You are on page 1of 4

Subconjunto de Unidades de Medida do Sistema Mtrico Decimal

Medida de Capacidade Volume rea Comprimento Massa Grandeza Litro Metro Cbico Metro Quadrado Metro Grama Fator 10 1000 100 10 10 kl km3 km2 km kg Mltiplos hl hm3 hm2 hm hg dal dam3 dam2 dam dag Unidade l m3 m2 m g dl dm3 dm2 dm dg Submltiplos cl cm3 cm2 cm cg ml mm3 mm2 mm mg

Equivalncia entre medidas de volume e medidas de capacidade


Um cubo com aresta de 10 cm ter um volume de 1.000 cm3, medida esta equivalente a 1 l. Como 1.000 cm3 equivalem a 1 dm3, temos que 1 dm3 equivale a 1 l. Como um litro equivale a 1.000 ml, podemos afirmar que 1 cm3 equivale a 1 ml. 1.000 dm3 equivalem a 1 m3, portanto 1 m3 equivalente a 1.000 l, que equivalem a 1 kl.

Dvidas Frequentes
Notei que com muita frequncia esta pgina acessada atravs do resultado de pesquisas semelhantes a estas nos sites de buscas: Um metro cbico equivale a quantos metros quadrados?

Converter medidas em decilitros para gramas. Quantos litros cabem em um metro quadrado? Como passar litros para milmetros? Quantos centmetros lineares h em um metro quadrado? Converso de litros para gramas. Um centmetro corresponde a quantos litros? Como passar de centmetros quadrados para mililitros? Quantos mililitros tem um centmetro? Transformar m3 em metro linear. Quanto vale um centmetro cbico em gramas? Voc consegue notar algum problema nestas pesquisas? O problema que elas buscam a converso entre unidades de medidas incompatveis, como por exemplo, a converso de metro cbico para metro quadrado. A primeira uma unidade de medida de volume e a segunda uma unidade de medida de rea, por isto so incompatveis e no existe converso de uma unidade para a outra. Ento todas as converses acima no so possveis de se realizar, a no que se tenha outras informaes, como a densidade do material na ltima questo, mas isto j uma outra disciplina. Acredito que a razo destas dvidas o fato de o estudante no conseguir discernir claramente o que socomprimento, rea, volume e capacidade, por isto vou procurar esclarecer tais conceitos com maiores detalhes.

Comprimento
Vamos entender o que uma medida de comprimento analisando o cubo ao lado. Caso voc no saiba ou no se lembre, as arestas de um cubo so as linhas originadas pelo encontro de suas faces. Nosso cubo em estudo possui doze arestas, sendo onze pretas e uma vermelha. Como todas as seis faces de um cubo so formadas por quadrados iguais, todas as suas arestas possuem o mesmo tamanho. Pela figura identificamos que a aresta vermelha, e tambm as demais, j que so todas iguais, tem uma medida linear de 5 cm. Esta a medida do seu comprimento. J que a aresta vermelha esta na posio vertical, podemos utiliz-la para medir a altura do cubo, ou seja, ele mede 5 cm de altura. Utilizamos medidas de comprimento para a medio de alturas, larguras, profundidades. Como voc pode notar, todos estes exemplos tem apenas uma dimenso. A aresta do cubo s tem uma dimenso, voc tem como medir o seu comprimento, mas no a sua espessura, por exemplo. Comprimentos so extenses unidimensionais.

rea ou Superfcie
Agora o nosso cubo tem a sua face frontal em rosa. Qual a superfcie desta face? Quando falamos em superfcie estamos falando em rea.

reas so extenses bidimensionais, pois como podemos ver na figura, a face que estamos analisando possui uma altura de 5 cm e uma base, que por se tratar de um cubo, com a mesma medida. Diferentemente da aresta que possui apenas uma dimenso, o seucomprimento, a rea das faces possui duas dimenses, altura e base, por exemplo. Como este cubo tem uma aresta de 5 cm, a rea das suas faces ser igual a 5 cm . 5 cm que igual a (5 cm)2, igual a 52 cm2, ou seja, 25 cm2. O expoente 2 do cm2 indica que esta uma unidade de medida com duas dimenses, portanto no uma unidade de medida linear que possui apenas uma dimenso.

Volume e Capacidade
Agora cubo est todo em rosa. Qual o volume deste cubo? O volume o espao ocupado por um slido. Normalmente para lquidos utilizamos o termo capacidade. Nosso cubo possui altura, largura e profundidade, portanto, possui trs dimenses. Volumes so extenses tridimensionais. O volume do nosso cubo obtido atravs do produto 5 cm . 5 cm . 5 cm que igual a (5 cm)3, igual a 53 cm3 que resulta em 125 cm3. O expoente 3 do cm3 nos diz que esta uma unidade de medida com trs dimenses, portanto no uma unidade de medida linear que s possui uma dimenso, nem bidimensional que s possui duas. Como unidades de capacidade tambm so unidades de volume, podemos estabelecer relaes como, por exemplo, 1 cm3 equivale a 1 ml, o que nos permite transformaes de unidade de medida de volume em unidades de medida de capacidade e vice-versa. Converses entre unidades de diferentes dimenses no so possveis, por isto as converses levantadas acima pelos internautas no so permitidas.

You might also like