You are on page 1of 15

Anlise dos Jogos Online

1-www.aulavaga.com.br/jogos-online/educativos.

Este site engloba os estudantes da Educao Infantil, entre 3 a 5 anos de idade e ao Ensino Fundamental, alunos de 6 a 8 anos de idade. Temos jogos com um olhar educativo e outros com um apelo de momentos de ociosidade. Entre os jogos mais educativos podemos citar alguns: Cozinhar, Culinria, os jogos de Raciocnio Lgico e o Roda-Roda, onde estes jogos apresentam uma linguagem matemtica, estimulam as crianas raciocinar, observar e o reconhecer as diferentes formas dos objetos. Pontos Negativos: Os jogos de carter violento, jogos que podem ser citados : Dragon Ball e Luta, jogos que estimulam atos de agressividade mesmo que aqui seja um ambiente virtual. H o trabalho feito com as disciplinas de Portugus, Matemtica Jogo em Destaque: Roda- Roda Um jogo que trabalha com o raciocnio, com a linguagem matemtica devido o nmero de letras da palavra. Ponto Positivo: Jogos com um visual atraente, variados e jogos com linguagens e formas diferentes dos objetos. 2-www.atividadeseducativas.com.br um site educativo no qual podemos observar que seus jogos engloba a Educao Infantil ( 3 a 5 anos) e o Ensino Fundamental ( 6 a 9 anos) Temos presente nestes jogos as disciplinas que podem ser trabalhadas entre elas so: Portugus, Matemtica, Geografia, Histria, Msica, Ingls entre outras. Ponto Positivo: um site que agrega todo um horizonte necessrio ao conhecimento, no qual h bastantes aes educativas para o saber, desenvolvendo a partir de seus instrumentos (jogos) aes como: o raciocnio, a interpretao, a leitura, a memorizao, a discriminao das formas e cores, alfabetizao, entre outras aes educativas que agregue o conhecimento.

Jogo em Destaque: Jogo da Memria Trabalha com o raciocnio, a escrita e a leitura dos objetos. Ponto Negativo: Nenhum relevante. 3-www.sitededicas.uol.com.br/jogos2.htm Um site que nos seus jogos h trabalhos como estimular o raciocnio lgico atravs de desafios inerentes nos jogos e brincadeira, nos quais trabalha noes de espao, senso de organizao e seqencial. Temos jogos que fazem as pessoas a serem desafiadas e terem a capacidade de solucionar os problemas de forma rpida e precisa. So jogos que contempla alunos de 7anos a 11 anos aproximadamente. Ponto Negativo: Nenhum relevante. Ponto Positivo: Encontramos atividades que desafia a pessoa a pensar, trabalha com o senso direcional, prende a ateno para que chegue a soluo, usa um planejamento e estratgias precisas para as respostas das questes. Jogo em Destaque: Acerte a Seqncia. Um jogo que trabalha a memria visual, da seqncia e das cores que varia a cada momento, desenvolvendo noes do raciocnio, a seqncia correta das cores Disciplinas trabalhadas: Portugus, Matemtica, Artes e Redao. 4-www.jogueaki.com.br. Um site que h uma estratgia educativa com um olhar de conscientizao, na qual demonstra aes de cidadania, como existncia de direitos e deveres de um pas mostram a importncia do esprito de cooperao e a liberdade de expresso. Disciplinas a serem trabalhadas: Matemtica, Portugus, Cincias, Histria e Sociedade. Ponto Negativo: Nenhum que apresente alguma relevncia. Ponto Positivo: A construo de uma ao educativa que engloba uma parte com contedos necessrios para o conhecimento e aes que despertam nos alunos a liberdade de expresso, a cooperao, ajuda aos animais, o conhecimento do prprio corpo, ampliando o horizonte de conhecimento dos alunos. Jogo ou atividade em destaque: Justin Biber: Dentes Perfeitos.

