You are on page 1of 11

PREFEITURA DO RECIFE

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, URBANO E AMBIENTAL CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO URBANO

REGIMENTO INTERNO
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO URBANO
(Aprovado pelo Decreto n 16.940/95 Dirio Oficial do Recife, 31/03 de de 1995, Pg.03)

RECIFE, ABRIL 1995

CAPTULO I - DA NATUREZA E OBJETIVO

Art.1 - O Conselho de Desenvolvimento Urbano - CDU - institudo pela Lei Orgnica do Recife (LOR) e disciplinado pelas Leis Municipais n 15.735, de 21 de dezembro de 1992 e 15.945, de 26 de agosto de 1994, rgo institucional de participao paritria entre o Poder Municipal e a Sociedade Civil, tem por objetivo deliberar, no mbito do Poder Executivo, nos processos de elaborao atualizao, acompanhamento, avaliao e controle do Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade do Recife (PDCR) e da Lei de Uso e Ocupao do Solo (LUOS). Pargrafo nico - As expresses Conselho de Desenvolvimento Urbano, Lei Orgnica do Recife, Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade da Recife e Cidade do Recife sero referenciadas neste Regimento, respectivamente, pelas siglas CDU, LOR, PDCR e pela palavra MUNICPIO. Art. 2 - O CDU, vinculado Secretaria de Planejamento, Urbano e Ambiental do Municpio, integrar o Sistema de Planejamento Municipal, juntamente com os Conselhos Setoriais previstos na LOR e no PDCR. Art. 3 - No exerccio de sua competncia legal, o CDU observar os princpios gerais estabelecidos na LOR e no PDCR, bem como as normas constitucionais, legais e regulamentares pertinentes questo urbana.

CAPTULO II - DA ESTRUTURA E ORGANIZAO

Art. 4 - O CDU composto de 28 (vinte e oito) conselheiros sendo 14 (quatorze) representantes do Poder Municipal e 14 (quatorze) representantes da Sociedade Civil, assim distribudos:

I - DO PODER MUNICIPAL: a) titular da Secretaria de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras b) titular da Secretaria de Finanas; c) 1 (um) representante da Comisso de Obras e Urbanismo da Cmara de Vereadores do Recife; d) 8 (oito) representantes da Municipalidade a serem indicados pelo Prefeito do Municpio, sendo 1(um) obrigatoriamente, Secretrio Municipal; e) 1 (um) representante da Fundao de Desenvolvimento da Regio Metropolitana do Recife - FIDEM; f) 1 (um) representante da Caixa Econmica Federal - CEF; g) 1 (um) representante da Universidade Federal de Pernambuco , Mestrado de Desenvolvimento Urbano --MDU/UFPE.

II - DA SOCIEDADE CIVIL a) 01 representante do Frum do PREZEIS; b) 04 (quatro) representantes de associaes comunitrias e no governamentais; c) 05 (cinco) representantes de conselhos profissionais e sindicatos; d) 04 (quatro) representantes de entidades vinculadas s classes produtoras.

1- Os representantes da Sociedade Civil agiro por conta da mesma como mandatrios. 2 - So membros natos do CDU: Secretrio Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental, o Secretrio Municipal de Finanas e o representante da Cmara de Vereadores do Recife

3 - A cada conselheiro titular corresponder um suplente que o substituir nas suas faltas e impedimentos. 4 - O suplente do Secretrio Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental ser o seu substituto legal. 5 - Os conselheiros titulares e suplentes sero designados por ato do prefeito Municipal, a quem compete destituir os representantes do Municpio. 6 - As entidades da Sociedade Civil a que se referem as alneas b, c e d, do inciso II do caput deste artigo, sero definidas na forma estabelecidas no art. 35 deste Regimento. 7- Com exceo dos membros natos, perdero o mandato os conselheiros que descumprirem as suas obrigaes definidas neste Regimento.

