You are on page 1of 39

A ALFABETIZAO :BRINCANDO COM AS LETRAS E COM AS PALAVRAS

Introduo
Falar em brincadeira geralmente nos conduz para uma interpretao do oposto coisa sria, o oposto s tarefas de adulto. Mas seriam dois mundos opostos? O mundo da criana onde predominam a iluso, a fantasia, a lgica dos desejos e a necessidade promete de satisfaz-las : e o outro, o mundo do adulto, regido pela realidade da razo, pela lgica real, pelo mundo da verdade. At quando se diz que brincadeira coisa sria, esta dualidade, mundo da criana ( da lgica dos desejos) versus mundo dos adultos ( da lgica da razo). Pode continuar existindo. Tambm quando se fala pare de brincadeira, pode-se estar referindo a alguma fala ou ao ldica. Provavelmente engraada, que parece separar o sujeito daquilo que quer fazer, como se as brincadeiras infantis no tivessem seus propsitos e no fossem coordenadas por uma lgica real. No existe brinquedo sem organizao e sem motivo. A situao imaginria tem uma lgica, mesmo no sendo formal, previamente estabelecida. Tanto Piaget quanto Vygotsky informam que, no jogo e no brincar, a criana consegue submeter-se s regras como fonte de prazer. Esse autocontrole interno sobre o conflito, entre o seu desejo e a regra da brincadeira, uma aquisio bsica para o nvel de sua ao real e para a modalidade adulta futura. Em relao alfabetizao, para Vygotsk, a brincadeira tambm contribui para o desenvolvimento da lngua escrita na medida em que a simbolizao do jogo abre espao para a expresso grfica, seja por meio do desenho, seja por meio da escrita propriamente dita. e alfabetizar ampliar as possibilidades de relao com o mundo ( relao interpsiquica). E se a brincadeira contribui para a internalizao do mundo (relao intrapsiquica), no podemos dissociar brincadeira de alfabetizao. Se brincar faz parte do jogo da vida precisamos levar essa vida, com toda a sua brincadeira, para o jogo de aprender e diminuir o abismo que separa o mundo adulto do infantil. Precisamos nos abrir para o jogo, descobrir o prazer, enfim, gostar de ensinar e aprender. Propomos a seguir sugestes de atividades que podem auxiliar o professor alfabetizador na tarefa de tornar o cotidiano da sala de aula mais emocionante e significativo, em busca de propiciar criana oportunidades de viver plenamente a sua condio de ser criana enquanto se apropria dos conhecimentos cientficos, condio necessria para o desenvolvimento em funes psicolgicas superiores. ALGUMAS SUGESTES 1. Alfabeto Dinmico

Objetivo Estimular o espirito de grupo e a percepo auditiva e visual . Nomear e reconhecer as letras do alfabeto. Material: Letras desenhadas em cartes (30x30cm). Fichas de palavras que iniciam as referidas letras. Participantes: todas as crianas. Desenvolvimento: Em cartes de cartolina, escrever as letras do alfabeto, uma em cada carto. Atar as letras em um barbante para pendur-las no pescoo dos alunos. Colocar as fichas de palavras espalhadas pela sala. Circulando pela sala em silncio , os alunos procuraro encontrar a palavra cuja letra inicial esta penduradas no seu pescoo. Possibilidades:

Pedir aos alunos que copiem as palavras como: AMIGO, BONITO, ALEGRE, CORAJOSO etc. Solicitar aos alunos que copiem as palavras numa folha e depois as enfeitem para oferecer ao seu amigo.

1. T QUENTE. T FRIO? Objetivo: Desenvolver a observao e estimular a ateno e o raciocnio. Material: Cartolina e pincel atmico. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Divida a classe em dois grupos, destinando uma cor para cada um . Cada aluno recebe uma ficha com uma palavra diferente. Em seguida, escolha voc uma das palavras sem dizer qual . Passe a dar dicas para que as crianas descubram de qual se trata. Comece com um alto grau de dificuldade e v detalhando as informaes aos poucos. Por exemplo: um animal, uma ave, uma ave brasileira , seu habitat a Floresta Amaznica, a palavra tem a Quando uma das equipes acertar a palavra, o dono da ficha vai at ao quadro mostrar aos demais como ela escrita. Vence a equipe que adivinhar o maior nmero de palavras. Possibilidades:

Integrar essa atividade com conceitos de biologia, geografia, histria e temas da realidade, como a preservao do ambiente.

3.CAA AO TESOURO Objetivo: Estimular o raciocnio, a criatividade e a concentrao. Material: Uma faixa de tecido com bolsos. Em cada bolso dever conter fichas com as letras do alfabeto, completo e em ordem alfabtica.

Participantes: todas as crianas. Desenvolvimento: Antes de comear aula espalhe algumas fichas nas mesas, cadeiras, paredes no quadro e at no cho. Todas elas devem estar viradas do avesso, ou seja, com a palavra oculta. Assim que as crianas entrarem na classe, dividida-as em dois grupos. Fornea para cada equipe uma ficha grande, tambm virada para baixo, contendo uma nica letra. O jogo comea quando voc der o sinal verde para as equipes desvirarem essas fichas maiores. A partir da, os alunos saem procura de palavras que iniciem com a letra que coube sua equipe, vence a competio o grupo que tiver colocado o maior nmero de fichas no bolso da faixa. Possibilidades:

Variar com gravuras apoiadas pelas palavras ,apenas com gravuras ou com frases .

1. PEQUENOS ILUSTRADORES Objetivo: Estimular a leitura e a escrita possibilitar o desenvolvimento da criatividade e da esttica. Material: Uma faixa de texto de tecido com bolso, uma letras em ordem alfabtica. Tinta guache, pincel , cola, papel cenrio e gravuras. Participantes: todas as crianas. Desenvolvimento: Em um trabalho individual, cada criana pode decidir quais os materiais de desenho ou de pintura que prefere. Assim que toda a turma estiver prontas, escreva duas ou trs letras no quadro e pea aos alunos que escolham uma. Cada aluno deve buscar, na faixa do alfabeto, uma palavra que inicie com a letra que escolheu. Depois faz o registro dessa letra no caderno, procurando enfeit-la. Possibilidades:

Organizar um mural com os trabalhos dos alunos. Produzir textos orais.

1. BINGO DE LETRINHAS Objetivo: Estimular a percepo auditiva ateno e observao. Material: Uma faixa de tecido com bolso dever estar escrita uma letra do alfabeto pela ordem. Essa faixa tambm pode ser feitas com papel cenrio com prega cartelas com desenhos das palavras que constam nas fichas, as letras do alfabeto coladas em tampinhas de garrafa. Participantes: todas as crianas. Desenvolvimento: Feitas de cartolina, as cartelas tm objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes possuem o mesmo numero de letras. As colocadas em tampinhas

de refrigerantes. O aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes aos desenhos e us-las como referncia para escrever as palavras as tampinhas. Ganha quem completar a cartela antes . Possibilidades:

Pedir aos alunos que listem as palavras utilizando diferentes critrios: ordem alfabtica , gnero, nmero de slabas etc. Produzir textos orais e escritos utilizando as palavras.

6. PORTFLIO Objetivo: Estimular o autoconhecimento, por meio da auto-avalizao. Material: Espelho, papel ofcio, lpis preto e lpis de cor. Participantes: Todas as crianas Desenvolvimento: Depois de brincarem bastante tentando descobrir quem este ou aquele amigo pelo tato, pela voz de olhos vedados, etc., passar um espelho de mo em mo, na rodinha, para que cada criana se olhe atentamente e se descreva. A professora pode registrar as principais caractersticas que forem sendo ditas pelas crianas. Num outro momento, cada criana dever escrever seu nome no papel onde est registrado por escrito seu perfil, e elas devem ainda se auto-retratar, pelo desenho. Esse papel deve ser a folha de rosto do portflio onde a criana dever registrar todos os dias as atividades para a construo da identidade, para auto-avaliao e o fortalecimento da auto-estima. Possibilidades:

O aluno e seu portflio de artes, textos, contedos de Matemtica etc.

7. CAIXA DE REGRAS Objetivo: Promover socializao e espirito de colaborao. Material: Ba ou uma caixa de papelo forrada. Participantes: Todas as crianas Desenvolvimento: A professora na roda segura uma caixa nas mos e pede que uma criana diga uma palavra. A visa que de tudo que for dito pela criana s algumas coisas podero entrar na caixa outras no. Essa entra, essa no entra vai dizendo a professora, at que as crianas descubram que foi a regra. O professor deve inventar novas regras, por exemplo s coisas macabras s coisas vivas, s que se pode comer, s animais domsticos, s palavras que comecem com letra M etc. Possibilidades:

As palavras que entram na caixa podem ser escritas pelos alunos. Com as palavras que entram na caixa pode ser feito um lbum de figurinhas.

