You are on page 1of 4

Ltio Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1

Ltio
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O ltio (grego lithos, pedra) um elemento qumico de smbolo Li, nmero atmico 3 e massa atmica 7 u, contendo na sua estrutura trs protons e trs electrons. Na tabela peridica dos elementos qumicos, pertencente ao grupo (ou famlia) 1 (anteriormente chamado 1A), entre os elementos alcalinos. Na sua forma pura, um metal macio, de colorao branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na gua. um elemento slido porm leve, sendo empregado especialmente na produo de ligas metlicas condutoras de calor, em baterias eltricas e, seus sais, no tratamento do transtorno bipolar.

Ltio
Hlio Ltio Berlio H Li Na Aparncia branco-prateado
3

Li

Tabela completa Tabela estendida

ndice
1 Caractersticas principais 2 Aplicaes 3 Histria 4 Abundncia e obteno 5 Istopos 6 Precaues 7 Farmacologia 8 Referncias 9 Ligaes externas 10 Veja tambm

Pedaos de ltio imersos em leo de parafina para proteger contra a oxidao.

Informaes gerais Nome, smbolo, nmero Srie qumica Grupo, perodo, bloco Densidade, dureza Nmero CAS Ltio, Li, 3 metais alcalinos 1 (IA), 2, s 535 kg/m3 , 0,6 7439-93-2

Caractersticas principais
O ltio usado na fabricao de baterias, as ons de ltio, ou outras, tem um grande poder oxidativo, faclimo de se sofrer corroso,com densidade igual a 0,534g/cm. o metal mais leve, a sua densidade apenas, aproximadamente, a metade do que a da gua. Como os demais metais alcalinos monovalente e bastante reativo. Por esse motivo no encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porm se a combusto ocorrer violentamente a chama adquire uma colorao preta brilhante.

Propriedade atmicas Massa atmica Raio atmico (calculado) Raio covalente Raio de Van der Waals Configurao electrnica 6,941(2) u 152 pm 134 pm 182 pm 1s2 2s1 +1, -1 (xido alcalino forte) cbico de corpo centrado

Eltrons (por nvel de energia) 2, 1 (ver imagem) Estado(s) de oxidao Estrutura cristalina

Aplicaes
Devido ao seu elevado calor especfico, o maior de todos os slidos, usado em aplicaes de transferncia de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroqumico usado como um nodo adequado para as baterias eltricas. Alm destes tem outros usos: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio

Propriedades fsicas Estado da matria Ponto de fuso slido 453 K

07/11/2013 19:19:50

Ltio Wikipdia, a enciclopdia livre Os sais de ltio, particularmente o carbonato de ltio (Li2 CO3) e o citrato de ltio so usados no tratamento da depresso bipolar, ainda que, ultimamente, se tenha estendido seu uso ao tratamento da depresso unipolar. O cloreto de ltio (LiCl) e o brometo de ltio (LiBr) possuem uma elevada higroscopicidade, por isso so excelentes secantes. O segundo utilizado em bombas de calor de absoro, dentre outros compostos como o nitrato de ltio (LiNO3 ) . O estearato de ltio um lubrificante geralmente aplicado em condies de alta temperatura. O hidreto de alumnio e ltio um agente redutor empregado na sntese de compostos orgnicos. A base hidrxido de ltio (LiOH) usada nas naves espaciais e submarinos para depurar o ar, extraindo o dixido de carbono produzido pelos seus ocupantes. O ltio um componente comum nas ligas metlicas de alumnio, cdmio, cobre e mangans, utilizados na construo aeronutica, e est sendo empregado com xito na fabricao de cermicas e lentes, como a do telescpio Refletor Hale de 5,0 metros de dimetro de "Monte Palomar". Tambm tem aplicaes nucleares. Tambm usado como poderoso analgsico em operaes de risco.
Ponto de ebulio Entalpia de fuso Entalpia de vaporizao Volume molar Presso de vapor Velocidade do som Classe magntica Diversos Eletronegatividade (Pauling) 0,98 Calor especfico Condutividade eltrica Condutividade trmica 1 Potencial de ionizao 2 Potencial de ionizao 3 Potencial de ionizao 1615 K 3 kJ/mol

Pgina 2

145,92 kJ/mol 13,0210-6 m3 / mol 1,63 6000 m/s a 20 C paramagntico

3582 J/(kg K) 10,8106 S/m 84,7 W/(m K) 520,2 kJ/mol 7298,1 kJ/mol 11815,0 kJ/mol

Istopos mais estveis iso


6 7

AN 7,5% 92,5%

Meia-vida MD

Histria

Li Li

Ed PD MeV estvel com 3 neutres

8 O ltio (do grego o, pedra) foi descoberto por Johan August Li sinttico 838 ms - 16,004 6 Be Arfwedson em 1817. Arfwedson encontrou o novo elemento nos Unidades do SI & CNTP, salvo indicao contrria. minerais espodmena e lepidolita provenientes de uma mina de petalita, LiAl( Si2 O5 )2 , minrio descoberto em 1800 pelo brasileiro, naturalista e estadista, Jos Bonifcio de Andrada e Silva na ilha de Ut (Sucia). Em 1818 Christian G. Gmelin foi o primeiro a observar que os sais de ltio do uma colorao roxa brilhante a uma chama. Ambos tentaram, sem xito, isolar o elemento de seus sais, resultado finalmente obtido por W.T. Brande e Sir Humphry Davy efetuando a eletrlise do xido de ltio.

