You are on page 1of 9

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

ESTUDO DE ACIONAMENTOS DAS CHAVES DE PARTIDAS ELTRICAS E ELETRNICAS PARA MOTORES ELTRICOS Breno Pereira Dela Bruna, Gustavo Contessi, Matheus Rossetti, Pedro Henrique Di Francia Rosso, Reginaldo Tassi,2
2

Instituto Maximiliano Gaidzinski/Colgio Maximiliano Gaidzinski Instituto Maximiliano Gaidzinski/Departamento Tcnico/tassi@imgnet.org.br

Resumo: O presente trabalho abrangeu o estudo do funcionamento das chaves de partida eltricas e eletrnicas dos motores eltricos trifsicos, observando a reduo de corrente e sua utilizao industrial. Eles so componentes indispensveis nos processos industriais, devido a sua eficincia e aplicabilidade, entretanto, o acionamento dos mesmos merece ateno, pois sua instalao varia com seu emprego num determinado processo. A ligao dos motores tem incio na proteo da entrada de tenso do mesmo, garantindo melhor manuteno e manipulao do equipamento. Por isso, existem as chaves de partida, conjuntos de dispositivos/circuitos capazes de acionar motores de forma segura, alm de, em alguns casos, garantir a reduo de energia no incio do trabalho. Tendo em vista esses, o estudo consistiu na construo de chaves de partida ensaiadas em laboratrio (partida direta, reversora, estrela-tringulo, compensadora, soft-starter e inversor), analisando variveis como: corrente eltrica nominal e na partida, torque inicial, projeo de custos, etc. Juntamente com os dispositivos de proteo, manobra e atuao (disjuntores, contatores, transformador, autotransformador, fusveis, botes de acionamento e parada e motores) alm das chaves eletrnicas (soft-starter e inversor de freqncia), a equipe alcanou resultados que apontaram que as chaves de partida eletrnica apresentaram menores picos de corrente em relao as chaves com componentes eletromagnticos, alm da vantagem da simplicidade de instalao, pouco espao ocupado e torque ajustvel na partida.

Palavras-Chave: Acionamento, chaves de partida, custo-benefcio, consumo de energia.

1 INTRODUO

Os motores eltricos de induo trifsicos so utilizados em processos industriais por sua simplicidade, baixo custo e eficcia mxima com manuteno mnima. A desvantagem principal desses equipamentos est no momento de partida, onde a corrente necessria para iniciar o movimento alta, comparada com a corrente de trabalho nominal. Entretanto, existem ferramentas que podem ser utilizadas para reduzir a mesma e, consequentemente, o custo e consumo do motor. Desta forma, necessrio o estudo do acionamento das chaves de partida eltricas e eletrnicas dos motores eltricos. A forma mais simples de ligar um motor eltrico a partida direta, onde o motor conectado diretamente rede, fornecendo torque total na partida, porm apresenta vrias desvantagens quando aplicadas em altas potncias. Alm desta, existem chaves de partida aconselhveis para diferentes aplicaes, como a chave reversora, estrelatringulo, compensadora, soft-starter e inversor de frequncia.

504 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Conhecendo os erros cotidianos no dimensionamento e nos tipos de acionamentos de motores eltricos nas empresas, de que maneira o dimensionamento e a escolha correta dos tipos de acionamentos de motores eltricos, numa indstria, beneficia a esta e tambm a distribuidora de energia? O presente trabalho ser baseado no estudo das chaves de acionamento de motores eltricos trifsicos, alm da elaborao de ensaios em laboratrio, comprovando assim as informaes aqui mencionadas e aprofundando os conhecimentos na rea.

1.1 Comportamento da corrente de partida

Durante a partida dos motores eltricos, exigida uma corrente de partida muito alta em relao corrente nominal de servio (Figura 1). Isso se d devido a fora necessria para que o motor vena o estado de inrcia no qual se encontra no momento da partida.

Figura 1: Grfico do comportamento da corrente de partida

1.2 Tipos de chaves de partida

Para reduzir a amplitude da corrente exposta anteriormente, existem algumas opes, as quais so chamadas de chaves de partida de motores eltricos. A seguir sero listadas algumas das chaves de partidas para motores eltricos, o funcionamento, componentes, e dados das mesmas.

