.) Alvar Registro para Terrenos

R$ 97.029,70

1,05%

3.0

ADMINISTRAO DA OBRA - PESSOAL PERMANENTE (C/ ENCARGOS)

R$ 600.660,07 R$ 124.752,48

6,50% 1,35%

4.0

4.1

4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 4.9

IMPLANTAO DO CANTEIRO Montagem do canteiro de obras: escritrios, almoxarifado, alojamentos, vestirios e sanitrios, reas de produo e acessos. Tapume em estrutura metlica Placa de obra Instalao provisria de gua Instalao provisria de energia Sinalizao de segurana Fornecimento e execuo de bandeja salva vidas fixa no trreo Fornecimento e execuo de bandeja salva vidas a cada 3 andares Base para guinchos

ORAMENTO PARAMTRICO
QUANT.

ITEM
DE SERVIO

DISCRIMINAO

UND

CUSTO UNITRIO

CUSTO TOTAL

% DO CUSTO TOTAL

4.10 4.11 Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb

Entelamento de segurana Proteo perifrica de laje - tela laranja

Vb Vb R$ 27.722,77 R$ 192.211,22 0,30% 2,08%

5.0

EQUIPAMENTOS - FERRAMENTAS MANUAIS E EQUIPAMENTOS

6.0 6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 6.6 6.7 6.8 6.9 6.10 6.11 6.12 6.13

OPERAO DO CANTEIRO Fundo fixo de obra Consumo de materiais de escritrio Consumo de materiais de limpeza / bsicos Consumo de gua Consumo de energia eltrica Consumo de telefone Compra de linha telefnica Instalao de Internet Modem e Hub Proteo coletiva e individual (EPI) Retro escavadeira para apoio Aluguel de Guinchos para transporte vertical de materiais Aluguel de Balancim Fretes e Transportes

R$ 23.102,31

0,25%

7.0 7.1 7.2 8.0 8.1 8.2 8.3

TRANSPORTES Limpeza permanente Retirada de Entulho PREPARO DO TERRENO Limpeza do Terreno Escavao e compactao mecanica Locao da obra / gabarito

Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb

R$ 27.722,77

0,30%

9.0

FUNDAES

R$ 702.310,24

7,60%

ORAMENTO PARAMTRICO
QUANT.

ITEM
DE SERVIO

DISCRIMINAO

UND

CUSTO UNITRIO

CUSTO TOTAL

% DO CUSTO TOTAL

10.0 Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb

ESTRUTURA

Vb

R$ 2.772.277,27 R$ 360.396,04 R$ 184.818,48 R$ 69.306,93 R$ 443.564,36 R$ 108.118,81 R$ 551.683,18 R$ 138.613,86

30,00% 3,90% 2,00% 0,75% 4,80% 1,17% 5,97% 1,50%

11.0

ALVENARIA

12.0

COBERTURA - TELHADO

13.0

IMPERMEABILIZAO

14.0

REVESTIMENTO INTERNO DE ARGAMASSA

15.0

CONTRA-PISO

16.0

REVESTIMENTO EXTERNO (ARGAMASSA e PASTILHA)

17.0 17.1 17.2 17.3 17.4

PISOS PISO CIMENTADO LISO PISO EM CERMICA ESMALTADA (RODAP) PISO EM PORCELANATO (RODAP) PISO EM GRANITO (RODAP)

18.0

REVESTIMENTO CERMICO PAREDE

R$ 170.957,10 R$ 27.722,77 R$ 16.633,66 R$ 60.990,10 R$ 203.300,33 R$ 147.854,79 R$ 19.405,94 R$ 334.521,46 R$ 24.950,50

1,85% 0,30% 0,18% 0,66% 2,20% 1,60% 0,21% 3,62% 0,27%

21.0

BANCADAS E RODOBANCAS

22.0

SOLEIRAS EM GRANITO

23.0

FORRO DE GESSO

24.0

PINTURA

25.0

PORTAS EM MADEIRA

26.0

PORTAS CORTA-FOGO

27.0

ESQUADRIAS METLICAS E VIDRO

29.0 29.1 29.2

ACESSRIOS METLICOS CORRIMO ESCADAS DE FERRO

ORAMENTO PARAMTRICO
QUANT.

ITEM
DE SERVIO

DISCRIMINAO

UND

CUSTO UNITRIO

CUSTO TOTAL

% DO CUSTO TOTAL

29.3 Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb Vb

GRELHAS DE FERRO

Vb R$ 693.069,32 R$ 354.851,49 R$ 23.102,31 R$ 9.240,92 R$ 110.891,09 R$ 55.445,55 R$ 103.498,35 R$ 25.874,59 R$ 10.165,02 R$ 148.778,88 7,50% 3,84% 0,25% 0,10% 1,20% 0,60% 1,12% 0,28% 0,11% 1,61%

30.0 30.1 30.2 30.3 30.4 30.5 30.6 30.7 30.8

INSTALAES GERAIS INSTALAES ELTRICA INSTALAES DE TELEFONE E LGICA INSTALAES DE SPDA INSTALAES DE COMBATE INCNDIO E PRESSURIZAO INSTALAES DE GUA-FRIA INSTALAES DE ESGOTO E DRENAGEM INSTALAES SPLITS BOMBAS E EQUIPAMENTOS

31.0 31.1 31.2 31.3

ELEMENTOS DE COMPOSIO DA FACHADA PELE DE VIDRO ALUCOBOND PINTURA

32.0

LOUAS E METAIS

R$ 106.270,63 R$ 600.660,07 R$ 64.686,47 R$ 44.356,44

1,15% 6,50% 0,70% 0,48%

33.0

ELEVADORES

34.0

PAISAGISMO

35.0

LIMPEZA FINAL

REA EQUIVALENTE DE CONSTRUO (m): CUSTO POR M CONSTRUDO ( R$ / m ):

5.843,47 R$ 1.581,41 R$ 9.240.924,23


100,00%

TOTAL GERAL - (COM CUSTO DO TERRENO):

ANEXO II

ORAMENTO ANALTICO
Un. Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

1 vb 1,00 1.000.000,00 R$ 1.000.000,00 01/01/2008 R$ 1.258.677,00

AQUISIO DO TERRENO

1.1

Valor de Compra do Terreno

TOTAL R$ 1.000.000,00
Preo total R$ 168.000,00 R$ 122.179,20 R$ 19.200,00 R$ 2.640,00 R$ 19.680,00 R$ 14.400,00 R$ 14.400,00 R$ 19.200,00 R$ 26.888,40 R$ 23.040,00 R$ 6.396,00 R$ 1.599,00 01/01/2008 01/01/2008 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 28/09/2009 28/09/2009 Data do preo Un. ms ms ms ms ms ms ms ms ms ms ms ms 6,00 266,50 24,00 266,50 24,00 960,00 24,00 1.120,35 8,00 2.400,00 6,00 2.400,00 6,00 2.400,00 24,00 820,00 24,00 110,00 24,00 800,00 24,00 5.090,80 24,00 7.000,00 Quantidade Preo unitrio

R$ 1.258.677,00
Preo Atualizado R$ 184.192,51 R$ 133.955,32 R$ 24.166,60 R$ 3.322,91 R$ 24.770,76 R$ 15.787,93 R$ 15.787,93 R$ 21.050,57 R$ 29.480,01 R$ 25.260,69 R$ 7.012,47 R$ 1.753,12

14,09%
% do Custo Total

PESSOAL PERMANENTE E OPERAO DO CANTEIRO

2.1

Engenheiro Civil

2.2

Mestre Geral

2.3

Consumo de Agua

2.4

Despesas com Telefone

2.5

Consumo de Energia

2.6

Encarregado Eletricista

2.7

Encarregado Hidraulica

2.8

Encarregado Acabamento

2.9

Tcnico de Segurana

2.10

Servente de apoio (Limpeza)

2.11

Estgiario de Engenharia Civil

2.12

Estagirio de Segurana

TOTAL
Un. vb vb vb vb vb vb 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 Quantidade Preo unitrio 80.000,00 5.500,00 20.000,00 4.500,00 7.000,00 12.000,00

R$ 437.622,60
Preo total R$ 80.000,00 R$ 5.500,00 R$ 20.000,00 R$ 4.500,00 R$ 7.000,00 R$ 12.000,00 Data do preo 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008

R$ 486.540,82
Preo Atualizado R$ 100.694,16 R$ 6.922,72 R$ 25.173,54 R$ 5.664,05 R$ 8.810,74 R$ 15.104,12

5,45%
% do Custo Total

PROJETOS

3.1

Projeto Arquitetonico

3.2

Projeto Eletrico

3.3

Projeto Estrutura

3.4

Projeto Agua Combate Incendio

3.5

Projeto Telecomunicacoes e On Line

3.6

Projeto Hidro-Sanitario

ORAMENTO ANALTICO
Un. vb 1,00 5.000,00 R$ 5.000,00 01/01/2008 R$ 6.293,39 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

3.7

Projeto Ar Condicionado

TOTAL R$ 134.000,00
Preo total R$ 6.000,00 R$ 15.000,00 R$ 16.000,00 R$ 26.000,00 R$ 10.000,00 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 Data do preo Preo Atualizado R$ 7.552,06 R$ 18.880,16 R$ 20.138,83 R$ 32.725,60 R$ 12.586,77

R$ 168.662,72

1,89%
% do Custo Total

4 vb vb vb vb vb 1,00 10.000,00 1,00 26.000,00 1,00 16.000,00 1,00 15.000,00 1,00 6.000,00

TAXAS, LICENAS E ALVARS Un. Quantidade Preo unitrio

4.1

Alvara Habite-se

4.2

Despesas de Escritura

4.3

Despesas Gerais

4.4

Iptu

4.5

Outras Despesas Diretas

TOTAL R$ 73.000,00
Preo total R$ 7.500,00 Un. vb 1,00 7.500,00 Quantidade Preo unitrio

R$ 91.883,42
Data do preo 11/02/2009 Preo Atualizado R$ 8.411,42

1,03%
% do Custo Total

FERRAMENTAS MANUAIS E EQUIPAMENTOS

5.1

Ferramentas Manuais e Equipamentos

TOTAL
Un. vb 1,00 9.000,00 Quantidade Preo unitrio

R$ 7.500,00
Preo total R$ 9.000,00 Data do preo 30/07/2009

R$ 8.411,42
Preo Atualizado R$ 9.888,17

0,09%
% do Custo Total

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL E COLETIVA

6.1

Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva

TOTAL
Un. vb vb 1,00 1,00 Quantidade Preo unitrio 8.000,00 4.000,00

R$ 9.000,00
Preo total R$ 8.000,00 R$ 4.000,00 Data do preo 01/01/2008 01/01/2008

R$ 9.888,17
Preo Atualizado R$ 10.069,42 R$ 5.034,71

0,11%
% do Custo Total

SONDAGEM E LOCAO DA OBRA

7.1

Levantamento Topografico

7.2

Sondagem de Percussao

TOTAL
Un. vb Quantidade 1,00 Preo unitrio 8.000,00

R$ 12.000,00
Preo total R$ 8.000,00 Data do preo 09/04/2011

R$ 15.104,12
Preo Atualizado R$ 8.000,00

0,17%
% do Custo Total

LIMPEZA DO TERRENO E MOVIMENTAO DE TERRA

8.1

DESMATAMENTO E RETIRADA DE ENTULHO

TOTAL

R$ 8.000,00

R$ 8.000,00

0,09%

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. vb vb 1,00 5.000,00 R$ 5.000,00 09/04/2011 R$ 5.000,00 1,00 180.225,00 R$ 180.225,00 09/04/2011 R$ 180.225,00 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

FUNDAO - ESTACAS DE HLICE CONTNUA

9.1

9.2

MOBILIZAO E DESMOBILIZAO DE EQUIPAMENTO PARA ESTACAS DE HLICE CONFECO E CRAVAMENTO DE ESTACAS TIPO HLICE CONTNUA

TOTAL R$ 185.225,00
Preo total R$ 107.285,06 R$ 3.884,51 R$ 148.457,86 R$ 39.892,06 R$ 23.525,44 R$ 30.032,45 R$ 49.861,62 R$ 2.249,70 R$ 49.559,52 R$ 741,46 R$ 44.951,25 R$ 9.532,83 4,32 6,18 5,00 90,00 134,20 dz kg 462,19 2.033,52 45,00 25,00 4,70 R$ 13.717,51 R$ 40.380,63 R$ 2.672,87 R$ 52.708,81 R$ 6.039,17 R$ 11.554,76 R$ 9.557,54 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 07/04/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 28/09/2009 12/02/2009 16/02/2009 16/02/2009 16/02/2009 17/02/2009 28/09/2009 28/09/2009 Data do preo Un. h h h vb vb kg kg kg fl kg kg kg kg h kg dz dz 534,57 585,65 6.534,08 3.172,78 2.745,63 3,47 12.946,79 3,47 184,41 4,02 1.054,46 47,00 541,82 4,15 11.532,97 4,32 8.255,44 3,64 11.762,72 2,00 5.866,48 6,80 24.022,31 6,18 534,32 7,27 20.711,40 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 185.225,00
Preo Atualizado R$ 117.625,62 R$ 4.258,91 R$ 162.766,82 R$ 50.211,22 R$ 29.610,93 R$ 32.927,10 R$ 54.667,48 R$ 2.466,54 R$ 55.571,39 R$ 812,92 R$ 49.283,83 R$ 10.451,64 R$ 17.265,91 R$ 44.272,68 R$ 2.997,69 R$ 59.114,14 R$ 6.773,07 R$ 12.958,93 R$ 10.719,00

