You are on page 1of 33

ELETRODINMICA Corrente Eltrica Ao se estudarem situaes onde as partculas eletricamente carregadas deixam de estar em equilbrio eletrosttico passamos situao

o onde h deslocamento destas cargas para um determinada direo e em um sentido, este deslocamento o que chamamos corrente eltrica. Estas correntes eltricas so responsveis pela eletricidade considerada utilizvel por ns. Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentao de eltrons em um condutor, mas tambm possvel haver corrente de ons positivos e negativos (em solues eletrolticas ou gases ionizados). A corrente eltrica causada por uma diferena de potencial eltrico (d.d.p./ tenso). E ela explicada pelo conceito de campo eltrico, ou seja, ao considerar uma carga A positiva e outra B, negativa, ento h um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas os eltrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos so atrados. Desta forma cria-se uma corrente eltrica no fio, com sentido oposto ao campo eltrico, e este chamado sentido real da corrente eltrica. Embora seja convencionado que a corrente tenha o mesmo sentido do campo eltrico, o que no altera em nada seus efeitos (com exceo para o fenmeno chamado Efeito Hall), e este chamado o sentido convencional da corrente. Para calcular a intensidade da corrente eltrica (i) na seco transversal de um condutor se considera o mdulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo, ou seja:

Considerando |Q|=n e A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI o ampre (A), em homenagem ao fsico francs Andre Marie Ampre, e designa coulomb por segundo (C/s). Sendo alguns de seus mltiplos:

Continuidade da corrente eltrica

Para condutores sem dissipao, a intensidade da corrente eltrica sempre igual, independente de sua seco transversal, esta propriedade chamada continuidade da corrente eltrica. Isto implica que se houver "opes de caminho" em um condutor, como por exemplo, uma bifurcao do fio, a corrente anterior a ela ser igual soma das correntes em cada parte desta bifurcao, ou seja:

Resistncia Eltrica Ao aplicar-se uma tenso U, em um condutor qualquer se estabelece nele uma corrente eltrica de intensidade i. Para a maior parte dos condutores estas duas grandezas so diretamente proporcionais, ou seja, conforme uma aumenta o mesmo ocorre outra. Desta forma:

A esta constante chama-se resistncia eltrica do condutor (R), que depende de fatores como a natureza do material. Quando esta proporcionalidade mantida de forma linear, chamamos o condutor de hmico, tendo seu valor dado por:

Sendo R constante, conforme enuncia a 1 Lei de Ohm: Para condutores hmicos a intensidade da corrente eltrica diretamente proporcional tenso (ddp) aplicada em seus terminais.

A resistncia eltrica tambm pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente eltrica por um condutor submetido a uma determinada tenso. No SI a unidade adotada para esta grandeza o ohm (), em homenagem ao fsico alemo Georg Simon Ohm. Pode-se tambm definir uma grandeza chamada Condutncia eltrica (G), como a facilidade que uma corrente tem em passar por um condutor submetido determinada tenso, ou seja, este igual ao inverso da resistncia:

E sua unidade, adotada pelo SI o siemens (S), onde:

Geradores de corrente eltrica A corrente sempre existe enquanto h diferena de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena durao quando estes corpos so eletrizados pelos mtodos vistos em eletrosttica, pois entram rapidamente em equilbrio. A forma encontrada para que haja uma diferena de potencial mais duradoura a criao de geradores eltricos, que so construdos de modo que haja tenso por um intervalo maior de tempo. Existem diversos tipos de geradores eltricos, que so caracterizados por seu princpio de funcionamento, alguns deles so:

Geradores luminosos

So sistemas de gerao de energia construdos de modo a transformar energia luminosa em energia eltrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silcio que converte a energia luminosa do sol em energia eltrica.

Geradores mecnicos

So os geradores mais comuns e com maior capacidade de criao de energia. Transformam energia mecnica em energia eltrica, principalmente atravs de magnetismo. o caso dos geradores encontrados em usinas hidroeltricas, termoeltricas e termonucleares.

Geradores qumicos

So construdos de forma capaz de converter energia potencial qumica em energia eltrica (contnua apenas). Este tipo de gerador muito encontrado como baterias e pilhas.

Geradores trmicos

So aqueles capazes de converter energia trmica em energia eltrica, diretamente.

