You are on page 1of 36

APLICACIONES DE CALEFACCIN RADIANTE Y CLIMATIZACIN APLICAES DE AQUECIMENTO RADIANTE E CLIMATIZAO SISTEMAS UPONOR PARA INSTALACIONES DE MANUAL TCNICO REFRIGERACIN

POR TECHO SISTEMA UPONOR DE REFRIGERAO POR TECTO

Introduo
Com o objectivo de completar a oferta no que diz respeito ao aquecimento por cho radiante, a Uponor Portugal, Lda apresenta o sistema UPONOR de refrigerao por tecto. Trata-se de uma soluo baseada em tubos capilares que satisfaz as exigncias do mercado na refrigerao de espaos atravs do acondicionamento trmico de superfcies. O sistema bastante utilizado na Europa, onde se tem provado ser suficientemente vantajoso, sendo amplamente aceite pelas suas qualidades bsicas: No existncia de correntes de ar incmodas. Sem rudo ambiente. Reduo do consumo de energia. Melhoria da qualidade do ar ambiente.

Este manual fornece a informao bsica necessria para o projecto, clculo e instalao do sistema de refrigerao Uponor. O nosso propsito familiarizar tcnicos, engenheiros e instaladores profissionais com as vantagens especficas que o sistema oferece na rea da refrigerao.

72

Manual Tcnico Uponor

1. Princpios bsicos
O principal componente do sistema uma malha de tubos capilares (3.4 ou 4.3 mm de dimetro), que est acoplada a tubos distribuidores fabricados em polipropileno onde circula gua fria (refrigerao). A baixa espessura do sistema, apenas 8 mm, permite a sua montagem em todo o tipo de tectos, o que significa a utilizao de superfcies passivas da construo como superfcies de refrigerao.

1.1. Vantagens sobre os sistemas convencionais de ar condicionado


Os sistemas tradicionais de ar condicionado eliminam o calor da seguinte forma: - O ar processado e esfria num sistema de ar condicionado e depois transportado para a habitao a climatizar. - Introduz-se uma grande quantidade de ar a uma muito baixa temperatura. - O ar absorve o calor das superfcies quentes (paredes, tectos, cho), das pessoas e dos equipamentos existentes na habitao. Isto aplica-se de igual forma tanto aos sistemas arar como aos sistemas ar-gua. As desvantagens dos sistemas baseados em ar so as seguintes: Limitao do conforto e riscos para a sade: O elevado caudal de ar faz com que este alcance altas velocidades na habitao. Estas correntes de ar em combinao com a sua baixa temperatura do, frequentemente, origem a doenas reumticas e respiratrias. A percentagem de pessoas insatisfeitas devido s correntes de ar vem definida na norma ISO 7730:

DR = (34-t R ) (w T -0.05) 0.62 (0.37 w T Tu + 3.14) em %

(1)

Onde: DR %: corresponde percentagem de pessoas insatisfeitas. tR C: corresponde temperatura do ar nas proximidades da pessoa. wT m/s: a velocidade do ar nas proximidades da pessoa. Tu %: o grau de turbulncia do ar nas proximidades da pessoa.

Realiza-se um teste sobre 150 pessoas expostas s seguintes amplitudes trmicas de temperaturas, velocidades de ar e turbulncias e recolhe-se uma estimativa de satisfao: tR= 20...26C, wT= 0.05...0.4 m/s e Tu= 0...70%.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

73

Os resultados esto representados a Figura 1.1. Inclusivamente, se estamos preparados para permitir um grau de insatisfao de 25%, a velocidade do ar deveria ser menor de 0.3 m/s com uma temperatura de ar de 25C e um grau de turbulncia de 30%. Esta velocidade de ar sempre superada numa habitao com um sistema de ar condicionado convencional.

Grau de turbulncia

Grau de insatisfao DR

Temperatura de ar tR

Figura 1.1: Grau de insatisfao na relao com a temperatura, a velocidade e o grau de turbulncia do ar.

Rudo ambiental. Os altos fluxos de ar nas habitaes produzem normalmente rudos incmodos que tem efeitos negativos na comunicao e no conforto das pessoas. Elevados custes de operao. O tratamento e transporte de grandes quantidades de ar do origem a um consumo de grandes quantidades de energia e elevados custos de operao. Uma potncia de refrigerao de Qk= 1kW com uma diferena de temperatura efectiva de 10 K entre o ar de impulso e o ar exterior, requer um fluxo de ar de:

P=

V p

total

0.08251000 0.6

W = 138 W

Isto supe 14% da potncia de refrigerao, a qual tambm deve ser dissipada pelo sistema de refrigerao.

V=

Qk c t

1000 1.2101010

= 0.0825

m3 s

300

m3 h

Com os sistemas de ar condicionado convencionais, o transporte desta quantidade de ar requer um ventilador com uma potncia de:

Figura 1.2: Comparao de consumo energtico entre um sistema de ar condicionado tradicional e um sistema de refrigerao por radiao.

74

Manual Tcnico Uponor

Elevado custo de manuteno. A complicada tecnologia do sistema, as numerosas partes mveis (ventiladores) e a limpeza das condutas de ventilao, filtros de ar, etc., de forma

a manter o ar em condies adequadas de higiene, implica elevados custos de manuteno.

1.2. Requisitos para uma climatizao adequada


Com a finalidade de criar um novo e aperfeioado conceito de refrigerao e aquecimento de espaos e dimensionar o equipamento ptimo em termos de economia e tecnologia, os requisitos para o acondicionamento de ar devem ser especificados de acordo com um rigoroso conhecimento cientfico.

1.2.1. Balano energtico do corpo humano


Alturas metablicas Nvel de actividade W/m2 Sentado, relaxado Actividade sentado (escritrio, escola) Actividade ligeira de p (compras, laboratrio, industria ligeira) Actividade mdia de p 58 met 1

70

1,2

93

1,6

116

Tabela 1: Actividade e Consumo de energia em W/m2 de acordo com a norma ISO 7730.

Os totais de calor dissipado por um humano numa situao de conforto so: 15%: Transpirao insensvel (difuso de humidade com a pele seca) 11%: Transpirao com evaporao

11%: Respirao 63%: Dissipao de calor seco atravs de conveco e radiao

1.2.2. Dissipao de calor seco


A dissipao de calor seco numa situao de conforto a seguinte: homem at ao ar (conveco) e a radiao desde o homem at superfcie da habitao. Resultando o seguinte: Conveco: (2) Como se pode verificar na Figura 2.3, o calor dissipado composto de fluxo de calor do

(3)

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

75

Radiao:

tS: Temperatura das superfcies da habitao. fKL: Aumento da superfcie devido roupa. fS: Reduo da superfcie de radiao (p.ex. a parte interior dos braos no emite radiao habitao) fS 0.71 M: Coeficiente de transmisso de calor por conveco (homem-ar) W/ (m2K) : Constante de radiao (= 5.6710-8 W/ (m2K4)) M: Coeficiente de emisso da roupa (M 0.93)

(4) Onde: tM: Temperatura na superfcie das roupas do homem (C). tL: Temperatura do ar nas proximidades do homem (C).

Superfcies (Parede, Tecto, Cho)

Radiao trmica

Ar qK Conveco

Fig. 1.3: Transferncia de calor de um homem ao ar atravs de conveco e a partir do homem superfcie da habitao atravs de radiao.

