You are on page 1of 6

CAPTULO 4.

GERNCIA DE QUALIDADE

1. Introduo A gerncia da qualidade no um departamento ou uma pessoa isolada, mas todo o sistema da empresa - somos todos ns com nossos rgos e funes que fazemos a qualidade. Assim no existe um departamento que trate da qualidade dos servios de construo, dos materiais, das pessoas, etc., mas cada setor que verifica se as entradas do seu micro sistema os materiais, a mo-de-o!ra, os equipamentos, etc." e os servios esto sendo executados conforme o plane#ado e os padres de qualidade previamente traados pela empresa. $ o que afirma %eseguer &''&, p. &(" quando explica que em todo processo de produo e na construo civil, o controle de qualidade se organiza atravs de um mecanismo duplo de ao, articulado entre si e constitu)do pelo controle de produo e controle de recepo. *ontrole de produo visa fiscalizar e verificar o n)vel de qualidade dos servios e materiais que esto sendo processados naquela etapa, enquanto que no controle de recepo, a qualidade controlada est+ relacionada aos insumos que c,egam -quela etapa da produo, formando assim uma cadeia de *. e */ at se c,egar ao produto final 0 a o!ra conclu)da. %as qual o conceito mais a!rangente da qualidade1 2o creio existir um 3nico conceito suficiente a!rangente para a qualidade, pois ela muito mais uma filosofia, uma conscientizao fruto de seu senso de responsa!ilidade e do grau de import4ncia que o mesmo d+ ao centro das atenes para suas aes. .or exemplo, segundo o enfoque !aseado no usu+rio, a definio que prevalece qualidade como 5adequaes ao uso6. .or sua vez para o enfoque !aseado no valor a qualidade define-se em termos de custos e preos, ou se#a, um produto apresenta qualidade se oferecer mel,or desempen,o a um preo aceit+vel. 7o! o ponto de vista de 8uran &''9. p. &&", qualidade tem dois significados principais: &. *onsiste nas caracter)sticas do produto que vo ao encontro das necessidades dos clientes, proporcionando satisfao em relao ao produto; 9. *onsiste na ausncia de fal,as. <ec,ando tudo, qualidade o grau em que o produto satisfaz as exigncias do consumidor em termos de adequao ao uso, preos, prazo de entrega e atendimento ao cliente, ou se#a, 5excelncia nata6. 2esse contexto, mostramos as metas do controle de qualidade a serem atingidos em cada etapa do processo construtivo, segundo =elene &''9, p. >?".

*ontrole de qualidade .lane#amento .ro#eto %ateriais @xecuo Aso atender as normas gerais de desempen,o, cdigo de o!ras, regulamentos atender -s normas espec)ficas de desempen,o, -s normas e documentos prescritivos produzir e rece!er de acordo com o especificado atender ao pro#eto e ao especificado assegurar a adequada utilizao do produto.

2. OS 14 PRINCPIOS DA ADMINISTRA !O

Br. Beming na sua o!ra: 5Cualidade: a revoluo da administrao6 apresenta &? princ)pios descritos resumidamente a seguir, a servirem de orientao para os empres+rios que adotam um estilo de gerenciamento voltado para um inter-relacionamento de cooperao e respeito com os clientes e pessoal da sua empresa. 7o eles: &. @sta!elea const4ncia de propsitos para a mel,ora do produto e do servio, com o o!#etivo de tornar-se competitivo e manter-se em atividades, !em como criar emprego. 9. Adote a nova filosofia. @stamos numa nova era econDmica. >. Beixe de depender de inspeo para atingir a qualidade. @limine a necessidade de inspeo em massa, introduzindo a qualidade no produto desde o seu primeiro est+gio. ?. *esse a pr+tica de aprovar oramentos com !ase no preo. Ao invs disso, minimize o custo total. Besenvolva um 3nico fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiana. E. %el,ore constantemente o sistema de produo e de prestao de servios, de modo a mel,orar a qualidade e a produtividade e, conseqFentemente, reduzir de forma sistem+tica os custos. G. Hnstitua treinamento no local de tra!al,o. (. Hnstitua liderana. I o!#etivo da c,efia deve ser o de a#udar as pessoas e as m+quinas e dispositivos a executarem um tra!al,o mel,or

J. @limine o medo, de tal forma que todos tra!al,em de forma eficaz para a empresa. '. @limine as !arreiras entre os departamentos. As pessoas enga#adas em pesquisas, pro#etos, vendas e produo devem tra!al,ar em equipe, de modo a preverem pro!lemas de produo e de utilizao do produto ou servio. &K. @limine lemas, exortaes e metas para a mo-de-o!ra que exi#am n)vel zero de fal,as e esta!eleam novos n)veis de produtividade. Lais exortaes apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da !aixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos tra!al,adores. &&. a. @limine padres de tra!al,o quota" na lin,a de produo. 7u!stitua-os por liderana. !. @limine o processo de administrao por o!#etivos. @limine o processo de administrao por cifras, por o!#etivos numricos. 7u!stitua-os pela administrao por processos atravs do exemplo de l)deres. &9. a. /emova as !arreiras que privam o oper+rio ,orista de seu direito de orgul,arse de seu desempen,o. A responsa!ilidade dos c,efes deve ser mudada de n3meros a!solutos para a qualidade. !. /emova as !arreiras que privam as pessoas da administrao e da engen,aria de seu direito de orgul,arem-se de seu desempen,o. &>. Hnstitua um forte programa de educao e auto-aprimoramento. &?.@nga#e todos da empresa no processo de realizar a transformao.

