You are on page 1of 3

1 INTRODUO

O aborto no Brasil ainda praticado em larga escala, apesar de ser ilegal, salvo em casos de estupro ou de gestao que oferea risco sade da me. Mesmo conscientes da ilegalidade do ato, muitas mulheres, no auge do desespero ao se descobrirem grvidas, acabam procurando por remdios vendidos de maneira ilegal, ou clnicas clandestinas ou at mesmo prticas caseiras, praticando o aborto sem saber a que riscos atuais e futuros esto se expondo, como infeces, hemorragias, podendo levar esterilidade e at o bito. Sem contar o fator psicolgico dessas mulheres que muitas vezes comeam a se arrepender imediatamente depois de consumado o aborto, carregando marcas por toda sua vida. O acontecimento de uma gravidez de forma no planejada, onde a me, seja ela jovem ou no, no tenha estrutura financeira ou emocional, fatalmente pode acabar num abortamento, sendo entendido como uma forma prtica de resolver o problema. Problema esse que se torna mdico, jurdico e social. Alguns outros fatores tambm influenciam nesta prtica, como a vaidade feminina, quando, para resguardar a beleza corporal, com medo de "perder a forma" interrompe-se uma gravidez, em outros casos, quando fruto de um relacionamento instvel, que no oferea segurana quanto a perspectivas para o futuro, e ainda, quando acontece com adolescentes, ainda em idade escolar, sendo este ltimo o grupo onde h o maior nmero de gestaes no aceitas. A bem da verdade, no comum que se vejam punies para a prtica do aborto. Nem mesmo uma vigilncia quanto s clnicas que funcionam livremente matando inocentes e mulheres desavisadas, os remdios tambm vendidos clandestina e livremente facilitam o acesso a essa prtica to funesta. Quaisquer que sejam os motivos que levem a este tipo de deciso, importante que as questes ticas que envolvem o problema sejam muito bem pesadas, pois que no existe argumento de maior fora que a manifestao da prpria vida se desenvolvendo na expectativa de existir.

2 OBJETIVO
O presente trabalho pretende estudar e relacionar os fatos psicossociais que influenciam na tomada de deciso da pratica de um aborto. Na inteno de alertar junto comunidade sobre as consequncias desastrosas para os que o praticam, seja na qualidade de pacientes ou indutores. Este trabalho pretende tambm fornecer dados para as equipes multidisciplinares que atuam na promoo em sade destacando a importncia do planejamento familiar, educao sexual para jovens, oferta de preservativos e at acompanhamento psicolgico para as gestantes que de alguma forma so pegas de surpresa. Explorando a temtica do aborto, se espera alertar quanto aos fatores externos e internos que possam vir a influenciar o uso desta prtica, e mais tarde ser causa de frustraes e arrependimentos. Se pretende que, a partir de depoimentos colhidos por pessoas que vivenciaram esta realidade se possa sensibilizar a comunidade feminina em idade frtil, conscientizando-a atravs da informao. Pois aprender com os erros dos outros pode ser uma forma de evitar comet-los.

3 JUSTIFICATIVA
A pratica do aborto vem sendo discutida em larga escala em vrios pases, j sendo inclusive legalizada em alguns pases. No Brasil h grupos que defendem a sua legalizao, bem como h grupos religiosos ou no que condenam tal pratica. De forma no religiosa ou moralista, mas com enfoque na questo da sade e seus indicadores que mostram que o aborto, na maioria das vezes afeta a vida da mulher que o pratica para sempre, seja biolgica ou psicologicamente que se entende a necessidade de se estudar, discutir e informar sobre o assunto.

4 METODOLOGIA
A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratria com abordagem direta atravs de pesquisa de campo a ser realizada com mulheres em idade frtil, usurias do sistema nico de sade e que queiram

prestar depoimento sobre suas experincias. a pesquisa em mos (explica a classificao). Quanto metodologia o trabalho em mos faz a opo pelo mtodo (identifique o mtodo). Esta opo se justifica porque o mtodo escolhido permite (justificativa da escolha do mtodo). Enquanto procedimento, este trabalho realizarse- por meio de observao (direta e/ou indireta), porque (explica a opo feita). A pesquisa utilizar-se- de (ferramenta de documentao de dados) com

(detalhamento). Estas ferramentas permitiram (justifica a escolha das ferramentas). O material documentado, bem como, as respectivas anlises sero organizadas em relatrio de pesquisa componente do estudo monogrfico que se pretende construir.

You might also like