Quando associados dois, ou mais geradores como pilhas, por exemplo, a tenso e a corrente se comportam da mesma forma como nas associaes de resistores, ou seja:

Associao em srie: corrente nominal e tenso somada. Associao em paralelo: corrente somada e tenso nominal.

Corrente contnua e alternada Se considerarmos um grfico i x t (intensidade de corrente eltrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:

Corrente contnua

Uma corrente considerada contnua quando no altera seu sentido, ou seja, sempre positiva ou sempre negativa. A maior parte dos circuitos eletrnicos trabalha com corrente contnua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto sua curva no grfico i x t, a corrente contnua pode ser classificada por:

Corrente contnua constante

Diz-se que uma corrente contnua constante, se seu grfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, no varivel. Este tipo de corrente comumente encontrado em pilhas e baterias.

Corrente contnua pulsante

Embora no altere seu sentido as correntes contnuas pulsantes passam periodicamente por variaes, no sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo. A ilustrao do grfico acima um exemplo de corrente contnua constante. Esta forma de corrente geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.

Corrente alternada

Dependendo da forma como gerada a corrente, esta invertida periodicamente, ou seja, ora positiva e ora negativa, fazendo com que os eltrons executem um movimento de vai-e-vem. Este tipo de corrente o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede eltrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.

Resistores So peas utilizadas em circuitos eltricos que tem como principal funo converter energia eltrica em energia trmica, ou seja, so usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano so: o filamento de uma lmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro eltrico, os filamentos que so aquecidos em uma estufa, entre outros. Em circuitos eltricos tericos costuma-se considerar toda a resistncia encontrada proveniente de resistores, ou seja, so consideradas as ligaes entre eles como condutores ideais (que no apresentam resistncia), e utilizam-se as representaes:

Associao de Resistores

Em um circuito possvel organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associao de resistores. O comportamento desta associao varia conforme a ligao entre os resistores, sendo seus possveis tipos: em srie, em paralelo e mista.

Associao em Srie

Associar resistores em srie significa lig-los em um nico trajeto, ou seja:

Como existe apenas um caminho para a passagem da corrente eltrica esta mantida por toda a extenso do circuito. J a diferena de potencial entre cada resistor ir variar conforme a resistncia deste, para que seja obedecida a 1 Lei de Ohm, assim:

Esta relao tambm pode ser obtida pela anlise do circuito:

Sendo assim a diferena de potencial entre os pontos inicial e final do circuito igual :

Analisando esta expresso, j que a tenso total e a intensidade da corrente so mantidas, possvel concluir que a resistncia total :

Ou seja, um modo de se resumir e lembrar-se das propriedades de um circuito em srie : Tenso (ddp) (U) Resistncia total (R) se divide soma algbrica das resistncia em cada resistor.

Intensidade da corrente (i) se conserva

Associao em Paralelo:

Ligar um resistor em paralelo significa basicamente dividir a mesma fonte de corrente, de modo que a ddp em cada ponto seja conservada. Ou seja:

Usualmente as ligaes em paralelo so representadas por:

Como mostra a figura, a intensidade total de corrente do circuito igual soma das intensidades medidas sobre cada resistor, ou seja:

Pela 1 lei de ohm:

E por esta expresso, j que a intensidade da corrente e a tenso so mantidas, podemos concluir que a resistncia total em um circuito em paralelo dada por:

Associao Mista:

Uma associao mista consiste em uma combinao, em um mesmo circuito, de associaes em srie e em paralelo, como por exemplo:

Em cada parte do circuito, a tenso (U) e intensidade da corrente sero calculadas com base no que se conhece sobre circuitos srie e paralelos, e para facilitar estes clculos pode-se reduzir ou redesenhar os circuitos, utilizando resistores resultantes para cada parte, ou seja: Sendo:

Efeito Joule A corrente eltrica resultado de movimentao de nions, ctions ou eltrons livres, como j vimos. Ao existir corrente eltrica as partculas que esto em movimento acabam colidindo com as outras partes do condutor que se encontra em repouso, causando uma excitao que por sua vez ir gerar um efeito de aquecimento. A este efeito d-se o nome efeito Joule. O aquecimento no fio pode ser medido pela lei de joule, que matematicamente expressa por:

Esta relao valida desde que a intensidade da corrente seja constante durante o intervalo de tempo de ocorrncia.

