You are on page 1of 3

ARTES VISUAIS SEXTO PERODO

ARTE CONCEITUAL: a inveno da obra, o conceito, que elaborado antes de sua materializao. Considera a ideia, o conceito por trs de uma obra artstica como sendo superior ao prprio resultado final, sendo que este pode at ser dispensvel. INSTALAO: formas de representao em montagens utilizando objetos retirados de seu contexto usual para outro, que ressurge com uma nova significao partindo de uma idia do artista. Obras tridimensionais que conjugam diversos materiais e objetos, incluindo luzes de neon e cuja colocao varivel conforme o local onde so "instaladas". As instalaes refletem muitas vezes preocupaes de ndole social, poltica, esttica, etc. ROSANA PAULINO 1)Sua obra procura investigar questes ligadas a gnero e etnia, notadamente as que envolvem a situao social da mulher negra no Brasil. 2)Desde o incio sua obra levanta questes RACIAIS, CULTURAIS e POLTICAS,assim como MEMRIAS PESSOAIS. PAREDE DA MEMRIA (PAS) de Rosana Paulino 1) A obra aborda os valores sociais. 2)Registros de entres familiares nas paredes. 3)Multiculturalismo perceptvel com a disposio de cada imagem no painel. 4) 850 FOTOGRAFIAS 8X8X3 cm serigrafadas sobre pequenas almofadas (patus) arrematadas com pontos de croch e dispostas lado a lado em um grande mural. 5)A quantidade de fotografias opacas, falhas e desbotadas sugere: anos de desgaste da famlia Paulino; A submisso aos postos de trabalho manual, subjugado as regras livres desde o tempo da colnia.

WANGECHI MUTU 1)Tcnica da COLAGEM (coloca sobre a mesma superfcie vrias imagens de origens distintas formando uma s figura no final). 2)Em suas colagens insere uma variedade de materiais, incluindo ADESIVO, TINTA, GLITTER,TERRA, PROLAS e PARTES DE FOTOGRAFIA. 3)Seus TEMAS: poltica, o capitalismo ocidental e, principalmente, a figura feminina sob esteritipos clssicos da cultura do seu pas, reinterpretando sua maneira. 4) Colagens feitas com partes do corpo feminino.

NELSON SCRENCI 1)Sua pintura: composta a partir da articulao de imagens retiradas da memria pessoal, da histria da arte ou de situaes do cotidiano que remetem cultura de massa. 2)Recursos compositivos: Multiplicao de imagens e Analogia entre obras histricas. A Negra, Tarsila do Amaral e Caipira picando fumo, Almeida Junior 1)"A Negra" sua grande obra do perodo cubista. Por acaso ou, quem sabe, por alguma lembrana, ela dispe seu personagem numa postura bastante prxima do caipira: ngulos dos cotovelos, evidncia dos ps, inclinao da cabea. Como Almeida Jnior, dispe sua figura diante de um fundo geomtrico, feito de barras horizontais paralelas, num efeito no muito distante dos degraus do caipira. 2) As duas telas apresentam uma evidncia rara dentro da pintura brasileira. Elas possuem uma fora e uma presena visual,"icnica", que parte de um "tipo" social. 3)Os traos do caipira e da negra se metamorfoseiam, misturando-se com elementos populares. 4) A Negra (Moderno) ; O Caipira (Clssico)

Eldorado 1)Na obra, o artista observa distncia a comunidade, como se constatasse desolado as milhares de casinhas que nunca param de se reproduzir. 2)Pouco brilho e nitidez com o objetivo de retratar o ar difuso da poluio,comum no ambiente retratado. 3)Predomnio de cores quentes. 4)Prdios incompletos, pois permanecem sempre em construo. 5)Sobreposio de planos, gerando uma ideia de caos e desordem, alm de sugerirem volume. 6)Viso crtica em relao s favelas, sobre o cotidiano da periferia.

ARTE TUMULAR Na arte tumular, a simbologia uma forma de representao de determinados contextos histricos, ideolgicos, religiosos, sociais e econmicos, onde a morte se torna um grande espetculo da vida, representando a simbologia de saudades,...

Simbologia:. . . de amor, tristeza, nobreza, respeito, inocncia, sofrimento, dor, reflexo, arrependimento, d sentido s vidas passadas. No cemitrio, a arte tumular uma forma de cultura preservada no silncio e que no dever ser temida, mas sim contemplada. Arte Tumular: 1)Trabalhos esculpidos em granito, mrmore e bronze de personalidades que marcaram poca. 2)Verdadeiro acervo escultrico e arquitetnico a cu aberto. 3)Guardam os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa histria, onde a morte se torna um grande espetculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histrico e cultural. SIMBOLOGIA TUMULAR Galileo Emendabili Ausncia Sobre uma base tumular de granito, retratada em bronze, uma famlia que foi interrompida pela morte. No cenculo aparece uma grande mesa com um po no centro. Do lado direito, sentado sobre um banco est a figura do pai com os braos apoiado sobre a mesma e com as mos quase juntas, como se fizesse uma prece. Os seus ombros relaxados e cados pela depresso do momento que est passando, expressado tambm na sua face. Sentado ao seu lado, uma criana, provavelmente o seu filho, ainda pequeno e de calas curtas, com a cabea abaixada sobre os braos na mesa, expressando o mesmo sentimento que o pai. Na outra ponta da mesa, existe s a cadeira vazia representando a ausncia de um ser querido, a esposa e me.

You might also like