You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia

MANUAL DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Cear 2013

APRESENTAO

O manual de estgio tem como objetivo orientar os estudantes, tutores e professores sobre a prtica de estgio supervisionado na UECE, em especfico no curso de Bacharelado em Administrao Pblica modalidade distncia, informando sobre as reas do conhecimento, matrcula, formas de acompanhamento e avaliao. Segundo a Lei 11.788/2008, que dispe sobre o estgio de estudante, o estgio definido como sendo ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos. As quatro disciplinas de Estgio Supervisionado, propostas no projeto pedaggico, so atividades curriculares obrigatrias do curso de Administrao Pblica, que totalizam 340 horas, e que tm como objetivo central proporcionar ao aluno um contato efetivo com a realidade das organizaes, refletindo o conhecimento adquirido e dando oportunidade para efetivao da interao universidade-empresa e terico-prtica. Tendo como produto final o Projeto Tcnico de Interveno, em que o aluno dever propor uma ao especfica dentro de uma organizao como forma de melhoria.

Profa. Luciana Freire de Lima Marinho Coordenadora do Curso de Administrao Pblica EaD/PNAP/UECE

Profo. Nilo Alves Jnior Coordenador de Tutoria do Curso de Administrao Pblica EaD/PNAP/UECE

Profa. Ellen Campos Sousa Gordiano Coordenadora de Estgio do Curso de Administrao Pblica EaD/PNAP/UECE

Profa. Hermano Jos Batista de Carvalho Professor Revisor do Curso de Administrao Pblica EaD/PNAP/UECE

CONCEPES INICIAIS E POLTICAS DE ESTGIO 1.1 CONCEITO


Os Estgios Supervisionados constituem atos educativos supervisionados que visam preparao do educando para exercer as atividades prprias de sua profisso, em ambiente real de trabalho. Esto inseridos no Projeto Pedaggico do curso, alm de contriburem para o desenvolvimento da vida cidad, do trabalho e da compreenso da realidade social de forma crtica (RESOLUO N 3451/2012 CEPE). De acordo com a LDB o estgio supervisionado um elemento optativo nas diretrizes curriculares dos Cursos de Administrao, muito embora atribua grande importncia ao mesmo na formao para o trabalho, constituindo-o como um dos articuladores privilegiados da relao teoria e prtica. As disciplinas de estgio supervisionado tm como objetivo: Proporcionar ao estagirio, condies para identificar a realidade scio-econmica, poltica e cultural da sociedade na qual est inserido, da regio e do contexto local em que se desenvolve sua atuao profissional; Capacitar o estagirio a aplicar rigorosa e criticamente os conhecimentos adquiridos no curso, articulando teoria e prtica para a tomada de decises e para o desenvolvimento de competncias e habilidades prprias de sua atividade profissional; Constituir-se como um elemento potencializador da relao universidade e sociedade, contribuindo na identificao de respostas s demandas e desafios contemporneos do mercado de trabalho. Aperfeioar a formao acadmica por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionadas em situaes reais de trabalho, conforme descrito no projeto pedaggico de cada curso; Estimular o estagirio a desenvolver os valores ticos e sociais e a percepo humanstica da realidade brasileira, no seu campo de trabalho e reas afins garantindo a indissociabilidade entre as dimenses terico-metodolgica, ticopoltica e tcnico-operativa; Proporcionar ao estagirio as habilidades e competncias profissionais que priorizem a integrao dos conhecimentos tericos, tcnicos, culturais e

humansticos, fomentando o conhecimento acerca da realidade que lhes possibilitem contribuir para o desenvolvimento nacional e regional. No curso de Administrao Pblica modalidade a distncia, o estgio obrigatrio ser realizado nas disciplinas de estgio supervisionado I, II, III e IV, totalizando 340 horas, correspondentes a 10% do total de carga horria do curso. Assim, Pesquisa e Estgio caminharo juntos, propiciando trocas de prticas e saberes, fazendo pontes entre a prtica e teoria, entre o mundo acadmico e o campo profissional, entre o vivido no mundo do trabalho e o olhar crtico sobre ele.

