You are on page 1of 32

MANA 11(2):545-576, 2005

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO


Ordep Serra

A princpio, parece despropositado relacionar com a viso trgica o tipo de construo simblica de que se trata nestas pginas. A sutileza do pensamento dos tragedigrafos gregos, com sua lucidez superior, pouco ou nada teria a ver com o mundo da magia, das crenas populares. Ora, a este domnio que a idia do apotropaico parece remeter sempre. A suspeita de impertinncia talvez se agrave com a meno a dipo. No faltar quem estranhe a referncia ao infortunado heri em tal contexto. Pois quem fala em apotropaico refere-se imaginada eficcia de recursos mgico-profilticos, coisa que pressupe uma possibilidade efetiva de evitar infortnios, deter maldies, pragas ou feitios, apartando-os atravs de algum meio privilegiado: objetos ou procedimentos simblicos supostamente investidos de um poder extraordinrio, de uma fora ativa que inibe as potncias demonacas hostis, desvia os golpes dos inimigos, impede o contgio das impurezas, livra do infausto. Quando se fala em apotropaico, alude-se, pois, a defesas imaginadas eficazes, apoiadas em qualquer coisa de intangvel, mas aptas a protegerem (do sinistro, do nefando). Ora, na histria de dipo, no se faz referncia a artes mgicas, talisms ou feitios. Na tragdia, particularmente, dipo est longe de apresentar-se munido de poderes especiais que o protejam. Carece de salvaguardas, de qualquer condo. Indefeso, presa do nefasto; descobre-se o mais infeliz dos homens, vtima de um agouro inelutvel. Em uma passagem famosa do drama Rei dipo, de Sfocles (no seu segundo episdio), quando o heri j suspeita que o assassino de Laio que ele mesmo, pois, o criminoso a quem imps o exlio sentindo-se impedido tambm de rever Plibo e Mrope (seus pais, segundo imagina) por causa do receio do orculo apolneo, ele antecipa um lamento de uma forma condicional, muito expressiva: se for assim [...] quem mais

546

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

infeliz?... As desgraas temidas, supe, viriam de um damon cruel. Ou seja: se for como parece, um poder demonaco em seu destino (na verdade, idntico a seu destino) o infelicita. 1 o que j imagina o rei apavorado . E est certo! Desde o comeo, impende sobre sua cabea um agouro inelutvel. Quando o heri tenta esquiv-lo, sua tentativa o pe no caminho da desgraa temida: a fuga leva-o a fazer e a sofrer o mal de que foge. Assim se manifesta o damon irresistvel, que termina por apossar2 se realmente de dipo, tornado furioso por seu arrebato revelador . Isso parece bastante para situar o filho de Laio no plo oposto ao do valor apotropaico. H mais, porm. Este heri no apenas sofre de modo inapelvel a desgraa de que foge, no s impelido para ela por seu prprio esforo de evit-la, como tambm a provoca. Voltemos passagem acima lembrada. dipo acaba de contar a Jocasta o conflito em que se envolveu na encruzilhada entre Delfos e Dulis, onde deu morte ao viajante desconhecido. Ocorre-lhe, ento, a terrvel hiptese: pode ter sido ele mesmo o matador do rei a quem sucede... E se isso for verdade, em toda Tebas, nem cidado nem estrangeiro o poder receber em casa, ou sequer falar-lhe: antes, ter de expuls-lo.
[] E no foi outro Mas eu mesmo quem estas pragas me atirei! (Oed. Rex, vv.819-20)

dipo reporta-se assim proclamao que fizera (no primeiro episdio da tragdia), ao abrir o inqurito sobre o assassinato de Laio, com base nos poderes sagrados do seu cargo e de acordo com a praxe jurdico-religiosa adequada: instando os cidados a dizerem o que soubessem do assunto, intimou-os a denunciar o criminoso e pronunciou contra este uma verdadeira excomunho da plis. Lanou ainda contra o ru desconhecido (e quem ousasse proteg-lo) uma ar, uma terrvel maldio (Oed. Rex., vv.246-248). To grande o temor de sua ar que o coro se acha obrigado a responder 3 com uma frmula ritual, protestando inocncia . Mas a vtima de dipo ser dipo. Resumindo: este heri sofre uma desgraa que no consegue evitar, expe-se a seu impacto quando busca fugir-lhe e provoca, chama para si o prprio mal. A infelicidade que o persegue est nele, com ele se identifica. Tanto que dipo devm seu prprio perseguidor: ele mesmo se d caa, acusa-se e denuncia-se, encontra-se e condena-se, agride-se e ferese. dipo no autkheir apenas ao golpear-se os olhos (cf. Oed. Rex,

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

547

vv.1331-1332): o incesto em que profana a me (e o pai) e o assassinato de seu prprio genitor constituem atos de violncia que o atingem, que 4 recaem sobre ele mesmo . Ora, recorde-se mais uma vez: quem fala em apotropaico fala de um poder defensivo, de algo que protege e pe a salvo o sujeito, que afasta a impureza mortfera. Nada mais oposto a isso que a desgraa dos males autoinfligidos, autharetoi. De resto, dipo acaba descobrindo que ele mesmo a impureza, (o motivo d)a peste que dizima seus concidados. Por sua boca ele o declara, sem dar-se conta do que diz, no incio da proclamao de seu dito aos tebanos:
Vocs rezam, e eu, a escutar-lhes o rogo, Digo-lhes que me acatem e obedeam peste! (Oed. Rex,vv.216-217)

Em suma, parece inegvel que a figura trgica desse heri est em plena contradio com o valor simblico, mgico-religioso aqui evocado: sua imagem recorta-se em um espao que se afigura simtrico ao campo do apotropaico, de acordo com sua definio usual. Mas a est: tanta contradio, no discurso ambguo da tragdia, j constitui indcio claro da pertinncia aparentemente negada. D-se ainda outra coisa: at aqui, falei do apotropaico em termos do discurso dos antroplogos, socilogos, historiadores, pesquisadores de temas religiosos. Por estranho que parea, esta uma limitao a superar. No vocabulrio dos estudiosos que incorporaram a referida palavra ao repertrio de lnguas modernas, seu alcance semntico est definido com uma clareza que no reflete a estrutura semntica do timo. Para a compreenso adequada do problema, preciso reconstruir essa complexa estrutura. O termo no de uso corrente; mas se falo em apotropaico em um meio culto, entre especialistas no estudo de religies, todos entendem que me refiro a recursos simblicos empregados com uma inteno profiltica, defensiva, em vista de apartar a m sorte, a impureza, o feitio, as foras demonacas, a inveja, o olho ruim. Apotropaico o que defende dessas coisas, afasta o mal. O discurso dos estudiosos procura a preciso, evita o ambguo. A terminologia de que se vale artificial; com freqncia, apropria-se de palavras j existentes e as recorta de um modo caprichoso, alterando a tradio. Muitas vezes, o resultado positivo; pode ser frutfero mesmo em instncias nas quais a modificao se verifica radical (pensemos, por exemplo, na rica violncia com que Plato transformou o sentido de idia). Neste caso, porm, o procedimento resultou em uma simplificao.

548

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

Em grego, o termo apotrpaios refere-se ao que aparta o mal, ao ente tutelar; mas tambm qualifica o que provoca horror e repulsa. Da mesma maneira, aptropos um qualificativo dado a quem se afasta dos homens, da sociedade e ainda ao que se evita por horrendo, monstruoso, abominvel. Designa ainda o ente protetor, aquele que afasta a desgraa. Ora, essa adjetivao aplica-se perfeitamente a dipo, com todas as conotaes que encerra, isto , em todos os sentidos opostos que tm os referidos qualificativos. O heri rgio chamado de salvador ao receber as splicas dos tebanos, que recordam sua grande faanha: livrou de um duro tributo (de vidas humanas) a cidade de Cadmo (Oed. Rex, vv.35-45). Mesmo depois de sua queda, os gratos concidados no esquecem que ele, derrotando a virgem dos versos-adivinhas fez-se, na sua urbe, um baluarte contra a morte (Oed. Rex, v.1200). Isso bem verdade... Mas lembre-se a reao do mesmo coro, quando irrompe do palcio o triste rei de olhos ensangentados:
desgraa horrorosa para a vista dos homens! horror mais horrvel de todos os que eu Jamais vi! [...] (Oed. Rex, vv.1197-1198)

Do mesmo jeito, o coro de dipo em Colono manifesta pavoroso assombro quando o heri lhe aparece e lhe fala pela primeira vez, surgindo do bosque sagrado das Eumnides: embora ignorem ainda quem esse personagem, os ancios de Colono fremem de horror s de o contemplar e ouvir (Oed. Col., vv.140-141). No entanto, ele vai levar-lhes proteo. Em suma, dipo um salvador, um protetor e tambm, ao mesmo tempo, um ser que horroriza, assombra, provoca repulsa. Em uma palavra: apotrpaios. Ou aptropos. Na primeira tragdia sofocleana que o filho de Laio protagoniza, ao conhecer quem e ao dar-se conta de seus crimes, o infeliz pede para ser mandado embora: deseja apartar-se de todos, terminar seus dias isolado no Citero (Oed. Rex., vv.1451-1454). Nos relatos trgicos (na maioria das ver5 ses do mito) , este heri v-se banido: torna-se um mendigo vagabundo, margem da sociedade dos homens, que o repelem. A repulsa constante. Na ltima tragdia sofocleana, a reao inicial dos coloniatas, quando dipo se identifica, mand-lo embora (Oed. Col., v.226). Mas assim como ele salvara os tebanos (ao eliminar a Esfinge), dipo h de proteger os atenienses. Ir defend-los das armas de Tebas... depois de morto. O estranho que vive margem da sociedade, polis, um protetor da plis.

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

549

Semelhantes contradies, ambivalncias e viragens foram assinaladas por muitos estudiosos do mito do labdcida. Vernant (1981:100-131) o fez em um artigo famoso, em que focalizou o drama Rei dipo. Evocando as anlises de Stanford, Kamerbeek, Knox e outros, o helenista francs apontou a anfibologia que marca tanto a linguagem como a construo desta pea: destacou a estrutura enigmtica da obra, acusando a estranha feio do heri-enigma (que se descobre a si mesmo no centro de um enigma) e a profunda contradio que adere aos seus atos, como a definir-lhe a essncia 7 o sentido de suas aes sempre se inverte, malgrado seu . O heri um soberano compenetrado de seus deveres, cheio de zelo por sua plis mas, ao empenhar-se em garantir-lhe a segurana, devm polis; surge assentado em um trono, tratado como homem poderoso... e revela-se impotente. Tornado o mais impuro dos seres, reveste-se, depois, de um carter sagrado. A tragdia lhe confere uma posio inslita:
[] acima e abaixo do humano, heri mais poderoso do que o homem, igual ao deus e, ao mesmo tempo, besta bruta, repelida para o ermo selvagem das montanhas (Vernant 1981:26-27).

