You are on page 1of 39

Direito Processual Civil II

Reg.2201/2015 1 OBJECTO 1.1 Valores processuais do objecto Admissibilidade do objecto

Desvalor de inexistncia do objecto: falta o pedido ou a causa de pedir; Al b) art. 494 excepo dilatria. Petio inapta, a nulidade do pedido resulta em excepo dilatria. Valor de procedncia, aquilo que o tribunal vai julgar procedente ou improcedente. 1.2 Pedido: Pretenso material: afirmao de direito subjectivo. objecto mediato do pedido Pretenso processual: carcter volitivo prprio dos pedidos (ex. Peo que condene) Se falhar alguma destas pretenses, a petio inicial ou requerimento inepto, a nulidade tratada como excepo dilatria, absolvio do ru na instncia. Pedido de declarao e condenao so dois pedidos distintos, mas se o tribunal no condenou logo, o pedido de apreciao subsequente no vivel. H uma relao de consumpo ( tipo o primeiro pedido abranger o segundo e consumi lo). Pressupostos processuais: Respeitantes ao pedido: Intelegibilidade (compreenso) Idoneidade (tutela do bem judicialmente tutelvel) Determinado (471 os pedidos genricos so excepo) O pedido pode ser genrico (artigo 471., n.1, alnea b), CPC)

1.3 A causa de pedir: Conjunto de factos alegados pelo autor, delimita aquilo que o tribunal pode conhecer. Existem ainda factos complementares, so instrumentais e a sua falta no resulta em falta de causa de pedir. Art. 498/4 Art. 493/3 excepes peremptrias ou fundamento da excepo. A causa de pedir so os factos subsumiveis a regra juridica.

A autonomia da causa de pedir, no h alterao da causa de pedir quando seja relativa aos mesmos factos.

1.4 Diferena entre concurso de regras e concurso de pedidos: No concurso de regras o mesmo subsumivel a vrias regras juridicas. Ex. acidentes de comboio, vrias responsabilidades, contratual e aquiliana. O mesmo facto desencadeia vrias regras juridicas. Factos

efeito No concurso de pedidos h diferentes causas de pedir, todos os pedidos referem se aos mesmos efeitos juridicos. 1316 CC vrios titulos de aquisio. Factos Factos

efeito Se os factos que esto na base so diferentes os pedidos so diferentes! Se as causas de pedir so diferentes os pedidos so diferentes. Bastos responde contestao, e diz que, alm dos 10.000 euros pela colheita destruda, quer ainda a reparao das suas vedaes. Pode faz-lo? Estamos perante uma alterao do objecto, sendo formulado mais um pedido com base nos mesmos factos. discutvel a possibilidade de aplicao do artigo 273. em processo sumrio, forma processual em que no h exactamente uma rplica, sendo maioritria a posio que o admite. admissvel considerar que este pedido uma ampliao ou desenvolvimento do pedido primitivo, pois seria uma forma parcial de reconstituio natural da situao que existiria antes. Neste caso no h a limitao da rplica.

1.5 A teoria da individualizao aperfeioada Para MTS no estamos no mbito da teoria da individualizao (A deve-me x), apenas temos de invocar os factos que sejam necessrios para a individualizaco do pedido, se o juz olhar para o pedido e conseguir o individualizar isso o suficiente. Na teoria da substnciao necessrio o autor alegar tudo aquilo que necessita para ganhar o processo tudo integra a causa de pedir.

Na teoria da individualizao aperfeioada no tem de alegar os factos complementares. Os factos qualificam-se consoante a teoria empregada. Na teoria de MTS 264/1 integram a causa de pedir e 264/3 no integram a causa de pedir. S so factos essenciais aqueles que nos permitem individualizar o pedido para a aco proceder (o autor ganhar) Como saber quais os factos que individualizam o pedido, ou seja, que distinguem aquele pedido de outros que possam existir indicar qual o fundamento para MTS se o mesmo efeito jurdico for pedido noutra aco tem de ser especificado o conhecimento de base para se distinguir este doutro que tenha o mesmo fundamento jurdico.

1.6 Pedido de defesa Excepo peremptria, excepo de direito material 493/3 e 487/2 CPC obstam produo de efeitos e resultam na absolvio. Derivam de normas substantivas que definem efeitos contrrios queles que decorrem das normas que fundamentam os efeitos solicitados pelo autor aquelas excepes baseiam-se em contra-normas e produzem contra-efeitos. Podem decorrer tanto de um direito (contra-direito oponvel) como de uma situao jurdica. Invocar excepo: invoca factos que obstam produo dos efeitos invocados, ex. celebrei contrato mas j cumpri. diferente de impugnao ex. celebrei o contrato mas invoco que no celebrei. 487/2 defesas por impugnao e excepo. Brocardio reus excipiendi fit actor subordinado ao princpio da disponibilidade das partes. Se os factos susceptiveis de constituir uma excepo peremptria constam do articulado apresentado pelo autor, o tribunal no pode extrair deles qualquer consequncia se o ru no requerer, com bas nesses mesmo factos a absolvio do pedido. Salvaguarda-se a possibilidade do conhecimento oficioso da excepo. A excepo pode consistir tanto na invocao de fatos dos quais o ru extrai no prprio processo um efeito modificativo, extintivo ou impeditivo do objecto apresentado pelo autor, como na alegao de um efeito impeditivo, modificativo ou extintivo que j se produziu na pendncia do processo. A defesa por excepo peremptria incompatvel com a defesa por impugnao, quando cumuladas como formas de defesa do ru tm de ser subsidirias uma da outra. A excepo peremptria no implica qualquer deduo ao valor da aco.

1.6.1 Modalidades 1.6.1.1 Excepes impeditivas

Obstam ao preenchimento de uma previso legal. Ex. Erro na declarao, dolo, coao moral, incapacidade acidental. 1.6.1.2 Excepes extintivas As que destrem as consequncias jurdicas decorrentes do preenchimento de determinada previso legal. Ex. Caducidade e causas de extino das obrigaes. A amplitude da eficcia extintiva pode variar significativamente. 1.6.1.3 Excepes modificativas Determinam uma modificao do objecto invocado pelo autor. Ex. Exceptio non adimpleti contractus,a condio suspensiva, o direito de reteno. A prescrio agora tambm e por enquanto numa categoria de excepo modificativa extintiva. Arguindo uma excepo modificativa o ru absolvido quanto ao pedido originrio e condenado, condicionalmente, em relao a um outro objecto. Determinam de forma implicita a improcedncia do pedido formulado pelo autor, mas no condzem ao proferimento de uma deciso de improcedncia. A circunstncia de a excepo modificativa conduzir improcedncia do pedido, mas no improcedncia da aco, mostra que o art. 673 no se refere hiptese em que o ru invoca uma dessas excepes, porque este preceito pressupe o proferimento de uma deciso de improcedncia da aco. 1.6.2 Efeitos processuais O art. 96/1 estabelece a extenso da competncia do tribunal da aco para apreciar quaquer excepo invocada peo ru. A alegao de uma excepo peremptria permite que o autor conteste a matria da excepo num articulado prprio a rplica ou resposta contestao. A falta de contestao produz a admisso por acordo dos respectivos factos. Art. 505. Nada impede a invocao de uma contra-excepo excepo invocada pelo ru e assim sucessivamente. Discusso acerca da prescrio ser uma excepo modificativa ou extintiva! Ver: A especialidade no mbito do processo civil Europeu Excepo de dispendencia Aco de nulidade e de cumprimento do contrato, no direito Europeu o objecto idntico. Direito interno portugus: algumas formas do pedido, pode ser determinado ou genrico.

1.7 Pedido genrico indeterminado quanto sua quantificao, 471 n.1 CPC, ex. reivindicao de herana. Quando for necessrio prestao de contas pode haver pedido genrico.

1.8 Pedidos de prestao vincenda: 472 n2 pedido de condenao de prestaes futuras. 472 n.1 nas prestaes jurdicas se o devedor deixar de pagar o pedido pode abranger todas as prestaes j vencidas. 1.9 Pedido parcial: No esgota a totalidade daquilo que podia ser pedido. Pedido parcial aberto, sabe se o que est em causa. Por sua ve no pedido parcial oculto pode suscitar um caso de litigncia de m f, uso reprovvel dos meios processuais. 1.10 A cumulao de pedidos: Quando o autor formula vrios pedidos e pretende a procedncia e satisfao de todos eles. O valor da causa a soma de todos eles. Nos casos de cumulao aparente a utilidade econmica , por exemplo, a entrega da coisa. 470 quais os pressupostos exigiveis. 193 n2 compatibilidade substantiva e compatibilidade processual, art. 31n1 e 3. Competencia absoluta do tribunal e adequao da forma do processo. A incompatibilidade substantiva condu ineptido da petio inicial e portanto a nulidade de todo o processo. A incompatibilidade processual resulta na incompetncia absoluta do tribunal ou excepo dilatria inominada. 1.10.1 Cumulao simples de pedidos O art. 470 pressupostos: 1 - Compatibilidade substantiva, apicao do 193 2 - Liberdade processual 3 - Possibilidade de aplicao do 41 n. 4 e n. 5 asimile para o prof MTS. Para outros autores, como Paula Costa e Silva, este requisito no necessrio. O Juiz conselheiro Abrantes Geraldes avana a aplicao analgica do art. 30.