2,07%
% do Custo Total

10

ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO - TORRE

10.1

Servente

10.2

Pedreiro

10.3

Carpinteiro

10.4

Alimentacao

10.5

Vale Transporte

10.6

Aco CA-50 Diametro 10,0mm

10.7

Aco CA-50 Diametro 6,30mm

10.8

Arame Recozido no. 18 (1,24 mm)

10.9

Chapa de Compensado 12mm Plastificado / Detalhe: 2,44m x 1,22m

10.10

Aco CA-50 Diametro 8,00mm

10.11

Aco CA-50 Diametro 12,5mm

10.12

Aco CA-50 Diametro 16,0mm

10.13

Aco CA-60 Diametro 5,00mm

10.14

Ferreiro

10.15

Prego 1 1/2 x 13

10.16

PERNAMANCA MANDIOQUEIRA 3" X 2" X 4 METROS

10.17

TABUA FORTE

10.18

TABUA BRANCA PARA LAJE

10.19

PREGO 2.1/2X11"

ORAMENTO ANALTICO
Un. kg tambor Un. m kg 12.915,29 3,47 R$ 44.841,88 28/09/2009 1.487,43 350,00 R$ 520.601,65 28/09/2009 735,04 35,00 R$ 25.726,35 17/02/2009 R$ 28.852,69 R$ 570.779,32 R$ 49.163,92 1,63 840,00 R$ 1.366,51 17/02/2009 R$ 1.532,57 1.458,61 4,30 R$ 6.272,01 17/02/2009 R$ 7.034,20 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

10.20

PREGO 2X12

10.21

BOTATOP DM

10.22

COMPENSADO PLASTIFICADO 15 MM 2,44 X 1,22 M

10.23

CONCRETO USINADO / Detalhe: FCK = 35 MPA - com bombeamento

10.24

Aco CA-50 Diametro 20.0mm

TOTAL R$ 1.245.413,45
Preo total R$ 34.938,34 R$ 819,83 R$ 30.426,09 R$ 13.088,39 R$ 7.084,53 R$ 18.332,51 R$ 19.177,25 R$ 7.582,79 R$ 1.365,52 R$ 8.695,06 4,02 3,47 3,47 6,18 132,20 120,03 dz 26,52 5,00 90,00 45,00 R$ 18.199,29 R$ 6.963,48 R$ 1.622,84 R$ 23.644,84 R$ 660,99 R$ 10.803,14 R$ 1.193,56 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 07/04/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 12/02/2009 16/02/2009 16/02/2009 Data do preo Un. h h h vb vb kg kg kg kg fl kg kg kg h kg dz 467,41 3.826,03 2.005,61 4.526,40 185,00 47,00 328,87 4,15 2.185,43 3,47 4.435,69 4,32 5.039,31 3,64 3.542,26 2,00 1.924,76 6,80 4.923,32 6,18 112,77 7,27 6.744,85 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 1.382.118,53
Preo Atualizado R$ 38.305,84 R$ 898,85 R$ 33.358,68 R$ 16.474,06 R$ 8.917,13 R$ 20.099,47 R$ 21.025,63 R$ 8.313,65 R$ 1.497,13 R$ 9.749,82 R$ 19.953,41 R$ 7.634,65 R$ 1.779,26 R$ 25.923,82 R$ 741,32 R$ 12.115,97 R$ 1.338,60

15,47%
% do Custo Total

11

ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO - PERIFERIA

11.1

Servente

11.2

Pedreiro

11.3

Carpinteiro

11.4

Alimentacao

11.5

Vale Transporte

11.6

Aco CA-50 Diametro 10,0mm

11.7

Aco CA-50 Diametro 6,30mm

11.8

Aco CA-60 Diametro 4,20mm

11.9

Arame Recozido no. 18 (1,24 mm)

11.10

Chapa de Compensado 12mm Plastificado / Detalhe: 2,44m x 1,22m

11.11

Aco CA-50 Diametro 8,00mm

11.12

Aco CA-50 Diametro 12,5mm

11.13

Aco CA-50 Diametro 16,0mm

11.14

Ferreiro

11.15

Prego 1 1/2 x 13

11.16

PERNAMANCA MANDIOQUEIRA 3" X 2" X 4 METROS

11.17

TABUA FORTE

ORAMENTO ANALTICO
Un. dz kg kg tambor Un. m kg 5.942,01 3,47 R$ 20.630,66 28/09/2009 313,92 350,00 R$ 109.873,19 28/09/2009 181,77 35,00 R$ 6.362,01 17/02/2009 3,33 840,00 R$ 279,97 17/02/2009 R$ 313,99 R$ 7.135,14 R$ 120.463,21 R$ 22.619,13 295,28 4,30 R$ 1.269,69 17/02/2009 R$ 1.423,99 416,79 4,70 R$ 1.958,90 17/02/2009 R$ 2.196,95 89,06 25,00 R$ 2.226,42 16/02/2009 R$ 2.496,98 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

11.18

TABUA BRANCA PARA LAJE

11.19

PREGO 2.1/2X11"

11.20

PREGO 2X12

11.21

BOTATOP DM

11.22

COMPENSADO PLASTIFICADO 15 MM 2,44 X 1,22 M

11.23

CONCRETO USINADO / Detalhe: FCK = 35 MPA - com bombeamento

11.24

Aco CA-50 Diametro 20.0mm

TOTAL R$ 347.199,29
Preo total R$ 832,93 R$ 2.337,99 R$ 1.440,74 R$ 2.051,76 R$ 2.186,84 R$ 379,05 R$ 218,68 Un. h h sc m l vb vb 109,34 2,00 55,74 6,80 643,19 3,40 70,75 29,00 60,03 24,00 321,59 7,27 160,80 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 384.776,68
Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 Preo Atualizado R$ 913,21 R$ 2.563,33 R$ 1.579,60 R$ 2.249,52 R$ 2.752,53 R$ 477,10 R$ 275,25

4,31%
% do Custo Total

12

CHAPISCO INTERNO

12.1

Servente

12.2

Pedreiro

12.3

Cimento Portland

12.4

Areia

12.5

Aditivo (Bianco)

12.6

Alimentacao

12.7

Vale Transporte

TOTAL
Un. h h sc m vb vb 4.016,43 6.800,81 1.075,18 288,68 1.236,51 2.476,84 Quantidade Preo unitrio 5,18 7,27 24,00 29,00 6,80 2,00

R$ 9.447,99
Preo total R$ 20.805,12 R$ 49.441,88 R$ 25.804,35 R$ 8.371,84 R$ 8.408,26 R$ 4.953,68 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008

R$ 10.810,54
Preo Atualizado R$ 22.810,40 R$ 54.207,29 R$ 28.291,48 R$ 9.178,75 R$ 10.583,28 R$ 6.235,08

0,12%
% do Custo Total

13

ALVENARIA

13.1

Servente

13.2

Pedreiro

13.3

Cimento Portland

13.4

Areia

13.5

Alimentacao

13.6

Vale Transporte

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. tambor l 4,08 3,75 R$ 15,30 10/08/2009 R$ 16,77 0,96 780,00 R$ 745,60 17/02/2009 R$ 836,21 185.951,38 0,58 R$ 107.851,80 27/04/2009 R$ 120.934,87 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

13.7

Tijolo Cermico Furado 23x23x11 cm

13.8

BOTAMIX ALVENARIA

13.9

Aditivo Plastificante

TOTAL R$ 226.397,83
Preo total R$ 10.602,80 R$ 29.761,52 R$ 18.421,85 R$ 5.935,93 R$ 4.732,37 R$ 2.793,98 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 28/09/2009 28/09/2009 Data do preo Un. h h sc m vb vb 1.396,99 2,00 695,94 6,80 204,69 29,00 767,58 24,00 4.093,74 7,27 2.046,87 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 253.094,13
Preo Atualizado R$ 11.624,74 R$ 32.630,05 R$ 20.197,42 R$ 6.508,06 R$ 5.956,53 R$ 3.516,72

2,83%
% do Custo Total

14

CONTRA-PISO

14.1

Servente

14.2

Pedreiro

14.3

Cimento Portland

14.4

Areia

14.5

Alimentacao

14.6

Vale Transporte

TOTAL
Un. h h sc m vb vb tambor 0,13 441,37 220,69 30,90 29,00 6,80 2,00 780,00 121,38 24,00 1.324,11 7,27 662,06 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 72.248,45
Preo total R$ 3.429,46 R$ 9.626,31 R$ 2.913,04 R$ 896,01 R$ 1.500,66 R$ 882,74 R$ 102,80 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 17/02/2009

R$ 333.527,64
Preo Atualizado R$ 3.760,01 R$ 10.554,13 R$ 3.193,81 R$ 982,37 R$ 1.888,85 R$ 1.111,08 R$ 115,29

3,73%
% do Custo Total

15

MESTRAMENTO INTERNO

15.1

Servente

15.2

Pedreiro

15.3

Cimento Portland

15.4

Areia

15.5

Alimentacao

15.6

Vale Transporte

15.7

BOTAMIX ALVENARIA

TOTAL
Un. h h Quantidade 9.501,58 19.003,16 Preo unitrio 5,18 7,27

R$ 19.351,02
Preo total R$ 49.218,18 R$ 138.152,97 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009

R$ 21.605,54
Preo Atualizado R$ 53.962,03 R$ 151.468,71

0,24%
% do Custo Total

16

REBOCO INTERNO DE PAREDE

16.1

Servente

16.2

Pedreiro

ORAMENTO ANALTICO
Un. sc m vb vb tambor 0,14 780,00 R$ 110,60 17/02/2009 6.484,83 2,00 R$ 12.969,66 01/01/2008 3.230,54 6,80 R$ 21.967,65 01/01/2008 R$ 27.650,18 R$ 16.324,61 R$ 124,04 838,51 29,00 R$ 24.316,91 28/09/2009 R$ 26.660,67 3.325,55 24,00 R$ 79.813,27 28/09/2009 R$ 87.505,99 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

16.3

Cimento Portland

16.4

Areia

16.5

Alimentacao

16.6

Vale Transporte

16.7

BOTAMIX ALVENARIA

TOTAL R$ 326.549,24
Preo total R$ 4.465,68 R$ 700,07 R$ 542,11 R$ 3.984,17 R$ 1.467,65 R$ 1.098,13 R$ 6.398,26 R$ 6.488,83 28/09/2009 28/09/2009 03/08/2009 03/08/2009 28/09/2009 03/08/2009 03/08/2009 03/08/2009 Data do preo Un. m m m m sc tambor m m 388,32 16,71 313,64 20,40 1,40 782,20 22,98 63,88 266,50 14,95 47,14 11,50 33,82 20,70 388,32 11,50 Quantidade Preo unitrio

R$ 363.696,22
Preo Atualizado R$ 4.896,10 R$ 767,55 R$ 594,06 R$ 4.366,00 R$ 1.609,11 R$ 1.203,37 R$ 7.011,44 R$ 7.110,69

4,07%
% do Custo Total

17

IMPERMEABILIZAO - REAS MOLHADAS

17.1

17.2

17.3

17.4

Mao de Obra Impermeabilizacao Manta Asfaltica Viapol Classic 4 mm Mao de Obra e Materiais Impermeabilizacao Tela de Polister Mao de Obra Impermeabilizacao Manta Asfaltica Torodin EL 4mm Mao de Obra Impermeabilizacao Manta Asfaltica Torodin EL 4mm / Detalhe: CAIXA DGUA

17.5

Cimento Asfltico NBR III - (Saco = 25kg)

17.6

Soluo Asfltica Adeflex (Primer)

17.7

Manta Asfaltica Torodin EL 4mm

17.8

Manta Asfaltica Viapol Classic 4mm

TOTAL
Un. h h sc m vb vb m 685,51 184,23 965,49 1.932,72 143,37 5.226,72 3.269,43 Quantidade Preo unitrio 5,18 7,27 24,00 29,00 6,80 2,00 130,00

R$ 25.144,90
Preo total R$ 16.935,65 R$ 37.998,22 R$ 16.452,33 R$ 5.342,70 R$ 6.565,30 R$ 3.865,44 R$ 18.637,71 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008