Art. 5 - O CDU ter a seguinte estrutura organizacional: I - Presidncia, composta de um Presidente e um vice-presidente; II - Pleno, composto de todos os conselheiros; III - Cmaras Setoriais; IV - Secretaria Executiva; V - Colgio dos Representantes do Municpio; VI Colgio dos Representantes da Sociedade Civil. 1 - O Presidente do CDU ser o Secretrio Municipal de Planejamento Urbanismo e Meio Ambiente e o vice-presidente seu substituto legal. 2 - As Cmaras Setoriais sero formadas pelos conselheiros do CDU, titulares ou suplentes, com exceo do Presidente e do Vice-Presidente do referido Conselho. 3 - A distribuio dos conselheiros para integrarem as Cmaras Setoriais far-se- de forma democrtica em reunio do pleno, designada para esse fim. 4 - A Secretaria Executiva do CDU ser exercida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, designada neste Regimento pela sigla SEPLAM; 5 - O Colgio de Representantes do Municpio constitudo de conselheiros representantes da Municipalidade com assento no CDU. 6 - O Colgio de Representantes da Sociedade Civil constitudo dos representantes das entidades civis com assento no CDU.

CAPTULO III - DA COMPETNCIA E ATRIBUIES DO CDU

Art. 6 - Compete ao CDU, em sua composio plena, alm das atribuies que lhe foram conferidas pela Lei Orgnica do Municpio do Recife (LOR) e pelo Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade do Recife (PDCR), as seguintes: IExercer as funes de controle, acompanhamento e avaliao do PDCR, formulando proposies para sua reviso e atualizao; II - Fixar padres complementares quanto aos aspectos sociais e econmicos desejados para o desenvolvimento integrado do MUNICPIO; III- Fixar, vista das propostas das suas Cmaras Setoriais, metas anuais para o alcance dos padres desejados de desenvolvimento; IV- Apreciar os instrumentos componentes do modelo urbanstico necessrio ao processo de desenvolvimento econmico, social e ambiental do MUNICPIO antes de sua aprovao pelas autoridades municipais competentes;

V-

Acompanhar e avaliar a execuo da Lei de Uso e Ocupao do Solo, formulando proposies para sua reviso e atualizao; VI - Fiscalizar a aplicao e a gerncia do Fundo de Desenvolvimento Urbano; VII- Supervisionar o funcionamento do Frum da Cidade do Recife; VIII- Decidir sobre a aprovao de projetos que interessem ao desenvolvimento urbano, inclusive quanto criao de programas de urbanizao e de zonas especiais. IX - Apreciar os relatrios de execuo dos rgos operadores dos servios urbanos e das aes pblicas a que se referem os artes. 103 e 171, do PDCR; X - Aprovar relatrios de impacto ambiental, econmico e social na implantao de conjuntos habitacionais com mais de 500 unidades, e memorial justificativo de empreendimentos de impacto definidos no art. 39 do PDCR; XI- Aprovar a desativao ou transferncia, total ou parcial de equipamentos institucionais, propostas pelas Cmaras Setoriais, e pela Comisso Especial de Acompanhamento do Plano de Uso e Ocupao do Solo ou Sucessora. XII- Sugerir estudos, polticas e providncias relacionadas com o desenvolvimento urbano do Municpio; XIII- Opinar sobre estudos e projetos que lhe sejam submetidos pelo executivo municipal, inclusive matrias urbansticas relativas Regio Metropolitana; XIV Convocar, na forma prevista na LOR e no PDCR, o Prefeito e qualquer Secretrio Municipal, para informaes ou esclarecimentos, bem assim, relatrios da atuao do poder pblico municipal; XV Assessorar o executivo municipal no equacionamento de questes administrativas, financeiras e legais, que julgue relevantes para o desenvolvimento harmnico do Municpio; XVI - Propor e discutir, juntamente com os Conselhos Setoriais do municpio, o Frum da Cidade do Recife, a Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental e o Prefeito Municipal, metas para oramento e os programas setoriais; XVII Participar na elaborao, atualizao, controle e acompanhamento do Plano Plurianual Oramentrio do Municpio, na forma prevista no PDCR; XVIII- Convocar, na forma prevista na LOR e no PDCR, o Prefeito e qualquer Secretrio Municipal, para informaes ou esclarecimentos, bem como, solicitar relatrios da atuao do poder pblico municipal; XIX- Opinar sobre o Regulamento Geral dos Servios Urbanos proposto pelo executivo Municipal;; XX - Manter articulao com os Conselhos Setoriais e outros agentes do Sistema de Planejamento do Municpio, visando o funcionamento harmnico do Sistema; XXI -Outras atribuies que lhe forem deferidas por lei ou regulamento e, ainda, pelo Prefeito Municipal. Pargrafo nico - No exerccio de suas atribuies, o CDU atuar em estrita observncia s normas legais e regulamentares vigentes.

