You are on page 1of 3

1.

EXTINCAO DA SOCIEDADE POR PARALIZACAO TOTAL DAS ATIVIDADES

1.1 ELABORAR O DISTRATO SOCIAL Os membros da sociedade devem se reunir e assinar a ata de encerramento da empresa. Nesta ata deve constar a nomeao de um liquidante, podendo ser at um dos scios, que servir para eliminar as pendncias, como pagamentos ou recebimentos no realizados. Tais contas devem ser aprovadas em assembleias dos scios. Elaborar-se- o Distrato Social - documento que informa por que a sociedade se desfez e divide os bens da empresa entre os scios. O Distrato dever conter: A importncia repartida entre os scios, o(s) motivo(s) de dissoluo e a referncia pessoa ou pessoas que assumirem o ativo e guarda dos livros e documentos contbeis e fiscais. Com a assinatura do Distrato Social, os scios concordam com o fim da sociedade e caso os scios estejam em conflitos, ser necessrio encontrar um mediador, que pode ser um advogado ou o contador da empresa, para buscar um acordo. Caso no consiga chegar a um acordo sobre o Distrato, ser preciso entrar com uma ao de dissoluo da sociedade na justia comum.

1.2 VERIFICAR SE H DBITOS Solicitar a Certido Negativa de Dbito (CND) referente quitao das contribuies previdencirias.

1.3 OBTER O CERTIFICADO DE REGULARIDADE DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO (CRF) Solicitar o CRF para a comprovao que regularizao com o Fundo dos colaboradores e se houver pendncias em, os valores devero ser quitados para a emisso do CRF.

1.4 EFETUAR BAIXA NA PREFEITURA Pedir a baixa da empresa do banco de dados da prefeitura.

1.4.1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PELO MUNICIPIO - Ultimo alvar emitido - Comunicao de encerramento da receita federal ou distrato (Em caso de baixa junto ao CNPJ a solicitao dever ser efetuada atravs do Cadastro Sincronizado Nacional, na pgina da Receita Federal do Brasil).

1.5 EFETUAR BAIXA NO ESTADO Contatar uma unidade da Secretaria da Fazenda, para dar baixa na inscrio estadual.

1.6 OBTER AS CERTIDES DO MINISTRIO DA FAZENDA Solicite a Certido Negativa Conjunta, que une a Certido Negativa de Inscrio de Dvida Ativa da Unio, emitida pela Procuradoria da Fazenda Nacional, e a Certido de Quitao de Tributos e Contribuies Federais, concedida pela Receita Federal. A Receita Federal do Brasil verifica se a empresa recolheu corretamente todos os tributos de mbito federal, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurdica, o PIS e a COFINS e a CSLL - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido.

1.7 ARQUIVAR DOCUMENTOS NA JUNTA COMERCIAL Os pedidos de arquivamento de atos de extino da sociedade empresria, devem ser protocolados na Junta Comercial com os seguintes comprovantes de quitao de tributos e contribuies sociais federais:

I - Certido Conjunta Negativa de Dbitos relativos a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio, emitida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

II- Certido Negativa de Dbito - CND, fornecida pela Secretaria da Receita Previdenciria;

III- Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS,

fornecido pela Caixa Econmica Federal.

Aps o pagamento de taxa respectiva Junta Comercial, o Distrato ser arquivado.

1.8 PROCEDER A BAIXA NO CNPJ O ltimo passo a ser dado para o encerramento final da empresa a baixa no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas. Para realizar esse procedimento, deve-se baixar da internet o programa chamado PGD-CNPJ. O programa gera a solicitao de cancelamento do CNPJ e o Documento Bsico de Entrada. O DBE deve ser assinado com firma reconhecida em cartrio. Por fim, deve-se apresentar na Receita o Documento Bsico de Entrada do CNPJ DBE, em duas vias, emitidas pelo Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ). A baixa do CNPJ ser dada em trs dias, caso no haja nenhuma pendncia.

You might also like