You are on page 1of 2

APRENDER A USAR O POSTGRESQL Autor: Joaquim Seixas MDULO I 1.O PostgreSQL: Introduo Apresentao. A familia a que pertence.

Como funciona o programa. Para que serve. Caractersticas. Objectivos do vdeo de formao. 2.Instalao e configurao Como obter o programa. A instalao do PostgreSQL. O Stack Builder. Instalao personalizada do PostGIS. Configurar o PostgreSQL. Configurar o psqlODBC. Gerar uma nova conta no Windows. 3.Criar bases de dados, esquemas e tabelas A estrutura de uma base de dados. O modo de trabalho na SQL Shell (PSQL). Gerar uma nova base de dados. Gerar um novo esquema. Gerar uma nova tabela. A importao de um quadro com valores. As colunas especiais para armazenamento de ficheiros. 4.Questionrios de Seleco e Vistas Questionrios de Seleco: caractersticas e sintaxe. Funes numricas. Funes de agregao. Gerar uma vista. 5.Exportao e publicao de tabelas Exportao de tabelas. Publicao de tabelas. MDULO II 6.Chaves primrias, ndices e chaves estrangeiras Chaves primrias. ndices. Chaves estrangeiras. 7.Juno de tabelas A juno horizontal (Join). A juno vertical (Insert into). 8.Questionrios de Aco Os Questionrios de Aco: caractersticas e sintaxe. Formas de actualizao dos registos (Update). Aco para actualizar um campo a partir de uma equao. Como transferir informao de uma tabela para outra. Renomerar uma tabela (alter). Mover uma tabela de um esquema para outro (alter). 9.Cargos de login e registos de servidor Cargos de login. Registos de servidor. Cargos de grupo.

10.Backup e Restore Realizar um backup. Calendarizar um backup. Restaurar um backup.

MDULO III 11.O PostgreSQL e o OpenOffice Base A configurao das conexes ODBC, JDBC e SDBC. A edio de tabelas. A importao de tabelas. A realizao de questionrios e consultas. Usar o mdulo grfico para relacionar tabelas. A construo de formulrios. Criar um relatrio. A relao com o OOo Calc. 12.O PostgreSQL e a WEB (Maestro PHP Generator) Principio de funcionamento do programa. O funcionamento do IIS. Instalar e configurar o PHP. Instalar o Maestro PHP Generator. Publicar uma tabela. Como alterar as configuraes iniciais. Limitar os privilgios dos utilizadores. Publicar mais de uma tabela. Mais algumas configuraes. 13.O PostgreSQL e o PHPpgAdmin O princpio de funcionamento do PHPpgAdmin. A instalao da aplicao. A configurao da aplicao. O PHPpgAdmin. 14.O PostGIS: gesto de tabelas e carregamento de tabelas O PostGIS: apresentao e utilidade. As funes e tabelas especiais. As configuraes. Gerar uma base de dados geogrfica. Mtodos para permuta de informao geogrfica. Shp2pgsql. Pgsql2shp. Importar e exportar para oPostGIS com o gvSIG. 15.O PostGIS: Questionrios Espaciais As funes: area (geometry), ST_distance (geometry, geometry) e a touches (geometry, geometry).

You might also like