You are on page 1of 5

PARTICULARIEDADES GNEROS DOS SUBSTANTIVOS

a) Em todos os grupos de estudo haver o cabea da turma, responsvel por tomar as devidas decises. Atribumos palavra cabea o sentido de liderana, algum com autonomia para posicionar-se diante de um determinado assunto. A criana, mediante suas terrveis peraltices, machucou a cabea. Nesse contexto, o temo representa uma parte do corpo humano. b) A caixa que se encontra direita da sala, serve para guardar todas as relquias pertencentes aos nossos antepassados. O vocbulo caixa figura-se por um objeto. O caixa daquele supermercado mostrou-se bastante gentil ao auxiliar o casal de idosos. Aqui, ele se caracteriza por um funcionrio pertencente a um departamento comercial. c) A capital gacha registrou hoje uma das temperaturas mais baixas do ano. Capital, neste caso, adquire o sentido de cidade. O capital acumulado pelo grupo de empresrios superou todas as expectativas esperadas. Nesse outro, representa dinheiro, valor financeiro conquistado ao longo de um determinado tempo.

d) O crisma foi previamente preparado e abenoado pelo proco representante da comunidade. Atribui-se o significado de leo sagrado palavra crisma. Os alunos esperam ansiosos pela realizao da crisma, pois foram muito bem preparados. O contexto permite-nos atribuir ao termo crisma o sentido de um sacramento religioso. e) O grama do ouro j esteve cotado por um preo mais atrativo. Nesse sentido, grama simboliza uma unidade de massa. Todas as manhs a grama se apresenta recoberta de orvalho. Aqui, adquire o sentido de relva. f) Uma das exigncias restringe-se guia de recolhimento fiscal. Defrontamo-nos com o sentido relacionado a um documento especfico. O guia nos levou a lugares jamais esquecidos. O sentido do vocbulo guia se atm a uma pessoa que orienta. g) Todos os amigos de Pedro constataram que ele no estava com o moral em alta. Moral, neste sentido, refere-se ao estado de esprito de Pedro.

A moral e os bons costumes so imprescindveis ao ser humano. Atribui-se palavra moral o significado de posicionamento, conduta tica. h) Fomos em busca da nascente desta gua to cristalina. Nascente, neste caso, est relacionada fonte. Acreditamos que o nascente esteja naquela direo. Aqui, o vocbulo assume o sentido do lugar onde nasce o Sol. i) Mrcia adquiriu este rdio somente para apreciar seus programas preferidos, transmitidos pela Rdio Viso. Atribumos a este caso o sentido de emissora, e quele, o de objeto, cuja funo transmitir algo. j) A modelo demonstra sua preferncia pelo violeta estilo predominante nesta estao. Violeta, aqui, relaciona-se cor. As violetas parecem bem cuidadas, exibindo beleza e encantamento. O sentido agora se atribui a uma flor especfica.

Ao nos referirmos ao ttulo deste tema, primordial que atentemo-nos para os termos gnero e semntica, pois uma vez conhecedores do conceito que a eles se refere, nossa compreenso estar apta apreenso no que se refere ao assunto ora exposto. Ao nos referirmos ao gnero do substantivo, este remete-nos ideia de masculino e feminino, cuja ocorrncia est diretamente ligada flexo do mesmo. Como nos mostra o exemplo a seguir: A menina - o menino O co a cadela O pai a me H tambm um termo bastante usado nos compndios gramaticais, denominado de semntica, o qual se refere a uma das partes que compem a Gramtica propriamente dita. A mesma condiciona-se ao sentido, ao significado desempenhado pelas palavras, em se tratando do contexto no qual so empregadas. Vejamos o exemplo: As mos daqueles peregrinos pareciam calejadas. A palavra mo neste sentido parte constitutiva de um membro do corpo humano. Minha me tem mos de fada para a culinria. Aqui o sentido se diverge, pois retratado como dom, habilidade para executar um procedimento especfico. Agora que j temos conhecimento sobre as razes destes termos, o momento de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre certos casos em que a mudana de gnero incidir tambm na mudana de significado, no que se refere a alguns substantivos: O cabea: chefe, lder a cabea: parte do corpo ou de um objeto; pessoa muito inteligente o crisma: leo usado em um dos sacramentos religiosos a crisma: cerimnia religiosa o capital: conjunto de bens, dinheiro a capital: cidade o cura: sacerdote a cura: ato ou efeito de curar o lngua: intrprete a lngua: msculo do aparelho digestivo; idioma referente a um pas. o moral: estado de esprito a moral: conjunto de regras e valores que norteiam o comportamento humano o cisma: separao religiosa a cisma: preocupao; suspeita referente a algo o grama: unidade de massa a grama: relva, planta rasteira o lente: professor a lente: instrumento ptico

o estepe: pneu de reserva a estepe: plancie de vegetao herbcea o rdio: aparelho sonoro, instrumento de comunicao a rdio: estao particular de frequncia sonora.

You might also like