Potncia Eltrica A potncia eltrica dissipada por um condutor definida como a quantidade de energia trmica que passa por ele durante uma quantidade de tempo.

A unidade utilizada para energia o watt (W), que designa joule por segundo (J/s) Ao considerar que toda a energia perdida em um circuito resultado do efeito Joule, admitimos que a energia transformada em calor igual a energia perdida por uma carga q que passa pelo condutor. Ou seja:

Mas, sabemos que:

Ento:

Logo:

Mas sabemos que

, ento podemos escrever que:

Por exemplo: Qual a corrente que passa em uma lmpada de 60W em uma cidade onde a tenso na rede eltrica de 220V?

Pela 1 Lei de Ohm temos que eltrica com a resistncia.

, ento podemos definir duas formas que relacionem a potncia

Ento se utilizando do exemplo anterior, qual a resistncia do filamento interno da lmpada?

Consumo de energia eltrica Cada aparelho que utiliza a eletricidade para funcionar, como por exemplo, o computador de onde voc l esse texto, consome uma quantidade de energia eltrica. Para calcular este consumo basta sabermos a potncia do aparelho e o tempo de utilizao dele, por exemplo, se quisermos saber quanta energia gasta um chuveiro de 5500W ligado durante 15 minutos, seu consumo de energia ser:

Mas este clculo nos mostra que o joule (J) no uma unidade eficiente neste caso, j que o clculo acima se refere a apenas um banho de 15 minutos, imagine o consumo deste chuveiro em uma casa com 4 moradores que tomam banho de 15 minutos todos os dias no ms. Para que a energia gasta seja compreendida de uma forma mais prtica podemos definir outra unidade de medida, que embora no seja adotada no SI, mais conveniente. Essa unidade o quilowatt-hora (kWh). Para calcularmos o consumo do chuveiro do exemplo anterior nesta unidade consideremos sua potncia em kW e o tempo de uso em horas, ento teremos:

O mais interessante em adotar esta unidade que, se soubermos o preo cobrado por kWh, podemos calcular quanto ser gasta em dinheiro por este consumo. Por exemplo: Considere que em sua cidade a companhia de energia eltrica tenha um tarifa de 0,300710 R$/kWh, ento o consumo do chuveiro eltrico de 5500W ligado durante 15 minutos ser:

Se considerarmos o caso da famlia de 4 pessoas que utiliza o chuveiro diariamente durante 15 minutos, o custo mensal da energia gasta por ele ser:

Segunda lei de Ohm Esta lei descreve as grandezas que influenciam na resistncia eltrica de um condutor, conforme cita seu enunciado: A resistncia de um condutor homogneo de seco transversal constante proporcional ao seu comprimento e da natureza do material de sua construo, e inversamente proporcional rea de sua seco transversal. Em alguns materiais tambm depende de sua temperatura. Sendo expressa por:

Onde: = resistividade, depende do material do condutor e de sua temperatura. = largura do condutor A= rea da seco transversal. Como a unidade de resistncia eltrica o ohm (), ento a unidade adotada pelo SI para a resistividade .

Capacitores Em circuitos eletrnicos alguns componentes necessitam que haja alimentao em corrente contnua, enquanto a fonte est ligada em corrente alternada. A resoluo deste problema um dos exemplos da utilidade de um capacitor.

Este equipamento capaz de armazenar energia potencial eltrica durante um intervalo de tempo, ele construdo utilizando um campo eltrico uniforme. Um capacitor composto por duas peas condutoras, chamadas armaduras e um material isolante com propriedades especficas chamado dieltrico. Para que haja um campo eltrico uniforme necessrio que haja uma interao especfica, limitando os possveis formatos geomtricos de um capacitor, assim alguns exemplos de capacitores so: Capacitores planos

Capacitores cilndricos

Ims e magnetos Um im definido com um objeto capaz de provocar um campo magntico sua volta e pode ser natural ou artificial. Um im natural feito de minerais com substncias magnticas, como por exemplo, a magnetita, e um im artificial feito de um material sem propriedades magnticas, mas que pode adquirir permanente ou instantaneamente caractersticas de um im natural. Os ims artificiais tambm so subdivididos em: permanentes, temporais ou eletroms.