8. DEU NO JORNAL Objetivo: Estimular a leitura de mundo com a produo de texto de forma critica Material: Jornal, cola e tesoura. Participantes: todas as crianas. Desenvolvimento: Cada criana dever receber uma folha de jornal que contenha gravuras. As crianas diro para os colegas que noticia esto lendo a partir das gravuras. O registro por escrito deve ser feito pelo professor de acordo com o relato de cada criana e as figuras devem ser colocadas para ilustrar as noticias lias e registradas. Possibilidades:

Pode-se eleger a noticia mais interessante. Promover debate a partir das noticias veiculadas na sala de aula. Produzir um jornal com noticias do bairro onde moram, dos diferentes acontecimentos realizados na escola etc.

9. FICHAS DE LEITURA Objetivo: Relacionar os significados das diferentes palavras com o mundo. Material: Revistas velhas, tesoura, cola e papel cenrio. Participantes: Escrever no quadro negro ou em uma ficha uma palavra, por exemplo, ALEGRIA. Os alunos devem selecionar gravuras de coisas que proporcionam alegria s pessoas. Colar todas as gravuras em uma folha de papel cenrio, discutir com os alunos o cartaz e solicitar s crianas que escrevam no caderno as coisas de que mais gostam. Possibilidade:

Integrar a leitura e a escrita de palavras com a leitura do mundo.

10. SEU FULANO Objetivo: Estimular habilidades de interpretar e relacionar o seu nome com outras palavras. Material: Fichas de palavras ( nomes dos amigos), folhas de papel ofcio e lpis. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Com os pedaos dos nomes dos amigos, estimule-os a construrem outros nomes. Transformando-os em personagens com vida prpria( quem so, onde

moram, o que fazem, etc.) Cada aluno deve registrar o nome do seu fulano no caderno e contar para os colegas quem ele . Possibilidades:

Transformar os nomes construdos pelos alunos em personagens de histrias. Selecionar um nome e construir um acrstico.

11. QUEM QUEM? Objetivo: Estimular a oralidade. Material: Papel ofcio, lpis preto e lpis de cor. Participantes.: Todas as crianas Desenvolvimento: Cada aluno recebe uma ficha com o nome de um colega, que deve ser representado por um desenho. Depois o grupo tentar descobrir quem o colega, apontando suas caractersticas. Aps descoberto o seu nome com o desenho deve ser colocado no mural. Possibilidades :

Agrupar os nomes que iniciem ou que terminem com o mesmo som. Agrupar os nomes cujas letras iniciais so as mesmas. Selecionar as palavras que tm a mesma quantidade de letras.

12. AULA-PASSEIO Objetivo: Promover a construo coletiva e a aprendizagem contextualizada. Material: Folhas de papel ofcio e lpis preto. Participantes: Todas as crianas . Desenvolvimento: Dividir os alunosem grupos. Cada grupo recebe uma tarefa determinadas letras. O outro grupo fica responsvel por desenhar o caminho percorrido. Outro faz o desenho da praa e seus arredores. Combine tambm as regras do passeio, o que deve e o que no deve ser feito para tudo corra bem. Possibilidades:

Escrita de palavra. Produo de textos. Lmina do tempo Anlise das construes modernas e antigas.

1. COMPARAR PALAVRAS

Objetivo: Estimular a construo de palavras que possuem estruturas fnicas e grficas diferentes. Material: Revistas velhas, jornais, papel cenrio, pincel e cola. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Procurar palavras parecidas no jornal no inicio, no meio ou no final com o prprio nome de cada criana, ou com qualquer outra palavra sugerida pelo professor. importante montar um quadrinhos que permita as crianas visualizarem as semelhanas e diferenas. Possibilidades:

Relacionar outras palavras que tm as mesmas iniciais. Listar palavras que rimam. Registrar palavras do mesmo campo semntico.

14.JOGO DA MEMRIA COM FOTOS DAS CRIANAS Objetivo: Estimular a identificao dos nomes e a formao de pares. Material: Fichas com fotos e fichas dos alunos das fotos Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Montar o jogo com fotos e nomes. Nesse jogo, ganha o aluno que juntar mais fotos. Possibilidades:

Trabalhar as diferenas e semelhanas. Registrar os nomes dos colegas numa folha de papel ofcio.

15.DESENHO E RECORTE DO NOME Objetivo: Estimular a escrita do prprio nome. Material: Cartolina para fazer as fichas, tesoura, lpis preto. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Dobrar a ficha meio, com a parte escrita para fora, e recortar seguindo o contorno das letras abrir a ficha e observar o recorte.

Parecem o que? Vamos colorir e enfeitar a figura que formada pelo nome cada um?

Possibilidades:

Promover debate a partir da percepo de cada um sobre o que formou na cartolina. Expor o trabalho em mural. Fazer o mesmo trabalho com outras palavras de interesse da criana.

16. IDENTIFICAO DO NOME EM EMBALAGENS Objetivo: Estimular o reconhecimento das diferentes letras do seu prprio nome Material: Rtulos de diferentes embalagens, cola , tesoura, e papel cenrio. Participantes: Todas as crianas Desenvolvimento: Pedir aos alunos que levem para a escola rtulos e embalagens de produtos onde aparecem partes do seu nome. Formar o seu nome utilizando as letras das embalagens. O fato de as letras serem escritas de diferentes formas e de diferentes cores da um colorido diferente aos nomes das crianas , criando uma imagem muito interessante. Possibilidades:

Organizar um mural com rtulos, categorizando de acordo com a sua utilidade. Exemplo: gneros alimentcios , limpeza etc. Montar um supermercado com diferentes embalagens.

17. PENSE E IMAGINE Objetivo: Proporcionar a produo de textos espontneo e o desenvolvimento da sensibilidade esttica, h na caixa, explorando o objetivo de olhos vedados. A professora escreve: Paulo disse que tem . Verificao da resposta correta. Quantas crianas no conseguiram adivinhar? Quantas crianas conseguiram adivinhar? Possibilidades:

Percepo ttil. Raciocnio lgico. Orientao espacial. Comparao de quantidade de acertos e de erros.

Material: Aparelho de som e uma msica suave. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Pense e imagine que voc tem asas 1 momento individual): as crianas devero procurar relaxar e ficar de olhos fechados enquanto a professora coloca uma msica suave. Com a voz suave e ima pausada, ela vai dirigindo a atividade:

Imagine que voc tem asas


Como so suas asas? O que voc deve fazer para voar?

Voc agora deve voar


O que voc sente quando est voando? Onde voc vai?

Voc j esta voando

O que voc esta vendo?

De repente, uma de suas asas bate em um galho de rvore quebra-se

O que aconteceu?

2 momento (coletivo): alguns alunos contam para a turma o que imaginaram 3 momento (individual): os alunos vo escrever o que imaginaram Possibilidades:

Explorar os diversos gneros de textos.

18. BA DE TRECOS Objetivo: Desenvolver a oralidade e relacionar objetos, palavras e letras. Material: Ba, sucatas com objetos variados, sacos com letras do alfabeto. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Ba contendo sucatas e objetos variados. O ba vai girando em crculo no grupo e cada criana vai tirando um objeto do ba, todas as crianas devem retirar do seu saco de alfabeto a letra correspondente inicial da palavra do objeto. Depois que todas as crianas participarem , elas devem formar palavras com letras que se encontram sobre as carteiras. Possibilidades

Construir histrias oral Construir histrias coletivas.

19. RISQUE RABISQUE Objetivo: Despertar o espirito criativo.

Material: Papel ofcio e lpis de cor. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: 1 momento ( individual): entregar a cada criana uma folha com um rabisco qualquer. Obs.: importante que os rabiscos no sejam iguais para as crianas vizinhas. Pedir as crianas que usem a sua imaginao e criem um personagem: pessoa, animal ou coisa, utilizando o rabisco recebido. 2 momento ( em grupo) : o grupo dever criar uma histria envolvendo todos os personagens criados pelos elementos do grupo. 3 momento (de solicitao) : cada grupo apresentara para a histria criada , bem como os seus personagens. Possibilidades:

Escrever os nomes dos desenhos produzidos. Dramatizar as histrias produzidas pelos grupos.

20. LEILO Objetivo: Desenvolver a oralidade e a capacidade de expressar sentimentos. Material: Fichas de cartolina. Participao: Todas as crianas. Desenvolvimento: 1 momento : a professora apresenta para toda a turma vrias fichas, uma a uma, contendo palavras que sejam significativas. Exemplo: PAZ PERDO, SORRISO, AMOR, SADE. medida que ela vai apresentando, vai falando sobre a palavra que est vendendo. Exemplo: Estou vendendo a Paz porque acho que o mundo precisa de Paz etc. Em seguida fala sobre cada uma das palavras, logo aps o professor diz: Estou vendendo tudo isso a vocs. O que querem comprar ? Quem da mais ? 2 momento as crianas vo escrever as palavras que querem comprar e vo argumentar o porqu querem comprar. 3 momento ( socializao) discusso em torno das palavras mais compradas pelos alunos. Possibilidades:

Sugerir a escrita de nomes de objetos como sabonete, carro, avio, picol.