No difcil multiplicar essas antteses, evocando a peripcia do rejeitado/entronizado, primeiro suplicado, depois suplicante, do homem de viso que se faz (e se revela) cego. Em O. T. h um momento em que dipo se imagina filho da Fortuna (Tkhe; cf. Oed. Rex., v.1080) e pouco depois o coro no terceiro estsimo da tragdia pergunta-se, exaltado, que deus o ter gerado no Citero. Terrvel engano: o heri vtima da Tkhe, um desgraado que os deuses aborrecem. Sua figura apresenta uma concentrao de signos opostos. Ele um salvador e um maldito. Atrai inveja (cf. Oed. Rex., vv.1525-1527) e provoca repulsa. Move-se para onde est, no seu inqurito. Superpe-se a si mesmo, em uma espantosa saturao sincrnica. O incesto constitui esta disforme violao da temporalidade. S no termo de sua catstrofe dipo encontrado pelo Tempo (Oed. Rex, v.1214). No plano da diacronia, sua trajetria configura uma srie de tropa: dipo nasce dos soberanos, de que seria, portanto, o legtimo continuador mas com a sina de descontinuar, isto , de romper a unio deles, cortar-lhes a vida. , por isso, enjeitado e exposto morte, colocado margem da sociedade, em meio bestial; mas em seguida vem a ser salvo e se v adotado por soberanos: adquire, pois, o status de possvel sucessor de um rei. Assim, procedendo da periferia selvagem, ruma ao centro de uma

550

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

plis, invertendo o primeiro movimento de seu destino. Mais tarde, contestado por um homem bbado, deixa a cidade a que se havia integrado para levar sua questo ao deus lcido. Este lhe d uma resposta em desencontro aparente com a pergunta. A fim de fugir do predito, dipo bane-se da urbe que julga sua (fica de novo polis); desvia-se, troca de rumo para no se encontrar com os pais nem fazer-lhes mal. Em seguida e por isso mesmo encontra o pai e o elimina. Adiante, ainda empenhado em desviar-se dos (supostos) genitores, confronta-se com um ser bestial que lhe prope uma pergunta obscura; responde a ela com clareza. Em conseqncia, volve da periferia para o centro da sociedade, sendo ento entronizado (como trannos, no como herdeiro legtimo) na plis onde se julga estrangeiro. Mas com isso desposa a prpria me, de forma bestial e s cegas, isto , sem sab-lo. De decifrador, passa ento a enigma. Decifrado (por Tirsias) no v que o foi; quando o v, cega-se. No que chega a Tebas, aparta a morte da urbe; quando se instala em seu centro, atrai a morte (a peste) que dizima os concidados. Buscando purificar a cidade, revela-se impuro e fonte de impureza; ento bane-se de novo, ou de novo banido por sua gente que mais tarde tenta traz-lo de volta sua plis. No termo, o heri banido e buscado h de incorporar-se a uma cidade estrangeira, que defender contra os seus. Destacarei algumas dessas contradies que se relacionam com a movimentao de dipo entre cidades. Considere-se o esquema abaixo:
1 2 3 4

A I

condenado salvo enjeitado adotado

degradado... elevado II

afastado do trono chamado para o trono

entronizado destronado

III

banido buscado desterrado

acolhido guardado enterrado

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

551

Nesse esquema, A corresponde cidade natal de dipo, e B constitui indicao de outra cidade. ( claro que o valor de A se mantm o mesmo, enquanto B est por Corinto na coluna 2, e na 4 por Atenas). A vantagem da simplificao clara: mostra a forma constante do movimento, isto , assinala uma polarizao que se mantm, embora variando um dos pontos de referncia. O quadro no exige muitas explicaes. fcil reconhecer (I) que dipo no s foi enjeitado em Tebas e adotado em Corinto (livrando-se da morte a que fora condenado pelos prprios pais), como tambm, na passagem, sofreu uma degradao (atado pelos ps maneira de um bicho, em seguida recolhido no mato, que nem uma cria selvagem, e presenteado feito uma coisa) antes de elevar-se a alto posto, subindo aos joelhos de Mrope. Tampouco nos custa recordar que (II), tendo concebido a suspeita quanto sua origem, ele se afastou de Corinto (por sua prpria deciso), abandonando, portanto, a possibilidade de ascender ao trono de Plibo; mas, no seguimento de suas aventuras, veio a ser entronizado em Tebas. Por outro lado, em Rei dipo mostra-se o heri, j aflito com a possibilidade de reconhecer-se matador de Laio, recebendo de um mensageiro corntio o anncio de que o chamavam ao trono l no Istmo; porm, o inqurito que ento promoveu leva-o a ser destronado em Tebas, de acordo com sua prpria deciso. J a ltima tragdia sofocleana conta-nos que (III), banido por sua plis, o rei cego veio a ser acolhido em Atenas, onde foi Creonte busc-lo com o intuito de o levar de volta; mas dipo recusou-se a ir e os atenienses o guardaram, tomando sua defesa. Resta considerar a ltima oposio marcada no quadro. Embora o parea, ela no repetitiva no que fala em desterrado. Sucede que uso a esta palavra com um sentido muito especial, com valor duplo. Reporto-me ao dipo em Colono. Mais precisamente, refiro-me a um trecho (vv. 305-410) do grande dilogo do protagonista com Ismene, que anuncia ao pai as novidades de Tebas: a disputa de Etocles e Polinices pelo trono, a guerra iminente e os novos orculos, segundo os quais o sucesso da campanha depender de dipo ser vitorioso quem ele favorecer. Ismene acrescenta que o prprio Creonte est vindo em busca do heri. Este indaga por qu, e sua filha explica: para estabelec-lo nas proximidades da terra de Cadmo (ankh gs... kadmeas), porm de modo que ele no pise essa terra. O heri ento pergunta que vantagem esperam os tebanos de um (homem) jacente s suas portas (thyrassi keimnou); pressupe, portanto, que a ficaria j morto. Ismene confirma: que caro pagaria quem lhe desrespeitasse a tumba. Por isso o querem os cadmeus

552

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

em sua fronteira (... plas... khras) (Oed. Col., vv.404-405): querem-no, compreende-se logo, para servir-lhes de defesa. quando dipo indaga se o recobririam com o p de Tebas e a filha contesta (Oed. Col., v.407): 8 no, pois isso t mphylon hama lhe interdita... Em suma, os tebanos buscam dipo no para lhe revogar o exlio e instal-lo de novo em sua plis, mas para que fique jazendo s portas desta, como proteo. Ou seja: buscam-no, por certo, mas o querem ainda desterrado, em sentido pleno: ele no pisar a terra de Tebas, nem ela o h de cobrir. Como se sabe, os atenienses que tero o defunto dipo enterrado em Colono. Para destacar esses elementos, o esquema traado mais acima excluiu muitos outros. preciso reaver alguns aspectos que ficaram elididos. Salta vista que se privilegiou o eixo configurado pela cidade de Tebas na anlise assim esboada da movimentao de dipo: ela a referncia que d sentido posio de outra cidade como um plo contraposto. Mas preciso ir alm dessa primeira aproximao. Ora, basta refletir um pouco para ver que os contrastes marcados no centro do quadro (campo II), entre a segunda e a terceira coluna, indicam mudanas que no implicam de forma imediata e necessria a oposio entre atos cumpridos nos lugares a que se referem os indicadores B e A. dipo no foi afastado (nem se afastou) do trono corntio em Corinto. Ele saiu de l para saber de seu destino em Delfos; s depois de ouvir o orculo da Ptia decidiu no voltar mais plis que julgava ser sua cidade natal. Uma conseqncia disso que ele, em tese, abandonou a possibilidade muito concreta de suceder a Plibo. Estando em Tebas j afastado, conforme julgava e pretendia, do trono de Corinto foi dipo entronizado na urbe que salvara. Do mesmo modo, em Tebas ele foi chamado para o trono corntio, mas pouco depois viu-se destronado (sempre em Tebas) por obra de sua terrvel descoberta e de sua prpria determinao; perdeu o trono desta ltima cidade... Assim, embora os registros da segunda coluna, nesse campo II, digam respeito ao trono de Corinto, a ao correspondente no se localiza a. De qualquer modo, a indicao vlida: trata-se simplesmente de apontar os extremos significativos que do sentido ao movimento contrapolar do heri. Feita essa observao, torna-se mais fcil ver que nos extremos do quadro os contrastes implicam deslocamentos efetivos, assinalam passagens. Caso se queira uma descrio mais completa e precisa dessas passagens, ser imprescindvel a indicao de um espao intermedirio haver que assinalar as fronteiras em que tudo se decide. No Citero, entre Tebas e Corinto, dipo deixa a condio de vtima de uma morte certa e logra o resgate, a salvao, quando um corntio o

