You are on page 1of 13

INFLUNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA EDUCAO SUPERIOR NO BRASIL: a consolidao do domnio neoliberal. TEMTICA: Polticas e Gesto Educacional.

Ciro Francisco Burgos Fernandez.* Pontifcia Universidade Catlica do Paran. RESUMO Este trabalho resultante de pesquisa realizada para o projeto de pesquisa Poltica de Educao Superior no Brasil: O Significado do Discurso Neoliberal na Formao de Tecnlogos de Nvel Superior em andamento no programa de Mestrado em Educao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. O texto apresenta uma anlise da reforma da educao superior no Brasil iniciada no final dos anos 1980 e que se conclui com a aprovao da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN no ano de 1996 depois de intensas discusses. No marco do processo de abertura econmica que se aprofunda nos primeiros anos de 1990 e que inserem nosso pas de maneira definitiva no processo de globalizao, busca-se, com base na anlise documental e bibliogrfica, mostrar as influencias que exerceram e exercem na nossa poltica educacional, com nfase na educao superior, os diversos organismos internacionais, em especial a CEPAL - Comisso para a Amrica Latina e o Caribe, a UNESCO - Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura e o Banco Mundial tentando estabelecer a sua influncia nos processos de reforma da educao. Inicialmente analisamos as recomendaes constantes de alguns documentos da CEPAL, continuamos com os documentos da UNESCO e finalmente, completamos a anlise com a discusso de alguns documentos do Banco Mundial, sem sombra de dvida o que mais influncia exerceu entre os trs organismos internacionais mencionados no texto. O texto conclui que a reforma educacional operada no perodo em estudo, ao aplicar quase que em sua totalidade o conjunto das recomendaes dos organismos internacionais na educao superior brasileira inseriu-a claramente dentro do domnio do iderio neoliberal da mesma maneira que o processo econmico. PALAVRAS CHAVE: Educao, Internacionais, Neoliberalismo. INTRODUO Neste trabalho, apresentamos parte da pesquisa bibliogrfica e documental realizada no marco do projeto de pesquisa Poltica de Educao Superior no Brasil: O Significado do Discurso Neoliberal na Formao ________________________
*Economista e mestrando no Programa de Mestrado em Educao da PUC-PR.e-mail ciro.burgos@terra.com.br

Reforma

Educacional,

Organismos

de

Tecnlogos de Nvel Superior que estamos desenvolvendo no Programa de Mestrado em Educao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Pretendemos mostrar a influncia que os organismos internacionais exerceram na elaborao e execuo das polticas educacionais no Brasil, com especial destaque reforma educacional realizada por meio da nova LDBEN no ano de 1996; atravs de uma anlise bibliogrfica e documental, no sentido de ressaltar as recomendaes de alguns dos organismos internacionais atuantes na nossa regio e que vieram a consolidar o domnio do iderio neoliberal tambm na educao. Em um primeiro momento nos detemos na discusso das orientaes polticas dos organismos internacionais para em um segundo momento vincular essas orientaes com o ocorrido no nosso pas. ORIENTAES POLTICAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS Nesta parte do estudo apresentaremos uma sntese das principais recomendaes da CEPAL, da UNESCO e do Banco Mundial com relao questo da reforma educacional. O documento Educacin y Conocimiento: Eje de la Transformacin Productiva com Equidad publicado em 1992 traa diretrizes a serem seguidas pelos pases da regio:

Esta estratgia pauta-se pelas seguintes diretrizes: (i) do ponto de vista poltico, as atividades de produo e difuso do conhecimento passam a ser consideradas tarefas estratgicas de longo prazo que requerem um amplo entendimento entre os diferentes atores sociais, e um compromisso estvel com seu desenvolvimento; (ii) Do ponto de vista dos contedos, trata-se de focalizar a ao nos resultados da educao, da capacitao, da cincia e da tecnologia, e em sua articulao com as exigncias do desempenho das pessoas, das empresas e das instituies nos diferentes mbitos da sociedade; (iii)do ponto de vista institucional, de aproximar estabelecimentos educativos e de introduzir modalidades de ao em que os atores tenham maiores margens de autonomia nas decises, assim como maior responsabilidade pelos resultados (CEPAL/OREALC, 1992:p.19 citado por AGUIAR, 1998.)