Art.7 - As Cmaras Setoriais de Desenvolvimento atuaro nas seguintes reas temticas:

Econmico (CDE) do Desenvolvimento Social (CDS)

I CMARA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO: a. b. c. d. e. f. g. Poltica municipal de desenvolvimento econmico e seus instrumentos; Poltica municipal de desenvolvimento urbano e seus instrumentos; Defesa do consumidor; Abastecimento; Infraestrutura bsica e equipamentos institucionais; Meio ambiente; Outras que lhe forem atribudas pelo Pleno do CDU.

II CMARA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL: a. b. c. d. e. f. g. h. i. Educao; Sade; Habitao; Segurana pblica; Justia e cidadania; Trabalho e ao social; cultura e lazer; Servios urbanos; e Outras que lhe forem atribudas pelo Pleno do CDU.

1 - So atribuies da Cmara de Desenvolvimento Econmico CDE: I. elaborar e encaminhar ao Pleno do CDU projetos relativos s questes temticas de sua rea de competncia; II. analisar as matrias que lhe sejam submetidas pela presidncia do CDU, antes de sua aprovao pelo Pleno; III. definir comisses temticas compostas por representantes do Municpio e da Sociedade Civil, para anlise das matrias que lhe forem submetidas; IV. analisar, sob a tica econmica e financeira os relatrios, de execuo encaminhados ao CDU pelos rgos pblicos a que se referem os art. 103 e 171 do PDCR; V. opinar, quando provocada ou por iniciativa prpria, sobre propostas de isenes tributrias a setores empresariais, emitido juzo de valor quanto efetiva utilidade da medida em relao ao conjunto da comunidade; VI. propor a fixao de padres complementares orientadores de programas e aes para o desenvolvimento do MUNICPIO, bem como as metas anuais para o alcance dos padres desejados de desenvolvimento; VII. emitir parecer, previamente, aos projetos e empreendimentos que envolvam impacto nos aspectos econmicos de desenvolvimento urbano; VIII. examinar as propostas de transferncia total ou parcial de equipamento nas reas institucionais, juntamente com a Cmara de Desenvolvimento Social (CDS); IX. analisar, sob a tica econmica, os projetos submetidos deciso do CDU que, direta ou indiretamente, possam interferir no desenvolvimento urbano ou econmico do Municpio; X. apresentar, anualmente, ao Pleno do CDU ou quando solicitada, estudo de avaliao sobre o desempenho da economia urbana; XI. outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Pleno ou pelo Presidente do CDU. 2 - So atribuies da Cmara de Desenvolvimento Social CDS: I. II. III. IV. V. VI. VII. elaborar e encaminhar ao Pleno do CDU projetos relativos s questes temticas de sua rea de competncia; analisar as matrias que lhe sejam submetidas pela presidncia do CDU, antes de sua aprovao pelo Pleno; definir comisses temticas compostas por representantes do Municpio e da Sociedade Civil, para anlise das matrias que lhe forem submetidas; analisar relatrios produzidos pelo Sistema de acompanhamento das expectativas da Sociedade Civil (SIAC), na forma prevista no PDCR; propor ao Pleno do CDU a adoo de medidas que objetivem o desenvolvimento social do MUNICPIO; apreciar, quando aos aspectos, as matrias submetidas ao CDU; analisar, sob a tica de desenvolvimento social, os relatrios de execuo dos rgos operadores dos servios urbanos e aes pblicas a que se referem os arts. 103 e 171, do PDCR;

VIII.

formular propostas e sugestes para melhor eficincia dos agentes pblicos envolvidos com o desenvolvimento social do MUNICPIO; IX. participar, juntamente com a Cmara de Desenvolvimento econmico (CDE), das propostas de fixao dos padres desejados de desenvolvimento do MUNICPIO, bem como das propostas de transferncia de equipamentos nas reas institucionais; X. encaminhar ao Pleno do CDU, anualmente ou quando solicitada, estudos e relatrios de avaliao sobre os reflexos das aes implantadas pelo Poder Pblico Municipal, no tocante aos aspectos que envolvem o desenvolvimento social do MUNICPIO; XI. outras atribuies que lhe sejam conferidas pelo Pleno ou pelo Presidente do CDU.