21. ARQUITETURA COLETIVA

Objetivo: Possibilitar a construo coletiva e a produo de palavras com diferentes significados. Material: Jornais, revistas velhas. Participao: Todas as crianas. Desenvolvimento: 1 momento ( em grupos) : o professor levara para a sala de aula cartazes velhos, revistas velhas, etc, e distribuir esse material( colorido) aos grupos, que devero estar com as carteiras juntas, sem nada sobre as mesas. Cada grupo dever rasgar o que receber. 2 momento (em grupos) : logo depois o professor pedir : Com os pedaos de papel que voc tem, crie sem usar cola ou tesoura, uma rvore a mais bonita que j viu : outro grupo cria um jardim diferente : outro uma praa : outro um stio : outro, a casa dos meus sonhos etc. As crianas comentam o que criaram como onde Logo depois escrevem palavras ou pequenos textos. Possibilidades:

Produzir textos. Dramatizar a obra produzida.

22. BRINCANDO COM AS LETRAS E AS PALAVRAS Objetivo: Promover a interao entre crianas de diferentes nveis de conceitos no que se refere leitura e escrita. Participantes: Grupo de trs crianas. Material: Envelope com letras do alfabeto, envelope com figuras que correspondam s letras, envelopes com os nomes das figuras, papel cenrio quadriculado. Desenvolvimento: Cada criana receber um envelope com letras do alfabeto, figuras e palavras( nomes das figuras). O primeiro participantes joga ( letra, figura ou nome). Os outros participantes devero jogar a ficha que corresponda ao que foi jogado primeiro. Terminando o jogo, o grupo ir organizar as palavras, letras e figuras no papel cenrio. Possibilidades:

Leitura de imagens Ateno e concentrao. Reconhecimento das letras. Explorao da quantidade de letras e slabas. Ordenao de palavras.

23. TAREFA COM PALAVRAS Objetivo: Analisar a estrutura da palavras e desenvolver a linguagem oral.

Material: Cartolina palavras recortadas cola, barbante, envelope com as tarefas. Obs.: A palavras pode ser escrita com pincel atmico. Participantes: Todas as crianas . Desenvolvimento: Criana sentada em crculo. Cada criana recebe uma ficha com uma palavra. Desfile das palavras. Anlise das palavras apresentadas no desfile. A criana que esta destilando convida um colega para cumprir a tarefa que a sua palavra sugere. Pode ser uma msica, mmica, poesia , adivinhao etc. OBS. : Paga uma prenda quem no conseguir cumprir a tarefa. Possibilidades:

Socializao do grupo Reconhecimento de letras Contextualizao da palavra. Reconhecimento de vrias tipografias de texto. Ateno e memria visual. Percepo de rimas e ritmos no texto.

1. DENTRO FORA Objetivo: Utilizar palavras novas para o enriquecimento do repertrio lingstico. Material: Caixa fichas com desenhos, fichas com diferentes palavras e pincel atmico. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Escolha de uma ficha com desenho. Crianas sentadasem crculo. Pergunta-se: O que eu posso colocar dentro do objeto escolhido? O que posso colocar fora? A criana poder dizer palavras que rimam. A professora anota no quadro-de-giz. No pode repetir palavras. Possibilidades:

Memria auditiva. Orientao espacial. Ateno e concentrao. Desenvolvimento da oralidade.

1. ETIQUETAS Objetivo: Fazer correspondncia entre figuras (imagem) e as etiquetas com o seu nome. Material: Fichas com figuras, fichas com palavras, aparelho de som.CD. Participantes: Todas as crianas ; Desenvolvimento: Dividir a turma em dois grupos. Um fica com as figuras e o outro com as palavras . A professora coloca uma msica que ser interrompida. Nesse momento, as crianas formaro os seus pares utilizando figura com etiqueta. A brincadeira continua at que todos forem seus pares. A medida que as crianas vo encontrando seus pares ficam juntas at comear a brincadeira. Possibilidades:

Contagem. Ateno Socializao. Orientao temporal. Leitura das diferentes palavras.

1. TEXTOS LACUNADOS (MSICA, POESIA, PARLENDAS ETC.) Objetivo: Completar informaes e Estimular frases. Material: Papel cenrio, pincel atmico fita adesiva, envelope, cartolina, papel chamex e lpis. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: O trabalho poder ser realizado em grupo ou individualmente. Apresentao do texto em papel cenrio ( msica, poesia, parlendas etc.). O texto dever ser lido pela professora . As crianas recebem um envelope com as palavras que falam no texto e uma folha com o texto lacunado. A professora cobre as palavras no texto escrito no papel cenrio e rel o texto perguntando: que palavra ser que est faltando? As crianas procuram a palavra no envelope e escrevem lacuna do texto. A professora mostra a palavra que estava coberta e junto com as crianas verifica se a palavra confere com a que elas haviam escrito. Possibilidades:

Memria auditiva. Ateno Coerncia do texto. Orientao espacial. Explorao de diferentes tipografias de texto.

1. CANTANDO AS PALAVRAS

Objetivos: Reconhecer o uso da mesma letra em diferentes palavras . Verificar a relao entre grafema e fonema. Material: Uma caixa ou uma sacola para cada criana tesoura w revista, letras do alfabeto sacola com vrias palavras e figuras, papel chamex lpis e fita adesiva. Participantes: Todas as crianas da turma. Desenvolvimento: Esta atividade pode ser desenvolvida em grupo ou individualmente. As crianas recortam palavras e figuras e colocam-nas dentro de uma sacola ou caixa. A professora identifica os espaos da sala de aula com letras do alfabeto e depois retira da sua sacola uma palavras ou figura e canta a palavra dando pistas de forma que a letra inicial seja a ltima pista. A criana por sua vez retira da sua sacola ou caixa a palavra ou figura com a mesma letra inicial., colocando-a no espao identificado pela letra, isto , perto das letras que esto espalhadas pela sala. Aps serem vivenciadas vrias palavras, a professora distribui uma folha de papel chamex para cada criana. Ela escolhe uma letra, escreve os nomes das figuras e expe o trabalho realizado. Possibilidades:

Ateno. Linguagem oral. Reconhecimento de vrias palavras com a mesma letra inicial. Contagem. Noo de maior e menor. Orientao espao-temporal.

28.PESQUE PALAVRAS Objetivo: Reconhecer palavras. Material: Peixinhos de papelo e/ou cartolina com uma palavras escrita, pincel atmico, tabuleiro com areia, vara cordo, arame, quadro-de-giz e papel chamex. Participantes: Todas as crianas. Desenvolvimento: Arrumao dos peixinhos com as crianas que logo aps ficaro sentadasem crculo. Cada criana ter a sua vez de pescar e guardar consigo o peixinho, para que depois da pescaria, a palavra seja lida. Aps a leitura das palavras que esto nos peixinhos , a professora escreve cada uma no quadro para que as crianas possam copi-las. Possibilidades:

Coordenao motora. Orientao espacial. Produo de texto. Ordem alfabtica.

Ordenao de palavras pelo nmero de letras, nmero de slabas, letra inicial, letra final etc. Classificao. Organizao de grficos. Identificao dos segmentos fonolgicos ( consoantes e vogais).

29. CAIXA SURPRESA Objetivo: Estruturar frases reconstruir conceitos. Material: Caixa de papelo com um buraco que d para a criana colocar a mo e tocar no objeto, um objeto qualquer, um leno e o quadro de-giz. Participantes: Todas as crianas da sala. Desenvolvimento: As crianas sentadas em semicrculo tero de adivinhar o que h na caixa , explorando o objeto de olhos vedados. A professora escreve : Paulo disse que tem Mrcia disse que tem Verificao da resposta correta. Quantas crianas no conseguiram adivinhar? Quantas crianas conseguiram adivinhar? Possibilidades:

Percepo ttil. Raciocnio lgico. Orientao espacial. Comparao de quantidades de acertos e de erros. Organizao de grficos e tabelas.

30. PALAVRAS CRUZADAS Objetivo: Reconhecer slabas, formar novas palavras. Material: Envelopes, fichas com slabas, papel chamex. Participantes: todas as crianas Desenvolvimento: Distribuir um envelope para cada criana, contendo diferentes slabas para que elas possam formar palavras, tanto na horizontal quanto na vertical, de modo que uma slaba de uma determinada palavra sirva para formar outra. A professora pode ditar para que as crianas tentem formar palavras. Exemplo: Vamos formar a palavra CAVALO. Agora vamos formar a palavra VACA. Imaginemos que algumas crianas tenham apenas outro CA e/ou apenas outro VA na vertical. Nesse caso, a criana tentar formar a palavra VACA sem decompor a palavra CAVALO. CAVALO A V A

C A Possibilidades:

CAVALO A

Explorao de posio horizontal e vertical. Socializao das produes. Produo de textos com as palavras formadas.