1.2 TIPOS DE ESTGIO


O estgio curricular obrigatrio no Curso de Graduao em Administrao Pblica Modalidade a Distncia, pode ser cumprido da seguinte forma: Contrato de estgio: a cada disciplina com estgio o Formulrio de Inscrio (Apndice A) deve ser preenchido e apresentado Coordenao do Curso. O aluno tambm deve, no inicio da primeira disciplina com estgio, apresentar coordenao o Termo de Autorizao de Estudos Organizacionais (Apndice B) assinado por ele e pelo representante da instituio. Como a cada disciplina o aluno pode optar por uma empresa, o termo deve ser renovado se a empresa for substituda. Funcionrio Pblico: o aluno que trabalha em rgo pblico e desenvolve atividades correlatas ao curso, deve apresentar uma declarao constando o cargo, a funo e o Requerimento de Equivalncia de Estgio (Apndice C).

1.3. REAS DO ESTGIO


No mdulo I, o aluno dever realizar as atividades de estgio em uma empresa de natureza pblica, respeitando as reas de atuao das LFE (Gesto Pblica da Sade/LFE I, Gesto Municipal/LFE II, Gesto Governamental/LFE III), nesta etapa o aluno far as seguintes atividades: 1. Uma breve apresentao da unidade concedente (Nome, Ramo de Atividade, Organograma, Identidade Organizacional, Negcios e Produtos, entre outras informaes importantes); 2. Descrever como funciona a rea onde ser realizada o estgio, descrevendo suas diversas funes e unidades.

3. Especificar um dos processos desenvolvidos na unidades de estgio, aplicar uma ferramenta de diagnstico, e apresentar uma proposta de melhoria. No mdulo II, o aluno dar continuidade ao trabalho de estgio desenvolvendo o aspecto mercadolgico da unidade pesquisada, diagnosticando as necessidades e desejos dos consumidores, bem como, a satisfao dos mesmos. Para, no segundo momento, propor melhorias ao processo no intuito de gerar o bem-estar social. No mdulo III, o educando ir finalizar suas atividades de estgio realizando o diagnstico financeiro de uma das unidades pesquisadas nos mdulos I e II, propondo aes de melhorias. No mdulo IV, o estagirio dever elaborar um relatrio final que ser apresentado em forma de seminrio. A cada mdulo do estgio ser disponibilizado um modelo de relatrio que indicar o plano de trabalho dos alunos nas diversas reas do estgio (Apndice F). Os planos de trabalho sero desenvolvidos pelos professores e os tutores de estgio e apresentados juntamente com as atividades tericas da disciplina no AVA. Ao final de cada Mdulo todos os estudantes apresentaro os relatrios para tutores e colegas de turma. O tutor de cada turma ficar responsvel pelo acompanhamento dos relatrios juntamente com os professores das disciplinas.

2. ATRIBUIES DA COORDENAO E DOS ALUNOS 2.1 As Funes da Coordenao de Estgio A coordenao geral do estgio ter as seguintes funes: Atualizar sistematicamente as regras do estgio supervisionado; Organizar a reproduo e distribuio do manual contendo as especificaes do estgio; Atualizar e emitir para os interessados os documentos de estgio; Realizar reunies sistemticas com os tutores responsveis pelo acompanhamento do aluno; Propor documentos de controle relacionados gesto do estgio; Manter contato com empresas a fim de facilitar o ingresso dos alunos em estgios; Receber e divulgar ofertas de estgios atravs do ambiente do curso; Participar de eventos e encontros temticos sobre estgio e mercado de trabalho;

Fazer o atendimento aos alunos nas questes relativas ao estgio; Acompanhar a entrega dos relatrios de estgio aos professores e tutores; Planejar e acompanhar as atividades e melhores prticas para a rea de estgio.

2.2 As Funes do Tutor Acompanhar os alunos no processo de elaborao dos relatrios de estgio; Corrigir os relatrios de estgios parciais; Enviar, pelo Ambiente do Curso, para a coordenao relatrio da situao final dos alunos quanto aprovao; Preencher as cadernetas de notas; Participar das reunies de planejamento da gesto do estgio, que acontecer junto com as RPAs.

