You are on page 1of 14

Educao Fsica na Escola: Questes e Reflexes Suraya Cristina Darido

DARIDO, Suraya Cristina. Educao Fsica na Escola: Questes e Reflexes. Rio de Janeiro, RJ: GUANABARA KOOGAN, 2003. Captulo 1 O Contexto da Educao Fsica Escolar Linha do Tempo da Educao Fsica no Brasil: Incluso da Educao Fsica no Brasil em 1851 (Reforma Couto Ferraz) ------Em 1854, aps a reforma do primrio e do secundrio, a ginstica passou a ser disciplina obrigatria no primrio e a dana no secundrio ------ Em 1882, em reforma realizada por Rui Barbosa, a ginstica passou a ser recomendada como obrigatria a ambos os sexos, sendo oferecida nas Escolas Normais (Leis implantadas apenas em parte, no Rio de Janeiro, ento capital da repblica) ------ apenas a partir da dcada de 1920 que vrios estados da federao comeam a realizar suas reformas educacionais e a inclurem a Educao Fsica, ento com o nome mais frequente de Ginstica ------ A partir de meados da dcada de 30, a concepo dominante na Educao Fsica calcada na perspectiva higienista1 ------ No incio do sculo passado, surgem os mtodos ginsticos (O Sueco, de P.H. Ling, O Francs, de Amoros, e O Alemo, de Spiess)2 ----Modelo Militarista ----- Aps as Grandes Guerras, surge a Escola Nova (Modelo Americano) ------ Com a Ditadura Militar, surge o modelo Esportivista3 -----Abordagens atuais da Educao Fsica no Brasil4.

Nela, a preocupao central com os hbitos de higiene e sade, valorizando o desenvolvimento do fsico e da moral, a partir do exerccio. 2 Estes autores apresentaram propostas que procuravam valorizar a imagem da ginstica na escola e, assim, acabaram por fornecer elementos para o aprimoramento fsico dos indivduos. Os mtodos ginsticos procuravam capacitar os indivduos no sentido de contribuir com a indstria nascente e com a prosperidade da nao. 3 nessa fase da histria que o rendimento, a seleo dos mais habilidosos, o fim justificando os meios est mais presente no contexto da Educao Fsica na escola. Os procedimentos empregados so extremamente diretivos, o papel do professor bastante centralizador e a prtica uma repetio mecnica dos movimentos esportivos. 4 Desenvolvimentista; Construtivista-Interacionista; Crtico-Superadora; Sistmica; Psicomotricidade; Crtico-Emancipatria; Cultural; Jogos Cooperativos; Sade Renovada; e PCN.

No modelo militarista, os objetivos da Educao Fsica na escola eram vinculados formao de uma gerao capaz de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, por isso era importante selecionar os indivduos perfeitos fisicamente, excluir os incapacitados, contribuindo para uma maximizao da fora e do poderio da populao. Darido nos diz que ambas as concepes Higienista e Militarista da Educao Fsica consideram a Educao Fsica como disciplina essencialmente prtica no necessitando, portanto, de uma fundamentao terica que lhe desse suporte. A Escola Nova, em movimento a partir de 1946 (embora tenha surgido antes, na dcada de 20), tinha por base o respeito personalidade da criana, visando desenvolvla integralmente, caracterizando-se por uma escola democrtica e utilitria, cuja nfase punha-se no aprender fazendo. O discurso desta fase, segundo Darido, advoga em prol da educao do movimento como nica forma capaz de promover a chamada educao integral. poca dos Governos Militares, a partir de maro de 1964, estes passam a investir pesado no esporte na tentativa de fazer da Educao Fsica um sustentculo ideolgico, na medida em que ela participaria na promoo do pas atravs do xito em competies de alto nvel. O esporte , para essa fase, o objetivo e o contedo da Educao Fsica escolar, e estabelece uma nova relao passando de professor-instrutor para professor-treinador.