Segundo o que se depreende do trecho acima, tratava-se de gerar as condies internas nos pases da regio que possibilitassem o uso das modernas tecnologias j existentes e desenvolvidas pelos pases centrais, ou seja, integrar essas naes de maneira efetiva ao sistema capitalista internacional inclusive com a aproximao entre os estabelecimentos educativos no que se refere aquisio dessas tecnologias. De maneira bem clara se entende que a orientao no sentido da aquisio de tecnologias e no da produo de tecnologias e, portanto reproduz na rea da cincia a dependncia que j ocorre nas relaes comerciais entre pases centrais e perifricos. A estratgia da CEPAL se apresenta em trs nveis: (i) Objetivos (cidadania e competitividade); (ii) Critrios para elaborao das polticas (equidade e eficincia) e (iii) Diretrizes de reforma institucional (integrao nacional e descentralizao). O acesso universal escola no nvel fundamental possibilitaria a obteno dos cdigos da modernidade 1 e, por conseguinte da prpria cidadania. Encontra-se de forma clara a recomendao de vincular diretamente a atividade de pesquisa no ensino superior produo, ou seja, aos interesses do capital incentivando apenas a pesquisa aplicada em detrimento da pesquisa pura. Essa questo trs consigo tambm a posio ideolgica no sentido do afastamento do Estado da obrigao de financiamento da atividade cientfica ficando a cargo das instituies conseguir junto aos setores interessados os recursos para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Sugere-se tambm promover a aquisio de tecnologia estrangeira como forma de alcanar os patamares de conhecimento dos pases centrais quando em realidade sabemos que a simples aquisio e domnio das novas tecnologias no nos fazem desenvolver, muito pelo contrrio na maioria dos casos aprofundam nossa dependncia.
Cdigos da modernidade podem ser definidos como um conjunto de conhecimentos e destrezas que possibilitariam a participao na vida publica e no mercado de trabalho. O Manejo de operaes matemticas bsicas, leitura e compreenso de textos, comunicao escrita, trabalho em grupo, observao e anlise crtica do entorno entre outras.
1

O documento tambm sugere a nfase cooperao regional e internacional para a aplicao da estratgia no sentido da utilizao mais eficiente da infraestrutura existente nas instituies de ensino superior. Para Aguiar (1998):

As polticas dirigidas a esta cooperao visariam utilizao mais eficiente da capacidade instalada das universidades e centros acadmicos da regio, na busca de articulao entre os sistemas de educao e de produo de conhecimentos com o sistema produtivo.

Finalmente devemos destacar que o documento considerava importante a realizao de reformas administrativas no sentido da descentralizao e integrao. Sugeria-se, portanto uma mudana na atuao do Estado no que diz respeito Educao no sentido de distanciar-se da execuo administrativa ficando em uma posio mais de incentivador e fiscalizador. Nesse sentido, O documento, por outro lado, enfatizava a necessidade de reformas administrativas que operassem uma transmutao do Estado Administrador e provedor para um Estado avaliador, incentivador e gerador de polticas. SHIROMA (2000, p.65). Ao implementarem-se as polticas propostas no documento, um dos resultados esperados era o de que o desempenho tanto no mercado de trabalho como ao nvel de cidadania se desenvolvessem paralelamente. No Documento de Poltica para el Cambio y Desarrollo en la Educacin Superior (1995) a UNESCO apresenta algumas posies que deveriam ser consideradas nos programas de ao interna dos diversos pases. Nesse sentido, as trs tendncias principais destacadas no documento eram: (i) a expanso quantitativa, (ii) a diversificao das estruturas institucionais, (iii) e, as restries financeiras. AGUIAR (1998. p.107). A expanso quantitativa refere-se ao aumento das matrculas no mundo todo onde, se d tambm uma maior participao de mulheres, indivduos de baixa renda, minorias raciais e estudantes provenientes do meio rural. Acredita-se que isso ocorre

