You are on page 1of 9

PODER FAMILIAR

Conceito

O poder familiar o conjunto de direitos e deveres atribudos aos pais, no que se refere pessoa e aos bens dos filhos menores. O instituto em apreo resulta de uma necessidade natural; pois constituda a famlia e nascidos os filhos, no basta aliment-los e deix-los crescer lei da natureza, como se fossem animais inferiores. necessrio educ-los e dirigi-los.

Titularidade (arts. 1631 a 1633)

A Constituio Federal de 1988 concretizou a igualdade completa entre os cnjuges no tocante a titularidade e o exerccio do poder familiar, e disps no artigo 226, 5 o seguinte: Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. Assim, dentro da referida sociedade, encontramos normas, as quais devero ser exercidas de forma igualitria entre os cnjuges no que tange a educao e criao de seus filhos. O Cdigo Civil de 2002 atribuiu o poder familiar a ambos os pais, em igualdade de condies, dispondo no artigo 1631: Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade. Contudo, divergindo os pais, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo (pargrafo nico do referido artigo).

J o artigo 1632, do mesmo Diploma, estatui que: A separao judicial, o divrcio e a dissoluo da unio estvel no alteram as relaes entre pais e filhos seno quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos.

E por fim, o filho no reconhecido pelo pai, fica sob o poder familiar exclusivo da me; se a me no for conhecida ou capaz de exerc-lo, dar-se- tutor ao menor (Cdigo Civil, artigo 1633).

Dispe o artigo 1630 do Cdigo Civil: Os filhos esto sujeitos ao poder familiar enquanto menores. Assim, o dispositivo abrange a todos os filhos, reconhecidos ou adotivos, menores, ou seja, os que no atingirem dezoito anos ou no forem emancipados.

Exerccio (art. 1634)

Usufruto e administrao de bens do menor (arts. 1689 a 1693)

Responsabilidade Civil (art. 932)

Alienao Parental (Lei 12.318/2010)

Extino (art. 1635)

Suspenso e perda (arts. 1637 e 1638)

UNIO ESTVEL

1. Histrico * Iniciou com o ingresso de aes pleiteando indenizaes por servios prestados, pois o CC/16 s garantia direitos para os que estivem constitudos dentro do instituto do casamento; * utilizou-se o instituto da sociedade de fato, dizendo que havia entre os dois um contrato; * Em 1964 foi editada a smula 380 do STF, que diz "comprovada a existncia da sociedade de fato entre os concumbinos, cabvel a sua dissoluo judicial com a partilha do patrimonio adquirido pelo esforo comum; * Em 1988 foi reconhecido uma entidade familiar no art. 226, paragrafo 3, CF/88; * Em 1994 surge a Lei 8.971/94, Caracteres objetivos para unio estvel:

- solteiro, separado judicialmente, divorciado, vivo; - + de 05 anos ou - prole comum (Obs.: instituto falido) Dois anos depois, houve a edio de nova lei, a Lei 9.278/96, complementado a anterior, com caracteres subjetivos: - durabilidade; - publicidade; - continuidade; - diversidade de sexos (no requisito essencial, segundo STF); - intuitu familiae (inteno de ser famlia); ---outros acrescentado por jurisprudncia e doutrina--- convivncia sob mesmo teto (sm. 382 STF); - FIDELIDADE - Casamento Religioso A durabilidade e a continuidade devem ser analisadas em conjunto. * O CC/02, traz o critrios citados acima (Lei 9.278/96), apenas o invertendo, e, acrescentando no art. 1727 o termo concubinato. (Obs.: famlia paralela). 2. Conceito (art. 1723 e 1727) a relao de convivncia entre o homem e a mulher que duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio familiar. 3. Caractersticas 4. Natureza Jurdica 5. Pacto de Convivncia (art. 1725) - no precisa de escritura pblica; - no precisa de testemunha; - basta contrato.

6. Estado Civil (de famlia)

O ambiente familiar ambiente privado, ntimo.