Quadro Terico 1 Abordagens da Educao Fsica Desenvolvimentista Construtivista Crtico Superadora Principais autores
Tani,G Manoel, E.J. Freire, J. B. Bracht, V., Castellani, L., Taffarel, C., Soare, C.L. Betti, M.

- Sistmica

Livro

Educao Fsica Escolar: uma abordagem desenvolvimentista

Educao Inteiro

de

Corpo

Metodologia do Ensino da Educao Fsica

Educao Fsica e Sociedade

rea de base Autores de base Finalidade Temtica Principal

Psicologia

Psicologia

Filosofia Poltica

Sociologia Filosofia

Gallahue, D. Connoly, J. Adaptao

Piaget, J.

Saviani, D. Libaneo, J.

Bertalanffy, Koestler, A. Transformao social

Construo conhecimento

do

Transformao social

Habilidade, Aprendizagem, Desenvolvimento Motor

Cultura Popular, Jogo, Ldico

Cultura Corporal, Viso Histrica

Cultura

Corporal,

Motivos, Atitudes, Comportamento

Contedos

Habilidades bsicas, Habilidades especficas, Jogo, esporte, dana

Brincadeiras

populares,

Conhecimento sobre o jogo, esporte, dana, ginstica Tematizao

Vivncia do jogo, esporte, ginstica Equifinalidade, No-excluso, diversidade dana,

jogo simblico, jogo de regras Resgatar o conhecimento do aluno, solucionar

Estratgias/Metodologia

Equifinalidade, variabilidade, soluo de problemas

problemas

Avaliao

Habilidade,

processo,

No-punitiva, processo, auto-avaliao

Considerar social, sistemtica

classe

observao sistemtica

observao

Quadro Terico 2 Abordagens da Educao Fsica Psicomotricidade Crticoemancipatria Principais autores Livro
Jean Le Bouch Educao movimento pelo Transformaes didtico-pedaggicas do esporte Da Cultura do Corpo Elenor Kunz Jocima Dalio

Cultural

Jogos Cooperativos
Fbio Brotto Se o importante competir fundamental cooperar o

Sade Renovada
Guedes Nahas

PCNs

Marcelo Caio Costa

Jabu

PCNs, 3.o e 4.o ciclos (5.a a 8.a sries)

rea base

de Psicologia

Filosofia, Sociologia e Poltica

Antropologia

Psicologia

Fisiologia

Psicologia Sociologia

Autores de Wallon, Piaget, Luria, Habermas base Finalidade


Ajuriaguerra Reeducao psicomotora Reflexo emancipatria alunos crtica dos

Maus Geertz Reconhecer o papel cultura da

Terry Orlick

Vrios

Vrios

Indivduos cooperativos

Melhorar sade

Introduzir o aluno na esfera da cultura corporal movimento de

Temtica principal/ Contedos

Conscincia lateralidade coordenao/ Exerccios

corporal, e

Transcendncia limites/ Conhecimento, esportes

de

Alteridade/ Tcnicas corporais

Incorporao novos Jogos cooperativos

de

Estilo vida

de ativo/

Conhecimentos sobre esportes, jogos brincadeiras, corpo, lutas, e e

valores/

Conhecimen to, exerccios fsicos

atividade rtmicas e expressivas

Abordagem Sistmica Segundo Darido, Betti entende a Educao Fsica como um sistema hierrquico aberto, uma vez que os nveis superiores, como, por exemplo, as Secretarias de Educao, exercem algum controle sobre os sistemas inferiores, como, por exemplo, a direo da escola, o corpo docente e outros. um sistema hierrquico aberto porque sofre influencias da sociedade como um todo e ao mesmo tempo influencia. Segunda a autora, para a abordagem sistmica existe a preocupao de garantir a especificidade, na medida em que considera o binmio corpo/movimento como meio e fim da Educao Fsica escolar.