devido a melhorias nos nveis iniciais de educao, expanso demogrfica e ao crescimento econmico. No entanto, resultados diversos se observam em funo de diferenas regionais e entre pases, verificando-se desigualdades de acesso ao ensino superior como no caso dos pases subdesenvolvidos. Tambm se menciona o desenvolvimento de reas onde se exigem menos investimentos (cursos que no exigem muita infra-estrutura e investimentos) e a ainda pouca participao da mulher na carreira acadmica. O caso brasileiro exemplar nesse sentido. Constata-se ainda no documento a ocorrncia de mudanas na estrutura das instituies de ensino superior, nas formas de educao superior e nos mtodos de aprendizagem, capacitao e ensino. No entanto muitas IES continuam valendo-se de estruturas e mtodos tradicionais. Aparece tambm, de parte da UNESCO, a preocupao com o destino dos recursos utilizados nas reformas educacionais. Nesse sentido, AGUIAR (1998, p.108) comenta que o documento:
Considera que o os estmulos voltados para fomentar a diversificao devero levar em conta a qualidade das instituies e dos programas, a eqidade quanto ao acesso e a preservao da misso e a funo da educao superior; resguardando a liberdade acadmica e a autonomia institucional.

No que se refere s restries financeiras, aparece a constatao das dificuldades por que passam a maioria das instituies, conseqncia dos processos de ajuste estrutural. Nesse sentido entendemos que o documento se refere s IES pblicas que passaram por profundos recortes oramentrios, situao mais sentida nos pases em desenvolvimento e que levam conseqente diminuio da qualidade do ensino. O documento em sua anlise constata a existncia de dificuldade para atender s expectativas geradas pela transformao do mundo e nesse sentido se pergunta, como responder a essa nova realidade? A resposta vem em trs palavras:

pertinncia, qualidade e internacionalizao. Destaca tambm a necessidade de buscar formas alternativas de financiamento, desvinculadas do setor pblico. A posio da UNESCO define claramente a necessidade de novas fontes de financiamento que no seja apenas o setor pblico, mas, ao mesmo tempo adverte que o Estado no deve se ausentar do financiamento da educao superior, sob pena de agravar ainda mais a tenso nas Universidades. Reconhece a existncia de uma crise entre o Estado e a comunidade acadmica devido constante reduo de recursos para as IES pblicas. Ainda com relao ao financiamento, o documento destaca que Estado e sociedade devem entender o financiamento da educao superior como investimento de longo prazo para assegurar a coeso social e o desenvolvimento nacional. No que diz respeito qualidade acadmica, o documento destaca que esta depende dos docentes, dos programas, da infra-estrutura das instituies e dos estudantes que neles atuam o que em muitos casos tem limitado as atividades de pesquisa. Nesse sentido destaca que 80% das atividades de pesquisa acontecem em um pequeno numero de pases industrializados. A internacionalizao vista como um processo inerente ao ensino superior e se sugere a solidariedade internacional no sentido de mudar a realidade da educao superior no mundo, em especial nos pases subdesenvolvidos. Outro importante documento da UNESCO, o Relatrio Delors (1996),

reconhece que a as recentes mudanas na economia mundial no resultaram em melhoria das condies da populao de maneira geral, tanto nos pases desenvolvidos como nos subdesenvolvidos uma vez que o desemprego e excluso social so uma constante em todo o mundo e sugere algumas medidas necessrias para reverter esse preocupante quadro. O documento apresenta o que considera os trs grandes desafios do Sc. XXI: (i) Ingresso de todos os pases no campo da cincia e tecnologia; (ii) Adaptao das culturas e modernizao das mentalidades sociedade da informao e (iii) Vida em comunidade.