31. CAMINHO DAS LETRAS Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto Material: Papel cenrio, pincel atmico ou recorte de letras, fita adesiva, envelopes com recortes de palavras e/ou gravuras, um dado, relgio ou outro instrumento para marcar o tempo. Participantes: Todas as crianas da turma Desenvolvimento: Crianas sentadas em semicrculo de frente para o papel cenrio que dever Ter um traado de caminho marcado com as letras do alfabeto. A primeira criana receber um envelope com palavras e/ou figuras e um dado. Ela jogar o dado que indicar quantas casas dever andar, pular ou rolar. A forma como percorrer o caminho ser combinada com o grupo. Se ela ficar na letra L , dever procurar no envelope uma palavra que comece com essa letra. Se no conseguir, paga uma prenda e continua o jogo. S e conseguir coloca a palavra em cima da letra e continua jogando o dado. Possibilidades:

Coordenao motora ampla. Contagem. Correspondncia entre nmeros de letra ( cdigo secreto) para formao de ourtras palavras. Solicitao. Noo de distncia. Classificao.

32. BARALHO DE RTULOS Objetivo: Fazer a correspondncia entre a palavra que consta no rtulo e a utilidade do produto. Material: Cartes de cartolina com os rtulos colados, cartes indicando a utilidade de cada produto. Participantes: Todas as crianas da turma.

Desenvolvimento: A professora distribui as fichas de rtulos formando dois grupos. Em seguida pede a uma criana que est com as fichas de utilidade para ler a sua ficha. Imediatamente, a criana que estiver com o rtulo desse produto dever se dirigir para junto da colega, formando um par. Possibilidades:

Leitura de pequenos textos. Leitura de palavras diversas. Leitura extraverbal.

33. ADEDONHA Objetivo: Identificar e escrever as letras do alfabeto, escrever conforme as suas hipteses, as diferentes palavras. Material: Sacola, letras mveis, lpis borracha e cartela de cartolina. Participantes: Todas as crianas da sala, em duplas. Desenvolvimento: Distribuir uma cartela para cada dupla. A cada jogada a professora fala a palavra ADEDONHA bem devagar e retira uma letra da sacola. As duplas devero escrever palavras que iniciem com a letra apresenta sobre o que est sendo pedido na cartela. Possibilidades:

Classificao. Contagem de pontos de cada dupla. Linguagem oral.

34. CDIGO SECRETO Objetivo: Ler por meio de cones Material: Papel colorido, tesoura, cola, papel cenrio, letras recortadas, envelope e papel chamex. Participantes: Todas as crianas da turma. Desenvolvimento: Elabora, junto com as crianas, os smbolos correspondentes s letras para que elas possam formar palavras com tais smbolos. Aps a escrita do cdigo secreto, a criana encaminha a palavra para algum, para que possa ser lida ( de preferncia uma mensagem positiva). A professora escreve as mensagens no quadro. Possibilidades:

Criao de novos cdigos. Relao interpessoal. Histria da escrita.

35. RECONTANDO HISTRIA Objetivo: Reconstruir o texto a partir de palavras significativas. Material: Livro de literatura, revistas e jornais que possam ser recortados, tesoura, cola e papel chamex. Participantes: Todas as crianas da turma. Desenvolvimento: A professora l ou conta uma histria. Aps a leitura, pede as crianas que recortem figuras e/ou palavras que representem a histria ouvida e colem numa folha. Aps a colagem, devero produzir um texto, procurando recontar a histria a partir das palavras e gravuras coladas. Possibilidades:

Oralidade. Raciocnio lgico. Coordenao visomotora. Orientao espacial

36. VIDEOK Objetivo: Realizar leituras de diferentes msicas. Compor novas letras para diferentes msicas. Material: Televiso de caixa de papelo, papel cenrio, pincel atmico e rolo de toalha de papel. Participantes: Todas as crianas da turma. Desenvolvimento: A professora convida as crianas a comporem uma nova letra para uma determinada msica j conhecida. A professora escreve a nova letra em tiras de papel da largura da televiso de caixa de papelo, coloca o texto no rolo e vai passando as frases bem devagar para que a criana possa ler, como se fosse um videok. Possibilidades:

Leitura de diferentes textos. Ritmo. Confeco de um caderno de msica. Linguagem gestual. Direo esquerda e direita.

37. HISTRIA EMBARALHADA Objetivo: Estabelecer relao entre o ttulo de uma com as diferentes histrias conhecidas.

Material: Fichas com ttulo de vrias histrias, revista, tinta, massa de modelar, produto de maquiagem,, roupas etc. Participantes: Todas as crianas da turma. Desenvolvimento: A professora apresenta uma ficha de cada vez para que as crianas possam ler. Aps a leitura das fichas, elas devero procurar o livro que tem o mesmo ttulo. No final faro a escolha de um livro para que possa ser lido e recontado, por meio de trabalhos com massinha, desenho recorte e colagem ou dramatizao.

Possibilidades:

Compreenso de texto. Oralidade.

1. BARALHO DE SLABAS / PALAVRAS Objetivo: Reconhecer diferenas e semelhanas em palavras: fazer relao entre grafema e fonema. Material: Trinta cartas de cartolina para cada grupo. As cartas devero Ter a mesma palavra escrita duas vezes, em duas cores diferentes. Exemplo: BONECA Em azul BONECA Emvermelho

Participantes: Todas as crianas da turma, em duplas. Desenvolvimento: Entregar para cada dupla as cartas do jogo. Embaralhar as cartas. Cada participante de cada grupo recebe seis cartas. O restante fica sobre a mesa. A criana analisa as cartas que tem nas mos. Verifica se formou algum par (mesma palavra). Ao formar os pares, as cartas sero colocadas sobre a mesa separada. Inicia-se o jogo. Uma criana joga uma carta . Se a outra criana estiver com o par , ela o retira e separa. Se no tiver par, compra uma carta no monte. Se for par, retira para si e se no for, joga uma fora e as duas cartas ficam com quem jogou primeiro. Quem pegar as cartas da mesa continua o jogo at formarem todos os pares. Possibilidades:

Contagem. Escrita de palavras. Clculo mental.

1. CONSTRUO DE LBUNS Objetivos: Organizar as palavras em ordem alfabtica. Realizar leitura de diferentes palavras. Produzir diferentes textos. Material: Papel chamex, grampeador, revistas, jornal, tesoura e cola. Participantes: Todas as crianas da sala. Desenvolvimento: Organizao de cada folha do lbum com a escrita de uma letra para cada folha em ordem alfabtica. Recorte e colagem de diferentes palavras com as letras iniciais de cada pgina. Explorao do significado de cada palavra e registro por escrito ao lado. Se a criana ainda no sabe escrever, a escrita pode ser feita pelo professor, junto com a criana. Possibilidades:

Contagem. Orientao espacial. Ordenao. Oralidade.

1. BOLICHE ALFABTICO Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto. Material: Garrafas de refrigerantes vazias, letras recortada, cola, bola de meia, caixas com palavras recortadas. Participantes: Organizao das garrafas (boliches) identificadas com as letras do alfabeto. Discusso das regras do jogo. A criana jogada recebe uma bola de meia e a sua companheira, uma caixa com diferentes palavras. A cada garrafa derrubada pelo jogador, a criana que est de posse da caixa das palavras dever retirar uma palavra cuja letra inicial seja a mesma do boliche derrubado. Agora quem era jogador fica com a caixa e vice-versa. Possibilidades:

Construo de grficos para observao de quantidade. Ateno. Orientao temporal. Noo de distncia e velocidade.

1. PALAVRAS ESCONDIDAS Objetivo: Construir novas palavras utilizando letras de uma palavra d origem. Material: Ficha com uma determinada palavra ( a palavra de origem). Fichas com diferentes letras repetidas vrias vezes.

Participantes: Todas as crianas da turma, em pequenos grupos ou individualmente. Desenvolvimento: Distribuir uma ficha com uma palavra. Formar a palavra com as fichas de letrinhas. Construir novas palavras utilizando as letras da palavra de origem. Exemplo: CANETA ( palavra de origem) Novas palavras :NETA, NAIA,ANA,NEGA etc. Possibilidades:

Nmero de letras e slabas. Reconstruo de conceitos. Anagrama: Distribuir uma ficha de palavra para cada dupla. As crianas constrem sobre a mesa as palavras recebidas com as letras mveis e , logo aps, tentaro construir novas palavras utilizando todas as letras da palavra de origem.

Ex.: Lavar-varal Amrica Iracema Alegria alegria-galeria Cobra-barco.

Criptograma: Palavras lidas da direita para a esquerda formam novas palavras ou continuam a mesma palavra.