A finalidade da Educao Fsica na escola para Mauro Betti, citado por Darido, integrar e introduzir o aluno formando o cidado que vai usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade fsica (o jogo, o esporte, a dana, a ginstica...). Betti usa o termo Vivncia (do esporte, jogo, dana, ginstica), com o intuito de enfatizar a importncia da experimentao dos movimentos em situao prtica, alm do conhecimento cognitivo e da experincia afetiva advindos da prtica de movimentos. Os seguintes Princpios caracterizam esta abordagem: Princpio da no-excluso, aquele onde nenhuma atividade pode excluir qualquer aluno das aulas de Educao Fsica, afim de garantir o acesso de todos os alunos s atividades da Educao Fsica Princpio da diversidade, aquele onde proposto que a Educao Fsica na escola proporcione atividades diferenciadas e no privilegie apenas um tipo, por exemplo, futebol ou basquete, pretendendo, tambm, que a Educao Fsica escolar no trabalhe apenas com um tipo de contedo esportivo. Segundo esta abordagem, garantir a diversidade como um princpio proporcionar vivncias nas atividades esportivas, atividades rtmicas e expressivas vinculadas dana e atividades da ginstica.

Abordagem da Psicomotricidade A Educao Fsica se envolve com o desenvolvimento da criana, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscava garantir a formao integral do aluno. Jean Le Bouch o principal autor do pensamento psicomotricista no Brasil. De acordo com Darido, a psicomotricidade advoga por uma ao educativa que deva ocorrer a partir dos movimentos espontneos da criana e das atividades corporais, favorecendo a gnese da imagem do corpo, ncleo central da personalidade. De acordo com Darido, para Le Bouch, a educao psicomotora na opinio do autor refere-se formao de base indispensvel a toda criana, seja ela normal ou com problemas, e responde a uma dupla finalidade; assegurar o desenvolvimento funcional tendo em

conta a possibilidade da criana ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibrar-se atravs do intercambio com o ambiente humano.

Abordagem dos Jogos Cooperativos Segundo a autora, esta nova perspectiva para a Educao Fsica na escola est pautada sobre a valorizao da cooperao em detrimento da competio. Brotto, principal divulgador destas ideias no pas, baseado nos estudos antropolgicos de Margaret Mead, afirma que a ESTRUTURA SOCIAL que determina se os membros de determinadas sociedades iro competir ou cooperar entre si. Darido sugere que o autor, Brotto, entende que h um condicionamento, um treinamento na escola, famlia, mdia, para fazer acreditar que as pessoas no tm escolhas e tm que aceitar a competio como opo natural. Darido apresenta que Brotto sugere o uso dos jogos cooperativos como uma fora transformadora, oferecendo como alternativa os jogos cooperativos, que so divertidos para todos e todos tm um sentimento de vitria, criando alto nvel de aceitao mtua, enquanto os jogos competitivos so divertidos apenas para alguns, a maioria tem sentimentos de derrota e excluda por falta de habilidades.

Abordagem da Sade Renovada Nahas, e Guedes & Guedes, so alguns dos autores desta abordagem que passam a advogar em prol de uma Educao Fsica escolar dentro da matriz biolgica, embora no tenham se afastado das temticas da sade e da qualidade de vida. Segundo Darido, Guedes & Guedes ressaltam que uma das principais preocupaes da comunidade cientfica nas reas da Educao Fsica e da sade pblica levantar alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidncia de distrbios orgnicos associados falta de atividade fsica. Eles entendem que as prticas de atividade fsica vivenciadas na infncia e adolescncia se caracterizam como importantes atributos no desenvolvimento de atitudes, habilidades e hbitos que podem auxiliar na adoo de um estilo de vida ativo fisicamente na idade adulta. Sugerem a

redefinio do papel dos programas de Educao Fsica na escola, agora como meio de promoo da sade ou a indicao para um estilo de vida ativa (proposta por Nahas). Darido denomina esta abordagem como Sade Renovada porque ela incorpora princpios e cuidados j consagrados em outras abordagens com enfoque mais sciocultural. Tanto Guedes & Guedes, quanto Nahas, ressaltam a importncia das informaes e conceitos relacionados a aptido fsica e sade.

