You are on page 1of 3

EXERCCIOS ENEM PROF.

JORGE CUFFARO HISTRIA

e) as articula#$es dos parlamentares do +,-, +.,/ e +T em prol da candidatura de Tancredo )eves % presid0ncia. @. 0E$e! /,)/1 8e "! po$to %e v sta pol=t #o. a#hAva!os 5"e a % ta%"ra ! l tar era a a$tessala %o so# al s!o e a ;lt !a :or!a %e -over$o poss=vel Bs #lasses %o! $a$tes $o 'ras l. 8 a$te %e $ossos olhos apo#al=pt #os. % ta%"ra e s ste!a #ap tal sta #a r a! ?"$tos $"! ;$ #o e har!o$ oso !ov !e$to. A l"ta espe# : #a!e$te pol=t #a estava es-ota%a. GA'EIRA. F. Carta sobre a anistia: a entrevista do Pasquim. Co$versa<6o so4re )*+C. R o %e Ja$e ro9 E%. Co%e#r . )*C,. Co!part lha$%o %a aval a<6o prese$te $o te>to. vAr os -r"pos %e opos <6o ao Re- !e M l tar. $os a$os )*+, e )*D,. la$<ara!Ese $a 4atalha pol=t #a se-" $%o a estrat(- a %e a) alian#a com os sindicatos e incita#&o de greves. b) organi1a#&o de guerrilhas no campo e na cidade. c) apresenta#&o de acusa#$es !unto % (nistia 2nternacional. d) conquista de votos para o .ovimento ,emocrtico /rasileiro (.,/). e) mobili1a#&o da imprensa nacional a "avor da abertura do sistema partidrio. 3. (Enem 24 aplica#&o 2010) ( gente n&o sabemos escolher presidente ( gente n&o sabemos tomar conta da gente ( gente n&o sabemos nem escovar os dentes Tem gringo pensando que n5is 6 indigente 2n7til ( gente somos in7til .89E29(, 9. Intil. 1:;< ("ragmento). 8 "ragmento integra a letra de uma can#&o gravada em momento de intensa mobili1a#&o poltica. ( can#&o "oi censurada por estar associada a) ao rock nacional, que so"reu limita#$es desde o incio da ditadura militar. b) a uma crtica ao regime ditatorial que, mesmo em sua "ase "inal, impedia a escolha popular do presidente. c) % "alta de conte7do relevante, pois o Estado buscava, naquele conte*to, a conscienti1a#&o da sociedade por meio da m7sica. d) a domina#&o cultural dos Estados =nidos da (m6rica sobre a sociedade brasileira, que o regime militar pretendia esconder. e) % alus&o % bai*a escolaridade e % "alta de consci0ncia poltica do povo brasileiro. >. (Enem 24 aplica#&o 2010)

1. (Enem 2012)

Os aparelhos telev sores se !"lt pl #a! $as res %&$# as %o 'ras l a part r %a %(#a%a %e )*+,. A part r %a #har-e. os pro-ra!as telev s vos era! #o$trola%os para ate$%er $teresses %os a) artistas crticos. b) grupos terroristas. c) governos autoritrios. d) partidos oposicionistas. e) intelectuais esquerdistas. /. 0E$e! /,)/1 23 para a4r r !es!o e 5"e! 5" ser 5"e e" $6o a4ra e" pre$%o e arre4e$to.7 Frase pro$"$# a%a pelo pres %e$te Jo6o 'apt sta F -"e re%o. APU8 RI'EIRO. 8. Aos trancos e barrancos e o Brasil deu no que deu. R o %e Ja$e ro9 G"a$a4ara. )**+. A :rase %o ;lt !o pres %e$te %o re- !e ! l tar $% #ava a a!4 -" %a%e %a tra$s <6o pol=t #a $o pa=s. Neste #o$te>to. ho"ve res st&$# as $ter$as ao pro#esso %e % ste$s6o pla$e?a%o pela alta #;p"la ! l tar. 5"e se !a$ :estara! #o! a) as campanhas no rdio, T e !ornais em "avor da lei de anistia. b) as posi#$es de pre"eitos e governadores em apoio % instala#&o de elei#$es diretas. c) as articula#$es no 'ongresso pela convoca#&o de uma nova (ssembleia )acional 'onstituinte. d) os atos criminosos, como a e*plos&o de bombas, de militares incon"ormados com o "im da ditadura.