Na equao (2), as percentagens de conveco e radiao so os totais equivalentes, que como dizer que, o calor dissipado por conveco por um homem pode reduzir e ser compensado aumentando a radiao. As desvantagens do ar condicionado convencional podem ser evitadas reduzindo os elevados fluxos de ar e aumentando a quantidade de calor dissipa-

da pelo corpo humano at s superfcies da habitao (tectos) por radiao. Isto pode ser levado a cabo de uma forma muito efectiva resfriando o tecto da habitao. O calor que flu do corpo humano para o ambiente, deve ser transportado primeiro atravs da roupa. (ou seja, a roupa deve ser tomada em considerao quando falamos de conforto trmico)

(5)

Sendo: tH: A temperatura da pele. tM: A temperatura da superfcie da roupa

RKL, em clo ("clothing"), a resistncia da roupa na conduo de calor (Tabela 2)

76

Manual Tcnico Uponor

Tipo de roupa

RKL clo 0 0,1 0,6 1 3,5

(/) KL m2 K/W 0 0,155 0,093 0,155 0,543

FKL 1 1 1,1 1,1 5 1,4

Sem roupa Cales Roupa de trabalho (Europa) Roupa de escritrio (Europa) Roupa polar

Tabla 2: Resistncia conduo de calor RKL e aumento da superfcie fKL, devido roupa.

1.2.3. Percentagem de pessoas insatisfeitas


A percentagem de pessoas insatisfeitas deve ser limitada a pequenos valores. De acordo com a equao (1) e a Figura 1, as velocidades mxima do ar devem ser mantidas entre 0.20 m/s e 0.25 m/s.

1.2.4. Temperatura efectiva da habitao (percebida pelos sentidos) a nivel de conforto


A temperatura efectiva tE define-se como um valor compensado entre a temperatura do ar tL e a temperatura mdia de radiao do ambiente tS. A seguinte equao aplica-se quando mantido o nvel de velocidades definido na Seco 1.2.3. A norma ISO 7730 especifica a temperatura efectiva da habitao, com uma humidade relativa de 50% como funo do nvel de actividade, a roupa e a velocidade do ar. A temperatura efectiva ptima deve ser mantida com a maior preciso possvel.

t E = 0,5 (t L + t S ) (6)

A temperatura mdia de radiao do ambiente tS pode ser deduzida aproximadamente a partir das temperaturas ti de todas as superfcies da habitao (cho, tectos, paredes, janelas, etc...) com as suas correspondentes reas Ai.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

77

1.3. Sistemas de ar condicionado baseados em malhas de tubos capilares


Este novo conceito elimina as desvantagens dos sistemas de ar condicionado convencionais (seco 1.1) com os seguintes critrios: Uma capacidade de refrigerao de QK=1 kW com uma diferena de temperatura entre a impulso e o retorno de gua de 3K, necessita de um caudal de gua de:

Refrigerao dos paramentos da habitao. As malhas de tubos capilares atravs dos quais flu a gua esto completamente integradas nos tectos. O calor que entra vindo do exterior dissipado imediatamente pelo fluxo de gua sem aquecer o ar da habitao. A refrigerao das partes estruturais produz uma menor temperatura das superfcies e assim as pessoas podem dissipar uma maior quantidade do seu calor atravs de radiao at aos tectos. O calor produzido pelos equipamentos absorvido, em parte, pelas superfcies refrigeradas. Separao ideal de funes. O calor eliminado da habitao principalmente refrigerando as estruturas atravs de um sistema de gua integrado nelas. O fluxo de ar pode ser reduzido at ao valor mnimo necessrio para a higiene e sade humana. O calor absorvido pelo ar significativamente menor, permitindo diminuir notavelmente o fluxo de ar e aumentar a temperatura do ar que entra. Isto traduz-se em:

V=

Qk c t

1000 100042003

= 0.00008

m3 s

300

m3 h

O transporte desta quantidade de gua necessita de uma potncia de bombagem de:

P=

V p

total

0.000083000 0.72

W=3W

Esta quantidade representa apenas 0.3% da capacidade de refrigerao. - Baixos custos de manuteno e durabilidade. Os gastos de manuteno esto limitados ao mbito do reduzido equipamento de ar condicionado. O sistema com as malhas de tubos capilares integradas nas estruturas no necessita de manuteno.

- Elevado conforto e baixo risco para a sade. A baixa quantidade de ar requerida permite a reduo da velocidade do ar. Alm disso, a maior temperatura do ar, aproximadamente igual temperatura mdia de radiao ambiente, tem efeitos positivos nas vias respiratrias. - Eliminao do rudo ambiente. O baixo fluxo de ar permite introduzir o ar na habitao sem rudo. - Baixos custos de operao. A energia e os custos de operao para o tratamento e o transporte do ar reduzem-se significativamente. O calor pode ser eliminado eficientemente por meio do fluxo de gua atravs das malhas de tubos capilares.

78

Manual Tcnico Uponor

2. Caractersticas e reas de aplicao das malhas de tubos capilares 2.1. Caractersticas bsicas e vantagens da tecnologia de tubos capilares
Caractersticas bsicas da produo das malhas capilares: Os painis de tubos capilares so fabricados em polipropileno, o que contribui para as caractersticas bsicas do sistema. As vantagens do sistema de produo so as seguintes: - Melhor utilizao das fontes de energia. - Reduo de custos comparativamente s tecnologias convencionais. - Compatibilidade com o meio ambiente tanto na produo como na operao. Utilizao de material reciclvel. - Simplicidade no projecto. - Possibilidade de aplicaes multifuncionais. - Produo em srie. As vantagens das propriedades termodinmicas. Dos propiedades geomtricas de los paneles de tubos capilares son extremadamente favorables para mejorar la conduccin de calor a travs de los materiales de construccin y la conveccin para la transmisin de calor al aire. A pequena distncia entre tubos (20 ou 10 mm) produz uma grande homogeneidade na temperatura da superfcie, com o que o coeficiente de conduo de calor do material de construo perde o seu elevado significado. O pequeno dimetro dos tubos (3.4 ou 4.3 mm) produz altos coeficientes de conveco para painis suspensos no ar inclusivamente com baixas velocidades de ar. Vantagens da utilizao das malhas de tubos capilares. A forma flexvel das malhas de tubos capilares e o projecto do sistema satisfazem uma grande variedade de exigncias. Os mais importantes so: Traado simples e flexvel. Todos os sistemas so projectados utilizando os mesmos componentes (malhas de tubos capilares). A ligao a todos os componentes realiza-se por meio de unidades de juno rpida.

Durabilidade e manuteno simples. As superfcies refrigerantes e de aquecimento no necessitam de manuteno. Isto confirmado pelos muitos anos de experincia em superfcies refrigerantes fechadas. As malhas capilares tm uma vida mdia de funcionamento de 50 anos. Poupana de energia. As grandes superfcies de transferncia de calor (tectos), permitem o funcionamento com diferenas de temperatura mnimas relativamente temperatura ambiente. Isto aplicvel para refrigerao e aquecimento. Sob estas circunstncias, as energias alternativas so uma soluo para este sistema. A utilizao de sistemas de refrigerao por meio de gua, em vez de sistemas de ar condicionado, traduz-se numa maior economia de energia devido grande reduo na potncia de transporte.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

2.2. Funo e reas de aplicao dos sistemas de tubos capilares


Os tectos podem ser utilizados como superfcies de climatizao. O sistema elimina o calor da habitao sem inrcia medida que a gua fria circula atravs deste. O projecto possui apenas uma capacidade mnima de armazenamento de calor e pode ser regulado muito facilmente. As malhas de tubos capilares instalam-se nos componentes estruturais perto da superfcie, pelo que o efeito refrigerante aproveitado directamente pela habitao. O projecto de tectos refrigerantes suspensos mostrado como exemplo, na Figura 3. Este tipo de tectos permite uma multiplicidade de projectos arquitectnicos. Luzes, condutas de ar, detectores de fumos, sistemas de pulverizadores automticos, painis acsticos, etc... podem ser integrados facilmente. As malhas de tubos capilares podem ser coladas aos painis metlicos de um tecto falso, s placas de estuque ou inclusivamente integrar-se no estuque. A flexibilidade das malhas capilares no coloca limites criatividade do arquitecto.