estvel com 4 neutres

O nome do elemento provm do fato de ter sido descoberto em um mineral, embora fosse encontrado mais tarde como os outros metais alcalinos, nas cinzas das plantas. Em 1923 a empresa alem "Metallgesellschaft AG" comeou a produzir ltio atravs da eletrlise do cloreto de ltio fundido, que o processo ainda usado.

Abundncia e obteno
um metal escasso na crosta terrestre, encontrado disperso em certas rochas, porm nunca livre, dada a sua grande reatividade. encontrado, tambm, em sais naturais, guas salgadas e guas minerais. Desde a Segunda Guerra Mundial, a produo de ltio aumentou enormemente, sendo obtido de fontes de gua mineral, guas salgadas e das rochas que o contm, sempre por eletrlise do cloreto de ltio. Os principais minerais do qual extrado so lepidolita, petalita, espodmena e ambligonita. Nos Estados Unidos extrado de salinas existentes na Califrnia e Nevada, principalmente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio

07/11/2013 19:19:50

Ltio Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 3

Istopos
Os istopos estveis do ltio so dois, Li-6 e Li-7, sendo o segundo o mais abundante (92,5%). Foram identificado seis radioistopos, sendo os mais estveis o Li-8 com um perodo de semidesintegrao de 838 milissegundos e o Li-9 com 178,3 ms de meia-vida. Os demais istopos radioativos possuem meias-vidas menores de 8,5 ms. As massas atmicas dos istopos do ltio variam entre 4,027 e 11,0348 u do Li-4 ao do Li-11 respectivamente. O modo de desintegrao principal dos istopos mais leves que o istopo estvel mais abundante ( Li-7 ) a emisso protnica (com um caso de desintegrao alfa) obtendo-se istopos de hlio.
+

Enquanto que nos istopos mais pesados o modo mais habitual a desintegrao beta (com algum caso de emisso neutrnica), resultando istopos de berlio, tambm por captura de eltron, como no caso abaixo.1

O Ltio muito utilizado para a produo de baterias.

O Li-7 um dos elementos primordiais, produzido por sntese nuclear aps o big bang. Os istopos de ltio dividemse substancialmente numa grande variedade de processos naturais, incluindo a precipitao qumica na formao de minerais, processos metablicos, e na substituio do magnsio e ferro em redes cristalinas de minerais argilosos em que o Li-6 preferido ao Li-7.

Precaues
Como os outros metais alcalinos, o ltio puro altamente inflamvel e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, gua. Alm disso corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulao para evitar o contato com a pele. Deve-se armazen-lo num hidrocarboneto lquido inflamvel como, por exemplo, a gasolina. O ltio considerado ligeiramente txico.

Farmacologia
Os sais de ltio tm aprovao para o tratamento de transtorno bipolar no Brasil e nos Estados Unidos. Inicialmente classificado como um anti-psictico, o ltio (administrado em forma de carbonato de ltio) hoje utilizado por seus efeitos reguladores de humor, anti-manaco e, secundariamente, antidepressivo (sua eficcia para a depresso unipolar, entretanto, ainda no foi bem estabelecida). Alm disso, um estudo indica que doses baixas de ltio, tanto em vermes quanto em humanos, confere benefcios anti-envelhecimento. 2 Em nveis sricos mais elevados, os ons de ltio so considerados venenosos e requerem ateno clnica imediata. Entre os principais sintomas de contaminao por ltio, lista-se nusea, tontura, enjoos, diarreia e tremores nas mos. Esses sintomas podem, entretanto, aparecer na faixa teraputica para transtorno bipolar. Salienta-se, ainda, que a administrao prolongada de ltio pode causar danos tireoide e aos rins, exigindo monitorao peridica por meio de exames de sangue.

Referncias
1. Electron Capture of Beryllium-7 - library.thinkquest.org (http://library.thinkquest.org/3471/radiation_ types.html) (em ingls) 2. Zarse K, Terao T, Tian J, Iwata N, Ishii N, Ristow M. Low-dose lithium uptake promotes longevity in humans and metazoans. Eur J Nutr. 2011 Aug;50(5):387-9.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio

07/11/2013 19:19:50

Ltio Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 4

Ligaes externas
Tabela Periodica Completa - Ltio (http://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/litio) EnvironmentalChemistry.com - Litio (http://environmentalchemistry.com/yogi/periodic/Li.html) Es Elemental - Litio (http://education.jlab.org/itselemental/ele003.html)

Veja tambm
Bateria de on de ltio Bateria de ltio Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ltio&oldid=37208002" Categorias: Elementos qumicos Ltio Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 10h35min de 29 de outubro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio

07/11/2013 19:19:50

You might also like