You are on page 1of 4

OS DINOSSAUROS

1 - Era Mesozica
Ao contrrio das imagens freqentemente vistas no cinema, nenhum dinossauro jamais comeu um humano, na verdade, nenhum ser humano jamais viu um dinossauro vivo. Os dinossauros desapareceram h mais de 60 milhes de anos, e o Homo Sapiens chegou ao planeta somente h 40.000 anos. Freqentemente imagina-se que todos os dinossauros eram monstros gigantescos. Isto um equvoco. A maior espcie, como o comedor de plantas brachiosaurus do perodo Jurssico, era de fato enorme. Alis, eles eram os maiores animais que j existiram, pesavam mais de 80 toneladas e comiam cerca de 1.400kg de alimentos por dia. Mas o menor dinossauro conhecido, o compsognathus, era do tamanho de uma galinha e pesava cerca de 1 kg.

Os dinossauros viveram a maioria do tempo na Era Mesozica, que durou de 245 milhes a 66 milhes de anos atrs. A Era Mesozica dividida em trs perodos:

Perodo de Trisico (245 a 208 milhes de anos) Perodo de Jurssico (208 a 114 milhes de anos) Perodo de Cretceo (114 a 66 milhes de anos)

D a grande quantidade de provas em fsseis, os cientistas determinaram que os dinossauros eram a forma dominante de vida terrestre-animal durante a Era Mesozica. Havia uma renovao ininterrupta das espcies de dinossauros. Algumas espcies viveram durante os trs perodos, outras viveram durante dois Perodos, e outras viveram apenas durante um. Quando os primeiros dinossauros apareceram, 230 milhes de anos atrs, mais ou menos na metade do Perodo Trisico, a terra era um lugar muito diferente. Havia uma nica massa de terra, conhecida como Pangaea, que aparentemente ficava onde a frica est agora. Os altos das montanhas como os Himalaias e os Alpes ainda no tinham sido formados, e a vida vegetal consistiam principalmente em conferas, cycads e
Fonte: Discovery communication -1-

samambaias. Os dinossauros iniciais podiam vagar livremente atravs do "formidvel continente", que era cercado por um oceano enorme e raso.

2 - A evoluo
Os Dinossauros continuaram a se desenvolver e se adaptar a uma variedade enorme de habitats. Sabemos de certos fsseis tal como a trilha de pegadas (ichnotaxia) encontrada no leito do rio Paluxy, no Texas que alguns dinossauros, como coelophysis, stegosaurus e iguanodon, viviam em rebanhos. Algumas ichnotazias registram centenas ou milhares de animais; isto poderia indicar rotas de migrao. Alguns dinossauros, como o allosaurus, caavam sozinhos ou em grupos pequenos; o hadosaurus (bico de pato) se alimentava das plantas na floresta; e alguns, como o oviraptor, comiam ovos de dinossauro ou moluscos. Pensava-se tambm que os dinossauros eram criaturas preguiosas e desajeitadas com estilos de vida semelhantes aos dos rpteis modernos. Entretanto, provas recentes sugerem que algumas espcies de dinossauros eram muito mais ativas do que se imaginava. A maioria dos dinossauros tinha uma postura ereta, com uma estrutura de perna e p mais parecida com a dos pssaros do que com a dos rpteis. Ns no sabemos com certeza se os

dinossauros eram ectotrmico (sangue frio), como os rpteis, ou

endotrmico (sangue quente), como pssaros e mamferos. Atualmente os dinossauros so considerados serem mais prximos dos pssaros do que dos lagartos; e a ornitologia pode ter muito a nos ensinar sobre dinossauros. Um mistrio que vem confundindo paleontlogos, gelogos e bilogos h mais de dois sculos como e por qu os dinossauros tornaram-se extintos. Vrias razes foram sugeridas, incluindo mudanas na fauna, um acontecimento de separao do CretceoTercirio e uma coliso de asteride. Embora todas estas teorias so plausveis, nenhuma foi comprovada. Sabemos que os dinossauros foram diminuindo no final do Perodo Cretceo, e todos provavelmente se tornaram extintos no comeo do Perodo Tercirio h 66 milhes de anos. Talvez as chaves do passado continuam enterradas no futuro.