2.3 Deveres dos Alunos Estagirios Preencher a ficha de inscrio para o estgio supervisionado no perodo indicado; Apresentar a documentao exigida dependendo do tipo de estgio; Cumprir carga horria do estgio, estabelecido de comum acordo com a empresa concessionria, com o objetivo de obter o conhecimento necessrio para elaborar o relatrio de estgio; Cumprir as normas internas da instituio concessionria; Empenhar-se na busca de conhecimento e do bom desempenho das atividades de estgio; Entregar a empresa concessionria, um cronograma descrevendo as atividades e os prazos estabelecidos com o tutor, uma cpia do relatrio, quando for solicitado pela mesma.

3. NORMAS OPERACIONAIS
Algumas normas operacionais que regem o funcionamento dos estgios so identificadas a seguir:

3.1 Inscrio e Dependncia A inscrio na atividade de estgio ser feita mediante formulrio eletrnico prprio (Apndice A) disponibilizado no AVA, em que o aluno dever indicar o tipo de estgio

(contrato de estgio, proprietrio de empresa ou funcionrio pblico), a empresa onde ser feita o estgio, o responsvel na empresa pelo acompanhamento do aluno e o plano de trabalho, com indicaes claras da alocao da carga horria. O aluno que solicitar Equivalncia de Estgio dever seguir as normas prprias estabelecidas na seo 3.3 e utilizar formulrio prprio fornecido pela coordenao do curso (Apndice C). O aluno que no concluir as atividades prticas do estgio e/ou no obtiver conceito satisfatrio nos relatrios no ter direito a cursar novamente a disciplina, quando esta for reofertada no regime de dependncia. Isto significa que a reprovao na atividade de estgio implica no desligamento do curso. Por outro lado, se o aluno tiver sido aprovado na atividade de estgio e reprovado na parte terica da disciplina, ele poder se inscrever novamente na disciplina quando esta for reofertada na modalidade de dependncia. Neste caso, mantm-se as regras do curso sobre dependncia.

3.2 Carga Horria O estgio supervisionado composto de atividades prticas vinculadas s disciplinas aplicadas dos Mdulos V, VI, VII e VIII, com carga horria total de 340 (trezentas e quarenta) horas, distribuda em 85 horas para cada Mdulo. No plano de trabalho de estgio o aluno dever justificar a alocao de 204 horas de atividade prtica e 128 horas de encontros presena e apresentao final, sendo este obrigatrio.

3.3 EQUIVALNCIA DE ESTGIO


O estgio poder, excepcionalmente, ser convalidado pela experincia profissional do aluno, procedimento denominado de Equivalncia de Estgio. Poder solicitar Equivalncia de Estgio o aluno que: Comprovar, por meio de Carteira de Trabalho, vnculo empregatcio. Demonstrar que a funo desempenhada similar ao curso (rea de formao) ou provar, por meio de Contrato Social, ser proprietrio de empresa, desenvolvendo atividades relacionadas sua formao profissional. Apresentar Coordenao o Formulrio Requerimento de Equivalncia de Estgio (Apndice C).

A solicitao de Equivalncia de Estgio est sujeita aprovao da Coordenao. A Equivalncia de Estgio beneficia o aluno, no fato de no precisar repetir atividades que j foram vivenciadas na empresa.

4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES


A forma de apresentao e avaliao dos relatrios ser exposta a seguir:

4.1. Apresentao dos Relatrios O Relatrio Parcial de Estgio um trabalho individual que dever ser produzido conforme orientaes especficas a serem fornecidas pelo professor da disciplina. Os relatrios finais de estgio de cada mdulo devero ser entregues, por meio eletrnico, 10 (dez) dias antes do Encontro Presencial, ou seja, da data da apresentao do relatrio. No encontro presencial o aluno entregar ao tutor uma avaliao feita pelo responsvel da instituio (Apndice D) onde fez o estgio sobre o cumprimento da carga horria e o cumprimento das atividades estabelecidas no plano de trabalho de estgio do aluno. Alm dos Relatrios Parciais, o aluno entregar individualmente ao final do Mdulo VIII um relatrio sintetizando todas as atividades apresentadas no estgio. Dever seguir as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

