You are on page 1of 17

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Comuns 03/10/2013 06:00

De A a Z, confira os erros de portugus mais frequentes no universo corporativo, segundo especialistas consultados por EXAME.com

So Paulo Especialistas advertem: tropear no portugus pode prejudicar a sua carreira. Mas certo tambm que h erros que saltam aos olhos e h aqueles que quase passam despercebidos. Camila Pati, de A lista de equvocos frequentes no mundo corporativo grande e bem provvel que voc j tenha cometido alguns deles. Para chegar aos 100 erros, EXAME.com consultou professores de portugus e tambm o livro de Laurinda Grion Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva. De A a Z, confira os tropeos mais comuns e as dicas para nunca mais errar:

1 A/h
Erro: Atuo no setor de controladoria a 15 anos. Forma correta: Atuo no setor de controladoria h 15 anos. Explicao: Para indicar tempo passado usa-se o verbo haver.

2 A champanhe/ o champanhe
Erro: Pegue a champanhe e vamos comemorar. Forma correta: Pegue o champanhe e vamos comemorar. Explicao: De acordo com o Dicionrio Aurlio, a palavra champanhe provm do francs champagne e um substantivo masculino, como defende a maioria dos gramticos, explica Diogo Arrais, professor do Damsio Educacional

3 A cores/ em cores
Erro: O material da apresentao ser a cores Forma correta: O material da apresentao ser em cores Explicao: Se o correto material em preto em branco, o certo dizer material em cores, explica Laurinda Grion no livro "Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer).

4 A domiclio/ em domiclio
Erro: O servio engloba a entrega a domiclio Forma correta: O servio engloba a entrega em domiclio Explicao: No caso de entrega usa-se a forma em domiclio. A forma a domiclio usada para verbos de movimento. Exemplo: Foram lev-lo a domiclio.

1 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

5 A longo prazo/ em longo prazo


Erro: A longo prazo, sero necessrias mudanas. Forma correta: Em longo prazo, sero necessrias mudanas. Explicao: Usa-se a preposio em nos seguintes casos: em longo prazo, em curto prazo e em mdio prazo.

6 A nvel de/ em nvel de


Erro: A nvel de reconhecimento de nossos clientes atingimos nosso objetivo. Forma correta: Em relao ao reconhecimento de nossos clientes atingimos nosso objetivo Explicao: De acordo com o professor Reinaldo Passadori, o uso de a nvel de est correto quando a preposio a est aliada ao artigo o e significa mesma altura. Exemplo: Hoje, o Rio de Janeiro acordou ao nvel do mar. A expresso "em nvel de" est utilizada corretamente quando equivale a "de mbito" ou "com status de". Exemplo: O plebiscito ser realizado em nvel nacional.

7 partir de/ a partir de


Erro: partir de novembro, estarei de frias Forma correta: A partir de novembro, estarei de frias. Explicao: No se usa crase antes de verbos

8 A pouco/ h pouco
Erro: O diretor chegar daqui h pouco. Forma correta: O diretor chegar daqui a pouco. Explicao: Nesse caso, h pouco indica ao que j passou, pode ser substitudo por faz pouco tempo. A pouco indica ao que ainda vai ocorrer, a ideia de futuro.

9 prazo/ A prazo
Erro: Vamos vender prazo Forma correta: Vamos vender a prazo. Explicao: No se usa crase antes de palavra masculina.

10 rua/ Na rua
Erro: Jos, residente rua Estados Unidos, era um cliente fiel. Forma correta: Jos, residente na rua Estados Unidos, era um cliente fiel. Explicao: Os vocbulos residir, morador, residente, situado e sito pedem o uso da preposio em. 11 A vista/ vista Erro: O pagamento foi feito a vista. Forma correta: O pagamento foi feito vista.

2 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: Ocorre crase nas expresses formadas por palavras femininas. Exemplos: noite, tarde, venda, s escondidas e vista.

11 Adequa/ adequada
Erro: O mvel no se adequa sala Forma correta: O mvel no adequado sala. Explicao: Adequar um verbo defectivo, ou seja, no se conjuga em todas as pessoas e tempos. No presente do indicativo so conjugadas apenas primeira e a segunda pessoa do plural (ns adequamos, vs adequais).

13 Agradecer pela/ agradecer a


Erro: Agradecemos pela preferncia Forma correta: Agradecemos a preferncia Explicao: O certo agradecer a algum alguma coisa. Exemplo: Agradeo a Deus a graa recebida.