505 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

1.2.1 Partida Direta

A chave de partida direta um dispositivo pelo qual o motor parte com valores plenos de conjugado e de corrente de partida, pois suas bobinas recebem a tenso nominal de servio. Por esse motivo, sua aplicao limitada 4.

Na Figura 2, observam-se os circuitos de comando e de potncia de uma Partida Direta:

Figura 2: Circuito de comando e de fora de uma partida direta

1.2.2 Chave Reversora

A partida Reversora de composio e funcionamento simples. Assim como a Partida Direta, apresenta uma corrente de partida alta, sendo muitas vezes invivel. Apresenta como vantagem a possibilidade de inverso no sentido de rotao do motor atravs da inverso de duas fases4. Na Figura 3, os circuitos de comando e de fora da chave Reversora.

506 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Figura 3: Circuito de comando (esquerda) e de fora (direita) de uma Partida Reversora.

1.2.3 Chave Estrela-tringulo

uma chave de partida que exige um motor de dupla tenso, sendo a menor delas igual tenso da rede. Este motor eltrico ir partir em ligao estrela, e depois de um tempo, passar a ser ligado em tringulo. Com isso, o motor perde cerca de 1/3 do torque, porm a corrente de partida diminui na mesma proporo, tornando essa chave vivel em relao a algumas outras. Na Figura 4, observa-se os circuitos de comando e de fora de uma chave estrela-tringulo 2, 4.

Figura 4: Circuito de comando e de fora de uma chave estrela-tringulo

1.2.4 Chave Compensadora uma chave eltrica de partida de motores, usada para partidas com carga que utiliza de um transformador para a reduo da corrente inicial at o valor de 64%, porm como desvantagem utiliza um transformador que acaba delimitando a potncia mxima do motor, e para sua instalao necessita de um espao grande
2, 4

. Na Figura 5,

observa-se os circuitos de comando e fora de uma chave compensadora.

507 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Figura 5: Diagrama de chave partida compensadora

1.2.5 Inversor de Frequncia um equipamento capaz gerar tenso trifsica e frequncia ajustveis. Opera transformado a tenso alternada, em contnua para aps transform-la em tenso de frequncia e amplitude ajustveis, porem esse equipamento possui um alto custo1,4. A Figura 6 representa um circuito de potncia tpico dos inversores de frequncia.

Figura 6: Diagramas da chave de partida com Inversor de Frequncia

Fonte: Adaptado de MASCHERONI

1.2.6 Soft-Starter Soft-Starters so chaves capazes de controlar a rampa de tenso na partida do motor, utilizando de SCRs (do ingls Silicon Controlled Rectifier - Retificador Controlado de Silcio) para esse controle. O torque do motor ajustado automaticamente carga, o que garante que a corrente usada seja a menor possvel, porm esse equipamento possui tambm um alto custo soft-starter.
2, 4

. A Figura 7 representa um esquema de ligao de uma chave

508 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Figura 7: Diagrama da chave de partida com Soft-Starter

Fonte: Adaptado de MASCHERONI

2 METODOLOGIA

Primeiramente a equipe realizou uma pesquisa bibliogrfica, com base em livros atualizados sobre normas regulamentadoras voltadas ao tema, juntamente com definies e caractersticas de chaves de partidas eltricas e eletrnicas para motores eltricos, com o intuito de obter embasamento terico. Com base em um contrato de demanda de energia, realizou-se uma simulao do dimensionamento das chaves de partida dos motores eltricos conforme equaes da Tabela 1, com o objetivo de reduzir o consumo de energia eltrica no momento da partida dos mesmos, alm de aumentar sua vida til.