3 - Os componentes das Cmaras Setoriais escolhero entre si, um conselheiro que exercer as funes de coordenador dos trabalhos e atividades das Cmaras, competindo-lhe designar relatores das matrias submetidas s Cmaras e, bem assim, convocar, atravs da Secretaria Executiva, as respectivas reunies. 4 - Representantes das Prefeituras Municipais da regio Metropolitana e de rgos pblicos federais e estaduais, atuantes no MUNICPIO podero participar das Cmaras Setoriais como observadores, exclusivamente com direito a voz, conforme previsto na Lei 15.735/92. Art. 8 - Presidncia do CDU compete: I - presidir as reunies do CDU; II - providenciar a pauta das reunies do Pleno e a convocao dos conselheiros; III - assinar as deliberaes do Pleno, zelando pelo seu cumprimento; IV - representar o CDU em suas relaes com terceiros, podendo delegar essa atribuio a outro conselheiro; V - distribuir s Cmaras Setoriais as matrias sujeitas apreciao, anlise e deciso do CDU; VI - indicar, quando necessrio, relator das matrias referidas no inciso anterior, fixando prazo para o respectivo relatrio; VII - constituir comisses ou grupos de trabalho para estudo de matrias especiais, por iniciativa prpria ou por solicitao das Cmaras Setoriais; VIII - determinar a realizao de diligncias solicitadas pelas Cmaras Setoriais, para o melhor desempenho de suas atribuies; IX - convidar, por iniciativa prpria ou proposta de qualquer das Cmaras Setoriais, especialistas ou pessoas interessadas na questo urbana, para expor matrias de relevante interesse para o desenvolvimento urbano ou participar das reunies do Pleno, como observadores; X - solicitar Secretaria Executiva do CDU, por iniciativa prpria ou por solicitao das Cmaras Setoriais, o assessoramento tcnico ao estudo de matria e realizao de pesquisas que interessem questo urbana, para o melhor desempenho das atribuies do CDU. Art.9 - Secretaria Executiva compete: I - proporcionar todo apoio tcnico e administrativo necessrio ao funcionamento do CDU; II - proceder seleo das matrias de competncia do CDU, submetendo-a aprovao da Presidncia; III - receber e registrar a correspondncia dirigida ao CDU e respond-la, em articulao com a Presidncia; IV - distribuir s Cmaras Setoriais, por determinao da presidncia, as matrias de interesse do CDU; V - organizar as pautas das reunies e convocar os conselheiros, em articulao com a Presidncia; VI - secretariar as reunies plenrias, lavrando as respectivas atas, bem como proceder redao das deliberaes tomadas pelo Pleno; VII - proceder publicidade das deliberaes, na forma prevista neste Regimento, para efeito de eficcia jurdica;

VIII - organizar e manter atualizado o registro e o arquivamento de todos os documentos de interesse do CDU, especialmente as deliberaes, os pareceres e estudos produzidos pelo Pleno e pelas Cmaras Setoriais; IX promover a execuo dos trabalhos mecanogrficos e computadorizados necessrio ao desempenho das atividades do CDU; X - elaborar e submeter ao Pleno, anualmente, o relatrio de atividades desenvolvidas pelo CDU; XI -promover a realizao de estudos e pesquisas e, bem assim assessoramento tcnico, quando solicitado pela Presidncia; XII - outras atribuies que lhe forem conferidas pela Presidncia ou pelo Pleno do CDU; Pargrafo nico - A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (SEPLAM) designar um servidor, para responder pelas atribuies da Secretaria Executiva, com poderes necessrios ao desempenho de suas responsabilidades, na forma deste Regimento. Art. 10 Os Colgios de representantes do Municpio e da Sociedade Civil tero as seguintes atribuies: I Colgio dos Representantes do Municpio: a. receber e analisar as propostas Representantes da Sociedade Civil; e sugestes encaminhadas pelo Colgio de