Vejamos que neste jogo utilizada a imagem de um grande astro musical, que atualmente cercado de muitos fs e assim se trabalha com a disciplina de cincias no intuito das crianas compreenda a importncia de cuidar dos dentes, proporcionando a sade bucal como uma grande arma de preveno de muitas outras doenas.

5-http://jogos360.uol.com.br/educativos/2/. Descrio do site: Um site que engloba um pblico de alunos da Educao Infantil ( 3 a 5 anos) e do Ensino Fundamental ( 6 a 9 anos). A estratgia usada para o desenvolvimento das aes pedaggicas utilizar de personagens infantis consagrados para neste pblico no intuito de articular aprendizado e diverso a partir de um ambiente virtual mais atrativo, colorido e dinmico. Ponto Negativo: Os comandos e as instrues necessrios para o andamento dos jogos so apresentados na sua maioria em lngua estrangeira (ingls), dificultando a compreenso a ser dada no desenvolvimento dos jogos para os alunos que no tem contato com outras lnguas. Ponto Positivo: So jogos que desenvolvem nos alunos a memorizao, o raciocnio lgico e estimula agilidade para a resoluo dos problemas solicitados. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica e Redao. Jogo ou atividade em destaque: Encontre o Suspeito. um jogo que estimula a concentrao e a memria do aluno a fim do mesmo consiga encaixar o rosto que corresponde ao trao e a seqncia do desenho que falta para completar a seqncia apresentada. 6-http://www.guiainfantil.com.br/jogos_info.asp Descrio do site: um site que contempla a Educao Infantil (3 a 5 anos) e o Ensino Fundamental ( 6 a 9 anos) no se trabalha noes de cidadania, cooperao e autonomia. Pontos Negativos: As instrues dos jogos em ingls. Jogo: Bomba, sendo um jogo com um apelo nada educativo e sim estimula atos de agressividades, destruies e violncia. Ponto Positivo: Jogos que utiliza a estratgia educativa em desenvolver o raciocnio lgico, noes de espao, ordem, planejamento e a interao. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Redao e Geografia.

Jogo ou atividade em destaque: Jogo da Memria. trabalhado noes de organizao, ateno e memorizao das cores com intuito de acerta a seqncia correta apresentada no jogo. 7-http://www.smartkids.com.br/ Descrio do site: Trabalha mais com o pblico da Educao Infantil ( 2 a 5 anos). um site bem atrativo, colorido e cheio de animaes. Um site que trabalha com datas cvicas e com clssicos do folclore brasileiro articulando conhecimentos inerentes a alfabetizao. (Dia do Saci, Dia das Bruxas, entres outros. Trabalha com os movimentos psicomotores. Ponto Negativo: Nenhum relevante. Pontos Positivos: Encontramos aes pedaggicas como a criatividade das crianas, conhecimentos de leitura e escrita da lngua portuguesa e cuidado com a sade. Disciplinas a serem trabalhadas: Artes, Portugus, Matemtica e Msica. Jogo ou atividade em destaque: Folclore Fora Articula conhecimentos de uma cultura acerca ao folclore brasileiro e a leitura e escrita das letras e slabas presente nas palavras ajudando na alfabetizao. 8- http: //www.papajogos.com.br/jogos-infantis/ Descrio do site: Atende a Educao Infantil( 3 a 5 anos) e ao Ensino Fundamental( 6 a 12 anos). Temos a presena de personagens infantis do cotidiano das crianas como o Mrio, Scooby Doo, a Polly, entre outros como fatores incentivadores e atrativo. Ponto Negativo: Jogos violentos que despertam um ambiente de competio em que se conquista de forma desonesta e aes de agressividade. Pontos Positivos: Estimula o raciocnio lgico, aes que desafia o jogador( aluno) a contornar os obstculos presentes no jogo para se chegue no resultado. Jogo que exemplifica essa ao: Rainbow Pony. Jogo ou atividade em destaque: Scooby- Doo Super Tv Temos um jogo que apresenta uma proposta da criana ser desafiada a passar por obstculos necessrios para que de fato chegue a soluo do jogo, fazendo com que pense, se organize e crie um planejamento mais preciso. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica e Cincias. 9-http://criancas.uol.com.br/jogos.

