You are on page 1of 6

Edital FAPEAL No 001/2013 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS DE PS-GRADUAO ACORDO CAPES/FAPEAL

A Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, em parceria com a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior - CAPES, torna pblico o presente edital e convoca as Instituies de Ensino Superior atravs dos seus Programas de Ps-Graduao stricto sensu, recomendados pela CAPES e sediados no Estado de Alagoas a apresentarem propostas para obteno de quotas de bolsas de Mestrado e Doutorado, de acordo com o que estabelece o presente Edital. 1. INFORMAES GERAIS 1.1 Objetivo Atribuir bolsas de Mestrado e Doutorado aos Programas de Ps-Graduao stricto sensu acadmicos recomendados pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES), e em funcionamento em instituies de ensino superior, pblicas e privadas sem fins lucrativos do Estado de Alagoas, no esforo de ampliao da formao de Recursos Humanos qualificados para o ensino, a pesquisa e a inovao tecnolgica, integrados s diretrizes de desenvolvimento do Estado e modernizao das suas atividades produtivas, bem como da consolidao e fortalecimento destes Programas. Sero concedidas 100 (cem) bolsas de mestrado e 30 (trinta) bolsas de doutorado. 1.2 Cronograma Atividades Abertura do Edital Incio do prazo para submisso eletrnica dos projetos Fim do prazo para submisso eletrnica dos projetos Avaliao dos projetos Divulgao dos Resultados Prazo para recurso Entrega dos documentos pelos aprovados Datas 07 de maio de 2013 07 de maio de 2013 03 de junho de 2013 De 04 de Junho a 05 de Julho de 2013 At 20 de Julho de 2013 At 72 horas aps divulgao dos resultados 22 a 31 de Julho de 2013

2. FORMAS DE APOIO 2.1 Recursos Financeiros As propostas aprovadas sero financiadas com recursos oriundos do Acordo de Cooperao CAPES-FAPEAL, por at 48 (quarenta e oito) meses, no caso de bolsas de Doutorado e por at 24 (vinte e quatro) meses no caso de Mestrado. 3. SOBRE AS BOLSAS 3.1 Modalidades de bolsas As modalidades de bolsa oferecidas neste Edital podem contemplar qualquer rea do conhecimento, so as seguintes:

Modalidades Mestrado (CAPES) Doutorado (CAPES)

Sigla MS DR

No de Bolsas 100 30

Valor mensal (R$) 1.500,00 2.200,00

Observao: As modalidades de bolsa ofertadas neste Edital e no preenchidas pelo processo de seleo, podero ser objeto de nova chamada em data a ser estipulada pela FAPEAL, com a chancela da CAPES. 3.2 Durao das bolsas a) Para o Curso: A bolsa no tem carter permanente, a durao mxima ser de at 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e de at 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado, improrrogveis, considerando sempre o ingresso do aluno no programa e no podendo exceder o prazo regular de defesa da dissertao ou tese; b) Para a Bolsa de Mestrado e Doutorado: as bolsas sero concedidas na forma de benefcio mensal de acordo com os valores e as normas estabelecidas pela CAPES. O perodo regular da bolsa no poder exceder os prazos determinados para os Cursos, em cada modalidade; c) Na contagem do tempo de bolsa sero contabilizadas as mensalidades oriundas de outras agncias, para a mesma finalidade, includos perodos despendidos no exterior. No sero concedidas bolsas referentes aos meses j cursados, anteriores ao ms de implementao da bolsa. d) A continuidade da bolsa para o aluno ficar condicionada avaliao do desempenho acadmico do bolsista, mediante as regras estabelecidas pela CAPES. 4. REQUISITOS E CONDIES DE ELEGIBILIDADE O Edital contempla bolsas de Mestrado e Doutorado, vinculadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, podendo ser outorgadas a candidatos matriculados em instituies localizadas no Estado de Alagoas, de acordo com as normas da CAPES e da FAPEAL. Os Programas/Cursos proponentes devero estar cadastrados junto FAPEAL at a data limite de entrega das propostas. 4.1. Para o Curso (Programa de Ps-Graduao) a) Estar vinculado a uma Instituio de Ensino Superior (IES) sediada no Estado de Alagoas; b) Ter sido avaliado pela CAPES/MEC e obtido conceito igual ou superior a 3 (trs); c) Manter sistema de avaliao continuada dos bolsistas, atravs de uma comisso de bolsas ou de outra forma. As informaes referentes ao desempenho dos bolsistas de cada programa podero ser solicitadas a qualquer momento pela FAPEAL; d) Ser representado, para efeito deste Edital, por seu Coordenador que dever ter autorizao oficial da instituio; e) No caso de cursos ofertados por instituies particulares (privadas sem fins lucrativos), estas devem isentar o aluno bolsista de ps-graduao/FAPEAL do pagamento de mensalidades, a ttulo de contrapartida institucional durante o perodo de vigncia da bolsa. 4.2 Para o Candidato a) Ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela Instituio de Ensino Superior, sediada no Estado de Alagoas, em que se realiza o curso; b) Estar regularmente matriculado em Programa de Ps-Graduao stricto sensu acadmico; c) No ser aluno em programa de residncia mdica; d) Ter dedicao integral s atividades do programa de ps-graduao, exceto as atividades permitidas nos regulamentos e portarias da CAPES com a devida aprovao da coordenao do curso.