1.10.2 Cumulao alternativa O que o autor pretende que o ru de forma disjuntiva responde s a um dos pedidos que formado satisfaa apenas uma das prestaes. Requisitos: Os mesmos da cumulao objectiva: Alternatividade substantiva apenas podem ser cumpridas em alternativas Art. 470 n.1 aplicado analogicamente que remete para o art. 31 n. 4 e 5, para MTS Para alguns autores, aplicao analgica do art. 30

1.10.3 Cumulao subsidiria Art. 469

H determinados pedidos cujos efeitos so incompatveis entre si. So pedidos imcompatveis em termos substantivos. Mas possvel escalonar pedidos para que se o primeiro for improcedente, o tribunal prosseguir apreciao do segundo. Para a cumulao subsidiria no existe o requisito da compatibilidade substantiva. Requisitos: Compatibilidade processual 469/2 e 31/1 a 3. Aplicao analgica do art. 30 (a mesma coisa das cumulaes anteriores)

1.11 A coligao e o litisconsrcio A grande diferena que na coligao h pedidos diferentes e no litisconsrcio os pedidos so meramente diferenciados (ex. Pedir a um devedor 400 e a outro 600). Na coligao so formulados discriminadamente contra vrias partes pedidos diferentes. 1.11.1 Litisconsrcio: 1 hiptese:

Conta mais do que uma parte, ou mais partes, formulado um s pedido ou um pedido que a lei toma como um s. Ex.pedido de indemnizao baseado no mesmo acidente mas pedindo um tipo de responsabilidade a um ru e outro a outro. Ver 1.4 2 hiptese:

Por mais do que uma parte ou contra mais do que uma parte, so formulados vrios pedidos, mas no discriminadamente entre si. 3 hiptese:

Por mais do que uma parte ou conta mais do que uma parte, discriminadamente so formulados pedidos no diferentes mas essencialmente idnticos no seu contedo e fundamentos. 1.11.2 Coligao Art. 30 e seguintes. 3 requisitos: Compatibilidade substantiva 193/2 al c) Compatibilidade processual art. 31/1, 2 e 3 Conexo objectiva art. 30 n.1 e 30 n.2

O art. 31 muito importante!! Existem casos em que no possvel a coligao:

Carcter pessoal da aco ex. Adultrio em termos cruzados (tipo swing), pedido de divrcio em sede de coligao. Na coligao existem as mesmas modalidades: Coligao simples todas as pretenses; Coligao alternativa satisfeita apenas uma das pretenses Coligao subsidiria 31/b por exemplo nos casos em que no se sabe quem o devedor.

Consequncia de no preenchimento do mesmo requisito: falta de compatibilidade processual falta de conexo objectiva 494 al. f) falta de compatibilidade substantiva 193 n 2 al. c) e 282 n.1 al.b)

1.12 Pedido Reconvencional Caractersticas da reconveno Alm do pedido de absolvio do pedido, que um pedido moldado sobre o do autor e dependente dele no seu contedo, o ru pode formular contra o autor um ou mais pedidos autnomos.

um pedido no sentido restrito da palavra; Pedido autnomo no necessiariamente dependente da improcedncia da aco; Pedido autnomo contra o autor o ru o autor neste pedido. A reconveno em geral puramente facultativa. Valor da causa O valor do pedido reconvencional soma-se ao valor do pedido do autor, art. 308. No sucede quando o pedido no for considerado distinto do pedido do autor, ou seja, quando o ru quiser obter os mesmos efeitos jurdicos 300/2 e 477A n.3. Admissibilidade da reconveno Compatibilidade procedimental; No excluso por lei expressa; Conexo objectiva; Compatibilidade processual. Compatibilidade procedimental a inseribilidade na marcha do processo para ser admissivel. Art. 501/1. Tem de haver possibilidade de princpio do contraditrio. A no excluso legal art. 502 n.1 ao pedido reconvencional ope-se uma nova reconveno. Conexo objectiva, art 274 n. 2, pode ser vista como mera aco cruzada ou defesa-ataque. Identidade e fundamentos: A reconveno emerge da prpria causa de pedir contrato sinalagmtico; A prpria reconveno emerge do fundamento da defesa. Compensao judiciria Art. 274/2 al.b) o ru prope-se a obter compensao; Art. 847/1 CC tese da compensao/reconveno. Diferente de o crdito no existe porque j se extinguiu por compensao excepo peremptria. Art. 96/2 A apreciao das excepes no tem fora de caso julgado como um pedido autnomo para efeitos de aumento do valor da causa. Compatibilidade processual Art. 98/1 extenso da competncia o tribunal que competente para a aco tambm competente para a reconveno. Art. 6 n3 reg. 44/2001 Exigncia da forma do processo ser adequada. 274/3 incompatibilidade processual. A reconveno com interveno de terceiros reconveno interveniente 274/4 admissivel. A reconveno pode no ser pedida contra o autorm nas contra terceiro matria dos acidentes de viao.

1.13 Tese da compensao/reconveno excepo em relao aos 100, reconveno em relao aos 50, vem pedir a reconveno do extra do seu crdito (150) ao crdito do autor (100). S h compensao naquilo que comum. Incompatvel 847/3 com os crditos iliquidos.

O art. 274 admite situaes de reconveno diferentes. Tambm admissvel na hiptese de direitos e benfeitorias. Problema de saber se a compensao excepo ou reconveno prende-se com o problema da fora de caso julgado ex: -A tese da compensao-excepo diria que o fundamento da excepo no faz caso julgado, s faz caso julgado a sentena relativa ao pedido do autor. Para fazer caso julgado, o R. teria de transformar essa excepo num verdadeiro pedido (art. 96./2) A tese da compensao-reconveno diria que a invocao da compensao alarga o objecto do processo e, assim, do caso julgado. Assim, a deciso do tribunal acerca da existncia do crdito do R. faria caso julgado material. Neste caso, poder-se-ia invocar a excepo de caso julgado.

1.14 Modificaes do objecto Modificao livre O art. 268 - consagra o principio da estabilidade da instncia. Probe por via de regra que desde a citao do ru ocorram alteraes ao pedido e causa de pedir livre a alterao convencional ao pedido ou da causa de pedir por acordo das partes, em 1 ou 2 instncia, salvo se houver inconveniente instruo e julgamento do pleito. livre na rplica 502/1; 273 1 e 2 1 parte livre a alterao de pedido e de causa de pedir por reduo, resultante da desistncia parcial 293 n1 e 296/2 Modificao condicional A alterao do pedido apenas se admite e s at ao encerramento da discusso em 1 instncia quando o pedido novo seja o desenvolvimento ou a consequncia do pedido primitivo 273 n 2 2parte Alterao na causa de pedir s se admite com base na confisso do ru. Art. 273 n.1

2. PROVA
Questo de facto e questo de direito o juz tem liberdade na qualificao do direito. Art. 341 para o que as provas servem demonstrao da verdade dos factos. As diferentes acepes da prova: Actividade destinada a provar a verdade do facto;

Actividade demonstrativa da verdade Etc. 2.1 Objecto da prova Diz-se que o objecto da prova so proposies de facto. A forma de realizao da produo da prova vem enunciada no CPC. Que factos constituem objecto da prova? O tribunal selecciona a matria de facto. Os factos pertinentes so os relevantes para a deciso do pleito. Factos alegados pelas partes. Os factos que carecem de prova so os controvertidos art. 490/2 CC Excepo de que s os factos alegados pelas partes tm excepes. Outros factos: Factos instrumentais 264/2 Factos notrios 524/1 Factos que os tribunal tem conhecimento por virtude do exerccio das suas funes. Dos factos articulados pertinentes, os factos que falta provar so incluidos na base instrutria 508 A n.1 al.e) e 511 n.1. Aps a fase da condenao , portanto o objecto da instruo e da prova so factos constantes da base instrutria 513.

2.1.1 Delimitao negativa No so objecto da prova: razes, argumentos, pontos ou questes de direito. 2.2 Contratos probatrios Negcios processuais pelos quais as partes regulam os factos carecidos de prova ou a repartio do nus da prova de determinado facto. Requisitos: Requisito comum 345 n.1 e 2 1 parte s podem cair sobre situaes jurdicas disponveis. Requisitos especficos Os contratos sobre o nus da prova e os meios da prova no podem agravar sensivelmente a posio probatria das partes 345 1 e 2 1 parte. parte onerada no pode ser excessivamente dificultada a prova do facto - pode traduzir-se esta na dificuldade de exercer o direito. Em clusulas contratuais gerais art. 21 al. g) LCCG so nulas as clusulas que levantam dificuldades probatrias excessivas. 2.3 nus da prova Acepo do nus Sentido subjectivo: o problema resulta da circustncia de a lei ter de admitir quanto aos factos (excepcionalmente quanto ao direito 348) parte que tem o nus de provar os factos. Se h dvidas resolve-se contra a parte que tinha o nus de provar.

Sentido objectivo: na falta de facto provado o tribunal ficciona que o facto contrrio est provado e decide nessa base. Argumento ad ingorancia ou falacioso, no se pode partir da premissa que aquilo que no conseguimos provar no verdadeiro. No entanto o que sucede em direito. Distribuio do nus da prova 342 n.1 CC os factos constitutivos de um direito devem ser provados pela mesma parte que invoca um direito. 342n.3CC os factos consideram-se constitutivos de direito. A distribuio do nus da prova comea na prpria regra jurdica. 2.3.1 Inverso do nus da prova: Fontes de inverso do nus da prova: Presunes legais; Dispensas de prova; Situaes em que a prova impossibilitada pela contraparte Vontade das partes (dentro dos limites da lei art. 345./1) 2.4 Livre apreciao da prova Aquisio do sc. XIX 655 n.1 CPC O juz deve resolver segundo uma conveno racional. Convico prudente Convico objectiva Convico subjectiva O juz deve estar convicto da veracidade do facto. Para formar a convico a probabilidade do facto um factor relevante. Mas no chega formar a convico a probabilidade do facto como critrio de admisso da prova. Critrios de prudncia Excepes: Prova legal ou tarifada, positiva ou negativa Prova necessria

2.5 Prova legal A lei iimpe a concluso que o juz h de tirar de certo meio de prova e portanto a relevncia que este mesmo dever dar prova legal. A prova necessria aquela que no pode ser dispensada pelo prprio juz. 2.6 Frustrao de prova A prova no realizada porque as partes ou 3s no colaboraram na produo da prova.