Ex.: Aro- ora Rir rir Ora- aro Matam matam Fulga gil Mas- sala Ramos somar Maro- orava Tetamorfose: deslocar apenas uma para formar uma nova palavra Ex.: bem- vem Bela bola muito muita

Vem vez Bola bota Vez fez Bota boca Fez fel Boca beca Fel mel Beca beco Mel- mal Beco belo Mal tal Belo selo CONCLUSO

muita moita

moita- morta

morta porta

porta porto

porto porco

porco pouco

As atividades sugeridas, por si os no garantem a construo do conhecimento pela criana. Elas requerem freiamento do professor numa perspectiva de provocar a curiosidade, interao sujeito conhecimento e interao sujeito sujeito. Dessa forma, o professor permite a troca, o confronto, os desafios, a problematizao e o desequilbrio cognitivo e assim, o avano da criana no processo de apropriao da leitura e da escrita. Alm disso torna-se necessrio que o professor tambm se insira no mundo da escrita de forma ativa, para que possa identificar a zona de desenvolvimento proximal da aprendizagem de cada aluno, podendo com isso intervir de forma mais construtiva. Buscando suporte terico para sua prtica, possvel a mudana conceitual do trabalho do professor no ato de alfabetizar. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Com todas as letras. So Paulo: Cortez 1992. Braslavsky. Berta Escola e alfabetizao numa perspectiva didtica. Traduo Vera Maria Mazaguo So Paulo: Ed. UNESP.1993. Coletnea AMAE Portugus lngua e literatura. Belo Horizonte: Fundao Amae para Educao e Cultura 1995.

FERRERIRO. Emlia. Alfabetizaoem processo. So Paulo: Cortez 1993. FREIRE, Madalena. A paixo de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz Terra 1995. PINTO. Gerusa Rodrigues Lima, Regina Clia Vilaa. O dia-a-dia do professor. Belo Horizonte: Ed. Fapi LTDA. 1999. REVISTA DOIS PONTOS. A sala de aula. Belo Horizonte: grupo Pitagoras. V.4.n.36.jan/ fev.1998. REVISTA DOIS PONTOS. Avaliao educacional : processo para verificar a aprendizagem e construir subjetividade. Belo Horizonte: Grupo Pitagoras. v.4.n.37.mar/ jun.1996. RESISTA PRESENA PEDAGGICA. Interdisciplinaridade. Belo Horizonte: Dimenso, v2.n.9.maio. jun.1996. RIBEIRO. Vera Maguo. Ensinar ou aprender. So Paulo: Papirus. 1993. SMOLKA. Ana Luiza Bustamante. A criana na fase inicial da escrita : a alfabetizao como processo discursivo. So Paulo: Cortez, 1989. VYGOTSKY. L.S. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes. 1987. WINNICOOTT. W.D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago. 1995. ESTRATGIAS DE LEITURA Araciene Soares Rubia Dias Fraga Xibili VACA AMARELA PULOU PELA JANELA QUEM FALAR PRIMEIRO O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA O SAPO NO LAVA O P NO LAVA PORQUE NO QUER ELE MORA NA LAGOA NO LAVA O P PORQUE NO QUER 1. Professora da UFES. 2. Professora pedaggica ES. INTRODUO

Este trabalho foi elaborado no intuito de compartilhar nossas experincias de estratgias de leitura com os educadores que vm procurando reconstituir a sua ao pedaggica cotidiana. Acreditamos que, para que possamos formar leitores competentes, necessrio se torna que ns .educadores, estejamos abertos a nos inserir no mundo da leitura com prazer e cientificidade. Para que possamos intermediar o prazer e a cientificidade em nossa sala de aula, fundamental que estejamos abertos a rever as estratgias de leituras que vivenciamos com nossos alunos. O indivduo se constitui como leitor quando tem oportunidade de interagir com variados gneros de textos que proporcionem a apropriao de diferentes conhecimentos a partir da sua inter relao com a lngua materna de forma significativa, em que estejam presentes os valores de suas vivncias e culturas. O ato de ler est inteiramente ligado ao prazer e descoberta de um , mundo novo, bem como construo de conhecimentos e opinies a respeito do que se leu sobre este mundo. A APROPRIAO DA LEITURA E DA ESCRITA : EM BUSCA DO ELOPERDIDO Ana Maria Louzada INTRODUO Vm sendo cada vez mais freqente as discusses acerca dos problemas de aprendizagem no processo de alfabetizao. Temos acompanhado as propostas poltico pedaggicas de alfabetizao e observamos que h um crescente nmero de alunos semi analfabetos que so promovidos para as sries subseqentes e, ao se depararem na 4 srie ou at mesmo na 5 vem-se perdidos numa teia sem elo que compromete a sua auto estima, a qual podemos denominar de fracasso escolar. Pensando nessas questes, temos como propsito discutir ao longo do presente artigo, as diferentes concepes de alfabetizao no sentido de evidenciar suas implicaes educacionais no decorrer do processo de apropriao da leitura e da escrita, Para tanto, procuremos discutir as diferentes abordagens de ensino (abordagem tradicional, construtivista cognitivista e histrico cultural), no sentido de analisarmos sua influncia no decorrer da histria, no que se refere ao processo de alfabetizao. Dessa forma, para que possamos discutir a abordagem tradicional, primeiro descartemos as bases tericas da posio empirista associacionista e, em segundo lugar, analisaremos a posio inatista maturacionista . Contudo, no decorrer das nossas reflexes, abordaremos mais especificamente as questes referentes proposta construtivista cognitivista de Emlia Ferreiro, fazendo

um paralelo com a perspectiva histrico cultural, para posteriormente, destacar algumas situaes de aprendizagem que propiciam a apropriao da leitura e da escrita pela criana. De acordo com a concepo tradicional de alfabetizao, de cunho empirista associacionista, a criana aprende a ler e a escrever, fazendo associaes entre grafemas (letras) e fonemas (sons), partindo das famlias silbicas mais simples, para as consideradas mais complexas. Por exemplo, ensinam-se primeiro as vogais e os encontros voclicos, como AU,OI, EI,UI,EU,IA,UAU,UAI, e logo em seguida iniciemse os exerccios mecnicos e repetitivos das famlias silbicas consideradas simples, que envolvem apenas uma consoante e uma vogal ( ba, be ,bi., bo, bu; da, de, di, do, du; va, ve, vi ,vo, vu). Acredita-se que dessa forma, a criana poder compreender melhor os mecanismos da leitura e da escrita, para depois, praticamente no final do ano letivo do pr (CA) ou da primeira srie, aprender as slabas consideradas complexas (nha, nhe, nhi , nho, nhu; cra, cre, cri, cro, cru; bla, ble, bli, blo, blu) ou, ento, aquelas slabas cujas letras so consideradas difceis do ponto de vista da sua variedade de sons ( TXI, EXERCCIO, XCARA, CARRO, RODA, BARATA, ENROLAR, SAPO, AUCAR, PASSARINHO, CINEMA, SINO etc.) Essa forma de ensinar no leva em considerao as hipteses que a criana tem de leitura e escrita, pois parte do pressuposto de que a criana uma folha em branco e que os conhecimentos progridem de fora para dentro. Tal perspectiva privilegia os mtodos de ensino, acreditando que por meio de diferentes tcnicas, que a criana reconstitui internamente o que lhe est sendo ensinado. Nesse sentido, os exerccios de prontido comumente realizados no perodo que acontece a alfabetizao, so vistos como uma possibilidade de igualar todos do pressuposto de que primeiro a criana se desenvolve, para depois aprender. Assim no intuito de preparar a criana para ser alfabetizada, so propostos exerccios que envolvem habilidades motoras, auditivas e visomotoras, pois consideram tais atividades pr requisito para o aprendizado da leitura e da escrita. Aps serem preparadas para iniciar o processo de alfabetizao, as crianas so inseridas em situaes de aprendizagem que no levam em considerao as suas hipteses. So apresentados s crianas fragmentos de linguagem escrita, sem sentido e sem significado, que desconsideram a variedade lingistica utilizada pelas crianas e sua funo social. Nessa perspectiva, a sala de aula organizada de forma que criana resolva suas tarefas individualmente e em absoluto silncio, pis a conversa gera indisciplina. Alm da incumbncia em preparar a criana para a alfabetizao com exerccios preparatrios, tambm se desenvolvem atividades que estimulam a criana ao bom comportamento e a atitudes ideologicamente aceitas pela escola, com vistas preservao da sociedade, nos moldes dos valores e normas da classe dominante, isto indivduos ajustados, servis, adaptados de forma passiva e obediente s regras do meio em que esto inseridos. No entanto, sabemos que essa forma de inserir a criana no processo de alfabetizao tem contribudo para o distanciamento delas do objeto escrito, gerando auto-estima negativa, que por sua vez, acaba comprometendo o seu processo de aprendizagem.