(livro do Valcir de direito de famlia) requisitos da responsabilidade civil -> (ilcito-dano-nexo causal)

FORMALIDADES 1. Habilitao 1.1. Capacidade (arts. 1517 e 1520) A partir dos 16 se pode casar, necessitando de autorizao dos pais, mesmo que um tenha a guarda e o outro o direito de visita, Com menos de 16 apenas em situaes excepcionais. 1.2. Requerimento (arts. 1525) 1.3. Competncia (arts. 1526) 1.4. Procedimento (arts. 1527, 1531, 1532) 2. Cerimnia (art. 1533) 2.1. Suspenso (art. 1538) 2.2. Casamento NUNCUPATIVO (art. 1540) 3. Prova do Casamento (arts. 1543 e 1547)

22 de outubro 2013
EFICCIA DO CASAMENTO

1. Igualdade (Art. 1511)


Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

2. Deveres dos Cnjuges (Art. 1566)


Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

3. Direitos dos Cnjuges (Art. 1567)


Art. 1.567. A direo da sociedade conjugal ser exercida, em colaborao, pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos.

Pargrafo nico. Havendo divergncia, qualquer dos cnjuges poder recorrer ao juiz, que decidir tendo em considerao aqueles interesses.

4. Atos Conjuntos 4.1. Restrio (art. 1647)


Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Pargrafo nico. So vlidas as doaes nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada.

Art. 10, CPC

Comunho parcial pode-se administrar de forma unilateral, no entanto para alienao, mesmo de bem que exclusivamente de um, necessita da autorizao do outro.

4.2. Permisso (art. 1642 a 1644)


Art. 1.642. Qualquer que seja o regime de bens, tanto o marido quanto a mulher podem livremente: I - praticar todos os atos de disposio e de administrao necessrios ao desempenho de sua profisso, com as limitaes estabelecida no inciso I do art. 1.647; II - administrar os bens prprios; III - desobrigar ou reivindicar os imveis que tenham sido gravados ou alienados sem o seu consentimento ou sem suprimento judicial; IV - demandar a resciso dos contratos de fiana e doao, ou a invalidao do aval, realizados pelo outro cnjuge com infrao do disposto nos incisos III e IV do art. 1.647; V - reivindicar os bens comuns, mveis ou imveis, doados ou transferidos pelo outro cnjuge ao concubino, desde que provado que os bens no foram adquiridos pelo esforo comum destes, se o casal estiver separado de fato por mais de cinco anos; VI - praticar todos os atos que no lhes forem vedados expressamente.

Art. 1.643. Podem os cnjuges, independentemente de autorizao um do outro: I - comprar, ainda a crdito, as coisas necessrias economia domstica;

II - obter, por emprstimo, as quantias que a aquisio dessas coisas possa exigir.

Art. 1.644. As dvidas contradas para os fins do artigo antecedente obrigam solidariamente ambos os cnjuges.

4.3. Subsidiariedade (art. 1570, 1651 e 1652)


Art. 1.570. Se qualquer dos cnjuges estiver em lugar remoto ou no sabido, encarcerado por mais de cento e oitenta dias, interditado judicialmente ou privado, episodicamente, de conscincia, em virtude de enfermidade ou de acidente, o outro exercer com exclusividade a direo da famlia, cabendo-lhe a administrao dos bens. Art. 1.651. Quando um dos cnjuges no puder exercer a administrao dos bens que lhe incumbe, segundo o regime de bens, caber ao outro: I - gerir os bens comuns e os do consorte; II - alienar os bens mveis comuns; III - alienar os imveis comuns e os mveis ou imveis do consorte, mediante autorizao judicial. Art. 1.652. O cnjuge, que estiver na posse dos bens particulares do outro, ser para com este e seus herdeiros responsvel: I - como usufruturio, se o rendimento for comum; II - como procurador, se tiver mandato expresso ou tcito para os administrar; III - como depositrio, se no for usufruturio, nem administrador.

5. Sustento do Lar (art. 1568)


Art. 1.568. Os cnjuges so obrigados a concorrer, na proporo de seus bens e dos rendimentos do trabalho, para o sustento da famlia e a educao dos filhos, qualquer que seja o regime patrimonial.