Tecto (Cimento)
1 = 10 mm Painel de tubos capilares 3,4 x 0,55 mm

Painel do tecto (Gesso)

Variante Painel de techo (Metal) 1 = 10 mm

qRu
Painel de tubos capilares 3,4 x 0,55 mm

tRu

qRu

tRu

Figura 2.1: Projecto de tectos refrigerantes.

Normalmente, a refrigerao efectuada atravs de gua a uma temperatura de 14.5C fornecida por uma mquina de refrigerao. Os tectos refrigerantes (Fig. 2.1) com capacidades de

50...90 W/m2 com um aumento da temperatura de 9.5 K (habitao / gua fria) provaram ser particularmente eficientes.

80

Manual Tcnico Uponor

3. Componentes do sistema 3.1. Polipropileno: Dados e caractersticas tcnicas 3.1.1. Caractersticas gerais
Todas as malhas capilares Uponor so fabricadas em polipropileno, sendo este o resultado da polimerizao do propileno. Assim, o polmero baseado nica e exclusivamente em tomos de carbono e hidrognio. As malhas de tubos capilares Uponor fabricadas em polipropileno para utilizao em tectos refrigerantes e tectos aquecidos tm uma durabilidade de mais de 50 anos. O material que se utiliza no fabrico das malhas de tubos capilares Uponor um copolmero de alto peso molecular (Random/copolmero) com uma alta rigidez, dureza e resistncia tenso. As malhas de tubos capilares Uponor caracterizam-se pela sua grande flexibilidade e resistncia ao impacto a temperaturas de 0C. As caractersticas principais do material so: - Resistncia corroso - Baixo peso (9 vezes mais leve que o ferro) - Soldvel - Baixa fora de frico com as paredes - Baixo nvel de rudo devido ao caudal - Adequado para elevados nveis de presso - Boas propriedades de isolamento trmico ( = 0,21 W/mK) - Higinico - No se formam fissuras perante a tenso - No so condutores de electricidade

3.1.2. Estrutura qumica do polipropileno


O polipropileno obtm-se atravs da polimerizao do propileno: No existem riscos fisiolgicos nem txicos com a utilizao de polipropileno. O tipo de polipropileno utilizado no fabrico das malhas capilares Uponor adequado para uma utilizao com gua a baixas temperaturas.

H C H =

H C CH3

3.1.3. Propriedades fsicas do polipropileno 3.1.3.1. Alteraes no comprimento


As alteraes de comprimento devido s alteraes de temperatura so maiores em todos os materiais plsticos que nos metais. A Figura 3.1 mostra a dependncia do coeficiente de expanso do polipropileno com a temperatura, de acordo com a norma DIN 53752.

Figura 3.1.: Dependncia do coeficiente de expanso linear do polipropileno relativamente temperatura.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

81

3.1.3.2. Absoro de gua


O polipropileno hidrfugo, isto , repele a gua. As alteraes na humidade sua volta no tm influncia nas propriedades do material.

3.1.3.3. Permeabilidade ao oxignio


Como se mostra na Figura 3.2, a permeabilidade do oxignio aumenta com a temperatura no caso do polipropileno. Neste caso, deve-se ter em conta os detalhes especificados na norma DIN 4726/4728.

PP ao ar

Com cobertura

Figura 3.2: Permeabilidade ao oxignio.

Para evitar os problemas derivados da permeabilidade ao oxignio das malhas de tubos capilares Uponor, o sistema dotado de um permutador de calor, o qual isola o circuito secundrio, construdo completamente em plstico

e sem problemas de corroso, do circuito primrio, assim, ao no estar em contacto com a gua do secundrio evitam-se os possveis problemas de corroso das partes metlicas.

3.1.3.4. Baixa condutividade trmica


A condutividade trmica do polipropileno 0.21 W/mK muito baixa. Por esta razo, as perdas de calor no transporte so baixas.

3.1.3.5. Estabilidade aos raios ultravioleta


excepo do polipropileno negro, todos os outros materiais base de polipropileno no so adequados para utilizao no exterior, uma vez que estes materiais no so resistentes aos raios ultravioletas. Se possvel, o material deve ser embalado com uma cobertura que o proteja da luz durante o armazenamento e durante o transporte para o seu destino final. O material no sofre alteraes nas suas propriedades devido a uma exposio temporal radiao ao nvel da luz visvel. No entanto, a incidncia prolongada da luz do sol pode ter um efeito negativo nas propriedades do material, particularmente devido radiao ultravioleta.

82

Manual Tcnico Uponor

3.1.3.6. Presses de trabalho e mxima durabilidade


Para um perodo mximo de trabalho de 50 anos, a presso mxima de trabalho permitida para tubos fabricados em polipropileno PN 10 com um factor de segurana de 1.5 o seguinte:

Temperatura 20 C 30 C 40 C 50 C 60 C 70 C 80 C

Presso de trabalho 12,9 bar 10,9 bar 9,2 bar 7,7 bar 6,5 bar 4,3 bar 3,2 bar

Podemos observar neste quadro que, para as presses de trabalho usuais, aproximadamente 2

bar h uma segurana adequada, inclusivamente aps 50 anos.

3.1.3.7. Comportamento em caso de incndio


Os materiais feitos com polipropileno cumprem com a categoria B 2, de acordo com a norma DIN 4102 T2. Assim, tem um grau de inflamao normal. Em caso de incndio, os produtos resultantes so totalmente inofensivos. O poder calorfico do polipropileno de12.8KWh/Kg.

3.1.3.8. Perdas de carga por frico


As paredes dos tubos de polipropileno so lisas e no porosas. Por esta razo, as irregularidades na superfcie so muito pequenas. Fazendo com que hajam pequenas foras de frico com as paredes e uma consequente pequena perda de carga.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

83

3.1.3.9. Propriedades fsicas


Propriedade Densidade a 23 C Alongamento de fractura Mdulo de Young Mdulo de flexo Resistncia flexo Ruptura por impacto 23 C 0 C -20 C Ruptura por impacto 23 C 0 C -20 C Dureza Shore D (15 sek) Temp. de amolecimento Temperatura de fuso Calor especfico 20 C Condutividade trmica (10-60 C) Estabilidade ao calor HDT-A Dureza Rockwell Mtodo de teste ISO 1183, DIN 53 479 A ISO 527/1A, 50 mm/min ISO 527/1A, 50 mm/min ISO 178, 2 mm/min ISO 178, 2 mm/min ISO 180/1A 2,75 J 1,0 J 1,0J ISO 180/1C 5,5 J 5,5 J 2,75 J ISO 868 ISO 306, Mtodo A, 50 k/h ISO 3146-19 Calor adiabtico DIN 52 612 ISO 75, Mtodo A ISO 2039-2 Sem fractura Sem fractura 38,4 kJ/M2 60 131,3 C 142,4 C 2,0 kJ/kg K 0,21 W/m K 45,2 C 50 22,5 kJ/M2 5,6 kJ/M2 3,4 kJ/M2 Resultado 897 kg/m3 > 400% 808 MPa 874 MPa 30,5 MPa

84

Manual Tcnico Uponor

3.1.3.10. Resistncia qumica


O polipropileno tem uma grande resistncia s substncias qumicas devido sua estrutura no polar, resistente a solues aquosas de sais, cidos no oxidantes e alcalinas. Para temperaturas superiores a 60C, o polipropileno resistente a muitos dissolventes. No entanto, incha em contacto com compostos aromticos e halogneos hidrogenados bem como com certos leos, gorduras e ceras. A resistncia do polipropileno est limitada no que diz respeito a agentes oxidantes fortes como cido ntrico, ozono ou cido sulfrico fumante. Os cidos orgnicos, lcoois e steres no atacam normalmente o polipropileno. Na maioria dos casos, causam uma deformao do material e alteram as suas propriedades mecnicas. Se o polipropileno for exposto a ies de cobre durante um grande perodo e a elevadas temperaturas, pode ocorrer uma deteriorao das propriedades fsicas. As peas em contacto com o polipropileno devem ter uma cobertura de cromo ou nquel.