Um im permanente feito de material capaz de manter as propriedades magnticas mesmo aps cessar o processo de imantao, estes materiais so chamados ferromagnticos. Um im temporal tem propriedades magnticas apenas enquanto se encontra sob ao de outro campo magntico, os materiais que possibilitam este tipo de processo so chamados paramagnticos. Um eletrom um dispositivo composto de um condutor por onde circula corrente eltrica e um ncleo, normalmente de ferro. Suas caractersticas dependem da passagem de corrente pelo condutor; ao cessar a passagem de corrente cessa tambm a existncia do campo magntico.

Propriedades dos Ims Plos magnticos So as regies onde se intensificam as aes magnticas. Um im composto por dois plos magnticos, norte e sul, normalmente localizados em suas extremidades, exceto quando estas no existirem, como em um im em forma de disco, por exemplo. Por esta razo so chamados dipolos magnticos. Para que sejam determinados estes plos, se deve suspender o im pelo centro de massa e ele se alinhar aproximadamente ao plo norte e sul geogrfico recebendo nomenclatura equivalente. Desta forma, o plo norte magntico deve apontar para o plo norte geogrfico e o plo sul magntico para o plo sul geogrfico.

Atrao e repulso

Ao manusear dois ims percebemos claramente que existem duas formas de coloc-los para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atrados. Isto se deve ao fato de que plos com mesmo nome se repelem, mas plos com nomes diferentes se atraem, ou seja:

Esta propriedade nos leva a concluir que os plos norte e sul geogrficos no coincidem com os plos norte e sul magnticos. Na verdade eles se encontram em pontos praticamente opostos, como mostra a figura abaixo

A inclinao dos eixos magnticos em relao aos eixos geogrficos de aproximadamente 191, fazendo com os seus plos sejam praticamente invertidos em relao aos plos geogrficos.

Interao entre plos

Dois plos se atraem ou se repelem, dependendo de suas caractersticas, razo inversa do quadrado da distncia entre eles. Ou seja, se uma fora de interao F estabelecida a uma distncia d, ao dobrarmos esta distncia a fora observada ser igual a uma quarta parte da anterior F/4. E assim sucessivamente.

Inseparabilidade dos plos de um im

Esta propriedade diz que impossvel separar os plos magnticos de um im, j que toda vez que este for dividido sero obtidos novos plos, ento se diz que qualquer novo pedao continuar sendo um dipolo magntico.

Campo Magntico a regio prxima a um im que influencia outros ims ou materiais ferromagnticos e paramagnticos, como cobalto e ferro. Compare campo magntico com campo gravitacional ou campo eltrico e ver que todos estes tm as caractersticas equivalentes. Tambm possvel definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor induo magntica e simbolizado por . Se pudermos colocar uma pequena bssola em um ponto sob ao do campo o vetor ter direo da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o plo norte magntico da agulha. Se pudermos traar todos os pontos onde h um vetor induo magntica associado veremos linhas que so chamadas linhas de induo do campo magntico. estas so orientados do plo norte em direo ao sul, e em cada ponto o vetor tangencia estas linhas.

As linhas de induo existem tambm no interior do im, portanto so linhas fechadas e sua orientao interna do plo sul ao plo norte. Assim como as linhas de fora, as linhas de induo no podem se cruzar e so mais densas onde o campo mais intenso.

Campo Magntico Uniforme De maneira anloga ao campo eltrico uniforme, definido como o campo ou parte dele onde o vetor induo magntica igual em todos os pontos, ou seja, tem mesmo mdulo, direo e sentido. Assim sua representao por meio de linha de induo feita por linhas paralelas e igualmente espaadas.

A parte interna dos ims em forma de U aproxima um campo magntico uniforme.

Efeitos de um campo magntico sobre carga Como os eltrons e prtons possuem caractersticas magnticas, ao serem expostos campos magnticos, interagem com este, sendo submetidos a uma fora magntica Supondo:

campos magnticos estacionrios, ou seja, que o vetor campo magntico varia com o tempo; partculas com uma velocidade inicial no momento da interao; e que o vetor campo magntico no referencial adotado ;

em cada ponto no

Podemos estabelecer pelo menos trs resultados:

Carga eltrica em repouso "Um campo magntico estacionrio no interage com cargas em repouso." Tendo um im posto sobre um referencial arbitrrio R, se uma partcula com carga q for abandonada em sua vizinhana com velocidade nula no ser observado o surgimento de fora magntica sobre esta partcula, sendo ela positiva, negativa ou neutra.