29 de outubro de 2013
DIREITO CONJUGAL PATRIMONIAL

1. Regime de Bens o pacto que vai regulamentar situao patrimonial do casal,

influenciando tambm na relao com terceiros. Admissibilidade da Alterao do Regime de Bens -> deve ser motivada por ambos os cnjuges mediante autorizao judicial, ressalvados os direitos de terceiros. 2. Pacto Antenupcial (ART. 1640, P.) Conceito: documento pelo qual se opta ou cria o regime de bens, a explicitao formal do que se escolheu (com exceo do regime de comunho parcial de bens = Reg. Legal ou Reg. Supletivo -> suplementa a falta de opo por um regime). Gera efeitos a partir da data do casamento. Deve ser feito no cartrio de notas quando no se tratar de Reg. Parcial, e ser reduzida a termo no cartrio de registro civil (momento do casamento). Obs.: H a possibilidade de quando escolhido a opo de separao total de bens no pacto (cartrio de notas), e, no momento do casamento (cartrio de registro civil) pode se optar/converter pelo parcial, o juiz de paz devolver a escritura pblica e proceder reduzindo a termo o novo regime. 3. Regime de Separao de Bens (art. 1687) 3.1. Tipos Convencional Obrigatrio (art. 1.641) I causa suspensivas
Art. 1.523. No devem casar: I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas.

II Maiores de 70 anos; III dos que preciso de autorizao para casar. Obs.: II crtica a falta de autonomia, dignidade do idoso. Justifica o legislador, que o pensamento proteger o idoso quanto a um possvel golpe do ba, mas ora, um jovem (maior de 18) ou qualquer um est sujeito a um golpe, sem contar que se o idoso pode fazer uma doao porque no lhe dado a faculdade de escolher o regime de casamento. 3.2. A smula 377, STF

4. Regime de Comunho Parcial (art. 1658) 4.1. Bens Includos (art. 1659) 4.2. Bens Excludos (art. 1660)

4.3. 4.4.

Bens Mveis (art. 1662) Dvidas (art. 1663)

Princpio da Ampla Autonomia 5. Regime de Comunho Universal (art. 1667) {ampla, absoluta} 5.1. Bens Excludos (art. 1.668) Obs.: Clusula de Incomunicabilidade; Incomunicabilidade Inalienabilidade (art. 1911) # Se tiver causa de inalienabilidade o bem tambm no se comunica Bens gravados com fideicomisso; Dvidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos; Doaes antenupciais feitas por um dos cnjuges ao outro com clusula de incomunicabilidade; Bens referidos nos incisos V a VII do art. 1659 5.2. Clusula de Reverso (art. 547) Inviabiliza a comunicabilidade do bem. 6. Regime de Participao Final nos Aquestos (art. 1.672) Pretendeu o legislador fazer uma mistura do Regime de Separao + Regime de Comunho Parcial Para vender bem imvel vai demandar uma clusula especfica.

05 de outubro de 2013

ALIMENTOS 1. Conceito So as prestaes para a satisfao das necessidades de quem no pode prov-las por si. 2. Contedo (art. 1920) Tem-se por legado uma deixa testamentria determinada dentro do acervo transmitido pelo autor da herana, por exemplo, um anel ou jias da herana, um terreno ou um nmero determinado de lotes, as aes de companhias ou de determinada companhia. O legado distingue-se da herana uma vez que esta vem a ser o patrimnio do falecido, o conjunto de direitos e obrigaes que se transmitem aos herdeiros legtimos ou testamentrios. Portanto, a herana uma universalidade, enquanto o legado um ou mais bens individualizados dentro do acervo hereditrio, destinado a uma determinada pessoa, sendo, por isso, uma universalidade de fato.

3. Pressupostos (art. 1694, 1 e 1695) Binmio => Necessidade x Possibilidade Atualmente Necessidade x Possibilidade x Proporcionalidade 4. Tipos

You might also like