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

553

toma nos braos e decide lev-lo a seu rei. Nessa zona intermediria, completa-se a degradao e inicia-se a elevao da criana fatdica. Por outro lado, em uma fronteira que dipo vem a ser efetivamente acolhido e guardado pelos atenienses. O esquema simplificador permite chamar a ateno para um dado fundamental. A vida de dipo transcorre, em seus momentos decisivos, entre cidades a que ele pertence e no pertence. Em Corinto, ele considerado filho do soberano. Candidato natural ao trono, tem um lugar de destaque entre os cidados. Mas uma boca obscura l mesmo denuncia sua origem incerta, coloca sob suspeita sua condio privilegiada e sua cidadania. A suspeita forte o bastante para encravar-se no ntimo do heri e o levar muito longe, ao santurio fatdico, em busca de resposta para sua inquietao. De resto, como ele mesmo descobrir, dipo realmente no corntio de nascimento. Por outro lado, em Tebas, onde ele chega na condio de estrangeiro, o prncipe vagabundo ascende ao trono crendo que no nativo. Quando se descobre nativo, tem de exilar-se. Em Atenas, por fim, o pobre recebe acolhida e obtm a moradia final; mas no 9 devm poltes . A rigor, portanto, em nenhuma cidade esse heri tem uma radicao efetiva. Filho de Plibo e Mrope, mas no verdadeiro filho de Plibo e Mrope, esse corntio no de fato corntio; tirano de Tebas, esse super-cidado dos cadmeus reina enquanto no se pode dizer tebano por nascimento: quando se revela nativo, perde reino e cidadania; heri de Atenas, seu guardio e protetor, radicado no demo de Colono, onde tem o tmulo, 10 dipo no , nem fica sendo, ateniense . Enfim, ele preserva sempre algo de estrangeiro no mundo da cidade. Isso faz parte de sua estranheza. Entende-se que acabe estabelecido (de um modo vago) em uma fronteira. A trajetria toda do triste heri pode descrever-se como uma oscilao entre centro e margem. Mas ainda preciso reintegrar alguns dados que a abstrao do esquema deixou de parte. (O propsito desse abandono provisrio foi cumprido: agora ser possvel apreci-los melhor). Mesmo um leitor muito desatento nota logo uma coisa: no quadro acima, ignorei alguns lances capitais da trajetria de dipo. Creio que j possvel relacion-los. De certo modo, eles correspondem a experincias vividas em fronteiras opostas, entre o humano e o desumano. dipo viaja ao umbigo do mundo, onde consulta o deus. O santurio da Ptia representa, sem sombra de dvida, um lugar de contato entre o humano e o divino; a o esprito celeste de Apolo comunica-se com os homens. Na seqncia de suas aventuras, o filho de Laio chega a um ponto, nas cercanias de Tebas, onde tem novo contato com o desumano; s que,

554

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

enquanto no santurio dlfico o heri se aproxima do mundo superno, perto da cidadela de Cadmo ele entra em relao com um ser infernal: a Esfinge. Ora, de acordo com um esclio ao verso 1760 de As Fencias, a Esfinge khresmolgos, ou seja, uma profetiza como a Ptia que canta seus orculos ( khresmo ). Tambm na verso de Sfocles, a tremenda cantadora ocupa uma posio oposta e simtrica de Apolo: o deus soberano d respostas enigmticas, a donzela bestial profere enigmas, inquirindo. A adivinha uma espcie de simtrico do responso oracular, tambm 11 tortuoso (loxaco) . Advertida essa correspondncia, descortina-se melhor outro ponto significativo na mesma trajetria. No difcil reconhec-lo, em meio aos dois que foram assinalados logo acima como todos recordam, depois da consulta a Apolo e antes de deparar a Esfinge, dipo tem o encontro fatdico com Laio em uma encruzilhada. Pois bem, uma encruzilhada um nolugar, uma passagem por definio onde se cortam diferentes lugares sem que a estejam (embora apaream em figura de compossveis): um campo virtual no qual as metas se confundem e se tocam, o longnquo envolve-se na proximidade, o contnuo recai no descontnuo. Um no-lugar, em suma, porque saturado e vazio de outros. Eis uma terra de ningum, onde todos so fronteirios; uma fronteira sem lindes, um ponto em que as direes podem embaraar-se, o desvio insinua-se, as destinaes, ao menos em tese, so suscetveis de mudana: um zero dos destinos. A prpria forma do trvio j se mostra fortemente sugestiva: um caminho truncado na unidade de seu rumo que a se divide, abre-se dvida, em vias a desviar-se. A encruzilhada ainda espao de trocas e chave de espaos; nela, um viajante se encontra com outras viagens atravessadas na sua. foco de interferncias, corpo do que corresponde simultaneidade no espao; n de caminhos prestes a romperem-se, onde o trnsito pode ser barrado pelo trnsito. o cenrio por excelncia das trocas e dos confrontos, dos desafios de comunicao. A partir da, preciso recomear e ler em nova clave a mesma trajetria. O que pe em movimento o heri dipo, o que o faz deslocar-se, uma comunicao clara, mas truncada, ao mesmo tempo excessiva e insuficiente. Vejamos: de acordo com o relato de Sfocles, um homem bbado, em uma festa, chamou o prncipe de filho postio. A embriaguez imagem de confuso. Mas tambm imita o transe inspirado, o furor da bacante: in vino veritas... Ela tambm manifesta o oculto. No caso, houve um excesso; o bbado disse o que deveria calar, contou o que era segredo, declarou o que seus reis silenciavam (por isso provocou sua ira). Foi

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

555

impertinente de toda forma, porque falou demais e porque disse o que no lhe perguntaram. Mas no se explicou, de modo que dipo ficou em dvida. Percebe-se aqui uma falta: se dipo ficou intrigado, porque o bbado tambm falou de menos. O dito no era bastante, no era conclusivo, apesar de claro em seu enunciado. Assim, essa contestao gerou uma pergunta. O heri levou-a, primeiro, a seus pais, tambm envolvidos na questo. Eles simplesmente negaram a afirmativa do bbado, com quem se mostraram zangados. dipo ficou satisfeito com sua atitude, mas insatisfeito com sua resposta, tanto que decidiu prosseguir na indagao levando-a adiante: foi consultar o orculo. O deus deu-lhe uma resposta em aparente desencontro com a pergunta. No texto sofocleano (Oed. Rex, vv.787-790), o heri interpreta-a como uma no-resposta, seguida de uma informao no solicitada (ele indagara do passado e o deus contestou-o com um anncio do futuro):
[...] Febo, minha demanda sem dignar-se responder, despediu-me porm ao desgraado de mim, fez predio de horror e lstima De novo, do ponto de vista de dipo, dava-se com ele uma comunicao ao mesmo tempo excessiva e insuficiente. O desvio da resposta com relao pergunta reflete-se em outro, ou melhor, provoca outro. Isso fica mais visvel na verso do Pseudo-Apolodoro (Bibl. III, 5, 7). De acordo com este relato, [] o deus disse-lhe [a dipo] que no viajasse rumo ptria, pois [se o fizesse] mataria o pai e se uniria com a me. Ouvindo isso, e julgando-se filho dos que se diziam seus pais, o heri desviou-se de Corinto []

...E logo em seguida deparou Laio. O embate na encruzilhada corresponde a um momento em que toda a comunicao se anula. No h indagao nem resposta. Os golpes as substituem em uma troca desigual. Na verso sofocleana (cf. Oed. Rex., vv.804813), s a violncia fala. Mas os protagonistas desse embate que rompe 12 toda a comunicao tm em comum a natureza . Recapitulemos um pouco. At aqui, a trajetria de dipo, considerada segundo a nova clave, pode ser resumida como segue: primeiro, uma contestao (exploro o duplo sentido do termo) gera uma pergunta aquela que dipo faz a Plibo e Mrope; estes o deixam satisfeito e

556

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

insatisfeito pelo modo como reagem. Depois, o heri consulta o orculo, cuja resposta parece desviada (da pergunta) e efetivamente o leva a um desvio: para o consulente, ela no corresponde sua demanda, no a satisfaz; por outro lado, carrega uma mensagem inesperada que excede de forma ominosa o campo da indagao. Na encruzilhada, a falta de comunicao traduz-se em excesso violento: ocorre um impasse, em que perguntas e respostas se trocam por golpes. Tambm cabe dizer que a o dilogo se anula: ambos os antagonistas da cena bruta se contestam, sem nada indagarem; seu encontro um desencontro em que eles se batem e se ignoram. Passo agora a um episdio crucial: o confronto entre dipo e a Esfinge, tal como ele sucede nas verses mais conhecidas, em particular, nas trgicas. Vou desde logo fazer referncia a uma sua anlise por Lvi-Strauss (1976:11-40), que a centrou uma interpretao do mito de dipo e descortinou a possibilidade de uma leitura de toda a mitologia com base na oposio, feita a partir desse ponto-chave, entre os mitos edipianos e os percivalianos. Recordo: em um momento decisivo do romance de Percival, o heri, no castelo do rei Amfortas, no se atreve a indagar a quem serve a taa esplndida que v deslocar-se sozinha sua frente; assim, como depois ficar sabendo, ele perde a oportunidade de romper o encantamento que pesava sobre o rei enfermo e a terra gasta. Percival, o casto, no faz uma pergunta; e porque assim descura a resposta disponvel, deixa de obter um grande sucesso. J dipo, o incestuoso, faz reunir-se uma resposta inesperada com a pergunta enigmtica: no seu caso (Lvi-Strauss 1976:31), a unio audaciosa das palavras mascaradas, tal como a de consangneos dissimulados leva runa, gera o apodrecimento e a fermentao. Provoca a peste tebana. Logo, ainda de acordo com Lvi-Strauss, os mitos edipianos tm a ver com um inverno sem fim, que o heri revoga ao decifrar o enigma, enquanto o problema a ser resolvido no ciclo do Graal o do gaste pays, do vero revogado. O ponto-chave de todas essas correlaes est em uma correspondncia bsica: a castidade (estril) de Percival est para a resposta sem pergunta, assim como o incesto (corrupto) de dipo est para a pergunta sem resposta uma simetria que em outra oportunidade (Lvi-Strauss 1984:129-137) traduziu em termos da oposio entre o problema da comunicao interrompida (Percival) versus o problema da comunicao excessiva (dipo). Mas as consideraes feitas acima, nos comentrios suplementares ao quadro que esbocei, mostram que o tpico, pelo menos no concernente ao mito de dipo, muito mais complexo. No h como negar que nessa histria do heri de Tebas verificam-se desencontros de pergunta e res-

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

557

posta, h comunicao excessiva e insuficiente; que ele passa de maneira contnua de contestado a indagador, de decifrador a enigma, assim como vem a ser, de um modo simultneo, o inquiridor e o objeto da inquisio. um longo processo de viragens, que Lvi-Strauss simplificou ao deter-se em um momento. De resto, talvez no seja to seguro dizer que dipo efetivamente resolveu a questo do monstro... Segundo mostrou Vernant (1981:114), ele a decifrou de modo apenas parcial de um modo que abriu caminho para nova cifra. Tentarei esclarec-lo: unindo-se a Jocasta, o heri tornou-se um monstro enigmtico, imagem da Esfinge e, enquanto assassino de Laio, veio a ser ele mesmo uma resposta que aguardava a pergunta . Vejamos... Quem l com ateno o Rei dipo, logo se d conta de que a peste, desde o princpio, percebida pelos tebanos (e por seu rei) como uma mensagem cifrada: todos os personagens do drama entendem que ela significa alguma coisa, com a qual no atinam. No que recorrem a seu rei para pedir-lhe providncias, os tebanos fundam suas esperanas no fato de ser ele um vitorioso decifrador de enigmas. Mas (como no fim se v) o que a peste significa o prprio dipo. O deus Apolo indica a resposta no primeiro lance; Tirsias precisa mais a indicao; os depoimentos dos pastores a tornam exata, isto , trazem luz a identidade do heri, a chave do enigma. Segundo mostrou Michel Foucault (1971), a tragdia Rei dipo mostra o reunir-se de fragmentos de resposta at que se completa a decifrao quando se juntam todos os quesitos com as falas esclarecedoras. O que h de mais decisivo na histria de dipo so as constantes tropa. Vernant em parte iluminou a peripcia do triste rei ao compar-lo com o pharmaks: elevado, depois degradado, posto no centro da plis e em seguida expulso, ele assim lhe daria remdio, purificando-a. Mas, se que isto pode aplicar-se leitura de Oidpous Trannos, a seqncia mtica explorada por Sfocles na sua ltima tragdia exige ir adiante. A funo positiva do pharmaks cumpria-se no seu excio ou exlio, no rito que o afastava da cidade, fosse pela morte, fosse pela simples expulso. Se existem muitas indicaes de que essa alternativa (morte/ fuga) ficava aberta, no h indcio de que o homo piacularis, uma vez banido, viesse a ser ainda buscado, conforme aconteceu com dipo. Os tebanos o procuraram depois de o haverem expulso, a fim de transformlo em um apotropaico, uma defesa erigida em sua fronteira contra os inimigos. No entanto, em uma ltima e radical viragem, dipo veio a tornar-se um apotropaico contra os seus, na fronteira dos inimigos.

