You are on page 1of 6

30/10/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos

Voc acessou como RAIMUNDA HENRIQUE RABELO DA SILVA (Sair)


Esaf

>> DEF_CE_RFB_2_2013 >> Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos >> Reviso da tentativa 1

Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos Reviso da tentativa 1


Finalizar visualizao

Iniciado em Completado em Tempo empregado Total

quarta, 30 outubro 2013, 09:05:03 quarta, 30 outubro 2013, 11:12:59 2 horas 7 minutos 10 pontos de um total de 10 (100% ) de acertos

1
Acertos: 1

O Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social da Presidncia da Repblica traou as diretrizes para o desenvolvimento atravs de uma metodologia que contempla o apontamento de problemas e sua respectiva direo estratgica para enfrentamento. Assinale a alternativa que faz a correta relao entre problema e diretriz estratgica: A. Extrema desigualdade social, inclusive de gnero e de raa, com concentrao de ( )Ter infraestrutura logstica renda e riqueza e, parcela eficiente e competitiva, integradora significativa da populao do territrio, da economia e da vivendo na pobreza ou sociedade nacionais. misria, diminuio da mobilidade social. B. Dinmica da economia insuficiente para promover a incorporao do mercado interno potencial, suportar concorrncia internacional e desenvolver novos produtos e mercados.

( ) Fazer a sociedade brasileira mais igualitria,sem disparidade de gnero e raa, com a renda e a riqueza bem distribudas, e vigorosa mobilidade social ascendente.

C.

Infraestrutura logstica

degradada, no competitiva promotora de desigualdades inter-regionais, intersetoriais e sociais.

( ) Tornar a economia brasileira apta a incorporar todo o mercado interno potencial, com forte dinamismo e capacidade inovadora,desenvolvendo novos produtos e mercados com participao relevante na economia internacional.

Escolher uma

A-B-C
1/6

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=860432

30/10/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos

resposta.

C-B-A B-C-A B-A-C C-A-B

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

2
Acertos: 1

A respeito do Programa Nacional de Educao Fiscal assinale a alternativa que NO condiz com suas diretrizes: Escolher uma resposta.

A nfase no exerccio da cidadania dever voltar-se para a organizao, mobilizao e o estmulo participao social no tocante s questes tributrias e s finanas e gastos pblicos, relativos s trs esferas de governo. Sua implementao, de mbito nacional, dever envolver os trs nveis de governo, por meio da elaborao e execuo de planos estratgicos, programas e projetos. Suas aes, com carter de educao permanente, devero estar desvinculadas de campanhas de premiao com finalidade exclusiva de aumento de arrecadao. permitido o uso de logomarcas e mensagens que caracterizem determinada gesto governamental nas suas aes. A partir do enfoque na educao como mecanismo de transformao social, dever se nortear pelos princpios poltico, esttico e tico das Diretrizes Curriculares Nacionais, pela legislao educacional vigente, respeitando as diretrizes nacionais, estaduais e municipais e pela autonomia das instituies de ensino.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

3
Acertos: 1

Marque a alternativa que NO corresponde a um dos pressupostos da Educao Fiscal: Escolher uma resposta.

Conscientizao da funo socioeconmica dos tributos. Envolver-se com questes poltico-partidrias. Gesto e controle democrticos dos recursos pblicos. Vinculao entre educao, o trabalho e as prticas sociais. Exerccio efetivo da cidadania.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

4
Acertos: 1

O Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social da Presidncia da Repblica traou as diretrizes para o desenvolvimento atravs de uma metodologia que aponta vrios
2/6

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=860432

30/10/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos

problemas nacionais e a respectiva direo estratgica de seu enfrentamento. Assinale a alternativa que faz a correta relao entre problema e diretriz estratgica: A. Inexistncia de sistema nacional pblico/privado eficaz de financiamento do investimento, estrutura tributria irracional, regressiva e penalizadora da produo e do trabalho B. Insegurana pblica e cidad, justia pouco democrtica, aparato estatal com baixa capacidade reguladora - fiscalizadora C. Baixa capacidade operativa do Estado, dificuldade para gerir contenciosos federativos, desequilbrios regionais profundos, insustentabilidade da gesto de recursos naturais ( ) Instaurar a segurana pblica, a paz social, um sistema judicial transparente, gil e democrtico, e um Estado que regule e fiscalize a contento. ( ) Desenvolver um aparato estatal que opere eficiente e eficazmente, um pacto federativo competente para lidar com conflitos, com equilbrio entre regies, e capacidade de manejar recursos naturais de forma sustentvel. ( ) Construir um sistema de financiamento do investimento eficiente e eficaz, uma estrutura tributria simplificada e racional, com tributos de qualidade, progressiva e estimuladora da produo e do emprego. Escolher uma resposta.

A-B-C C-B-A B-C-A B-A-C C-A-B

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

5
Acertos: 1

Assinale qual das alternativas abaixo representa a misso da Educao Fiscal: Escolher uma resposta.

