You are on page 1of 15

ESCOLA TCNICA DE ENFRMAGEM SAN RAFAEL PROF: CLEIDSON

GALSANDRINHA PEREIRA IVANEZA DOS SANTOS JULIANA OLIVEIRA

ESTUDO DE CASO:OSTEOPOROSE

SALVADOR 2013

1.Introduo

A perda da massa ssea se faz lentamente, nas mulheres, em especial, esta perda acelerada como o processo da menopausa importante considerar, no entanto, que a doena vai se edificando lentamente com a progressiva fragilidade da microarquitetura ssea, o que, por sua vez, aumenta o risco de fraturas o presente estudo de caso faz abordagem de uma paciente acometida por osteoporose, onde o mesmo foi desenvolvido durante o estgio curricular do curso de enfermagem San Rafael.

Tecer consideraes a respeito dessa patologia faz-se necessrio devido ter uma incidncia considerada elevado por ser uma das mais frequente enfermidade do osso, e que existem meios, intervenes e cuidados relacionados sua preveno e controle podendo esse controle ser desenvolvido como estratgia na ateno primaria e dependendo do caso na ateno secundaria.

Estabelecer critrios para evitar o desenvolvimento da osteoporose garantir subsdios para uma boa aceitao e melhoria de vida para os idosos acometidos por essa patologia.

2. Histrico do paciente.

DADOS DE INDENTIFICACO :viva,84 anos, reside com filhos, tem 6


filhos, sempre foi dona de casa, no estudou. Possui cuidadora informal que fica12 horas no perodo diurno.

DIAGNSTICO MDICO: osteoporose QUEIXA E HISTRIA: paciente queixa de dor na regio da coluna, dores
nos MMS/MMII,dificuldade de se locomover sozinha, quedas constantes durante a transferncia sozinha.

AVALIAO FUNCIONAL: depende de banho em cadeira ,dependente


para se vestir, utiliza fraldas, deambula com auxilio de andador, no realiza transferncia sozinha e alimenta-se com auxilio de cuidadores.

3.Exame fsico

Paciente, encontra-se no leito,corado,hidratada,afebriel,eupneica em ar ambiente,consciente,respondendo as solicitaes verbais, abdome globoso, alimentando-se bem,sem engasgos, atualmente apresenta rigidez em MMII/MMSS eliminaes presentes em fraldas, habito intestinal em dias alternativos. Edema presente causada por quedas dirias. PA:120x70 Pulso:74

4.Reviso de literatura

Osteoporose
A osteoporose uma doena que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa ssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. A doena progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se no forem feitos exames pode passar despercebida. Quanto melhor for a qualidade ssea menor a chance de ter fratura. A osteoporose uma doena que afeta mais comumente as mulheres aps a menopausa, mas pode ocorre associada a outras doenas numa idade mais precoce ou mesmo em homens. O correto diagnstico deve ser valorizado, pois a osteoporose pode levar a um nmero grande de problemas, sendo o mais comum as fraturas em qualquer parte do corpo, causando at morte em decorrncia das fraturas, especialmente em idosos.

Fisiopatologia
O aparecimento da osteoporose est ligado aos nveis de hormnio no organismo. O estrgeno hormnio feminino, tambm presente nos homens, mas em menor quantidade ajuda a manter o equilbrio entre a perda e o ganho de massa ssea. As mulheres so mais atingidas pela doena, uma vez que, na menopausa os nveis de estrgeno caem bruscamente.Com isso os ossos passam a incorporar menos clcio (fundamental na formao do osso) tornando-se mais frgeis. Para cada quatro mulheres, somente um homem desenvolve esta patologia. Embora paream estruturas inativas, os ossos se modificam ao longo da vida, o organismo est constantemente fazendo e desfazendo ossos.