14 Aluga-se/ alugam-se
Erro: Aluga-se apartamentos Forma correta: Alugam-se apartamentos Explicao: O sujeito da orao (apartamentos) concorda com o verbo.

15 Anexo/ anexa/ em anexo


Erro: Segue anexo a carta de apresentao. Formas corretas: Segue anexa a carta de apresentao. Segue em anexo a carta de apresentao. Explicao: Anexo adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere, em gnero e nmero. A expresso em anexo invarivel. Laurinda Grion, autora de "Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer)" lembra que alguns estudiosos condenam o uso da expresso em anexo. Portanto, d preferncia forma sem a preposio.

16 Ao invs de/ em vez de


Erro: Ao invs de comprar carros, compraremos caminhes para aumentar nossa frota. Forma correta: Em vez de comprar carros, compraremos caminhes para aumentar nossa frota. Explicao: Ao invs de representa contrariedade, oposio, o inverso. Em vez de quer dizer no lugar de. uma locuo prepositiva, sendo terminada em de normalmente. 17 Aonde/onde Erro: No sei aonde fica a sala do diretor Forma correta: No sei onde fica a sala do diretor Explicao: O advrbio onde indica lugar em que algo ou algum est. Deve ser utilizado somente para substituir vocbulo que expressa a ideia de lugar. Exemplo: No sei onde fica a cidade de Araguari. O

3 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

advrbio aonde indica tambm lugar em que algo ou algum est, porm quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposio a, deve-se agregar esta preposio, formando assim, o vocbulo "aonde". Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplo a seguir: aonde voc ir depois das visitas?

18 Ao meu ver/ a meu ver


Erro: Ao meu ver, a reunio foi um sucesso Forma correta: A meu ver, a reunio foi um sucesso. Explicao: No existe a expresso ao meu ver. As formas corretas so: a meu ver, a nosso ver, a vosso ver.

19 s micro/ s micros
Erro: O pacote de tributos refere-se s micro e pequenas empresas Forma correta: O pacote de tributos refere-se s micros e pequenas empresas Explicao: Por se tratar de adjetivo, micro varivel e por isso deve ser grafada no plural quando for o caso.

20 Atravs/ por
Erro: Fui avisada atravs de um email de que a reunio est cancelada. Forma correta: Fui avisada por email de que a reunio est cancelada. Explicao: Para muitos gramticos, atravs se refere ao que atravessa, diz Vivien Chivalski, do Instituto Passadori. Prefira pelo e-mail, por email.

21 Auferir/ aferir
Erro: No fim do expediente, o gestor deve auferir se os valores pagos conferem com os nmeros do sistema. Forma correta: No fim do expediente, o gestor deve aferir se os valores pagos conferem com os nmeros do sistema. Explicao: Os verbos aferir e auferir tm sentidos distintos. Aferir: conferir de acordo com o estabelecido, avaliar, calcular. Auferir: colher, obter, ter. Exemplo: O projeto auferiu bons resultados.

22 Aumentar ainda mais/ aumentar muito


Erro: Precisamos aumentar ainda mais os lucros. Forma correta: Precisamos aumentar muito os lucros. Explicao: Aumentar sempre mais, no existe aumentar menos, conforme explica Laurinda Grion, no livro Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva. Portanto so formas redundantes: aumentar mais, aumentar muito mais e aumentar ainda mais.

23 Bastante/ bastantes
Erro: Eles leram o relatrio bastante vezes.

4 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Forma correta: Eles leram o relatrio bastantes vezes. Explicao: Para saber se bastante deve variar conforme o nmero preciso saber qual a classificao dele na frase. Quando adjetivo (como no caso acima) deve variar. Exemplo: J h provas bastantes para incrimin-lo (= provas suficientes). Se for advrbio invarivel. Exemplo: Compraram coisas bastante bonitas (= muito bonitas). Se for pronome indefinido varivel. Exemplo: Vimos bastantes coisas (= muitas coisas). Se for substantivo, no varia, mas pede artigo definido masculino: Os animais j comeram o bastante (= o suficiente).

24 Bi-campeo /bicampeo
Erro: Em 1993, o So Paulo Futebol Clube foi bi-campeo mundial, sob o comando de Tel Santana. Forma correta: Em 1993, o So Paulo Futebol Clube foi bicampeo mundial, sob o comando de Tel Santana. Explicao: A forma correta de usar os prefixos numricos bi, tri, tetra, penta, hexa, hepta (etc) sem hfen. O Novo Acordo Ortogrfico nunca exigiu nem exige alterao grfica, diz o professor de lngua portuguesa do Damsio Educacional, Diogo Arrais.