R$ 27.558,32
Preo Atualizado R$ 18.567,98 R$ 41.660,64 R$ 18.038,07 R$ 5.857,65 R$ 8.263,59 R$ 4.865,34 R$ 23.458,86

0,31%
% do Custo Total

18

PISOS

18.1

Servente

18.2

Pedreiro

18.3

Cimento Portland

18.4

Areia

18.5

Alimentacao

18.6

Vale Transporte

18.7

Granito 2cm Aplicado

ORAMENTO ANALTICO
Un. m gr kg Un. kg m m m m 249,48 47,00 R$ 11.725,74 173,73 15,00 R$ 2.605,97 01/04/2009 05/06/2009 1.509,69 12,50 R$ 18.871,06 01/04/2009 55,32 12,50 R$ 691,50 01/04/2009 226,95 1,50 R$ 340,43 01/04/2009 756,51 0,60 R$ 453,91 17/02/2009 R$ 509,07 R$ 381,73 R$ 775,38 R$ 21.160,23 R$ 2.922,09 R$ 12.973,08 10.624,80 0,32 R$ 3.399,93 16/02/2009 R$ 3.813,10 189.128,00 0,005 R$ 945,64 16/02/2009 R$ 1.060,56 1.059,89 1,05 R$ 1.112,88 01/01/2008 R$ 1.400,76 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

18.8

Rodape Granito 2cm Aplicado

18.9

ESTOPA

18.10

ARGAMASSA COLANTE

18.11

PALHA DE ACO N 2

18.12

Argamassa para Rejuntamento

18.13

Ceramica esmaltada

18.14

18.15

Ceramica esmaltada / Detalhe: 45X45 - CERAMICA PARA PISO GYOTOKU Ceramica esmaltada / Detalhe: 40X40 - CERAMICA PARA PISO GYOTOKU

18.16

Porcelanato

TOTAL R$ 145.944,41
Preo total R$ 7.498,63 R$ 11.693,49 R$ 2.362,50 R$ 1.389,71 R$ 1.072,30 R$ 76,18 0,60 1,50 13,85 R$ 514,71 R$ 386,03 R$ 31.187,99 Un. h h vb vb gr kg Un. kg m 2.251,84 257,35 857,84 238,05 0,32 214.461,00 0,005 694,85 2,00 347,43 6,80 1.608,46 7,27 1.447,61 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 165.708,12
Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 16/02/2009 16/02/2009 17/02/2009 01/04/2009 01/04/2009 Preo Atualizado R$ 8.221,38 R$ 12.820,56 R$ 2.973,62 R$ 1.749,20 R$ 1.202,61 R$ 85,44 R$ 577,26 R$ 432,86 R$ 34.971,28

1,86%
% do Custo Total

19

REVESTIMENTO CERAMICO DE PAREDE

19.1

Servente

19.2

Pedreiro

19.3

Alimentacao

19.4

Vale Transporte

19.5

ESTOPA

19.6

ARGAMASSA COLANTE

19.7

PALHA DE ACO N 2

19.8

Argamassa para Rejuntamento

19.9

Ceramica esmaltada / Detalhe: 25x33 - CERMICA PARA PAREDE ELIANE - FORMA SLIM BRANCO

TOTAL
Un. h h Quantidade 13,12 15,74 Preo unitrio 5,18 7,27

R$ 56.181,54
Preo total R$ 67,94 R$ 114,42 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009

R$ 63.034,20
Preo Atualizado R$ 74,49 R$ 125,45

0,71%
% do Custo Total

20

SOLEIRAS EM GRANITO

20.1

Servente

20.2

Pedreiro

ORAMENTO ANALTICO
Un. vb vb m kg 131,15 0,32 R$ 41,97 16/02/2009 R$ 47,07 27,02 130,00 R$ 3.512,20 01/01/2008 R$ 4.420,73 6,56 2,00 R$ 13,12 01/01/2008 R$ 16,51 3,28 6,80 R$ 22,30 01/01/2008 R$ 28,07 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

20.3

Alimentacao

20.4

Vale Transporte

20.5

Soleira Granito Polido

20.6

ARGAMASSA COLANTE

TOTAL R$ 3.771,95
Preo total R$ 1.324,58 R$ 1.859,01 R$ 73,96 R$ 17,87 R$ 396,39 R$ 233,17 R$ 25,87 R$ 2,11 R$ 8.011,90 R$ 3.065,52 R$ 5.160,00 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 16/02/2009 17/02/2009 02/04/2009 02/04/2009 08/06/2009 28/09/2009 Data do preo Un. h h sc m vb vb kg tambor m m Un. 172,00 30,00 235,81 13,00 61,63 130,00 0,0027 780,00 80,85 0,32 116,58 2,00 58,29 6,80 0,62 29,00 3,08 24,00 255,71 7,27 255,71 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 4.712,31
Preo Atualizado R$ 1.452,25 R$ 2.038,19 R$ 81,09 R$ 19,59 R$ 498,93 R$ 293,49 R$ 29,01 R$ 2,37 R$ 8.983,79 R$ 3.437,39 R$ 5.708,90

0,05%
% do Custo Total

21

BANCADAS EM GRANITO

21.1

Servente

21.2

Pedreiro

21.3

Cimento Portland

21.4

Areia

21.5

Alimentacao

21.6

Vale Transporte

21.7

ARGAMASSA COLANTE

21.8

BOTAMIX ALVENARIA

21.9

BANCADA EM GRANITO

21.10

RODABANCA EM GRANITO

21.11

FURO BANCADA

TOTAL
Un. h Un. Un. Un. Un. 332,00 9,00 4,00 175,00 355,00 Quantidade Preo unitrio 5,18 10,00 51,00 26,06 2,00

R$ 20.170,38
Preo total R$ 1.719,76 R$ 90,00 R$ 204,00 R$ 4.560,50 R$ 710,00 Data do preo 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 20/02/2009

R$ 22.544,99
Preo Atualizado R$ 1.885,52 R$ 113,28 R$ 256,77 R$ 5.740,20 R$ 796,28

0,25%
% do Custo Total

22

LOUAS E METAIS

22.1

Servente

22.2

Chuveiro

22.3

Torneira Para Pia

22.4

Torneira Para Lavatorio 1/2"

22.5

ENGATE FLEXVEL PVC - 30cmx1/2"

ORAMENTO ANALTICO
Un. par Un. Un. Un. Un. Un. Un. h Un. 175,00 7,18 R$ 1.256,50 684,00 6,18 R$ 4.227,12 28/09/2009 16/07/2009 4,00 120,00 R$ 480,00 03/07/2009 187,00 10,68 R$ 1.997,16 03/07/2009 175,00 61,66 R$ 10.790,50 03/07/2009 4,00 66,11 R$ 264,44 03/07/2009 R$ 290,54 R$ 11.855,36 R$ 2.194,25 R$ 527,37 R$ 4.634,55 R$ 1.380,50 175,00 11,44 R$ 2.002,00 03/07/2009 R$ 2.199,57 4,00 28,60 R$ 114,40 03/07/2009 R$ 125,69 5,00 2,49 R$ 12,45 20/02/2009 R$ 13,96 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

22.6

Parafuso de fixao para lavatrio

22.7

Vlvula para Pia

22.8

Vlvula para Lavatrio

22.9

Sifo para Pia

22.10

Sifo para Lavatrio

22.11

Acabamento para Registro

22.12

CUBA DE ACO INOX

22.13

Encanador

22.14

KIT PARA VASO SANITRIO (ANEL DE VEDAO + PARAFUSO DE FIXAO)

TOTAL R$ 28.428,83
Preo total R$ 2.275,49 R$ 796,57 R$ 468,57 R$ 790,71 R$ 951,78 R$ 439,28 R$ 3.162,84 6,18 5,00 6,50 R$ 3.619,70 R$ 146,43 R$ 28.553,46 Un. h vb vb Un. sc Un. kg h kg Un. 29,29 4.392,84 585,71 263,57 4.392,84 0,10 12,00 73,21 13,00 4.392,84 0,18 234,28 2,00 117,14 6,80 439,28 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 32.013,83
Data do preo 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 17/02/2009 19/02/2009 20/02/2009 16/06/2009 28/09/2009 02/04/2009 19/05/2009 Preo Atualizado R$ 2.494,81 R$ 1.002,62 R$ 589,78 R$ 886,80 R$ 1.067,44 R$ 492,66 R$ 3.499,29 R$ 3.968,58 R$ 164,19 R$ 32.029,99

0,36%
% do Custo Total

23

FORRO EM PLACAS DE GESSO

23.1

Servente

23.2

Alimentacao

23.3

Vale Transporte

23.4

FINCAPINO CAL. 22 ND VM P5

23.5

GESSO EM P

23.6

PINO COM FURO DE 1/4" PARA GESSO

23.7

ARAME GALVANIZADO ENCAPADO N 18

23.8

Gesseiro

23.9

Fibra para Forro em palcas de gesso

23.10

PLACA DE GESSO 60X60cm

TOTAL
Un. h Quantidade 240,63 Preo unitrio 5,18

R$ 41.204,83
Preo total R$ 1.246,44 Data do preo 28/09/2009

R$ 46.196,17
Preo Atualizado R$ 1.366,58

0,52%
% do Custo Total

24

CORREO DE GESSO

24.1

Servente

ORAMENTO ANALTICO
Un. l vb vb sc h 721,88 6,18 R$ 4.461,19 28/09/2009 194,07 13,00 R$ 2.522,86 19/03/2009 R$ 2.821,83 R$ 4.891,18 218,92 2,00 R$ 437,83 01/01/2008 R$ 551,09 109,46 6,80 R$ 744,32 01/01/2008 R$ 936,86 86,30 3,40 R$ 293,41 01/01/2008 R$ 369,31 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

24.2

Aditivo (Bianco)

24.3

Alimentacao

24.4

Vale Transporte

24.5

GESSO EM PO PARA REVESTIMENTO - OURO FINO SACO DE PAPEL

24.6

Gesseiro

TOTAL R$ 9.706,05
Preo total R$ 29.608,35 R$ 2.799,04 R$ 36.995,77 R$ 2.523,53 R$ 9.322,59 R$ 5.381,43 R$ 606,53 R$ 1.463,53 R$ 4.243,66 R$ 572,50 R$ 4.512,04 46,79 28,45 22,51 7.863,75 0,65 R$ 4.269,03 R$ 2.013,41 R$ 10.320,93 R$ 5.111,44 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 17/02/2009 02/04/2009 02/04/2009 Data do preo Un. h h h kg vb vb lt lt lt l lt lt gl lt fl 70,77 458,50 91,24 80,99 753,29 0,76 55,71 79,32 53,50 15,89 92,11 5,75 105,53 2.690,71 2,00 1.370,97 6,80 3.766,46 0,67 5.986,37 6,18 385,01 7,27 5.715,90 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 10.936,83
Preo Atualizado R$ 32.462,12 R$ 3.068,82 R$ 40.561,57 R$ 2.766,76 R$ 11.734,13 R$ 6.773,48 R$ 763,43 R$ 1.842,11 R$ 5.341,40 R$ 720,59 R$ 5.679,20 R$ 5.373,33 R$ 2.258,09 R$ 11.572,92 R$ 5.731,49

0,12%
% do Custo Total

25

PINTURA

25.1

Servente

25.2

Pedreiro

25.3

Pintor

25.4

Cal

25.5

Alimentacao

25.6

Vale Transporte

25.7

Tinta Acrilica

25.8

Fundo Preparador de Paredes

25.9

Selador Acrilico

25.10

Fixador Pintura Cal Globo Fix 150ml

25.11

Tinta PVA

25.12

Massa Acrilica

25.13

TINTA NOVOPISO

25.14

MASSA CORRIDA LATEX PVA

25.15

LIXA PARA MASSA N 100

TOTAL

R$ 119.743,78

R$ 136.649,44

1,53%

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. h h Un. Un. Un. Un. Un. vb vb bisn 138,32 19,42 R$ 2.686,17 165,07 2,00 R$ 330,15 83,48 6,80 R$ 567,65 180,00 300,00 R$ 54.000,00 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 02/04/2009 3,00 300,00 R$ 900,00 01/01/2008 2,00 300,00 R$ 600,00 01/01/2008 1,00 300,00 R$ 300,00 01/01/2008 178,00 300,00 R$ 53.400,00 01/01/2008 364,00 6,18 R$ 2.249,52 28/09/2009 R$ 2.466,34 R$ 67.213,35 R$ 377,60 R$ 755,21 R$ 1.132,81 R$ 67.968,56 R$ 714,49 R$ 415,55 R$ 3.012,02 364,00 5,18 R$ 1.885,52 28/09/2009 R$ 2.067,25 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