558

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

Mesmo no se considerando a variante coloniata do mito, caso se levem em conta outros desenvolvimentos da saga dos labdcidas, logo se v que dipo no figura como um simples pra-raios da praga, ou um veculo da desgraa, que a transportaria consigo para longe da terra de onde foi expulso. Saturado de maldio, ele se investe do poder de amaldioar e sua praga tem garantida eficcia... contra os seus. Em defesa de outros. o que mostra tambm o dipo em Colono. Mas isto no se verifica apenas na derradeira tragdia de Sfocles. O tema remonta antiga epopia Thebaida, como mostram fragmentos remanescentes. Pode-se ainda considerar um testemunho pico tardio: a famosa passagem do Canto I da Thebaida de Estcio (vv.46-87) onde se mostra o heri horrendo a pronunciar sua imprecao, origem de uma guerra fratricida e de inmeras desgraas para a Cidade das Sete Portas. O poeta lembra (vv.4648) que dipo j exercera uma vingana terrvel contra si mesmo, furando os prprios olhos e logo o revela infernalizado em sua vida tenebrosa. A descrio que se segue (vv.49-55) autoriza esse neologismo: mostra o heri, no recesso de sua morada, envolto em trevas, com os penates invisveis ao dia. Est coberto pela escurido da morte, embora o sobrevoe a luz cruel de seu esprito. Nesse lugar tenebroso, as Frias de seus crimes o assaltam. O tremendo rei volta para o cu as rbitas vazias, golpeia a terra maldizendo e pronuncia sinistro discurso (vv.56-87), no qual se dirige de um modo familiar aos deuses que regem o Trtaro. Conclama o Estige dizendo que o v e invoca Tisfone de maneira quase filial: alega mritos junto Fria (v.60), responsabiliza-a por todos os sucessos de sua vida (cf. v.66), diz que para ela gerou os filhos e deixou os prprios olhos (cados) no regao da me. Finalmente, alegando o desprezo dos filhos, faz seu rogo: pede a Tisfone que irrompa entre os desgraados a cortar-lhes os laos de parentesco. Em suma, esse dipo um monstro infernal. Pois bem: o horror de um monstro dos infernos tambm o qualifica para servir de apotropaico. Basta lembrar o exemplo da Grgona no escudo de Atena e de sua imagem em numerosos escudos humanos. Tambm relaciona dipo com o domnio do apotropaico o elemento de fascinao que se acha em sua gesta. No horizonte religioso na perspectiva dos antigos gregos e romanos quem diz fascinao diz, ao mesmo tempo, atrao e repulsa. dipo cego, com os olhos vasados, um espetculo medonho que no se quer contemplar... mas ningum consegue evit-lo. No apenas isso o que o liga ao campo do fascnio. Este campo constitui-se como um espao mgico onde o poder dos olhos e o do sexo

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

559

se associam de forma ambivalente. De acordo com o famoso Lexicon Totius Latinitatis de Forcellini (s.v.), fascinum, em grego baskana, constitui um tipo de encantao por obra da qual ficam os homens enleados, perdem seu livre arbtrio e o governo de sua prpria mente. Em uma segunda acepo, esclarece o dicionarista, o termo fascinum empregava-se para designar o falo, porque (explica ele) os antigos usavam [imagens d]o falo como defesa contra o enfeitiamento: era crena que esta imagem repeli13 ria o olho ruim da inveja . De acordo com Boisacq (1923), fascinum, emprstimo feito ao grego bskanos (que, por sua vez, teria um timo ilrio ou trcio), foi modificado pela influncia de fari, de fateri e de cano. Na lngua grega, bskanos designa o feiticeiro; o seu cognato basknion corresponde a amuleto (cf. Aristoph. Ranae 592). O sentido bsico do verbo correspondente, baskano, enfeitiar por meio de mau olhado; j o abstrato baskana muitas vezes pode ser traduzido por inveja. Com o termo fascinao, cabe indicar um enleio (mgico: homines ita ligantur ut liberi non sint, nec mentis compotes). A etimologia autoriza-me ainda a que pense na ambivalncia de poderes associados aos olhos e ao sexo; e as contaminaes apontadas por Boisacq indicam que este termo tambm capaz de conotar a magia da palavra, a do canto em especial . Ora, antes de tornar-se um monstro, dipo celebrizou-se por confrontar um monstro: a Esfinge cantadora que deixava suas vtimas enleadas. Em grande nmero de representaes plsticas dos ataques da Esfinge aos tebanos e do confronto decisivo entre o heri errante e a cadela rapsoda, mostra-se um duelo sem armas: uma disputa de palavras e um desafio de olhares. Na pintura de uma taa hoje do Louvre (G 266), de cerca de 480 a.C., em figuras vermelhas, obra de Mcron, vem-se os tebanos representados por homens de diferentes faixas etrias. A Esfinge, de pequenas propores, de bote armado no topo de uma coluna, projeta-se para a esquerda, quase a precipitar-se sobre um jovem sentado, envolto em um manto. Ele volta para a fera a cabea, com ar de assombro. Atrs e esquerda desta vtima indefesa, um jovem comea a correr, com um brao erguido e uma expresso de espanto. Atrs do monstro, um homem adulto, sentado de costas para a cena sinistra, volta os olhos a fim de contemplla; adiante, um moo de p, com ar de espanto, olha na mesma direo. Este conjunto acha-se flanqueado pelas alas da taa. Girando-a, contempla-se um outro quadro, complemento do primeiro, com quatro personagens a correr, em atitudes que revelam pnico e sugerem a troca de

560

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

mensagens perplexas, carregadas de sobressalto. Mais esquerda, um jovem e um adulto tomam a mesma direo, o segundo de cabea voltada para trs; adiante deste, do centro para a direita, um outro varo (barbudo, careca, visivelmente mais velho) corre no mesmo rumo; e um quarto personagem, um homem robusto, vem vindo ao seu encontro. No primeiro quadro (no lado que descrevi primeiro), o homem sentado seria um paidagogs, cujos pupilos o monstro ameaa; no segundo, os tebanos, esquecidos das convenincias, correm em todas as direes, espalhando por toda a vila o ltimo mal-feito do monstro (Moret 1984:31). Mcron parece ter querido acentuar um elemento da narrativa pintada: a interpelao da Esfinge e o rumor que ela provoca, o pnico que suscita ao espalhar-se a notcia de seus ataques . Mas por outro lado ele mostra muito bem outra coisa: o enleio mortal do jovem que a Esfinge assalta. Considere-se agora um squifo em figuras negras do Pintor de Teseu, obra pouco anterior, datvel de 490/80 a.C. (Museu de Atenas, 18.720). De um lado, v-se a Esfinge sobre uma coluna, asas na vertical, ancas mais elevadas que o peito, uma garra a projetar-se para baixo, olhos fitos em um jovem todo encolhido em seu manto, sentado em uma pedra; atrs dele, um cavaleiro nu assiste, altura de cuja nuca, mais atrs, v-se a figura imprecisa do que seria um pssaro, ou qui uma ave-falo (Moret 1984:42). Por trs da Esfinge, um bode mira com espanto. Do outro lado, v-se quase a mesma cena, com algumas diferenas: as testemunhas por trs do jovem so um homem e uma mulher; j a atitude da Esfinge ainda mais agressiva: ela est quase saltando sobre sua vtima, rumo cabea em que projeta a sua, como se quisesse penetr-la com os olhos. A aparncia do rapaz inteiramente fnebre. Quem est acostumado a contemplar as obras de arte cemiteriais dos gregos antigos reconhecer no infeliz uma pose de morto. O que ele tem de ainda vivo so os olhos arregalados, por onde o estupor da morte o penetra, segundo o artista d a enten14 der . Evocarei brevemente alguns documentos que mostram o confronto da Esfinge com o heri. O dilogo vertido no registro visual dos olhos que se confrontam o elemento bsico da cena representada pelo Pintor de dipo na famosa taa do Vaticano r. 16. 541 (figuras vermelhas, circa 470 a.C.), muito embora nela tambm se percebam vestgios de uma inscrio onde se reproduzia a fala da esfinge [Robert 1915:51; Moret 1984 cat. 87; Krauskopf 1981 (LIMC s.v. Oidipous) kat. 19, pl. 50]. Este elemento do duelo visual prevalece tambm na conhecidssima cratera em clice de Lecce (r. 610), em figuras vermelhas, mais ou menos