Destruio ou ocultao dos meios de prova; Obstruo, antes ou durante a constituio dos meios de prova. Consequncias: 519 n.2 1 parte cf. Art.537 - testemunha levada sobre custdia ao tribunal. Art. 514 n.2 2.7 Regime especial As partes tm um importante dever de cooperao para a justa composio do litigio que se traduz na obrigao de fornecer esclarecimento sobre matria de facto. Art. 266 n.2. A falta de cooperao das partes traduz-se: Recusa de colaborao da parte. 519 n.2. H ainda livre apreciao da recusa de colaborao por parte do tribunal. Ex. A parte recusa-se a fazer testes de ADN. O tribunal pondera h aqui divergncia doutrinria. Impossibilidade culposa da prova leva inverso do nus da prova. 519n.2 2 parte. Art. 344 n.2CC a parte que destri o testamento. Basta a mera negligncia ou necessrio o dolo ou negligncia grave? 344/2 a parte pode ser condenada como litigante de m f. 2.8 Meios de prova Os meios de prova so as fontes de convico do tribunal sobre a veracidade de um facto controvertido. A prova testememunhal a mais insegura. Pode haver erro na percepo, erro de expresso ou erro de memria. a prova a que mais se recorre em Portugal. Podem-se realizar provas de quaisquer factos. As presunes so meios de dispensa da prova. 2.9 Prova documental Definio legal de documento362CC 527 e 535 - documento em sentido lato. Noo ampla. Os documentos mais comuns so os documentos escritos. Tm diferentes foras probatrias: Documentos autnticos 353 n.2 ex. Sentenas Documentos particulares, so todos os outros documentos a contrario sensu 363 n.3CC documentos autenticados: so aqueles que as partes confirmam perante o notrio. Documentos com reconhecimento notarial reconhecimento das assinaturas. Documentos particulares simples. 535 - Poder de requisitar os documentos necessrios para descobrir a verdade.

535 n.1 facto alega-se no articulado e deve-se juntar a documento nesse mesmo articulado. Dever de colaborao de terceiros e das partes: o Duas situaes: Documento encontra-se em poder da parte contrria. 528 n.1 O documento encontra-se na posse de terceiro. 529 - apreciao pelo tribunal inverso do nus da prova. 531 a 533 - modificao. Fora probatria dos documentos Os documentos autnticos a regra a do 371 n.1 do CC. Fazem prova plena. A prova plena cede perante prova do contrrio art. 347CC. Prova plena qualificada prova da falsidade do prprio documento. 372 n.1 do CC. 372 n.2 quando o documento falso falsidade ideolgica. Ex. O notrio escreveu 200 000 em vez de 10 000. Falsidade material - forjar ou alterar o documento. Falsidade de erro na declarao, falsidade... regime geral da falta e vcio da vontade. Os documentos particulares Documentos autenticados perante o notrio. Art. 377 Autenticao do documento as partes confirmam e o notrio atesta. Documentos particulares no autenticados: Conjugao do 347 (n.2)e 376 - cadeia de ilaes. O nus da prova da veracidade da assinatura cai sobre a parte que apresenta o documento. Da genuinidade da assinatura tira-se a do prprio texto. 376 n.2 o documento torna-se confissrio. Documentos electrnicos Valor probatrio: 2 regimes: Certides online o CRCivil, vale a ideia de equiparao entre a certido online e a de suporte papel. Mesmo valor. Outros documentos DL 290 D99 art.3 n.2 equiparao ao 376 CC. A forma do documento equiparada.

2.10 A confisso a pronncia contra si prprio. uma declarao de cincia. Vrias classificaes: Classificao judicial e extra-judicial. 355 n.2 CC Confisso judicial espontnea (356 n.2) e provocada (o depoimento da parte vale como confisso).

Contedo: o Confisso simples o Confisso qualificada o Confisso complexa Confisso simples sem reservas: ex. Credor recebeu? Recebi. Qualificada facto reconhecido pelo confitente mas com outra classificao. Ex. verdade que recebi o dinheiro, mas foi por doao outro enquadramento jurdico. Complexa invoca um outro facto que destri a confisso. O efeito o do facto susceptvel de constituir uma excepo. 353 - confisso feita em juzo de situao de litisconsrcio. A confisso nem sempre admissvel: Direitos indisponveis 354 al. b) Declarada insuficiente por lei ou recai sobre reconhecimento que a lei proba. 354 al. a) Factos impossveis 354 al. c) A confisso irretractvel e indivisivel A irretractabilidade significa que no pode retirar a confisso. A indivisibilidade 360 CC a parte contrria ou aceita na integra ou rejeita na integra. S releva na confisso qualificada e na confisso complexa.

2.10.1 A fora probatria da confisso 358 CC n. 1 confisso judicial: escrita fora probatria plena contra o confitente. Admite prova do contrrio. No escrita (em depoimento de parte) 358 n.4. n.2 confisso extra judicial consta num documento valor probatrio do prprio documento em que consta. 2.11 Prova pericial realizada por um especialista incumbido de recolher a prova. Valor probatrio da prova pericial livremente apreciada pelo tribunal. A 2 percia no prevalece sobre a primeira, so ambas apreciadas em tribunal. Inspeco judicial o que o tribunal inspecciona, apreciao directa de factos pelo tribunal. Percepciona directamente os factos. O art. 494 da proposta de lei verificaes judiciais qualificadas, cujo valor probatrio livremente apreciado pelo tribunal. 2.12 Prova testemunhal

Resulta da transmisso ao tribunal por certa pessoa de informao de facto que interessa deciso de causa e que foram pela mesma pessoa adquiridas sem que para isso se encarregue o tribunal. 392CC no substitui a prova documental. 395 CC possvel a prova testemunhal para a extino de obrigao. 616 n.1 CPC quanto a quem pode depor. Os menores podem ser testemunhas se tiverem capacidade para percepcionar o facto que vo testemunhar. As pessoas que estavam no caf podem testemunhar no sentido de ter sido celebrado o contrato de mtuo? E no sentido de terem visto Carlos entregar os 10.000 euros em notas a Alves? A prova da celebrao de um contrato sujeito a forma solene no pode ser feita por meio de prova diferente da apresentao do documento que formaliza o contrato, nos termos do artigo 364. do CC, pelo que no seria admitida essa prova testemunhal. J quanto entrega das notas, que um acto material de execuo do contrato e no uma declarao negocial, no se aplica a mesma restrio, podendo ser usado qualquer meio de prova, nomeadamente a testemunhal (392. CC).

2.13 Incidentes de inquirio: Impugnao 616 incapacidade para depor Contradita abalar a credibilidade Acariao confronto entre duas testemunhas cujo testemunho seja contraditrio. Fora probatria livre o tribunal aprecia livremente o testemunho. 2.14 Provas atpicas No se encaixam no n. 2 do 345 Recusa de depoimento art.519 n.2 meio de prova atpico. Art. 518 entrega na secretaria de determinadas coisas. 2.15 Valor extraprocessual das provas 521 n.1 1 parte S vale para a prova constituenda (realizadas e produzidas no prprio processo) Prova testemunhal pode ser utilizadas num outro processo e o mesmo vale para a prova pericial. O valor extraprocessual da prova s vale se as garantias da prova sejam vlidas e tiverem valor. A prova realizada no processo anterior s vai valer no princpio de prova grau mais baixo por exemplo se foi feita por um perito em vez de dois. 522 CPC a prova testemunhal, pericial e confisso expressa. Se houver alguma aco entre as mesmas parts, a prova pode ser aproveitada. A inspeco judicial nunca tem valor extraprocessual, exclui-se situaes em que as partes no so as mesmas.

Regra da autonomia a providncia cautelar no influencia a deciso em processo definitivo, excepto a confisso 355 CC pode ser usada. O relatrio psiquitrico um documento particular, em que o mdico afirma a existncia de nexo de causalidade entre o acidente e o dano de Barbosa. Como documento, dever ser apresentado com o articulado superveniente em que o facto foi alegado (523.), sob pena de multa. Supondo que no questionada a sua autenticidade, fica plenamente provado que aquele mdico emitiu aquela opinio, mas o juiz apreciar livremente a prova, podendo decidir pela existncia ou inexistncia de nexo de causalidade de acordo com a sua convico, formada pelo conjunto da prova produzida. No parece estarmos perante uma apresentao de parecer tcnico (525.), pois o relatrio refere-se ao caso concreto e no questo abstracta de saber se acidentes podem gerar pnico incurvel. Se fosse havido como parecer tcnico, o relatrio poderia ser junto, sem multa, em qualquer estado do processo em primeira instncia, mas seria igualmente livremente apreciado pelo julgador. No estamos perante prova pericial (ainda que o mdico seja perito na matria), pois no foi seguida a tramitao prpria deste meio de prova (nomeadamente quanto escolha do perito e prestao de compromisso). Imagine, por fim, que na petio inicial da aco que props contra Bruno, Andr protestou juntar uma gravao, feita por um seu amigo, de insultos que Bruno lhe dirigira no corredor do hospital em que trabalhava. Podia a gravao ser aceite pelo juiz? E, em caso afirmativo, quando devia Andr junt-la ao processo? Mesmo que a gravao fosse ilcita, traduzindo o cometimento do crime do art. 199 do CP, a verdade que a sua obteno no significou uma abusiva intromisso na vida privada (porqu e os insultos foram feitos num corredor de hospital), no domiclio, na correspondncia ou nas telecomunicaes, no resultando portanto da aplicao analgica do art. 32/8 da CRP ao processo civil a nulidade dessa prova. Podia discutir-se se a audio da gravao em juzo, em si, representava uma abusiva intromisso na vida privada, mas dado o teor da mesma assim no sucede. Parece portanto que a gravao pode ser utilizada em juzo (ainda que o amigo do A pudesse ser penalmente sancionado). Quanto ao momento para a apresentao da gravao, interessa o art. 523, porque o 527 d a entender que a mesma segue o regime dos documentos escritos e no o dos outros meios de prova (que tm momentos de apresentao distintos). Exame Problema das provas ilcitas Que regime aplicar Ou porque a obteno ilcita ou porque a produo da prova ilicita (ex. Dever de sigilo) MTS defende que se aplica o 32/8 CRP analgicamente dizendo que se uma prova for ilcita ento o tribunal no a pode valorar no fazendo distino de valorao de direitos. A prof. Isabel Alexandre v esta situao como uma nulidade processual.