Carga eltrica com velocidade na mesma direo do campo "Um campo magntico estacionrio no interage com cargas que tem velocidade no nula na mesma direo do campo magntico." Sempre que uma carga se movimenta na mesma direo do campo magntico, sendo no seu sentido ou contrrio, no h aparecimento de fora eletromagntica que atue sobre ela. Um exemplo deste movimento uma carga que se movimenta entre os plos de um im. A validade desta afirmao assegurada independentemente do sinal da carga estudada.

Carga eltrica com velocidade em direo diferente do campo eltrico Quando uma carga abandonada nas proximidades de um campo magntico estacionrio com velocidade em direo diferente do campo, este interage com ela. Ento esta fora ser dada pelo produto entre os dois vetores, e e resultar em um terceiro vetor perpendicular a ambos, este chamado um produto vetorial e uma operao vetorial que no vista no ensino mdio. Mas podemos dividir este estudo para um caso peculiar onde a carga se move em direo perpendicular ao campo, e outro onde a direo do movimento qualquer, exceto igual a do campo.

Carga com movimento perpendicular ao campo

Experimentalmente pode-se observar que se aproximarmos um im de cargas eltricas com movimento perpendicular ao campo magntico, este movimento ser desviado de forma perpendicular ao campo e velocidade, ou seja, para cima ou para baixo. Este ser o sentido do vetor fora magntica. Para cargas positivas este desvio acontece para cima:

E para cargas negativas para baixo.

A intensidade de ser dada pelo produto vetorial perpendiculares calculado por:

, que para o caso particular onde

so

A unidade adotada para a intensidade do Campo magntico o tesla (T), que denomina homenagem ao fsico iugoslavo Nikola Tesla. Consequentemente a fora ser calculada por:

, em

Medida em newtons (N)

Carga movimentando-se com direo arbitrria em relao ao campo

Como citado anteriormente, o caso onde a carga tem movimento perpendicular ao campo apenas uma peculiaridade de interao entre carga e campo magntico. Para os demais casos a direo do vetor ser perpendicular ao vetor campo magntico e ao vetor velocidade .

Para o clculo da intensidade do campo magntico se considera apenas o componente da velocidade perpendicular ao campo, ou seja, , sendo por sua componente perpendicular teremos: o ngulo formado entre e ento substituindo v

Aplicando esta lei para os demais casos que vimos anteriormente, veremos que:

se v = 0, ento F = 0 se = 0 ou 180, ento sen se = 90, ento sen

= 0, portanto F = 0 .

= 1, portanto

Regra da mo direita Um mtodo usado para se determinar o sentido do vetor a chamada regra da mo direita espalmada. Com a mo aberta, se aponta o polegar no sentido do vetor velocidade e os demais dedos na direo do vetor campo magntico. Para cargas positivas, vetor ter a direo de uma linha que atravessa a mo, e seu sentido ser o de um vetor que sai da palma da mo. Para cargas negativas, vetor ter a direo de uma linha que atravessa a mo, e seu sentido ser o de um vetor que sai do dorso da mo, isto , o vetor que entra na palma da mo.

Efeito Hall Em 1879, durante experincias feitas para se medir diretamente o sinal dos portadores de carga em um condutor Edwin H. Hall percebeu um fenmeno peculiar. Na poca j se sabia que quando o fio percorrido por corrente eltrica era exposto a um campo magntico as cargas presentes neste condutor eram submetidos a uma fora que fazia com que seu movimento fosse alterado. No entanto, o que Edwin Hall descreveu foi o surgimento de regies com carga negativa e outras com carga positiva no condutor, criando um campo magntico perpendicular ao campo gerado pela corrente principal. Em sua homenagem este efeito ficou conhecido como Efeito Hall.

Fora magntica sobre um fio condutor Sempre que uma carga posta sobre influncia de um campo magntico, esta sofre uma interao que pode alterar seu movimento. Se o campo magntico em questo for uniforme, vimos que haver uma fora agindo sobre a carga com intensidade , onde o ngulo formado no plano sero dadas pela regra

entre os vetores velocidade e campo magntico. A direo e sentido do vetor da mo direita espalmada.

