You are on page 1of 9

...

K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 1 of 9

OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA
por Koiti Egoshi

KAIZEN

Fonte: http://www.karma-net.com/kaizen2.gif

1-KAIZEN
Kaizen uma palavra japonesa que significa mudana para melhor ou aprimoramento contnuo e que permeia toda a Administrao Japonesa. Kaizen pode ento, at servir de sinnimo de Administrao Japonesa. E a chamada Administrao Japonesa de hoje, na realidade, toda uma tradio de educao de bero do japons, complementada por conhecimentos do management norte-americano a partir dos Anos 50. Em outras palavras, valores humanos japoneses complementados por conhecimentos tcnicos em Administrao norte-americanos, e aplicados em empresas japonesas. Essa interao comeou a acontecer a partir de 1950, no s em funo de sua derrota frente aos Estados Unidos em 1945, mas principalmente com a adeso dos japoneses s prticas de negcios dos norte-americanos. Tanto que em julho de 1950, W. E. Deming foi convidado a ir ao Japo e ensinar o controle estatstico da qualidade [1] em um seminrio de oito dias, organizado pela JUSE . JUSE a Japanese Union of Scientists and Engineeers, que juntamente com uma srie de outras instituies em consonncia com o governo e o povo japons, promoveram a ascenso da economia japonesa. Quatro anos mais tarde, em julho de 1954, foi a vez de J. M. Juran ser convidado a ensinar aos japoneses, por sua vez, a chamada Administrao do Controle da Qualidade segundo Masaaki Imai, Essa foi a primeira vez que o CQ foi abordado a 2 partir da perspectiva da administrao total .

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 2 of 9

Os japoneses se maravilharam com as idias de Juran e Deming porque elas se harmonizavam com o seu tradicional esprito de consenso de grupo, que remonta desde a poca dos samurais: 1o. Para Juran, gerenciamento estratgico da qualidade uma abordagem sistemtica 3 para o estabelecimento e obteno de metas de qualidade por toda a empresa . Isto , qualidade responsabilidade de todos em uma empresa, no s de um departamento especfico de qualidade.

Juran
Fonte: www.qimpro.com/Juran/images/juran.jpg

2o. Para Deming, O objetivo do administrador do sistema o de otimizar o sistema como um todo. Sem uma administrao do sistema visto como um todo, subotimizaes 4 certamente iro ocorrer. Subotimizaes geram perdas . Isto , qualidade a empresa como um todo que a desenvolve, a partir do Ciclo de Controle de Deming, que o famoso PDCA Plan-Do-Check-Act ou Planejar-Executar-Comparar-Tomar Providncias.

Deming
Fonte: www.lii.net/images/deming.gif

E desde ento, japoneses foram fomentando a idia de TQC Total Quality Control como um todo processo integrado, conforme Deming enfatizou a importncia da interao constante entre pesquisa, projeto, produo e vendas para a empresa 5 chegar melhor qualidade, que satisfaz os consumidores . Ento, Kaizen um todo processo integrado de TQC Total Quality Control de aprimoramento contnuo, que a essncia da Administrao Japonesa. E os japoneses do importncia tanto a esse processo integrado, quanto ao resultado que se busca o meio to importante quanto o fim. to importante fazer bem feito (eficincia) quanto obter o resultado certo (eficcia). Como disse certa vez Osho, 6 grande promotor do auto-conhecimento, a jornada o prprio objetivo! . Ou seja, o segredo do resultado positivo est em trabalhar bem o processo que gera resultado. Ora, o resultado uma coisa esttica e o processo toda uma vida dinmica de trabalho colaborativo entre pessoas usufruindo e compartilhando coisas, que deve ser muito bem vivido. Para os japoneses isso a: muito importante ganhar dinheiro, mas trabalhando e vivendo de forma mais satisfatria possvel, unindo o til ao agradvel afinal, passamos mais de um tero de nossas vidas trabalhando. Esta a essncia da Administrao Japonesa chamada Kaizen: buscar ao mesmo tempo resultado e processo em busca desse resultado.

