You are on page 1of 2

SUJEITO ATIVO DO IPTU

O sujeito ativo do IPTU de competncia dos Municpios , conforme preceitua o art. 156, I, da !. "ssim, ca#e ao municpio a co#ran$a do IPTU de #em im%ve& em 'ue estiver &oca&i(ado, por meio de &ei ordin)ria municipa& * institui$+o do IPTU. ,endo &ei ordin)ria criada para o fim de institui$+o do IPTU, ser) por meio desta mesma &ei 'ue poder) o Municpio isentar ta& co#ran$a. O -istrito !edera& e os territ%rios possuem competncia cumu&ativa, a'ue&e compete tanto os impostos estaduais 'uanto os municipais, ou seja, o -! instituir) e.ou isentar) o IPTU. /) no caso dos territ%rios, 'ue n+o sejam divididos em municpios, ca#er) a institui$+o * Uni+o, conforme art. 101 da !.

SUJEITO PASSIVO DO IPTU


O sujeito passivo do IPTU a'ue&e 'ue detm 'ua&'uer direito de 2o(o, ou seja, tanto p&eno 'uanto &imitado no 'ue se refere ao #em im%ve&, conforme preceitua o art. 30 do T4. Art. 34 5 Contribuinte do imposto de propriedade do imvel, o titular do seu domnio til, ou seu possuidor a qualquer ttulo . Art. 32 - O imposto, de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio ,+o sujeitos passivos do IPTU6 O proprietrio, O titular do domnio til ou O titular da po!!e

Para encontrar o sujeito passivo do IPTU depender) dos trs fatos 2eradores e7postos no art. 38, ou seja6 propriedade, domnio 9ti& e posse. "ssim, dependendo do fato 2erador encontrado ter) um sujeito passivo. Para me&:or e7emp&ificar, se o fato 2erador for * propriedade, o sujeito passivo ser) o propriet)rio. aso o fato 2erador seja o domnio 9ti& ou posse o sujeito passivo ser) o titu&ar do domnio 9ti& ou posse. ompete aos municpios di(er 'uem o sujeito passivo, mas para di(er 'uem ser) o sujeito passivo preciso 'ue o &e2is&ador municipa& crie a &ei definido o fato 2erador e o sujeito passivo, dentro dos &imites do T4, conforme s9mu&a 3;; ,T/, 'ue determina 'ue a &e2is&a$+o municipa& decide 'uem o sujeito passivo do IPTU. "a#e $ le%i!la&'o muni(ipal e!ta#ele(er o !u)eito pa!!i*o do IPTU +Impo!to Predial e Territorial Ur#ano,.

E!!e - o teor da S mula n. 3.. apro*ada pela Primeira Se&'o do Superior Tri#unal de Ju!ti&a +STJ,. O arti%o 34 do "/di%o Tri#utrio 0a(ional +"T0, e!ta#ele(e 1ue o (ontri#uinte do impo!to - o proprietrio do im/*el, o titular do !eu domnio til ou o !eu po!!uidor a 1ual1uer ttulo. A (on!olida&'o de!!e entendimento - (on!e1u2n(ia de *rio! )ul%amento! reali3ado! no STJ. "ssim, a posse a 'ua&'uer ttu&o n+o 2era a co#ran$a do IPTU, para 'ue :aja o fato 2erador o IPTU deve :aver o animus domimi, ou seja, a pessoa deve e7teriori(ar a propriedade. <nt+o, n+o 'ua&'uer posse 'ue pode ser tri#utada. = uma posse especfica 'ue manifesta a vontade de ser propriet)rio. O sujeito passivo do IPTU 'uanto * propriedade, conforme e7posto acima o propriet)rio do im%ve&, ou seja, o titu&ar do domnio 9ti&. >a&e ressa&tar 'ue o &ocat)rio, em#ora possuidor, n+o pode ser considerado como sujeito passivo, :aja vista 'ue o &ocat)rio n+o possui o animus dominis, sendo este um mero detentor de coisa a&:eia. O se2undo sujeito passivo acima e7posto o sujeito 'ue possui o domnio 9ti& do #em im%ve&. ,endo mais especfico, tanto o detentor da enfiteuse e o usufrutu)rio s+o sujeitos passivos do IPTU, conforme posi$+o do ,T/. ?uanto ao usufrutu)rio, defende 'ue, em#ora o usufrutu)rio ten:a o direito de uso e fruto da propriedade, mas, neste caso, este possui posse como ttu&o pr%prio, devendo prote2er o #em como se tivesse o domnio. "2ora, 'uanto ao sujeito passivo re&ativo * posse do im%ve& por nature(a ou por acess+o fsica. "ssim, o possuidor do im%ve& 'ue descon:ece o propriet)rio e de posse do im%ve& com animus dominis, e7teriori(ando sua vontade de a2ir com :a#itua&idade como dono.

You might also like