25 Caiu em/ caiu


Erro: O lucro caiu em 10%. Forma correta: O lucro caiu 10%. Explicao: O verbo cair, assim como aumentar e diminuir, no admite a preposio em. E no sentido de descer, ir ao cho, ser demitido, o verbo cair intransitivo.

26 Chegar em/ chegar a


Erro: Chegamos em So Paulo, ontem. Forma correta: Chegamos a So Paulo, ontem. Explicao: o verbo exige a preposio a. Quem chega, chega a algum lugar, ou a alguma coisa.

27 Chove/ chovem
Erro: Chove emails com reclamaes de clientes. Forma correta: Chovem emails com reclamaes de clientes. Explicao: Quando indica um fenmeno natural, o verbo chover impessoal e fica sempre o singular. Mas no sentido figurado, como acontece acima, flexiona-se normalmente.

28 Comprimento/cumprimento
Erro: Entrou e no me comprimentou. Forma correta: Entrou e no me cumprimentou. Explicao: Comprimento est relacionado ao tamanho, extenso de algo ou algum. Exemplo: No sei o comprimento da sala. Cumprimento relaciona-se a dois verbos diferentes: cumprimentar uma pessoa (saudar) e cumprir uma tarefa (realizar). Exemplos: Cada pessoa tem um jeito de cumprimentar. O cumprimento dos prazos contar pontos na competio.

5 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

29 Consiste de/ consiste em


Erro: A seleo consiste de cinco etapas. Forma correta: A seleo consiste em cinco etapas. Explicao: Consistir verbo transitivo indireto e requer complemento regido da preposio em.

30 Continuidade/ continuao
Erro: O sindicato optou pela continuidade da greve. Forma correta: O sindicato optou pela continuao da greve. Explicao: Continuidade refere-se extenso de um acontecimento. Exemplo: dar continuidade ao governo. Continuao refere-se durao de algo. Exemplo continuao da sesso.

31 Correr atrs do prejuzo/ correr atrs do lucro


Erro: hora de correr atrs do prejuzo. Forma correta: hora de correr atrs do lucro. Explicao: Pode-se correr do prejuzo, mas nunca deve-se correr atrs dele. A forma correr atrs do prejuzo no faz o menor sentido, diz Laurinda Grion, no livro Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva.

32 Da onde/ de onde
Erro: Fortaleza a cidade da onde vieram nossos colaboradores. Forma correta: Fortaleza a cidade de onde vieram nossos colaboradores. Explicao: A forma de onde indica origem. No existe a forma da onde.

33 Daqui/ daqui a
Erro: Farei o pagamento daqui 5 dias. Forma correta: Farei o pagamento daqui a 5 dias. Explicao: o advrbio daqui usado para indicar lugar ou tempo e pede a preposio a.

34 De encontro aos/ ao encontro dos


Erro: A sua ideia vem de encontro ao que a empresa precisa neste momento. Forma correta: A sua ideia vem ao encontro do que a empresa precisa neste momento. Explicao: De encontro a estar em sentido contrrio, em oposio a. Ao encontro de estar de acordo, ideia de conformidade.

35 Debitou na/ debitou


Erro: O banco debitou na minha conta a taxa. Forma correta: O banco debitou minha conta a taxa.

6 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: quem debita, debita a.

36 Desapercebidas/ despercebidas
Erro: As mudanas passaram desapercebidas pelos nossos executivos Forma correta: As mudanas passaram despercebidas. Explicao: Desapercebido significa desprovido de, desprevenido. Exemplo: No parei para cumprimenta-lo porque estava desapercebido. Despercebido significa no notado, no percebido. Exemplo: O erro passou despercebido pela equipe da redao do jornal.

37 Descrio/ discrio
Erro: Ela age com descrio. Forma correta: Ela age com discrio. Explicao: Descrio refere-se ao ato de descrever. Exemplo: Ela fez a descrio do objeto. (ela descreveu). Discrio significa ser discreto.

38 Descriminar/ discriminar
Erro: Descrimine os produtos na nota fiscal e coloque todos os cdigos necessrios. Forma correta: Discrimine os produtos na nota fiscal e coloque todos os cdigos necessrios. Explicao: Descriminar significa absolver, inocentar. o que o prefixo des faz indica uma ao no sentido contrrio e, nesse caso, quer dizer tirar o crime. Exemplo: Ele falou em descriminar o uso de algumas drogas Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando h preconceito, o sentido de segregao. Exemplo: A discriminao racial deve ser combatida sempre.