4.2 Sistemticas de Avaliao As atividades de Estgio sero avaliadas pelo Tutor, que seguir as seguintes orientaes: Para os relatrios parciais, ser considerado para aprovao a mdia 7,0 (sete). Para tal, sero considerados os seguintes critrios: Grau de preciso das informaes prestadas no relatrio; Capacidade de ligao com os conhecimentos adquiridos na disciplina; Avaliao do responsvel pela empresa, no caso do aluno no ter requerido a equivalncia profissional. Autoavaliao do aluno (Apndice E).

A nota do relatrio prtico do estgio dada de forma independente da parte terica da disciplina.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia

APNDICE A Formulrio de Inscrio

Dados do Aluno: Nome:_____________________________________________________________________ Tutor: _____________________________________________________________________ Disciplina: _________________________________________________________________

Tipo de Estgios: ( ) PROPRIETRIO ( )FUNCIONRIO PBLICO Para os tipos de estgio acima, o aluno deve anexar a este o formulrio de requerimento de equivalncia de estgio

Contrato de Estgio ( ) Empresa Concedente:________________________________________________________ Oritentador Tcnico (Responsvel pelo estgio na empresa concessionrio): __________ _______________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DATA HORRIO DESCRIO SINTTICA DAS ATIVIDADES

TOTAL DE HORAS _______________________________ Aluno _______________________________ Representante da Empresa

___________________________ Coordenadora de Estgio

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia

APNDICE B Termo de Autorizao de Estudos Organizacionais

Autorizao de Estudo Organizacional

Autorizamos, para fins de estudo acadmico e concluso da disciplina de estgio supervisionado ___ , do curso de Administrao Pblica modalidade a distncia , o Sr.(a) ________________________________________________________________________, RG______________________ e CPF_____________________, a desenvolver, nesta empresa, atividades relacionadas coleta de informaes para diagnstico organizacional e plano de sugesto de melhorias, visando o cumprimento das exigncias para a realizao de estgio supervisionado.

_________________, ______de ____________________de ________. Carimbo do CNPJ da empresa: ______________________________________ Assinatura do representante legal

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia

APNDICE C Requerimento de Equivalncia de Estgio

Dados do Aluno: Nome:_____________________________________________________________________ Tutor: _____________________________________________________________________ Disciplina: _________________________________________________________________

Dados da Empresa Empresa:___________________________________________________________________ Data da Admisso: ___________________ Setor: ______________________________ Cargo Atual: ___________________________________________________________ rea, setor ou departamento em que trabalha Perodo Cargo Superior Imediato Atividades desempenhadas

Deferido ( Indeferido (

) ) _______________________________ Representante da Empresa

_______________________________ Aluno

___________________________ Coordenadora de Estgio

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia

APNDICE D Formulrio de Avaliao do Estagirio

Dados do Estagirio: Nome:_____________________________________________________________________ Cargo: _____________________________________________________________________ Local: _________________________________________________________________ Supervisor de empresa: ______________________________________________________ Cargo do Supervisor: ________________________________________________________ Perodo do Estgio: __________________________________________________________ Setor onde realiza o estgio: _________________________________________________

Avaliao
Insuficiente
nota 0 - 3

Regular
nota 4 - 5

Bom
nota 6 - 7

timo
nota 8 - 9

Excelente
nota 10

Capacidade de aprendizagem Qualidade do trabalho Qualidade da produo Iniciativa e interesse Conhecimento terico especfico Cooperao Relacionamento humano Liderana Assiduidade Pontualidade Desenvolvimento pessoal Qualidade de seus relatrio

Obs.: Marcar com um X o item correspondente a cada conceito Data: _____/_____/_____ Conceito: ____________ Nota: ______________