Sugere um novo conceito de educao que deveria ser implementado pela comunidade local e internacional e autoridades locais com nfase nas seguintes questes: (i) Educao ao longo de toda a vida; (ii) Redefinio dos espaos de aprendizagem por meio da utilizao dos meios de comunicao, da cultura e do lazer e da profisso e (iii) Sociedade aprendente/educativa que se desenvolva com base no aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a viver junto. O documento sugere ainda uma educao bsica com contedo universal. Uma diversidade de cursos, a possibilidade de transferncias entre as modalidades de ensino e novas formas de certificao. Em sntese sugere uma educao flexvel. No que se refere ao ensino mdio sugere que seja voltado para a preparao para o mercado de trabalho, visando desenvolver a capacidade de adaptao a novas formas de trabalho. Sugere ainda que esteja organizado em parceria com empresrios e, finalmente, a alternncia entre formao e trabalho, ou seja, a certificao com base no trabalho. Com relao ao Ensino Superior o relatrio o considera o motor do desenvolvimento econmico e plo da educao ao longo da vida e destaca a necessidade do incentivo ao ensino e pesquisa. Sugere a implementao de novas modalidades de ensino superior mais flexveis e menos formais de especializao e atualizao como a modalidade distancia e a implementao de sistemas de alternncia trabalho e formao de que possibilitem integrar mais a empresa e o setor educacional. O documento sugere inclusive eliminar a idia de que o ensino superior se constitui na via nica para a profissionalizao. Com relao ao professor, o documento coloca a necessidade de que este possua competncias pedaggicas somadas formao para a pesquisa. Ao mesmo tempo recomenda que este exera outras profisses nos perodos de Finalmente sugere o dilogo com os licena entendendo que uma maior mobilidade laboral contribuiria para dot-lo de uma maior viso da realidade onde atua.

sindicatos docentes para a elaborao de um novo estatuto social que contemple condies de trabalho adequadas, motivao e remunerao adequada formao. Os documentos da UNESCO, assim como os dos demais organismos

internacionais se mostram muito bem elaborados e apresentam de maneira muito sutil questes hoje muito criticadas como o domnio do mercado nas questes educacionais e da formao de mo-de-obra flexvel e adaptvel s condies necessrias acumulao capitalista, ou seja, profissionais multifuncionais e capazes de adaptar-se s constantes mudanas de emprego conseqncia do processo de globalizao. Finalmente, passaremos anlise das recomendaes do Banco Mundial, aquele que entre os diversos organismos internacionais, seguramente o que mais poder de convencimento possui uma vez que executar ou no as polticas por ele recomendadas pode significar a concesso ou no de emprstimos ao pas em questo. Essa sem sobra de dvidas a principal caracterstica da forma de atuar do Banco Mundial, em parceria com seu irmo gmeo o FMI em relao aos pases subdesenvolvidos nos dias atuais.

SGUISSARDI (2000, p.5-6) nos posiciona acerca da concepo tradicional de educao do Banco Mundial que consta dos documentos La Enseanza Superior Las lecciones derivadas de la experiencia (1994) e The Financing and Mangement of Higher Education: A Status Report on Worldwide Reforms (1998):
No primeiro documento, ressalta-se, antes de tudo, a importncia da educao superior para o desenvolvimento econmico e social, argumentando-se, inclusive, com base nas supostas taxas de rentabilidade social, estimadas em 10%ou mais, que indicariam que os investimentos neste nvel da educao contribuem para aumentar a produtividade do trabalho e a produzir um maior crescimento econmico no longo prazo...(BM, 1994:1).

O documento aponta ainda quatro orientaes-chave para a reforma da educao nos pases em desenvolvimento:

fomentar a maior diferenciao das instituies, incluindo o desenvolvimento de instituies privadas; proporcionar incentivos para que as instituies diversifiquem as

fontes de financiamento, por exemplo, a participao dos estudantes nos gastos e a estreita vinculao entre o financiamento fiscal e os resultados; redefinir a funo do governo no ensino superior; adotar polticas que destinadas a outorgar prioridade aos objetivos da qualidade e da eqidade (BM, 1994, citado por SGUISSARDI,2000. p.6).