Ainda de acordo com a perspectiva tradicional, vale ressaltar as propostas de cunho inatista maturacionista, que se baseiam na crena de que desde o nascimento, a criana demostra formas de conhecimentos inatas. Por isso enfatizam a importncia dos fatores maturacionais e hereditrios como os grandes responsveis pelo desenvolvimento da criana, evidenciando, em seus argumentos, que medida que ocorre a maturao orgnica, essa forma { de conhecimentos} se manifestam independentemente dos intercmbios sociais e educativos ( Seber, 1995. P 103). Nesse sentido, quanto menor for as interferncia do adulto no desenrolar do crescimento da criana, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita, mais propcios sero as condies para que as formas inatas de conhecimento se manifestem (Seber, 1995, p. 103). Isso porque o processo de ensino aprendizagem s pode se iniciar quando a criana estiver pronta, madura. A prtica escolar no desafia, no instrumentaliza o desenvolvimento de cada indivduo, pois se restringe quilo que ela j conquistou (Rego, 1995, p.87). Da a idia de que existe uma idade ideal para a alfabetizao ainda tem sido os sete anos. Os postulados inatistas servem para justificar as prticas pedaggicas espontanestas e, devido ao fato de atribuir criana a responsabilidade pelo seu fracasso ou sucesso no processo de alfabetizao, subestimam a capacidade intelectual das crianas oriundas das classes populares. Assim, com o discurso do respeito s diferenas individuais, aos desejos e aos interesses das crianas, o processo de alfabetizao acontece de forma desigual, acreditando ser de forma natural. De acordo com a perspectiva inatista maturacionista , a funo da escola propiciar criana um ambiente adequado atividade espontnea, no sentido de suscitar na criana a descoberta do seu eu interior. Nessa viso o desenvolvimento pr requisito para o aprendizado e o desenvolvimento mental visto de modo retrospectivo ( Rego. 1995, p.86). Contrapondo as idias que esto subjacentes na proposta tradicional de alfabetizao a concepo construtivista cognitivista, tambm , considerada interacionista , evidencia em seus pressupostos que as crianas aprendem a ler e a escrever por um processo de assimilao e acomodao das informaes advindas do meio , diferenciando-se da perspectiva empirista pelo fato de considerar que a criana constri uma srie de esquemas conceituais que no podem ser atribuda apenas a influncias do meio. So idias prprias que ela testa e se refletem no nvel das operaes mentais ( Matui.1995,p. 207 ) Dessa forma, para a perspectiva construtivista- cognitivista, a criana aprende devido ao fato de as informaes advindas do meio fsico interagirem com os seus processos internos de maturao. Esses processos so vivenciados por todas as crianas, independentemente de raa, sexo e/ou nvel socioeconmico . Com base, nos pressupostos tericos construtivista cognitivistas. Emlia Ferreiro nos fala que a criana percorre diferentes fases at se apropriar da escrita convencional. As crianas adquirem o conhecimento da linguagem escrita porque, em interao com este objetivo, aplicam a ele esquemas sucessivamente mais complexos, decorrentes do seu desenvolvimento cognitivo ( Azenha. 1993.p.37).

Por valorizar o processo e por considerar a criana o centro desse processo educativo, a abordagem construtivista cognitivista enfatiza a ao da criana sobre o objetivo de conhecimento. medida que a criana escreve do seu jeito especial, percorrendo as diferentes fases do desenvolvimento infantil de forma linear e consecutiva, cada vez mais se aproxima da escrita convencional. Sendo assim, a criana precisa atuar como sujeito construtor da sua alfabetizao, enfim, pelo contato dirio e da sua ao sobre a escrita e pela oportunidade de vivenciar deferentes atos de leitura , a criana aprende a ler e a escrever. Isso quer dizer que se a criana tiver oportunidade de vivenciar as diferentes fases da escrita e se as atividades propostas estiverem de acordo com a fase que ela se encontra, ela construir a sua escrita de forma significativa. Isso significa na abordagem construtivista cognitivista, que o adulto no pode controlar o processo de aprendizado, isto no pode decidir quando hora de comear a aprender. Todas as crianas tm capacidade para aprender a ler e a escrever, cada uma no seu nvel e no seu tempo. Com base em tais argumentos, muitos educadores tm conduzido prticas espontaneistas acreditando que o processo de alfabetizao ocorre de forma natural, causando srios problemas de aprendizagem. No entanto, procurando repensar essas questes. Ferreiro (1995) argumenta que conhecer a psicognese da alfabetizao no implica, portanto permanecer esttico espera do aparecimento do prximo nvel (p.34). O professor precisa atuar em determinados momentos, como fornecedor de informaes de maneira direta e em outros indiretamente. O professor em certas situaes desafiar o aluno a rever suas hipteses e em outras deixar que a criana por si s encontre as suas solues. Nesse sentido, dadas as exigncias particulares vivenciadas por elas { as crianas } em determinados momentos de sua evoluo (p.34), a principal meta do professor nessa perspectiva procurar entender como a criana pensa. Segundo Ferreiro (1995). A escrita no pode ser apresentada a criana como um objeto de contemplao. Isso implicaria subestimar a capacidade da criana ao construir a sua alfabetizao, como tambm construiria para a perpetuao da idia de que a escrita objeto de outrem. Porm, permanece nessa concepo o conceito d que a criana primeiro se desenvolve para depois aprender. Com base nesta questo nos perguntamos: seria essa forma de conceber o processo de desenvolvimento e aprendizagem um dos responsveis pelo fracasso escolar ? Procuremos analisar essa mudana com base na abordagem histrico cultural. De acordo coma referida abordagem, a escrita um conhecimento cientfico criado e construdo ao longo da histria do homem. Para Vygotsky (1991). Representante da perspectiva histrico cultural , a construo da escrita ocorre inicialmente no plano interpsicolgico, na interao da criana com seus pares e com pessoas mais experientes e aps no plano intrapsicolgico, dentro do indivduo. E nesse sentido que a linguagem se torna fundamental no processo de construo do conhecimento, pois pela interao verbal , a

criana se apropria dos conhecimentos j construdos, como tambm constri novos conhecimentos . A constituio das funes complexas do pensamento veiculada principalmente pelas trocas sociais e nesta interao o fator de maior peso a linguagem ou seja, a comunicao entre os homens (Palangana. 1994. P.89 90). Isso significa que de fundamental importncia a criana estar em contato com objetos escritos, presenciando diferentes atos de leitura e de produo de textos, mas crucial tambm que o professor ajude as crianas a reconstiturem as suas hipteses. O pensamento e o prprio comportamento da criana so orientados pela interaes que ela estabelece com pessoas mais experientes. Sendo assim, a maturao por si s no suficiente para explicar os mecanismos de apropriao do conhecimento. A maturao biolgica um fator secundrio no desenvolvimento das formas complexas do comportamento humano, pois essas dependem da interao e sua cultura (Rego. 1995. P.57).

Baixe este texto completo:


No dizer de Smolka (1993), o ncleo conceitual da perspectiva scio histrica est delineado pelos construtos de mediao e internalizao, pois o desenvolvimento do psiquismo humano, as funes intelectuais do homem sempre mediato pelo outro. Nessa mesma perspectiva. Nogueira nos fala que O desenvolvimento e a interiorizaro dos processos mentais superiores implicam uma forma de meditao que profundamente influenciada pelo contexto scio cultural {} a meditao social das atividades da criana permite a construo partilhada de instrumentos e de processos de significao que iro por sua vez meditar as operaes abstratas do pensamento (1993.p.16). _____________________________________________________________________ ___ a criana precisa vivenciar situaes de leitura que tenham utilidade no seu cotidiano, por exemplo: quando a escola sentir necessidade de comunicar algo a famlia quer seja sobre uma aula passeio, sobre o recesso escolar ou sobre a reunio mensal, que o bilhete seja escrito juntamente com as crianas. Com isso, a internalizao implica a transformao de fenmenos sociais em fenmenos psicolgicos. Esses fenmenos so meditados pela linguagem que por sua vez constitui-se na instncia de internalizao por excelncia. E pela linguagem oral que se d a internalizao de aspectos da aprendizagem da escrita (Lacerda, 1993, p.68). Assim, construir conhecimento requer uma ao partilhada. Para tanto, ao iniciarmos um trabalho de alfabetizao, precisamos investigar at onde a criana j chegou o que ela sabe resolver sozinha , mas consegue resolver com a