_______________________________ Ass. Supervisor da Empresa Carimbo da Empresa

_______________________________ Tutor

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia

APNDICE E Auto Avaliao do Estagirio

Dados do Estagirio: Nome:_____________________________________________________________________ Matrcula: _________________________________________________________________ Empresa Concedente: ________________________________________________________ Supervisor de Tcnico: ______________________________________________________ Perodo do Estgio: __________________________________________________________ Setor onde realiza o estgio: _________________________________________________

Avaliao
Insuficiente
nota 0 - 3

Regular
nota 4 - 5

Bom
nota 6 - 7

timo
nota 8 - 9

Excelente
nota 10

Assiduidade Pontualidade Participao Interesse Iniciativa Trabalho em Equipe Desempenho profissional

Obs.: Marcar com um X o item correspondente a cada conceito Data: _____/_____/_____

_______________________________ Ass. do Estagirio

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS Curso de Administrao Pblica Modalidade a Distncia APNDICE F Modelo de Relatrio de Estgio FORMATAO: Papel: A4 Letra: Times New Roman tamanho 12 Margens: superior e esquerda 3cm / inferior e direita 2cm Espaamento de linhas: 1,5 Numerao de pginas: canto superior direito (iniciando na Introduo com o nmero 3) Consultar normas ABNT: NBR 6023 - referncias NBR 10520 citaes em documentos A ELABORAO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO DEVE SEGUIR A ESTRUTURA ABAIXO: CAPA FOLHA DE ROSTO SUMRIO INTRODUO Apresentao geral do trabalho. Discorrer sobre a definio e a importncia do estgio supervisionado para o aluno, para a empresa e para a instituio de ensino. Destacar os objetivos e, resumidamente, o assunto abordado em cada captulo. CAPTULO 1 - CARACTERIZAO 1.1 CARACTERIZAO DO ALUNO Nome do aluno; breve histrico pessoal/profissional; perodo de realizao do estgio (data); carga horria total despendida no estgio; indicao do responsvel pelo estagirio na empresa. 1.2 CARACTERIZAO DA ORGANIZAO 1.2.1 Identificao: Nome; razo social; endereo completo; contatos; rea de atuao; nmero de funcionrios. 1.2.2 Histrico. 1.2.3 Misso; viso; polticas e objetivos. 1.2.4 Organogramas (da empresa e da rea do estgio). 1.2.5 Segmento de mercado da organizao. 1.2.6 Produtos e servios.

CAPTULO 2 OBJETIVOS DO ESTUDO, REA FUNCIONAL E FERRAMENTA UTILIZADA 2.1 OBJETIVOS Apresentar os objetivos a serem atingidos com o desenvolver do estgio. Destacar a linha de formao escolhida: gesto pblica da sade, gesto municipal ou gesto governamental. 2.2 REA FUNCIONAL Discorrer sobre a forma de gesto da organizao, abordando os seguintes aspectos: preocupao com a qualidade; cultura; relacionamento com os demais setores. Algum outro aspecto considerado relevante pelo estagirio deve ser includo. 2.3 FERRAMENTA UTILIZADA Apresentar a ferramenta de diagnstico que ser utilizada no trabalho, conceituando-a e caracterizando-a de acordo com fundamentos tericos. Ressalta-se que toda referncia a um autor deve ser feita seguindo as normas ABNT NBR 10520. CAPTULO 3 DIAGNSTICO A partir das informaes coletadas no estgio, com o uso da ferramenta, deve-se apresentar um diagnstico dos problemas detectados. Cada problema deve ser relacionado com suas causas e seus sintomas. Ressalta-se que este um captulo de extrema relevncia para o trabalho. CAPTULO 4 PROPOSTA DE INTERVENO Elaborar proposta de melhoria para resoluo dos problemas diagnosticados. Deve-se considerar as limitaes da empresa, bem como seus pontos fortes. BIBLIOGRAFIA Relacionar todos os materiais didticos, artigos, sites, etc., utilizados e citados pelo estagirio na elaborao deste relatrio. Dever seguir as normas ABNT NBR 6023. ANEXOS Anexar ao trabalho quaisquer documentos relevantes que possam contribuir para a execuo do mesmo.

You might also like