Gerir com justia, transparncia e efetividade as receitas e os gastos do Estado, contribuindo para o desenvolvimento econmico e social, com sustentabilidade fiscal. Colaborar para que a Unio tenha uma Administrao Tributria moderna, gil e eficaz, para garantir os recursos necessrios manuteno das polticas pblicas. Estimular a mudana de valores, crenas e culturas dos indivduos, na perspectiva da formao de um ser humano integral, como meio de possibilitar o efetivo exerccio de cidadania e propiciar a transformao social. Gerir as finanas pblicas e ser guardio da sustentabilidade fiscal. Garantir o direito de manifestao do cidado-usurio sobre a prestao dos servios pblicos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=860432 3/6

30/10/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos

6
Acertos: 1

Educao Fiscal pode ser definida como: Escolher uma resposta.

Um processo que se restringe a estimular a participao popular. Uma formao cujo nico objetivo levar conhecimento sobre direito tributrio. Uma mobilizao realizada entre cidados para realizar o controle social do Estado somente em municpios que apresentam problemas de gesto. Uma abordagem didtico-pedaggica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadao e dos gastos pblicos, estimulando o cidado a cumprir seu dever de contribuir solidariamente em benefcio do conjunto da sociedade e estar consciente da importncia da sua participao no controle da aplicao dos recursos arrecadados. Um processo de mobilizao popular voltado aos controle especfico da aplicao dos recursos pblicos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

7
Acertos: 1

A respeito dos Conselhos de Polticas Pblicas, NO correto afirmar que: Escolher uma resposta.

So instituies paritrias, onde metade dos seus representantes, pelo menos, eleita pela comunidade e a outra metade, nomeada pelo poder pblico. Exercem a funo de monitorar e avaliar o alcance dos objetivos preconizados pelas polticas governamentais. So fundamentais para combater a malversao e uso irracional dos recursos pblicos. Esto restritos rea da sade. Atuam em diferentes campos da vida em sociedade, executando e controlando polticas essenciais promoo da cidadania.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

8
Acertos: 1

Com relao s reas de abrangncia do Programa Nacional de Educao Fiscal correto afirmar que: Escolher uma resposta.

Direciona-se apenas o segmento dos professores em sala de aula. Pretende atingir o segmento dos professores em sala de aula e servidores pblicos. Abrange os estudantes do ensino fundamental, os estudantes do ensino mdio, servidores pblicos, universitrios, a sociedade em

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=860432

4/6

30/10/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos

geral, atravs de associaes,conselhos de polticas pblicas, sindicatos, clubes de servio e ONGs, entre outros. Abrange apenas os membros de Conselhos de Polticas Pblicas. Direciona-se classe poltica em exerccio de mandato eletivo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

9
Acertos: 1

O Programa Nacional de Educao Fiscal apresenta algumas propostas de atuao. Indique qual alternativa possui uma relao correta dessas propostas: Escolher uma resposta.

Estmulo participao escolar, gesto dos recursos da sade e educao e formao de grmios estudantis. Estmulo participao nos Conselhos de Polticas Pblicas, ampliao da formao cidad e aumento da penalizao sobre atos de corrupo. Ampliar a participao popular na gesto democrtica do Estado, contribuir para aperfeioar a tica na administrao pblica e na sociedade e harmonizar a relao Estado-cidado. Desenvolver a conscincia crtica da sociedade para o exerccio do controle social, atenuar as desigualdades sociais e aumento da penalizao sobre atos de corrupo. Combater a corrupo, promover a reflexo sobre nossas prticas sociais e melhorar o perfil dos trabalhadores na iniciativa privada.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

10
Acertos: 1

O espao da sala de aula no o nico onde se constri o conhecimento e se aprende sobre cidadania. Nesse sentido NO correto afirmar que : Escolher uma resposta.

Espaos alternativos onde se possa pesquisar e produzir conhecimentos interfere favoravelmente na construo de cidados mais atuantes, reflexivos e autnomos. Bibliotecas e salas de leitura favorecem a aquisio de novos conhecimentos. Rigidez na abordagem dos contedos curriculares, primando pela exposio do conhecimento feita de forma unilateral pelo professor garantia de qualidade do aprendizado. A televiso, o vdeo, o rdio, o DVD e jornais so recursos disponveis que propiciam informaes e a construo de saberes quando utilizados criticamente. Organizaes estudantis estimulam o gosto pelo trabalho coletivo, a partilha de ideias, o respeito mtuo, o dilogo, contribuindo para o exerccio da cidadania e da prtica democrtica.

Correto
https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=860432 5/6

30/10/13

DEF_CE_RFB_2_2013: Exerccios Avaliativos mdulo 1-10 pontos

Notas relativas a este envio: 1/1.

Finalizar visualizao

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=860432

6/6

You might also like