3.2. Descrio do sistema


O sistema de refrigerao por meio de malhas capilares Uponor Slim composto por: Malhas de tubos capilares de dimetro 3.4 ou 4.3 mm e espessura 0.8 mm com uma separao entre tubos de 10 ou 20 mm e tubo colector incorporado, fabricados em polipropileno tipo 3. As malhas esto disponveis com larguras de 500 e 1.000 mm e comprimentos desde 1 at 6 m. Acessrios de unio. Existem vrios tipos de acessrios de unio (ver tabela), entre estes esto as unies de juno rpida Uponor Slim, necessrios para a juno de malhas capilares entre si, que permitem realizar as ligaes hidrulicas por simples introduo, sem soldadura nem aquecimento.

O resto do sistema completa-se com os colectores, o permutador de calor e o sistema de regulao.

Peas distanciadoras, utilizam-se para fixar os tubos a um passo diferente do habitual (por exemplo, para colocao de pontos de luz).

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

85

4. Sistemas Uponor de refrigerao por tecto 4.1. Uponor refrigerao para estuques
As malhas de tubos capilares fixam-se ao tecto bruto e logo se cobrem com estuque. Os estuques tradicionais, como o gesso, calcrio, cimento ou insonorizados so perfeitamente adequados. Este tipo de sistema perfeito para reabilitao de edifcios.

4.2. Uponor refrigerao para placa de gesso cartonado


As tramas podem ser utilizadas na construo seca. Neste tipo de execuo as malhas de tubos capilares colocam-se entre a placa de gesso e o isolamento.

4.3. Uponor refrigerao para tectos falsos


Qualquer tipo de tecto falso pode ser utilizado para a colocao das malhas de tubos capilares Uponor Slim, seja qual for a sua forma (lisos, perfurados...).

86

Manual Tcnico Uponor

5. Transferncia de calor atravs da gua 5.1. Princpios bsicos


A transferncia de calor pode-se produzir por trs mecanismos bsicos: Radiao entre duas superfcies Conveco entre o ar e uma superfcie (corpo humano, parede...) Conduo entre dois corpos em contacto No sistema de refrigerao por tecto Uponor, a transferncia de calor entre o tecto e o local a climatizar feita principalmente por radiao e a seguir por conveco. Neste caso, a transferncia de calor produz-se por radiao entre a superfcie activa e as superfcies circundantes.

5.2. Transferncias globais entre o local e a gua


As transferncias globais de calor entre o local e a gua resultam das transferncias por conduo, conveco e radiao. Para o clculo da temperatura mdia superficial da superfcie emissora deveremos ter em conta que esta funo nica da temperatura interior do projecto do local (Ti) e da necessidade trmica (Q). A temperatura mdia da superfcie calcula-se atravs a seguinte frmula: Q = (Tms - Ti) Onde: o coeficiente de transmisso de calor da superfcie radiante (W/m2 C) Q a necessidade trmica por metro quadrado (W/m2) Tms temperatura mdia da superfcie Ti a temperatura interior do projecto composto pela soma de dois trminos hc e hr, que so os coeficientes de transmisso por conveco e radiao, neste caso, varia entre 7 e 9.5 W/m2 C. A limitao existe no caso da refrigerao, visto que deveremos ter em conta a temperatura mnima a que se pode levar a superfcie para evitar condensaes. Por isso, necessrio controlar a temperatura do tecto e evitar que esta chegue ao ponto de orvalho. A temperatura superficial do tecto ser sempre controlada pelo sistema de regulao atravs de uma sonda de temperatura colocada na superfcie.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

87

6. Clculo de cargas trmicas dos locais


O primeiro passo antes do dimensionamento da instalao conhecer as cargas trmicas a eliminar ou a adicionar (refrigerao ou aquecimento) em cada um dos locais. As cargas trmicas de um local so as perdas ou ganhos energticos do referido local que devem ser compensadas pelo sistema de aquecimento ou refrigerao, de forma a garantir as condies de conforto desejadas.

6.1. Clasificao e metodologia do clculo de cargas


Para fazer um clculo exacto das cargas teria que conhecer o momento em que se produz a carga mxima, para o que teria que fazer um clculo hora a hora e para qualquer ms. De qualquer forma, a maioria das instalaes tem o momento de carga mxima pelas 15h solares do ms de Julho para refrigerao e pelas 7h solares do ms de Janeiro para aquecimento (no hemisfrio norte). As cargas trmicas de um local podem ser de dois tipos: - Cargas sensveis: as que afectam a temperatura - Cargas latentes: as que afectam a humidade (quantidade de vapor de gua). Antes de iniciar o clculo de cargas, ter que definir as condies exteriores e interiores do projecto, de acordo com os regulamentos RCCTE e RSECE. Condies interiores do projecto:

Estao Vero Inverno

Temperatura (C) 23 a 25 20 a 23

Velocidade mdia do ar (m/s) 0.18 a 0.24 0.15 a 0.20

Humidade relativa (%) 40 a 60 40 a 60

Os valores que se costumam adoptar na prtica so: Vero T (C) Conforto geral Lojas comerciais Aplicaes com alta carga latente 25 25 25 HR (%) 55 55 60 T (C) 21 20 20 Inverno HR (%) 40 40 40

Cargas de refrigerao Se suelen dividir en cargas exteriores e interiores, dependiendo de su procedencia: Cargas exteriores Cargas atravs dos isolamentos Cargas atravs de superfcies vidradas Carga devido ventilao Carga por infiltraes Cargas interiores Ocupantes Iluminao Maquinaria / equipamentos

Cargas de Aquecimento Os componentes da carga so praticamente os mesmos que no caso da refrigerao, mas neste caso, as cargas internas no so perdas de calor mas ganhos, que tendero a diminuir as necessidades do equipamento proposto: Cargas atravs dos isolamentos Carga devido ventilao Carga devido a infiltraes Cargas internas