ajuda do outro, que situao de aprendizagem convm propor, logo, fundamental que o professor esteja atento para intervir na zona de desenvolvimento proximal. Vygotsky (1991) definiu a zona de desenvolvimento proximal como sendo a distncia entre o nvel de desenvolvimento real e o nvel de desenvolvimento potencial. A distancia entre o que a criana consegue realizar sozinha e o que ainda realiza com a ajuda do outro. A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funes que ainda no amadureceram, mas que esto em processo de maturao, funes que amadurecero, mas que esto presentemente em estado embrionrio ( Vygotsky, 1991.p 97.). Assim sendo, o professor tem o papel de explcito de intervir na zona de desenvolvimento proximal, no sentido de possibilitar criana avanos cognitivos, que no ocorreriam espontaneamente ou se acontecessem, seria de forma mais lenta. Esse o ponto- chave da perspectiva scio histrica, pois a interferncia de outras pessoas no processo de apropriao do conhecimento pela criana afeta significamente o resultado da ao individual. O desenvolvimento individual se d num ambiente social determinado e a relao com o outro, nas diversas esferas e nveis da atividade humana, e essencial para o processo de construo do ser psicolgico individual ( Oliveira. 1995, p. 60). E ainda o pensamento conceitual uma conquista que depende no somente do esforo individual mas principalmente do contexto em que o indivduo se insere, que define alis seu ponto de chegada. (Rego. 1995. P.79). Cumpre a ressaltar que o conceito de zona de desenvolvimento proximal contribui para uma reavaliao do papel da imitao no processo de construo do conhecimento. De acordo com a perspectiva construtivista cognitivista, a criana s constri conhecimentos, quando tem oportunidade de resolver as tarefas de forma independente. A imitao vista como um procedimento mecnico, que no leva em conta a capacidade intelectual da criana. Mas , para a perspectiva histrico cultural, quando a criana consegue resolver uma atividade com a ajuda de outro, a sua capacidade de desempenho pode aumentar. Nesse sentido, a imitao pode contribuir para que a criana reformule as suas hipteses a respeito das coisas que a cercam, criando, assim a zona de desenvolvimento proximal. Nessa perspectiva, a imitao no copia de um modelo, mas reconstruo individual daquilo que a criana est produzindo ou construindo. A atividade imitativa no vista como um processo mecnico, mas sim como uma oportunidade de a criana realizar aes que esto alm de suas prprias capacidades, o que contribui para o seu desenvolvimento ( Oliveira, 1995. P.63). Contudo, a imitao s contribuir para o desenvolvimento da criana quando estiver permeando a zona de desenvolvimento proximal. No adianta proporcionar criana situaes de aprendizagem, cujos processos ainda no estejam iniciados. Isso implicar uma ao inteiramente mecnica e sem sentido. No que se refere leitura e a escrita, poderamos dizer que o fato de a criana conviver com diferentes escritos e diversos atos de leitura no significa que ela possa construir sozinha a sua alfabetizao. As crianas no so naturalmente convidadas a

interpretar os signos escritos. O processo de apropriao do conhecimento no se efetiva de forma natural e individual, como num passe de mgica. fundamental que algum faa intervenes, ou seja, importante que a criana seja estimulada a pensar sobre as diferentes modalidades de escrita. Dessa forma, ao considerarmos a zona de desenvolvimento proximal, as situaes de aprendizagem em sala de aula podero variar de criana para criana, como tambm uma determinada atividade, desenvolvida de forma coletiva, poder interferir no processo de apropriao do conhecimento das diversas crianas, impulsionando-as a reverem as suas hipteses. Isso significa que a criana se desenvolve porque aprende e medida que aprende sente necessidade de se apropriar de novos conhecimentos, podendo assim se desenvolver. A ttulo de exemplo, poderamos citar o ditado coletivo. Quando propomos s crianas que ditem umas para as outras a palavra que desejar e que expliquem para os colegas como se escreve a palavra por ela ditada, provavelmente as demais crianas, assim como ela mesma, reformularo as hipteses que tm a respeito da escrita de tal palavra. Poderamos dizer tambm que se uma criana escreve atribuindo uma letra para cada slaba, sem fazer relao entre grafema e fonema , o professor deve propor atividades que lhe possibilitem pensar sobre as letras que existem no nosso alfabeto, bem como sobre os diferentes sons que produzimos ao pronunciarmos as diversas letras e slabas. Por outro lado se a criana estivar produzindo um texto, por meio da rabiscao, ou se ainda no tiver entendido que da mesma forma que desenhamos coisas, podemos desenhar a nossa palavra, propor atividades que envolvam os sons das letras poderia ser catastrfico. Isso porque o professor no estaria intervindo na zona de desenvolvimento proximal, pois as hipteses da criana a respeito da escrita ainda no lhes permitem entender todos os mecanismos que envolvem uma anlise da escritura da palavra. Vale dizer tambm que se propusermos apenas atividades que envolvam desafios que condizem com o seu nvel de desenvolvimento real, estaremos privando a criana de avanar no processo de alfabetizao, como vem acontecendo com as prticas pedaggicas de cunho construtivista-cognitivista. Os pressupostos tericos da perspectiva histrico-cultural contriburem para suscitar a necessidade de revermos as propostas de alfabetizao. Precisamos superar a idia d alfabetizao natural que provoca no professor prticas pedaggicas passivas, isto espantaneistas, em que o professor apenas observa as crianas, criando uma situao de eterno faz-de-conta. A criana faz de conta que aprende e o professor faz de conta de ensina. O que fazer para sair desse faz-de-conta- que vem gerando srios problemas de aprendizagem? Sair desse faz-de-conta encontrar o elo perdido, o que significa assumir o nosso papel de educador que o de ensinar e provocar na criana o desejo de aprender, propondo situaes de aprendizagens significativas, sem nos esquecer de

considerar a zona de desenvolvimento proximal da criana? Porque ao se deparar com situaes muito complexas, a criana pode desistir de resolv-las e se sentir incompetente, bem diante de atividades que j sabe resolver sozinha, sem a ajuda do outro, a criana tambm pode se desestimular, pois o fato de saber resolv-las no lhe agua a curiosidade e nem lhe causa desafios. Sendo assim, as propostas de atividades de leitura e de escrita para a criana precisam ser organizadas de forma que provoquem o desejo da descoberta e, acima de tudo o aprendizado, pois ao aprender, a criana se desenvolve e obviamente se sente mais feliz. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZENHA. Maria da Graa. Construtivismo: de Piaget a Emlia Ferreiro. So Paulo: tica. 1993.112. FERREIRO. Emlia. Desenvolvimento da alfabetizao: psicognese. In: GOODMAN. Yeta M. Como as crianas constrem a leitura e a escrita: perspectivas piagetianas Porto Alegre: Artes Mdicas. 1995.p.22-35. LACERDA. Cristina B.F. de preciso falar bem para escrever bem? In: SMOLKA. Ana Luiza B. GOES. MARIA CECILIA R. de A linguagem e o outro no espao escolar. Campinas: Papirus. 1993. P.65-100. MATUI. Jiron. Construtivismo: teoria construtivista scio-histrica aplicada ao ensino. So Paulo: Editora Moderna. 1995. 247p. NOGUEIRA. Ana Lcia Horta. Eu leio ele l, ns lemos : processo de negociao na construo da leitura. In: SMOLKA. Ana Luiza B. GOES. Maria Ceclia R. de . A linguagem e o outro no espao escolar. Campinas: Papirus. 1993. P15-34. OLIVEIRA. Marta Kohl de Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. So Paulo: Scipione. 1995. 111p. PALANGANA. Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: So Paulo: Plexus. 1994. 160p. REGO. Tereza Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histrico-cultural da educao. Petrpolis: Vozes. 1995. 138p. SEBER. Maria da glria. Psicologia do pr-escolar : Uma viso construtivista. So Paulo: Moderna 1995-272p. SMOLKA. Ana Luiza B. Adinmica discursiva no ato de escrever: relaes oralidadeescritura. In: AMOLKA, Ana Luiza B. GOES, Maria Ceclia R. de A linguagem e o outro no espao escolar. Campinas: Papirus. 1993.p. 35-64.

VYGOTSKY. L.S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes. 1991. 168p. Pensamentos e linguagem. So Paulo: Martins Fontes. 1994. 135p. A PRTICA PEDAGGICA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ALUNOS QUE APRESENTAM

Lilian Elias de Oliveira Como educadora, ainda no tive a oportunidade de trabalhar em uma turma com o nmero de alunos reduzido, visto que as classes de Bloco nico (1 e 2 srie) sempre tiveram mais de trinta alunos. Minha expectativa, no inicio de cada ano letivo, era Imensa pois saiba que receberia crianas com diversas histrias e experincias e juntos iramos descobrir o prazer de ler e escrever, pensar e criar. Sempre trabalhei procurando desenvolver atividades prazerosas e integradoras, em ambientes decorados com recursos pedaggicos, tais como, alfabetos diversos, cartazes com figura nome, fichas com os nomes dos alunos e dos objetos da sala, cartazes com nmeros e suas representaes, tudo isso para garantir o desenvolvimento de todos, respeitando o ritmo e o de aprendizagem de cada criana. No desenvolvimento de minhas atividades, preocupei-me com as diferentes formas de aprender dos alunos. Constantemente pesquisava sobre tais questes, analisando, pensando e modificando a minha prtica pedaggica. O meu compromisso sempre foi estar atenta a toda e qualquer reao dos alunos, pois assim seria mais fcil fazer a interveno pedaggica. O que no poderia era eu perder essa sensibilidade e acabar reforando a imagem negativa que muitos apresentam, colocando-os em situaes constrangedoras , pois sabemos que at mesmo a maneira como olhamos para o aluno pode contribuir para a construo de uma auto-estima negativa e assim estaremos contribuindo para a excluso. As salas de aula geralmente so organizadas em grupos, crculos em dupla ou fileiras, dependendo das atividades a serem executadas. No meu caso, os trabalhos em grupos tinham vrias formaes. Algumas vezes eu dirigia a diviso dos grupos e , em outras, os prprios alunos que se organizavam. A inteno era diversificar os grupos, tendo em vista as diferentes fases, em que as crianas apresentavam. muito importante para o aluno que ele adquira confiana no professor e isso eu sempre fiz questo de conquistar. Em vrias ocasies, pude observar que, para superar as dificuldades, os alunos precisavam perceber um significado prtico dos contedos estudados a fim de apliclos no dia-a-dia. Para isso as atividades deveriam ser desafiadoras, proporcionando-lhes oportunidades de pensar, agir estabelecendo uma relao entre esses contedos e seus conhecimentos j construdos. Com isso os alunos apresentavam timos resultados e conquistavam o sucesso. Quando percebia que alguma criana no aprendia ou no demostrava interesse para as atividades escolares, procurava contactar a famlia para descobrir qual era o