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 3 of 9

Para buscar resultado, na empresa todos devem ter objetivo e misso comuns. Mas ao mesmo tempo, durante o perodo de trabalho devem trabalhar e viver de forma mais equilibrada e satisfatria possvel. Porque trabalhando e vivendo de forma mais equilibrada e satisfatria possvel, tende-se a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, que por sua vez, tende conquista do resultado positivo no mercado. Ora, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatria possvel, se pelo menos trs quesitos forem atendidos: 1o. Estabilidade financeira e emocional ao empregado da porque empresas japonesas ainda hoje procuram manter o emprego vitalcio, para principalmente, evitar preocupaes de sobrevivncia e sustento da famlia. Para tanto, necessrio que todos tenham conscincia de que, a empresa como um todo, dever obter resultado positivo.

2o. Clima Organizacional agradvel japoneses foram a barra para que todos se dem bem e vivam em harmonia entre os desiguais e os contrrios eles dizem natural e sutilmente gaman sena iken, ou seja, tem que agentar. Desde a remota era dos primeiros samurais em torno dos anos 700, conforme relata Ferri de 7 Barros , os japoneses pela forte influncia da cultura chinesa e principalmente, de Lao 8 9 Tse e Confcio , promovem o esprito wa a harmonia. Harmonia em tudo. Harmonia entre os desiguais, harmonia entre os contrrios. Harmonia entre o Bem e o Mal. Harmonia entre a alegria e a tristeza. Harmonia entre a bem-aventurana e a desgraa. Sobretudo, harmonia entre pessoas. No toa que empresas japonesas maravilham-se com preceitos tayloristas como cooperao, no individualismo e 10 harmonia, em vez de discrdia . No s Taylor como tambm Fayol muito bemvindo aos anseios japoneses porque este promove ordem, disciplina, subordinao do interesse particular ao interesse geral, eqidade e unio do pessoal, dentre 11 outros princpios gerais de Administrao .

3o. Ambiente simples, funcional e agradvel aqui que se inserem os to chamados 5 S da Administrao Japonesa.

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 4 of 9

2 - OS 5 S
Os 5 S so as iniciais de 5 palavras japonesas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que esto intimamente relacionados com wa harmonia, como se percebe a seguir. Mas antes, ateno: wa, para orientais, no significa todo mundo dizendo sim para todo mundo; wa considera indispensavelmente o no; importante ter o no para existir o debate e a troca de idias antagnicas, para que por fim, chegue-se num consenso onde todos tenham a conscincia de que tomaro a melhor deciso para todos de tal sorte que, se tudo der errado aps essa tomada de deciso, todos tendero a ter conscincia de que algo no se harmonizou entre os participantes; entre os participantes e o grupo; entre o grupo e o Todo Universal; e entre os participantes e o Todo Universal. Na pior das hipteses, se conformaro: tinha que ser assim, algum tinha que errar, mesmo porque, quem trabalha, erra! E se porventura obtiverem sucesso, todos comemoraro de forma alegre, mas sutilmente: Banzai!

1. SEITON significa providenciar a ARRUMAO e deixar tudo em ORDEM todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessrios. Deixar as coisas no lugar certo, para no se perder tempo e gastar energia desnecessria, procurando-as.

2. SEIRI significa evitar o DESNECESSRIO separar o desnecessrio do necessrio, e guard-lo num lugar que lhe prprio, para que no atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessrias ao trabalho e aquelas desnecessrias guard-las ou pass-las para frente. Guard-las, porque futuramente podero ser necessrias; pass-las para frente (doar) porque aquilo que desnecessrio para um, pode ser til para outro.

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 5 of 9

Fonte: http://www.pucrs.br/feng/5s/fotos/utiliza.gif

3. SEISO significa manter sempre LIMPO o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessrio, para que a sujeira no atrapalhe a produtividade nem provoque m qualidade na produo.

Fonte: www.revistaetcetera.com.br/.../ p2.htm

4. SEIKETSU significa manter a HIGIENE tornando o ambiente saudvel e agradvel para todos.

5. SHITSUKE significa DISCIPLINA no s aprender e seguir os princpios anteriores como hbitos salutares e inviolveis, como tambm se educar com carter reto, firme e honrado, para vencer na vida. A palavra disciplina basicamente significa capacidade de aprender, da a 12 palavra discpulo . Da, temos de cada vez mais nos disciplinar em SEITON, SEIRI, SEISO e SEIKETSU, como tambm formar um carter reto, firme e honrado continuamente. Mediante um cdigo de princpios morais denominado Bushido (pronuncia-se Bushi-d) o samurai autodisciplinava-se e auto-aprimorava-se continuamente. Registre-se aqui de passagem, que o Bushido jamais foi escrito, 13 apenas consiste de umas poucas mximas transmitidas de boca em boca , de forma pessoal, muito simples e bem caseira, prpria da cultura japonesa. Musashi (1584-1645) o maior espadachim japons, um dos raros samurais que deixou uma obra escrita Gorin no Sho que foi traduzido para o ingls como A Book of

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 6 of 9

Five Rings e deste para o portugus, como Livro de Cinco Anis

14

Neste livro Musashi conta suas estratgias vencedoras e da, seu grande sucesso perante norte-americanos na dcada de 70, que o promoveram a bestseller mundial em estratgias de negcios.