26

PORTAS DE MADEIRA

26.1

Servente

26.2

Carpinteiro

26.3

Portas de Madeira / Detalhe: 0,60 X 2,10 M

26.4

Portas de Madeira / Detalhe: 1,20 X 2,10 M

26.5

Portas de Madeira / Detalhe: 1,00 X 2,10 M

26.6

Portas de Madeira / Detalhe: 0,90 X 2,10 M

26.7

Portas de Madeira / Detalhe: 0,80 X 2,10 M

26.8

Alimentacao

26.9

Vale Transporte

26.10

Tubo de espuma de poliuretano / Detalhe: Bisnaga de 750 Ml

TOTAL
Un. h h sc m vb vb tambor Un. 0,0001 29,00 39,56 19,78 0,0870 29,00 6,80 2,00 780,00 360,00 0,41 24,00 87,00 7,27 87,00 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 116.919,01
Preo total R$ 450,66 R$ 632,49 R$ 9,74 R$ 2,52 R$ 134,49 R$ 79,11 R$ 0,08 R$ 10.440,00 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 17/02/2009 27/04/2009

R$ 146.123,18
Preo Atualizado R$ 494,10 R$ 693,45 R$ 10,68 R$ 2,76 R$ 169,28 R$ 99,57 R$ 0,09 R$ 11.706,43

1,64%
% do Custo Total

27

PORTAS CORTA - FOGO

27.1

Servente

27.2

Pedreiro

27.3

Cimento Portland

27.4

Areia

27.5

Alimentacao

27.6

Vale Transporte

27.7

BOTAMIX ALVENARIA

27.8

PORTA CORTA FOGO

TOTAL

R$ 11.749,09

R$ 13.176,37

0,15%

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. vb vb 1,00 100.000,00 R$ 100.000,00 12/06/2009 R$ 110.637,60 1,00 311.250,00 R$ 311.250,00 12/06/2009 R$ 344.359,53 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

28

28.1

ESQUADRIAS DE ALUMNIO E VIDRO E PELE DE VIDRO Materiais e Mao de Obra Colocacao Esquadrias de Alumnio

28.2

Materiais e Mao de Obra Colocacao Vidros

TOTAL R$ 411.250,00
Preo total R$ 1.963,22 R$ 525,72 R$ 4.688,75 R$ 568,86 R$ 157,73 R$ 17,68 R$ 1,35 R$ 0,90 R$ 2,50 R$ 2,77 R$ 0,52 R$ 6,76 0,38 0,11 0,20 32,00 49,00 Un. Un. 7,00 17,00 0,56 1,13 6,19 38,80 R$ 6,49 R$ 61,15 R$ 233,51 R$ 18,04 R$ 55,27 R$ 43,36 R$ 659,60 27/04/2009 13/05/2009 20/02/2009 08/06/2009 13/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 09/06/2009 13/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 08/06/2009 22/06/2009 13/05/2009 04/06/2009 13/05/2009 20/02/2009 13/05/2009 28/09/2009 Data do preo Un. h vr 104,00 775,00 38,00 7,50 175,00 6,00 2,00 3,00 2,00 1,00 2,00 17,00 546,00 1.156,00 3,38 0,52 1,38 0,83 0,45 0,23 0,10 21,03 14,97 6,05 5,06 vr vr vr Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 379,00 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 454.997,13
Preo Atualizado R$ 2.152,44 R$ 589,73 R$ 5.257,52 R$ 638,12 R$ 176,90 R$ 19,56 R$ 1,51 R$ 1,01 R$ 2,80 R$ 3,06 R$ 0,58 R$ 7,58 R$ 7,28 R$ 67,65 R$ 258,35 R$ 20,24 R$ 61,15 R$ 48,64 R$ 739,76

5,09%
% do Custo Total

29

INSTALAES DE GUA - FRIA

29.1

Servente

29.2

Tubo Soldvel 20mm 6m

29.3

Tubo Soldvel 25mm 6m

29.4

Tubo Soldvel 32mm 6m

29.5

Tubo Soldavel 40mm 6m

29.6

Bucha Reducao Curta Soldavel 25x20mm

29.7

Bucha Reducao Curta Soldavel 32x25mm

29.8

Bucha Reducao Curta Soldavel 40x32mm

29.9

Bucha Reducao Curta Soldavel 50x40mm

29.10

Bucha Reducao Curta Soldavel 60x50mm

29.11

Bucha Reducao Longa Soldavel 32x20mm

29.12

Curva 90 Soldavel 50mm

29.13

Joelho 45 Soldavel 25mm

29.14

Joelho 90 Soldavel 20mm

29.15

Joelho 90 Soldavel 25mm

29.16

Joelho 90 Soldavel 32mm

29.17

Joelho 90 Soldavel 40mm

29.18

Joelho 90 Soldavel 60mm

29.19

Joelho 90 Soldavel 75mm

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 5,00 160,00 5,00 1,00 5,00 160,00 160,00 2,00 9,00 4,47 1,06 0,41 1,18 0,45 0,73 3,27 12,80 0,30 3,00 2,82 1,00 0,90 9,00 0,46 510,00 0,22 R$ 111,69 R$ 4,14 R$ 0,90 R$ 8,45 R$ 40,25 R$ 2,12 R$ 65,60 R$ 5,91 R$ 72,00 R$ 3,67 R$ 3,26 R$ 64,00 R$ 48,00 15,00 0,20 R$ 2,99 5,00 49,90 R$ 249,50 161,00 12,79 R$ 2.059,19 5,00 7,70 R$ 38,50 6,00 65,00 R$ 390,00 20/02/2009 01/01/2008 01/01/2008 20/02/2009 22/06/2009 22/06/2009 13/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 20/02/2009 01/01/2008 13/05/2009 01/01/2008 13/05/2009 13/05/2009 01/01/2008 01/01/2008 1,00 2,14 R$ 2,14 14/05/2009 8,00 1,92 R$ 15,34 22/06/2009 176,00 0,84 R$ 148,70 09/06/2009 4,00 0,91 R$ 3,64 13/05/2009 R$ 4,08 R$ 164,52 R$ 16,97 R$ 2,40 R$ 437,39 R$ 48,46 R$ 2.591,86 R$ 279,82 R$ 3,31 R$ 123,57 R$ 4,64 R$ 1,01 R$ 9,48 R$ 45,15 R$ 2,38 R$ 82,57 R$ 6,63 R$ 90,62 R$ 4,12 R$ 3,66 R$ 80,56 R$ 60,42 4,00 0,24 R$ 0,94 13/05/2009 R$ 1,05 168,00 0,24 R$ 39,80 13/05/2009 R$ 44,65 3,00 0,67 R$ 2,00 13/05/2009 R$ 2,24 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

29.20

Joelho Reducao 90 Soldavel 25x20mm

29.21

Te 90 Soldavel 20mm

29.22

Te 90 Soldavel 25mm

29.23

Te 90 Soldavel 32mm

29.24

Te Reducao 90 Soldavel 25x20mm

29.25

Te Reducao 90 Soldavel 32x25mm

29.26

Te Reducao 90 Soldavel 40x32mm

29.27

Registro Gaveta Bruto 2"

29.28

Registro Gaveta Bruto 1/2"

29.29

Registro Gaveta Bruto 3/4"

29.30

Registro Gaveta Bruto 1.1/2"

29.31

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 20x1/2"

29.32

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 25x3/4"

29.33

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 32x1"

29.34

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 40x1.1/4"

29.35

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 60x2"

29.36

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 75x2.1/2"

29.37

Adaptador Soldavel Roscavel Flange Fixo 32x1"

29.38

Luva Reducao Soldavel Roscavel 25x3/4"

29.39

Luva Reducao Soldavel Roscavel 32x1"

29.40

Luva Roscavel 3/4"

29.41

Luva Roscavel 1"

29.42

Luva Roscavel 2"

29.43

Nipel Roscavel 1/2"

29.44

Nipel Roscavel 3/4"

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. m 3,00 4,00 3,50 15,50 7,00 18,00 1,00 1,00 26,00 4,00 13,00 116,00 4,00 524,00 1,00 1,00 2,00 10,00 22,00 Un. Un. 22,00 11,00 23,73 1,46 167,38 137,80 46,67 1,70 11,00 5,55 52,93 2,03 0,99 30,00 25,00 R$ 650,00 R$ 120,00 R$ 12,87 R$ 235,40 R$ 94,93 R$ 767,14 R$ 167,38 R$ 137,80 R$ 93,34 R$ 17,04 R$ 242,00 R$ 122,10 R$ 582,23 52,81 R$ 52,81 27,71 R$ 27,71 38,73 R$ 697,14 25,83 R$ 180,81 67,67 R$ 1.048,88 01/01/2008 01/01/2008 27/07/2009 16/02/2009 27/07/2009 20/02/2009 20/02/2009 20/02/2009 13/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 27/07/2009 04/03/2009 27/07/2009 22/06/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 43,06 R$ 150,71 01/01/2008 8,00 R$ 32,00 09/06/2009 2,47 R$ 7,40 13/05/2009 m vr vr vr m Un. Un. vr Un. Un. Un. Un. Un. vr vr Un. Un. Un. 2,00 2,82 R$ 5,63 13/05/2009 R$ 6,32 R$ 8,30 R$ 35,40 R$ 189,70 R$ 1.320,20 R$ 227,58 R$ 765,94 R$ 31,08 R$ 58,02 R$ 728,99 R$ 134,58 R$ 14,43 R$ 264,06 R$ 106,49 R$ 860,54 R$ 183,90 R$ 154,13 R$ 102,55 R$ 18,85 R$ 265,88 R$ 134,15 R$ 639,69 34,00 2,37 R$ 80,41 13/05/2009 R$ 90,20 7,00 13,00 R$ 91,00 20/02/2009 R$ 102,06 5,00 0,53 R$ 2,65 13/05/2009 R$ 2,97 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

29.45

Nipel Roscavel 1"

29.46

Registro Gaveta Bruto 1"

29.47

Te 90 Soldavel 40mm

29.48

Curva 90 Soldavel 40mm

29.49

Bucha Reducao Longa Soldavel 60x40mm

29.50

Te 90 Soldavel 60mm

29.51

Tubo Soldavel 60mm 6m

29.52

Tubo Soldavel 75mm 6m

29.53

Tubo Soldavel 50mm 6m

29.54

Tubo Ferro Galvanizado 2.1/2" - APOLO

29.55

ADAPTADOR TRANSICAO PPR 50X1.1/2"

29.56

TUBO FERRO GALVANIZADO 3/4" - APOLO

29.57

TUBO PPR PN 25 75 MM X 4 METRO

29.58

ADAPTADOR TRANSICAO PPR 75 X 2 1/2"

29.59

JOELHO 90 F/F PPR 75 MM

29.60

TEE DE REDUO 40X25MM

29.61

Joelho 90 soldavel 85 mm

29.62

JOELHO C/ BUCHA DE LATO 20X1/2"

29.63

TUBO DE FERRO GALVANIZADO 2" APOLO

29.64

TUBO DE FERRO GALVANIZADO 1. 1/2" APOLO

29.65

CURVA 90 FERRO GALVANIZADO 2" TIPO FEMEA TUPI

29.66

LUVA C/ BUCHA DE LATAO 20X1/2"

29.67

NIPLE DE FERRO GALVANIZADO 2" - TUPY

29.68

NIPLE DE FERRO GALVANIZADO 1.1/2" - TUPY

29.69

UNIAO DE FERRO GALVANIZADO 2" - TUPY

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. vr Un. Un. Un. Un. Un. Un. vr Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 1,00 5,00 1,00 1,00 2,00 2,00 12,00 32,00 8,00 3,72 15,57 80,00 16,00 61,50 21,26 19,65 4,20 2,91 1,00 1,83 2,00 21,00 4,00 21,63 8,00 7,10 R$ 56,77 R$ 86,51 R$ 42,00 R$ 1,83 R$ 29,73 R$ 498,24 R$ 960,00 R$ 16,00 R$ 307,50 R$ 21,26 R$ 19,65 R$ 8,40 R$ 5,82 3,00 88,58 R$ 265,74 4,00 34,04 R$ 136,16 1,00 2,33 R$ 2,33 1,00 16,90 R$ 16,90 5,00 49,79 R$ 248,94 13/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 27/07/2009 05/05/2009 13/05/2009 13/05/2009 13/03/2009 27/07/2009 13/05/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 27/07/2009 1,00 13,85 R$ 13,85 13/05/2009 44,00 0,93 R$ 40,92 09/03/2009 9,00 60,00 R$ 540,00 20/02/2009 3,00 116,10 R$ 348,30 09/03/2009 R$ 389,57 R$ 605,62 R$ 45,77 R$ 15,54 R$ 279,25 R$ 18,96 R$ 2,61 R$ 149,60 R$ 298,10 R$ 63,68 R$ 97,04 R$ 46,98 R$ 2,01 R$ 33,35 R$ 547,41 R$ 1.054,74 R$ 17,58 R$ 337,85 R$ 23,36 R$ 21,59 R$ 9,23 R$ 6,39 4,00 185,00 R$ 740,00 27/04/2009 R$ 829,77 1,00 5,88 R$ 5,88 27/07/2009 R$ 6,46 11,00 38,00 R$ 418,00 27/07/2009 R$ 459,25 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

