You are on page 1of 4

Como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino

Michel Goulart um professor inovador. Atravs do seu blog Histria Digital, ele estimula em seus alunos a trocarem informaes, uma interao interessante entre professores e alunos. O professor utiliza o blog como uma extenso da sala de aula, alm de adicionar contedo prprio, a ferramenta serve para compartilhar outras iniciativas que considera relevantes na rede. A ideia integrar esses contedos com a prtica docente, transformando o blog em uma extenso do ambiente de aprendizagem escolar.

Confira algumas dicas de Michel, em entrevista concedida ao site do Instituto Claro.

O educador Srgio Lima, mestre em ensino de Fsica e professor do Colgio Pedro II, participou do 2 Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada Sala de Aula com a palestra Blogs em Educao: Ruptura ou Mais do Mesmo?. Ele explicou o que , as principais caractersticas, as possibilidades educacionais e as ferramentas disponveis em um blog. Srgio Lima enxerga a ferramenta como um espao na educao para compartilhar conhecimentos e refletir sobre as questes levantadas em sala de aula, ultrapassando os limites de tempo e espao delimitados por elas. O blog uma ferramenta de fcil manipulao, leitura e escrita pessoal, adicionando a vantagem da interao com seu receptor por meio de comentrios, explicou. No ambiente escolar, a utilizao dos blogs permite o registro dos acontecimentos cotidianos de forma rpida e simples O blog funciona como um dirio no qual o usurio (aluno ou professor) pode registrar atividades, eventos, impresses acerca de determinado assunto ou propor desafios cooperativos. Nem sempre o mais complexo o melhor, o mais simples o que d o melhor resultado, enfatizou Srgio Lima. O palestrante ensinou aos participantes todos os passos para criar e manter um blog com ferramentas online. Citou a utilizao dos programas Blogger e WordPress, que tornam possvel insero de udio, vdeo e imagens, alm de alterar o layout, dando a ele caractersticas especficas e uma identidade. Porm, o foco no aluno o que potencializa a aprendizagem. necessrio ter conhecimento de que a tecnologia no resolve tudo, o professor escolhe o que pode ser til no ensino. Pessoas motivadas e com clareza sobre o que elas querem sobre educao o verdadeiro fator que muda a educao, concluiu Srgio Lima.

Os blogs esto cada vez mais deixando de ser apenas dirios virtuais para ganhar um novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, eles passaram a servir como ferramenta no processo de ensinoaprendizagem da Educao Formal. E so muitos os educadores que esto fazendo uso dos blogs para complementar o contedo passado em sala de aula. O blog Caldeiro de Ideias, do coordenador do Ncleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itaperuna, Robson Garcia Freire, comeou como objeto experimental de aprendizagem em 2007 e hoje tem 130 mil visitas dirias, alm de dois prmios nacionais. Quando fiquei responsvel pelo blog, percebi que era um excelente canal de comunicao, com inmeras possibilidades, mas no imaginava essa repercusso toda, lembra Robson. Depois de um tempo, o blog http://nteitaperuna.blogspot.com perdeu a identidade institucional e passou a ser referncia na rea de Tecnologia e Educao. O uso de blogs por professores oferece resultados instantneos em sala de aula. uma ferramenta de interao e aproximao para alguns alunos mais reservados. O estudante que tmido e no se manifesta dentro de sala se sente mais seguro para contribuir atravs do blog, afirma Srgio Lima, professor de Fsica do Colgio Pedro II, que mantm o site http://sergioflima.pro.br/blogs. Srgio comeou a blogar em 2002, mais especificamente em Educao em 2007, quando implementou o site como reforo para as aulas presenciais numa escola particular. medida que fui me sentindo seguro, comecei a incorporar o blog no Pedro II. Na verso atual, cada estudante tem o seu login, faz comentrios e tira dvidas. Alm deste blog, Srgio tem outros, como o http://edublog.aprendendoemrede.info, onde oferece um curso destinado a professores que queiram aprender como trabalhar com esta ferramenta. Alm de gratuito, o curso livre (no tem data de incio ou fim), a distncia (no h encontros presenciais) e a interao dos cursistas com o contedo ou com o

professor no simultnea. J a professora de geografia do Colgio Estadual Vicente Jannuzzi, Cristina Ramos, criou em 2008 a Sala Geo, uma sala de aula virtual de geografia. O sistema tem a participao ativa de alunos, que so autores de colunas semanais, e outras ferramentas teis ao processo ensino-aprendizagem, como slides de aulas, dados demogrficos, dicas de vestibular, exerccios, entre outras. Foi o instrumento mais fcil para passar o contedo necessrio na poca, mas fiquei surpresa, pois agora ele est sendo usado por pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo, disse Cristina. O blog http://salacristinageo.blogspot.com recebe de 500 a 700 visitas por dia.

You might also like