39 Devidas providncias
Erro: Peo as devidas providncias. Forma correta: Peo providncias Explicao: Trata-se de um vcio de linguagem, segundo Vivien Chivalski, do Instituto Passadori Educao Corporativa. O adjetivo (devidas) desnecessrio e redundante. Quem pediria providncias indevidas, diz Vivien.

40 Dispor/dispuser
Erro: Se ele dispor de tempo, poder atende-lo em breve. Forma correta: Se ele dispuser de tempo, poder atende-lo em breve. Explicao: A conjugao correta do verbo dispor na terceira pessoa do singular no futuro do pretrito se ele dispuser. A conjugao acompanha a do verbo pr.

41 Dois por cento/ dois pontos percentuais


Erro: No ano passado, o crescimento foi de 10%. Neste ano, de 8%, tendo havido queda de 2%. Forma correta: No ano passado, o crescimento foi de 10%. Neste ano, de 8%, tendo havido queda de 2 pontos percentuais.

7 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: A queda de 10% para 8% no de 2% e, sim, de 2 pontos percentuais.

42 E nem/ nem
Erro: O funcionrio no sabe escrever e nem ler. Forma correta: O funcionrio no sabe escrever nem ler. Explicao: A conjuno nem significa e no.

43 Em confirmao / em confirmao da
Erro: Em confirmao minha proposta, envio os valores para execuo do servio. Forma correta: Em confirmao da minha proposta, envio os valores para execuo do servio. Explicao: Confirmao um substantivo feminino que pede a preposio de.

44 Em mos/ em mo
Erro: O envelope deve ser entregue em mos. Forma correta: O envelope deve ser entregue em mo. Explicao: Ningum escreve a mos, nem fica em ps. O correto em mo, cuja abreviatura E. M.

45 Em vias de/ em via de


Erro: Estou em vias de finalizar o projeto. Forma correta: Estou em via de finalizar o projeto. Explicao: A locuo em via de e significa a caminho de, prestes a.

46 Eminente/ iminente
Erro: A falncia eminente. Forma correta: A falncia iminente. Explicao: Eminente um adjetivo que significa alto, grande, elevado, saliente, pessoa importante, notvel. Exemplos: Era um eminente orador. A montanha eminente surge na paisagem. Iminente tambm um adjetivo e indica que algo est prestes a acontecer. Exemplo: A sua morte iminente.

47 Ensinar a executarem/ ensinar a executar


Erro: O bom lder deve ensinar seus colaboradores a executarem as tarefas. Forma correta: O bom lder deve ensinar seus colaboradores a executar as tarefas. Explicao: No se flexiona infinitivo com preposio que funcione como complemento de substantivo, adjetivo ou do prprio verbo principal. Exemplo: As mulheres conquistaram o direito de trabalhar fora de casa.

48 Entre eu e ele/ entre mim e ele

8 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Erro: Entre eu e ele no h conversa nem acordo. Forma correta: Entre mim e ele no j conversa nem acordo. Explicao: Os pronomes pessoais do caso reto exercem funo de sujeito (ou predicativo do sujeito) e no de complemento.

49 Falta/faltam
Erro: Falta 30 dias para minhas frias comearem Forma correta: Faltam 30 dias para minhas frias comearem. Explicao: O verbo deve concordar com o sujeito da frase. Laurinda Grion, autora de Os erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva, ensina um macete para encontrar o sujeito: pergunte, antes do verbo, quem que...? (para pessoas) ou que que...? (para coisas). No exemplo acima a resposta : 30 dias faltam.

50 Fazem /faz
Erro: Fazem oito semanas que fui promovida. Forma correta: Faz oito semanas que fui promovida. Explicao: Verbo fazer quando sinaliza tempo que passou fica na 3 pessoa do singular.

51 Fazer uma colocao/ emitir uma opinio


Erro: Deixe-me fazer uma colocao a respeito do tema da reunio. Forma correta: Deixe-me emitir uma opinio a respeito do tema da reunio. Explicao: o padro formal emitir uma opinio e no fazer uma colocao, embora esta seja uma forma bastante usada.

52 Ficou claro/ ficou clara


Erro: Ficou claro, aps a reunio, a necessidade de corte de gastos. Forma correta: Ficou clara, aps a reunio, a necessidade de corte de gastos. Explicao: A necessidade de corte de gastos o que ficou clara, durante a reunio.

53 Foi assistida/ assistiu


Erro: A palestra foi assistida por muita gente Forma correta: Muita gente assistiu palestra. Explicao: Verbo assistir no sentido de ver, presenciar, transitivo indireto e a voz passiva s admite verbos transitivos diretos.