Abordagem dos Parmetros Curriculares Nacionais Darido apresenta que, de acordo com o grupo que organizou os Parmentros Curriculares Nacionais (Professores Marcelo Jabu e Caio Costa), estes documentos tm como funo primordial subsidiar a elaborao ou a verso curricular dos estados e municpios, dialogando com as propostas e experincias j existentes, incentivando a discusso pedaggica interna s escolas e a elaborao de projetos educativos, assim como servir de material de reflexo para a prtica de professores. De acordo com a autora, os PCNs so compostos pelos seguintes documentos: documento introdutrio, temas transversais (Sade, Meio Ambiente, tica, Pluralidade Cultural, Orientao Sexual e Trabalho e Consumo) e documentos que abordam o tratamento a ser oferecido em cada um dos diferentes componentes curriculares. De acordo com os PCNs, enaltece Darido, eleger a Cidadania como eixo norteador significa entender que a Educao Fsica na escola responsvel pela formao de alunos que sejam capazes de: participar de atividades corporais, adotando atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade; conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestaes da cultura corporal; reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hbitos saudveis e relacionando-os com os efeitos sobre a prpria sade e de melhoria da sade coletiva; conhecer a diversidade de padres de sade, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua insero dentro da cultura em que so produzidos, analisando criticamente os padres divulgados pela mdia; reivindicar, organizar e interferir no

espao de forma autnoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer. Darido sugere que trs aspectos da proposta dos PCNs rea Educao Fsica representam aspectos relevantes a serem buscados dentro de um projeto de melhoria de qualidade das aulas, quais sejam: Princpio da Incluso, as Dimenses dos Contedos (atitudinais, conceituais e procedimentais) e os Temas Transversais. O Princpio da Incluso destaca a Educao Fsica na escola dirigida a todos os alunos, sem discriminao. Ressalta tambm a importncia da articulao entre aprender a fazer, a saber por que est fazendo e como relacionar-se neste fazer, explicitando as dimenses dos contedos procedimental, conceitual e atitudinal, respectivamente. Alm disso, apresenta Darido, prope um relacionamento das atividades da Educao Fsica com os grandes problemas da sociedade brasileira, sem, no entanto, perder de vista o seu papel de integrar o cidado na esfera da cultura corporal, atravs do que denominam de temas transversais. Obs.: As outras Abordagens j foram estudadas atravs do acesso direto aos seus Livros norteadores.

Captulo 2 A formao do Profissional na Educao Fsica Segundo Darido, de maneira geral, os resultados dos estudos apresentados a respeito da formao profissional da rea da Educao Fsica so pouco animadores, sugerindo que esta formao se d de maneira acrtica, com nfase formao esportiva ligada ao rendimento mximo e seleo dos mais habilidosos, e que os profissionais so formados na perspectiva do saber fazer para ensinar. Alm disso, os professores se ressentem de uma integrao entre os conhecimentos produzidos pela teoria e os problemas enfrentados na prtica pedaggica, e por isso no sentem necessidade de se manterem atualizados quanto ao conhecimento produzido pela universidade.