2.16 Aspectos da instncia 2.16.1 Vicissitudes (interrupo e suspenso) Constituio Entrada da aco na secretaria. S produz efeitos em relao ao ru quando h citao. Iniciada a instncia mantm-se at se extinguir. 276 CPC elenco de causas de suspenso da instncia: Falecimento das partes Impossibilidade do advogado Falecimento do representante legal o tribunal a suspender, consequncia do 283 n.1 1parte. S podem ser praticados actos vigentes destinados a evitar danos irreparveis. Interrupo da instncia Quando o processo est parado durante mais de um ano por negligncia das partes. Neste caso necessrio um reimpulso processual do autor. 286 Prazo de caducidade continua a decorrer (penalizao para o autor) Extino da instncia 287 Julgamento (deciso transitada em julgado) Compromisso arbitral (conveno que as partes celebram para que a causa seja atribuda a tribunal arbitral) Desero da instncia consequncia da interrupo da instncia. Art. 291. Desistncia, confisso e transaco abandono da pretenso deduzida em juzo. 2 sub-espcies: o Desistncia do pedido 293, 296/2, e 299 1. o Desistncia da instncia deixa intocada a situao jurdica substantiva. A desistncia da instncia pelo autor s faz cessar o processo e tem de ser aceite pelo ru. No se renncia ao direito ao contrrio do caso de renncia de pedido. A confisso abrange tambm duas sub-espcies o ru confessa o pedido. Transaco, 1248 n.1 CC mediante recprocas concesses. Estes negcios processuais no so permitidos relativamente a direitos indisponveis. Esto sujeitos a homolagao, art. 300. Podem ser nulos ou anulados como qualquer negcio jurdico. Inutilidade superveniente da lide falta de interesse processual, morte de uma das partes numa aco de estado. Extinta a instncia 292 Renovao da instncia. Para alterar uma deciso relativa a uma obrigao duradoura. Ex. Dos alimentos. A desistncia da aco no terminologia usada na lei. Querendo pr fim ao processo, o autor pode desistir da instncia ou do pedido (295. CPC). Apesar de a terminologia da hiptese apontar mais para a mera desistncia da instncia (desistir da aco faria apenas cessar o processo), dos elementos de facto pode deduzir-se que a vontade mais provvel de Carlos seria a de perdoar a dvida, desistindo do pedido.

Uma desistncia da instncia como presente de casamento no seria uma actuao muito curial... Entre Carlos e Bastos celebrada uma transaco, em que se fazem cedncias mtuas e se extingue na totalidade o litgio. Ambos os negcios processuais devero ser homologados pelo tribunal, nada obstando a tal homologao no presente caso. No caso improvvel de Carlos, na aco contra Alves, ter desistido da instncia e no do pedido, poder propor nova aco igual, pois a homologao da desistncia anterior apenas tem fora de caso julgado formal. Quanto transaco, e ainda no caso de ter havido desistncia do pedido quanto a Alves, o efeito da homologao a produo de caso julgado material. Apesar desse efeito de caso julgado material, seria possvel Carlos voltar a pedir judicialmente a condenao no pagamento dos emprstimos, nos termos do artigo 301. do CPC, mediante aco destinada anulao dos negcios processuais, ou mediante recurso de reviso (art. 771., b) do CPC). Os negcios processuais regem-se, quanto sua validade substantiva, pelas regras gerais do CC. No caso, estes negcios foram realizados em funo de um casamento que no se veio a verificar, podendo assim ser destrudos (cfr. regime do erro e tambm art. 1592. do CC).

3 PROVIDENCIAS CAUTELARES
381 a 427 O que justifica situao decorrente da tutela judicial, demora tempo, ento necessita-se de uma tutela provisria. Necessidade de obter hoje uma tutela para aquilo que se pretende no futuro que seja possvel e til. Acautela-se o efeito til da aco. 3.1 Caractersticas: 1. Periculum in mora perigo na mora 2. Summaria cognitio basta a prova sumria do direito ameaado 3. Fumus boni iuris existncia da plausibilidade desse mesmo direito 387/1. Perigo de a deciso ou tutela definitiva no ser frutuosa: situao do credor que demanda o devedor, mas o devedor est a delapidar o patrimnio, justifica-se ento o arresto. Perigo decorrente de a deciso sobre a matria ser tardia. 3.2 Composio provisria: providncias cautelares 3.2.1 Aspectos gerais Nem sempre a regulao dos interesses conflituantes pode aguardar o proferimento da deciso do Tribunal que resolve, de modo definitivo, aquele conflito. Por vezes, torna-se necessrio obter uma composio provisria da situao controvertida antes do proferimento da deciso definitiva. Essa composio justifica-se sempre que ela seja necessria para assegurar a utilidade e a efectividade da tutela jurisdicional (art. 2/2, in fine CPC) e, na medida em que contribui decisivamente para o xito dessa tutela, encontra o seu fundamento constitucional na garantia do acesso ao direito e aos Tribunais (art. 20/1 CRP). A composio provisria realizada atravs das providncias cautelares pode prosseguir uma de trs finalidades: ela pode justificar-se pela necessidade de garantir um direito, toma-se providncias que garantem a utilidade da composio definitiva; de definir uma regulao

provisria, as providncias definem uma situao provisria ou transitria; ou de antecipar a tutela pretendida ou requerida, as providncias atribuem o mesmo que se pode obter na composio definitiva. As providncias cautelares fornecem uma composio provisria. A provisoriedade destas providncias resulta quer da circunstncia de elas corresponderem a uma tutela que qualitativamente distinta daquela que obtida na aco principal de que so dependentes (art. 383/1 CPC), quer a sua necessria substituio pela tutela que vier a ser definida nessa aco. A tutela processual instrumental perante as situaes jurdicas decorrentes do direito substantivo, porque o direito processual o meio de tutela dessas situaes. A composio provisria realizada atravs das providncias cautelares no deixa de se incluir nessa instrumentalidade, porque ela tambm serve os fins gerais de garantia que so prosseguidos pela tutela jurisdicional. No, contudo, de uma forma imediata, porque aquela composio provisria destina-se a garantir a eficcia e a utilidade da prpria tutela processual, pelo que instrumental perante esta tutela e s mediante as prprias situaes jurdicas. O objecto da providncia cautelar no a situao jurdica acautelada ou tutelada, mas, consoante a sua finalidade, a garantia da situao, a regulao provisria ou a antecipao da tutela que for requerida no respectivo procedimento. Para atingir a finalidade de evitar a leso ou a sua continuao, a composio provisria tem de ser concedida com celeridade: as vantagens dessa composio sero tanto maiores quanto mais cedo ela puder garantir o direito, regular provisoriamente a situao ou antecipar a composio definitiva. Por isso, as providncias cautelares implicam necessariamente uma apreciao sumria (summaria cognitio) da situao atravs de um procedimento simplificado e rpido. A summaria cognitio justifica que certas providncias cautelares possam ser decretadas sem a prvia audio da contraparte, isto , sem ser concedida a esta parte o uso do contraditrio. Esta possibilidade que coberta pelo desvio ao princpio do contraditrio admitido pelo art. 3/2 CPC encontra-se prevista em dois nveis: num deles, probe-se a audio do requerido (arts. 394 e 408/1 CPC; 1279 CC); no outro, permite-se (mas no se impe) que a providncia seja decretada sem a audio do requerido (art. 385/1 CPC). Aos procedimentos cautelares so subsidiariamente aplicveis as disposies gerais sobre os incidentes da instncia (art. 384/3 CPC). Existem, todavia, algumas especialidades, mesmo nos procedimentos onde so apreciadas as providncias comuns. Os procedimentos cautelares constituem uma das situaes em, que a citao do ru depende de prvio despacho judicial (art. 234/4-b CPC). Por conseguinte, o juiz, em vez de ordenar a citao, pode indeferir liminarmente o requerimento, quando o pedido seja manifestamente improcedente ou ocorram, de forma evidente, excepes dilatrias insanveis e de que o juiz deva conhecer oficiosamente (art. 234-A/1 CPC). 3.2.2 Pressupostos A necessidade da composio provisria decorre do prejuzo que a demora na deciso da causa e na composio definitiva provocaria na parte cuja situao jurdica merece ser acautelada ou tutelada. A finalidade especfica das providncias cautelares , por isso, a de evitar a leso grave e dificilmente reparvel (art. 381/1 CPC) proveniente da demora na tutela da situao jurdica, isto , obviar ao chamado periculum in mora. Esse dano aquele que seria

provocado quer por uma leso iminente quer pela continuao de uma leso em curso, ou seja, de uma leso no totalmente consumada. Se faltar o periculum in mora, ou seja, se o requerente da providncia no se encontrar, pelo menos, na iminncia de sofrer qualquer leso ou dano, falta a necessidade da composio provisria e a providncia no pode ser decretada. Quer dizer: esse periculum um elemento constitutivo da providncia requerida, pelo que a sua inexistncia obsta ao decretamento daquela. Nas providncias cautelares existem apenas a prova sumria do direito ameaado, ou seja, a demonstrao da probabilidade sria da existncia do direito alegado (arts. 403/2, 407/1 e 423/ CPC), bem como do receio da leso (arts. 381/1, 384/1, 387/1, 406/1, 407/1, 421/1 e 423/1 CPC). As providncias s requerem, quanto ao grau de prova, uma mera justificao, embora a repartio do nus da prova entre o requerido e o requerente observe as regras gerais (art. 342/1/2 CC). Assim, para o decretamento da providncia cautelar exige-se apenas a prova de que a situao jurdica alegada provvel ou verosmil, pelo que suficiente a aparncia desse direito, ou seja, basta um fumus boni iuris. O fumus boni iuris decorre da suficincia da mera justificao, mas no tem qualquer traduo numa discricionaridade do Tribunal quanto aos fundamentos da providncia; se isso no suceder, o Tribunal no a pode decretar, ainda que isso se pudesse justificar por outros factores. As providncias cautelares exigem todos os pressupostos processuais gerais. Especificamente quanto ao interesse processual, importa referir que ele falta sempre que o requerente possa atingir a garantia do direito, a regulao provisria ou a antecipao da tutela atravs de um meio mais adequado que o procedimento cautelar, ou seja, quando, em funo das circunstncias, aquele procedimento no for meio mais clere e econmico para obter a tutela dos interesses do requerente. 3.2.3 Providncias especificadas A regulamentao legal das providncias cautelares assenta na seguinte dicotomia: a lei define vrias providncias nominadas e admite, sempre que nenhuma delas seja aplicvel, uma providncia comum de mbito residual (art. 381/3 CPC). As providncias nominadas so a restituio provisria da posse (arts. 393 a 395 CPC), a suspenso de deliberaes sociais (arts. 396 a 398 CPC), os alimentos provisrios (arts. 399 a 402 CPC), o arbitramento de reparao provisria (arts. 403 a 405 CPC), o arresto (arts. 406 a 411 CPC), o embargo de obra nova (arts. 412 a 420 CPC) e o arrolamento (arts. 421 a 427 CPC). No grupo das providncias nominadas, algumas visam garantir a realizao de um direito, outras destinam-se a regular provisoriamente uma situao e outras ainda procuram antecipar a tutela jurisdicional que se pretende obter atravs da aco principal. a) Providncias de garantia Arresto O arresto e o arrolamento so providncias cautelares cuja finalidade especfica garantir a realizao de uma pretenso e assegurar a sua execuo. O arresto pode ser requerido pelo credor que demonstre a probabilidade da existncia do seu crdito e tenha justo receio de perda da sua garantia patrimonial (arts. 406/1 CPC; 601 e 619/1 CC). O arresto consiste na apreenso judicial de bens do devedor (arts. 406/2 CPC; 619/1 CC) ou de bens transmitidos pelo devedor a um terceiro (arts. 407/2 CPC; 619/2 CC)