88

Manual Tcnico Uponor

6.2. Modo de refrigerao


Cargas exteriores Cargas atravs de isolamentos Qsup = A K Te Qsup a carga por transmisso atravs de paredes, tectos e pavimentos (W) A a rea da superfcie (m2) Te a diferena de temperatura entre o exterior e o interior (C). K o coeficiente global de transmisso de calor (W/m2 C) Coeficiente global de transmisso de calor: Para isolamentos compostos por vrias capas de materiais distintos, o coeficiente de transferncia avaliado como se segue: Qcrist = Kv Av (Te-Ti) + Av I Fs Fps Kv: coeficiente global de transmisso da janela (W/m2 C) Te: temperatura exterior do projecto (C) Ti: temperatura interior de projecto (C) Av: superfcie da janela (m2) I: intensidade de radiao directa que incide na janela, segundo a seguinte frmula: I = 0.67L +130 en W/m2 onde L a latitude norte em graus do lugar onde est o edifcio. Fs: o factor de reduo solar devido ao tipo de vidro utilizado (Anexos) Fps: o factor de proteco solar devido ao tipo de proteco solar utilizado (Anexos) Carga devido ventilao A ventilao a renovao do ar interior com o objectivo de assegurar a sua qualidade no interior do local. Pode ser espontnea (infiltraes atravs de rachaduras) ou forada. As quantidades de ar de ventilao requeridas segundo as aplicaes so indicadas na norma UNE 100011 e podem ser vistas nos Anexos. Qjanela = n V Cp (Te -Ti) 1,163 + n V hfg (We-Wi) (W)
K = 1/[(e1/1)+R2+(e2/2)+ (e3/3)+ (1/hi)+(1/he)]

Donde:
1/hi

Ti

Te
1/he e1/ 1 R2 e2/ 2 e3/ 3

ei espessura da camada de material (m) i condutividade trmica da capa (W/mC) (Anexos) hi coeficiente de conveco interior (W/m2 C)) (Anexos) he coeficiente de conveco exterior (W/m2 C)) (Anexos) Os valores dos coeficientes de conveco e condutividades trmicas dos materiais mais utilizados na construo encontram-se na NBE-CT79 e reproduzem-se nos Anexos deste manual.

n: o nmero de renovaes por hora do ar do local (1/h) V: o volume do local (m3) Cp: a densidade pelo calor especfico do ar a presso constante, uma constante e toma o valor 0.299 kcal/m3 C Ti: a temperatura interior do projecto Te: a temperatura exterior do projecto hfg: o calor latente da mudana de fase da mudana de fase da gua (J/kg) We: a humidade do ar exterior (kg/kg) Wi: a humidade do ar do local (kg/kg) Carga devido a infiltraes provavelmente a carga mais difcil de estimar porque altamente subjectiva. Trata-se, como no caso da ventilao, de uma carga instantnea, que contribui tanto com calor sensvel como com calor latente ao local: Avalia-se da mesma forma como para a carga de ventilao, substituindo o caudal de ventilao pelo caudal de ar infiltrado.

Cargas atravs de superfcies vidradas Transmisso por conduo-conveco e radiao solar

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

89

Cargas internas Ocupantes Os valores estimados tpicos da carga dissipada por uma pessoa (em repouso) so: Qsen = 60 kcal/h = 70 W Qlat = 50 kcal/h = 60 W Alm disso, pode-se ter em conta um factor de simultaneidade das pessoas presentes:

Q = Qpess (n pessoas) 0,75 Iluminao O calor despendido pelas luzes de um local todo calor sensvel. Pode-se considerar um valor aproximado de 20 W/m2.

90

Manual Tcnico Uponor

7. Projecto do sistema de refrigerao por tecto Uponor 7.1. Aplicao: Tectos refrigerantes
Temperatura interior Uma vez calculadas as cargas trmicas para o local, aplicaremos as condies interiores de clculo para saber a temperatura interior a atingir na habitao. Neste caso, a temperatura interior da habitao ser Ti= 25C. A temperatura percebida aproximadamente 2K menor que a temperatura da habitao. O ser humano entende a temperatura da habitao como a temperatura mdia entre a temperatura do ar e da habitao e a temperatura das superfcies que componham os isolamentos da habitao. A temperatura percebida tambm influenciada pelo tipo de roupa e pelo grau de actividade. Neste sentido, possvel permitir que a temperatura da habitao chegue aos 27C. Consequentemente, a capacidade de refrigerao aumenta mas mantm-se os limites de conforto, j que a temperatura percebida continuar a ser de 25C. O factor decisivo para a capacidade de refrigerao ser fundamentalmente, dependendo das condies de instalao, a diferena de temperatura entre a temperatura da habitao e a temperatura mdia da gua. Humidade do ar da habitao Como no caso da temperatura da habitao, considera-se o mesmo valor que para o clculo das cargas trmicas. Neste caso, considera-se uma humidade de 50%. Com este valor e a temperatura interior da habitao, pode-se calcular a humidade. Se a temperatura descer abaixo da humidade, o tecto refrigerante provocar problemas de condensao. Atravs do diagrama psicromtrico determinaremos o ponto de orvalho, que neste caso para uma temperatura de 25C e uma humidade de 50% ser 13.9C Temperatura de impulso e retorno de gua As temperaturas de impulso e retorno de um sistema de malhas capilares so determinadas a partir do ponto de orvalho. A diferena entre a temperatura mdia da gua e a temperatura ambiente da habitao decisiva para a capacidade do sistema. Por esta razo, a temperatura de impulso deve fixar-se to prxima, quanto possvel, do ponto de orvalho com o necessrio factor de segurana, e a variao de temperatura escolhida deve ser relativamente pequena (2 o 3K). Uma maior variao de temperatura levaria a uma reduo do fluxo mssico, mas reduziria o t entre a temperatura mdia da gua e a temperatura ambiente, com o que consequentemente se reduziria a capacidade do sistema. Exemplo: Ti= 25C, 50% humidade relativa Tia= 14.5C Tra= 16.5C Temperatura mdia da gua: Tm = Tra + [(Tra - Tia)/2] Diferena de temperatura entre Tm e Ti Tu = Ti-Tm O valor resultante nas condies usuais o seguinte: Tm = 15.5C Tu= 25C 15.5C = 9.5 K

Tipo de tecto Em princpio, as malhas de tubos capilares Uponor podem ser instaladas sem problema em qualquer tipo de tecto. O tipo de tecto e a estrutura do tecto refrigerante, ou seja, a localizao dos elementos refrigerantes no tecto e os materiais da superfcie, tm uma influncia decisiva na capacidade especfica de um tecto refrigerante. Os tipos de tecto mais comuns so os seguintes:

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

91

- Estuque (sobre cimento):

Tecto de beto

Malha de tubos capilares UPONOR

Gesso 10-15 mm

Os tubos capilares das malhas Uponor para tectos em estuque instalam-se embebidos no estuque. Todos os tipos comerciais de estuques, quer sejam de gesso ou de cimento so adequados. Os tubos principais da malha colocam-se em espaos em branco ou em tectos falsos dos locais adjacentes.

Vantajens: Altura mnima, especialmente indicado para habitaes de p-direito reduzido. No h perda de altura quando se instala em locais j existentes.

- Tecto falso de painis metlicos:

isolamento

Malha de tubos capilares UPONOR

Painel metlico

Todos os tipos e formas de placas metlicas podem ser equipadas com malhas de tubos capilares Uponor para tectos tcnicos. Neste caso, as malhas de tubos capilares juntam-se s placas metlicas e cobrem-se com um isolante. So Utilizados tubos flexveis para unir as linhas de impulso e retorno s malhas de tubos capilares, as respectivas linhas de impulso e retorno colocam-se nos espaos livres em cima das malhas metlicos.

Vantagens: As malhas de tubos capilares esto colocadas sobre a parte interna do tecto e por isso podem ser ligados facilmente aos tubos de ida e retorno. A rea do tecto sempre acessvel e os painis podem-se abrir durante o funcionamento do sistema. Os tectos metlicos existentes podem ser equipados com o sistema sem qualquer problema. Unio rpida, limpa e sem complicaes.