54 Fosse... comprava/ fosse...compraria


Erro: Se eu fosse voc eu comprava aquela gravata. Forma correta: Se eu fosse voc eu compraria aquela gravata. Explicao: Atente correlao verbal. Imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) usado com o futuro do

9 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

pretrito (compraria).

55 A grosso modo/ grosso modo


Erro: O que quero dizer, a grosso modo, que h mais chances de dar errado do que de dar certo. Forma correta: O que quero dizer, grosso modo, que h mais chances de dar errado do que de dar certo. Explicao: A expresso grosso modo, sem a preposio a.

56 Guincho/guinchamento
Erro: Sujeito a guincho Forma correta: Sujeito a guinchamento Explicao: Guincho o veculo que faz a ao, isto , o guinchamento.

57 H 10 anos atrs/ h 10 anos


Erro: H 10 anos atrs, eu decidi comprar um imvel. Formas corretas: H 10 anos, eu decidi comprar um imvel. Dez anos atrs, eu decidi comprar um imvel. Explicao: redundante usar h e atrs na mesma frase. O verbo haver impede a palavra atrs em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, ao que j se passou. H, portanto, duas formas corretas para a frase: h dez anos ou dez anos atrs.

58 Hora/ora
Erro: Voc pediu minha deciso, por hora ainda no a tenho. Forma correta: Voc pediu minha deciso, por ora ainda no a tenho. Explicao: A expresso por hora, quando escrita com a letra h, refere-se ao tempo, a marcao em minutos. Exemplo: O carro estava a cento e vinte quilmetros por hora. A expresso por ora, quando escrita sem o h, d a ideia de no momento ou agora. um advrbio de tempo, expressa sentido de por enquanto, no momento, atualmente. Exemplo: Por ora estou muito ocupado.

59 Horas extra/ horas extras


Erro: Voc dever fazer horas extra para terminar o relatrio. Forma correta: Voc dever fazer horas extras para terminar o relatrio. Explicao: Neste caso, extra um adjetivo e, portanto, varivel.

60 Houveram/houve
Erro: Houveram rumores sobre um anncio de demisso em massa. Forma correta: Houve rumores sobre um anncio de demisso em massa. Explicao: Haver no sentido de existir no usado no plural.
03/10/2013 14:25

10 of 17

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

61 Implicar em/implicar
Erro: A sua atitude implicar em demisso por justa causa. Forma correta: A sua atitude implicar demisso por justa causa. Explicao: o verbo implicar, quando transitivo direto, significa dar a entender, pressupor ou trazer como consequncia, acarretar, provocar. E se a transitividade direta, isso quer dizer que no pede preposio.

62 Independente/ independentemente
Erro: Independente da proposta, minha resposta no. Forma correta: Independentemente da proposta, minha resposta no. Explicao: Independente adjetivo e independentemente advrbio. O enunciado acima pede o advrbio.

63 Insisto que/ insisto em que


Erro: Insisto que preciso cortar custos na cadeia produtiva. Forma correta: Insisto em que preciso cortar custos na cadeia produtiva. Explicao: O verbo insistir transito indireto, quando objeto for uma coisa usa-se a preposio em e a preposio com aparece quando h referncia a uma pessoa. Exemplo: Insisto nisso com o diretor.

64 Junto a/ no/ ao
Erro: Solicite junto ao departamento de recursos humanos o informe de rendimentos para a Receita Federal. Forma correta: Solicite ao departamento de recursos humanos o informe de rendimentos para a Receita Federal. Explicao: As locues junto a, junto de so sinnimas e significam "perto de", "ao lado de". No cabem na frase acima. Para voc lembrar, no desconte cheques junto ao banco e sim com o banco. No renegocie uma dvida junto aos credores e sim com os credores Evite empregar a expresso junto a em lugar de com, de, em e para. Assim, em lugar de conseguimos apoio junto equipe escreva conseguimos apoio da equipe, indica Vivien Chivalski, facilitadora do do Instituto Passadori Educao Corporativa.

65 Maiores informaes/ mais informaes


Erro: Caso precise de maiores informaes, entre em contato conosco. Forma correta: Caso precise de mais informaes, entre em contato conosco. Explicao: Conforme explica Laila Vanetti, diretora da Scritta, o termo maior comparativo, no deve ser utilizado nesse caso.