e) Comprovar desempenho acadmico satisfatrio, consoante s normas definidas pela instituio promotora do curso; f) Realizar estgio de docncia de acordo com os critrios definidos pela Instituio de ensino Superior em que se realiza o curso; g) Estar adimplente com os programas de fomentos de pesquisa cientfica e tecnolgica financiados pela FAPEAL; h) Possuir currculo atualizado na Plataforma Lattes; i) No possuir qualquer relao de trabalho com a instituio promotora do programa de PsGraduao; j) No se encontrar aposentado ou em situao equiparada; k) Carecer, quando da concesso da bolsa, do exerccio laboral por tempo no inferior a dez anos para obter aposentadoria compulsria; l) No acumular a percepo da bolsa com qualquer modalidade de auxlio ou bolsa de outro programa da FAPEAL, da CAPES, ou de outra agncia de fomento nacional; m) Possuir cadastro atualizado no Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe, da FAPEAL; n) Submeter projeto de pesquisa, no respectivo formulrio de projeto pelo Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe da FAPEAL; A inobservncia dos requisitos acima acarretar a imediata interrupo do auxilio e a restituio CAPES dos recursos recebidos irregularmente. 4.3 Para o Orientador / Coordenador da Ps-Graduao a) Ter titulao de Doutor obtida ou revalidada em Programa Ps-Graduao stricto sensu recomendado pela CAPES, ou de Livre Docente; b) Ter vnculo empregatcio permanente com a Instituio que sedia o Programa de Mestrado ou Doutorado dos candidatos as bolsas; c) Ter competncia e produtividade em pesquisa na rea do projeto; d) Estar adimplente com os programas de fomentos de pesquisa cientfica e tecnolgica financiados pela FAPEAL; e) Possuir currculo atualizado na Plataforma Lattes; f) Registrar os bolsistas no cadastro de discente da CAPES como detentores de bolsa parceria CAPES/FAPEAL; g) Comunicar FAPEAL, que informar a CAPES, os casos de desistncia do bolsista ou qualquer situao que possa ensejar o cancelamento da bolsa, inclusive quanto ao baixo desempenho acadmico corroborado pela Comisso de Bolsa. h) Possuir cadastro atualizado no Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe, da FAPEAL; i) Comunicar FAPEAL, que informar a CAPES, casos de substituio do bolsista que tenha sido motivada por desistncia ou cancelamento, que caracterize a descontinuidade da bolsa no perodo de vigncia deste Edital. 5. APRESENTAO E SUBMISSO DAS PROPOSTAS Para submisso das propostas deste Edital, os proponentes devero seguir obrigatoriamente as orientaes, descritas a seguir: a) Para a submisso de proposta por via eletrnica - (Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe - FAPEAL): a) Cada Coordenador dos Programas de Ps-Graduao dever enviar pelo SACTe as propostas referentes aos candidatos s bolsas.

b) A proposta dever ser transmitida e enviada FAPEAL at as 23h59 (vinte e trs horas e cinquenta e nove minutos), horrio de Braslia, da data limite para submisso eletrnica das propostas, conforme subitem 1.2 deste Edital. O Coordenador receber, aps o envio, um recibo eletrnico de protocolo da sua proposta no SACTe, o qual servir como comprovante da transmisso; c) A FAPEAL no se responsabilizar por propostas no recebidas eletronicamente em decorrncia de eventuais problemas tcnicos e congestionamentos das linhas de comunicao durante o envio no SACTe. e) Aluno, Orientador e Coordenador devero efetuar cadastros/documentos diretamente no Portal da FAPEAL no SACTe (www.fapeal.br), conforme Quadro 01, abaixo:
Quadro 01

Cadastramento completo no Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe/FAPEAL, do proponente (coordenador) do projeto. Cadastramento completo no Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe/FAPEAL, do Orientador e do Aluno. Cadastramento do projeto no formulrio eletrnico do SACTe (anexar todos os documentos exigidos). Submisso da Proposta no SACTe (ao trmino ser emitido um resumo executivo e n. do processo). 6. CONDIES PARA ACEITAO DAS PROPOSTAS a) Ser aceita uma nica proposta para cada curso de ps-graduao. Caso seja recebida uma segunda solicitao de um mesmo programa, ela ser considerada como substituta da anterior; b) No sero aceitas propostas encaminhadas por pesquisadores individualmente, estas propostas estaro automaticamente desclassificadas; c) Caso haja propostas apresentadas por Coordenadores, em que os candidatos a bolsas, j possuam bolsas de outras fontes ou programas de financiamentos, os mesmos sero desclassificados automaticamente; d) No sero aceitas propostas divergentes das propostas encaminhadas atravs do SACTe. Para efeito de avaliao e julgamento, prevalecer a proposta encaminhada por meio eletrnico (SACTe). 7. ANLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS O julgamento das propostas obedecer aos seguintes procedimentos: a) Processo inicial de enquadramento, realizado pela equipe tcnica da FAPEAL, com o objetivo de verificar o atendimento a todos os itens exigidos pelo Edital (A apresentao de todos os documentos indispensvel para o enquadramento das propostas); b) Anlise das propostas enquadradas pela Assessoria Tcnica Cientfica da FAPEAL, de acordo com critrios especficos contidos neste Edital; c) Classificao das propostas recomendadas pela Assessoria Tcnica Cientfica da FAPEAL; d) Aprovao final pela Unidade Gestora de Cincia e Tecnologia e Presidncia da FAPEAL.

