You are on page 1of 3

Comentrio de Glatas 5:1-6

Cristo no ser o Salvador de ningum que no o receber e confiar nEle como seu nico Salvador. Atentemos s advertncias e s exorta !es do a"#stolo de "ermanecermos firmes na doutrina e na liberdade do Evangel$o. %odos os cristos verdadeiros que so ensinados "elo Es"&rito Santo es"eram a vida eterna' a recom"ensa da (usti a' e o ob(eto de sua es"eran a' como ddiva de )eus "ela f em Cristo* e no "or amor de suas "r#"rias obras. + convertido (udeu "ode observar as cerim,nias ou afirmar sua liberdade' o gentio "ode elimin-las ou "artici"ar delas' sem"re e quando no de"enda delas. .en$um "rivilgio ou "rofisso externo servir "ara sermos aceitos de )eus sem a f sincera em nosso Sen$or /esus. a f verdadeira uma gra a ativa* o"era "or amor a )eus e aos nossos irmos. 0ue este(amos no nmero daqueles que' "elo Es"&rito' aguardam a es"eran a de (usti a "ela f. + "erigo de antes no estava nas coisas sem im"ort1ncia em sim' como agora so muitas formas e observ1ncias. 2orm sem a f que o"era "elo amor' todo o resto carece de valor' e com"arado com isso as outras coisas so de escassa valia.

Comentrio de Glatas 5:7-12


A vida do cristo uma carreira na qual deve correr e manter-se se dese(a obter o "rmio. .o basta com que "rofessemos o cristianismo* devemos correr bem vivendo conforme a essa confisso. 3uitos que come aram bem na religio so estorvados em seu avan o ou se desviam do camin$o. Aos que come aram a sair-se do camin$o ou a cansar-se' corres"onde "erguntar-se seriamente que os incomoda. A o"inio ou a "ersuaso 4vers&culo 56' sem dvida' era a de misturar as obras da lei com a f em Cristo Enquanto (ustifica o. + a"#stolo deixa que eles (ulguem de onde surgiu' "orm mostra o suficiente "ara indicar que no se deve a ningum seno a Satans. 2ara as igre(as crists "erigoso animar aos que seguem erros destruidores' "orm em es"ecial aos que os difundem. Ao re"reender o "ecado e o erro' sem"re devemos distinguir entre os l&deres e os liderados. +s (udeus se ofendiam "orque se "regava a Cristo como a nica salva o "ara os "ecadores. Se 2aulo e os outros tiverem aceitado que a

observ1ncia da lei de 3oiss devia unir-se f em Cristo' como necessria "ara a salva o' ento os crentes teriam "odido evitar muitos dos sofrimentos que tiveram. Esses "rimeiros ind&cios de fermento devem ser resistidos. Certamente os que "ersistem em "erturbar a 7gre(a de Cristo devem su"ortar seu (u&8o.

Comentrio de Glatas 5:13-15


+ Evangel$o uma doutrina conforme a com "iedade 49 %m :.;6' e est longe de consentir com o menor "ecado' que nos submete obriga o mais forte de evit-lo e venc-lo. o a"#stolo insiste em que toda a lei se cum"re em uma "alavra< =Amars o "r#ximo como a ti mesmo=. Se os cristos' que devem a(udar-se mutuamente e rego8i(ar-se uns nos outros' brigam entre eles' que "ode es"erar-se seno que o )eus do amor negue a sua gra a' que o Es"&rito de amor se afaste' e "revale a o es"&rito maligno que busca destru&-los> ?om seria que os crentes se "usessem em contra do "ecado neles mesmos e nos lugares onde moram' em ve8 de morder-se e devorar-se uns a outros com motivo das diversidades de o"ini!es.

Comentrio de Glatas 5:16-26


Se formos cuidadosos "ara agirmos sob a dire o e o "oder do Es"&rito bendito' a"esar de no sermos liberados dos est&mulos e da o"osi o da nature8a corru"ta que resta em n#s' esta no teria dom&nio sobre n#s. +s crentes esto metidos num conflito em que dese(am sinceramente essa gra a que "ossa alcan ar a vit#ria "lena e r"ida. +s que dese(am entregar-se dire o do Es"&rito Santo no esto sob a lei como alian a de obras' nem ex"ostos a sua es"antosa maldi o. Seu #dio "elo "ecado' e sua busca da santidade' mostram que tem uma "arte na salva o do Evangel$o. As obras da carne so muitas e manifestas. Estes "ecados excluiro do cu aos $omens. todavia' quanta gente que se di8 crist vive assim e di8em que es"eram ir "ara o cu@ Enumeram-se os frutos do Es"&rito' ou da nature8a renovada' que devemos fa8er. E assim como o a"#stolo tin$a mencionado "rinci"almente as obras da carne' no somente danin$as "ara os mesmos $omens' seno que tendem a fa8-los mutuamente nocivos' assim aqui o a"#stolo nota "rinci"almente os frutos do Es"&rito' que tendem a fa8er mutuamente agradveis aos cristos' assim como a torn-los feli8es. +s frutos do Es"&rito mostram evidentemente que eles so condu8idos "elo Es"&rito. A descri o das obras da carne e dos frutos do Es"&rito nos di8 que

devemos evitar e resistir' e que devemos dese(ar e cultivar* e este o af e em"resa sinceros de todos os cristos reais. + "ecado no reina agora em seus cor"os mortais' de modo que l$e obede am 4Am :.9B6' mas eles "rocuram destru&-lo. Cristo nunca recon$ecer os que se rendem "ara serem servos do "ecado. E no basta com que cessemos de fa8er o mal' seno que devemos a"render a fa8er o bem. .ossa conversa o sem"re dever corres"onder ao "rinc&"io que nos guia e nos governa 4Am 5.C6. devemos dedicar-nos com fervor a mortificar as obras do cor"o e a camin$ar na vida nova sem dese(ar a vangl#ria nem dese(ar indevidamente a estima e o a"lauso dos $omens' sem "rovocar-se nem inve(ar-se mutuamente' seno buscando levar esses bons frutos com maior abund1ncia' que so' atravs de (usti a' "ara o louvor e a gl#ria de )eus.

You might also like