Tabela 1: Frmulas para clculo das correntes de partida nos motores

Como etapa seguinte, o grupo realizou em laboratrio cada uma das chaves de partida nos motores eltricos trifsicos. Atravs das montagens dessas chaves, montouse um projeto (Figura 8), o qual consistiu no dimensionamento de componentes para a realizao prtica de cada chave, onde se verificou a veracidade dos itens que foram estudados, sendo estes a corrente de partida, o torque inicial e tambm a projeo de custos de cada chave. Por fim, realizou-se uma relao sobre o custo-benefcio de cada chave de partida aplicada indstria, suas vantagens e desvantagens, quais so as mais utilizadas atualmente no meio fabril e o porqu do seu emprego.
509 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Figura 8: Layout do projeto

3 RESULTADOS E DISCUSSO

Analisando as diversas chaves de partida, no podemos afirmar qual delas a melhor, porque cada uma apresenta vantagens em determinadas aplicaes, o que varia com o processo a ser executado. No entanto, aquelas que apresentaram maior queda no consumo de energia sem causar variaes nas caractersticas de trabalho do motor foram, primeiramente, a chave de partida utilizando inversor de frequncia, pois pode ser aplicada em cargas com altas inrcias, alm de oferecer o controle da velocidade do motor e operao da rotao acima da nominal. A desvantagem apresentada por esse circuito , principalmente, a criao de harmnicas 3. Outra chave de partida a SoftStarter, onde h uma partida suave da carga (atravs da rampa de tenso controlada por meio de tiristores) e durabilidade. Seu ponto negativo est relacionado com o acionamento de cargas de altas inrcias e conjugado constante, alm do custo financeiro. As outras chaves apresentam um desempenho menor, como a chave compensadora, por exemplo: exige um equipamento extra, o auto transformador, alm de ser aquela que faz a menor reduo da corrente entre as chaves estudadas. J a chave estrela-tringulo, apesar de reduzir a corrente a 33 % da corrente de partida, requer um motor de dupla tenso, alm do fato de que deve partir sem carga, ou seja, a vazio. Com base nos itens e nas frmulas estudadas pela equipe chegou-se ao resultado mostrado no quadro comparativo (Tabela 2) das correntes em cada chave. O motor escolhido, didaticamente, foi um motor de 10 cv cujos dados foram retirados de um catlogo da WEG.

510 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Tabela 2 - Quadro comparativo das correntes


Variveis In Ip Partida direta 14,1A 119,85A EstrelaTringulo 14,1A 39,95A Compensadora 14,1 43,15A ou 69,5A Soft-Starter Inversor de Frequncia 14,1 17A a 28,2

Analisando a tabela percebe-se que as chaves mais eficientes na reduo da corrente de partida so o inversor e a soft-starter. A seguir apresentado um grfico expressando uma comparao entre o comportamento da corrente de partida das diferentes chaves citadas no trabalho (Figura 9). Figura 9: Grfico da comparao das correntes nos tipos de acionamentos

Fonte: Adaptado de MASCHERONI

4 CONSIDERAES FINAIS

Pode-se concluir com o trmino deste trabalho que o estudo das chaves de acionamento dos motores de induo trifsicos de extrema importncia, no s para a reduo nos custos de dimensionamento de cabos e equipamentos, mas tambm no consumo de energia, favorecendo a indstria em si e a concessionria. Considerando as informaes apresentadas, visvel o alto investimento financeiro na construo dessas chaves, por serem compostas por circuitos eltricos.
511 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Com isso, observa-se que a manuteno e acompanhamento desses equipamentos deve merecer ateno especial. Em uma indstria, a aplicao de projetos de dimensionamento de chaves para motores eltricos de induo trifsicos pode contribuir para a economia de energia e aumentar a quantidade de motores disponveis para uso simultneo numa rea fabril.

AGRADECIMENTOS

A equipe abre espao para agradecer primeiramente a Deus e a todos que colaboraram de forma direta ou indireta com a realizao deste trabalho. Em especial ao orientador Reginaldo Tassi pelo auxlio prestado para com a equipe at o presente momento, ao aluno William Rampinelli de Souza e ao professor Ramon Casagrande Oening, pela ajuda oferecida na realizao do projeto.

REFERNCIAS

MASCHERONI, Jos M.; LICHTBLAU, Marcos; GERALDI, Denise. Guia de aplicao de inversores de frequncia. Santa Catarina: WEG Automao, 238p. MORENO, Hilton; et al. Guia: O setor eltrico de Normas Brasileiras. So Paulo: Atitude Editorial, 2011, 402p. Kassick, E.V. Harmnicas em sistemas industriais de baixa tenso. Instituto de Eletrnica de Potncia - UFSC, Brasil. 2000. SIEMENS. Comando, coordenao, partida e acionamentos de motores eltricos. Brasil. 2003.

512 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

You might also like