Arrolamento Enquanto o arresto visa assegurar a garantia patrimonial do credor, o arrolamento destina-se a evitar o extravio ou a dissipao de bens, mveis ou imveis, ou de documentos (art. 421/1 CPC), que, para esse efeito, so descritos, avaliados e depositados (art. 424/1 CPC). Essa providncia visa a conservao de bens ou documentos determinados (art. 422/1 CPC), sendo por isso que os credores s a podem requerer quando haja necessidade de proceder arrecadao de herana ou dos prprios bens (arts. 422/2 e 427/2 CPC; 90 e 2048/2 CC). b) Providncias de regulao Restituio provisria da posse O possuidor que for esbulhado com violncia, isto , que for violentamente privado do exerccio, da reteno ou da fruio do objecto possudo, tem o direito de ser restitudo provisoriamente sua posse, desde que alegue e prove os factos que constituem posse, o esbulho e a violncia (arts. 393 CPC; 1279 CC). A reconstituio provisria da posse justificada no s pela violncia ou ameaas contra as pessoas, mas tambm por aquela que dirigida contra coisas, como muros e vedaes. Embargo de obra nova O embargo de obra nova pode ser judicial ou extrajudicial. O embargo judicial pode ser requerido por quem se sentir ofendido no seu direito de propriedade (ou de compropriedade), num outro direito real ou pessoal de gozo ou na sua posse, em consequncia de obra, trabalho ou servio que lhe cause ou ameace causar prejuzo (art. 412/1 CPC). Suspenso de deliberaes sociais Se alguma associao ou sociedade tomar, em assembleia-geral, deliberaes contrrias lei, aos estatutos ou ao contrato, qualquer scio pode requerer, no prazo de 10 dias, que a execuo dessas deliberaes seja suspensa, desde que, alm de provar a sua qualidade de scio, mostre que essa execuo pode causar dano aprecivel (art. 396/1 CPC). O dano causado deve ser aprecivel, mas no tem de ser irreparvel ou de difcil reparao. Assim, por no poder causar qualquer dano considervel, no pode ser requerida a suspenso da deliberao respeitante ao recebimento de dividendos. c) Providncias de antecipao Alimentos provisrios A providncia de alimentos provisrios pode ser requerida como dependncia da aco em que, principal ou acessoriamente, seja pedida uma prestao de alimentos (arts. 399/1 CPC; 2007/1 CC). Essa causa pode ser, por exemplo, uma aco de reconhecimento da maternidade ou paternidade (arts. 1821, 1873 e 1884/1 CC). Os alimentos provisrios so fixados numa quantia mensal (art. 399/1 CPC), tomando em considerao o que for estritamente necessrio para o sustento, a habitao e o vesturio do requerente e ainda para as despesas da aco, se o autor no puder beneficiar de apoio judicirio (art. 399/2 CPC). Arbitramento de reparao Como dependncia da aco de indemnizao fundada em morte ou leso corporal, pode o lesado, bem como aqueles que lhe podiam exigir alimentos ou aqueles a quem o lesado os prestava no cumprimento de uma obrigao natural, requerer o arbitramento de uma quantia certa, sob a forma de renda mensal, como reparao provisria do dano (art. 403/1 CPC). O mesmo pode ser requerido nos casos em que a pretenso indemnizatria se funda em dano susceptvel de pr seriamente em causa o sustento ou habitao do lesado (art. 403/4 CPC).

A providncia requerida decretada se se verificar uma situao de necessidade em consequncia das leses sofridas e se estiver indiciada a existncia da obrigao de indemnizar a cargo do requerido (art. 403/2 CPC). O montante da reparao provisria fixado equitativamente e subtrado ao quantitativo indemnizatrio que vier a ser apurado na aco principal (art. 403/3 CPC). 3.2.4 Providncias comuns No cabendo nenhuma das providncias nominadas, a garantia da execuo da deciso final, a regulao provisria e a antecipao da tutela podem ser obtidas atravs de uma providncia cautelar no especificada (art. 381/3 CPC). As providncias no especificadas s podem ser requeridas quando nenhuma providncia nominada possa ser utilizada no caso concreto: nisto consiste a subsidiariedade dessas providncias. Esta subsidiariedade pressupe que nenhuma providncia nominada seja abstractamente aplicvel e no que a providncia aplicvel em abstracto deixe de o ser por motivos respeitantes ao caso concreto. Para que uma providncia cautelar no especificada possa ser decretada so necessrios, alm do preenchimento das condies relativas referida subsidiariedade (art. 381/3 CPC), vrios pressupostos especficos: O fundado receio de que outrem, antes de a aco ser proposta ou na pendncia dela, cause leso grave e dificilmente reparvel ao direito do requerente (arts. 381/1 e 387/1 CPC); A adequao da providncia concretamente requerida efectividade do direito ameaado (art. 381/1 CPC); O excesso considervel do dano que se pretende evitar com a providncia sobre o prejuzo resultante do seu decretamento (art. 387/2 CPC). As providncias cautelares comuns destinar-se-o primordialmente a regular provisoriamente uma situao e a antecipar a tutela definitiva. O art. 381/1 CPC, refere explicitamente providncias com eficcia conservatria e antecipatria do efeito da deciso principal, mas isso no parece revestir-se de qualquer significado limitativo. As providncias cautelares no especificadas tambm podem ser utilizadas para obter a antecipao da tutela de uma situao jurdica. 3.2.5 Caractersticas a) Dependncia As providncias cautelares tm por funo obter uma composio provisria. Essas providncias so decretadas em processos especiais prprios (os procedimentos cautelares, arts. 381 a 427 CPC) e, porque visam compor provisoriamente a situao das partes, so dependncia de uma aco cujo objecto a prpria situao acautelada ou tutelada (arts. 383/1, 399/1, 403/1 e 421/2 CPC). Essa aco pode ser declarativa ou executiva (art. 383/1 in fine CPC), embora, nesta ltima, no sejam frequentes as hipteses em que est assegurado o interesse processual no decretamento da providncia. A aco principal pode decorrer perante um Tribunal estadual ou Arbitral. Dada esse dependncia, as providncias caducam se a aco principal vier a ser julgada improcedente (art. 389/1-c CPC) ou se o ru for nela absolvido da instncia e o autor no propuser, dentro do prazo legal, uma nova aco (art. 389/1-d; sobre esse prazo art. 289/2

CPC). Se a aco principal for julgada procedente, verifica-se, em regra a substituio da composio provisria pela definitiva resultante dessa deciso. As providncias cautelares podem ser requeridas antes da propositura da aco principal ou durante a pendncia desta ltima (art. 383/1, 2 parte CPC), mas nunca aps o trnsito em julgado da deciso dessa aco. Como dependncia da mesma causa no pode ser requerida mais do que uma providncia relativa ao mesmo objecto, ainda que uma delas seja julgada injustificada ou tenha caducado (art. 381/4 CPC). As providncias cautelares podem ser solicitadas mesmo quando no esteja pendente nenhuma aco (art. 383/1, 2 parte CPC). Isso possibilita a situao em que a providncia requerida, mas a aco principal nunca chega a ser proposta pelo requerente. b) Celeridade As providncias cautelares so apreciadas e decretadas nos procedimentos cautelares. Dada a celeridade indispensvel a essas providncias, estes procedimentos revestem sempre carcter urgente e os respectivos actos precedem qualquer outro servio judicial no urgente (art. 382/1 CPC); como consequncia desta urgncia, os prazos processuais neles previstos no se suspendem sequer durante as frias judiciais (art. 144/1 CPC). c) Modificao O Tribunal no est adstrito providncia requerida (art. 392/3, 1 parte CPC), isto , pode decretar uma providncia distinta daquela que foi solicitada (art. 661/3 CPC). Esta faculdade concedida ao Tribunal decorre da no vinculao deste rgo indagao, interpretao e aplicao das regras de direito (art. 664, 1 parte CPC) e pressupe, naturalmente, que os factos alegados pelo requerente possibilitem essa converso. Desse regime tambm decorre que uma idntica modificao da providncia pelo prprio requerente no condicionada pelo disposto no art. 273/1/2 CPC. d) Cumulao O requerente pode solicitar o decretamento de vrias providncias cautelares num mesmo procedimento cautelar, desde que a tramitao para cada uma delas no seja absolutamente incompatvel e essa cumulao corresponda a um interesse relevante ou seja indispensvel para a justa composio do litgio (art. 392/3, 2 parte CPC). Isso significa que se podem cumular tanto diferentes providncias especificadas, como providncias nominadas e providncias comuns. Podem cumular-se duas ou mais providncias cautelares se, na aco de que so dependentes (art. 383/1 CPC), for admissvel a cumulao dos respectivos pedidos. e) Proporcionalidade A provisoriedade cautelares e a sua finalidade de garantia, de regulao ou de antecipao justificam que as medidas tomadas ou impostas devam ser as adequadas s situaes que se pretende acautelar ou tutelar. As relaes entre aquelas medidas e estas situaes devem orientar-se por uma regra de proporcionalidade: as medidas provisrias no podem impor ao requerido um sacrifcio desproporcionado relativamente aos interesses que o requerente deseja acautelar ou tutelar provisoriamente (arts. 387/2; 397/2, 408/2/3 e 419 CPC). f) Eficcia relativa Uma das consequncias da summaria cognitio e da suficincia da mera justificao no julgamento da providncia a insusceptibilidade de a deciso proferida na procedimento cautelar produzir qualquer efeito de caso julgado na respectiva aco principal: o julgamento