Descrio do site:Um site que engloba toda uma filosofia educativa. Atende tanto o Educao Infantil e o Ensino Fundamental (5 a 9 anos aproximadamente), trabalha com a memorizao, cuidados de sade, a instruo de alguns alimentos Ponto Negativo: Nenhum que seja relevante. Pontos Positivos: Desenvolve o raciocnio lgico, articula os jogos com um olhar para situaes reais e as instrues dos jogos so apresentadas em portugus. Disciplinas a serem trabalhadas: Interpretao de Texto, Matemtica, Artes e Cincias. Jogo ou atividade em destaque: Vende Capcakes Um jogo que trabalha noes de matemtica como a quantidade de ingredientes que vai precisar para a fabricao do produto e as formas geomtricas. 10-http://www6.jogo.com/categorie. php? Descrio do site: Trabalha com o raciocnio lgico, a criatividade, as representao dos objetos e as cores. Atende crianas de 5 a 9 anos aproximadamente. Ponto Negativo: As instrues dos jogos apresentados em ingls. Pontos Positivos: Trabalha com desenvolvimento do raciocnio lgico, a criatividade e diferentes formas que os objetos podem apresentar. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Artes, Msica e Cincias Jogo ou atividade em destaque: Drean Pony. Onde trabalha com a criatividade da criana e a percepo das formas de cada membro do corpo do animal. 11-http://www.sitedegames.com/educativo/ Descrio do site: Desenvolve um aprendizado a partir do senso de conservao da fauna e flora do nosso planeta. Atende crianas de 4 at 12 anos aproximadamente. Ponto Negativo: Nenhum relevante. Ponto Positivo: Um ensino que alm de desenvolver atos da leitura e da escrita, desenvolve uma ao conscincia do cuidado dos animais.

Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Redao e Cincias. Jogo ou atividade em destaque: Zoo Fun Desperta a criatividade das crianas, a forma de organizar os animais e a leitura dos nomes dos bichos. 12-http://www.jogos10.com/jogos_de_habilidade. Php Descrio do site: Temos um site que trabalha com o raciocnio lgico e o desenvolvimento das habilidades presentes no ser humano. Engloba crianas de at 9 anos. Ponto Negativo: Nenhum relevante. Ponto Positivo: Proporciona o desenvolvimento das habilidades humanas articulada com a leitura e os nmeros. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Artes e Redao. Jogo ou atividade em destaque: Baby Juliet Conscientizao de cuidados com os bebs. 13-http://teejogos.com/educativo Descrio do site: Articula os seus jogos com personagens infantis aliando aprendizado e diverso. Atende crianas de 6 a12 anos. Ponto Negativo: Nenhum que seja relevante para o processo ensinoaprendizagem. Ponto Positivo: Os seus jogos remetem ao conhecimento inerente a leitura, a artes e o trabalho com noes de tempo. Disciplinas a serem trabalhadas: Matemtica, Portugus, Cincias e Artes. Jogo ou atividade em destaque: Chute a gol Articula um esporte bem popular no que se trabalham noes de distncia, orientao, planejamento e uma boa pontaria para que se chegue ao gol. 14-http:criancas.jogopara.com Descrio do site: Um site que atende crianas de 7 a 11anos aproximadamente. Trabalha muito com a memria e a sonorizao dos objetos musicais por exemplo. Ponto Negativo: Poucos jogos educativos.