fator que poder estar interferindo no processo de ensino-aprendizagem e sobretudo , conhecer a realidade desse aluno para proporcionar-lhe situaes de aprendizagem significativas em sua vida e que pudessem faz-lo aprender. Como se sabe, vrios fatores se refletem no processo de ensino e aprendizagem, tais como: os aspectos socioeconomicos, a histria de vida de cada indivduo, fatores ambientais ou mesmo questes orgnicas . Diversos tipos de problemas foram detectados em quase todas as turmas em que atuei, dentre os quais podem ser citados: CRIANAS APTICAS: Geralmente essas crianas tm bloqueios emocionais causados por traumas familiares ou mesmos escolares. As atividades desenvolvidas com elas visavam e elevar a auto-estima e o interesse pelo seu prprio sucesso . Sempre que possvel, eu as colocava para participar de tarefas extraclasse . O desenvolvimento de atividades pedaggicas era sempre por meio de jogos (bingo de letras domnio educativo e outros), competies e muita pesquisa nos materiais expostos. Ao andar pela sala, as crianas observavam tudo e ,aos poucos, saram de sua apatia e iam se integrando. CRIANAS DME (Deficiente Mental Educvel): Essas crianas muitas vezes com idades avanadas, vinham de famlias totalmente despreparadas para lidar com tal problema e o que os pais mais cobram era rendimento igual ao dos outros filhos ao dos colegas de sala. As atividade que eu desenvolvia com elas eram tambm jogos de memria educativo, quebra-cabea. Todos esse jogos envolvidos o alfabeto estimulam a leitura e a produo de texto oralmente. CRIANAS TMIDAS : Essas crianas no conseguiam pronunciar em voz alta nenhum tipo de leitura. Ficavam to nervosas que tremiam, choravam e muitas vezes faziam necessidades fisiolgicas na sala de aula. Para vencer esse obstculo, comear dentre as muitas atividades, a promover produo de textos por meio de um jogo denominado pelos prprios alunos de trilha ilustrada. Esse jogo contm um dado e uma trilha com figuras de cenas figuras de objeto individuais ou com figuras de animais relacionados com o dia-a-dia dos alunos. O participante joga o dado e ainda na trilha correspondente a quantidade de pontos obtidos . Localizando assim a figura sobre a qual ira produzir um texto . As crianas tmidas trabalhavam com a trilha de objetos oralmente,, perto de mim. Elas liam to baixinho que mal dava para entender , buscando romper a barreira da timidez eu respeitava a histria para todos os colegas. Fazendo elogios, e depois transcreviaem cartazes. Foiassim que ,aos poucos, esses alunos foram superando a timidez e se percebendo to capazes quanto os outros colegas. CRIANAS AGRESSIVAS: Geralmente esse grupo era formado por crianas repetentes, com uma viso autodenominavam incapazes . No tinham concentrao para realizar as tarefas andavam pela sala prejudicando os colegas, rasgavam as atividades que falavam que no adiantava passarmos deveres porque eles no sabiam fazer e que no queriam aprender. Diante dessas atitudes, eu sempre procurava amenizar a situao tentando mostrar que todos erramos, mas que para acertarmos, temos que tentar fazer. Um trabalho que deu bom resultado com esse grupo foi quando procurei realizar atividades mais sossegadas. Vrias vezes coloquei msica bem lentas, suaves, para relaxamento e procurei trabalhar explicitando um pouco mais os meus objetivos para os alunos. Dessa forma eles tinham um motivo para realizar as atividades.

Penso que a sala o melhor para vencermos nossos desafios, pois nela que se concretiza o nosso trabalho, nela que percebemos os frutos desse trabalho e nela que conquistamos o sucesso, a alegria da descoberta de que somos diferentes, porque somos singulares e que ao mesmo tempo somos iguais porque nos inserimos na categoria de indivduos humanos. ALGUMAS SUGESTES 1.PRODUO DE TEXTO ILUSTRADO Objetivo: Desenvolver a criatividade trabalhando a Interdisciplinaridade. Desenvolvimento: O professor narra a histria frase por frase e o aluno vai desenhando cada cena. Exemplo:

Era uma vez uma casa Nessa casa moravam quatro pessoas Em volta da casa, havia animais e plantas Bem perto havia uma escola Naquele dia, o sol estava escondido por nuvens escuras Etc.

Continuar a histria , enriquecendo-a com outras sugestes. Solicitar que os alunos produziram um texto oral ou escrito. Com os textos apresentados pelos alunos, o professor pode trabalhar contedos de Cincias, Matemtica e Histria. 1. BINGO DE LETRAS Objetivo: Identificar as letras do alfabeto. Desenvolvimento: Fazer vrios cartes com nomes diversos, deixando sempre um espao para o aluno fazer o desenho correspondente. Confeccionar uma sacola contendo todo o alfabeto. Cada aluno poder Ter sua sacola com trs a quatro conjuntos de letras. O professor vai sorteando as letras e os alunos vo colocando as suas fichas nos lugares necessrios. Para os alunos com dificuldades de aprendizagem, o professor dever apresentar uma cartela com a letra. Exemplo: O L C M P S A A A E S R C I O A H A X

N O E

J R

A R

1. CARTELA ALFABTICA Com essa cartela os alunos podero:

Recortar e colar as slabas: A __LA E __TO I __CO O __LO A U __ZIN

__DO

__DO

__NO

__CE A

__CH

Escrever palavras iniciadas com cada letra, observando como so formadas as primeiras slabas. A BALA CASA DADO FACA GATO E I O U

B C D F G J L M N P

Escrever nomes de pessoas, frutas e outros. ANIMAL B P T D PESSOA FLOR CARRO BRINQUEDO

1. MSICAS. A msica possibilita ao professor desenvolver diversas atividades nas quais os alunos podem manifestar muitas habilidades que em outros momentos no seria possvel.

Com a msica, pode-se trabalhar com dramatizao, danas montagem de murais , desenhos ilustrativos para a letra da msica, interpretao de texto, parodias, rimas, pesquisa sobre o autor e outras sugestes que surgirem no transcorrer da aula. Quanto a ttulos de msica, recomendvel usar temas infantis, porm que dem subsdios para um trabalho de quantidade e aproveitamento no dia-a-dia do aluno. 1. RIMAS Objetivo: Desenvolver a linguagem oral, o raciocnio e a escrita. Desenvolvimento: O professor fala uma palavra, por exemplo: GATO. Ento os alunos devero pesquisar, nos recursos pedaggicos da sala, palavras que fazem rimas e copi-las. O professor dever tambm apresentar uma ficha com a palavra gato e sugerir aos alunos com dificuldades que procurem palavras que terminem com as mesmas slabas. 1. PALAVRAS CRUZADAS: Objetivo: Identificar as slabas ou letras para a formao de palavras. BO NE LO PETECA BOLO BONECA

1. CAA PALAVRAS. Poder ser elaborado de acordo com o tema as aula, sugestes: Nomes dos alunos, de animais, de frutas de objetos de uso escolar, cores e muitos outros que surgiro no transcorrer da aula. M A C M M F R A M P A T M A E B U I N D I R L A R O M A M O

1. CARTELA DE LETRAS Com a cartela abaixo, podemos solicitar aos alunos vrias atividades:

Recortar e colar palavras iniciais com a letra; Recortar e colar figuras iniciais com cada letra; Recortar cada letra maiscula; Escrever nomes de animais, frutas, flores, pessoas etc. B N C O D P E Q F R G S H T I U J V K X L W

A M

Y 1. PRODUO DE TEXTO Objetivo: Estimular a criatividade e a produo de texto. Desenvolvimento: A atividade tem inicio quando um aluno joga o dado e ainda na trilha, a partir da seta, obedecendo quantidade de pontos sorteadas]. Essa atividade dever Ter algumas cartelas com cenas e outras cartelas com figuras, pois, assim todas as crianas participaro da aula cada uma trabalhando de acordo com suas limitaes. 10. BINGO DE PALAVRAS Com esta cartela o aluno poder:

Formar o nome dos desenhos com fichas contendo as letras: Recortar e colar cada letra para formar a palavra: Escrever os nomes dos desenhos: Escolher uma das figuras para formar frases.

O professor poder realizar um bingo sorteando as letras e o aluno marcando com pedrinhas, feijo ou milho. BINGO

BRINCADEIRA COM CDIGO Para cada letra, coloca-se um cdigo. criana dever decifr-lo e escrever a palavra formada no espao correspondente. A B C D E

You might also like