Esse processo depende de vrios fatores como gentica, boa nutrio, manuteno de bons nveis de hormnios e prtica regular de exerccios. As clulas sseas (ostefitos) so as responsveis pela formao do colgeno, que d sustentao ao osso. A densidade mineral de clcio reduzida de 65% para 35% quando a osteoporose se instala. O canal medular central do osso torna-se mais largo. Com a progresso da osteoporose, os ossos podem ficar mais esburacados e quebradios. O colgeno e os depsitos minerais so desfeitos muito rapidamente e a formao do osso torna-se mais lenta.Com menos colgeno surgem espaos vazios que enfraquecem o osso.

Epidemiologia

Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres , e 1 em cada 5 homens acima da idade de 50 anos tm osteoporose.

Ela e responsvel por milhes de fraturas anualmente, a maioria envolvendo vrtebras lombares, quadril e pulso.

4.1.Fatores de risco:

Mulheres Fumantes Consumidores de lcool ou caf em excesso Diabticos Historia familiar de osteoporose

Atividade Fsica inadequada (em excesso/ ausncia) Sedentarismo

4.2.Preveno

1. Fazer exerccios fsicos regularmente: os exerccios resistidos so os mais recomendados 2. Dieta com alimentos ricos em clcio (com leite e derivados) verduras como (brcolis e repolho) camaro, salmo e ostras 3. A reposio do estrgeno em mulheres na menopausa consegue evitar a osteoporose

4.3.Tratamento Reposio hormonal importante tanto durante a preveno quanto


durante o tratamento, o estrgeno reduz o risco de fraturas em muheres.

Administrao de clcio para quem j tem a doena, o clcio pode ser


dado em dosagens de 1 mil a 1,5 mil miligramas por dia com recomendao mdica.

Calcitonina um hormnio que tem a funo de evitar que o clcio saia dos
ossos, evitando-se assim o processo de corroso.

Atividade Fsica corretamente orientada (por um educador fsico), tambm


usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou at, estabilizar a perda de massa ssea do individuo.

4.4.Prognsticos
As fratura no quadril podem levar uma dificuldade na movimentao e um risco aumentado de trombose venosa profunda e ou embolismo pulmonar. As fraturas das vrtebras podem levar dor crnica severa de origem neurognica, que pode ser difcil de ser controlada, assim como uma deformidade. A taxa de mortalidade em um ano que segue a fratura de quadril de aproximadamente 20% , embora raras, as fraturas mltiplas de vrtebras podem levar uma cifose severa (corcunda) que a presso resultante nos rgos internos pode incapacitar a pessoa de respirar adequadamente

5.Medicamento em uso: Alendronato Risedronato Calcitriol Pamidronato

Alendronato

Para que serve:


O alendronato sdico atua especificamente inibindo a perda de clcio dos ossos.

indicao:
O alendronato sdico est indicado para o tratamento da osteoporose, em mulheres aps a menopausa, para prevenir fraturas, inclusive do quadril e da coluna (fraturas por compresso das vrtebras).

Contra-indicao:
Anormalidades do esfago que retardem o esvaziamento esofgico, tais como estenose ou acalasia.

reaes adversas:
Obstipao intestinal; diarreia; distenso abdominal; dor abdominal; dor ao engolir; dor de cabea: dor muscular; dor as costas; erupo na pele; gases; reduo do clcio no sangue; esofagiana; vermelhido na pele.

Risedronato

Para que serve:


Risedronato uma substncia ativa de um medicamento inibidor da reabsoro ssea

Indicao:
Osteoporose (ps- menopausa ou induzida por glicocorticoide); Doena de Paget (Tratamento e preveno).

Contra indicao:
mulheres em fase de lactao; diminuio do clcio no sangue; incapacidade de permanecer sentado ou em p por pelo menos 30 minuto

Reaes adversas:
Aumento da presso arterial; diarreia; dores; dor nas costas; dor nas juntas; sintomas como resfriado; infeco.

Calcitriol

Para que serve:


forma ativa da vitamina D, sendo utilizado no tratamento de pacientes com dificuldades em manter nveis estveis dessa vitamina no organismo, como no caso de disfunes renais e problemas hormonais.

Indicao :
Raquitismo relacionado com a carncia de vitamina D; diminuio na produo de hormnio paratireoide (hipoparatireoidismo); tratamento de indivduos que fazem dilise; disfunes renais; falta de clcio.