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

561

da mesma data (CVA 1, 8/3, PL. 10/1-2. Moret 1984., cat. 69 73, pl. 39/23), assim como na pintura de um lcito de fundo branco de Tarento (4566), de cerca de 450 a.C., atribudo ao Pintor de Lupoli (Moret 1984. cat. 73 pl. 42/3-5; Simon 1981:29, pl.7) e na cratera de Brunswick (Maine, Bowdoin College 1913.8), pintada em figuras vermelhas (Moret 1984, cat. 76, pl. 44.), circa 440... etc. etc. O motivo consagrou-se, teve ampla difuso no espao e no tempo. Um vaso que pertence a uma coleo privada, na Alemanha, uma plike em figuras vermelhas, do Pintor da Centauromaquia do Louvre, obra de 440/430 (Moret 1984. cat. 82 pl. 47), mostra um momento de interrupo do confronto visual: dipo, de cabea levemente inclinada, medita sobre o enigma... e a Esfinge parece procurar-lhe os olhos. J em outra plike (tambm em figuras vermelhas), obra talvez de 440, do Pintor de Aquiles, guardada agora no Museu de Berlin (F 2355; cf. Moret 1984. cat. 79, pl. 46), registra-se o momento final em que esse confronto se encerra, no termo do dilogo-desafio: a feroz parthnos, sobre um rochedo, tem a cabea baixa, como a mirar o precipcio onde vai atirar-se, enquanto 15 dipo a contempla com um olhar sereno . Uma coisa logo notada ao se compararem as representaes existentes na pintura cermica helena dos ataques da esfinge aos tebanos com as do seu confronto com dipo: ao contrrio dos tebanos em sobressalto, dipo sempre se mostra sereno, mira a esfinge sem perturbao. As vtimas do monstro so mostradas mortalmente envolvidas, paralisadas, tolhidas, enleadas pelo seu olhar feroz. Elas recebem a mirada da parthnos de modo passivo, so manifestamente incapazes de resistirlhe. J dipo sustenta com limpidez o olhar da inquisidora e at quando mostrado a meditar desviando um pouco a vista, fica evidente que no sofre o enleio fatal. Nos testemunhos literrios do mito de que ela uma personagem destacada, a Esfinge encanta no sentido primitivo do termo, enunciando seu carme-desafio. Na iconografia, o encanto traduz-se em mirada por injuno do meio, certamente, mas de modo que revela outro aspecto do mesmo poder: nessas representaes, a esfinge parece que, ao p da letra, inocula a morte em suas vtimas (entenda-se inocula no sentido etimolgico do termo). Assim, atravs dos olhos, o monstro enleia os tebanos, como se os hipnotizasse. Creio que at aqui no suscitar muitas discusses o modo como assinalei os elementos de fascinao presentes na histria da proeza de dipo. Mas fascinao, de acordo com o que especifiquei, envolve ainda um sentido sexual. mesmo possvel encontr-lo, nesse caso?

562

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

J fez furor a tese delcourtiana da Esfinge ncuba. Jean-Marc Moret contestou-a com vigor. Tomei posio sobre o assunto em outro ensaio (Serra 1997), acompanhando Moret. Evocarei apenas alguns pontos do debate. Delcourt interpretou como representaes de persegui16 o ertica cenas em que uma esfinge corre atrs de grupos de moos e como um embate amoroso cenas em que se v um homem jovem sob uma esfinge v.g. em uma srie de lcitos fnebres, ticos, que ela 17 cita (quatro do Pintor de Hmon, dois do pintor do Emprion) . Os documentos dessa srie que se devem ao Pintor de Hmon tm um mesmo esquema de composio. Em todos eles, acha-se desenhado um homem jovem sob uma esfinge, flanqueados os dois por outros personagens. No me parece haver evidncia de que, nas pinturas descritas, a esfinge e sua presa estariam copulando em presena de testemunhas horrorizadas. Francamente, no acho que o Pintor de Hmon buscasse representar um coito, mesmo bestial, de forma to inverossmil como a que seria tentada nesses casos, de acordo com a hiptese delcourtiana. Nos vasos onde sua imagem mais visvel, o rapaz envolvido olha para o cho, onde um de seus braos descai; ele pende de um lado, mostra-se meio torto com relao ao corpo da fera, cujo ventre no toca o seu, embora ele ainda lhe cinja os flancos com as pernas. Ser essa uma atitude fsica no digo apropriada para, mas ao menos compatvel com o desempenho de um amante no curso de um ato sexual? De resto, h um problema anatmico: na posio em que esse efebo se prendeu Esfinge, nos desenhos em apreo, s poderia copular com a terrvel parceira se esta tivesse a vulva em uma parte do corpo onde nenhuma leoa ou 18 cadela jamais a teve . A objeo que levanto contra a leitura delcourtiana dessas representaes talvez seja considerada impertinente, porque implica uma apreciao realista da anatomia de um ente fabuloso. Mas o difcil provar que ao conceberem animais fabulosos os artistas plsticos gregos despojavam-se de qualquer preocupao de verossimilhana anatmica. Podese mostrar com provas abundantes que, pelo contrrio, quando figuravam centauros, eles os faziam muito verossimilmente eqinos na parte eqina do corpo e bem humanos no elemento humano. Reporto-me aqui tese de Delcourt por bons motivos: ela alcanou grande prestgio, foi aceita em amplos crculos, convenceu muita gente. Serviu de base, por exemplo, famosa interpretao americana do mito de dipo proposta por Lvi-Strauss (1967:cap.XI), que no a teria formulado sem tal apoio, isto , se no estivesse convencido de que a esfinge tebana era um personagem do mesmo tipo mtico da old hag dos Pueblo.

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

563

Psicanalistas tambm consagraram de forma dogmtica a leitura de Delcourt deste aspecto do mito que mais os interessava. Andr Green (1994:92, nota 1) tirou da concluses extraordinrias: segundo ele, se dipo no tivesse decifrado o enigma, morreria antes do amanhecer, obrigado que seria pela Esfinge a copular com ela a noite toda! Entre os helenistas, autoridades respeitveis continuam a defender a caracterizao delcourtiana da Esfinge: bastem os exemplos ilustres de Marcel Detienne e Emily Vermeule. Jean-Marc Moret contestou-a com firmeza, com argumentos imbatveis. Em face do objetivo do presente estudo, eu no poderia esquivar essa discusso. Mas o leitor talvez ache que fiz um trabalho contraproducente, comprometendo minha argumentao: afinal, eu tentava justificar meu apelo ao conceito de fascinao para explicar aspectos do mito de dipo, postulando que o fascnio tem um componente ertico. No deveria, portanto, apegar-me tese de Delcourt? Efetivamente contesto que haja, nas imagens apresentadas pela famosa helenista guisa de testemunhos em prol de sua tese, qualquer indicao de ato sexual, de um coito entre o monstro da saga tebana e suas vtimas. No vejo base alguma para a caracterizao da esfinge como ncuba. Mas isso no implica negar que exista um colorido ertico em cenas mticas que a envolvem. Tudo depende, claro, do que se entende por ertico. Segundo penso, no legtimo restringir o conceito de tal modo que s se possa falar em erotismo (na arte, por exemplo) quando se trata de atos sexuais explcitos ou sugeridos de forma direta. Isto seria empobrecer muito a noo do ertico. Assim amesquinhada, ela ficaria bem distante do que os gregos chamavam de ros. Mas eles no hesitariam em relacionar com esta potncia csmica, sagrada a seus olhos, o que chamei de fascinao. Na poesia, a esfinge era freqentemente caracterizada como a virgem alada. Em algumas variantes do mito de dipo, d-se-lhe a feio 19 toda antropomorfa de uma guerreira, de uma pirata, ou de uma ladra : uma donzela indmita em quem a selvageria das virgens se exprimia de forma letal, tornando-a matadora de homens. Uma perversidade de amazona constitui, ento, um seu trao caracterstico trao que a parthnos feroz no deixa de apresentar quando tem a sua caracterizao teriomrfica mais comum. Ora, aos olhos dos gregos a imagem de uma perigosa virago exprimia qualquer coisa de, ao mesmo tempo, terrvel e sedutor. Nas amazonas mulheres indmitas, terrveis viragos transparecia um encan-

564

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

to sinistro. Um heri podia impor seu domnio sobre semelhante monstro pelo jugo do amor ou da morte: a conquista de Hiplita representou um feito ao mesmo tempo blico e amoroso de Teseu. A esfinge pirata da verso de Pausnias da histria de dipo, sua meia-irm, foi vencida e subjugada por este heri. O periegeta no conta o que aconteceu depois: bastou-lhe dizer que o filho legtimo de Laio a dominou. Outras verses tardias do mesmo mito sugerem uma aliana do 20 par, encerrada, porm, com o logro e a morte da mulher terrvel . (Esta tradio no foi infecunda: nos contos do folclore grego moderno, dipo desposa a Esfinge). Voltando s variantes mais conhecidas, tempo de chamar a ateno para um trao contraditrio desse ser medonho, muito visvel em numerosos documentos plsticos da Antiguidade: sua perturbadora beleza. Tratase de um monstro com feies de mulher bonita, que desafia os homens. Bela, terrvel, arrebatadora... H uma inverso do gmos no rapto de vares que a esfinge pratica. Como se sabe, a liturgia grega do matrimnio prescrevia uma encenao do arrebato da noiva da parthnos pelo homem que a dominaria. Quando se fala em uma parthnos que persegue e subjuga homens, a sugesto ertica ineludvel, ainda que se acompanhe de uma nota sinistra assinalada pela inverso. No imaginrio grego da morte, ela evoca o transe do gmos por causa do arrebato que sofre seu paciente, dominado, subjugado. A imagem do casamento como imposio do jugo, uma espcie de doma da parthnos, era familiar aos gregos. Os helenos efetivamente viam no rapto um smbolo adequado dos trabalhos de ros e de Thnatos. O mito de Persfone o melhor testemunho neste sentido. Impossvel negar a presena de um elemento atrativo na figurao da esfinge, na sua aura mtica. Quem quisesse contest-lo de modo absoluto logo se veria a braos com uma dificuldade muito grande. Pois se, na poesia, a esfinge chamada constantemente de parthnos, por outro lado h slidos testemunhos de que os antigos gregos apelidavam de esfinges as prostitutas. Ao faz-lo, acentuavam duas coisas na caracterizao da categoria visada: a graa sedutora com que essas esfinges ofereciam 21 aos clientes um arrebato de gozo... e o poder de lev-los runa . Belas destruidoras... preciso fazer justia ao carter complexo da figura mtica da adversria de dipo. A simplificao resulta mutiladora. A harpaxndra (ttulo da esfinge, traduzvel por arrebatadora de vares) era caracterizada como parthnos, donzela; mas os gregos, conforme se viu, tambm achavam pertinente comparar-lhe a porn, a puta.