Ponto Positivo: Bastante desenvolvimento com a memria, estimulo aprendizado. Disciplinas a serem trabalhadas: Matemtica e Artes. Jogo ou atividade em destaque: Famlia Extra- Terrestre

Neste jogo encontramos aes como a memorizao e agilidade para que se tenha a construo das figuras presente na imagem. 15-http://www.soportugues.com.br Descrio do site: um site com uma pegada mais jovem, pois atende um pblico entre 10 a 14 anos, sendo este pblico mais desenvolvido com relao a escrita e a leitura. Um site que foco no ensino da lngua portuguesa, com a proposta de aprimorar o conhecimento pertinente a disciplina de Portugus. Ponto Negativo; Nenhum Ponto Positivo: Aprimorar e orientar para se consolide a leitura e a escrita. Disciplina a ser trabalhada: Portugus. Jogo ou atividade em destaque: Desafie o vocabulrio. Permite que se construa a leitura de muitas palavras, a sua escrita e suas definies. 16-http://www.jogossimples.com/ Descrio do site: Um site que atende crianas de 10 a 14 anos. Desenvolve o raciocnio lgico, o senso de direo e reconhecimento de ler e escrever as letras. Ponto Negativo: Nenhum Ponto Positivo: Desenvolvimento do raciocnio e conhecimento da leitura e da escrita das letras. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica e Artes. Jogo ou atividade em destaque: Caa- Palavras Um jogo com uma proposta esttica simples, porm desenvolve uma ao importante para o processo de leitura e escrita das letras, tendo no final a construo as palavras. 17-http:www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx Descrio do site: Um site destinado a alunos de 5 a 11 anos. Um site que vale destacar a linguagem incorporada em seus jogos que foi atravs dos jogos

olmpicos como uma estratgia adotada na sua ao pedaggica. Trabalha bastante com a coordenao motora e a competio. Ponto Negativo: Nenhum. Ponto Positivo: Alia um conhecimento histrico e cultural articulando aprendizado, desenvolvendo a coordenao motora, senso de direo, calculo e competio. Disciplina a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Histria, Literatura e Artes. Jogo ou atividade em destaque: Salto Triplo Associa um aprendizado de raciocnio, agilidade, senso de direo diante a velocidade necessria. 18-http:www.educacaodinamica.com.br/pagina/todos_jogos.html Descrio do site: um site com uma linguagem mais didtica, sem vestgios ldicos. Atende mais o Ensino Fundamental (7 a 13 anos). Permite um grande auxlio ao estudo. Ponto Negativo: Nenhum to relevante. Ponto Positivo: O grande acervo de disciplinas trabalhado no site, dando um grande auxlio para desenvolver aes educativas. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Geografia, Histria, Cincias e Ingls. Jogo ou atividade em destaque: Jogo das Capitais do Brasil. Neste jogo se desenvolve a parte da leitura, da escrita, conhecimento inerente as capitais do Brasil juntamente com as caractersticas especificas de cada regio. 19-http:jogosfundamental1.zip.net Descrio do site: Um site que contempla o ensino fundamental correspondendo alunos de 6 a 10 anos. Engloba em seus jogos as diversas disciplinas nas quais articulam a alfabetizao, noes de seqncias, nmeros, escritas, leitura, ortografia, sociedade, cuidados com a sade e o meio ambiente, entre outras aes pedaggicas. Ponto Negativo: Nenhum. Ponto Positivo: Trabalha com a memorizao, a escrita, as diversas representaes dos nmeros, conhecimentos matemticos diversos, entre

outros. Um site que apresenta um grande horizonte que agregue o conhecimento. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Histria, Geografia, Cincias e Ingls. Jogo ou atividade em destaque: Jogo do alfabeto. H um trabalho referente a compreenso das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabtico, bem como ortografia da lngua portuguesa, desenvolvendo uma das capacidades do PCNS de Portugus. 20-http://www.somatematica.com.br/jogos. Php Descrio do site: um site destinado para o ensino fundamental no contempla alunos de 7 a 14 anos. um site destinado aos conhecimentos matemticos. Ponto Negativo: Muitas propagandas Ponto Positivo: Desenvolve aes de matemtica como raciocnio lgico, diversos apresentaes numricas e formas dos objetos. Disciplina a ser trabalhada: Matemtica Jogo ou atividade em destaque: Qual o matemtico? Neste jogo associa a histria do matemtico a fim mostrar quais os conhecimentos desenvolvidos e suas implicaes na matemtica. 21-http//www.revistaescola.abril.com.br/jogos/ Descrio do site: Um site que engloba alunos de 5 a 12 anos. Trabalha a concentrao e a criatividade. Ponto Negativo: Muitas propagandas. Ponto Positivo: Variedades de jogos pedaggicos nas diversas reas do conhecimento. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Cincias, Redao, Artes, Educao Fsica e Lngua Estrangeira. Jogo ou atividade em destaque: Jogo da Antecipao Neste jogo se trabalha algumas operaes matemticas, aliando noes de sucessor, antecessor, aproximao, articulado com a decomposio da operao. 22- http//www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais

Descrio do site: So jogos destinados para os alunos de at 7 anos, trabalha bastante ao conhecimento da lngua portuguesa, utilizando uma variedade de jogos. Ponto Negativo: Nenhum que tenha relevncia. Ponto Positivo: Seus jogos variados, nos quais articula e desperta no aluno conhecimentos inerente a lngua portuguesa, o raciocnio lgico, a concentrao necessria para se alcance o objetivo do jogo. Lngua estrangeira Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Geografia, Histria, Cincias, Ingls e Artes. Jogo ou atividade em destaque: Jogo do Plural Neste jogo desenvolve as seguintes aes da lngua portuguesa: Reconhecimento das letras, as irregularidades presente nas palavras, a ortografia e o desenvolvimento da memria para a compreenso da leitura da palavra. 23-http://jogos360.uol.com.br/Magic_library.htm/Ditado Descrio do site: um site que seus jogos contemplam crianas de at 7 anos de idade.H muitos jogos que amplia os horizontes do conhecimento. Ponto Negativo: H certa dificuldade de se ter uma grande compreenso dos jogos. Ponto Positivo: Desperta a concentrao, a memria e a criatividade do educando. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Artes, Libras, Redao e Literatura. Jogo ou atividade em destaque: Pappas Pizza Neste jogo o participante desafiado a se concentrar, raciocinar a fim de chegar soluo do jogo ao menor tempo possvel, se organiza e planejar a melhor ao. 24-http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado Descrio do site: Um site destinado a crianas de at 9 anos aproximadamente ( Ensino Fundamental). Pode-se observar que um site bem organizado, atraente, associando o ensino das palavras com som e imagem. Ponto Negativo: Nenhum relevante.

Ponto Positivo: Sempre articulando a ao pedaggica associada a imagens, msica e a sonorizao das palavras. Disciplinas a serem trabalhadas: Matemtica, Portugus e Cincias. Jogo ou atividade em destaque: Coral Didtico. um jogo que de cara desperta curiosidade e interesse, por ser um jogo colorido e permitir a imaginao de como possa ser o fundo do mar. Suas aes pedaggicas so: a leitura das palavras, o reconhecimento das letras, as formas geomtricas e as cores. Um jogo essencial na fase de alfabetizao. 25-http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/ Descrio do site: site que atende crianas de at 9 anos( Ensino Fundamental) . Sua estratgia educativa se concentra na formao do sistema alfabtico, na qual se verifica a leitura e a escrita das palavras. Ponto Negativo: Nenhum. Ponto Positivo: Utilizam imagens coloridas, sons e msicas como instrumentos atrativos para despertar o interesse do aluno para ato de jogar e ter a compreenso dada ao jogo. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica e Redao. Jogo ou atividade em destaque: Fbrica de Palavras. um jogo dinmico e colorido no qual permite o aluno a compreenso do sistema alfabtico, desenvolvendo a leitura, a escrita das palavras e suas regularidades e irregularidades. 26-http://www.escolagames.com.br/jogos/procuraDasCartas/ Descrio do site: um site que contempla alunos at 9 anos. Sua estratgia educativa desenvolve a compreenso da decomposio das palavras a partir da leitura das slabas. Ponto Negativo: Nenhum relevante. Ponto Positivo: Articular a compreenso silbica das palavras e a memorizao das palavras referente ao espao do ambiente apresentado. EX: Planta da Casa. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Redao e Literatura. Jogo ou atividade em destaque: A procura das Cartas um jogo que associado na construo da leitura das slabas presentes nas palavras. Trabalha com palavras e desenhos.