29.70

UNIAO DE FERRO GALVANIZADO 1.1/2" - TUPY

29.71

BUCHA DE REDUCAO 1.1/2X1 DE FERRO GALVANIZADO - TUPY

29.72

Registro Gaveta Bruto 3

29.73

MANOMETRO

29.74

TUBO PPR 63 MM X 4 METRO

29.75

BUCHA DE REDUCAO SOLDAVEL 40X25MM

29.76

Te 90 Soldavel 75mm

29.77

Uniao Soldavel 85mm

29.78

Uniao Soldavel 60mm

29.79

Bucha Reducao Longa Soldavel 60x32mm

29.80

TE 90 FERRO GALVANIZADO TUPY 2 1/2"

29.81

Tubo Soldavel 85mm 6m

29.82

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 85x3

29.83

Te 90 Soldavel 85mm

29.84

ADAPTADOR TRANSICAO PPR 63X2

29.85

BUCHA DE REDUCAO 3/4 x1/2 DE FERRO GALVANIZADO - TUPY

29.86

Te Reducao 90 Soldavel 50x40mm

29.87

NIPLE DE FERRO GALVANIZADO 2 1/2" - TUPY

29.88

UNIAO DE FERRO GALVANIZADO 2 1/2" - TUPY

29.89

UNIAO DE FERRO GALVANIZADO 3/4" - TUPY

29.90

CURVA 90 FERRO GALVANIZADO 2 1/2" TIPO FEMEA - TUPY

29.91

TEE DE FERRO GALVANIZADO DE 2" TUPY

29.92

29.93

TEE DE REDUCAO 2X1" DE FERRO GALVANIZADO TUPY BUCHA DE REDUCAO 1.1/4X3/4" DE FERRO GALVANIZADO - TUPY

29.94

JOELHO 90 FERRO GALVANIZADO TUPY 3/4"

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. h Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 175,00 1,00 1,00 1,00 2,00 2,00 5,00 2,00 1.035,00 6,18 3,30 304,16 14,36 3,53 12,40 12,05 402,15 37,23 5,00 14,04 4,00 2,59 2,00 1.176,34 1,00 43,99 R$ 43,99 R$ 2.352,68 R$ 10,36 R$ 70,20 R$ 6.396,30 R$ 6,60 R$ 1.520,80 R$ 2.513,00 R$ 3,53 R$ 12,40 R$ 12,05 R$ 804,30 R$ 74,46 2,00 65,28 R$ 130,56 1,00 913,98 R$ 913,98 1,00 259,00 R$ 259,00 2,00 314,10 R$ 628,20 2,00 1,92 R$ 3,84 27/07/2009 16/04/2009 11/08/2009 16/04/2009 16/04/2009 24/04/2009 11/08/2009 13/05/2009 24/06/2009 28/09/2009 06/07/2009 07/07/2009 07/07/2009 27/07/2009 08/07/2009 08/07/2009 08/07/2009 08/07/2009 1,00 48,85 R$ 48,85 27/07/2009 3,00 34,05 R$ 102,15 27/07/2009 1,00 23,41 R$ 23,41 16/04/2009 2,00 2.217,60 R$ 4.435,20 08/04/2009 R$ 4.973,22 R$ 26,25 R$ 112,23 R$ 53,67 R$ 4,22 R$ 704,40 R$ 283,82 R$ 1.024,85 R$ 146,40 R$ 49,33 R$ 2.578,15 R$ 11,62 R$ 77,67 R$ 7.012,80 R$ 7,25 R$ 1.670,88 R$ 2.761,00 R$ 3,88 R$ 13,62 R$ 13,24 R$ 883,67 R$ 81,81 4,00 7,93 R$ 31,74 13/05/2009 R$ 35,60 5,00 70,13 R$ 350,65 22/06/2009 R$ 387,95 13,00 24,00 R$ 312,00 20/02/2009 R$ 349,92 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

29.95

Registro Gaveta Bruto 2.1/2"

29.96

Adaptador Soldavel Roscavel Flange Fixo 85x3

29.97

JOELHO 90 F/F PPR 63 MM

29.98

29.99

29.100

BOMBA HIDRAULICA / Detalhe: MARCA KSB/ MODELO: MA-754 CURVA 45 FERRO GALVANIZADO 2 1/2 TIPO FEMEA - TUPY TEE DE REDUCAO 2.1/2X1.1/4 DE FERRO GALVANIZADO - TUPY

29.101

TEE 45 DE FERRO GALVANIZADO DE 2 1/2 - TUPY

29.102

NIPLE DE FERRO GALVANIZADO 3/4 - TUPY

29.103

VALVULA DE PE DE CRIVO 2.1/2

29.104

VALVULA DE RETENCAO VERTICAL 2.1/2

29.105

VALVULA DE ALVIO (BERMAD) 2

29.106

FILTRO DE ENCANAMENTO 2"

29.107

Uniao Soldavel 75mm

29.108

VALVULA REDUTORA DE PRESSO 2"

29.109

TE SOLDAVEL C/ BUCHA DE LATAO 25X1/2"

29.110

BASE PARA REGISTRO DE PRESSO 1/2'

29.111

Encanador

29.112

Luva Roscavel 2. 1/2

29.113

HIDROMETRO 1"

29.114

BASE PARA REGISTRO DE GAVETA 3/4

29.115

BUCHA DE REDUCAO 1.1/4X 1" DE FERRO GALVANIZADO - TUPY

29.116

TEE DE FERRO GALVANIZADO DE 1 1/2 - TUPY - u

29.117

TEE DE REDUCAO 1.1/2X 3/4 DE FERRO GALVANIZADO - TUPY

29.118

VALVULA REDUTORA DE PRESSAO 1.1/2

29.119

FILTRO DE ENCANAMENTO 1.1/2

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 2,00 51,17 R$ 102,34 08/07/2009 1,00 5,73 R$ 5,73 08/07/2009 2,00 7,76 R$ 15,52 08/07/2009 1,00 39,31 R$ 39,31 08/07/2009 R$ 43,19 R$ 17,05 R$ 6,30 R$ 112,44 2,00 36,33 R$ 72,66 27/07/2009 R$ 79,83 2,00 34,05 R$ 68,10 27/07/2009 R$ 74,82 160,00 99,21 R$ 15.873,60 08/07/2009 R$ 17.440,09 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

29.120

HIDROMETRO 3/4

29.121

29.122

29.123

TEE DE REDUCAO 2. 1/2 X 1.1/2 DE FERRO GALVANIZADO TUPY TEE DE REDUCAO 2. 1/2 X 2 DE FERRO GALVANIZADO TUPY TEE DE REDUCAO 1.1/2X 1.1/4 DE FERRO GALVANIZADO - TUPY - um

29.124

Bucha Reducao Curta Soldavel 85x75 mm

29.125

Bucha Reducao Longa Soldavel 85x60mm

29.126

Adaptador Soldavel Roscavel Flange Fixo 75x2.1/2"

TOTAL R$ 60.084,53
Preo total R$ 1.124,58 R$ 7,10 R$ 50,05 R$ 236,28 R$ 759,50 R$ 1.559,04 R$ 439,09 R$ 1.462,00 R$ 3.166,57 0,35 2,92 4,91 271,00 647,00 Un. 122,00 6,29 0,54 0,85 R$ 1,40 R$ 26,28 R$ 319,15 R$ 1.704,05 R$ 348,73 R$ 103,09 Un. h Un. Un. vr 12,00 35,00 67,20 22,30 61,30 112,25 4,00 9,00 65,00 23,85 28,21 19,69 23,20 21,70 19,69 m vr vr vr vr Un. Un. Un. Un. Un. 7,00 7,15 2,00 3,55 217,10 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 67.014,33
Data do preo 28/09/2009 08/06/2009 01/01/2008 20/02/2009 01/01/2008 20/02/2009 01/01/2008 20/02/2009 20/02/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 08/06/2009 08/06/2009 Preo Atualizado R$ 1.232,97 R$ 7,86 R$ 63,00 R$ 264,99 R$ 955,97 R$ 1.748,50 R$ 552,67 R$ 1.639,67 R$ 3.551,38 R$ 1,76 R$ 33,08 R$ 401,71 R$ 2.144,85 R$ 385,83 R$ 114,06

0,75%
% do Custo Total

30

INSTALAES DE ESGOTO

30.1

Servente

30.2

Bucha Reducao Curta Soldavel 75x60mm

30.3

Joelho 45 Soldavel 60mm

30.4

Tubo Esgoto 6m 150mm / Detalhe: Tipo: Leve

30.5

Tubo Esgoto 6m 200mm / Detalhe: Tipo: Leve

30.6

Tubo Esgoto 6m 40mm / Detalhe: Tipo : Ponta e Bolsa

30.7

Tubo Esgoto 6m 50mm / Detalhe: Tipo: Virola

30.8

Tubo Esgoto 6m 75mm / Detalhe: Tipo: Virola

30.9

Tubo Esgoto 6m 100mm / Detalhe: Tipo: Virola

30.10

Anel de Borracha Esgoto 50mm

30.11

Curva 90 Curta Esgoto 50mm

30.12

Curva 90 Curta Esgoto 75mm

30.13

Curva 90 Curta Esgoto 100mm

30.14

Joelho 45 Esgoto 40mm

30.15

Joelho 45 Esgoto 50mm

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 15,00 2,00 2,00 170,00 10,00 4,00 1,00 15,00 36,00 2,53 4,85 4,35 4,74 7,11 65,00 9,66 7,52 2,82 2,00 2,01 2,00 2,08 9,00 7,90 12,00 19,89 R$ 238,68 R$ 71,10 R$ 4,16 R$ 4,02 R$ 91,08 R$ 72,75 R$ 4,35 R$ 71,10 R$ 14,22 R$ 130,00 R$ 1.642,20 R$ 75,20 R$ 11,27 144,00 9,55 R$ 1.375,20 178,00 5,06 R$ 900,68 1,00 3,34 R$ 3,34 193,00 6,87 R$ 1.325,91 115,00 5,48 R$ 630,20 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 02/04/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 20/02/2009 20/02/2009 09/06/2009 13/05/2009 2,00 2,14 R$ 4,28 08/06/2009 172,00 0,60 R$ 103,20 01/01/2008 9,00 2,40 R$ 21,60 02/04/2009 22,00 2,03 R$ 44,66 01/01/2008 R$ 56,21 R$ 24,22 R$ 129,90 R$ 4,74 R$ 793,22 R$ 1.668,89 R$ 4,20 R$ 1.133,67 R$ 1.730,93 R$ 300,42 R$ 89,49 R$ 5,24 R$ 4,51 R$ 114,64 R$ 91,57 R$ 5,48 R$ 89,49 R$ 17,90 R$ 145,80 R$ 1.841,77 R$ 83,20 R$ 12,64 6,00 0,67 R$ 4,02 08/06/2009 R$ 4,45 384,00 2,73 R$ 1.048,32 01/01/2008 R$ 1.319,50 84,00 2,53 R$ 212,52 01/01/2008 R$ 267,49 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

30.16

Joelho 45 Esgoto 75mm

30.17

Joelho 45 Esgoto 100mm

30.18

Joelho 90 Esgoto 50mm

30.19

Joelho 90 Esgoto 75mm

30.20

Joelho 90 Esgoto 100mm

30.21

Joelho 90 Esgoto 40mm

30.22

Juncao Simples Esgoto 50x50mm

30.23

Juncao Simples Esgoto 75x75mm

30.24

Juncao Simples Esgoto 100x100mm

30.25

Juncao Simples Reducao Esgoto 75x50mm

30.26

Juncao Simples Reducao Esgoto 100x50mm

30.27

Juncao Simples Reducao Esgoto 100x75mm

30.28

Juncao Simples Reducao Esgoto 150x100mm

30.29

Reducao Excentrica Esgoto 150x100mm

30.30

Reducao Excentrica Esgoto 75x50mm

30.31

Reducao Excentrica Esgoto 100x50mm

30.32

Reducao Excentrica Esgoto 100x75mm

30.33

Te 90 Curto Esgoto 75x75mm

30.34

Te 90 Curto Esgoto 100x100mm

30.35

Te Reducao 90 Curto Esgoto 100x75mm

30.36

Te Reducao 90 Curto Esgoto 150x100mm

30.37

Registro Gaveta Bruto 2"

30.38

Caixa Sifonada 150x150x50mm PVC / Detalhe: montada com grelha e porta grelha de PVC

30.39

Caixa Sifonada 150x150x50mm PVC

30.40

Adaptador Soldavel Roscavel Curto 60x2"