Captulo 3 A Questo da Aplicabilidade do Conhecimento no Ensino da Educao Fsica: o Exemplo da Aprendizagem Motora Segundo Darido, a repercusso do modo de produo do conhecimento na rea da aprendizagem motora e a nfase nas pesquisas bsicas, com metodologias reducionistas inspiradas no modelo da cincia moderna, delinearam um quadro pouco otimista quanto possibilidade de aplicao desses conhecimentos na prtica profissional. Segundo Darido, ocorreu uma fragmentao e especializao crescente, bem como uma tendncia de distanciamento entre a produo acadmica, definida como teoria, e o mundo profissional, definido como prtica. Segundo Darido, ao tratar da controvrsia entre Pesquisa Bsica5 x Pesquisa Aplicada6, fora e dentro dos domnios da Educao Fsica, entende-se que uma parte da resposta questo do distanciamento da prtica encontra-se no modelo de cincia adotado, ou, em outras palavras, no modelo de paradigma vigente na rea da motricidade humana. Darido recorre a Perez Gomez para tornar clara sua posio a respeito da compreenso do porque as reas aplicadas foram praticamente abandonadas: A racionalidade tcnica impe, pela prpria natureza da produo do conhecimento, uma relao de subordinao dos nveis mais abstratos de produo do conhecimento, ao mesmo tempo que cria as condies para o isolamento dos profissionais e para a sua confrontao corporativa. Segundo Darido, um outro ponto importante que contribui para o distanciamento entre teoria e prtica est no fato de professores e pesquisadores terem objetivos diferentes. De acordo com Darido, o discurso formal do pesquisador aponta para o avano e o progresso cientfico, ainda que, por trs desse discurso, escondam-se motivos pessoais, desejo de ascenso na carreira e elevao do status dentro da academia. Os profissionais, ao contrrio, esto preocupados em ensinar os contedos bem como garantir a prpria sobrevivncia. A posio da Autora a respeito da superao da separao entre a racionalidade tcnica (Terica) e a prtica profissional do professor de Educao Fsica a seguinte:
5

Preocupam-se com problemas tericos, so realizadas em situaes de laboratrio, frequentemente utilizam animais como cobaias (No caso, situando fora da Educao Fsica) e exigem condies cuidadosamente controladas. 6 Caracterizam-se por voltar-se para problemas imediatos do mundo real; utilizar-se de sujeitos humanos, e no implicar um rigoroso controle das variveis envolvidas.

Assim, na Educao Fsica as possibilidades que temos disponveis para atenuar o afastamento entre teoria e prtica na formao curricular referem-se adoo de um modelo curricular no qual a prtica de ensino no comparea apenas no final da formao, mas que se a estimule desde a formao inicial. Todavia, preciso que esta prtica seja acompanhada de perto por um supervisor que possa contribuir com a reflexo na ao. A autora enfatiza a importncia da discusso pela implementao de um modelo de currculo temtico, em virtude da atual fragmentao do conhecimento presente no modelo atual, visto que, o modelo de currculo temtico permitiria a integrao dos conhecimentos produzidos nas diferentes subdisciplinas de modo a contemplar temas relacionados aplicao profissional, de tal maneira que os professores, ao invs de oferecerem as disciplinas da maneira tradicional (fisiologia do exerccio, biomecnica e outros) deveriam relacionar os contedos das suas disciplinas dentro de determinados temas que so relevantes nas situaes complexas.

Captulo 4 Procedimentos, Avanos e Dificuldades dos Professores de Educao Fsica Formados numa Perspectiva Cientfica7

De acordo com Darido, citando Betti, a respeito dos objetivos da Educao Fsica para os professores por ela entrevistados e suas consequentes possveis abordagens pedaggicas da Educao Fsica, o contexto em que o professor trabalha, os seus problemas, a sua clientela, o seu espao, que vai determinar, em grande medida, a escolha e a adoo de diferentes contedos e estratgias de ensino. A autora retrata que outros aspectos, alm do objetivo da Educao Fsica para cada professor, podem ajudar na compreenso dos valores norteadores do trabalho desses professores: a relao professor-aluno; o esporte competitivo; condies atmosfricas; e a questo da incluso dos alunos.
7

Segundo Darido, a presente pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Atravs desta abordagem procurou-se registrar, descrever, analisar e interpretar as aes dos professores de Educao Fsica no seu cotidiano, objeto de estudo deste trabalho. Participaram deste estudo sete profissionais formados em universidades pblicas (USP ou UNESP) e que esto ou estiveram engajados em programas de ps-graduao. Os professores que participaram deste estudo formaram-se no perodo de 1988 a 1991.