Se imaginarmos um fio condutor percorrido por corrente, haver eltrons livres se movimentando por sua seco transversal com uma velocidade . No entanto, o sentido adotado para o vetor velocidade, neste caso, o sentido real da corrente ( tem o mesmo sentido da corrente). Para facilitar a compreenso pode-se imaginar que os eltrons livres so cargas positivas. Como todos os eltrons livres tm carga (que pela suposio adotada se comporta como se esta fosse positiva), quando o fio condutor exposto a um campo magntico uniforme, cada eltron sofrer ao de uma fora magntica.

Mas se considerarmos um pequeno pedao do fio ao invs de apenas um eltron, podemos dizer que a interao continuar sendo regida por , onde Q a carga total no segmento do fio, mas como temos um comprimento percorrido por cada eltron em um determinado intervalo de tempo, ento podemos escrever a velocidade como:

Ao substituirmos este valor em

teremos a fora magntica no segmento, expressa pela notao

Mas sabemos que

indica a intensidade de corrente no fio, ento:

Sendo esta expresso chamada de Lei Elementar de Laplace.

A direo e o sentido do vetor so perpendicular ao plano determinado pelos vetores e , e pode ser determinada pela regra da mo direita espalmada, apontando-se o polegar no sentido da corrente e os demais dedos no sentido do vetor Saiba mais... Se quisermos determinar a fora magntica que atua em fio extenso (com dimenses no desprezveis) devemos fazer com que os comprimentos sejam cada vez menores e somar os vetores em cada , de modo que toda o fio seja descrito, uma forma avanada para se realizar este clculo utilizando-se integral de linha. Para o caso particular onde o condutor retilneo, todos os vetores sero iguais, ento podemos reescrever a Lei elementar de Laplace como . .

Fora magntica sobre uma espira retangular Da mesma forma como um campo magntico uniforme interage com um condutor retilneo pode interagir com um condutor em forma de espira retangular percorrido por corrente. Quando a corrente passa pelo condutor nos segmentos onde o movimento das cargas so perpendiculares ao vetor induo magntica h a formao de um "brao de alavanca" entre os dois segmentos da espira, devido ao surgimento de ao vetor induo magntica no h surgimento de direo do campo magntico. . Nos segmentos onde o sentido da corrente paralelo pois a corrente, e por consequncia , tem mesma

Se esta espira tiver condies de girar livremente, a fora magntica que perpendicular ao sentido da corrente e ao campo magntico causar rotao. medida que a espira gira a intensidade da fora que atua no sentido vertical, que responsvel pelo giro, diminui, de modo que quando a espira tiver girado 90 no haver em equilbrio. causando giro, fazendo com que as foras de cada lado do brao de alavanca entrem

No entanto, o movimento da espira continua, devido inrcia, fazendo com que esta avance contra as foras . Com isso o movimento segue at que as foras contrrio, passando a exercer um movimento oscilatrio. o anulem e volta a girar no sentido

Uma forma de se aproveitar este avano da posio de equilbrio inverter o sentido da corrente, fazendo com que o giro continue no mesmo sentido. Este o princpio de funcionamento dos motores de corrente contnua, e a inverso de corrente obtida atravs de um anel metlico condutor dividido em duas partes.

Fluxo de Induo Para que se entenda o que , e como se origina a induo magntica necessrio que definamos uma grandeza fsica chamada fluxo de induo magntica. Esta grandeza vetorial simbolizada por . Mesmo que haja fluxo de induo magntica sobre qualquer corpo, independente de sua forma ou material, vamos defini-lo apenas para o caso particular de uma superfcie plana de rea superficial A, podendo ser a rea delimitada por uma espira, imersa em um campo magntico uniforme, desta forma:

Ento podemos escrever o fluxo de induo magntica como o produto do vetor induo magntica (campo magntico) pela rea da superfcie A e pelo cosseno do ngulo , formado entre linha perpendicular superfcie, chamada reta normal. Assim: e uma

A unidade adotada para se medir o fluxo de induo magntica pelo SI o weber (Wb), em homenagem ao fsico alemo Wilhelm Webber, e caracteriza tesla por metro quadrado .

possvel tambm se associar o fluxo de induo magntica quantidade de linhas de induo que atravessam a superfcie, de modo que:

Se a reta normal superfcie for perpendicular ao vetor induo magntica, nenhuma linha de induo o atravessar, portanto o fluxo ser nulo. O que comprovado pela equao do fluxo magntico j que

Se a reta normal superfcie for paralela ao vetor induo magntica, o nmero mximo de linhas de induo o atravessar, logo o valor do fluxo ser mximo j que e que onde .