92

Manual Tcnico Uponor

Determinao da capacidade especfica de refrigerao. A capacidade especfica de um tecto refrigerante calculada atravs de testes certificados (DIN 4715) dependendo do tipo de tecto. Estes certificados contm detalhes exactos sobre o tipo de tecto e de estrutura. A norma DIN baseia-se numa diferena entre a temperatura mdia da gua e a temperatura ambiente de 10 K, mas neste caso essa diferena

de temperaturas geralmente no se pode escolher, devido separao de segurana do ponto de orvalho. De acordo com os parmetros de cada tipo de tecto e a diferena de temperaturas entre a temperatura mdia da gua e a temperatura ambiente, a capacidade especfica e as condies do projecto podem ser determinadas atravs do seguinte diagrama:

Tecto falso metlico perfurado

Estuque de gesso

Tecto falso em gesso cartonado (10 mm) Tecto falso (12,5 mm) perfurado com 3 mm de estuque acstico

Tecto falso (9,5 mm) perfurado

Potncia Frigorfica (w/m2)

Diferena entre a temperatura mdia da gua e a temperatura ambiente de clculo (C).

Exemplo: Estuque 10-15 mm Ti= 25C Tia= 14.5C Tra= 16.5C Tma = 15.5C Tu = 25C 15.5C = 9.5C Q = 81.57 W/m2

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

93

Capacidade total do tecto refrigerante A capacidade total do sistema calcula-se multiplicando a capacidade especfica pela superfcie activa da habitao. Se esta potncia frigorfica no for suficiente para resistir s cargas trmicas da habitao, a poro que se mantiver dever ser eliminada por ventilao ou por outros sistemas. Inclusivamente se a potncia necessria para vencer as cargas da habitao, for menor que a potncia frigorfica fornecida por toda a superfcie do tecto, este deve ser coberto completamente de forma a proporcionar um perfil uniforme de temperaturas na habitao. O tamanho das malhas bem como o tipo de malha dependem do projecto do tecto. A superfcie de instalao numa zona nunca pode somar 100% da superfcie do tecto. Depende da execuo e do projecto do tecto assim como das unies instaladas. Como norma, o grau de instalao deve situar-se por volta dos 75%. Devido flexibilidade dos tubos capilares, podem-se deixar vazios para a colocao de lmpadas, pulverizadores, altifalantes e objectos similares, simplesmente desviando o traado dos capilares. Exemplo:

A perda de carga total, ser a maior de entre as perdas de carga de todos os traados possveis que a gua pode seguir desde a impulso da bomba circuladora at ao seu retorno a esta. Perdas de carga dos circuitos As perdas de carga do circuito so determinadas pela soma das perdas de carga das malhas capilares, dos tubos, dos elementos singulares (colectores, joelhos, derivaes...), e a perda de carga do permutador de calor.

Caudal mssico e perdas de carga das malhas capilares Uponor O caudal mssico requerido determina-se normalmente a partir da capacidade de refrigerao especfica requerida ou a partir de valores experimentais para caudais mssicos normais baseados na execuo de diferentes variantes do sistema. Assim, so estabelecidas as bases para determinar as perdas de carga, as quais esto consideravelmente afectadas pelo comprimento das malhas capilares. Quanto maior for o comprimento das malhas de tubos capilares e quanto mais alto for o fluxo da massa, mais elevadas sero as perdas de carga por malha, que aumentam linearmente. A influncia da largura das malhas, quando as dimenses so as habituais (comprimento >largura), praticamente deprecivel. No entanto, se entre as medidas, a relao a contrria (comprimento < largura), necessrio realizar um clculo mais exaustivo. Se os painis estiverem ligados linha de impulso em paralelo e forem todos do mesmo tamanho dentro de uma mesma zona, no ser necessrio um balano hidrulico adicional. mesp = qespec/(T x 1,16) kg/h Ejemplo: Techo enlucido 10-15 mm Ti = 25C Tia = 14.5C Tra = 16.5C mesp = 81.6/(2*1.16) = 35.17 kg/hm2 Tipo de panel: Distancia entre tubos 20 mm, dimetro de los tubos 4.3 mm, Anchura 1000 mm, Longitud 4500 mm. Caudal msico por panel M = mespec x A M = 35.17 kg/hm2 x 4.5 m2 M = 158.2 kg/h Ppanel = 13.7 kPa

Estuque 10-15 mm Superfcie do tecto: 4.5 m x 4.25 m Superfcie activa: 17.2 m2 90% da superfcie total Potncia frigorfica: Q= A x q Q= 17.2 m2 x 81.6 W/m2 = 1403 W Projecto de circuitos. O sistema de malhas de tubos capilares Uponor, normalmente liga-se separadamente do resto do sistema por um permutador de calor. Isto devido permeabilidade do oxignio do polipropileno, que liberta o secundrio (construdo todo em plstico), do primrio, de forma a evitar a corroso dos elementos do primrio. Cada local ou zona independente estar dotado de um circuito independente. Deste modo, possvel a regulao de temperaturas de cada compartimento de forma independente.

94

Manual Tcnico Uponor

Malhas capilares para tecto em estuque de 1 m de largura

Perdas de carga (kPa)

Exemplo: Tecto estuque 10-15 mm Ti = 25C Tia = 14.5C Tra = 16.5C mesp = 81.6/(2*1.16) = 35.17 kg/hm2 Tipo de malha: Distncia entre tubos 20 mm, dimetro dos tubos 4.3 mm, Largura 1000 mm, Comprimento 4500 mm. Caudal msico por malha M = mespec x A M = 35.17 kg/hm2 x 4.5 m2 M = 158.2 kg/h Pmalha = 13.7 kPa

Perdas de carga dos tubos de ida e retorno As perdas de carga dos tubos de ida e retorno so determinadas a partir dos mtodos clssicos de clculo. No grfico seguinte podemos obter

os valores da perda de carga em kPa/m em funo do caudal em l/s.

Perdas de carga UPONOR wirsbo-evalPEX 12x2, 16x2, 17x2 y 20x2 - Temperatura 15C

Seguindo o exemplo anterior: Linha de impulso Uponor Wirsbo-evalPex 20x1,9mm; 4 malhas de tubos capilares de 4.5 m2 y 35.2 kg/hm2 m = m= 0.17 l/s P= = 0.4 KPa/m Perdas de carga no permutador de calor As perdas de carga no permutador de calor determinam-se a partir das instrues do fabricante em funo das condies de servio (tamanho de permutador, capacidade, caudais msicos, primrio/secundrio, etc...) Projecto da bomba A partir da perda de carga total do sistema e do caudal, determina-se a bomba a seleccionar

Prd. carga (KPa/m)

entrando no grfico de curvas caractersticas. Ir escolher a velocidade que pode colocar em cima do ponto caracterstico de funcionamento da instalao. Ao estar situada no secundrio, deve-se escolher uma bomba resistente corroso. Projecto do permutador de calor Tal como a bomba, o permutador de calor deve ser resistente corroso. O permutador de calor ser escolhido em funo da capacidade requerida para as temperaturas correspondentes de primrio e secundrio.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

95

8. Regulao e controlo 8.1. Regulao de temperatura ambiente. Uponor CoSy Radio


Uponor CoSy Radio um sistema de regulao de temperatura ambiente especialmente configurado para trabalhar em conjunto com a Unidade de controlo de Aquecimento e refrigerao Uponor. A sua misso obter uma temperatura ptima em cada habitao, independentemente da temperatura de outras habitaes ou estncias de um modo que resulte de forma fcil rpida e cmoda de instalar. Pode ser utilizado em habitaes, edifcios de escritrios, edifcios pblicos e industrias. A instalao deste sistema evita as ligaes elctricas a partir dos termstatos. O sistema composto por Termostatos Uponor CoSy Radio, Unidade base Uponor Cosy Radio e eventualmente Antena. O sistema capaz de mudar automaticamente entre os modos de Vero e Inverno para adaptar-se s necessidades trmicas interiores em cada momento.