A autora identificou em sua pesquisa um clima mais amigvel e camarada na relao professor-aluno em comparao com o tipo de relao professor-aluno na pesquisa realizada por Moreira8 (1991), caracterizado como tendo um clima hostil entre os sujeitos. Ao reportar-se ao aspecto do Esporte Competitivo como caracterstica principal das aulas de Educao Fsica, a autora relata que as mudanas parecem no ter sido evidentes em relao formao tradicional (dcada de 70) dos professores relatados na pesquisa de Moreira (1991) em comparao com a formao, em volta de uma perspectiva cientfica (meados da dcada de 80 em diante), dos professores participantes desta pesquisa. A autora retrata que a presena dos esportes tradicionais continua imperando sobre outras prticas corporais que fujam do habitual, adaptando e misturando as regras para a realidade escolar. Porm, Darido notou mudana, ao menos em parte, quanto ao aspecto da nfase sobre o individualismo em detrimento da cooperao. Para a autora, esta nfase foi atenuada. Em relao ao aspecto das condies atmosfricas e a questo da incluso dos alunos, novamente comparando com o estudo de Moreira (1991), Darido discorre que no trabalho daquele autor evidenciou-se que as aulas de Educao Fsica dependiam das condies atmosfricas para serem realizadas, entretanto, em seu estudo, Darido observou que os professores observados do aulas independentemente delas. Segundo Darido, Moreira (1991) ressalta que os professores de Educao Fsica convergiam no desprezo por corpos no atlticos ou incapazes fisicamente. Em seu estudo, Darido observou, contudo, que os professores mostraram-se preocupados em superar a excluso, at com certa frequncia. Darido relata que a participao quase macia dos alunos nas aulas fruto de procedimentos que atenuam o rigor na exigncia do desempenho motor.

Segundo Darido, Moreira (1991) procurou desvelar a ao dos professores de Educao Fsica em seu cotidiano, na sua relao com os alunos das escolas pblicas de Piracicaba, a partir da observao das aulas desses professores. Diferentemente do estudo de Darido, os professores participantes da pesquisa de Moreira se graduaram nas dcadas de 70 e incio da de 80, em faculdades particulares do interior do estado, no continuaram seus estudos em programas de ps-graduao e trabalham, segundo o autor, dentro de modelos tradicionais.

A respeito do uso de Contedos Tericos no processo de ensino-aprendizagem da Educao Fsica pelos professores observados, a autora relata que quase todos fizeram meno ao uso desses contedos em suas aulas. No entender da autora no basta ensinar aos alunos a tcnica dos movimentos, as habilidades bsicas ou, mesmo, as capacidades fsicas. preciso ir alm e ensinar o contexto em que se apresentam as habilidades ensinadas, tal como prope Betti (1992), integrar o aluno no mundo da sua cultura corporal, ou como sugere Castellani Filho (1995): No se trata e bom que no pairem dvidas de negar o conhecimento circunscrito ao saber jogar e ao saber ensinar a jogar na composio do acervo daquilo que deve ser conhecido pelos profissionais da rea. O que defendemos a ampliao desse acervo, motivados pelo entendimento da imperiosa necessidade e importncia de nos instrumentalizarmos para podermos vir a tratar o esporte enquanto prtica social, redimensionando, assim, o universo daquilo que compreendemos deva ser conhecido na rea.... A autora ressalta a necessidade de se pensar nos contedos da Educao Fsica para alm dos contedos tradicionais, como os esportes coletivos (Futebol, Voleibol, Basquetebol). Darido aponta que a mdia tem grande impacto para escolha dos contedos nas aulas de Educao Fsica, pois atravs dela que so massificados os esportes mais populares, como o futebol, o vlei e o basquete, com transmisses ao vivo, programas especializados, etc, e que a mesma pode ser usada para inverter essa lgica. Darido recorre a Castellani Filho a fim de afirmar a sua posio, ao entender que no se trata de desconsiderar o esporte como contedo da Educao Fsica escolar, mas reconhecer o esporte como uma prtica social, resultado de uma construo histrica que, dada a significncia com que marca a sua presena no mundo contemporneo, caracteriza-se como um dos seus mais relevantes fenmenos scio-culturais, mas no o nico. Quanto as Estratgias de aula, Darido voltou-se anlise dos mtodos utilizados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem, se Global, Parcial e Misto. Segundo a autora, observou-se que 4 dos 7 professores analisados dedicavam grande parcela de suas aulas mais ao ensino dos fundamentos esportivos do que o jogo