27-http://www.escolagames.com.br/jogos/pescaLetras/ Descrio do site: um site que atende crianas de at 9 anos( Ensino Fundamental). Os jogos do nfase na leitura das letras, das palavras, estimula a concentrao, agilidade e sua estratgia associar figuras e o nome correspondente a figura. Ponto Negativo: Nenhum. Ponto Positivo: Desenvolver nos alunos os conhecimentos dos quais os mesmos precisam adquirir para compreender as regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabtico. Trabalha com agilidade ao pescar as letras necessrias para formar as palavras. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica e Cincias (Natureza) Jogo ou atividade em destaque: Pesca a Letra Refora a ortografia e a leitura. 28-http://www.escolagames.com.br/jogos/desenhosPalavras/ Descrio do site: um site que engloba alunos de at 9 anos( Ensino Fundamental). Traz muitos jogos educativos, trabalha com a leitura, a escrita e o raciocnio. Ponto Negativo: Nenhum relevante. Ponto Positivo: Desenvolve o ato da leitura, a escrita, estimula ao raciocnio e desenvolve a coordenao motora. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Artes e Cincias. Jogo ou atividade em destaque: Palavras e Desenhos Estabelece relao entre o desenho e a palavra e desenvolve a coordenao motora. 29-http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/ Descrio do site: um site que engloba alunos de at 9 anos ( Ensino Fundamental). Traz vrios jogos educativos. Trabalha com as slabas e o reconhecimento do alfabeto. Ponto Negativo: Nenhum Ponto Positivo: Trabalha e desenvolve o aprendizado que enfatizam algumas pores sonoras das palavras, por exemplo, escandindo as slabas ou brincando com rimas ou terminaes de palavras. ( Unidades fonolgicas )

Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Cincias e Redao. Jogo ou atividade em destaque: Separe em Slabas. Um jogo que enfatiza o reconhecimento das unidades fonolgicas das palavras sendo essas unidades: a rima, a slabas e as terminaes de palavras. Refora a escrita correta das palavras. 30-http:www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/ Descrio do site: um site que atende crianas de 7 a 9 anos ( Ensino Fundamenta). Traz uma nova forma de aprender atravs do mundo das cores associada com o nome correspondente a cor. Ponto Negativo: Nenhum. Ponto Positivo: Estimula o aprendizado e o conhecimento das cores diante a sua escrita. Disciplina a serem trabalhada: Portugus, Matemtica e Artes. Jogo ou atividade em destaque: Jogo das Cores Um jogo atraente e envolvente no qual desperta a leitura e a escrita correspondendo a cor apresentada. 31-http://www.escolagames.com.br/aprendendoHoras/ Descrio do site: um site que os seus jogos atende um pblico de at 9 anos ( Ensino Fundamental). H um trabalho enfatizado no desenvolvimento da memorizao, do raciocnio lgico, estmulos ao aprendizado dos clculos e a diviso de fraes. Ponto Negativo: Muitas Propagandas Ponto Positivo: Ensina a fazer a leitura correta dos relgios de ponteiros, visto que muitos no compreendem o significado de cada ponteiro. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Cincias e Redao. Jogo ou atividade em destaque: Aprendendo as Horas. Trabalha a memorizao e o reconhecimento dos clculos relacionados a diviso/fraes de forma bem divertida. 32-http://www.redescola.com.br/kids/

Descrio do site: um site que atende alunos at 6 anos. Desenvolve e estimula a criatividade e a imaginao dos mesmos. um site bem atrativo. Ponto Negativo: Nenhum. Ponto Positivo: Constri um ambiente rico, prazeroso do qual o aluno desenvolve sua imaginao e sua criatividade. Disciplinas a serem trabalhadas: Portugus, Matemtica, Msica, Histria e Artes.

You might also like