b. submeter Presidncia do CDU as propostas do Colgio de Representantes da Sociedade Civil para encaminhamento s Cmaras Setoriais ou ao Pleno; c. manter estreita articulao com o Colgio de Representantes da Sociedade Civil funcionamento harmnico do CDU; d. outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Pleno do CDU. II Colgio dos Representantes da Sociedade Civil: a. formular propostas e sugestes para melhor integrar a participao da Sociedade Civil no desenvolvimento econmico e social do Municpio; b. elaborar o cadastro de todas as entidades integrantes da Sociedade Civil recifense independentemente de sua participao no Colegiado, para os fins previstos na Lei n 15.735/92; c. atuar como frum de intermediao entre as atividades da sociedade civil e o Poder Pblico Municipal, visando o pleno exerccio da participao popular; d. participar na elaborao, controle e acompanhamento das subvenes destinadas s entidades civis, no que couber; e. outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Pleno do CDU. 1 - A definio dos Colgios, prevista neste artigo no implicar, em hiptese alguma na reduo ou superposio de poderes conferidos por Lei ou regulamento ao CDU na sua forma integral. 2 - Para o exerccio de suas atribuies, o Colgio de representantes da Sociedade Civil dividido em 3 (trs) grupos, de acordo com os segmentos nele representados, sem prejuzo da unicidade de sua atuao. visando o

CAPTULO III - DAS OBRIGAES DOS MEMBROS DO CDU

Art.11 So obrigaes dos membros do CDU : I. comparecer s reunies do plenrio; II. participar das atividades das Cmaras Setoriais nas quais forem integrados; III. requerer informaes, diligncias e providncias Presidncia do CDU e outras autoridades, para o melhor desempenho de suas atividades; IV. apresentar relatrios pareceres, dentro dos prazos fixados pela Presidncia e/ou pelos coordenadores das Cmaras onde forem integrados; V. votar e apresentar questes de ordem; VI. outras atribuies que forem conferidas pela presidncia do CDU ou pelo plenrio, visando ao melhor desempenho dos objetivos do CDU. Art.12 - Perder o mandato, a critrio do plenrio, o conselheiro que, sem justificativa, deixar de comparecer a 3 (trs) reunies ordinrias consecutivas do Pleno, e, bem assim, reincidir no descumprimento dos prazos que lhe forem estabelecidos para apresentao de relatrios ou pareceres. Art.13 - No caso de substituio do membro do CDU, seja nos casos de perda do mandato, por iniciativa prpria ou da entidade que representa, o membro substituto cumprir o perodo restante do mandato. Pargrafo nico A substituio de membro titular ou suplente, em qualquer hiptese, ser objeto de nomeao ou designao do Prefeito Municipal. Art.14 Os conselheiros podero se afastar do CDU, temporariamente ou definitivamente, devendo, em qualquer hiptese, apresentar seu pedido de afastamento com 15 (quinze) dias de antecedncia, para evitar soluo de continuidade dos trabalhos do CDU. 1 - A licena temporria no poder exceder de 60 (sessenta) dias, sob pena de ser considerada como afastamento definitivo, implicando na substituio do conselheiro titular. 2 - A entidade representada pelo conselheiro afastado definitivamente, ter o prazo de 15 (quinze) dias para indicar o substituto que cumprir o resto do mandato do conselheiro substituto.

CAPTULO IV - DO FUNCIONAMENTO DO PLENO DO CDU CMARAS E COLGIOS Art.15 - O CDU reunir-se- , ordinariamente, na ltima segunda-feira til de cada ms e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente, pelo Prefeito Municipal ou por 1/3 (um tero) de seus conselheiros. Pargrafo nico - Nas convocaes extraordinrias, os conselheiros sero notificados com 3 (trs) dias teis de antecedncia. Art.16 - As reunies do CDU sero realizadas com a presena da maioria simples dos conselheiros, vedada a representao por terceiros, salvo os suplentes indicados na forma deste Regimento. Pargrafo nico Os suplentes podero, independentemente da presena dos conselheiros titulares, participar das reunies, tendo, apenas, direito a voz.