propriamente dito, o que a autora inferiu, de forma implcita, que os professores supunham que quanto maior a aprendizagem das partes (fundamentos), mais efetiva a aprendizagem do todo (jogo). Logo em seguida, Darido apresenta um outro estudo seu, onde, ao comparar o ensino do basquete por meio do mtodo global para uma turma, e por meio do mtodo parcial para outra turma, foi caracterizado que o grupo que obteve o ensino por meio do mtodo global teve maior sucesso nos jogos realizados com o grupo que obteve o ensino por meio do mtodo parcial (7 vitrias x 1 vitria). Dessa forma, para Darido, no se trata de desprezar ou desconsiderar a prtica dos fundamentos, mas entender o papel de cada um destes mtodos, parcial ou global, e a melhor ocasio de empregar cada um deles para atingir os objetivos da Educao Fsica. A respeito da atualizao e da formao profissional, Darido apresenta que os professores observados mostraram-se favorveis a uma maior variedade de atividades prticas, o que inclui as diferentes modalidades e as prticas de ensino e os estgios, alm de uma maior aproximao entre o ensino da Aprendizagem Motora e os problemas enfrentados por eles em situaes reais. Para alm disso, a autora prope a reflexo de como deve ser compreendida a relao entre teoria e prtica na Educao Fsica escolar? Com isso, segundo a autora, a atuao profissional deve, ento, ser considerada como uma integrao de diferentes elementos e no apenas uma consequncia direta da formao profissional cientfica oferecida nos bancos da Universidade, os quais ela destaca: a) As experincias anteriores do sujeito enquanto atleta e enquanto aluno no primeiro e segundo graus. b) As expectativas da comunidade escolar, como alunos, diretores e professores de outras disciplinas. c) As restries do contexto de trabalho, como falta de condies materiais, de reconhecimento econmico e outra. d) O impacto da mdia sobre as expectativas dos alunos e dos prprios professores.
Com base nestes aspectos, a autora elabora questes a serem refletidas: 1) Como organizar os fundamentos para maximizar o tempo de prtica dos alunos?

2) Os professores 3 e 4 informam que gravaram suas aulas, analisam e

mostram os resultados para os alunos. Quais as vantagens deste procedimento? O videoteipe eficiente em quais situaes, tarefas e nveis de desenvolvimento?
3) Quando interromper a atividade para fornecer informaes sobre o

desempenho individual dos alunos?


4) Como organizar e dividir a aula em termos de mtodo global e parcial?

Quanto tempo dedicar aos fundamentos e ao jogo para facilitar a aprendizagem de movimentos?
5) Quais estratgias podem ser teis no tocante melhoria da aprendizagem

das meninas em aulas conjuntas?


6) Quais procedimentos alternativos poderiam ser empregados a fim de no

deixar os alunos esperando durante os jogos coletivos e propiciar um tempo maior de prtica?
7) A demonstrao oferecida por outro aluno, como afirma o professor 7,

mais eficiente do que a demonstrao oferecida pelo professor? Darido, como consideraes ou recomendaes finais sugere que os cursos de formao profissional procurem novos modelos, principalmente que considerem as expectativas dos professores em relao a uma maior aproximao terico-prtica. Segundo a autora, a formao profissional baseada na prtica reflexiva, abordada por outros autores9 e discutida neste trabalho, pode responder a algumas dessas questes.

Shulman (1987), Lawson (1990) e Perez Gomez (1992).

You might also like