You are on page 1of 10

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Produo
10 Srie Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 2 de 10

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Disposio para desenvolver a autonomia intelectual, estmulo ao trabalho em grupo, e habilidades cognitivas em relao ao contedo da disciplina. Capacidade de efetuar anlises e snteses que promovam a busca correta de informaes, questionando e revisando, por meio de raciocnio crtico, argumentativo, dedutivo e indutivo, as antigas e atuais abordagens acerca dos arranjos produtivos, e desta forma, adquirindo e propondo novos conceitos. Competncia para aprender, efetivamente, a explorar e evidenciar exemplos e cases de aplicao, na prtica, dos aspectos tericos vistos durante a disciplina, a fim de compreender a correlao da matria com outras disciplinas ministradas no curso, visando a articulao entre o conhecimento e a experincia. Aptido para desenvolver, por meio de leituras dirigidas e produo de textos, a capacitao bsica para elaborao de artigos e relatrios de cunho acadmicoprofissional.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das atividades realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Relatrio final, sintetizando o conjunto dos pontos principais discorridos nas Etapas 1, 2 e 3.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. A quantidade de participantes por equipe ser definida pelo professor. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. Alm disso

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 3 de 10

DESAFIO
O arranjo fsico de uma operao produtiva pode ser definido como a preocupao com a localizao fsica dos recursos de transformao, de forma a decidir onde colocar todas as instalaes, mquinas, equipamentos e pessoal da produo (SLACK et al., 2002), a fim de propiciar o fluxo otimizado atravs do sistema (STEVENSON, 2001), tornando a empresa capaz de atingir seus objetivos por meio da otimizao entre a gerao de custos e a gerao de lucros (GURGEL, 2003). Em termos gerais, h cinco formas de se organizar um arranjo fsico produtivo: arranjo por produto ou por linha; arranjo por processo ou funcional; arranjo celular; arranjo por posio fixa; e arranjo misto. Em funo, principalmente, do aumento da produtividade do maquinrio e consequente reduo de mo-de-obra operacional, os arranjos fsicos produtivos atuais so bem mais compactos, ocupando muito menos rea fsica que os arranjos de poucas dcadas atrs (PEINADO; GRAEML, 2007). E considerando este cenrio, pode-se afirmar que o modelo japons de produo tratou desta necessidade de combinar espao-fluxo-otimizao de forma apropriada, empregando a manufatura celular como estratgia para tal propsito. Isto posto, o desafio desta ATPS consiste em desenvolver, junto aos alunos, a compreenso sobre os diferentes tipos de arranjo fsico utilizados pelas empresas, com nfase especial para o arranjo fsico celular. Desta forma, espera-se que esta ATPS venha a capacitar os alunos a entenderem o impacto de cada tipo de arranjo produtivo nas metas de uma empresa, com nfase especial para evidenciarem como o emprego de clulas de manufatura caracterizou-se como um dos elementos fundamentais para o sucesso da manufatura enxuta (vide figuras 1 e 2).

Figura 1 A importncia das clulas de manufatura na filosofia just in time. Fonte: PEINADO; GRAEML, 2007.

Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 4 de 10

Figura 2 A importncia do projeto das clulas de produo na manufatura enxuta. Fonte: adaptado de http://gestaoindustrial.com/leanmanufacturing.htm e http://pmgee.blogspot.com.br/2011/07/lean-manufacturing.html

Objetivo do desafio
A produo final dessa ATPS ser um relatrio comtemplando os contedos desenvolvidos em todas as etapas propostas deste desafio, a fim de, principalmente, expor e debater a importncia e contribuio do emprego da manufatura celular no sucesso do Modelo Toyota, dentre outros aspectos.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Sistemas de fabricao. Caracterizao do processo produtivo. Estudo de tamanho. Arranjo fsico. Esta atividade importante para que voc conhea os tipos bsicos de arranjo fsico utilizados nas empresas: 1) arranjo fsico por produto; 2) arranjo fsico por processo; 3) arranjo fsico por posio fixa; 4) arranjo fsico celular. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Realizar uma pesquisa sobre os tpicos abordados no item aula-tema desta etapa (arranjo fsico por: produto, processo, posio fixa e celular). Para tanto, a bibliografia a seguir sugerida como fonte de investigao (nota: fica a critrio do aluno explorar outras referncias de pesquisa, como livros, artigos e peridicos acadmicos).

Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 5 de 10

Bibliografia sugerida para pesquisa MOREIRA, D. A. Administrao da produo e operaes. 2.ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administrao da produo. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2005. PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administrao da produo: operaes industriais e de servios. Curitiba: UnicenP, 2007.

Sites sugeridos para pesquisa Anais do ENEGEP 1996 2011 Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/publicacoes>. Acesso em: 13 maio 2012. Anais do SIMPEP 1999 2011 Simpsio de Engenharia de Produo. Disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em: 13 maio 2012.

Passo 2 (Equipe) Discutir em grupo as vantagens e desvantagens de cada tipo de arranjo fsico, elencando-os, a fim de inserir os apontamentos debatidos no relatrio parcial do Passo 3. Passo 3 (Equipe) Preparar um relatrio parcial, documentando de forma lgica e estruturada todo o contedo estudado nesta etapa, discorrendo sobre os quatro tipos de arranjo fsico, e fazendo uma comparao entre as vantagens e desvantagens de cada um deles. Esse relatrio parcial servir como forma de pr-elaborao do texto a ser redigido no relatrio final. Esse trabalho escrito dever ser entregue ao professor para acompanhamento da ATPS.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Projeto de Clulas Manuais de Manufatura e de Montagem. Esta atividade importante para que voc desenvolva a metodologia para a implementao de clulas de manufatura e/ou montagem em uma fbrica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Estudar o primeiro passo (da Figura 3) para a implementao dos Sistemas Produtivos de Manufatura Integrada SPMI, o qual consiste em formar clulas de manufatura e de
Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 6 de 10

montagem (BLACK, 1998). Para tanto, a bibliografia a seguir sugerida como fonte de investigao (nota: fica a critrio do aluno explorar outras referncias de pesquisa, como livros, artigos e peridicos acadmicos).

Figura 3 Dez passos para a implantao de Sistemas Produtivos de Manufatura Integrada SPMI (destaque para o 1. passo: formar clulas de manufatura e de montagem) Fonte: BLACK, 1998.

Bibliografia sugerida para pesquisa BLACK, J. T. O projeto da fbrica com futuro. Porto alegre: Bookman, 1998. LIKER, J. K. O modelo Toyota: 14 princpios de gesto do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administrao da produo. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2005. CORRA, H. L. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Atlas, 2003.

Sites sugeridos para pesquisa Anais do ENEGEP 1996 2011 Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/publicacoes>. Acesso em: 13 maio 2012. Anais do SIMPEP 1999 2011 Simpsio de Engenharia de Produo. Disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em: 13 maio 2012.

Passo 2 (Equipe) Discutir em grupo a metodologia (fases, ferramentas, processos, etc.) para constituio de uma clula de manufatura, elencando-os, a fim de inserir os apontamentos debatidos no relatrio parcial do Passo 3. Alguns exemplos:

Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 7 de 10

Figura 4 Como possvel transformar um arranjo fsico por processo em um arranjo fsico celular (essncia: combinar a eficincia do layout do produto orientado a um fluxo com a flexibilidade do layout de processo orientado a centro de trabalho ou clulas) Fonte: PEINADO; GRAEML, 2007.

Figura 5 Famlias de Produtos => Tecnologia de Grupo => Clulas de Produo => Sistema de Codificao (facilita o roteiro de fabricao, pois os passos ficam claros em funo de seu cdigo) Fonte: MARTINS; LAUGENI, 2005. Tabela 1 Matriz de Processos

Nmero da Pea 20 21 24 25 28 29 30

Mandril X X X X X X X

Escareador X X X X X X X

Centro de Trabalho/Mquina Fresa L.B. Fresa B.C. X X X X X X X X

Lavar/Aparar X X X X X X

Plaina X X X X X X X

Fonte: MARTINS; LAUGENI, 2005.

Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 8 de 10

Passo 3 (Equipe) Preparar um relatrio parcial, documentando de forma lgica e estruturada todo o contedo estudado nesta etapa, descrevendo as fases, ferramentas e mtodos que compem o processo de formao de clulas de manufatura e montagem (1. passo do SPMI). Esse relatrio parcial servir como forma de pr-elaborao do texto a ser redigido no relatrio final. Esse trabalho escrito dever ser entregue ao professor para acompanhamento da ATPS.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Projeto de Clulas Manuais de Manufatura e de Montagem. Nivelamento e Balanceamento do Sistema de Manufatura. Controle Integrado de Produo e de Inventrio. Integrando o Fornecedor ao SPMI. Esta atividade importante para que voc compreenda como o emprego das clulas de manufatura e/ou montagem se corroborou como um dos elementos essenciais para se estabelecer a produo enxuta, evidenciando sua contribuio para a transformao dos processos de negcio clssicos, norteados, at ento, pela produo em massa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Realizar uma pesquisa sobre a contribuio das clulas de produo para a o sucesso da manufatura enxuta em relao aos seguintes tpicos: 1) eliminao de desperdcios; 2) produtividade versus qualidade; 3) produtividade versus flexibilidade; 4) racionalizao e compartilhamento de recursos e espao; 5) sincronismo do fluxo produtivo subordinado ao sistema puxado, tanto internamente fbrica, quanto externamente aos fornecedores e clientes; 6) participao, autonomia e valorizao dos funcionrios. Para tanto, a bibliografia a seguir sugerida como fonte de investigao (nota: fica a critrio do aluno explorar outras referncias de pesquisa, como livros, artigos e peridicos acadmicos). A seguir um exemplo em relao ao tpico 5:

Figura 7 Interligao de Clulas de Produo e Fornecedores via Kanban. Fonte: MARTINS; LAUGENI, 2005.
Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 9 de 10

Bibliografia sugerida para pesquisa BLACK, J. T. O projeto da fbrica com futuro. Porto alegre: Bookman, 1998. LIKER, J. K. O modelo Toyota: 14 princpios de gesto do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administrao da produo. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2005. PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administrao da produo: operaes industriais e de servios. Curitiba: UnicenP, 2007. CORRA, H. L. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Atlas, 2003.

Sites sugeridos para pesquisa Por dentro da maior montadora do mundo. <http://www.exame.com>. Acesso em: 15 maio 2012. 2007. Disponvel em:

PARTE I - TOYOTA - Lean Manufacturing. Disponvel em: < https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B2SJn0a5XTlkejk2dnI0NVhoTms/ edit> Acesso em: 15 maio 2012. PARTE II TOYOTA Lean Manufacturing. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B2SJn0a5XTlkRWo3X043OWE3Z UU/edit>. Acesso em: 15 maio 2012. Lean Institute Brasil. Disponvel em: <http://www.lean.org.br>. Acesso em: 15 maio 2012.

Passo 2 (Equipe) Discutir em grupo como o emprego das clulas de manufatura contribuem positivamente para os 6 tpicos elencados no Passo 1, a fim de inserir os apontamentos debatidos no relatrio parcial do Passo 3. Passo 3 (Equipe) Preparar um relatrio parcial, documentando de forma lgica e estruturada todo o contedo estudado nesta etapa, abordando a como o emprego das clulas de manufatura e/ou montagem se legitimou como um dos elementos essenciais para se estabelecer a produo enxuta, evidenciando sua correlao com os 6 tpicos elencados no passo 1 desta etapa. Esse relatrio parcial servir como forma de pr-elaborao do texto a ser redigido no relatrio final. Esse trabalho escrito dever ser entregue ao professor para acompanhamento da ATPS.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Sistemas de fabricao. Caracterizao do processo produtivo. Estudo de tamanho. Arranjo fsico. Projeto de Clulas Manuais de Manufatura e de
Artur Henrique Moellmann

Engenharia de Produo - 10 Srie - Projeto de Fbrica e de Instalaes Industriais

Pg. 10 de 10

Montagem. Nivelamento e Balanceamento do Sistema de Manufatura. Controle Integrado de Produo e de Inventrio. Integrando o Fornecedor ao SPMI. Esta atividade importante para que voc analise e sintetize os aspectos tericos desenvolvidos nas Etapas 1 e 2, e os correlacione com o estudos realizados na Etapa 3. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Rever as documentaes intermedirias feitas nas etapas anteriores (relatrios parciais), fazendo uma reflexo a fim de correlacionar os contedos pesquisados com o escopo das aulas-tema ministradas. Na sequncia, decidir as partes principais que sejam mais relevantes para elaborao do relatrio final. Passo 2 (Equipe) Elaborar o relatrio final, sintetizando o conjunto dos pontos principais discorridos nas Etapas 1, 2 e 3, correlacionando-os e fazendo uma anlise crtica entre a manufatura celular e os outros tipos de arranjo fsico, evidenciando, principalmente, a contribuio das clulas de produo para a o sucesso da manufatura enxuta.

Livro Texto da disciplina:


MOREIRA, D. A. Administrao da produo e operaes. 2.ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008.

Artur Henrique Moellmann

You might also like