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

565

Enquanto parthnos, a Esfinge exprime um furor que se liga ao bestial e ao sagrado. Recorde-se o quanto h de selvagem na Virgem rtemis e no simbolismo de suas rktoi, na caracterizao das pequenas donzelas 22 da Braurnia . Os gregos antigos efetivamente enxergavam nas virgens qualquer coisa de ferino: consideravam a virgindade uma condio de certo modo prxima do demonaco, aberta a suas manifestaes; recorde-se que eram virgens as profetizas helnicas. A moa no domada, no domesticada, teria consigo uma fora julgada capaz de exprimir-se, em outro registro, como fria sangrenta (recorde-se que Aquiles foi Pirra); mas a doma, que converte essa disposio desumana e selvtica da inupta na de mulher feita, envolve o trabalho de Afrodite; portanto, o potencial ertico da virgem que se revela em sua inclinao ferina, quase-demonaca. Nessa perspectiva, a fmea humana que se mantm virgem desvia da realizao normal a potncia ertica, rumo ao anormal-sagrado, quer na sua feio positiva, quer na negativa: pode levar ao vaticnio (como, por exemplo, no caso de Manto) ou ao furor (como no caso das Danaides). Por outro lado, tambm a porn, a seu modo, escapa domesticao do matrimnio; tambm desviante, com relao ao rumo certo das npcias. E sua promiscuidade pode interpretar-se como um trao bestial. O cmico Anaxilas fez sobressair na sua comparao [esfinge = porn] um trao significativo: a prostituta, conforme ele sugere, dedica-se a uma espcie de rapina, cujas vtimas so os vares ( uma harpaxandra). Pois bem: impossvel no advertir o elemento fascinante em uma rapina com seduo. Mais uma coisa subentende-se no paralelo de Anaxilas: algo haver na Esfinge do mito que corresponda ao poder de seduo da bela cortes. Segundo penso, a iconografia revela o que vem a ser isso: manifesta-o quando atribui uma estranha beleza Indagadora, destaca seu olhar fulminante e mostra o efeito em suas vtimas dessa mirada, to enleadora quanto a pergunta que ela cifra. O embarao tambm pode conotar uma situao ertica: no por acaso falamos de enleio amoroso... Creio que at mesmo o processo da interpelao enigmtica pode ser correlacionado metaforicamente com o campo do erotismo; no h de ser gratuito o fato de que em muitas sociedades os festejos pr-nupciais envolvem jogos de adivinhas e prendas, jogos com enigmas. Marie Delcourt est certa quando chama a ateno para o fato de que a esfinge nunca representada a assaltar mulheres; nunca se menciona uma sua vtima feminina (as harpias, por exemplo, tambm

566

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

arrebatavam fmeas). Isso traduz um aspecto importante do seu mito: a oposio masculino/feminino em termos de uma ligao contraditria. Na iconografia, a ferina mulher alada vista, na maioria dos casos, a perseguir e a capturar moos, cuja aparncia denuncia uma classe de idade especfica: a faixa dos nbeis. Ser apenas por que, como alega Moret, pretendia-se mostr-la atacando Tebas no seu porvir, destruindo os seus futuros defensores? A explicao no convence. Tudo indica, ao contrrio, que desde as primeiras razes da saga tebana um componente ertico associa-se ao desempenho da Esfinge: os dois versos remanescentes da Edipodia rezam que ela arrebatou tambm o mais belo e mais desejvel de todos, o filho querido do irreprochvel Creonte, o divino Hmon. Delcourt evoca estes versos famosos a propsito de uma cena pintada em figuras negras num lcito do Cabinet des Medailles, 278 (1944:34 e CVA t. I, pl. 46, ns. 7, 8, 9), de circa 450, vaso encontrado em Cervetri, na Etrria. A se v uma esfinge perseguindo um jovem nu, que lhe foge a correr com a cabea voltada para trs, mas j alcanado pelas patas dianteiras do monstro. Apesar de sua posio de ataque, a esfinge tem um rosto sereno, bonito. Os olhos do fugitivo erguem-se para os seus, com uma expresso de temor; h uma certa candura na imagem dele. Flanqueando o par, de cada lado, assiste um personagem vestido, com um objeto altura do ventre que parece ser um escudo. No h nada que permita relacionar particularmente essa figura, de um modo direto, com 23 o poema referido; tambm nada desautoriza a evocao que fez Delcourt . Que cenas de combate protagonizadas por personagens de sexos opostos possam ter conotaes erticas no inacreditvel. O leitor no precisa lembrar-se de Tasso e dos lricos rabes para admiti-lo; mantendo-se nos limites da Grcia Antiga, basta que se recorde da cena que celebrizou o pintor de Pentesilia. Em muitos dos testemunhos da pintura cermica, atravs do que chamei de duelo visual abre-se campo a um paralelo entre a situao mortfera em que a esfinge confronta os vares em um outro campo de sentido. Ela fascina, de modo que produz enleio e, em seguida, mata. Um olhar invasor desfecha-se sobre o outro e o sujeita; verte sua fora no que o recebe, e assim o domina imprimindo-lhe sua inteno de morte. Esse movimento agnico, em que outra esfera se realiza assim, pelo mesmo processo de embeber os olhos? Impossvel negar que o fascnio mortal e o fascnio ertico se correspondem. Por certo no se equivalem; no digo que a mirada da esfinge, no que encontra e penetra a da vtima ou a faz abater-se, tenha uma cor lbrica visvel nas representaes consideradas. Mas aponto uma corres-

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

567

pondncia que no se pode eludir. Noto ainda uma coisa: no jogo mortal, a fera fmea tem um papel ativo: toma a iniciativa, cria o embarao do admirado e nele inocula seu intento, ao contrrio do que comum (ou melhor, do que era normal para os gregos) na situao ertica do desfitarse de homem e mulher. O (amoroso) olhar fulminante tem qualquer coisa de flico e impe ao olhar que o reflete um carter sexual simtrico. Recorde-se, a propsito, um verso de John Updike: Eyes are penises, mirrors are vaginas. Pois bem, olhos tambm so espelhos! O ambguo poder sexual dos olhos seria um fator decisivo da sua valncia apotropaica. Inmeros testemunhos da iconografia helena (em particular, da pintura cermica) comprovam o uso de figuras de olhos com esta funo. Documentos iconogrficos tambm mostram que, na Antiguidade, o confronto ocular da esfinge com dipo veio, em certas instncias, a ser traduzido no cdigo sexual, com apelo a um simbolismo tambm evocativo de procedimentos mgicos. No diminui em nada a importncia desses 24 testemunhos o fato de que eles so poucos e correspondem a vasos flacos . Seu nmero reduzido no obsta a que se possa relacion-los com uma tradio: a da stira teatral. Se pouca coisa nos restou desta, ningum se arriscar a neg-la; ningum, em so juzo, afirmar que ela foi pobre. Nas pinturas de vasos do gnero, o desenho caricatural visa de modo claro realizar uma pardia. Isto no significa resvalar para o gratuito, antes o contrrio; a pardia s se efetiva se tiver algum fundamento. No pode ser arbitrria, recorrer a paralelos inaceitveis, a idias que nenhum consenso autorize. Tem de mostrar-se verossmil. A deformao que faz segue um esquema simblico, percorre o campo de uma analogia; se esta no for reconhecida, se o juzo do espectador no a estima pertinente, a caricatura falha, perde-se, no resulta em coisa alguma. O assunto deve prestar-se stira, e o pblico quem decide. Ora, que o drama do confronto de dipo com a Esfinge era passvel de uma transcrio satrica, ningum negar: squilo, autor de um dipo, tambm o foi de uma Sphynx Satyrik. Entre o arrebato mstico, o xtase amoroso e a morte h ligaes que a arte, em todos os tempos, sempre se empenhou em mostrar. Por outro lado, ainda falamos em transportes de amor e no transe mortal. Pois bem: a esfinge veculo do transporte imaginrio do morto para o outro mundo em 25 muitas representaes antigas . Sim, a esfinge um dos smbolos do notvel repertrio grego ligado a uma ertica da morte. Tambm por isso suas representaes tinham, freqentemente, um valor apotropaico. A relao entre a esfinge e dipo mostra que ele no estranho a este campo de valor.

568

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

A ltima tragdia sofocleana d testemunho no mesmo sentido, quando associa o heri s Eumnides. Esta ligao nada tem de gratuito. Sabese que as Ernias de Laio e dipo recebiam um culto especial, prestado por 26 uma famlia nobre que assim queria garantir sua prpria continuao, assegurar-se a ameaada gerao de filhos: por outras palavras, esse culto destinava-se a prevenir o perigo da esterilidade, apart-lo, remov-lo. dipo assim oferecia remdio contra o que provocou em Tebas. E seu tmulo secreto era tambm (mas contra as armas tebanas) um apotrpaion . Nas tragdias em geral, trata-se do destino inflexvel, do que propriamente tropos (irreversvel, inelutvel). Por outro lado, com muita freqncia, nelas se mostra um tipo de situao muito peculiar: de splica, de prostrop. Assim comea, por exemplo, o drama sofocleano do Rei dipo: trazidas pelo sacerdote de Zeus, crianas que tm nas mos ramos de oliveira enrolados com fitas de l assentam-se junto aos altares do soberano. Ele o alvo da splica, portanto desde logo atingido por uma potncia terrvel e que... atua automaticamente (Gernet 1968:295-298): uma fora ameaadora, no raro terrvel, quando recai sobre um sujeito humano. Esse tremendo poder constitui, sem dvida, um motor da viragem ocorrida no drama, viragem em cujo termo o rei acaba por volver-se em um miservel suplicante. A possibilidade trgica da reviravolta assim operada, em que o propriamente tropos se manifesta, j abre caminho para que se inscreva no mesmo campo (dramtico) uma outra transformao: aquela de que decorre, ou pode decorrer, a produo do apotropaico. o que revela o ciclo sofocleano de dipo. Basta isto para que se reconhea no conceito em apreo uma categoria do pensamento trgico. Em todos os contextos onde essa idia se mostra operativa, cabe relacionla com o sentimento do destino e com os valores opostos de pureza e impureza. Ningum negar que esses elementos tm uma importncia axial na cosmoviso religiosa dos gregos. preciso, pois, deixar de lado o preconceito que cinge estreitamente ao campo da magia a idia do apotropaico.

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

569

Recebido em 07 de junho de 2005 Aprovado em 08 de julho de 2005

Ordep Serra professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia. E-mail: <ordepserra@terra.com.br>

Notas

Reporto-me a uma longa fala de dipo, entre os versos 771 e 833. Destaco o trecho que vai do verso 813 ao 829. A hiptese do damon cruel formulada nos versos 828 e 829 do Oidipous Rex. Todas as citaes de Rei dipo neste trabalho remetem minha traduo (Serra 2004).
2

Cf. Oed. Rex, vv. 1252-1279, e em especial o verso 1258. Oed. Rex, v. 276: rei, como obriga a praga do teu conjuro, respondo....