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. vr 12,00 3,00 3,00 7,00 3,00 12,00 2,00 55,00 45,00 3,00 4,00 2,00 1,00 1,00 2,00 3,00 21,00 6,00 172,00 6,00 1,00 h vr 649,10 1,00 28,29 8,12 14,07 91,30 1,46 3,75 7,40 6,18 67,90 20,36 4,06 29,84 11,89 R$ 47,56 R$ 59,68 R$ 4,06 R$ 20,36 R$ 56,58 R$ 24,36 R$ 295,47 R$ 547,80 R$ 251,12 R$ 22,50 R$ 7,40 R$ 4.011,44 R$ 67,90 66,25 R$ 198,75 16,55 R$ 744,75 16,55 R$ 910,25 5,25 R$ 10,50 5,94 R$ 71,28 12/03/2009 12/03/2009 12/03/2009 12/03/2009 13/03/2009 17/03/2009 17/03/2009 17/03/2009 15/04/2009 15/04/2009 16/04/2009 16/04/2009 16/04/2009 11/05/2009 21/05/2009 21/05/2009 28/09/2009 13/07/2009 17,07 R$ 51,21 12/03/2009 25,61 R$ 179,27 12/03/2009 12,84 R$ 38,52 12/03/2009 2,68 R$ 8,04 12/03/2009 R$ 8,99 R$ 43,08 R$ 200,51 R$ 57,28 R$ 79,73 R$ 11,74 R$ 1.018,12 R$ 833,01 R$ 222,30 R$ 53,20 R$ 66,75 R$ 4,54 R$ 22,83 R$ 63,44 R$ 27,32 R$ 331,31 R$ 614,25 R$ 281,70 R$ 25,24 R$ 8,30 R$ 4.398,08 R$ 74,60 43,06 R$ 516,72 01/01/2008 R$ 650,38 Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 7,00 0,98 R$ 6,86 20/02/2009 R$ 7,69 2,00 3,27 R$ 6,53 13/05/2009 R$ 7,33 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

30.41

Luva Roscavel 2"

30.42

Curva 90 Soldavel 60mm

30.43

Tubo Soldavel 60mm 6m

30.44

CAP ESGOTO 100MM

30.45

CAP ESGOTO 150MM

30.46

Joelho 45 Esgoto 200mm

30.47

Joelho 45 Esgoto 150mm

30.48

Joelho 45 Esgoto SR 100mm

30.49

Joelho 45 Esgoto SR 75mm

30.50

30.51

Caixa Sifonada 150x185x75mm PVC / Detalhe: C/ PORTA GRELHA E GRELHA Caixa Sifonada 150x185x75mm PVC / Detalhe: montada com grelha e porta grelha de Ferro

30.52

Te de Inspecao Esgoto SR 150X100

30.53

Reducao Excentrica Esgoto 200x150mm

30.54

Juncao Simples Esgoto 200x200mm

30.55

Te de Inspecao Simples 100x75mm

30.56

Te 90 Curto Esgoto 150x150mm

30.57

Joelho 45 Esgoto SR 150mm

30.58

CURVA 87 30 ESGOTO SR 75MM

30.59

CURVA 87 30 ESGOTO SR 100MM

30.60

CURVA 87 30 ESGOTO SR 150MM

30.61

JOELHO 90 BR C/ ANEL LABIAL DN40X38

30.62

Nipel Roscavel 2"

30.63

Te 90 Esgoto 200x200mm

30.64

Encanador

30.65

TUBO PVC ROSCAVEL 2"

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. vr vr vr Un. Un. Un. Un. Un. 18,00 186,36 2,00 20,25 R$ 40,50 R$ 3.354,48 5,00 13,80 R$ 69,00 1,00 41,45 R$ 41,45 8,00 5,07 R$ 40,56 10,00 101,97 R$ 1.019,70 13/07/2009 13/07/2009 13/07/2009 13/07/2009 13/07/2009 28/07/2009 4,00 29,41 R$ 117,64 13/07/2009 16,25 47,71 R$ 775,29 13/07/2009 1,00 142,50 R$ 142,50 13/07/2009 1,00 42,00 R$ 42,00 13/07/2009 R$ 46,14 R$ 156,56 R$ 851,80 R$ 129,25 R$ 1.120,33 R$ 44,56 R$ 45,54 R$ 75,81 R$ 44,50 R$ 3.685,52 1,00 35,20 R$ 35,20 13/07/2009 R$ 38,67 1,00 32,00 R$ 32,00 13/07/2009 R$ 35,16 2,00 27,78 R$ 55,56 13/07/2009 R$ 61,04 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

30.66

UNIAO ROSCAVEL 2"

30.67

JOELHO 90 ROSCAVEL 2"

30.68

JOELHO 45 ROSCAVEL 2"

30.69

JUNO 45 ROSCAVEL 2"

30.70

VALVULA DE RETENCAO HORIZONTAL 2

30.71

Tubo Esgoto SR 100MM

30.72

Tubo Esgoto SR 75MM

30.73

Tubo Esgoto SR 150MM

30.74

JUNCAO SIMPLES DE REDUCAO SR 150X100MM

30.75

JUNCAO SIMPLES SR 150X150MM

30.76

TE DE INSPEO SR 100X75MM

30.77

JUNCAO SIMPLES SR 100X100MM

30.78

Caixa em Alvenaria e Reboco - Esgoto e Drenagem 0,80x0,80x1,00

TOTAL
Un. h m Un. Un. m m m m m 14.550,00 77.700,00 52.800,00 25.100,00 17.000,00 768,00 1.978,00 3.590,00 0,84 0,39 1,90 0,21 0,35 0,35 0,35 0,52 1.795,20 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 33.335,76
Preo total R$ 9.299,14 R$ 3.015,60 R$ 779,33 R$ 1.459,20 R$ 3.119,52 R$ 26.930,82 R$ 18.300,48 R$ 8.699,66 R$ 8.914,80 Data do preo 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 26/02/2009 26/02/2009 26/02/2009 26/02/2009 26/02/2009

R$ 38.484,44
Preo Atualizado R$ 10.195,43 R$ 3.795,67 R$ 980,92 R$ 1.836,66 R$ 3.498,61 R$ 30.203,53 R$ 20.524,41 R$ 9.756,87 R$ 9.998,15

0,43%
% do Custo Total

31

INSTALAES ELTRICAS

31.1

Servente

31.2

Eletroduto Corrugado 3/4"

31.3

Caixa Embutir PVC 4x2

31.4

Caixa Embutir PVC 4x4 Quadrada

31.5

31.6

31.7

31.8

31.9

Cabo Isolado 1.5mm2 / Detalhe: Cabo Isolado Branco750 v - Flexvel Cabo Isolado 2.5mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo FlexvelPreto Cabo Isolado 2.5mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Azul Cabo Isolado 2.5mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Verde Cabo Isolado 4mm2 / Detalhe: Preto -Tenso 750 v flexvel

ORAMENTO ANALTICO
Un. m m m m m m m m m m m m m Un. Un. Un. m m Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 764,00 20,00 3.636,00 1.056,00 60,00 2.290,00 570,00 208,00 668,00 1,77 12,95 1,65 1,15 2,15 1,23 0,47 2,13 1,97 206,00 2,29 1,00 4,10 25,00 5,02 1.300,00 4,25 450,00 3,06 R$ 1.378,35 R$ 5.521,10 R$ 125,50 R$ 4,10 R$ 471,74 R$ 1.183,70 R$ 2.693,60 R$ 942,21 R$ 874,78 R$ 43,00 R$ 4.472,28 R$ 497,38 R$ 127,80 R$ 4.511,30 280,00 2,04 R$ 571,00 840,00 2,04 R$ 1.713,01 280,00 2,04 R$ 571,00 1.935,00 1,36 R$ 2.622,12 01/01/2008 01/01/2008 26/02/2009 26/02/2009 26/02/2009 26/02/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 20/02/2009 20/02/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 645,00 1,36 R$ 874,04 26/02/2009 645,00 1,36 R$ 874,04 26/02/2009 400,00 0,78 R$ 312,76 04/08/2009 600,00 0,78 R$ 469,14 26/02/2009 R$ 526,15 R$ 342,73 R$ 980,26 R$ 980,26 R$ 3.300,40 R$ 718,70 R$ 1.921,18 R$ 640,39 R$ 1.545,85 R$ 6.192,04 R$ 157,96 R$ 5,16 R$ 593,77 R$ 1.327,55 R$ 3.020,93 R$ 1.185,94 R$ 1.101,07 R$ 54,12 R$ 5.629,16 R$ 626,04 R$ 160,86 R$ 5.678,27 4.200,00 0,52 R$ 2.202,48 26/02/2009 R$ 2.470,13 400,00 0,52 R$ 209,76 01/01/2008 R$ 264,02 1.400,00 0,52 R$ 734,16 26/02/2009 R$ 823,38 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

31.10

31.11

31.12

31.13

31.14

31.15

31.16

31.17

31.18

31.19

31.20

31.21

31.22

Cabo Isolado 4mm2 / Detalhe: Azul -Tenso 750 v flexvel Cabo Isolado 4mm2 / Detalhe: Amarelo -Tenso 750 v flexvel Cabo Isolado 4mm2 / Detalhe: Verde -Tenso 750 v flexvel Cabo Isolado 6mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Verde Cabo Isolado 6mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Preto Cabo Isolado 10mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Verde Cabo Isolado 10mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Azul Cabo Isolado 10mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Preto Cabo Isolado 16mm2 / Detalhe: Tenso 750V - Cor azul Flexvel Cabo Isolado 16mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Preto Cabo Isolado 16mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel verde Cabo Isolado 25mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Verde Cabo Isolado 35mm2 / Detalhe: Tenso 750 v - Cabo Flexvel Preto

31.23

Conector Split-Bolt / Detalhe: 50 mm

31.24

Interruptor Externo 2 Teclas

31.25

Interruptor Universal 1 Tecla

31.26

Fita Isolante / Detalhe: COMUM 19MM - 20 M

31.27

Fita Isolante / Detalhe: ALTA FUSO 19MM - 10 M

31.28

Curva 90 Eletroduto Roscavel 1.1/4"

31.29

Curva 90 Eletroduto Roscavel 1"

31.30

Curva 90 Eletroduto Roscavel 1.1/2"

31.31

Luva Eletroduto Roscavel 3/4"

31.32

Luva Eletroduto Roscavel 1"

31.33

Curva 90 Eletroduto Roscavel 1/2"

31.34

Curva 90 Eletroduto Roscavel 3/4"

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. kg Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. vr vr Un. vr Un. Un. Un. Un. Un. par 3,00 1.752,00 1,00 1,00 1,00 510,00 1.104,00 90,00 3.780,00 3,23 3,00 9,01 2,50 1,32 326,28 203,54 209,52 0,63 624,00 6,56 1,00 282,84 1,00 297,47 1,00 320,22 R$ 320,22 R$ 297,47 R$ 282,84 R$ 4.095,31 R$ 12.198,06 R$ 270,00 R$ 9.947,04 R$ 7,50 R$ 2.312,64 R$ 326,28 R$ 203,54 R$ 209,52 R$ 321,30 1,00 203,54 R$ 203,54 2,00 216,06 R$ 432,12 4,00 203,77 R$ 815,08 4,00 206,76 R$ 827,04 112,00 212,74 R$ 23.826,88 27/02/2009 27/02/2009 27/02/2009 27/02/2009 27/02/2009 27/02/2009 27/02/2009 27/02/2009 18/03/2009 18/03/2009 23/03/2009 06/05/2009 14/05/2009 14/05/2009 08/06/2009 08/06/2009 08/06/2009 23/07/2009 1,00 224,54 R$ 224,54 27/02/2009 1,00 209,52 R$ 209,52 27/02/2009 44,00 212,84 R$ 9.364,96 27/02/2009 153,00 12,00 R$ 1.836,00 16/06/2009 R$ 2.031,31 R$ 10.503,02 R$ 234,98 R$ 251,83 R$ 26.722,39 R$ 927,54 R$ 914,13 R$ 484,63 R$ 228,27 R$ 359,13 R$ 333,62 R$ 317,21 R$ 4.580,62 R$ 13.643,57 R$ 302,00 R$ 11.158,14 R$ 8,41 R$ 2.594,22 R$ 360,99 R$ 225,19 R$ 231,81 R$ 353,01 987,00 1,88 R$ 1.855,56 17/02/2009 R$ 2.081,05 12,00 0,94 R$ 11,32 01/01/2008 R$ 14,25 624,00 0,76 R$ 476,74 01/01/2008 R$ 600,06 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

31.35

Luva Eletroduto Roscavel 1.1/4"

31.36

Luva Eletroduto Roscavel 1.1/2"

31.37

CAIXA OCTOGONAL 4X4"

31.38

ARAME GALVANIZADO ENCAPADO N 18

31.39

31.40

31.41

31.42

31.43

31.44

31.45

31.46

31.47

31.48

31.49

QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 12 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 24 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe: COM BARRAMENTO QUADRO PARA 24 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe: COM BARRAMENTO QUADRO PARA 24 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe: COM BARRAMENTO

31.50

Eletroduto Roscavel 3m 1.1/4"