66 Mal/ mau
Erro: Era um mal funcionrio e foi demitido. Forma correta: Era um mau funcionrio e foi demitido

11 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: Reinaldo Passadori, professor e CEO do Instituto Passadori, explica que mau e bom so adjetivos, ou seja, conferem qualidade aos substantivos, palavras que nomeiam seres e coisas. Exemplos: Ele bom mdico e Ele mau aluno. Por outro lado, mal e bem podem exercer trs funes distintas. Exercem a funo de advrbios, modificam o estado do verbo, por exemplo: Seu filho se comportou mal na escola e ele foi bem aceito no novo trabalho. Como conjuno, servindo para conectar oraes, como em Mal chegou e j se foi. Essas palavras tambm tm a funo de substantivos, por exemplo: Voc o meu bem e o mal dele no saber ouvir.

67 Mal humorado/ mal-humorado


Erro: Estava mal humorado e isso afetou a todos da equipe. Forma correta: Estava mal-humorado e isso afetou a todos da equipe. Explicao: Diogo Arrais, professor do Damsio Educaional, explica que as formaes vocabulares com MAL- exigem hfen caso a palavra principal inicie-se por vogal, h ou l: mal-estar, mal-empregado, mal-humorado, mal-limpo.

68 Mo-de-obra/ mo de obra
Erro: A falta de mo-de-obra qualificada um dos gargalos da economia brasileira. Forma correta: A falta de mo de obra qualificada um dos gargalos da economia. Explicao: Com palavras justapostas (uma aps a outra) em que haja um termo de ligao (geralmente uma preposio ou conjuno) no se usa hfen, segundo Vivien Chivalski, facilitadora do Instituto Passadori de Educao Corporativa.

69 Meio-dia e meio/ meio-dia e meia


Erro: Entregarei o relatrio ao meio-dia e meio. Forma correta: Entregarei o relatrio ao meio-dia e meia. Explicao: O termo meio pode ter duas funes: adjetivo e advrbio, segundo explica Laurinda Grion no livro Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer). Quando advrbio, meio quer dizer um pouco e invarivel. Quando adjetivo, meio quer dizer metade de e varivel, ou seja, concorda com o termo a que se refere.

70 No aguardo/ ao aguardo
Erro: Fico no aguardo da sua resposta. Forma correta: Fico ao aguardo da sua resposta. Explicao: O certo ao aguardo de, espera de, segundo Laurinda Grion, autora do livro Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer).

71 No ponto de/ a ponto de


Erro: A demanda da chefia to alta, que estou no ponto de mandar tudo s favas. Forma correta: A demanda da chefia to alta, que estou a ponto de mandar tudo s favas. Explicao: Para dar a ideia de estar prestes a, na iminncia de, use a expresso a ponto de, indica Laurinda Grion.

12 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

72 O mesmo/ele
Erro: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar. Forma correta: Antes de entrar no elevador, verifique se ele se encontra parado neste andar. Explicao: De acordo com Laila Vanetti, diretora da Scritta, o termo o mesmo no serve para substituir uma palavra anteriormente dita. Quem est nas empresas, portanto, deve preferir os pronomes ele(s) ou ela(s), cuidando para adequar a partcula se nova sentena.

73 Onde/ em que
Erro: Vamos reunio onde decidiremos os rumos da companhia. Forma correta: Vamos reunio em que decidiremos os rumos da companhia. Explicao: de acordo com Vivien Chivalski, do Instituto Passadori, reunio no lugar e as palavras onde e aonde se referem apenas a lugares. Prefira a reunio em que ou na qual decidiremos sobre.

74 O quanto antes/ quanto antes


Erro: Voltarei ao escritrio o quanto antes. Forma correta: Voltarei ao escritrio quanto antes. Explicao: Antes da locuo adverbial quanto antes no se usa artigo definido o, diz Laurinda Grion, autora de Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva.

75 Parcela nica/ de uma s vez


Erro: O pagamento ser feito em parcela nica. Forma correta: O pagamento ser feito de uma s vez. Explicao: Parcela significa parte de um todo, diz Laurinda Grion. Logo se no h parcelamento, o certo dizer de uma s vez.

76 Por que / porque


Erro: No a vi ontem por que eu estava fora da cidade. Forma correta: No a vi ontem porque eu estava fora da cidade. Explicao: Vivien Chivalski, do Instituto Passadori, explica: porque uma conjuno e serve para ligar duas ideias, duas oraes. usado ando a segunda parte apresenta uma explicao ou causa em relao primeira. A forma por que um advrbio interrogativo de causa e usada quando pedimos por uma causa ou motivo. Caso mais incomum para o uso da forma por que quando ela pode ser substituda por para que, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais. Exemplos: Lutamos por que (para que) a obra terminasse antes da inaugurao. Este o caminho por que (pelo qual) passamos.