A propsito, recorde-se que, em grego, no havendo um designativo especfico do suicdio, usa-se, neste caso, os termos cunhados para indicar o parricdio: ao matar Laio, dipo comete, na perspectiva da cultura helnica, um ato suicida. A respeito, veja-se Nicole Loraux (1988:30 e nota 12, ao final).
5 Mas h notveis excees. Os versos 677-679 do Canto XXIII da Ilada falam dos jogos fnebres de dipo em Tebas. A famosa passagem da Odissia XI:271-280 diz explicitamente que ele continuou a reinar em Tebas depois da revelao do incesto e do suicdio de sua me.

Viragem o termo que uso para designar o mesmo que renversements, reversal, trop. Sigo o procedimento de Eudoro de Sousa (1978) na sua traduo de Herclito.
7 Assim, por exemplo, seu gesto de legtima defesa acaba por ser um parricdio, e seu casamento glorioso, prmio de uma grande faanha, resulta em incesto.

O sangue (derramado) de parentes, de consangneos: o sangue de Laio, seu pai, que dipo matou.
9

A propsito, veja-se Vidal-Nacquet (1991:183-220 e, especialmente, pp. 200-214). Como mostrou Vidal-Nacquet (1991).

10

570

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

Loxias um ttulo de Apolo que se pode traduzir por Oblquo; faz referncia ao arrevesado dos orculos. Reporto-me aos versos 113-115 de Rei dipo: ... Mas se com esse estranho/ Laio tem de comum a natureza/ Qual dos homens ser mais infeliz do que eu? Notese a ironia trgica.
13 Eis a glosa: Fascinum [fascnio], que em grego se diz baskana, um tipo de feitio pelo qual os homens ficam de tal modo enleados que perdem a liberdade e o controle de sua mente e, muitas vezes, ficam depauperados, reduzidos a magreza extrema [] Por extenso, d-se este nome imagem do falo, porque os antigos empregavam o falo contra a fascinao. Pois falos erigidos desviam e afastam as torpezas dos olhos maus dos invejosos. Assim como se acreditava que aves de mau agouro pregadas nas portas quebram a fora do azar, acreditava-se tambm que os falos, costumeiramente usados em feitios, repeliriam os mesmos. 12

11

De um modo geral, nos documentos da pintura cermica onde se encontra tematizado o motivo do assalto da Esfinge aos tebanos, trs informaes destacam-se, veiculadas separadamente ou em conjunto: (a) a que diz respeito ao processo da interpelao mortfera; (b) a que concerne difuso da notcia do desafio da Esfinge, e do pnico que a novidade acarreta; (c) a que concerne ao enleamento de uma vtima estupefata, tolhida de um jeito fnebre, os olhos arregalados de horror em face do olhar penetrante da Esfinge. D-se ainda uma outra variao: Ingrid Krauskopf [1981:12 (LIMC, s.v. Oidipous)] chama a ateno para a cena representada pelo Pintor de Aquiles em uma plike do Museu de Berlim (F 2355), de 450/440 a.C. (cf. Moret 1984:79, pl. 46/1), em que ambos, tanto a Esfinge como dipo, olham para o cho melancolicamente, como se j previssem seu infortnio por vir.
16 Por exemplo, em uma taa de Siana de Siracusa, n. 25.418 , pintada em figuras negras, datvel de 570/560 a. C. A se v representada uma esfinge de rosto juvenil, cabelos longos, asas paralelas a prumo, a perseguir um grupo de oito jovens desnudos que correm em uma pose estereotipada. O elemento mais interessante da composio a figura de um jovem que parece prender-se esfinge, com o corpo colado ao seu: o brao visvel desse rapaz adere asa da fera e suas pernas surgem pendentes entres as coxas dela (sem que os ps do agarrado toquem o solo). Delcourt (1944:120) liquidou o assunto em uma nica frase, como quem aponta o bvio: O artista a representou um symplegma [um enlace] do modo o mais claro possvel. Mas como observa Moret, a no h como pensar em unio sexual pois os pintores de vasos, que representaram com um realismo s vezes tremendo as cpulas mais estranhas, neste caso se limitam a um enlaar o mais neutro possvel. Alm disso, h outras coisas. Primeiro, observarei que a Esfinge, na cena em apreo, est visivelmente a correr atrs de um peloto de rapazes. Mesmo para um monstro mitolgico, demais; haver demnio que persiga oito enquanto copula com um? A hiptese da conveno impe-se. Creio que o pintor quis dizer: um j foi capturado; h muitos outros sob ameaa. (A primeira vtima assunto liquidado). Quanto interpretao delcourtiana, no param a as dificuldades... A mestra escreveu tambm que o efebo volta os olhos para 15

14

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

571

o rosto da Esfinge, porm isso no exato: seu olhar parado perde-se, no mximo, na altura do pescoo da captora. A posio do casal tambm no me parece convincente em termos de indicao de um enlace, mesmo mitolgico: os ps do moo pendem no ar. Para supor uma situao de mxis com um mnimo de verossimilhana, seria preciso crer que o jovem lnguido crava as unhas com firmeza nas asas da Esfinge, que ela tem o sexo um tanto deslocado e que ele sofre de penis captivum. Mas a posio do rapaz relativamente ao monstro de todo inslita, no segue um modelo natural. Isto quer dizer que o pintor C, ao construir esta imagem, estava conscientemente a valer-se de uma abstrao, com o objetivo de representar coisa diversa do que Delcourt imaginou. Ele segue um esquema, traa uma espcie de metfora visual. A saber: (1) o lcito do Louvre CA. 111 (L 28), pintado em figuras negras sobre fundo branco, datvel de circa 480 (composio do Pintor de Hmon); (2) o lcito de Siracusa (12805), proveniente da tumba 891 de Mgara Hiblia, pintado em figuras negras sobre fundo branco (composio do pintor de Hmon); (3) o lcito de Atenas 12954 (N 965), pintado em figuras negras sobre fundo branco (composio do Pintor de Hmon); (4) o lcito de Viena 190, pintado em figuras negras sobre fundo branco, datvel de circa 480 (composio do pintor de Hmon); (5) o lcito de Manheim (128), de figuras negras sobre fundo branco, datvel de circa 470 (composio do Pintor do Emprion); (6) o lcito de Princeton 57, pintado em figuras negras sobre fundo branco, datvel de circa 470 (composio do Pintor do Emprion).
18 Nos lcitos do Pintor do Emprion que Delcourt relacionou em apoio de sua tese, acha-se tambm um mesmo esquema figurativo: em todos eles, um embate entre uma esfinge e um efebo parece ser testemunhado por transeuntes. A mitloga estimou que esse embate seria amoroso, mas nada o confirma nas figuras. A propsito, ver Serra 1997. 17

Ela pirata na verso de Pausnias, IX, 26, 2-3. Palafato (De incredib. 7), tentando racionalizar a legenda, produziu uma verso interessante da mesma: a Esfinge seria uma antiga mulher de Cadmo, que este heri abandonou quando se casou com Harmonia. A amazona enciumada formou um bando e refugiou-se na montanha, de onde arremetia contra os tebanos, armando-lhes emboscadas. Palafato lembra que em grego aingma significa tambm tocaia, emboscada e explica assim um intrigante elemento da histria tradicional. Nas verses de George Cedrnio e de Joo Malalas; cf. Carl Robert (1915: I:502 e II:169).
21 20

19

o que mostra o fragmento do cmico Anaxilas, citado em Ateneu XIII 558a-e.

Brauron, na tica oriental, uma das cidades incorporadas no sinecismo atribudo a Teseu, celebrizou-se pelo seu culto a rtemis, em cuja honra a se celebrava atualmente a festa chamada de Braurnia; nessa festa, meninas de cinco a dez anos, vestidas em tnicas cor de aafro, imitavam ursas (rktoi). Na poca clssica, essa festa passou a integrar o culto estatal de Atenas.
23

22

Outros estudiosos lembram-se melhor de Hmon vista de figuraes em

572

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

que um jovem guerreiro d combate bela fera. Pode-se pensar nele, por exemplo, contemplando uma gema em calcednia de comeos do sculo V (Vermeule 1984:286, fig. 24) em que uma esfinge salta sobre um homem nu, lacerando-lhe o peito com a garra dianteira visvel. Caindo embora, o guerreiro resiste: empunha na mo direita uma espada e contrai os msculos de forma que torna evidente sua disposio de golpear. A esfinge tem uma expresso de serenidade quase prazenteira.
24 Evocarei primeiro a pintura de um vaso muito interessante: a encoa de Boston 01.8036, pea de provvel origem campnia, qui do terceiro quartel do sec. IV. [Krauskopf 1981 (LIMC 710); Moret 1984 cat. 194, pl. 95]. V-se a, no alto do que parece uma coluna retorcida (ou uma inverossmil formao rochosa), com uma serpente com jeito de incrustada no trecho (ou bloco) mais elevado, uma pequena esfinge agachada, com seios de mulher empinados, cabelos curtos, rosto de garoto adolescente. Seu corpo nu quase inteiramente antropomorfo, exceo das patas e das asas recolhidas (quase se tocam atrs). No centro, um arbusto medeia entre a penha da Esfinge e o outro personagem dessa representao: um jovem esqulido, to magro quanto a figura que confronta. Trata-se de dipo, sem dvida. O heri, que tem na cabea um plos, parece desnudar-se: sua mo esquerda prende na cintura uma ponta de um manto, que do outro lado cai sobre o cajado; ele apia a destra neste basto, no qual se escora e torna bem visvel um grande falo flcido, para o qual se volta o olhar perplexo da Esfinge. Tudo sugere a realizao eficaz de um gesto apotropaico, assinalada de forma cmica. Considere-se tambm a cena representada em uma encoa pula de Tarento de 370/360 a. C. da col. Ragusa, n. 74 [Krauskopf 1981 (LIMC s.v Oidipus) cat. 70; Moret 1984 cat. 193, pl. 94], em um estilo que se associa ao do Pintor de Felton. A Esfinge, de seios flcidos, rosto grotesco de velha megera, equilibra-se em um extravagante rochedo tortuoso que se inclina para a esquerda de um modo inverossmil. Tem asas que lhe deixam a cabea entre parnteses, patas de predador, e um longo rabo. Este se entorta e aparentemente se bifurca perto da extremidade, projetando um falo infibulado. No resto do corpo, essa figura antropomorfa. O que a torna mais chocante que ela est nua e deixa em plena evidncia sua grande vagina. frente da Esfinge, mais abaixo, assenta-se em uma penha ou banco de pedra um velho barbudo, de calva pronunciada, com um basto sob um dos braos. A tnica pendente do ombro esquerdo deixa-lhe o tronco nu, mas cobre-lhe o resto do corpo, da cintura para baixo, quase at os ps. Este personagem, que bem pode ser Creonte, volta-se, com um brao um pouco levantado, para um jovem atrs de si, com quem tudo indica que est a discutir. fcil reconhecer dipo no moo de feies grotescas que gesticula de forma um tanto exagerada, como se apontasse a Esfinge e argumentasse com o ancio: ele tem enormes ps inchados. Esta pintura decerto relacionava-se com algum drama satrico. D para imaginar o entrecho: dipo barganharia com Creonte, procurando obter o mximo de vantagens antes de propor a soluo do problema. O que mais chama a ateno o acmulo dos signos sexuais na figura da Esfinge. Mas no s isso que surpreende: dipo acha-se representado a, de maneira inslita, com seu estigma muito evidente, talvez para indicar o poder flico, penhor da vitria do heri. Convm agora trazer baila a pintura de uma pequena taa corntia de Oxford, de uma coleo privada (integra o Sam Wide Group), exposta no Ashmolean Museum [cf. Krauskopf 1981:69 (LIMC Oedipus); Moret 1984, cat. 195). Ela dataria, talvez, do ltimo tero do sculo V. Nesta pea, quase todo o espao da representao