31.51

Eletroduto Roscavel 3m 3/4"

31.52

Interruptor Three Way - 1 Tecla

31.53

Eletroduto Roscavel 3m 1 "

31.54

TOMADA UNIVERSAL / Detalhe: 2 POLOS - 4X2

31.55

31.56

31.57

31.58

TOMADA UNIVERSAL / Detalhe: 2P+T - 4X2 - Linha Lux2 QUADRO PARA 32 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 18 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe QUADRO PARA 18 DISJUNTORES COM BARRAMENTO / Detalhe

31.59

BUCHA E ARRUELA 3/4

ORAMENTO ANALTICO
Un. par par Un. par par par Un. Un. Un. Un. Un. h Un. Un. Un. Un. 169,00 11,67 3,00 21,91 1,00 49,98 1,00 11,67 R$ 11,67 R$ 49,98 R$ 65,73 R$ 1.972,23 1.477,60 6,18 R$ 9.131,57 25,00 3,25 R$ 81,25 2.000,00 0,35 R$ 700,00 25,00 8,60 R$ 215,00 2,00 293,25 R$ 586,50 23/07/2009 23/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 28/09/2009 05/08/2009 05/08/2009 05/08/2009 05/08/2009 2,00 3,97 R$ 7,94 23/07/2009 120,00 1,43 R$ 171,60 23/07/2009 7,00 1,45 R$ 10,15 23/07/2009 365,00 0,50 R$ 182,50 23/07/2009 R$ 200,51 R$ 11,15 R$ 188,53 R$ 8,72 R$ 644,38 R$ 236,22 R$ 769,08 R$ 89,27 R$ 10.011,71 R$ 12,79 R$ 54,77 R$ 72,03 R$ 2.161,24 8,00 68,00 R$ 544,00 23/07/2009 R$ 597,68 12,00 4,31 R$ 51,72 23/07/2009 R$ 56,82 205,00 0,93 R$ 190,65 23/07/2009 R$ 209,46 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

31.60

BUCHA E ARRUELA 1"

31.61

BUCHA E ARRUELA 3"

31.62

CHAVE BIA ELTRICA

31.63

BUCHA E ARRUELA 1/2

31.64

BUCHA E ARRUELA 1.1/2

31.65

BUCHA E ARRUELA 1.1/4

31.66

INTERRUPTOR TIPO SENSOR DE PRESENA

31.67

CHAVE BLINDADA 3P-16A / Detalhe: C/ 3NH-100A

31.68

CAIXA DE FERRO 15x15x8cm DE EMBUTIR COM TAMPA

31.69

ABRAADEIRA PLSTICA 30 cm

31.70

CANTONEIRA TIPO U

31.71

Eletricista

31.72

31.73

31.74

31.75

CAIXA DE EMBUTIR PARA QUADRO DE DISTRIBUIO / Detalhe: QUADRO 18 DISJUNTORES CAIXA DE EMBUTIR PARA QUADRO DE DISTRIBUIO / Detalhe: QUADRO 32 DISJUNTORES CAIXA DE EMBUTIR PARA QUADRO DE DISTRIBUIO / Detalhe: QUADRO 24 DISJUNTORES CAIXA DE EMBUTIR PARA QUADRO DE DISTRIBUIO / Detalhe: QUADRO 12 DISJUNTORES-

TOTAL
Un. h m m Un. Un. Un. 90,00 350,00 1,00 1,00 10,00 24,00 Quantidade Preo unitrio 5,18 14,18 9,93 71,42 59,81 5,02

R$ 199.366,41
Preo total R$ 124,32 R$ 1.276,20 R$ 3.475,50 R$ 71,42 R$ 59,81 R$ 50,20 Data do preo 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008 01/01/2008

R$ 225.822,33
Preo Atualizado R$ 136,30 R$ 1.606,32 R$ 4.374,53 R$ 89,89 R$ 75,28 R$ 63,19

2,53%
% do Custo Total

32

SPDA

32.1

Servente

32.2

Cabo de Cobre NU 50mm2

32.3

Cabo de Cobre NU 35mm2

32.4

Captor Franklin / Detalhe: 300 mm com duas descidas

32.5

Sinalizador de Obstaculos

32.6

Conector Split-Bolt / Detalhe: 50 mm

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. m kg vr par Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. h Un. 3,00 8,96 48,00 6,18 4,00 0,05 4,00 0,09 4,00 0,60 R$ 2,40 R$ 0,36 R$ 0,20 R$ 296,64 R$ 26,88 300,00 0,50 R$ 150,00 4,00 2,90 R$ 11,60 150,00 9,38 R$ 1.407,00 30,00 6,41 R$ 192,30 1,00 113,93 R$ 113,93 24/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 24/07/2009 28/09/2009 29/07/2009 1,00 23,83 R$ 23,83 24/07/2009 1,00 139,23 R$ 139,23 24/07/2009 4,00 0,93 R$ 3,72 23/07/2009 2,00 5,47 R$ 10,94 27/02/2009 R$ 12,27 R$ 4,09 R$ 152,97 R$ 26,18 R$ 125,17 R$ 211,28 R$ 1.545,85 R$ 12,74 R$ 164,80 R$ 2,64 R$ 0,40 R$ 0,22 R$ 325,23 R$ 29,53 950,00 5,56 R$ 5.282,00 17/02/2009 R$ 5.923,88 9,00 17,10 R$ 153,90 01/01/2008 R$ 193,71 10,00 4,09 R$ 40,90 01/01/2008 R$ 51,48 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

32.7

Conector Split-Bolt / Detalhe: 35 mm

32.8

Haste Terra 2,40

32.9

AO CA25 LISO 16MM

32.10

TUBO ELETRODUTO ROSC 1" X 3 METROS

32.11

BUCHA E ARRUELA 1"

32.12

32.13

MASTRO DE DESCIDA GALVANIZADO / Detalhe: 1.1/2"x3000mm BASE PARA MASTRO DE DESCIDA GALVANIZADO / Detalhe: MASTRO 1.1/2"x3000mm

32.14

CONTRA-VENTAGEM PARA MASTRO 1.1/2"

32.15

TERMINAL AREO / Detalhe: Tipo DR-013 600mm

32.16

ABRAADEIRA METLICA TIPO U 1/2"

32.17

CHUMBADOR DE EXPANSO TIPO UR 3/8"

32.18

32.19

PARAFUSO DE CABEA SEXTAVADA / Detalhe: COM BUCHA PARAFUSO DE CABEA SEXTAVADA / Detalhe: ROSCA NC 3/

32.20

PORCA SEXTAVADA / Detalhe: NC 3/8"

32.21

ARRUELA LISA AO / Detalhe: 3/8"

32.22

Eletricista

32.23

SUPORTE ISOLADOR PARA MASTRO 1.1/2" PARA DUAS DESCIDAS

TOTAL
Un. h h Un. Un. Un. 16,00 48,00 1,00 2,00 1,00 Quantidade Preo unitrio 5,18 6,18 178,69 288,29 17.475,00

R$ 12.913,28
Preo total R$ 82,88 R$ 296,64 R$ 178,69 R$ 576,58 R$ 17.475,00 Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 03/08/2009 03/08/2009 03/08/2009

R$ 15.127,97
Preo Atualizado R$ 90,87 R$ 325,23 R$ 195,81 R$ 631,84 R$ 19.149,73

0,17%
% do Custo Total

33

SUBESTAO

33.1

Servente

33.2

Eletricista

33.3

CHAVE FUSVEL UNIPOLAR 100A - 13,8 KV

33.4

MUFLA 15KV

33.5

TRANSFORMADOR 500KVA 220/127 V

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. 2,00 13.658,50 R$ 27.317,00 03/08/2009 1,00 43.940,52 R$ 43.940,52 03/08/2009 1,00 874,28 R$ 874,28 03/08/2009 R$ 958,07 R$ 48.151,60 R$ 29.934,95 2,00 979,00 R$ 1.958,00 03/08/2009 R$ 2.145,65 1,00 38.000,00 R$ 38.000,00 03/08/2009 R$ 41.641,77 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

33.6

GRUPO GERADOR 120 KVA - 60HZ 220/127 V

33.7

Disjuntor Trifasico 300 Amperes

33.8

CHAVE SECCIONADORA TRIPOLAR 400A

33.9

QUADRO DE MEDIDORES

33.10

QUADRO GERAL DE BAIXA TENSO - QGBT

TOTAL R$ 130.699,59
Preo total R$ 35.700,00 01/01/2008 Data do preo Un. vb 1,00 35.700,00 Quantidade Preo unitrio

R$ 143.225,52
Preo Atualizado R$ 44.934,77

1,60%
% do Custo Total

34

34.1

INSTALAO DE LGIA, TELEFONE, ANTENA E CFTV Mao de Obra e Materiais Instalacao Lgica, Telefone, Antena e

TOTAL R$ 35.700,00
Preo total R$ 69,30 R$ 126,00 R$ 10.701,60 R$ 14.952,00 R$ 102,66 R$ 153,00 R$ 60,00 7,50 13,35 70,14 4,95 1.406,40 m m 7.134,40 1.460,40 10,60 4,62 16,15 R$ 15.501,00 R$ 28.125,78 R$ 4.208,40 R$ 841,50 R$ 14.907,84 R$ 32.960,93 R$ 23.585,46 Un. Un. Un. m m rol kg Un. m m rol m m 60,00 170,00 2.106,80 2.066,80 20,00 3,00 20,40 7,50 58,00 1,77 2.136,00 7,00 7.134,40 1,50 180,00 0,70 330,00 0,21 Quantidade Preo unitrio

R$ 44.934,77
Data do preo 01/01/2008 16/02/2009 16/02/2009 16/02/2009 17/02/2009 20/02/2009 11/03/2009 20/03/2009 11/05/2009 21/05/2009 08/07/2009 08/07/2009 28/07/2009 28/07/2009 Preo Atualizado R$ 87,23 R$ 141,31 R$ 12.002,09 R$ 16.769,01 R$ 115,14 R$ 171,59 R$ 67,11 R$ 17.337,92 R$ 31.550,23 R$ 4.720,79 R$ 924,54 R$ 16.379,02 R$ 36.213,68 R$ 25.912,99

0,50%
% do Custo Total

35

INSTALAES FRIGORGENAS

35.1

Parafuso / Detalhe: D = 8 MM COM BUCHA DE 8MM

35.2

ABRACADEIRA METALICA TIPO "U" 1 1/4"

35.3

TUBO ESPONJOSO 3/4" X 10 MM PRETO

35.4

CORTA LUZ LAMINADO DUPLO 0,20/1,38

35.5

FITA ISOLANTE

35.6

SOLDA GROSSA

35.7

SERRA ESTARRET

35.8

TUBO DE COBRE FLEXIVEL 9,52 X 0,79 - 3/8

35.9

TUBO DE COBRE FLEXIVEL - 5/8

35.10

Fita de Polietileno 48mmx25m

35.11

TUBO DE COBRE FLEXIVEL 6,35 X 0,79 MM 1/4

35.12

TUBO DE COBRE FLEXIVEL 12,7 X 0,79 - 1/2

35.13

CABO PP 4 X 2,50 MM

35.14

TUBO DE COBRE FLEXIVEL - 3/4

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. vb 23,00 400,00 R$ 9.200,00 28/07/2009 20,00 7,15 R$ 143,00 28/07/2009 360,00 6,58 R$ 2.368,80 28/07/2009 400,00 0,30 R$ 120,00 28/07/2009 R$ 131,84 R$ 2.602,57 R$ 157,11 R$ 10.107,90 400,00 1,00 R$ 400,00 28/07/2009 R$ 439,47 20,00 28,60 R$ 572,00 28/07/2009 R$ 628,45 20,00 106,04 R$ 2.120,80 28/07/2009 R$ 2.330,09 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

35.15

BROCA DE ACO RAPIDO 5x16

35.16

BROCA SDS PLUS 6 MM x 16 cm

35.17

PARABOLT 4" ESPESSURA 1/2"

35.18

PORCA PARA TIRANTE 1/4

35.19

TIRANTE 1/4 X1 ,0M

35.20

CANTONEIRA L 5/8 X 1/8

35.21

Mao de Obra Instalacao Frigorigena

TOTAL R$ 161.220,07
Preo total R$ 1.411,55 R$ 1.234,45 R$ 57,04 R$ 33,55 R$ 11.616,29 R$ 232,20 R$ 1.055,24 R$ 2.431,22 R$ 1.023,50 259,00 1.890,00 6,18 4,00 4,00 Un. 3,00 33,30 150,00 123,00 R$ 259,00 R$ 1.890,00 R$ 2.818,08 R$ 133,20 R$ 600,00 R$ 369,00 Un. h h vb vb m Un. Un. Un. Un. Un. Un. h Un. Un. 1,00 456,00 1,00 1,00 86,00 28,27 1.023,50 31,00 34,04 2,00 116,10 299,93 38,73 16,78 2,00 8,39 6,80 169,80 7,27 272,50 5,18 Quantidade Preo unitrio