77 Porqu/ por qu
Erro: A diretriz mudou, no sei porqu. Formas corretas: A diretriz mudou, no sei por qu. A diretriz mudou, no sei o porqu.

13 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: Segundo explicao de Viven Chivalski, porqu substitui as palavras razo, causa ou motivo. um substantivo e, como tal, tem plural e pode vir acompanhado por artigos, pronomes e adjetivos. A palavra geralmente antecedida de artigo o ou um. Use a expresso por qu quando ela estiver no fim da frase. Alguns autores dizem que isso vale tambm quando houver uma pausa, uma vrgula, no importa que seja pergunta ou no, diz Vivien. Exemplos: No aprovaram a proposta e no sabemos por qu. No temos o resultado da concorrncia. Por qu? No sabemos por qu, onde e quando tudo aconteceu.

78 Penalizado/ punido
Erro: Quem desrespeitar o cdigo de conduta ser penalizado. Forma correta: Quem desrespeitar o cdigo de conduta ser punido. Explicao: Penalizar significa causar pena, magoar. No sentido de castigar, o certo usar o verbo punir, indica Laurinda Grion.

79 Por causa que/ porque/ por causa de


Erro: No fui aula por causa que est chovendo muito. Formas corretas: No fui aula porque est chovendo muito. No fui aula por causa da chuva. Explicao: O certo usar porque ou por causa de.

80 Por cento veio/ por cento vieram


Erro: Entre os funcionrios, 15% contra a mudana de sede. Forma correta: Entre os funcionrios 15% so contra a mudana de sede. Explicao: Nmeros percentuais exigem concordncia.

81 Precaver/ prevenir
Erro: importante que a empresa se precavenha contra invases. Forma correta: importante que a empresa se previna contra invases. Explicao: O verbo precaver defectivo, no tem todas as conjugaes. No presente do indicativo s existem a 1 e 2 pessoa do plural (precavemos e precaveis) e no existe presente do subjuntivo.

82 Precisam-se/ precisa-se
Erro: Precisam-se de bons vendedores. Forma correta: Precisa-se de bons vendedores. Explicao: Vivien Chivalski, do Instituto Passadori, explica que sempre que houver uma preposio depois do pronome se (de, por, para, com, em, etc.) no haver plural, apenas singular. Exemplo: Trata-se de ideias inovadoras.

83 Prefiro ... do que/ prefiro... a


Erro: Prefiro sair mais tarde do trabalho do que ficar parado no trnsito. Forma correta: Prefiro sair mais tarde do trabalho a ficar parado no trnsito.

14 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: No h necessidade do comparativo do que porque, conforme a explicao de Diogo Arrais, professor do Damsio Educacional, no h comparao. No h necessidade de palavras como mais, mil vezes, do que, diz o professor.

84 Preveram/ previram
Erro: Os analistas preveram tempos de crise. Forma correta: Os analistas previram tempos de crise. Explicao: A conjugao do verbo prever segue a do verbo ver. Logo, se o certo dizer eles viram, certo dizer eles previram.

85 Quadriplicar/ quadruplicar
Erro: O nmero de funcionrios quadriplicou no ano passado. Forma correta: O nmero de funcionrios quadruplicou no ano passado. Explicao: Qudruplo o numeral e significa multiplicativo de quatro, quantidade quatro vezes maior que outra. Quadruplicao, quadruplicar e qudruplo so as formas corretas, explica Laurinda Grion, autora de Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria comete), da editora Saraiva.

86 Qualquer/ nenhum
Erro: Informo-lhes que no mantenho qualquer tipo de vnculo com a Construtora XYZ Ltda. Forma correta: Informo-lhes que no mantenho nenhum tipo de vnculo com a Construtora XYZ Ltda. Explicao: De acordo com a explicao de Laurinda Grion, autora de Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva, qualquer pronome de sentido afirmativo. Logo, em construes negativas, deve-se empregar nenhum, diz Laurinda, no livro.

87 Quantia/ quantidade
Erro: Informe a quantia exata de itens no estoque. Forma correta: Informe a quantidade de itens no estoque. Explicao: Usa-se quantia para dinheiro e quantidade para coisas, diz Laurinda Grion.

88 Que preciso/ de que preciso


Erro: Os documentos que preciso esto na gaveta. Forma correta: Os documentos de que preciso esto na gaveta. Explicao: O verbo precisar pede a preposio de, explica Vivien Chivalski, facilitadora do Instituto Passadori.