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

573

dominado pelo monstro sobre a coluna. Os franceses podem dizer tanto le Sphynx como la Sphynx; em portugus, infelizmente, no temos a mesma liberdade... O monstro, no caso, vem a ser uma Esfinge-macho, de corpo mido, mirrado, bem menor que as asas, porm de cabea enorme, ainda mais desproporcional, embora a supere em desproporo o falo desmesurado do mesmo ente. O monstro masturba-se, e ejacula; o jato de esperma est para cair sobre um jovem (sem dvida dipo) que, junto coluna, cabea altura do capitel, olha para o alto e protege-se com a clmide (v-se-lhe s costas o ptasos preso ao colo). Ao tempo em que se defende, o heri com ar de garoto prepara o contrataque: v-se o seu gldio ereto, mostrado com uma forma e em uma posio que se podem qualificar de flicas. Apesar disso, o dipo assim caricaturado tem um qu de feminino, de andrgino, em seu rosto imberbe muito pueril. J quanto ao monstro, segundo comenta Moret (1984:144), masculinidade, natureza flica e agressividade se combinam nesta inverso do ideal herico, que neste caso quem manifesta o Esfinge. A iconografia oferece exemplo de Esfinge com falo: veja-se a urna de alabastro de Volterra 355 [Krauskopf 1981 (LIMC Oidipous 58a); Moret 1984, cat. 111, pl. 70/1], datvel do sculo III, onde se reconhece logo a fera da saga tebana em confronto com dipo. Nesta obra etrusca, o monstro tem corpo de centauro e pisa sobre restos humanos, mas seu semblante feminino. J na taa corntia de que agora se trata, o atributo flico soma-se a uma srie de traos que conferem ao estranho ser uma expresso em tudo masculina e agressiva. Moret observa (1984:144-145) que a caricatura no vaso corntio em lugar do enunciado verbal [do enunciado do enigma, quer dizer] mostra a emisso seminal.... Mas do mesmo jeito pode-se dizer que a violncia da ejaculao a ameaar dipo, de um lado, e o ataque por ele preparado com seu gldio flico, de outro, traduzem o agn insinuado, em muitas representaes, pelo confronto dos olhares. O gesto do monstro caricato, sem dvida, pode ainda ser considerado apotropaico, segundo Moret sugere (1984:145, nota 2): caberia presumir que dipo decifrou o enigma, ou de algum modo se mostrou capaz de vencer o desafio, de modo que o seu adversrio se refugiou no gesto onanista, talvez como um ltimo recurso mgico, talvez em uma desesperada compensao.
25 Por exemplo, no j citado lcito de Atenas 1607; na pintura de uma taa do pintor de Evergides, qui do ltimo decnio do sculo VI, recomposta atravs de fragmentos do Louvre (Cp. 11.224) e de New York (1076.20.1); nas imagens do fragmento de uma hdria de 480, obra do pintor de Eucrides (Frgt. de Innsbruck II, 12, 333. Hdria em figuras vermelhas (Cf. Moret 1984, cat. 24, pl. 15/3); nas do lcito de Kiel B 555 (circa 470).

26

O gnos dos Egeidas; cf. Herod. IV, 147-149.

574

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

Referncias bibliogrficas

BEAZLEY, John D. 1956. Attic black-figure vase painters. Oxford: Oxford University Press. BOISACQ, mile. 1923. Dictionnaire tymologique de la langue grecque tudie dans ses rapports avec les autres langues indo-europennes. Paris: Librairie Klincksieck. CVA Corpus vasorum antiquorum . 2002-2004. Union Acadmique Nationale/ Beazley Archive. http:// www.cvaonline.org/cva/ProjectPages/ CVA3.htm DELCOURT, Marie. 1944. Oedipe ou la lgende du conqurant. Lige: Bibliothque de la Facult de Philosophie et Lettres de lUniversit de Lige. FOUCAULT, Michel. 1971. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: PUCRio, Departamento de Letras e Artes. FORCELLINI, Egidio. 1771. Totius latinitatis lexicon, consilio et cura. J. Facciolati, opera et studio Aegidii Forcellini alumni seminarii Patavini, lucubratum, 4 vol., Patavii. FURTWNGLER, Adolph. 1900. Die antike gemmen. I-III. Berlim: Akademie Verlag. GERNET, Louis. 1968. Anthropologie de la Grce Antique. Paris: Maspro. GREEN, Andr. 1994. O desligamento. Rio de Janeiro: Imago. HFER, Otto 1902. Oidipus. In: W. H. Roscher (org.), Aufrliches lexikon der griechischen und rmischen mythologie III (I). Leipzig: Georg Olms. pp. 700-746. LVI-STRAUSS, Claude. 1967. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. ________.1976. Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

________.1984. Paroles donnes. Paris: Plon. KRAUSKOPF, Ingrid. 1994. Oidipous. In: N. Yalouris et alii (orgs.), Lexicon iconographicum mythologiae classicae. Zurich/ Mnchen: Artemis V erlag. vol. VII, pp.1-15. LLOYD-JONES, H. & WILSON, N. G. (eds.). Sophoclis Fabulae. Oxford University Press, 1990. LORAUX, Nicole. 1988. Maneiras trgicas de matar uma mulher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. MORET, Jean-Marc. 1984. Oedipe, la sphynx et les thbains. Essai de mythologie iconographique. Bibliotheca Helvetica Romana. Genve: Institut Suisse de Rome. ROBERT, Carl. 1915. Oidipous. Geschichte eines poetischen stoffs im griechischen Altertum. Berlin: Weidman. SERRA, Ordep. 1997. O reinado de dipo. Tese de Doutorado, Universidade de So Paulo. ________.2002. Veredas. Antropologia infernal. Salvador: EdUFBA. ________.2004. Sfocles. Rei dipo. So Paulo: Editora Peixoto Neto. SIMON, Erika. 1981. Das satyrspiels sphynx des aischyllos. Sitzungsberichte der Heidelberg Akademie der Wissenschaft, 5:7-41. SOUSA, Eudoro de. 1978. Filosofia grega. Braslia: Editora da Universidade de Braslia. VERMEULE, mile. 1984. La muerte en la poesia y en el arte de Grecia. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. VERNANT, Jean-Pierre. 1981. Ambiguit et renversement. Sur la structure nigmatique dOedipe-Roi. In: J. P . Vernant e P . Vidal-Nacquet (orgs.), Mythe et tragdie en Grce Ancienne. Paris: Maspro. pp. 100-131.

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

575

________. 1991. O tirano coxo: de dipo a Periandro. In: J. P . Vernant e P . VidalNacquet (orgs.), Mito e tragdia na Grcia Antiga II. So Paulo: Brasiliense. pp. 47-76. VIDAL-NACQUET, Pierre. 1991. dipo entre duas cidades. Ensaio sobre o dipo em Colono. In: J. P . Vernant e P . Vidal-Nacquet (orgs.), Mito e tragdia na Grcia Antiga II. So Paulo: Brasiliense. pp.157-182.

576

LUZ DA TRAGDIA: DIPO E O APOTROPAICO

Resumo

Abstract

Focalizando as tragdias sofocleanas Rei dipo e dipo em Colono, mas considerando tambm outras verses e documentos iconogrficos relativos ao mito de dipo, busca-se evidenciar que a noo do apotropaico desempenha, nesse contexto, um papel significativo. Sugere-se que as crenas e as prticas nas quais este valor se exprime tm razes no plano mais profundo de uma cosmoviso tradicional dos helenos: tm a ver com idias sobre o destino e com categorias fundamentais do pensamento religioso dos gregos. Sustenta-se que o cdigo do apotropaico tem na magia (domnio ao qual inmeros estudos tendem a cingi-lo), apenas uma de suas expresses, cuja interpretao depende da anlise de outros discursos da cultura grega. Na encenao da histria de dipo, a tragdia evidencia com singular clareza o sentido mais profundo do apotropaico. Palavras-chave: Apotropaico, dipo, Mito, Tragdia, Esfinge

Focusing mainly on the Sophoclean tragedies Oedipus Rex and Oedipus at Colonnus, but also considering other versions of the Oedipus myth and some of the iconographic documents relating to it, this article looks to show that the apotropaic element plays an important role in this mythic context. It suggests that the beliefs and practices through which the apotropaic value is expressed are rooted in the deepest grounds of the Greek Weltanschauung and related to conceptions of fate and the basic categories of Greek religious thought. Although many studies usually restrict its operation to this circle, the article argues that magic is just one of the fields in which the apotropaic code is expressed, and that the interpretation of this code requires the consideration of other discourses and the analysis of other aspects of Greek culture. In theatrical presentations of the Oedipus tale, the tragedy reveals the deepest meaning of the apotropaic with singular clarity. Key words: Apotropaic, Oedipus, Myth, Tragedy, Sphinx

You might also like