8 (to 2nstitucional nI > 6 considerado por muitos autores um Jgolpe dentro do golpeK. )os artigos do (2E> selecionados, o governo militar procurou limitar a atua#&o do +oder ?udicirio, porque isso signi"icava a) a substitui#&o da 'onstitui#&o de 1:@L. b) o incio do processo de distens&o poltica. c) a garantia legal para o autoritarismo dos !u1es. d) a amplia#&o dos poderes nas m&os do E*ecutivo. e) a revoga#&o dos instrumentos !urdicos implantados durante o golpe de 1:@3. L. (Enem 200@) 8s te*tos a seguir "oram e*trados de duas crCnicas publicadas no ano em que a sele#&o brasileira conquistou o tricampeonato mundial de "utebol. 8 Meneral .6dici "alou em consist0ncia moral. -em isso, talve1 a vit5ria nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, 6 vital na prepara#&o espartana para o rude teste do campeonato. 8s brasileiros portaramE se n&o apenas como t6cnicos ou pro"issionais, mas como brasileiros, como cidad&os deste grande pas, cCnscios de seu papel de representantes de seu povo. Boi a pr5pria a"irma#&o do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da 9ep7blica. Nue o che"e do governo aproveite essa pausa, esse minuto de eu"oria e de e"us&o patri5tica, para meditar sobre a situa#&o do pas. (...) ( realidade do /rasil 6 a e*plos&o patri5tica do povo ante a vit5ria na 'opa. ,anton ?obim. ltima Hora, 2<G@G1:L0 (com adapta#$es). 8 que e*plodiu mesmo "oi a alma, "oi a pai*&o do povoF uma e*plos&o incomparvel de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) ,ebru#ado em minha varanda de 2panema, Oum velho amigoP perguntavaF E -er que algum terrorista se aproveitou do delrio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com "rie1a e precis&oQ -er que, de outro lado, algum carrasco policial teve Rnimo para voltar a torturar sua vtima logo que o alem&o apitou o "im do !ogoQ 9ubem /raga. ltima Hora, 2>G@G1:L0 (com adapta#$es). (valie as seguintes a"irma#$es a respeito dos dois te*tos e do perodo hist5rico em que "oram escritos. 2. +ara os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de "utebol provocou uma e*plos&o de alegria popular. 22. 8s dois te*tos salientam o momento poltico que o pas atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.

( charge remete ao conte*to do movimento que "icou conhecido como ,iretas ?, ocorrido entre os anos de 1:;< e 1:;3. 8 elemento hist5rico evidenciado na imagem 6 a) a insist0ncia dos grupos polticos de esquerda em reali1ar atos polticos ilegais e com poucas chances de serem vitoriosos. b) a mobili1a#&o em torno da luta pela democracia "rente ao regime militar, cada ve1 mais desacreditado. c) o dilogo dos movimentos sociais e dos partidos polticos, ent&o e*istentes, com os setores do governo interessados em negociar a abertura. d) a insatis"a#&o popular diante da atua#&o dos partidos polticos de oposi#&o ao regime militar criados no incio dos anos ;0. e) a capacidade do regime militar em impedir que as mani"esta#$es polticas acontecessem. @. (Enem 24 aplica#&o 2010) Ato Institucional n 5 de 13 de dezembro de 1968 (rt. 10 A Bica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes polticos, contra a seguran#a nacional, a ordem econCmica e social e a economia popular. (rt. 11 ADE*cluemEse de qualquer aprecia#&o !udicial todos os atos praticados de acordo com este (to 2nstitucional e seus (tos 'omplementares, bem como os respectivos e"eitos. ,isponvel emF httpFGGHHH.senado.gov.br. (cesso emF 2: !ul. 2010.

222. S 6poca da conquista do tricampeonato mundial de "utebol, o /rasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritrio, n&o chegou a "a1er uso de m6todos violentos contra seus opositores. T correto apenas o que se a"irma em a) 2. b) 22. c) 222. d) 2 e 22. e) 22 e 222.

You might also like