Interessante observar que essas quatro orientaes-chave podem ser tambm encontradas de maneira muito clara na LDBEN de 1996, que permite a criao de novos tipos de instituies de ensino superior a exemplo dos centros universitrios onde no existe a obrigatoriedade da pesquisa; incentiva o crescimento indiscriminado de instituies privadas e incentiva o surgimento de novos tipos de formao superior mais sensveis s mudanas do mercado como os cursos seqenciais, os de formao tecnolgica e o ensino a distncia, e tambm a autonomia para as instituies pblicas como forma de desobrigar-se do financiamento exclusivo das mesmas, permitindo criativas de financiamento. No documento encontram-se algumas posies da instituio na defesa da diferenciao institucional e da orientao para o mercado nos moldes do iderio neoliberal. A diferenciao institucional permitiria a criao de: ... uma srie de instituies de baixo custo, com distintas misses, funes e modalidades desempenho de seu projeto... (BM, 1998 citado por SGUISSARDI (2000, p.8). Nesse enfoque fica claro que a ateno aos sinais do mercado por meio do ensino pago, da venda de pesquisa e ensino retirariam das IES e do Estado/Governo o processo decisrio, transferindo-o aos consumidores, ou seja, s empresas e estudantes. Dessa forma limitando os alcances da poltica educacional aos interesses do capital. Em sntese as recomendaes do Banco Mundial poderiam ser resumidas: na educao bsica como prioridade; ensino secundrio destinado a atender s crescentes necessidades do mercado por trabalhadores flexveis e adaptveis e no ensino superior privatizado, flexvel e voltado para o mercado, tanto no ensino como na pesquisa. Segundo DOURADO (2002. p. 239-240) O Banco Mundial: de e incentivando novas formas

10

Ao defender o princpio da priorizao da educao bsica, cujo foco a educao escolar, busca-se construir mecanismos ideolgicos, sobretudo em pases como o Brasil que sequer garantiu a democratizao do acesso educao bsica e a permanncia nesse nvel de ensino. Ao priorizar a educao bsica escolar, restrita aprendizagem das habilidades cognitivas bsicas, as propostas do Banco Mundial indicam que o discurso da centralidade do conhecimento, a despeito de enunciado, configura-se como um artifcio de retrica e adeso s premissas do neoliberalismo, reduzindo o processo de formao a uma viso de racionalidade instrumental, tutelada, restrita e funcional ante o conhecimento universal historicamente produzido. Em contrapartida, essas polticas acarretam a secundarizao de projetos de educao no-formal, o redirecionamento da educao profissional e o processo crescente de privatizao da educao, especialmente da educao superior.

Fica, portanto muito clara a processo. A DOMINAO NEOLIBERAL

opo do Banco Mundial pela insero da

educao brasileira no iderio neoliberal com as conseqncias previsveis desse

Em 1990 com a posse de Collor de Mello na presidncia

se instaura o

perodo de dominao neoliberal que persiste at os dias atuais com o predomnio dos interesses do capital internacional e o aprofundamento dos laos de dependncia fruto da abertura econmica unilateral, do predomnio das foras do mercado na economia e na educao. Desde ento, a necessidade da aquisio dos cdigos da modernidade

passa a ser colocada como fundamental e o afastamento do Estado como uma meta a ser alcanada por meio das mudanas efetuadas nas reas econmica e social do governo. A proposta de LDBEN de 1987 que representava avano considervel na busca de uma educao pblica e gratuita de qualidade permanecia em 1993 sem ser aprovada apesar de haver sofrido alteraes na Cmara dos Deputados. Nesse ano o Senador Darcy Ribeiro apresenta projeto de LDBEN no Senado. Somente no ano de 1996 aprovada nova LDBEN com amplas modificaes nos projetos iniciais e com um vis fortemente conservador; adequada ao Mundo Moderno, desreguladora e privatista. A nova legislao altera inclusive a indissociabilidade