Art.17 - As deliberaes do CDU, tomadas pela votao mnima de 2/3 (dois teros) dos conselheiros presentes, revestiro na forma de Resolues e Proposies, assim consideradas: I. Resolues quando implicam em deciso de matria, inclusive de carter administrativo e tero fora obrigatria; II. Proposies quando no implicam em deciso de matria; consubstanciam pareceres, sugestes e recomendaes para os agentes pblicos adotarem as medidas e tomarem as decises de sua alada. Pargrafo nico - As Resolues sero, obrigatoriamente, publicadas na imprensa oficial para efeito de sua eficcia jurdica. As Proposies no exigem publicao oficial, mas sero encaminhadas aos agentes pblicos e divulgadas sociedade civil, na forma indicada pelo Pleno do CDU.

Art.18 - Das reunies ordinrias e extraordinrias sero lavradas atas assinadas pelos conselheiros presentes, devendo conter todos os fatos ocorridos e discusses realizadas, que implicaro na criao da memria do CDU. Art.19 - Reserva-se Presidncia a faculdade de designar relator de matria sujeita discusso e/ou apreciao do CDU, visando racionalizao dos trabalhos do plenrio, sem prejuzo das atribuies pertinentes s Cmaras Setoriais. Art.20 - As reunies do Pleno sero abertas ao pblico, entretanto somente tero direito a voto os conselheiros e a voz os membros suplentes e os observadores previstos em Lei e neste Regimento. Art.21 As reunies do Pleno sero presididas pelo Presidente e, na sua falta ou impedimento, pelo VicePresidente, exceto naquelas s quais comparecer o Prefeito Municipal, que poder avocar a presidncia dos trabalhos. Art.22 - As deliberaes sero tomadas por votao, na forma estabelecida neste Regimento, cabendo ao Presidente, alm do voto pessoal, o voto de qualidade. Art.23 - O Presidente do CDU determinar a distribuio das matrias s Cmaras Setoriais, em funo da natureza das mesmas, fixando prazos para o respectivo exame, levando em considerao o grau de complexidade das matrias objeto do exame. Art.24 - O Pleno do CDU definir o calendrio de atividades das Cmaras Setoriais, de acordo com as propostas dos respectivos coordenadores. Art.25 - A Secretaria Executiva proporcionar todos os meios necessrios ao funcionamento das Cmaras Setoriais de acordo com as determinaes da Presidncia do CDU.

Art.26 - O funcionamento das Cmaras Setoriais e dos Colgios de Representantes ser objeto de Resoluo do CDU, votada pela maioria absoluta dos conselheiros.

CAPTULO V - DO FORUM DA CIDADE DO RECIFE

Art.27 - O Frum da Cidade do Recife um instrumento institucional com o objetivo de promover e incrementar a cidadania, atravs de debates, informaes e proposies voltadas para a observao soluo de problemas citadinos.

Pargrafo nico A forma de atuao do Frum ser definida em Regimento Interno a ser aprovado pela SEPLAM.

Art.28 - Ao Frum da Cidade do Recife compete: a) Debater o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias; b) Debater os projetos apresentados discusso pela secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental do Municpio; c) propor ao executivo municipal polticas gerais e projetos de execuo de servios e investimentos de interesse da comunidade; d) definir critrios para avaliao do plano de investimentos; e) apreciar o plano de investimentos propostos pelo executivo para as Regies PolticoAdministrativas do MUNICPIO; f) adequar os planos Regionais de investimentos s diretrizes gerais do Municpio e ao plano de governo, realizando os ajustes necessrios; g) outras atribuies que lhe forem deferidas pelo seu Regimento Interno ou pelo CDU. Pargrafo nico Durante os debates realizados e em suas concluses, o Frum da Cidade do Recife levar em considerao as definies do programa de governo, do CDU dos Conselhos Setoriais alm de toda a legislao de planejamento e desenvolvimento urbanos.

