You are on page 1of 2

Lixo ou resduos "so os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inuteis, indesejaveis ou descartaveis.

Normalmente, apresentam-se sob estado slido, semi-slido ou semilquido (com contedo lquido insuficiente para est e possa fluir livremente)" (ABNT, 1987). Desde a revoluo industrial o lixo tem sido um grande problema ambiental, em quase todas as partes do mundo. Lixos podem ser divididos em: Domstico, que o produzido por pessoas em suas residncias. exemplos: restos de alim entos, plsticos e etc Industrial, original das atividades do setor secundrio. ex: metais, produtos qumic os e etc Comercial, o produzido pelo setor terceiro (comrcio). ex: papis, plsticos e etc Hospital, o produzido por as areas de sade (Hospitais, farmcias e clinicas vets et c). um tipo de lixo perigoso e, por isso, possui um tratamento diferenciado desde sua coleta at a sua deposio final. ex: seri ngas, orgos humanos/animal e etc A limpeza pblica, que o composto por folhas em geral, galhos de arvores, papis e p lsticos e etc. Nuclear, decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outr os. Destinao a maneira de armazenar/eliminar o lixo produzido por uma populao depende da poltica local. Alguma das formas conhecidas so:

Lixo, onde o lixo depositado em areas extensas a cu aberto e sem qualquer topo de tratamento. Por no terem impermeabilizao, o solo fica exposto degradao e h risco de contaminao dos lenis freticos pelos efluentes produzidos na degradao do xo quando estes so absorvidos pelo solo. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico realizada pelo IBGE em 2000 , 52,8% dos municpios Brasileiros dispe seus resduos em lixes. "Em 55% dos municpios brasileiros, o trabalho nos lixes feito por crianas" (Os Cami nhos da Terra, junho 1999)

Aterro Sanitrio, tcnica de disposio de resduos slidos no solo, sem causar danos ou ris cos SADE pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais (IPT, 1995) Incinerao: o lixo queimado a elevadas temperaturas, at ser reduzido a cinzas e escri as. A energia trmica, originada na queima dos resduos, pose ser aproveitada p/ aquecimento, atravs da produo do vapor, ou ser utilizada na produo de ener gia eltrica. frequentemente utilizada para o lixo hospitalar, para neutralizar os riscos saud e da populao. Riscos: Podem conter diversos materiais perigosos q. oferecem srios riscos saude humana e ao meio ambiente. Doenas: Quando depositados em lixes a ceu aberto ou em terrenos baldios atrai rato s, baratas, moscas e mosquitos, entre outros, podendo transmitir diversas doenas. Pode ainda transmitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenas como a dengue e a leishmaniose.

RECICLAGEM: a transformao (fsica ou qumica) de objetos materiais descartados em novo s produtos para consumo. Para poder reciclar um produto, preciso haver a separao por tipo. O processo mais conhecido a Coleta Seletiva, que , bsicamente, o recolhimento do lixo seletivamente. Aps o recolhimento, os materias so separados, por usinas de tr iagens, ainda mais por seus subtipos (por exemplo, plstico duro e mole) que so ento compactados para facilitar a transpo rtao dos produtos. A reciclagem importante para o meio ambiente. Quando reciclamos ou compramos rec iclado estamos contribuindo para o meio ambiente, pois (por exemplo) rvores deixam de ser cortadas e o material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza, poluindo rios, solo e etc. Os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico.

You might also like