da matria de facto e a deciso final proferida no procedimento cautelar no tm qualquer influncia no julgamento da aco principal (art. 383/4 CPC). Como a providncia decretada caduca se a aco vier a ser julgada improcedente por sentena transitada em julgado (art. 389/1-c CPC), tambm isso demonstra que o seu decretamento, no vinculativo na aco principal (que, apesar desse decretamento, vem a ser julgada improcedente). Pela mesma razo, a desistncia da providncia e a confisso do pedido (art. 293/1 CPC) realizadas no procedimento cautelar no podem condicionar a apreciao da aco principal. g) Substituio por cauo As providncias cautelares destinam-se a obter uma composio provisria que tutela ou acautela o interesse na efectividade da tutela jurisdicional. Isso no impede, contudo, que esse interesse possa ser acautelado de outra forma. Uma delas consiste na prestao de uma cauo pelo requerido em substituio do decretamento da providncia: o que admissvel nas providncias cautelares no especificadas (art. 387/3 CPC) e no embargo de obra nova (art. 419/1 CPC). A substituio da providncia cautelar pela prestao de cauo pelo requerido pressupe, no entanto, que atravs desta se pode obter o mesmo efeito a que se destina aquela providncia. Normalmente, a providncia cautelar pode ser substituda por cauo, sempre que ela vise evitar um prejuzo patrimonial. h) Garantia e execuo De molde a assegurar a efectividade da providncia cautelar decretada, admissvel a fixao de uma sano pecuniria compulsria, se a providncia impuser uma prestao de facto infungvel e esta no exigir especiais qualidades cientficas ou artsticas do requerido (arts. 384/2 CPC; 829-A/1 CC). 3.2.6 Caducidade As providncias cautelares fornecem, uma composio provisria, pelo que elas caducam se a deciso que vier a ser proferida na aco principal no for compatvel com a medida provisria decretada. o que acontece quando essa aco for julgada improcedente por uma sentena transitada em julgado (art. 389/1-c CPC). A caducidade da providncia cautelar decorrente da extino do direito acautelado (art. 389/1-e CPC) apenas uma das situaes possveis de inutilidade superveniente dessa providncia (art. 287-e CPC), pelo que essa inutilidade pode decorrer de outros fundamentos. Normalmente a caducidade da providncia abrange-a na totalidade, mas tambm so pensveis situaes de caducidade parcial da providncia. Se, por exemplo, a aco for julgada parcialmente improcedente no despacho saneador (art. 510/1-b CPC), a providncia decretada s caduca na parte respectiva (art. 389/1-c CPC); o mesmo sucede se o direito acautelado se extinguir apenas em parte (art. 289/1-e CPC). A caducidade da providncia no opera automaticamente e nem sequer de conhecimento oficioso. O levantamento da providncia com fundamento na sua caducidade depende de solicitao do requerido, que apreciada aps a audio do requerente (art. 389/4 CPC). 3.2.7 Responsabilidade do requerente Pode suceder que a providncia requerida venha a mostrar-se injustificada pela falta quer do prprio direito acautelado ou tutelado, quer do fundamento do seu decretamento; tambm pode acontecer que a providncia decretada, inicialmente justificada, venha a caducar por

facto imputvel ao requerente (art. 389/1 CPC). Em todos estes casos, o requerente, se no tiver agido com a prudncia normal, responsvel pelos danos causados ao requerido (art. 390/1; quanto ao arresto, art. 621 CC). Essa responsabilidade est instituda na lei como uma contrapartida da provisoriedade das providncias cautelares e garantida pela cauo que o Tribunal, mesmo sem solicitao do requerido, pode exigir ao requerente (art. 390/2 CPC). A responsabilidade do requerente pressupe que a providncia injustificada no momento em que requerida ou no vem a ser confirmada pela deciso proferida na aco principal. Funo do 381 Garantia Conservatria e antecipatria. Ex do arresto garante-se a garantia patrimonial do devedor relativamente ao credor. Restituio provisria de posse. 1278 n.1 reconstitui-se a situao que existia antes do esbulho. Finalidade de antecipao da prpria tutela. Ex dos alimentos. Providncias cautelares Tutela provisria Mera justificao (no exige a prova plena9 387 n.2. A providncia s pode ser requerida se no existir um especial sacrifcio desproporcionado grave inconveniente. Instrumentalidade Hipottica As providncias cautelares so instrumentos de uma tutela que vir a ser atribuida hipoteticamente. Imagina-se que vai haver uma tutela constituida posteriormente. A providncia decretada se no for seguida de uma aco caduca. Est dependente de uma aco definitiva. 3.3 Providncias Especificadas: Funo de Garantia: Arresto satisfazer o crdito do requerente 406 Arrolamento 421 o Ex. Do 427 n 1 no est sujeito aos requisitos especficos do arrolamento. o No arrolamento esto em causa bens especficos medo que se dissipem ou extraviem. o possvel pedir o arrolamento de documentos no necessria a sua avaliao. Trata-se de uma funo processual, equivalente produo antecipada de prova. Aplica-se o 519 se se destruir o documento (frustrao de prova) Funo de Regulao Provisria: Restituio provisria da posse esbulho violento. 396 suspenso da deliberao Embargo de obra nova. Art. 412 Funo de Antecipao de Tutela: Alimentos provisrios 399/1

Reparao provisria de danos 403 n.1

3.4 Providncias comuns inominadas 381 Finalidades Garantia Regulao Antecipao As de finalidade de garantia so dificeis de encontrar o arresto e o regulamento esgotam as providncias cautelares com finalidade de garantia. So frequntes as outras duas. 3.5 Providncias cautelares com finalidade antecipatria Ex. Do canil clandestino. Matria de competncia. 83 - competncia territorial + princpio da coincidncia. Competncia internacional Reg. 44/2001 art. 31. Urgncia Reg. 2201/2003 art. 20. 3.6 Aspecto do procedimento tramitao 384 n.3 302 a 304 quanto aos incidentes da instncia. Valor dos procedimentos 313 n.3 O regime para o procedimento reveste carcter urgente. Art. 385 providncias comuns no so nominadas 381 n.1. decretadas sem audincia do requerido efeito surpresa. Contraditrio posterior. 392 n.3 cumulao de providncias. 384 n.2 pode-se cumular sano pecuniria compulsria. Deciso 392 n. 3 no est adstrito providncia requerida qualificao jurdica. O tribunal pode adquirir a providncia que satisfaa mas que no seja a referida excepo que a deciso deve coincidir com o pedido. 387 n. 3 substituida por cauo. concedida ao requerido. 383 n. 4 no produz efeito no julgamento da causa principal basta a prova sumria. A convico que exigida no suficiente para a aco princpal. Ex. Decretado o arresto e depois descobre-se que o crdito nem existe. S pode pedir uma vez a msma providncia cautelar. Regra do 381 n. 4. Art. 391 - Princpio que ocorre na prtica de crime de desobedincia qualificada aquele que no respeitar a providncia cautelar no se obriga a priso de obrigao pecuniria. A violao da prestao de alimentos constitui crime. 3.7 Responsabilidade do requerente 390 n.1 Providncia injustificada Providncia caducada

tem de agir com a prudncia normal

Responsabilidade mais forte que a litigncia de m f. Aqui basta que aja sem a providncia normal (ex. Os danos de arresto tm de ser indemnizados). Na litigncia de m f tem de haver dolo ou culpa grave. Indemnizao teoria da diferena, art. 572 CC Alimentos provisrios 402 Arbitramento de reparao provisria enriquecimento sem causa do requerente, art. 405 n.1. 3.8 Vicissitudes das providncias Caducidade 389 n.3 nus de propor a aco principal no prazo de 30 dias Art. 389 n.1 al. a) e n 2. Art. 383 n.1 Aco julgada improcedente 389 n.1 al. c) Comportamento do requerente 389 n.1 e 289 n. 2. Se o processo estiver parado por negligncia do requerente 389 n. 1 al.b) Se o direito que o requerente pretende acautelar se tenha extinguido 389 n.1 al.e) No caso de arresto se o credor insatisfeito no promover a execuo dentro dos 2 meses a seguir deciso definitiva na aco principal. Art. 410. No se instaura a aco executiva. Art. 389 n. 4 A caducidade no automtica. Tem de ser alegada e necessria deciso do juz. 3.9 Modificabilidade 369 - da proposta de lei Regime de inverso do contencioso. Se a providncia for decretada e no se propuser a aco caduca. Quem tem o nus de propor a aco o requerido da providncia a providncia transformae em tutela definitiva. O requerido tem de impugnar a providncia. N. 1 do preceito inverso do contencioso. No pode ser mera situao de prova sumria existncia do prprio direito. Se a natureza da providncia decretada for adequada e de carcter antecipatrio se houver inverso do contencioso. Porque muitos dos pedidos na aco principal eram idnticos ao das providncias cautelares. Desnecessidade de aco principal 371 na sequncia estabelece o regime da aco a ser proposta pelo requerido para impugnar a providncia cautelar.