8.1.1. Termostato sem fios Uponor CoSy Radio


O termostato no necessita de nenhum tipo de ligao elctrica j que envia os sinais por meio de rdio frequncia Unidade base. A temperatura desejada fixa-se ao rodar o selector. Existe um sistema de bloqueio de temperaturas ao que se acede extraindo a tampa do selector. Pode-se activar a temperatura de reduo nocturna num dos laterais do termstato, embora esta possa programar-se ligando o termstato a um programador exterior. Existe um modelo de Termostato, especial para recintos pblicos que possui um invlucro exterior especialmente desenhado para evitar a manipulao do termstato.

Termostato Uponor CoSy Radio

8.1.2. Unidade base Uponor CoSy Radio


a unidade receptora dos sinais emitidos pelos Termstatos Uponor CoSy Radio. Estes sinais so emitidos pela Unidade Base s cabeas electrotrmicas Uponor, de forma a que se produza um controlo trmico independente circuito a circuito. A Unidade Base capaz de receber os sinais at 8 Termostatos Uponor CoSy Radio e controlar at 12 cabeas electrotrmicas Uponor. Esta Unidade Base ser instalada perto do colector e liga-se a 220 V. No caso em que os sinais emitidos pelos Termstatos no sejam recebidos correctamente pela Unidade Base (por exemplo, se existe uma superfcie metlica entre ambos), ser instalada uma antena externa.

Unidad Base Uponor CoSy Radio, Antena e Termostato

96

Manual Tcnico Uponor

8.1.3. Cabeas electrotrmicas


As cabeas electrotrmicas Uponor so actuadores electrotrmicos que se instalam, por meio de rosca sobre cada sada do colector de retorno Uponor. Estes recebem sinais elctricos do sistema de regulao Uponor CoSy Radio e, em funo deles, controlam o caudal de gua s malhas capilares Uponor. Assim a colocao das cabeas electrotrmicas em cada sada do colector permite controlar de forma independente a temperatura ambiente em cada local. As cabeas electrotrmicas fazem parte de todos os sistemas Uponor de regulao individual de temperatura. Cada cabea deve ser enroscada totalmente para assegurar o fecho correcto da passagem da gua, no caso de ausncia de sinal elctrico procedente do termstato. Verificar se a rosca de sada do colector est limpa antes de colocar a cabea.

8.1.4. Programao
O painel da Unidade Base CoSy Radio formado por uma srie de LEDs e botes que indicam o seguinte: Tenso (POWER), 8 LEDs, um por canal, e dois botes de entrada TOGGLE e OK. Quando a Unidade base recebe um sinal de termostato, o correspondente LED pisca lentamente de 2 a 3 vezes. Quando a cabea electrotrmica activada, conforme existe a necessidade de calor ou frio (modos Vero ou Inverno), o correspondente LED ilumina-se.

2.-Atribuio dos termostatos aos canais. Pressione, com a ajuda de uma esferogrfica, o boto de transmisso na parte posterior do termstato e solte em seguida. Pressione TOGGLE para seleccionar o canal livre seguinte. Quando o LED para o canal requerido piscar lentamente, pressione e mantenha OK at o LED fixar a luz para confirmar a programao. O LED piscar rapidamente quando ocorrer o processo.

1.- Unidade Base mo modo programao. Assegure-se que POWER est iluminado. Pressione TOGGLE e OK simultaneamente durante trs segundos; os LEDs piscaro rapidamente.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

97

3.- Desprogramar um termostato. Se pressionar e mantiver os botes TOGGLE e OK durante 3 segundos os LEDs piscaro rapidamente. Primeiro solta-se o boto OK e depois o boto TOGGLE. Ento a unidade base altera para o modo eliminar. Pressione o boto TOGGLE para seleccionar o canal a desprogramar. Quando o LED do canal seleccionado pisca

lentamente, pressiona-se o boto OK e no se solta at que o LED deixe de piscar e se apague. Realiza-se o mesmo processo com cada canal a desprogramar. Completa-se o processo de desprogramao pressionando o boto TOGGLE durante 3 segundos. Caso contrrio a Unidade base voltar sua situao inicial.

8.2. Regulao de temperatura de impulso


A Unidade de Controlo de aquecimento e refrigerao Uponor ptima para o controlo de instalaes Uponor refrigerao. Depois de ligada central Unidade Base Uponor CoSy Radio, a alterao entre modos Vero e Inverno produz-se automaticamente em toda a instalao em funo das condies exteriores e interiores. Nos momentos posteriores alterao de modo, a central ordenar picos temporais de temperatura de gua para favorecer a rapidez da mudana. A sonda interior de temperatura e humidade relativa conjuntamente com os sensores de tecto e temperatura de gua calcula a temperatura de orvalho e compara este valor com a temperatura do tecto; isto permite situar as condies de refrigerao sempre afastadas do ponto de condensao. O controlo permanente da temperatura de orvalho e da temperatura do tecto possibilita que o sistema de controlo seja capaz de maximizar, a todo momento, a temperatura de refrigerao disponvel. A central possui contactos para activar motores externos apenas em aquecimento ou apenas em refrigerao (desumidificadores, ventiladores, etc...) Todos os valores do sistema vm pr-programados de fbrica, mas podem ser alterados e armazenados no carto de controlo e memria.

8.2.1. Unidade de controlo de aquecimento e refrigerao Uponor


A Unidade de controlo de aquecimento e refrigerao Uponor optimiza o funcionamento da instalao em funo das condies interiores e exteriores ambientais. Em refrigerao o equipamento evita as possveis condensaes resultantes de uma alta humidade relativa ambiental. O equipamento composto de: Central de regulao Carto de controlo e memria 4 sondas de temperatura superficial 1 sonda de temperatura de impulso de gua 1 sonda de temperatura exterior 1 sonda interior de temperatura e humidade 1 Servomotor trmico 2 Vlvulas motorizada de zona AMZ DN20 A Unidade de controlo de aquecimento e refrigerao Uponor permite monitorizar e programar todos os parmetros relevantes da instalao, tanto em refrigerao como em aquecimento.

98

Manual Tcnico Uponor

8.2.2. Esquema de montagem da unidade de controlo Uponor

1.- Monte a caixa terminal sobre uma parede lisa. 2.- Estabelea as unies elctricas e coloque a Unidade de Controlo na caixa.

3.- Prenda a unidade de controlo com o parafuso fixador.

Diagrama de ligao de sondas e mecanismos central.

M1: Servomotor para vlvula proporcional V1: Servomotor para vlvula tudo/nada Aquecimento V2: Servomotor para vlvula tudo/nada refrigerao P1: Circulador

S1: Sonda exterior S2: Sonda interior de temperatura e humidade S3: Sonda de impulso S4: Sonda de superfcie

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

99

8.3. Esquema de instalao

1. Uponor malha de tubos capilares. 2. Colector. 3. Cabea electrotrmica. 4. Termostato Uponor CoSy Radio. 5. Unidade base Uponor CoSy Radio. 6. Vlvula diferencial de presso. 7. Vlvula de trs vias. 8. Uponor Unidade de controlo refrigerao - Aquecimento.

