You are on page 1of 2

CEBV

Histria 5 srie. 1 Bimestre- Prof. Tiago


Estudante_______________________________ ANTIGUIDADE ORIENTAL: As mais antigas civilizaes da histria surgiram na Antiguidade Oriental entre os anos 4.000 a.C. e 2.000 a.C. Foram as chamadas civilizaes hidrulicas.

Principais civilizaes da Antiguidade Oriental: egpcios (Vale do Nilo); mesopotmicos (Vale do Tigre e Eufrates); hebreus (Vale do Jordo); fencios (Lbano atual); persas (Planalto do Ir); hindus (Plancie Indo-gangtica); chineses (Vales do Tang-tse e Huang Ho).

Estas civilizaes apresentaram caractersticas comuns como a escrita, a arquitetura monumental, a agricultura extensiva, a domesticao de animais, a metalurgia, a escultura, a pintura em cermica, a diviso da sociedade em classes e a religio organizada (estruturada com sacerdotes, lugares para reverenciar os deuses e assim por diante). A inveno da escrita permitiu ao homem registrar e difundir ideias, descobertas e acontecimentos que ocorriam ao seu redor. Esse avano responsvel por grandes progressos cientficos e tecnolgicos que possibilitaram o surgimento de civilizaes mais complexas. Exemplos de tipo de escrita: Sumria - cuneiforme (gravao de figuras com estilete sobre tbua de argila) Egito - hieroglfica (com ideogramas) Fencia (atual Lbano) Fontico - (alfabeto) Apesar da fixao dos diversos grupos humanos em reas prximas aos rios (abastecimento de gua e comunicao) ter ocorrido em regies distintas, a maioria das civilizaes da Antiguidade se desenvolveu no Crescente Frtil. Esta rea possui a forma de arco e estende-se do Vale do Jordo Mesopotmia, alm de abrigar os rios Tigres e Eufrates. A revoluo agrcola e a fixao de grupos humanos em locais determinados ocorreram simultaneamente no Crescente Frtil. Neste mesmo perodo outras civilizaes se desenvolveram s margens dos rios Nilo (egpcia), Amarelo (chinesa), Indo e Ganges (paquistanesa e indiana).

ASPECTOS ECONMICOS Predomnio da agricultura de subsistncia e de regadio, devido ao aumento das comunidades ribeirinhas que se tornaram conhecidas como civilizaes hidrulicas. Neste perodo, a construo de canais de irrigao que permitiam levar a gua onde fosse necessria era de grande importncia. Principal atividade: Cultivo de cereais. Comrcio e artesanato eram atividades secundrias. Exceo: fencios, dedicados predominantemente ao comrcio martimo (talassocracia no Mediterrneo). ASPECTOS SOCIAIS Predomnio da sociedade estamental; nessa, cada grupo social tem uma posio e uma funo definida. A posio social determinada pela hereditariedade. A estrutura esttica (no h mobilidade social) e hierrquica, sendo vinculada s atividades econmicas.

Regime de trabalho: A maior parcela da comunidade trabalhava sob um regime de servido coletiva. As comunidades camponesas produziam excedentes agrcolas entregues ao Estado sob a forma de impostos (os camponeses no eram escravos j que viviam em comunidades, produziam seus prprios alimentos e construam suas moradias). Diviso da sociedade: Soberano e aristocracia (nobres e sacerdotes) Grupos intermedirios (burocratas, militares, mercadores e artesos). Camponeses Escravos utilizados na construo de obras pblicas (obras de irrigao, templos, palcios e outros). Excees: Fencios, sociedade de classes (hierarquia baseada na riqueza mvel). Hindus, sociedade de castas (de origem religiosa e absolutamente impermevel).
SERVIDO COLETIVA (Modo de Produo Asitico): Organizao tpica das regies orientais * Burocracia, estagnao social, centralismo administrativo, sociedade civil pouco desenvolvida e deificao dos seus governantes. Estado - eixo do poder, produo e administrao. Estado desptico: controlava tudo, obrigando todos a servido coletiva; a propriedade da terra cabia ao Estado , representado pelo imperador na Mesopotmia e pelo fara no Egito.

ASPECTOS RELIGIOSOS Predomnio do politesmo (acreditavam na existncia de inmeros deuses). Os deuses tinham estreitos vnculos com as atividades e as foras da Natureza. Excees: Monotesmo: hebreus e egpcios durante o reinado do Fara Amenfis IV Dualismo: persas (zoroastrismo). ASPECTOS POLTICOS Estado fortemente centralizado que possua as terras e controlava a mo-de-obra. A religio justificava o poder absoluto do governante, por isto, neste perodo, havia predomnio das monarquias despticas (absolutas) de carter teocrtico. Teocracia uma forma de governo na qual a autoridade, proveniente de um Deus, exercida por seus representantes na terra. O Egito Antigo foi um dos exemplos mais extremados de teocracia. Exceo: Fencios, organizados em cidades-estados monrquicas ou republicanas, controladas por oligarquias mercantis. ASPECTOS CULTURAIS Forte influncia religiosa na vida cultural, principalmente entre egpcios e hebreus. Desenvolvimento cientfico mais importante entre os egpcios (Matemtica e Medicina) e entre os caldeus (Matemtica e Astronomia). Arte principal: Arquitetura, tendo a Escultura e a Pintura como artes auxiliares. Escrita predominantemente ideogrfica (no Egito: hierglifos; na Mesopotmia: cuneiformes). Criao da escrita fontica pelos fencios. Direito baseado no princpio de Talio. Primeiro conjunto de leis escritas: Cdigo de Hamurabi (Mesopotmia). MEIO AMBIENTE E SEUS IMPACTOS As civilizaes existentes nesse perodo tinham muitos pontos em comum. Entretanto, as condies ambientais e naturais nas quais viveram fizeram com que cada um desses grupos se desenvolvesse de forma nica e independente.

You might also like