4 DECISAO DO TRIBUNAL 4.1 Deciso judicial A deciso o acto do Tribunal no qual este rgo julga qualquer matria que lhe compete apreciar por iniciativa prpria, quer mediante solicitao das partes. A deciso , assim, o acto processual que exprime, por excelncia, o exerccio da funo jurisdicional pelo Tribunal. Toda a deciso comporta dois elementos essenciais: os fundamentos e a concluso ou deciso em sentido estrito. Os fundamentos incluem a matria de facto relevante e o regime jurdico que

lhe aplicvel; a deciso em sentido estrito contm a concluso que se extrai da aplicao do direito aos factos. Para a individualizar, a deciso inicia-se com um relatrio, em que se identificam o processo a que respeita e as questes a resolver (art. 659/1 CPC), e, para assegurar a sua genuinidade, ela deve ser assinada e datada (arts. 157/1 e 2; 668/1-a CPC). O dever de fundamentao das decises judiciais constitui um imperativo constitucional, embora restringido aos casos e termos previstos na lei ordinria (art. 205/1 CRP). 4.2 Modalidades A principal diferenciao nas decises judiciais distingue-as em sentenas e despachos (art. 156/1 CPC). As sentenas so, em regra, as decises sobre o mrito da causa ou sobre um incidente com a estrutura de uma causa (art. 156/2 CPC), mas tambm podem conhecer de aspectos processuais (art. 660/1 CPC); das sentenas que conhecem do mrito da causa pode interpor-se recurso de apelao (art. 691/1 CPC). Os despachos so, em princpio, decises sobre aspectos processuais e, por isso, so, em regra, decises interlocutrias, embora tambm possam incidir sobre o mrito (art. 510/1-b CPC) e, mesmo fora destes casos, possam ser decises finais (art. 510/1-a CPC); d) dos que apreciam esse mrito pode apelar-se (art. 691 CPC). s decises dos Tribunais colectivos atribui-se a designao especial de acrdos (art. 156/3 CPC). Quando o acrdo da Relao conhece do mrito da causa, dele cabe revista (art. 721/2 CPC); quando isso no sucede, cabe agravo (art. 754/1 CPC). Alguns despachos incidem somente sobre aspectos burocrticos do processo e da sua tramitao e, por isso, no possuem um contedo caracterstico do exerccio da funo jurisdicional, nem afectam a posio processual das partes ou de terceiros. So os chamados despachos de mero expediente, que so aqueles que se destinam a prover ao andamento regular do processo e nada decidem quanto ao conflito de interesses entre as partes (art. 156/4, 1 parte CPC) Os despachos discricionrios so aqueles cujo contedo determinado pelo prudente arbtrio do julgador (art. 156/4, 2 parte CPC), ou seja, por critrios de convenincia e oportunidade. Assim, so despachos discricionrios todos aqueles que estabelecem prazos judiciais (art. 144/1 CPC), com ou sem limites legais (arts. 24/2; 25/1; 33 40/2; 486/4 e 5; 508/2 e 3 CPC). Os despachos de mero expediente e os despachos discricionrios no admitem recurso (art. 679 CPC), nem reclamao (art. 700/3 CPC) Deciso Recurso ordinrio autnomo Indeferimento liminar da PI Recusa da PI secretaria (474 e 475) 234A/2 Reclamao e recurso da reclamao Forma de reaco Recurso ordinrio no autnomo

Pr-saneador 508/6 Despacho Saneador: 1) Excepo dilatria que ARI 2) Excepo dilatria que no ARI Se no da competencia o trib. 3) Casos de inutilidade 4) Que conhece o mrito da causa 5) Que conhece parcialmente o mrito da causa Despacho de seleco da matria de facto Despacho de admisso Despacho de req da prov cautelar Se aceitar o req e conseder ou n a PI Sentena

Nenhuma deciso discricionria do juiz 691/1 691/2 b) 691/3 691/2 m) 691/1 691/2 h)

(ou de alguma excepo dilatria)

691/3 691/2 i) 234A/2 692/2 l)

511/2 e 3 reclamao + recurso

666/1

4.1 Terminologia: Despacho deciso interlocutria (no final) Despacho Saneador pode ser deciso de mrito ou interlocutria. Sentenas 156/2 Decises finais proferidas numa causa ou incidente. Acrdos decises finais em tribunais colectivos Resolues jurisdio voluntria critrios especficos 1410 e 1411 Decises forma e mrito. Conhecimento pleno Homologatrias negcios processuais Despachos classificao De mero expediente, 156 n. 4, 1 parte, 679 - estes despachos no so recorrveis. Proferidas no uso legal de um poder discricionrio 156 n.4 2 parte. Despachos no uso legal discricionriamente forte ou fraca. 612 n 1 caso do tribunal tomar iniciativa no pode resultar nulidade processual discricionariedade forte. 508 n.1 al. b) discricionariedade fraca. Deciso final: 3 contedos Absolvio na instncia Condena no pedido Absolve no pedido

Decises interlocutrias No pem termo ao processo questes processuais 565 Correspondncia entre o que pedido e o que decidido 4.2 Efeitos da deciso Efeitos processuais: Irrevogabilidade 666 - esgota-se o poder de jurisdio do juz Efeito caso julgado insusceptibilidade de recurso inimpugnabilidade da deciso valor caso julgado. Deciso vinculativa. 288 a) extingue a instncia Possibilidade de exequibilidade Efeitos Normativos (talbersundsurkung) produz efeito normativo sempre que ele constitua o elemento de previso de uma regra jurdica. 311 n.1CC p.ex. 4.3 Vcios da deciso Errores in procedendo no procedimento Errores in iudicando contedo da prpria deciso. 4.4 Vcios da essncia Inexistncia da deciso: vcios graves deciso inexistente Falta de poder do juz o juz exercia funes num tribunal e vai pra outro e ainda assim profere decises. Falta de correspondncia ex. Sentena proferida no caf no h forma. 4.5 Vcios de contedo: Falta de clareza (erro material e erro jurisdicional) aclarao vai acabar, passa a nulidade. Erro material lapsos 677 (666/2 ratificao) simples erros de escrita e assim. Erro judicial 669 - obscuridade e ambiguidade da deciso. Problemas de todo o tipo!!! Lapsos mais graves em matria de direito de facto. 4.6 Erro na deciso essencial: - recurso ordinrio se couber 691 Reclamao se no couber recurso ordinrio. 4.7 Vcios de limites Princpio do dispositivo aquilo que as partes pediram Limites 4.8 Desvalores da deciso Inexistncia jurdica no produz efeitos em juzo. Sentenas nulas nulidade da deciso 688 - decises de 1 instncia Nulidade da deciso 716 e 732.

Causas: Falta de assinatura do juz 668 n.1 al.b) violao do dever de fundamentao. 205 n.1 Omisso de pronncia 668 n.1 al.d) falta de deciso Contradio entre fundamentos e deciso 661 Condene em quantidade superior No condene em fundamentos necessrios Omisso quanto fixao da responsabilidae por custas. 677 se no resolveu nada quanto s custas 4.9 Consequncias: Falta de assinatura art. 668/2 aposio da assinatura do juz na sentena. Deciso admite ou no recurso: varia! Vcios de nulidade ou em recurso se o valor da Alada exceder a relao. A deciso pode ainda ser ineficaz: 670 Ineficcia da deciso 675 - 2 decises sobre a mesma questo. 675 s conta a 1 deciso, a 2 ineficaz. Vcios da sentena 668/4 669 669/3 669/2 667 Se no for possvel recurso pode haver reclamao da sentena (vcios muito graves) Erro judicial - reclamao Recurso Reclamao vcios especialmente graves Rectificao

A regra a de se poder sempre pedir recurso, mas h pressupostos que se devem verificar: 1 - No possvel se a lei diz que irrecorrvel; 2 - 678/1 o valor da aco tem de ser superior ao valor da alada do tribunal em que foi proposta; 3 - 2 parte do 678/1 2 parte valor da sucumbncia o valor em que a parte fica prejudicada tem de ser superior a metade da alada desse tribunal; 4 - A parte no ter rennciado do direito aos recursos (negcios processuais); 5 - No ter vencido o prazo 685 prazo de 30 dias e 691/5 prazo de 15 dias. 4.10 Caso julgado S h caso julgado no processo em todo o processo h caso julgado. 666 n.1. Espcies de caso julgado Art. 666 Deciso no pode ser revogada pelo prprio juz. Prazo de recurso aps esse prazo adquire o valor de caso julgado (insusceptvel de recurso e impugnao) 4.11 Fora de caso julgado formal e material

A deciso sobre o mrito da causa condenao ou absolvio no pedido tem fora dentro e fora do processo. Pressupe o caso julgado formal. S a deciso de mrito tem fora fora do processo em que est inserida. 4.12 Absolvio na instncia 289/1 no produz fora de caso julgado material. No obsta a que se proponha outra aco sobre o mesmo objecto. Depois do vcio estar sanado nada impede a propositura da aco sobre o mesmo objecto. No se pode aceitar que se pretenda um resultado diferente. MTS prope uma interpretao restritiva s pra casos em que havia vcio e foi sanado. 4.13 Efeitos do caso julgado material: Efeito positivo: autoridade de caso julgado Efeito negativo: excepo de caso julgado. No h 2 vezes a mesma coisa. O tribunal no pode conhecer 2x a mesma questo excepes de litispendencia e de caso julgado. o caso julgado consegue transformar o que branco em preto e a circunferncia em quadrado. 674 A e B solues diferentes do penal. Decises estrangeiras - S produzem efeitos em Portugal depois do reconhecimento. Excepo dos pases dos Estados Membros 4.14 Referncia temporal do caso julgado Art. 673 n.1 Factos De modo que corresponde situao existente no encerramento da discusso. O encerramento da discusso ocorre na audincia final. Quando terminam os debates sobre matria de facto. 652 n.3 al. e). Consequncia 814 n.1 al. g) factos extintivos e modificativos desde que posterior ao encerramento da discusso. Art. 663 situao no momento do encerramento. Que factos so? 2 tipos de factos Factos supervinientes o Factos que ocorrem na pendncia da causa o Factos que s se tornam conhecidos na pendncia da causa Facto alegado como verificado e cuja verificao se d durante o processo. 673 n.1 supervinincia forte e fraca facto alegado o que superviniente a verificao do facto. 4.15 Mandato judicial Casos de perda de chance de ganhar o recurso para julga o mrito desta aco tem de julgar. o mrito da outra aco na qual no foi interposto o recurso.