R$ 178.790,09
Data do preo 28/09/2009 28/09/2009 01/01/2008 01/01/2008 27/07/2009 09/03/2009 27/07/2009 27/07/2009 08/04/2009 11/08/2009 11/05/2009 28/09/2009 21/07/2009 21/07/2009 21/07/2009 Preo Atualizado R$ 1.547,60 R$ 1.353,43 R$ 71,79 R$ 42,23 R$ 12.762,64 R$ 259,72 R$ 1.159,38 R$ 2.671,14 R$ 1.147,66 R$ 283,82 R$ 2.120,12 R$ 3.089,70 R$ 146,34 R$ 659,21 R$ 405,41

2,00%
% do Custo Total

36

INSTALAES DE COMBATE INCNDIO

36.1

Servente

36.2

Pedreiro

36.3

Alimentacao

36.4

Vale Transporte

36.5

Tubo Ferro Galvanizado 2.1/2" - APOLO

36.6

MANOMETRO

36.7

TE 90 FERRO GALVANIZADO TUPY 2 1/2"

36.8

JOELHO FERRO GALVANIZADO TUPY 2 1/2"

36.9

BOMBA HIDRAULICA / Detalhe: MARCA KSB/ MODELO: MEGABLOC 32-125.1-

36.10

VALVULA DE RETENCAO VERTICAL 2.1/2

36.11

VALVULA REDUTORA DE PRESSO 2.1/2"

36.12

Encanador

36.13

TEE DE REDUCAO 2. 1/2"X 1 DE FERRO GALVANIZADO TUPY

36.14

VALVULA GLOBO 2.1/2'

36.15

UNIO ASSENTO CONICO 2.1/2"

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. Un. 1,00 31,50 29,00 7,56 1,00 91,00 30,00 25,73 R$ 771,75 R$ 91,00 R$ 219,24 R$ 31,50 29,00 22,58 R$ 654,68 58,00 133,35 R$ 7.734,30 29,00 22,68 R$ 657,72 30,00 72,98 R$ 2.189,25 29,00 178,00 R$ 5.162,00 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 22/07/2009 2,00 42,00 R$ 84,00 22/07/2009 142,00 50,00 R$ 7.100,00 22/07/2009 24,00 35,00 R$ 840,00 22/07/2009 23,00 22,00 R$ 506,00 22/07/2009 R$ 555,93 R$ 922,90 R$ 7.800,66 R$ 92,29 R$ 5.671,41 R$ 2.405,30 R$ 722,63 R$ 8.497,56 R$ 719,29 R$ 847,91 R$ 99,98 R$ 240,88 R$ 34,61 12,00 62,64 R$ 751,68 22/07/2009 R$ 825,86 31,00 83,16 R$ 2.577,96 22/07/2009 R$ 2.832,37 246,00 24,00 R$ 5.904,00 22/07/2009 R$ 6.486,64 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

36.16

PLACA DE SINALIZAO DE SEGURANA

36.17

Extintor de P ABC - 4Kg - CAP. 2A 20B:C

36.18

Extintor de PQS - 4Kg - CAP. 10B:C

36.19

Sirene de Alarme

36.20

36.21

Acionamento Manual do Sistema de Alarme (Botoeira Tipo Quebre o Luminria de Emergncia - Bloco autnomo - durao de 120 min.

36.22

Acionamento Manual da Bomba de Incndio

36.23

Abrigo para Mangueira Tipo Embutir em chapa Dobrada 20 MSG - 90

36.24

Valvula Angular Indireta 45 2.1/2" X 5F

36.25

Esguicho Cnico 1.1/2" Requinte de 13 mm

36.26

Mangueira de Fibra Sittica ou Vegetal emborracha Internamente D =

36.27

Adaptador STORZ 1.1/2" X2.1/2"

36.28

Tampo Engate Rpido / Detalhe: 1. 1/2" - ER

36.29

Tampa de Ferro Fundido - 60x40x8cm c/ 20kg

36.30

Chave Dupla 1. 1/2" x 2. 1/2" STORZ LATO

36.31

Adaptador STORZ 2. 1/2" X 2. 1/2"

TOTAL
Un. vb 1,00 Quantidade Preo unitrio 52.542,35

R$ 60.439,40
Preo total R$ 52.542,35 Data do preo 28/07/2009

R$ 66.476,40
Preo Atualizado R$ 57.727,49

0,74%
% do Custo Total

37

INSTALAES DE PRESSURIZAO

37.1

Mo de Obra, Materiais e Equipamentos para Pressurizao de

TOTAL
Un. vb Quantidade 1,00 Preo unitrio 40.000,00

R$ 52.542,35
Preo total R$ 40.000,00 Data do preo 01/01/2008

R$ 57.727,49
Preo Atualizado R$ 50.347,08

0,65%
% do Custo Total

38

PAISAGISMO

38.1

Urbanizacao de Jardins

TOTAL

R$ 40.000,00

R$ 50.347,08

0,56%

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. sc m l vb vb lt lt kg tambor sc cx bisn balde m m m m h h h 18.388,23 96,26 18.291,97 3.320,10 32,94 57,00 43,00 7,73 5,46 7,73 420,95 43,00 1.933,69 43,00 1,63 50,00 66,86 21,00 2,99 67,50 R$ 201,80 R$ 1.404,07 R$ 81,54 R$ 83.148,58 R$ 18.100,88 R$ 1.877,64 R$ 142.764,14 R$ 141.305,44 R$ 100.307,77 R$ 743,60 436,06 10,05 R$ 4.382,39 1,54 780,00 R$ 1.197,77 38.050,81 1,17 R$ 44.519,45 6,42 53,50 R$ 343,33 01/01/2008 16/02/2009 17/02/2009 17/02/2009 17/02/2009 04/03/2009 16/03/2009 03/04/2009 03/04/2009 03/04/2009 03/04/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 12,83 125,50 R$ 1.610,74 01/01/2008 8.348,18 2,00 R$ 16.696,37 01/01/2008 4.177,14 6,80 R$ 28.404,54 01/01/2008 1.205,23 3,40 R$ 4.097,79 01/01/2008 R$ 5.157,79 R$ 35.752,14 R$ 21.015,34 R$ 2.027,40 R$ 432,14 R$ 49.929,59 R$ 1.343,33 R$ 4.914,95 R$ 226,32 R$ 1.570,46 R$ 91,20 R$ 93.235,00 R$ 20.296,63 R$ 2.105,41 R$ 160.082,29 R$ 154.925,02 R$ 109.975,83 R$ 815,27 442,82 29,00 R$ 12.841,90 28/09/2009 R$ 14.079,65 1.864,67 24,00 R$ 44.752,02 28/09/2009 R$ 49.065,40 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado

ITEM

DISCRIMINAO

39

REVESTIMENTO EXTERNO

% do Custo Total % do Custo Total

39.1

Cimento Portland

39.2

Areia

39.3

Aditivo (Bianco)

39.4

Alimentacao

39.5

Vale Transporte

39.6

Tinta Acrilica / Detalhe: FOSCO - CINZA GRAFITE

39.7

Selador Acrilico

39.8

ARGAMASSA COLANTE / Detalhe: argamassa colante AC II para pastilha cor branca

39.9

BOTAMIX ALVENARIA

39.10

ARGAMASSA QUARTZOLIT XAPISCOFIX CHAPISCO COLANTE

39.11

TARUCEL

39.12

SIKAFLEX

39.13

SIKATOP 107

39.14

PASTILHA PORCELANIZADA PRETA

39.15

PASTILHA PORCELANIZADA CINZA

39.16

PASTILHA PORCELANIZADA COR PLUTAO

39.17

PASTILHA PORCELANIZADA BRANCA

39.18

Pedreiro de Ja

39.19

Servente de Ju

39.20

Pintor de Fachadas

TOTAL
Un. Un. Quantidade 2,38 Preo unitrio 9,42

R$ 648.781,76
Preo total R$ 22,39 Data do preo 01/01/2008

R$ 727.041,17
Preo Atualizado R$ 28,18

8,14%
% do Custo Total

40

CORRIMO METLICO

40.1

Rolo de La

ORAMENTO ANALTICO
Un. gl gl Un. kg kg Un. Un. Un. Un. Un. kg 26,15 1.105,26 71,31 8,32 1.105,26 388,72 15,90 0,24 45,92 40,62 0,12 R$ 132,63 R$ 2.896,50 R$ 382,00 R$ 265,26 R$ 6.180,65 6,00 R$ 156,88 Un. Un. vr Un. m 8,32 35,78 R$ 297,65 4,75 3,00 R$ 14,26 41,60 2,17 R$ 90,26 11/03/2009 11/03/2009 11/03/2009 04/05/2009 22/06/2009 28/07/2009 28/07/2009 28/07/2009 28/07/2009 4,75 4,33 R$ 20,58 11/03/2009 1,19 2,93 R$ 3,48 18/02/2009 8,32 6,41 R$ 53,32 18/02/2009 2,38 48,00 R$ 114,10 17/02/2009 R$ 127,97 R$ 59,80 R$ 3,90 R$ 23,02 R$ 100,96 R$ 15,95 R$ 332,92 R$ 175,98 R$ 146,74 R$ 3.182,34 R$ 419,70 R$ 291,44 R$ 6.790,59 2,38 12,01 R$ 28,55 17/02/2009 R$ 32,02 3,57 30,25 R$ 107,85 16/02/2009 R$ 120,96 1,19 25,50 R$ 30,30 01/01/2008 R$ 38,14 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado % do Custo Total

ITEM

DISCRIMINAO

40.2

Solvente

40.3

TINTA ANTI-CORROSIVA CINZA

40.4

BROCA SDS PLUS 10 MM x 26 cm

40.5

SIKADUR 32

40.6

ELETRODO 3,25 MM

40.7

PINCEL 2"

40.8

DISCO DE DEBASTE DE 7"

40.9

DISCO DE CORTE DE 7"

40.10

SERRA ESTARRET

40.11

BARRA CHATA 2 X 1/8

40.12

ELETRODO 13 - 2,50MM

40.13

BUCHA PLASTICA N 10

40.14

TUBO PRETO 1.1/2 PAREDE 0,90MM - 6m

40.15

VERGALHAO MECANICO 3/8

40.16

PARAFUSO CABEA SEXTAVADA 6.3X65.0 PARA BUCHA D-10

40.17

Mo-de-Obra para Confeco de Corrimo Metlico

TOTAL
Un. vb m m m m 549,83 549,83 192,14 549,83 1,00 Quantidade Preo unitrio 13.567,20 70,00 6,00 36,43 17,00

R$ 10.796,66
Preo total R$ 13.567,20 R$ 38.488,10 R$ 3.298,98 R$ 7.000,04 R$ 9.347,11 Data do preo 15/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009 28/09/2009

R$ 11.890,59
Preo Atualizado R$ 14.874,86 R$ 42.197,74 R$ 3.616,95 R$ 7.674,73 R$ 10.248,02

0,13%
% do Custo Total

41

COBERTURA EM ESTRUTURA METLICA

41.1

41.2

41.3

41.4

Fabricao e Mo - de - obra para Cobertura Metlica em Arco Fabricao e Mo - de - obra para Telhado em Estrtura Metlica com Cobertura Leve Execuo de Cobertura em telhas metlicas e acessrios de montagem Telha Metlica / Detalhe: Telha - Telha Ondulada Zincalume - Face externa Pr-Pintada na cor branca

41.5

Telha Metlica

TOTAL

R$ 71.701,43

R$ 78.612,30

0,88%

ORAMENTO ANALTICO
Un. Un. vb 1,00 750.000,00 R$ 750.000,00 01/01/2008 R$ 944.007,75 Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado Quantidade Preo unitrio Preo total Data do preo Preo Atualizado

ITEM

DISCRIMINAO

42

ELEVADORES

% do Custo Total % do Custo Total

42.1

Mobilizacao Pessoal/Equipamentos

TOTAL R$ 750.000,00
Preo total R$ 145.000,00 15/09/2009 Data do preo Un. vb 1,00 145.000,00 Quantidade Preo unitrio

R$ 944.007,75
Preo Atualizado R$ 158.975,68

10,57%
% do Custo Total

43

PALETIZAO DE ESTACIONAMENTO

43.1

Sistema de Paletizao de Garagem

TOTAL R$ 145.000,00
Preo total R$ 14.000,00 01/01/2008 Data do preo Un. vb 1,00 14.000,00 Quantidade Preo unitrio

R$ 158.975,68
Preo Atualizado R$ 17.621,48

1,78%
% do Custo Total

44

LIMPEZA FINAL

44.1

Material de Limpeza

TOTAL R$ 14.000,00

R$ 17.621,48

0,20%

TOTAL DA OBRA

R$ 7.529.750,88

R$ 8.931.772,24

100,00%

You might also like