Contra indicao:
indivduos com alta concentrao de vitamina D e clcio no organismo;

Reaes adversas:
Arritmia cardaca; aumento da temperatura do corpo; aumento da presso arterial; aumento da vontade de urinar durante a noite; aumento do colesterol; boca seca; calcificao; coceira; conjuntivite; priso de ventre; corrimento nasal; diminuio da libido

Pamidronato

Para que serve:


para doena de Paget, ostelise uma vez que inibe a reabsoro ssea atravs de diversos mecanismos, amenizando os sintomas das doenas.

Indicao:
Doena ssea de Paget; hipercalcemia (associada com neoplasia); ostelise (induzida por tumor de mama ou mieloma).

Contra indicado:
amamentao: pacientes com alergia aos bifosfonatos; hipersensibilidade a qualquer componente da frmula.

Reaes adversas
Diminuio do potssio no sangue; diminuio dos fosfatos no sangue; erupo da pele; dor; palpitao; inchao; inflamao da veia; febre baixa transitria.

6.Cuidados de enfermagem Bons hbitos de vida: estimular os exerccios fsicos, j que estes
ajudam a manter a massa muscular. Vale ressaltar que antes da indicao do exerccio fsico, o idoso deve ser encaminhado avaliao clnica e ECG, e tambm importante orientar que durante os exerccios fsicos o paciente deve ter a presena de um acompanhante como medida preventiva de fraturas.

Controle do ambiente para preveno de fraturas: orientar a


importncia de eliminar perigos potenciais (tapetes, soltos, escadas, ambientes cheios de mveis, brinquedos no cho, animais de estimao), as escadas devem ser iluminadas e com corrimo, barras de segurana no banheiro, calados com adaptao apropriada, disposio de objetos de uso do idoso em local de fcil acesso .

Adequada nutrio: fornecer educao nutricional em relao a


ingesta diria adequada de clcio de 1.000mg ou mais (1.500mg, quando for mulher e no tiver sobre estrognio). O clcio pode ser obtido atravs dos produtos lcteos, vegetais, suplementos, etc. Devese tambm aconselhar sobre a necessidade de vitamina D, que pode ser conseguida atravs da exposio luz solar, pois esta vitamina necessria para a absoro de clcio.

Conforto: acrescenta que o colcho deve ser firme e no deformante. A


flexo do joelho aumenta o conforto ao relaxar os msculos das costas.

8.Referncias

http://www.tuasaude.com/pamidronato/ http://www.tuasaude.com/calcitriol/ http://www.tuasaude.com/risedronato/ http://www.tuasaude.com/alendronato/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteoporose BRANDO, Laecy Corado; SANTANA, Tatiane Gomes; CASTRO, Jurema Batista de Souza. Assistncia de Enfermagem ao Paciente Idoso com Osteoporose. [S.l], 2009. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/25938/1/ASSISTENCIADE-ENFERMAGEM-AO-PACIENTE-IDOSO-COMOSTEOPOROSE/pagina1.html>.

7.Concluso

Com o presente estudo de caso foi possvel observar e compreender a complexidade inter-relao dos sinais e sintomas apresentado pelo paciente ,relacionando com a anlise fisiolgica da osteoporose associada ao tratamento institudo que visa deter a progresso e desenvolvimento da osteoporose. Para que seja alcanado o objetivo deve ser valorizada a atuao da equipe de enfermagem a prescrio medica as resposta teraputica e a educao em sade na inteno de promover o autocuidado e garantir a adeso ao tratamento proposto. Com finalidade de ampliar ainda mais o conhecimento acerca do que seja osteoporose, proporcionando ao tcnico de enfermagem um bom desempenho em seu diagnostico, contribuindo de forma eficaz e positiva na evoluo para melhora do cliente .

Sumrio Introduo........................................................................................04 Histrico do paciente.......................................................................05 Exame do paciente..........................................................................06 Reviso de literatura........................................................................07 Medicamento em uso......................................................................11 Cuidados de enfermagem...............................................................14 Concluso .......................................................................................15 Referncia.......................................................................................16

You might also like