9. Sensor de temperatura/ humidade relativa. 10. Sonda de temperatura de impulso de gua. 11. Sonda de temperatura exterior. 12. Sonda de temperatura interior. 13. Permutador de placas. 14. Circulador. 15. Tubagem Uponor Wirsbo-Eval Pex.

100

Manual Tcnico Uponor

9. Montagem 9.1. Montagem para tecto com estuque de gesso. Edificao no residencial
Passo 1. Una as malhas capilares entre si, atravs das unies rpidas dos tubos distribuidores. Passo 4. Estenda as malhas capilares sobre o gesso fresco do tecto e exera presso sobre elas. Realize a prova de estanquecidade a 6 kg/cm2.

Figura 1.- Unio rpida entre tubos distribuidores atravs de unidades de juno rpida Uponor.

Passo 2. Fixe as malhas capilares ao tecto, por exemplo, com uma guia. E depois fixe os tubos distribuidores.

Figura 4.- Extenso das malhas capilares sobre a primeira camada de gesso.

Passo 5. Projecte o estuque sobre as malhas previamente fixadas ao tecto.

Figura 2.- Fixao, com guias, das malhas capilares ao tecto.

Paso 3. Projecte uma primeira camada de gesso sobre o tecto.

Figura 5.- Projeco de estuque de gesso sobre as malhas capilares.

Figura 3.- Projeco da primeira camada de gesso sobre o tecto.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

101

9.2. Montagem para tecto com estuque de gesso. Habitao unifamiliar


Passo 1. Una as malhas capilares entre si, pelas unies rpidas dos tubos distribuidores. Passo 4. Realize a prova de estanquecidade a 6 kg/cm2. certifique-se que retirou os cabos elctricos antes de aplicar o estuque (utilize os distanciadores Uponor para abrir o espao correspondente).

Figura 1.- Unio rpida entre tubos distribuidores da unio rpida Uponor.

Passo 2. Fixe os tubos distribuidores ao tecto. Estenda as malhas capilares e fixe-as ao tecto.
Figura 4.- Cavidades para a sada de cabos elctricos.

Passo 5. Projecte o estuque sobre as malhas previamente fixadas ao tecto.

Figura 2.- Fixao, por meio de agrafes, das malhas capilares ao tecto.

Passo 3. No caso de stos isola-se primeiro o tecto (por meio de painis de poliestireno expandido, extrudido, cortia...).

Figura 5.- Projeco de estuque de gesso sobre as malhas capilares.

Figura 3.- Uponor malhas capilares cobertura baixa

102

Manual Tcnico Uponor

9.3. Montagem para tectos falsos


Passo 1. Cole as malhas capilares aos mdulos de tecto falso (gesso ou metlico). Posteriormente coloque o isolamento trmico (l rocha ou poliestireno) sobre a superfcie dos capilares. Passo 3. Fixe ao tecto firme os tubos Uponor Wirsbo-evalPex 20x1,9, de ligao com os colectores Uponor. Ligue as malhas capilares Uponor entre si ou com a tubagem Uponor Wirsbo-evalPex 20x1,9 correspondente (ida ou retorno). Para isso utilize os tubos flexveis de unio Uponor 10mm.

Figura 3.- Esquema de ligao, por meio de tubos flexveis de unio Uponor 10 mm, entre tubos Uponor Wirsbo-evalPex (fixas ao tecto firme) e malhas capilares Uponor. Figura 1.- Colagem da malha capilar sobre um mdulo de tecto falso metlico.

Passo 2. No caso de tectos falsos de gesso, fixe mecanicamente as malhas capilares sobre as guias, entre as quais deve ter colocado o isolamento trmico (l rocha ou poliestireno).

Passo 4. Realize a prova de estanquecidade a 6 kg/cm2. De seguida, coloque os mdulos de tecto falso.

Figura 4.- Montagem dos mdulos do tecto falso.

Figura 2.- Malhas capilares sobre guias e sob l rocha em tecto falso de gesso.

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

103

10. Exemplo de clculo


DADOS INICIAIS Suponhamos uma habitao de um s piso, com 5 quartos, uma cozinha, uma sala de jantar e as zonas de distribuio, a superfcie total a climatizar ser de 200 m2, e a superfcie coberta pelas Temperatura exterior: Humidade relativa exterior: Temperatura interior do projecto: Temperatura mnima superficial tecto: malhas de Uponor tubos capilares ser de 166 m2, ou seja 83% da superfcie a climatizar. Segundo o clculo de cargas obtemos uma potncia frigorfica necessria total de 13,5 kW.

31C 60% 25C (condies de conforto RSECE) 16C

RESULTADOS
PISO 1
Colector Zona rea (m2) Linha N Comprimento Largura Malhas (m) (m) T. imp (C) T. ret (C) T. med (C) T. amb (C) W/m2 malha Caudal esp (kg/hm2) Caudal l/s

C1

Sala de Jantar

52,3

L1 L2 L3

3 3 3 3 3 3 7 3 3 3 7 3 3

5 5 5 4 4 4,5 3 5 4,5 4 4 6 6

1 1 1 1 1 1 0,5 1 1 1 0,5 0,5 0,5

15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15

17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17

16 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16

25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25

86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33 86,33

37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21 37,21

0,16 0,16 0,16 0,12 0,12 0,14 0,11 0,16 0,14 0,12 0,14 0,09 0,09

Cozinha

31,1

L4 L5

Quarto 1 Corredor C2 Quarto 2 Quarto 3 Quarto 4 Quarto 5 Corredor

15,1 13,1 17,50 15,70 13,60 18,60 22,80

L6 L7 L1 L2 L3 L4 L5 L6

Superfcie total a climatizar m2: Superfcie total malhas m2: Potncia Total (kW):

200 166 14,29

104

Manual Tcnico Uponor

CLCULO DE MATERIAIS
MALHAS CAPILARES UPONOR
Uds. 7 9 7 6 12 6 Cdigo SB20300050022 SB204000100022 SB20400050022 SB204500100022 SB205000100022 SB20600050022 DESCRIO Uponor Malha de tubos capilares 3x0,5 m Uponor Malha de tubos capilares 4x1 m Uponor Malha de tubos capilares 4x0,5 m Uponor Malha de tubos capilares 4,5x1 m Uponor Malha de tubos capilares 5x1 m Uponor Malha de tubos capilares 6x0,5 m

TUBAGEM UPONOR wirsbo evalPEX


Metros 200 Cdigo 110302010 DESCRIO UPONOR wirsbo evalPEX 20x2,0

ACESSRIOS
Quant. 68 26 26 10 26 26 Cdigo 490100 490101 490210 490500 474151242 470200011 DESCRIO Uponor Unio rpida 15 mm Uponor Tampo terminal 15 mm Uponor Unio macho 1/2"x15 Uponor Anel de proteco 15 mm Uponor Unio 20x1/2" Uponor Anel Q&E 20

COLECTORES
Quant. 2 9 2 13 2 Cdigo 801201 801221 80124 80125 880000507 DESCRIO Uponor Kit colector -2 sadas Uponor Conjunto bsico-1sada Uponor Conjunto de ligao angular Uponor Conjunto espaador Uponor Caixa metlica para colectores- 5 a 7 sadas

REGULAO
Quant. 13 1 2 9 Cdigo 78594 4260400 80446 80440 DESCRIO Uponor Cabea electrotrmica Unidade de controlo de aquecimento e refrigerao Unidade base Uponor Wirsbo CoSy radio 220V Termstato Uponor Wirsbo CoSy radio

Aplicaes de Aquecimento Radiante e Climatizao

105

You might also like