You are on page 1of 2

tica do Promotor de Justia

MAYARA: A promotoria pblica o rgo da justia pblica


encarregado da defesa da sociedade, bem como da sua segurana e respeito. O promotor um agente pblico e seu principal objetivo defender a sociedade e seus interesses. Ele atua como um fiscal da lei e pode entrar em ao caso queira investigar suspeitas de crimes como desvio de recursos pblicos. O rgo para o qual trabalha o Ministrio Pblico, que responsvel pela apurao e punio dos crimes regionais como os cometidos pelos prefeitos e governadores. O representante do Ministrio Pblico deve est comprometido, acima de tudo, com a ordem jurdica, com o regime democrtico e com os interesses da sociedade, definidos na Constituio e nas leis. preciso ser uma pessoa independente e sem medo, mas sempre compromissado com a lei e sua conscincia, sendo capaz, portanto, de exercitar contra quem quer que seja os poderes que a lei lhe conferiu. O Promotor de Justia deve ser um homem das inquietude s, das inconformidades com a prpria vida e a vida dos outros. Deve ser um homem de ideais sem limites, almejando arrebatar a glria da unidade nas verdadeiras solues e no em acomodaes. Deve agir com aquele calor, desassombro e bravura indispensveis aos defensores do interesse pblico e da lei e que so qualidades to chocantes para os que atingindo certo nvel julgam-se no vrtice de uma pirmide e passam a querer um mundo arrumadinho em compartimentos estanques, onde tudo so reverncias dos de baixo para os de cima, uma espcie de democracia de plano vertical. (Texto: Atribuies do Ministrio Pblico - Autonomia Funcional, Administrativa e Financeira - Joo Gaspar Rodrigues, promotor de Justia no Amazonas) Aquele que ao atuar, seja produzindo um parecer, seja oferecendo denncias ou mesmo propondo Aes Civis Pblicas, avalia cuidadosamente as reaes polticas que seu posicionamento provocar, pesando os efeitos que poder ter em suas futuras promoes e nomeaes, no merece ser chamado de Promotor de Justia ou Procurador de Justia, mas, com certeza, deve receber a qualificao de mero funcionrio pblico burocrtico, medocre e ser caracterizado como uma pessoa inescrupulosa que busca vencer acima de qualquer coisa, no importando quais so os seus obstculos.

AMANDA VIEIRA: No Brasil, a tica do promotor de


justia regulada, principalmente, pelo Cdigo Nacional de tica do Ministrio Pblico. De acordo com este cdigo, o promotor deve nortear-se pelos princpios da independncia, da imparcialidade, do conhecimento e capacitao, da cortesia, da transparncia, do segredo profissional, da prudncia, da diligncia, da integridade profissional e pessoal, da dignidade, da honra e do decoro. A independncia do profissional consiste no fato de que no se deve interferir no trabalho de colegas, deve pautar-se no desempenho de suas atividades sem receber indevidas influncias externas e estranhas justa convico que deve formar para a soluo dos casos que lhe sejam submetidos e denunciar qualquer interferncia que vise a limitar sua independncia.

Em seu trabalho deve haver a imparcialidade, ou seja, a busca nas provas a verdade dos fatos, com objetividade e fundamento, mantendo ao longo de todo o processo uma distncia equivalente das partes, e evitar todo o tipo de comportamento que possa refletir favoritismo, predisposio ou preconceito. A atuao do deve ser transparente, documentando-se seus atos, sempre que possvel, mesmo quando no legalmente previsto, de modo a favorecer sua publicidade, exceto nos casos de sigilo contemplado em lei. dever do promotor recusar benefcios ou vantagens de ente pblico, de empresa privada ou de pessoa fsica que possam comprometer sua independncia funcional. H o dever de cortesia para com os colegas, os membros do Ministrio Pblico, os advogados, os servidores, as partes, as testemunhas e todos quantos se relacionem com a administrao da Justia. A utilizao de linguagem escorreita, polida, respeitosa e compreensvel tambm relevante. O magistrado tem o dever de guardar absoluta reserva, na vida pblica e privada, sobre dados ou fatos pessoais de que haja tomado conhecimento no exerccio de sua atividade. A exigncia de conhecimento e de capacitao permanente tem como fundamento o direito dos jurisdicionados e da sociedade em geral obteno de um servio de qualidade na administrao de Justia. O profissional bem formado o que conhece o Direito vigente e desenvolveu as capacidades tcnicas e as atitudes ticas adequadas para aplic-lo corretamente. vedado procedimento incompatvel com a dignidade, a honra e o decoro de suas funes. indiscutvel que a tica deve estar presente na vida de qualquer indivduo, seja um profissional ou no, mas, acima de tudo, deve fazer parte das atitudes e decises daqueles que lidam com as liberdades e os interesses das pessoas, como o caso promotores de justia.

MARCOS:

Bibliografia
http://www.mpba.mp.br/codigo_de_etica.pdf NALINI, Jos Renato. tica Geral e Profissional. Editora: Revista dos Tribunais, 4 edio, So Paulo, 1997). MOREIRA, Rmulo de Andrade. O conflito negativo de atribuies e a independncia funcional do promotor de justia GALVO JNIOR, Joo Carlos. Um Promotor de Justia. DIAS, Jos de Aguiar. A tica e o Direito.

You might also like