You are on page 1of 3

17/04/2008 - 08h36

Aderncia dos lbios vaginais pode acometer meninas de at dez anos


JULLIANE SILVEIRA da Folha de S.Paulo H vrios nomes para o problema -sinequia, coalescncia ou fuso dos pequenos lbios vaginais-, mas todos resumem a mesma disfuno, que pode acometer meninas at por volta dos dez anos de idade: a aderncia dos pequenos lbios vaginais.
Juriah Mosin/Shutterstock

Bebs e garotas at dez anos podem ter aderncia dos lbios vaginais -- sinequia

As causas do problema, que mais freqente em bebs de at um ano e meio, ainda no so totalmente conhecidas, mas so relacionadas baixa produo de estrognio -natural nessa fase da vida. "Esse hormnio atua em todas as camadas da pele e melhora a vascularizao da regio", explica a ginecologista Marair Gracio Sartori, da Unifesp (Universidade Federal de So Paulo). Com o hipoestrogenismo, a regio fica mais vulnervel m cicatrizao, o que pode fazer com que os lbios grudem. "Quando ausente [o hormnio], favorece-se a irritao ou um processo infeccioso na rea", diz a ginecologista Mnica Lopez Vazquez, presidente do departamento de ginecologia da SBPSP (Sociedade Brasileira de Pediatria-regional So Paulo). Infeces crnicas por causa de higiene inadequada, traumas na regio (como pequenas batidas) ou dermatites -causadas pela fralda ou pela calcinhapodem gerar pequenas feridas e favorecer a aderncia. "Os pequenos lbios das meninas so internos, diferentemente dos das mulheres adultas, mais

exteriorizados, e isso tambm facilita a sinequia", diz Luiz Cervoni, pediatra e diretor clnico do Hospital So Luiz-Unidade Anlia Franco. Assim, os pais devem ficar atentos a qualquer irritao na regio. "Deve-se buscar o mdico para identificar o causador da irritao e tir-lo de cena", aconselha Vazquez. Ainda que uma infeco no leve, necessariamente, fuso dos lbios vaginais, geralmente esse problema surge de um quadro irritativo. Tamanho Os pais normalmente tm dificuldade para identificar o problema, porque o tamanho da sinequia varivel: algumas so pequenas, outras so fechadas at a uretra. Especialmente nos casos menores, quem percebe o especialista, como aconteceu com a artes Iraneide Carvalho Ribeiro, 37. Sua filha, hoje com nove anos, nasceu com os lbios vaginais grudados, mas isso s foi diagnosticado depois de sete meses. "No havia notado, via que o canal da uretra estava aberto e, para mim, estava tudo bem", conta. Depois que a filha passou pela primeira cirurgia, voltou a ter o problema e teve de ser operada novamente aos trs anos, desta vez por iniciativa da me, que conseguiu enxergar a disfuno. A cirurgia, segundo especialistas, raramente necessria. "Operar no indicado na maioria dos casos, porque, se a regio for cortada, h risco de a criana ter uma nova sinequia ainda mais grossa e fibrosa", diz Mnica Vazquez, da SBP. Uma massagem com creme base de estrognio ajuda a desprender os lbios vaginais. A pomada deve ser usada com superviso mdica, pois o hormnio pode ser absorvido e, em doses ou perodos maiores do que os recomendados, pode pigmentar a regio e gerar uma pseudopuberdade precoce. No tratar a sinequia pode levar ao acmulo de secreo no local, o que aumenta o risco de infeces, e reteno urinria, caso atinja a uretra. Em adultas Embora pouco comum, mulheres adultas, especialmente as inativas sexualmente e na ps-menopausa, tambm podem sofrer de coalescncia dos pequenos lbios. O principal motivo tambm a baixa produo de estrognio, que precisa estar associada a outras causas, como traumas (roupa apertada, por exemplo), feridas na regio ou infeces urinrias e vaginais. O lquen escleroso, uma doena de pele, quando acomete a regio genital, tambm pode desencadear a fuso em qualquer idade. "Por isso, mesmo quem no tem relaes sexuais precisa fazer exames ginecolgicos de rotina", alerta

Sartori, da Unifesp. Para o tratamento, so usados cremes de base hormonal e, em casos mais srios, manobra digital (descolamento com a ajuda das mos) e at cirurgia. A obstruo da regio pode causar dor, infeces, mau cheiro, corrimento e assadura.

Endereo da pgina:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u392967.shtml

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicaao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Folha.com.

You might also like