3- As descobertas
Apesar de sabermos infinitamente mais sobre dinossauros do que nossos antepassados, ns ainda estamos fixados em fantasias de fssil como no Parque dos
Fonte: Discovery communication -2-

Dinossauros numa comparao com os drages. Talvez isto se deve ao fato de que um sculo e meio depois que Sir Richard Owen apontou a palavra "dinossauro" o pr-histrico quebra-cabeas est longe de ser completado. Entretanto, duas descobertas recentes de dinossauros em Novo Mxico encontraram provas cruciais. Estes fsseis ardilosos esto ajudando a preencher um buraco monstruoso no quebra-cabea pr-histrico. Numa pesquisa dirigida pelos paleontlogos Doug Wolfe e James Kirkland, na Bacia de Zuni foi descoberto um esqueleto quase que completo do Nothronychus um antepassado vegetariano do Tyrannosaurus Rex. Este o primeiro exemplo de um grupo de dinossauros chamado Therizinosaurs a ser encontrado nas Amricas. Todos os outros exemplos foram achados na China ou Monglia. Eles tambm descobriram uma espcie inteiramente nova de Coelurosaur um pequeno dinossauro, de duas pernas, e comedor de carne. Este Coelurosaur possvel antepassado do Hadrosaurs bico de pato e Oviraptors assim como do Tyrannosaurus (Tiranossauro) Rex ainda no recebeu nome. Os dois dinossauros de Zuni provocaram uma resposta impetuosa de cientistas porque ajudaram a preencher a "Lacuna de Cretceo" uma rea do mapa pr-histrico que havia sido deixada em branca. Durante este perodo da histria norte-americana 75 milhes de anos atrs o nvel do mar estava alto o tempo todo. Como conseqncia, fsseis de dinossauros desta era so extremamente raros.

4- Os novos rapazes
Nothronychus cujo nome se refere sua garra de preguia vivia nas florestas panta

nosas numa rea que agora o rido Novo Mxico. Pesando perto de uma tonelada e alcanando uma altura de quatro metros, os Nothronychus tinham braos longos com garras de 10 cm nos seus dedos. Tinha uma cauda relativamente curta, robustas patas traseiras, e dentes projetados para estraalhar a vegetao. Wolfe e Kirkland acreditam que ele tinha uma aparncia perturbadora de metade peru, metade urso. Embora nenhuma prova fssil de penas tenha sido encontrada em Novo Mxico, acredita-se que espcies semelhantes achadas na sia estavam cobertas de penas primitivas. Muitos paleontlogos especulam que os dinossauros evoluram e se tornaram pssaros dos dias de hoje. Wolfe vai mas a frente ele acredita que as novas espcies de Coelurosaur "podem ser a origem , em outras palavras, possivelmente a me de todos os pssaros que ns vemos no cu atualmente.

5- Problemas de comportamento
Em mdia, seis novas espcies de dinossauros so desenterradas a cada ano. Estas novas descobertas de fssil frequentemente desafiam teorias existentes de dinossauros e geram discusso sobre comportamento e padres evolutivos. At agora, entretanto, a ausncia de fsseis da metade de Cretceo tornou impossvel para cientistas determinar as
Fonte: Discovery communication -3-

origens das espcies do final de Cretceo. Eles simplesmente no tiveram nenhum meio de saber como as caractersticas especializadas dos dinossauros que comearam a aparecer no registro de fssil h 75 milhes de anos realmente foram formadas. Com os dinossauros da Bacia de Zuni preenchendo a Lacuna de Cretceo, entretanto, tudo pode mudar. Paleontlogos agora tm um conhecimento mais detalhado dos dinossauros sofisticados do final de Cretceo, como o Tyrannosaurus Rex, o Triceratops de chifres, e o Hadrosaurs bico de pato.

6- Concluso lgica
Naturalmente que a compreenso dos animais que viveram 90 milhes de anos atrs apresenta problemas bvios para paleontolgos. Mas, no so apenas os fsseis que ajudam a revelar este quebra-cabeas pr-histrico indcios nas pedras tambm podem ser cruciais. Ocasionalmente paleontlogos lidam com material de plantas carbonisadas e tocos fossilizados de carvo sinais seguros de incndio florestal. Estes indcios primordiais proporcionam aos paleontlogos informao vital de acontecimentos altamente localizados que aconteceram num momento exato da histria. Assim como detetives numa cena de crime, cientistas podem usar estas provas, montando uma fotografia pr-histrica exata. Os fsseis encontrados em incncio florestais revelam os animais que morreram ali, mas eles tambm proporcionam aos cientistas uma riqueza de informao em comportamento de dinossauros. Paleontlogos aprenderam sobre os dinossauros que caavam em grupos, se viajavam em rebanhos, e quais as criaturas como mamferos, anfbios e rpteis viviam ao lado deles.

7- Ausncia evidente
Pode parecer raro, mas s vezes so os fsseis que os paleontlogos no encontram que mais ajudam a analisar o comportamento dos dinossauros. Embora numerosos fsseis adultos de Apatosaurus foram achados nas Amricas, nenhum de seus ovos ou de seus filhotes jamais foram encontrados no leito fssil mais rico da Amrica a Formao de Morrison. Esta vasta placa geolgica cobrindo a maioria do ocidente central dos Estados Unidos produziu muitas espcimes de Apatosaurus adulto. Da ausncia de seus filhotes, entretanto, cientistas concluram que estes vegetarianos gigantescos devem ter feito ninho em outras partes do continente antes de migrar para a Formao de Morrison quando adultos.

Fonte: Discovery communication -4-

You might also like