Miyamoto Musashi
Fonte: http://users.adelphia.net/~gojira/musashi.htm

3 - A MULHER E OS 5 S
Nestes 5 S o papel da mulher e foi fundamental e preponderante desde os primeiros samurais. Samurais saiam de casa para servir ao seu senhor feudal e como militares, viviam guerreando por a e acol. Cabia mulher no s cuidar dos filhos, como tambm providenciar afazeres domsticos e manter toda a integridade da casa e do lar na prtica, fazia de tudo e bem mais que um samurai. Educava os filhos sob esprito familiar no lar, e mantinha em perfeita ordem a casa. Alm disso, a mulher de um samurai era versada em Yawara (arte marcial de mos vazias) e Kenjutsu (arte marcial de katana), como tambm sabia manejar naginata (pronuncia-se na-gui-nata), e tanto (pronuncia-se tan-t) para defesa pessoal, na ausncia do marido. Tanto um punhal que servia para o ritual de suicdio chamado de seppuku ou harakiri e samurais carregavam-no na cintura juntamente com wakizashi (uma katana menor) e katana (pronuncia-se catan), a famosa espada do samurai. Saiba mais em Wikipdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Katana. J a naginata uma lana de uns 2 metros com uma lmina cortante em uma das pontas, muito praticada tanto pelas mulheres quanto pelos monges budistas da poca at hoje no Japo, quem mais pratica naginatajutsu (a arte marcial da naginata) so as mulheres. Saiba em detalhes no Naginata Home Page www.naginata.org.

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 7 of 9

Fonte: www.naginata.org/images/naginataPainting.jpg

Nitobe, nascido em 1862 e filho de um dos ltimos samurais, retrata que a prpria mulher do samurai o disciplinava recriminando severamente, caso ela percebesse que o interesse do guerreiro por ela lhe fizesse esquecer seus deveres em relao aos preceitos 15 do Bushido .

4 - OS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES NO BRASIL E OS 5 S


S mesmo uma mulher, com seu senso esttico e sua sutil sensibilidade, poderia ter contribudo para criar uma sociedade bonita, em criar belos relacionamentos em tudo, em cada detalhe , em lhes dar um significado. As casas japonesas so bonitas. Mesmo a casa de uma pessoa pobre tem sua beleza prpria; artstica, tem sua prpria singularidade. A casa pode no ser muito suntuosa, mas ainda assim, em um certo sentido, rica por causa da beleza, da disposio das coisas, por causa da mentalidade 16 com que foi planejado cada pequeno, mnimo detalhe , pegando emprestado o lindo fragmento de Osho, para completar este meu texto. Os imigrantes Paulistano imigrantes brasileiros tambm ficaram profundamente admirados com os primeiros japoneses que aqui aportaram. Seno, analisemos o jornal paulistano Correio que em 25 de junho de 1908, 6 dias aps o desembarque dos primeiros japoneses, no porto de Santos, assim noticiava:

Depois de estarem uma hora no refeitrio, tiveram de abandonal-o para saberem quaes eram as suas camas e os quartos, e surprehendeu a todos o estado de limpeza absoluta em que ficou o salo: nem uma ponta de cigarro, nem um cuspe, perfeito contraste com as cuspinheiras repugnantes e pontas de cigarros esmagadas com os ps dos outros imigrantes. Tm feito as suas refeies sempre na melhor ordem e, apesar de os ltimos as fazerem duas horas depois dos primeiros, sem um grito de 17 gaiatice, um signal de impacincia ou uma voz de protesto . Est mais do que claro que esses primeiros imigrantes japoneses trouxeram ao Brasil, j em 1908, a legtima e castia Cultura dos 5 S. Os isseis (os primeiros imigrantes japoneses) trouxeram para c os antigos valores do Bushido, bem como as sutilezas cultivadas pela mulher do samurai no interior da casa e no seio do seu lar, onde a mulher sempre exerceu o papel fundamental e preponderante. Mesmo em situaes extremamente adversas, nos seus primeiros anos no Brasil, os primeiros imigrantes morando em casas de pau a pique e de cho batido, perseveraram nos 5 S com muita retido e firmeza de carter, honrando os preceitos

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 8 of 9

morais do Bushido, na base de muita disciplina SHITSUKE.

