You are on page 1of 3

ORIGEM DOS REGULAMENTOS DE TRFEGO AREO A regulamentao de qualquer atividade sempre nasce de algumas necessidades, tais como: ordenao,

controle, padronizao de procedimentos, etc. Com a aviao no poderia ser diferente. Estas necessidades apareceram logo aps a Primeira Guerra Mundial, na cidade de Versalhes com a Primeira Conveno de Navegao Area, chamada Conferncia da Paz. Esta conveno no teve muito sucesso, porque o transporte areo, naquela poca, no era muito utilizado. Ento veio a Segunda Guerra Mundial e com ela a aviao experimentou um grande avano tecnolgico. Quando a guerra terminou, a aviao comeou a ser muito utilizada, devido ao grande nmero de aeronaves de maior tamanho e alcance disponvel na poca. Na maioria dos pases, onde o transporte areo era utilizado, foram criados regulamentos que atendiam apensas necessidades regionais. O volume de trfego areo crescia rapidamente e logo se constatou que deveriam existir normas e padres internacionais, que regessem o trfego areo, para se evitar srios conflitos de trafego, que se registravam em funo das divergncias na regulamentao prpria de cada pas. Em novembro de 1944, o governo dos Estados Unidos promoveu a Conveno de Navegao Aerea Internacional em Chicago, qual compareceram 52 naes, entre os quais o Brasil. Esta conveno tinha como principais objetivos: Desenvolvimento da Aviao Civil Internacional; Preservao da Paz mundial; Acordos internacionais para o estabelecimento de princpios e meios pelos quais a aviao se desenvolve-se com segurana e de forma ordenada e o servio de transporte areo se estabelecesse qualitativa e economicamente; Estabelecer a ICAO/OACI (Internacional Civil Aviation Organization/Organizao da Aviao Civil Internacional). Em outubro de 1947, criou-se a ICAO/OACI, que passou a ser uma agncia tcnica da ONU (Organizao das Naes Unidas), com sede em Montreal, Canad. Os principais objetivos da ICAO/OACI so: Desenvolver a aviao civil internacional Promover a segurana do voo Encorajar o desenvolvimento de aeroportos, aerovias e auxlios a navegao area. Estabelecer padres internacionais.

REGULAMENTAO NACIONAL Em obediencia ao que prescreve a Constituio Federal, o Comando da Aeronautica, atravs da DECEA (Departamento d Controle do Espao Aereo), elabora e expede os diversos documentos necessrios operacionalidade, segurana e regularidade da navegao area em todo territrio nacional. A elaborao dos diversos documentos, no que concerne s atividades de trfego areo, de responsabilidade do subdepartamento de operaes atravs da D-ATM (Diviso de Gerenciamento do Trfego Aereo), pertencente ao DECEA. Pautada na documentao internacional, tendo como principal suporte o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, alm das instrues (ICA), Manuais (MCA), Folhetos (FCA) e demais impressos, o DECEA legisla sobre as atividades do sistema de controle do espao areo brasileiro (SISCEAB). AGNCIA NACIONAL DE AVIAO CIVIL (ANAC) A ANAC uma entidade integrante da Administrao Pblica Federal Indireta, submetida a regime autrquico especial, vinculada ao ministrio da defesa, a partir de maro de 2006 substituiu o DAC (Departamento de Aviao Civil), desde ento, passa a regular e fiscalizar as atividades da aviao civil e a infraestrutura aeronutica e aeroporturia civil do pas. Esta agncia hoje o rgo central do sistema de aviao civil, a ela compete estudar, planejar, incentivar e apoiar as atividades do setor de aviao civil, pblica e privada, atravs de seis superintendncias. A ANAC trata de assuntos tais como: Licena para pilotos, comissrios, mecnicos,etc. Aviao aerodesportiva Registro e vistoria de aeronaves civis Tarifas aeroporturias Servios areos nacionais e internacionais Compartilha com o COMAR a investigao de acidentes aeronuticos de aeronaves civis O rgo regional da antiga estrutura era chamado SERAC (Servio Regional de Aviao Civil). Passa a partir de agora a ser chamado de Gerncia Regional (GER). As GER (antigos SERAC) atuam como elo de ligao entre a ANAC e a comunidade aeronutica exercendo as funes de fiscalizao e orientao nas diversas reas de atuao do sistema de aviao com o objetivo de descentralizar as atividades que competem ANAC. So sete as gerncias regionais do Brasil e um escritrio de Aviao Civil em Curitiba, no Paran. Subordinadas a estas gerncias existem, existem 64 seoes de Aviao Civil (SAC) localizadas nos principais aeroportos brasileiros para o atendimento ao pblico em geral e fiscalizao das empresas e profissionais do setor.

You might also like