You are on page 1of 4

Cincias Exatas e da Terra / Cincia da Computao / Informtica na Educao MOODLE COMO MEDIADOR DE CAPACITAO PRESENCIAL NOS CURSOS DE INFORMTICA

DO IFMA CAMPUS COD

Jhony Rocha da Silva - jhonyifma@hotmail.com Janilson Almeida Silva Joel Ricardo Silva de Sousa Leandro de Souza Ribeiro Wylian Kelvin Silva Ribeiro INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CAMPUS COD

Orientador: Francisco Adelton Alves Ribeiro Especialista em Redes de Computadores INTRODUO Hoje o desenvolvimento tecnolgico relacionado diretamente com a comunicao e a informao, teve um aceleramento muito rpido, notando assim que a tecnologia tem sido uma ferramenta que proporciona melhorias ao homem no seu dia-a-dia, tornando assim uma extenso do homem. Com o crescimento e a avano tecnolgico a compreenso do mundo est mudando, causando desse modo uma readaptao do modo de vida do homem. Essa ferramenta tecnolgica tem chegado tambm ao ensino atravs do e-learning que visa o ensino chamado distncia (EAD). Essa tendncia globalizada pela prpria estrutura da Internet, e tem se mostrado como uma alternativa de custos razoveis se comparado ao ensino presencial, alm de favorecer um horizonte muito mais amplo da aquisio do conhecimento. O Ensino a Distncia na verdade o emprego de novas tecnologias de informao e comunicao que proporcione uma estreita conjugao das atividades tradicionais de ensinoaprendizagem enfatizando a difuso do ensino em todos os nveis atravs da aquisio de conhecimento independente e fortalecendo o desempenho individual. Nessa perspectiva o projeto visa inserir o IFMA Campus Cod nesse novo contexto educacional onde temos como objetivos capacitar e atualizar os professores e alunos envolvidos nos cursos presenciais do IFMA Campus Cod. O uso do ambiente de aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) visa possibilita a ampliao de participao dos profissionais que atuam nos cursos presenciais, bem como a facilidade de interao dos usurios aos cursos.

METODOS E FUNDAMENTAO TEORICA

O projeto a ser desenvolvido dar-se- a execuo nos anos de 2011 2012 e, por uma observao participante, onde na fase exploratria, para a definio das questes em estudo, ser realizada um entrevista com os professores dos curso de informtica oferecido pelo IFMA Campus Cod, tendo isso como objetivo de conhecer suas expectativas e seu perfil. Logo aps procede-se com a anlise dos cursos ministrados para assim proceder a estruturao da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Logo aps sero realizados a ambientao dos cursos de informtica: criao de usurios, edio de perfis, envio de mensagens e participao em fruns. Nessa etapa realiza-se uma capacitao na plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) dos professores presenciais envolvidos no projeto, onde os mesmos tero oportunidade de conhecer o ambiente virtual de aprendizagem, discutir a educao EAD, interagir e colaborar na plataforma Moodle, fazer o acompanhamento e a insero de contedo, propor atividades, produzir material hipermdia, apreciar as caractersticas da avaliao e do planejamento na Educao a Distancia. A plataforma Moodle dever ser instalado no servidor da instituio, e os alunos e professores podero acessar o ambiente de qualquer lugar que estejam, depois claro, que estes tiverem uma conta no ambiente desenvolvido para eles. Aps isso dever se implantado uma turma Projeto Piloto onde sero utilizados todos os recursos j vistos e as demandas. Tambm elaborar e aplicar outros instrumentos mais estruturados e alinhados diretamente s questes de estudo, tais como: questionrio de avaliao da plataforma Moodle para os alunos; entrevistas com alunos e professores sobre a experincia; observao dos acessos dos alunos plataforma, com o objetivo de verificar se houve mudana de comportamento ao longo do curso. A utilizao das novas tecnologias de informao e de comunicao (TIC) tem contribudo para a transformao do aprendizado. Uma parte significativa desta transformao est relacionada aplicao de tais tecnologias com os j conhecidos recursos educacionais na educao a distncia (EAD), como veculo para alcanar novos pblicos e desenvolver novas metodologias de ensino, as quais possam ser utilizadas como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante do ensino presencial. RESULTADOS E DISCUSSO A utilizao de novas metodologias no processo de capacitao dos professores que ministram disciplinas para os cursos de informtica visando a utilizao dos principais recursos da plataforma Moodle, dessa forma possibilitando aos alunos uma ferramenta adicional, a qual os mesmos possam acompanhar o contedo ministrado em sala de aula, possibilitando o melhoramento do aprendizado e gerando discusses entre alunos e professores.

Incluindo alunos e professores aos recursos disponveis na internet incentivando-os a pesquisa e oferecendo aos mesmos uma nova forma de comunicao onde os mesmos podem ter acesso plataforma de ensino, na qual os professores podero disponibilizar textos, exemplos, interaes visuais, exerccios, fruns de interao e discusso, chats e laboratrios de experincias. CONCLUSES O experimento a ser realizado permitir que os docentes possam refletir, elaborar e efetivar materiais didticos apoiados na metodologia de educar pela pesquisa com sua turma, desenvolvendo um contedo da srie, via o ambiente Moodle. Funcionando como um recurso virtual complementar s atividades presenciais. As funcionalidades do Moodle permitiro aos alunos o contato uns com os outros, ampliando o espao fsico do ambiente escolar. Os recursos tecnolgicos disponveis pela estrutura do laboratrio de informtica do IFMA Campus Cod, com a comunicao virtual, com os colegas atravs das interaes via fruns construes glossrios, elaborao de textos colaborativos. A capacitao/formao via Moodle ainda pode permitir um estreitamento de relaes afetivas entre o grupo de trabalho do IFMA Campus Cod conferindo carter de comunidade virtual de aprendizagem na troca de experincias e aprendizados, gerando outras reflexes individuais e/ou grupais. Instituio de fomento: Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho Campus Cod Trabalho de Iniciao Cientfica Jnior Palavras-chave: Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), E-learning, Desenvolvimento tecnolgico, Tecnologia, Informao, Comunicao, Ensino a Distncia, Informtica. Referncias Bibliogrficas INFORMTICA E FORMAO DE PROFESSORES O Ciclo descrio -execuo reflexo- depurao. Disponvel em <http://www.proinfo.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 de Abr. 2011. MOODLE, Site Oficial do Moodle. Disponvel em <http://moodle.org>.Acesso em 20 de Abr. de 2011. MORAN, Jos Manuel. Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas, SP: Papirus, 2000. WIKIPDIA, Moodle. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle>. Acesso em 22 de Abr. de 2011. Ioschpe, G. (2007) Educao para o futuro. In: A vida que a gente quer depende do que a gente faz. So Paulo: Instituto Ecofuturo. BELLONI, Maria Luiza. Educao distncia. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

CARLINI, A. L. . Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: Marta Scarpato. (Org.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. So Paulo: Avercamp, 2004, v. , p. 25-84. Decreto 5.622, de 19.12.2005. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=248&Itemid=426 LEITE, M. T. M. Relato de experincia: oficinas Moodle para docentes da UNIFESP. In: 13 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAO A DISTNCIA. Curitiba. Anais Curitiba, 2007. Site Oficial do Moodle: Moodle www.moodle.org MIZUKAMI, Maria da Graa Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. 14. ed. So Paulo: EPU, 1986. 119p.

You might also like