Problema da quantificao do dano. Probema de perceber quanto se deve indemnizar. 4.16 Particularidades do caso julgado Referncia temporal Precluso dos factos Factos pretritos: At ao encerramento da discusso Posio do autor e posio do ru. Momento da propositura da aco. Para o autor no existe nenhum nus de invocar todas as causas de pedir sob pena de precluso daquelas que no invocar. Ex. Vrias aces com causas de pedir diferentes. No tem o nus de esgotar as causas de pedir. Em relao ao ru: 489 n.1 princpios da concentrao da defesa na contestao nus de invocar todos os fundamentos de defesa no invocados. Diferena importante entre o autor e o ru. A precluso tambm pode suceder na reconveno (no sempre). Nas hipteses al.c) n.2 274. 4.17 Factos supervinientes Momento do encerramento da discusso 506/1. Factos novos so os que se verificaram depois do momento de encerramento da discusso. Factos ocorridos depois j no podem ser considerados naquela aco. 673 e 662/1 delimitao Ex. Prazos, condies facto novo pode ser alegado numa nova aco. 673 - o autor diz: o meu crdito est sujeito a condio, a condio verificou-se o ru que pague. Se no se verifca a condio a aco improcede. 662 excepes modificativas obrigo exigvel e o devedor diz que a dvida est sujeita a uma condio. Condenao in futurum. Imagine que o juiz convoca audincia preliminar e nela pretende conhecer imediatamente do mrito da causa, por considerar j ter prova documental nos autos suficiente para decidir. Pode faz-lo? Pode, desde que a prova seja realmente suficiente, art(s).508.-A/1/d), 510./1/b) do CPC, porque em homenagem ao princpio da economia processual e celeridade pode o juiz na fase de saneamento e condensao decidir sobre o mrito da causa, total ou parcialmente, desde que no necessite de mais provas. O princpio do contraditrio no obstculo a esta soluo uma vez que as partes tiveram oportunidade de apresentar as suas alegaes na fase dos articulados.

5 FASES DO PROCESSO
(incidentes da instncia eventual) Sentido lgico e cronolgico Articulados supervinientes mesma funo dos articulados Prova fase de instruo. 5.1. Forma nica do processo declarativo Fase dos articulados Fase de condensao Fase de instruo Fase de audincia final Sentena Actos de instruo tramitao da aco. Em qualquer aco h tramitao. H sempre sentena. Tramitao electrnica. Fase dos articulados: Deduzida por artigos Em duplicado 5.2. Petio inicial 1 acto do autor Cabealho intrito Narrao Concluso Indicaes complementares 5.3. Propositura da aco 323/2 prescrio 5 dias antes do prazo de prescrio Caducidade 331 CPC no esgota na pendncia da causa, 5.4 Aces que devem ser registadas Aces de reivindicao nus 291 CC registo 5.5 Vrios actos Entrada (a secretaria pode rejeitar devido a vcios de forma) Distribuio da causa Atribuio aleatria da causa a um juz (garante a imparcialidade) Actuao (formao dos autos) Despacho liminar

5.6 Despacho liminar Indeferimento: 234 A Inviabilidade do pedido 333/1 Ineptido da PI 193/2 a) Falta de pressupostos processuais O autor pode: Fazer nada extingue a instncia Apresentar outra PI 234A/1 e 476 Recorrer do despacho de indeferimento 234A/2 5.7 Despacho de aperfeioamento Falta de factos complementares. 265/2 e 508 2 a 6. 5.8 Despacho de citao 480 - O ru citado para contestar 5.9 Despachos anmalos Art. 24 5.10 Citao do ru 228/1 parte No deve haver no mesmo processo duas citaes mesma pessoa O autor nunca citado 228 e 252 A 234/1 oficiosamente pela secretaria sem despacho do juz. Casos excepcionais: 234 n. 4 e 5 Citao urgente 234/4 al.f) e art 478 Propositura da aco deve ser enunciada atravs de editais 234/4 c) A secretaria suscitar a interveno do juz por lhe afigurar falta de um pressuposto processual insuprivel de que o juz deva conhecer oficiosamente. 234 A n.5. O despacho que mande citar o ru irrecorrvel, embora no se considerem precludidas as questes que podiam ter sido motivo de indeferimento liminar. 5.10.1 Regime da citao Reg. 1393/2007 Conveno Relativa...Haia 15/11/1965 274/2 via postal, carta registada com aviso de recepo 5.10.2 Modalidades Citao pessoal Entrega ao citado de carta registada com aviso de recepo 233/2 b) 1 parte Recusa do citando de assinar certificao pelo distribuidor postal 233/2 al.b) e 237 A/3

Frustrando-se a via postal, mediante contacto pessoa do agente de execuo com o citando 233/2 c9 e 239/1, normalmente atravs da citao com hora certa 240/1. Quando o autor assim o declare na PI por contacto pessoal de funcionrio judicial com o citando 233/2 e 239/9. 233/3 e 245 mandatrio judicial. Citao equiparada Citao feita na pessoa dos seus legais representantes. Prazo de dilao Ao prazo de defesa do citando acresce uma dilao varivel em funo das circunstncias 252A/1 al.a). Consiste na atribuio suplementar de prazo de defesa 5, 15 ou 30 dias Os prazos de dilao podem ser cumulados. Suponha que a aco foi intentada sob a forma ordinria e que Brigite contestou no 33. dia aps ter sido citada para a aco. Podia faz-lo? Sim. Na forma ordinria o prazo para a contestao de 30 dias, acrescido da eventual dilao. Como Brigite foi citada no estrangeiro, acresce ao prazo peremptrio de 30 dias uma dilao de mais 30 dias, nos termos do artigo 252.-A, n. 3, CPC. Mesmo que no houvesse dilao, Brigite poderia ainda contestar at ao 3. dia aps o final do prazo, pagando multa (art. 145., n. 5, CPC), pelo que sempre poderia contestar ao 33. dia. Citao edital 2 formas: Por incerteza do lugar Por incerteza da pessoa 5.10.3 Efeitos da citao Efeitos processuais: Estabilidade da instncia 481 b) 481 c) concentrao inadmissiblidade da propositura pelo ru de uma aco contra o autor com o mesmo objecto. Constituio da excepo de litispendncia se o ru j tiver sido citado para outra aco idntica quanto s partes e ao objecto 499/1. 497/2 Tanto a excepo de litispendncia como a de caso julgado tm por fim evitar que o tribunal seja colocado na alternativa de contradizer ou reproduzir uma deciso anterior. Efeitos substantivos: Cessao da boa f 1260/1 Interrupo da prescrio 323/1 CC, da usucapio 1292, da caducidade 2308/1 e 3 CC Constituio do devedor em mora se a obrigao for sem prazo (pura) 805CC a citao vale como interpelao do devedor 662/2 b)

5.11 Vcios da citao Falta da citao 195 Nulidade da citao 198 Falsidade da citao 551A n1 e 4 (se for funcionrio judicial) algum declara algo que no verdadeiro 372/1CC, 372/2. 374/4. Arquida pelo citando 10 dias aps o conhecimento do acto.

6 REVELIA
6.1 Noo A composio da aco pode ser decisivamente influenciada pela omisso de um acto processual: trata-se da revelia do ru, que consiste na absteno definitiva da contestao. A contestao na qual o ru pode impugnar as afirmaes do autor ou deduzir uma excepo (art. 487/1 CPC) constitui um nus da parte, no existindo, assim, qualquer dever de contestar. Da decorre que a revelia no determina a aplicao ao ru de qualquer sano (pecuniria, nomeadamente), mas antes certas desvantagens quanto deciso da aco. 6.2 Modalidades a) Revelia absoluta e relativa A revelia absoluta quando o ru no pratica qualquer acto na aco pendente; relativa se o ru no contesta, mas pratica em juzo qualquer outro acto processual, designadamente a constituio de mandatrio judicial. b) Revelia operante e inoperante A revelia quer a relativa, quer a absoluta pode ser operante ou inoperante. operante quando produz efeitos quanto composio da aco; inoperante quando esses efeitos no se realizam, isto , quando a falta de contestao nada implica quanto deciso da causa (arts. 233/1; 484/1; 485-b, 2 parte; 233/6 e 248; 485-a; 485-c CPC; art. 354-b CC; art. 485d CPC; art. 364 CC). As situaes que conduzem inoperncia da revelia so comuns ao processo ordinrio, sumrio e sumarssimo, pois, na falta de uma regulamentao especfica, vale para estes ltimos o que se encontra estipulado para o processo ordinrio (arts. 463/1 e 464 CPC)

6.3 Efeitos A revelia operante implica uma importante consequncia quanto deciso da aco. Essa consequncia, que se produz ex lege e no ex voluntate, consiste no seguinte: a revelia operante implica a confisso dos factos articulados pelo autor (art. 484/1 CPC; quanto aplicao dessa regra ao processo sumrio e sumarssimo, arts. 463/1 e 464 CPC). O efeito cominatrio realizado pela revelia no prevalece sobre a matria de conhecimento oficioso, nomeadamente as excepes dilatrias de que o Tribunal deva conhecer ex officio (art. 495 CPC) e que obstem apreciao do mrito da causa (art. 288/3 CPC). O efeito cominatrio da revelia operante tambm no pode prevalecer sobre os efeitos ilegais pretendidos pelo autor. Se a confisso ficta ou presumida que resulta da revelia respeitar a factos impossveis ou notoriamente inexistentes ou se o autor tiver formulado um pedido

ilegal ou juridicamente impossvel, essa confisso no admissvel (art. 354-c CC) e o Tribunal no os deve considerar admitidos por um acordo e deve abster-se de apreciar esse pedido. A revelia operante tem efeito cominatrio semi-pleno. Admita, como sub-hiptese, que a aco proposta por Ana contra Bento e Cludia e que Bento contesta alegando apenas a sua ilegitimidade. Esta alegao aproveita a Cludia? Esta alegao de Bento no aproveita a Cludia, uma vez que se trata de defesa por excepo (art. 487., n.s 1 e 2 e 485., alnea a), do CPC). Assim, no podendo a contestao de Bento aproveitar a Cludia, esta encontrar-se-ia em revelia absoluta, operante, circunstncia que determinaria a confisso dos factos que contra si houvessem sido alegados por Ana (art. 484., n. 1, do CPC) Ver 1.6

You might also like