Se o vetor induo magntica e a rea so valores constante e apenas o ngulo livre para variar, ento podemos montar um grfico de x, onde veremos a variao do fluxo em funo da variao de , em uma senide defasada de (grfico do cosseno).

Variao do Fluxo Magntico Saber apenas calcular o fluxo magntico no resolve nossos problemas de induo, pois para que esta exista, necessrio que haja variao no fluxo magntico. Sabendo que o fluxo magntico calculado por:

Como a equao nos mostra, o fluxo depende de trs grandezas, B, A, e . Portanto, para que varie necessrio que pelo menos uma das trs grandezas varie, como veremos a seguir.

Variao do fluxo devido variao do vetor induo magntica

Imagine um tubo capaz de conduzir em seu interior as linhas de induo geradas por um im, por exemplo. Se em um ponto do tubo houver uma reduo na rea de sua seco transversal, todas as linhas que passavam por uma rea A tero de passar por uma rea A', menor que a anterior. A nica forma de todas as linhas de induo passarem, ou seja, de se manter o fluxo, por esta rea menor se o vetor induo aumentar, o que nos leva a concluir que as linhas de induo devem estar mais prximas entre si nas partes onde a rea menor. Como as seces transversais no tubo citadas so paralelas entre si, esta afirmao pode ser expressa por:

Ento, se pensarmos em um im qualquer, este ter campo magntico mais intenso nas proximidades de seus plos, j que as linhas de induo so mais concentradas nestes pontos. Portanto, uma forma de fazer com que varie aproximar ou afastar a superfcie da fonte magntica, variando

Variao do fluxo devido variao da rea

Outra maneira utilizada para se variar utilizando um campo magntico uniforme e uma superfcie de rea A. Como o campo magntico uniforme bem delimitado, possvel variar o fluxo de induo magntica movimentando-se a superfcie perpendicularmente ao campo, entre a parte sob e fora de sua influncia. Desta forma, a rea efetiva por onde h fluxo magntico varia.

Variao do fluxo devido variao do ngulo

Alm das duas formas citadas acima, ainda possvel variar fazendo com que varie o ngulo entre a reta normal superfcie e o vetor . Uma maneira prtica e possivelmente a mais utilizada para se

gerar induo magntica fazendo com que a superfcie por onde o fluxo passa gire, fazendo com que varie.

Induo Eletromagntica Quando uma rea delimitada por um condutor sofre variao de fluxo de induo magntica criado entre seus terminais uma fora eletromotriz (fem) ou tenso. Se os terminais estiverem ligados a um aparelho eltrico ou a um medidor de corrente esta fora eletromotriz ira gerar uma corrente, chamada corrente induzida. Este fenmeno chamado de induo eletromagntica, pois causado por um campo magntico e gera correntes eltricas. A corrente induzida s existe enquanto h variao do fluxo, chamado fluxo indutor

Lei de Lenz Segundo a lei proposta pelo fsico russo Heinrich Lenz, a partir de resultados experimentais, a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variao do campo magntico que a gera.

Se houver diminuio do fluxo magntico, a corrente induzida ir criar um campo magntico com o mesmo sentido do fluxo; Se houver aumento do fluxo magntico, a corrente induzida ir criar um campo magntico com sentido oposto ao sentido do fluxo.

Se usarmos como exemplo, uma espira posta no plano de uma pgina e a submetermos a um fluxo magntico que tem direo perpendicular pgina e com sentido de entrada na folha.

Se for positivo, ou seja, se a fluxo magntico aumentar, a corrente induzida ter sentido antihorrio; Se for negativo, ou seja, se a fluxo magntico diminuir, a corrente induzida ter sentido horrio.

You might also like