". S#$t%&'$ d% Qu'(#d'd% ) L%r &'t%r#'( n' *+ro* ".1. A $+r#% d% nor&'$ ISO ,---

In$tru&%nto$ .'r' ' /u'(#d'd% a. Limes de Cualidade *onstituem-se equipes de tra!al,o, com a funo de encontrar solues para os pro!lemas identificados na empresa e para o aperfeioamento dos n)veis de qualidade e produtividade de uma determinada atividade ou processo. Lam!m funo dos times de qualidade identificar as fal,as que diminuem a qualidade e a produtividade de um determinado processo e depois propor aes corretivas, a fim de mel,orar o desempen,o e evitar erros.

As atividades desenvolvidas pelo Lime de qualidade devem passar por um processo evolutivo que compreende as seguintes fases: &" *onscientizao, para a!sorver a filosofia da qualidade. .ara tal, os seguintes itens devem ser a!ordados: .ol)tica da qualidade da empresa; <erramentas para identificao e an+lise de processos @ntendimento do processo as etapas construtivas, materiais, fornecedores e clientes, etc." /esolues de pro!lemas e tomada de deciso. %em!ros do time da qualidade

Am time de qualidade composto por uma equipe multidisciplinar, formada por oper+rios engen,eiros e outros cola!oradores que, de acordo com as suas funes, este#am envolvidos com o processo em an+lise ou aptos a definir mel,orias para os pro!lemas identificados. 9" /egras para as reunies do time de qualidade A pauta do dia deve ser preparada e distri!u)da com antecedncia pelo secret+rio do time de qualidade; I coordenador deve conduzir a reunio de forma e encora#ar todos os mem!ros a participar e a!ordar alternativas de solues; I coordenador deve evitar que o grupo vote a respeito de algum assunto. @m lugar disso devem ser usadas tcnicas de tomada de deciso por consenso. I secret+rio deve emitir relatrios, simples e sucintos, registrando o andamento das aes do time de qualidade e o progresso da equipe em relao -s suas metas.

0%rr'&%nt'$ 1%r%n2#'#$ .'r' ' 1'r'nt#' d' /u'(#d'd%.

a. *iclo .B*A /efere-se a uma metodologia de tra!al,o a ser utilizada em cada etapa do processo produtivo, seguindo o mesmo racioc)nio da cadeia *. *ontrole de .roduo" e */ *ontrole de /ecepo".

A A*LHI2" Atuar corretiv amente


Oerificar os resultados da tarefa executada

Befinir metas

. .lan""

Befinir os mtodos para operacion. das metas

educar e treinar

* *=@*T""

@xecutar a tarefa *oletar dados

B BI"

! 0 As seis perguntas EM9= em anexo-8A2HI/" c. Is *inco 7ensos 5E76 I programa E7 consolidou-se no 8apo a partir da dcada de EK, significando seiri senso de utilziao"; seiton sendo de ordenao"; seisou senso de limpeza", seiNetsu senso de sa3de" e s,itsuNe senso de autodisciplina". &. 7enso de utilizao OH7A: Atilizar os recursos dispon)veis de acordo com a necessidade e adequao, evitando excessos, desperd)cios e m+ utilizao. P@2@<Q*HI7: - Ri!erao de espaos; - /eaproveitamento de recursos; - Bistri!uirSracionalizar excesso de pessoal; - *om!ate - !urocracia; - Biminuio de custos 9. 7enso de ordenao OH7A: Bispor materiaisSitens de forma sistem+tica leiaute das instalaes e postos de tra!al,o, guarda de materiais, arquivos" e esta!elecer um excelente sistema de comunicao visual para r+pido acesso aos mesmos.

P@2@<Q*HI7: - @conomia de tempo; - Biminuio do cansao f)sico por movimentao desnecess+ria >. 7enso de limpeza OH7A: @liminar todo e qualquer trao de su#eira e agir na causa fundamental inclui limpeza de equipamentos" P@2@<Q*HI7: - Pem-estar pessoal; - %anuteno dos equipamentos; - .reveno de acidentes; - *ausa !oa impresso aos clientes. ?. 7enso de sa3de OH7A: manter as condies de tra!al,o, f)sicas e mentais, favor+veis - sa3de; Ler todos os empregados cumprindo procedimentos de segurana e preocupados com a sa3de em sentido amplo. P@2@<Q*HI7: - Rocal de tra!al,o agrad+vel; - Ausncia de acidentes; - @conomia no com!ate a doenas preventivo"; - @mpregados saud+veis e !em dispostos E. 7enso de autodisciplina OH7A: Ler os empregados comprometidos com o cumprimento rigoroso dos padres ticos, morais e tcnicos e com a mel,oria cont)nua a n)vel pessoal e organizacional. P@2@<Q*HI7: - .revisi!ilidade dos resultados; - Auto-inspeo e autocontrole; - %el,oria cont)nua a n)vel pessoal e organizacional.

You might also like