11

entre ensino, pesquisa e extenso ao criar os Centros Universitrios desobrigados da produo de pesquisa. A interferncia externa por meio dos organismos internacionais se nota de maneira muito mais clara que nos perodos anteriores e as reformas que se fazem tem como objetivo principal atender s necessidades da modernidade neoliberal que necessita de mo-de-obra flexvel e adaptvel. As conseqncias do processo de globalizao se fazem sentir de maneira muito forte na educao, com a significativa reduo dos recursos destinados a esse setor, ao mesmo tempo em que se permite o crescimento indiscriminado de Instituies de ensino superior privadas. O argumento de fundo o de fazer frente necessidade de qualificao do trabalho dentro do contexto de globalizao onde as novas tecnologias avanam rapidamente e domin-las fundamental. Tambm se vincula essa questo a um discurso privatizante que trata de convencer a populao da pouca eficcia das aes do setor pblico e, portanto da necessidade de diminuir a atuao estatal em todas as esferas colocando-se o Estado apenas como ente normatizador do processo que era determinado pelos organismos internacionais, muitas vezes at sem levar em conta a nossa realidade.

CONSIDERAES FINAIS O que se pode concluir da anlise aqui apresentada que da mesma

maneira que na questo econmica, no perodo em questo, a educao superior em nosso pas tem se pautado pelas recomendaes dos organismos internacionais, inserida no contexto globalizante e de cunho neoliberal. Essa situao se verifica de maneira muito clara at os dias atuais onde est por vir uma Reforma Universitria que j nasce questionada pela comunidade acadmica e com dificuldade de obter o consenso necessrio que possibilitem do atraso e do subdesenvolvimento. criar solues que permitam o desenvolvimento de tecnologias prprias que nos possibilitem romper as barreiras

12

Em determinados momentos, esses organismos, de maneira menos agressiva, sugeriam as polticas a adotar, no perodo recente, de maneira clara e aberta defendem a privatizao, a descentralizao, a proliferao de instituies privadas de ensino superior desobrigadas da prtica da pesquisa; a conseqente aquisio de conhecimentos tecnolgicos dos pases desenvolvidos; os cursos de formao alternativa e de curta durao; o professor sem vnculo orgnico com a instituio e, portanto mais flexvel e a educao a distancia. Em sntese, uma educao superior definida de acordo com as necessidades do mercado e inserida nos parmetros da globalizao e do neoliberalismo.

REFERENCIAS

AGUIAR, Mrcia ngela. Sistemas Universitrios na Amrica Latina e as Orientaes Polticas de Agencias Internacionais. In CATANI, Afrnio Mendes (org). Novas perspectivas nas polticas de educao superior na Amrica Latina no limiar do sc. XXI. Campinas: Autores Associados, 1998. CEPAL. Transformacin Productiva com Equidad. Santiago. Chile. 1990. CEPAL/ UNESCO. Educacin y Conocimiento: Eje de la Transformacin Productiva con Equidad. Santiago. Chile. 1992 DELORS, Jaques. Educao: um tesouro a descobrir. UNESCO-MEC. Cortez, 6 Ed. 2001.

13

DOURADO, Luis Fernandes. Reforma do Estado e as Polticas para a educao superior no Brasil nos anos 90. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 234-252. Disponvel em http://www.cedes.unicamp.br SGUISSARDI, V. O Banco MundialL e a educao superior: Revisando Teses e Posies? In: 23a. Reunio Anual da ANPED, 2000, Caxambu, MG. Anais. 2000. v.1 SHIROMA, Eneida Oto. Poltica Educacional/ Eneida Oto Shiroma, Maria Clia Marcondes de Moraes, Olinda Evangelista Rio de Janeiro. DP&A, 2000. UNESCO. Documento de Poltica para el Cmbio y el Desarrollo en la Educacin Superior. Paris. 1995.

You might also like