89 Reaveu/reouve
Erro: A homenagem reaveu nossa motivao. Forma correta: A homenagem reouve nossa motivao.

15 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Explicao: Diogo Arrais, professor do Damsio Educacional, explica que o pretrito perfeito de reaver reouve. Gramaticalmente, o verbo REAVER defectivo, s se conjuga nas formas em que o verbo HAVER possui a letra V. Presente do indicativo: reavemos, reaveis. Pretrito perfeito do indicativo: reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram.

90 Responder o/ responder ao
Erro: Vou responder o email daqui a pouco. Forma correta: Vou responder ao email daqui a pouco. Explicao: A regncia do verbo responder, no sentido de dar a resposta, sempre indireta, ou seja, pede a preposio a.

91 Retificar/ ratificar
Erro: O homem retificou as informaes perante o juiz. Forma correta: O homem ratificou as informaes perante o juiz Explicao: Reinaldo Passadori explica o significado dos verbos ratificar e retificar. Ratificar, do latim medieval, possui os seguintes significados: confirmar, reafirmar, validar, comprovar, autenticar. Retificar, tambm do latim com base na palavra rectus, se refere ao ato de corrigir, emendar, alinhar ou endireitar qualquer coisa, explica o professor Passadori.

92 Rbrica/ rubrica
Erro: Ponha a sua rbrica em todas as pginas do relatrio, por favor. Forma correta: Ponha a sua rubrica em todas as pginas do relatrio, por favor. Explicao: Rubrica paroxtona, sem acento.

93 Seno/ se no
Erro: Seno fizer o relatrio, no cumprir a meta. Forma correta: Se no fizer o relatrio, no cumprir a meta. Explicao: Para dar a ideia de caso no faa o relatrio, como no exemplo acima, o certo utilizar a forma separada. Seno (em uma s palavra) tem vrios significados, segundo explicao de Laurinda Grion: do contrrio, de outra forma, alis, a no ser, mais do que, menos, com exceo de, mas, mas sim, mas tambm, defeito, erro, de repente, subitamente.

94 Serssimo/ serissimo
Erro: O problema serssimo. Forma correta: O problema serissimo. Explicao: Os adjetivos terminados em io antecedido de consoante possuem o superlativo com ii, explica Laurinda Grion, autora de Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva.

95 Somos em/ somos


Erro: No escritrio, somos em cinco analistas.

16 of 17

03/10/2013 14:25

100 erros de portugus frequentes no mundo corporativo - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/100-erros-de-portugues-frequentes-n...

Forma correta: No escritrio, somos cinco analistas. Explicao: No h necessidade de empregar a preposio em.

96 To pouco/ tampouco
Erro: No fala ingls, to pouco espanhol. Forma correta: No fala ingls, tampouco espanhol Explicao: To pouco equivale a muito pouco. J tampouco pode significar: tambm no, nem sequer e nem ao menos.

97 Vem/ veem
Erro: Eles vem problemas em todas as inovaes propostas Forma correta: Eles veem problemas em todas as inovaes propostas. Explicao: Vivien Chivalski, do Instituto Passadori, mostra as conjugaes no presente do verbo ver: ele v (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa). Exemplos: Ele v os filhos aos sbados. Eles veem o pai uma vez por semana. O verbo vir, no presente, conjugado assim: ele vem, eles vm (com acento). Ele no vem sempre aqui. Eles vm a So Paulo uma vez por ano.

98 Vir/ vier
Erro: Se ele no vir amanh, vai perder mais uma reunio importante. Forma correta: Se ele no vier amanh, vai perder mais uma reunio importante. Explicao: No caso do verbo vir, temos as seguintes formas no futuro do subjuntivo, explica Vivien Chivalski: quando eu vier, ele vier, ns viermos, eles vierem.

99 Visar/ visar a
Erro: Augusto visa o cargo de diretor comercial da empresa. Forma correta: Augusto visa ao de diretor comercial da empresa. Explicao: Visar com o sentido de pretender transitivo indireto, isto , exige a preposio a.

100 Zero horas/ zero hora


Erro: O novo modelo entra em vigor a partir das zero horas de amanh. Forma correta: O novo modelo entra em vigor a partir da zero hora de amanh. Explicao: O adjetivo composto zero-quilmetro invarivel, explica Laurinda Grion, autora de Erros que um executivo comete ao redigir (mas no deveria cometer), da editora Saraiva.

17 of 17

03/10/2013 14:25

You might also like