You are on page 1of 4

1 TAGD

CURSO PROFISSIONAL TCNICO DE APOIO GESTO DESPORTIVA 4 / 11 / 2011

GESTO INSTALAES DESPORTIVAS


MD. 1 - Gesto de Espaos, Instalaes e Equipamentos Desportivos

TESTE DE AVALIAO

1. Aprecia o seguinte projeto:

Ginsio inspirado no jogo do Super Mario - Parkour e Freerunning!

Foi inaugurado h poucos dias um ginsio temtico na Califrnia de grandes dimenses. O espao dedicado ao treino das modalidades parkour e freerunning. A inspirao chegou atravs do jogo Super Mario. Fonte:http://gestao-desportiva.blogspot.com/2011/04/ginasio-inspirado-no-jogo-do-super.html

1.1. Quanto Tipologia das Instalaes Desportivas artificiais, como classificas esta instalao no que diz respeito a: (as respostas devem ser devidamente justificadas) 1.1.1. Tipo 1.1.2. Sector 1.1.3. Cobertura 1.1.4. Modalidade 1.2. A criao destes espaos de desporto tm alguma implicao a nivel social para as populaes da regio? Explicita a tua opinio devidamente fundamentada.

2. L o seguinte extrato de uma notcia, retirada da pgina da DECO Proteste


http://www.deco.proteste.pt/desporto/guia-dos-desportos-de-natureza-s515251.htm

O desporto de natureza ganha cada vez mais adeptos em Portugal e na Europa. H uma maior procura de atividades desportivas e recreativas que promovam estilos de vida mais saudveis, para combater o stresse e o sedentarismo do quotidiano. Estas atividades associam o desporto ao contacto privilegiado com a natureza. A prtica de atividades desportivas benfica para a sade e bem-estar pessoais. Contudo, importante alertar para o facto de poderem comportar riscos para os praticantes. O meio onde so praticadas, a natureza, est sujeito a dinmicas e mudanas. Por isso, h diferentes estaes do ano, constantes mudanas climticas e meteorolgicas (como as modificaes do vento e das mars ou as avalanches). Na interaco homem-natureza, as capacidades e a adequao dos comportamentos dos praticantes, bem como as condies de segurana oferecidas pelo prestador de servios so determinantes para uma prtica segura. 2.1. Explicita trs vantagens da prtica de desporto nos meios naturais. 2.2. Indica os danos que podero ser causados ao ambiente pela prtica de desportos na natureza. 2.3. Apresenta trs exemplos de desportos praticados na natureza e as suas implicaes ambientais. 2.4. Consideras que a prtica de bodyboard prejudicial para o ambiente? Porqu? 2.5. Apresenta as principais causas dos impactos no ambiente das Instalaes e espaos desportivos no meio natural.

3. Analisa o seguinte texto:

A edio dos Jogos Olmpicos de Barcelona em 1992 conseguiu agregar qualidades em vrios aspectos diferentes da administrao e execuo do evento olmpico, foi considerado um grande sucesso comercial, transformou a imagem da cidade internacionalmente, tanto na economia quanto no turismo, conseguiu atingir nveis de apoio e satisfao popular muito elevados, conseguiu implantar intervenes que modificaram violentamente a estrutura da cidade, que foram premiadas pelos profissionais especializados e ofereceram populao uma grande rede de espaos pblicos

qualificados, novas redes virias, novos transportes pblicos, etc. A repercusso das Olimpadas catals de 1992 foi to importante que at hoje aparece como um dos melhores exemplos de como executar uma interveno olmpica de modo a conseguir o maior retorno para a cidade e sua populao.
Fonte: Fernandes, Svio Almeida - Os Jogos Olmpicos como Instrumento de Planeamento Urbano

3.1. De acordo com o texto, quais foram as implicaes dos Jogos Olmpicos de Barcelona na prpria cidade? 3.2. O que entendes por planeamento urbano? 3.3. Para a implantao de uma instalao desportiva numa cidade muito povoada, explicita quais os cuidados a ter na escolha dessa instalao face s caractersticas da regio.
3.4. A localizao de um equipamento desportivo numa determinada zona confere-lhe alteraes

estruturais quer a nvel de instalaes quer a nvel social e econmico. Para evitar falhas na implementao de uma instalao desportiva necessrio realizar estudos prvios na regio. Indica quais os objetivos base, relativos aos destinatrios, a ter em considerao no processo de localizao das instalaes.
3.5. Supe que em determinada regio se vai construir uma instalao desportiva, que, previsivelmente, ir ter uma utilizao intensiva. Explica as implicaes econmicas que essa instalao desportiva ir ter na regio.

4. O seguinte texto de Jos Pedro Sarmento de Rebocho (adaptado), introduz o tema da construo de espaos e instalaes desportivas: A tradio portuguesa nas fases de concepo e construo de instalaes desportivas marcada por algumas dificuldade culturais que urge ultrapassar. Temos normalmente dificuldade em trabalhar em rede, com equipas pluridisciplinares de projectistas, no definimos previamente o modelo de gesto que consideramos mais adequado para a instalao e cedemos repetidamente ao conhecimento emprico, gesto do imediato e iluso dos resultados a curto prazo. Esta situao promove uma oferta de instalaes desportivas desequilibrada e desadaptada com a procura, com o tipo de actividades pretendidas, de fraca qualidade, com pequena capacidade multidisciplinar e quase nula interactividade. Qualquer aquisio na funo pblica para a construo de equipamentos ou instalaes desportivas est sujeita ao cumprimento de um conjunto de formalidades que defendem a possibilidade de todos os fornecedores de produtos ou servios, estarem em igualdade ao oporem-se a concursos pblicos atravs do estipulado pelo decreto-lei n. 197/99.

4.1. Depois de identificados os espaos disponveis para construir necessrio proceder ao licenciamento da instalao desportiva. Indica a quem feito esse pedido de licenciamento.

4.2. O que entendes por empreitada? 4.3. As empreitadas podem ser de trs tipos, de acordo com o modo de retribuio do empreiteiro. Explica o que significa o preo de empreitada por percentagem. 4.4. Explicita em que situaes se pode celebrar um contrato de empreitada por ajuste direto.

COTAO:
QUESTO 1.1 1.2 2.1 2.2 2.3. 2.4 2.5 VALORES 4,0 1,5 0,8 1,2 1,2 1,0 1,2 QUESTO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 VALORES 0,8 1,0 1,2 0,6 1,5

4.1 0,5 4.2 1,0 4.3 1,0 4.4 1,5 TOTAL = 20 valores

You might also like