BANZAI!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] IMAI, Masaaki. Kaizen A Estratgia para o Sucesso Competitivo. So Paulo: IMAM,1992, p. 10. 2 IMAI, Masaaki. Kaizen A Estratgia para o Sucesso Competitivo. So Paulo: IMAM,1992, p. 11. 3 JURAN, J. M. Juran na Liderana pela Qualidade. So Paulo: IMAM,1990, p. 179. 4 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a Revoluo da Administrao. So Paulo: Marques-Saraiva,1990, p. XIX. 5 IMAI, Masaaki. Kaizen A Estratgia para o Sucesso Competitivo. So Paulo: IMAM,1992, p. 9. 6 OSHO. A Sabedoria das Areias. So Paulo: Gente, 1999, p. 100. 7 FERRI DE BARROS, Benedicto. Japo A Harmonia dos Contrrios. So Paulo: T. A. Queiroz, 1988, p. 159-161. 8 LAO TSE. Tao Te Ching. So Paulo: Martin Claret, 1985. 9 FINGER, Charles J. A Essncia da Sabedoria de Confcio. So Paulo: Ediouro, 1980. 10 TAYLOR, Frederick Winslow. Princpios de Administrao Cientfica. So Paulo: Atlas, 1985, p. 126. 11 FAYOL, Henri. Administrao Industrial e Geral. So Paulo: Atlas, 1984, p. 46-67. 12 OSHO. A Sabedoria das Areias. So Paulo: Gente, 1999, p. 84. 13 NITOBE, Inazo. Bushido Alma de Samurai. So Paulo: Tahyu, 2005, p. 11. 14 MIYAMOTO, Musashi. Um Livro de Cinco Anis. So Paulo: Ediouro, 1984. 15 NITOBE, Inazo. Bushido Alma de Samurai. So Paulo: Tahyu, 2005, p. 99. 16 OSHO. Zen sua Histria e seus Ensinamentos. So Paulo: Cultrix, 2004, p. 15. 17 RODRIGUES, Ondina Antonio. Imigrao Japonesa no Brasil. So Paulo: Memorial do Imigrante, 2006, p. 13-14.

DEDICATRIA

1. oferecido a Elaine e Pedro Abramides, como sinal de gratido por interesse, fora e torcida que eles sempre tm me creditado, desde que nos conhecemos pessoalmente na UVB - Universidade Virtual Brasileira, em junho de 2006. 2. em louvor a todos imigrantes japoneses, que com sangue, suor e lgrimas trabalharam arduamente mas no conseguiram retornar ao Japo como sonharam, mas em compensao proporcionaram a seus filhos viverem mais dignamente em uma terra promissora tanto que, comemoraremos em grande gala os 100 Anos de Imigrao Japonesa, em 2008.
Copyright@KoitiEgoshi, 8 de agosto de 2006

Koiti Egoshi Doutor em Administrao pela World UniversityUSA; Mestre em Organizao, Planejamento e Recursos Humanos pela EAESP/FGVEscola

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

... K A I Z E N - OS 5 S DA ADMINISTRAO JAPONESA

Page 9 of 9

de Administrao de Empresas de So Paulo da Fundao Getlio Vargas; Ps-Graduado Lato Sensu em Anlise de Sistemas pela FECAP Fundao Escola do Comrcio lvares Penteado; Administrador de Empresas pela FEA/USP Faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo. Professor de contedo e-Learning em Administrao, Tecnologias da Informao e Internet; Professor de Graduao e Ps-Graduao em Administrao, Metodologia Cientfica, Tecnologias da Informao e Internet. Contato: consulting@egoshi.com.br
Reproduo autorizada desde que citado o autor e a fonte Dados para citao bibliogrfica(ABNT): Egoshi, K.. Os 5 S da administrao japonesa. 2006. Artigo em <http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5S/Index.htm>. Acesso em: 25/2/2011 Hypertexto. Disponvel em:

Publicado no Infobibos em 15/08/2006


imprimir Envie para um amigo

Veja Tambm...

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm

2/25/2011

You might also like