Art.29 - A atuao do Frum far-se- sob a superviso do CDU, cabendo Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental do Municpio (SEPLAM) proporcionar todos os meios necessrios ao funcionamento pleno do Frum: Art.30 - O Frum reunir-se-, ordinariamente, 02 (duas) vezes por ano, mediante convocao da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental, e, extraordinariamente, por convocao do Prefeito Municipal.

Art.31 - O Frum no ter carter deliberativo, mas o resultado de suas atividades ser encaminhado s autoridades municipais competentes para adoo de medidas votadas ao interesse pblico: Art.32 - O Frum, na forma prevista em seu Regimento, informar ao CDU, e aos demais Conselhos Setoriais do Municpio, dos resultados das atividades desenvolvidas, a fim de balizar as deliberaes desses Conselhos.

Pargrafo nico Sem prejuzo do disposto no caput deste artigo, o Frum dever manter a comunidade informada das aes municipais voltadas ao interesse da coletividade. Art.33 - Participaro do Frum da Cidade do Recife: a) o titular da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental do Municpio, que o presidir; b) todos os Secretrios, Presidentes de Empresas e Fundaes do Municpio; c) 10 (dez) Vereadores do Municpio, por indicao da C6amara de Vereadores; d) 04 (quatro) representantes do Conselho de Desenvolvimento Urbano CDU; e) 02 (dois) representantes de cada Conselho Setorial do Municpio;

f) 01 (um) delegado escolhido em cada uma das microregies das Regies Poltico Administrativas do Municpio; g) 01 (um) representante de cada uma das entidades profissionais liberais de mbito municipal ou estadual com sede no Municpio; h) 01 (um) representante de cada uma das entidades representativas de lojistas, comerciantes, construtores, empresrios e micro-empresrios com atuao no Municpio; i) 01 (um) representante do Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais; j) 05 (cinco) representantes da Associao Brasileira de Organizaes No Goveramentais, Seo de Pernambuco; k) 02 (dois) representantes de cada uma das seguintes Universidades: Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade de Pernambuco; l) 01 (um) representante de cada uma das entidades federativas de organizaes populares do Recife, mesmo que de mbito estadual; m) 01 (um) representante da Fundao Metropolitana do Recife.

Art.34 -O Regimento do Frum fixar o quorum necessrio para o exerccio de suas atribuies, e suas reunies sero abertas a todos os segmentos da sociedade.

CAPTULO VI - DAS DISPOSES GERAIS E FINAIS

Art.35 Para definio das entidades representativas da Sociedade Civil no CDU, o Presidente do CDU, ouvido o Colgio de Representantes da sociedade civil, convocar os segmentos referidos nas alneas b, c, e d do inciso II do caput do art. 4 deste Regimento, observada a habilitao exigida no pargrafo 3 do art. 3 da Lei n 15.735/92. Art. 36 O CDU, dentro de 90 dias aps a aprovao deste Regimento, expedir resolues disciplinando o funcionamento das Cmaras Setoriais e do Colegio de Representantes do Municpio e da Sociedade Civil. Art.37 - A participao no CDU e no Frum considerada de relevante interesse pblico, no podendo seus integrantes receberem qualquer remunerao, seja a que titulo for. Art.38 - O CDU e o Frum mantero articulao com os rgos e entidades municipais e estaduais, pblicas e privadas, visando o melhor desempenho de suas atribuies e racionalizao dos recursos destinados s aes pblicas de interesse da comunidade Recifense. Art.39 - Os casos omissos neste Regimento sero resolvidos pelo Pleno do CDU, observada a votao da maioria simples dos conselheiros presentes, respeitadas as normas legais e regulamentares pertinentes. Art.40 - O presente Regimento poder ser alterado por resoluo do CDU, atravs da deciso de 2/3 (dois teros) de seus membros, respeitadas as normas e diretrizes estabelecidas na LOMR, no PDCR e na Lei do Uso e Ocupao do Solo e, bem assim, nas normas emanadas de outras leis urbansticas. Art.41 - Este Regimento entrar em vigor na data de publicao do Decreto do Prefeito que o aprovar, ex vi do artigo 7 da Lei n 15.735/92.

You might also like