8. CRITRIOS DE AVALIAO DAS PROPOSTAS I. II. III. i. ii. iii. iv. Aluno: Experincia anterior em pesquisa (incluindo produo cientfica) Orientador: Produo cientfica Projeto de Pesquisa: Relevncia para o desenvolvimento cientfico e/ou tecnolgico do Estado de Alagoas; Originalidade e Carter de inovao; Resultados esperados e benefcios potenciais para a sociedade alagoana e para a respectiva rea de conhecimento; Adequao da metodologia.

9. RESULTADOS a) Os resultados do julgamento das propostas sero divulgados no Portal da FAPEAL, a partir da data prevista no Cronograma apresentado neste Edital, cabendo aos candidatos a inteira responsabilidade de informar-se dos resultados. b) Os candidatos aprovados devero entregar os documentos descritos no Quadro 02 (a seguir) em prazo estipulado neste Edital conforme item 1.2 deste edital. c) A no apresentao de todos os documentos solicitados no prazo estipulado pela FAPEAL implicar a desclassificao automtica do candidato.
Quadro 02

Cpia do documento de identidade ou passaporte (para candidatos estrangeiros) Cpia do CPF do Candidato Cpia do Diploma (devidamente regularizado) que comprove a maior titulao do candidato Cpia do Diploma (devidamente regularizado) que comprove a maior titulao do orientador Termo de Compromisso do Bolsista (Formulrio CAPES) 10. ACOMPANHAMENTO E AVALIAO DOS CANDIDATOS APROVADOS (BOLSISTAS) a) Uma vez contratada, atravs da assinatura e envio eletrnico (fapeal@capes.gov.br), nos prazos estabelecidos, do Termo de Compromisso - CAPES, a bolsa ser paga mensalmente, atravs de crdito na conta corrente. b) O desenvolvimento das atividades dos bolsistas ser acompanhado de acordo com as normas e padres utilizados pela CAPES, no que se refere ao acompanhamento de Bolsista. c) O orientador ou responsvel institucional dever solicitar, formalmente, FAPEAL o cancelamento do pagamento do bolsista que descumprir o plano de trabalho e/ou estabelecer vnculo empregatcio durante a vigncia da bolsa, caso a modalidade no permita vnculo, incria, doena ou maternidade, ou quaisquer outros afastamentos. a) Os trabalhos publicados em decorrncia das atividades apoiadas pela CAPES e a FAPEAL devero, necessariamente, fazer referncia ao apoio recebido.

11. DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL/INDUSTRIAL a) Os direitos relativos propriedade intelectual, porventura resultante do projeto de pesquisa desenvolvido com o apoio do Acordo CAPES e FAPEAL, sero objeto de proteo nos termos da legislao especfica sobre a propriedade intelectual e tero como co-titulares a FAPEAL e a UNIVERSIDADE, respeitados os direitos do AUTOR/INVENTOR, e as propores dos recursos alocados pelas instituies envolvidas em cada produto desenvolvido.

b) A alocao dos benefcios pecunirios advindos de resultados econmicos (royalties) auferidos em eventual explorao comercial da tecnologia obtida do projeto, inclusive na hiptese de transferncia do direito de explorao para terceiros, ser definida nos contratos de transferncia de tecnologia, quando for o caso. 12. CLUSULA RESERVA CAPES e FAPEAL reservam-se o direito de resolver os casos omissos e as situaes no previstas no presente Edital. 13. INFORMES ADICIONAIS Esclarecimentos sobre este Edital e informaes adicionais sobre o Programa Especial de Bolsas podero ser obtidas na Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Alagoas FAPEAL de segunda sexta-feira (8h30min s 16h30min), pelo telefone (82) 3315-2200 ou pelo e-mail bolsas@fapeal.br. Dvidas sobre o Sistema de Apoio Cientfico e Tecnolgico SACTe, da FAPEAL, cadastro, digitalizao e envio de documentos devero ser obtidas na UGTI fone, 33154999; Endereo da FAPEAL FAPEAL - Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Alagoas Rua Melo Moraes, 354, Centro, Macei-AL CEP: 57020-330 Fone: 0XX82-3315-2200 Fax : 0XX82-3315-4997 Sto: www.fapeal.br Macei, 07 de Maio de 2013 Janesmar Camilo Cavalcante Diretora Presidenta da FAPEAL

You might also like