You are on page 1of 12

In nomine rei publicae: a nova religio laica na monarquia constitucional Antnio Martins Gomes (CHC/UNL)

A ideologia republicana em Portugal apresenta-se, desde a sua origem, como uma causa santa qual se deve dedicar uma f inabalvel, com vista desejada transformao social. No combate conservadora e transcendente aliana entre Trono e Altar, o republicanismo laico ir dotar-se paradoxalmente de apstolos e evangelistas, santos e mrtires, criando inclusive altares para invocar a nova Deusa, padroeira revolucionria e imanente dos crentes num mundo mais justo. Em 1836, vem a lume a obra potica Palavras de um crente, do Padre Lamennais, traduzida por Antnio Feliciano de Castilho. No prefcio, o futuro mentor da escola do elogio mtuo enaltece a Repblica, considerando que o destino natural dos povos virem a ser livres por esta via. Enquadrado no ttulo simblico da obra, Castilho associa o sentimento religioso ideologia republicana a fim de subverter o direito divino, teoria quinhentista que fundamenta o poder monrquico; neste sentido, o autor entende que, tal como a razo e a f so necessrias para ascender a Deus, assim a evoluo para a repblica: A ideia de repblica to inteira vai contudo na de sabedoria popular, como a de soberania popular na da razo, e a da razo na de Deus, o qual s de todas as coisas primeiro comeo e ltimo remate. (Castilho 1836, 18). A denncia do direito divino vir a ser tambm feita por Antnio de Albuquerque no romance O Solar das Fontainhas, de 1910. Apesar da tendncia libertria do autor, esta obra, dedicada a Tefilo Braga, contm algumas referncias elogiosas aos republicanos, e procura ainda desmistificar o direito divino, cuja teoria defende o monarca como representante temporal de Deus na terra; aps a visita ao Porto de D. Manuel II, um transmontano pergunta a um transeunte se o tinha visto, ao que se segue este dilogo:
- Vi, sim, senhor... - E ento? - Ento um rapazola como outro qualquer, e se no fora o fardamento todo bordado e cheio de penduricalhos no peito, iria jurar que era o Justino, o filho do sineiro l da freguesia. L de rei que ele no tem nada e at parece incrvel que uma pessoa seja governada assim por uma crianola! - homem, mas tu enganaste-te com certeza?... Isso l possvel!?... retorquiu o maloio com espanto respeitoso... L na igreja, o senhor cura quando fala do rei, como se falasse de Deus, duma pessoa diferente de ns... e tu dizes para a que ele se parece com o parvo do Justino? (Albuquerque 1910, 167-168)

A primeira fase republicana situa-se entre meados do sculo XIX, na sequncia da implantao da II Repblica Francesa em 1848, e o final da dcada de 60. Como representante mximo da Gerao dos patriarcas, encontra-se Jos Flix Henriques Nogueira, cujos Estudos sobre a Reforma em Portugal (1851) so considerados pelo historiador Oliveira Marques uma espcie de evangelho do Republicanismo portugus (Marques 1978, 535), pela promessa de progresso econmico e social feita num discurso carregado de religiosidade e idealismo platnico. Como marca da convergncia primordial do republicanismo com a f, assinalemos ainda as Odes modernas, obra escrita por Antero de Quental em 1865 e considerada por scar Lopes o ponto de partida para uma escola de poesia anticlerical, antimonrquica e antiplutocrtica. (Lopes 1973, 23). Na sua nota final, Antero entende a poesia moderna como sendo a voz da Revoluo (cf. Quental 1865, 151) e atribuilhe a sagrada misso social de derrubar a monarquia e todas as prticas religiosas:
Reconstruo do mundo humano sobre as bases eternas da Justia, da Razo e da Verdade, com excluso dos Reis e dos Governos tirnicos, dos Deuses e das Religies inteis e ilusrias este o mais alto desejo, a aspirao mais santa desta sociedade tumultuosa que uma fora irresistvel vai arrastando, ainda contra vontade, em demanda do mistrio do seu futuro. (Quental 1865, 159-160)

Em 1868, na sequncia da Revoluo de Espanha, Antero de Quental perspectiva o nascimento de uma repblica federativa ibrica, incutindo uma profunda religiosidade na defesa desta ideia:
Quem diz democracia diz tambm repblica. Se a democracia uma ideia, a repblica a sua palavra; se uma vontade, a repblica a sua aco; se um sentimento, a repblica o seu poema. Dos longnquos caminhos do desterro para ela que se levantam os olhos de todos quantos na terra padecem fome e sede de justia. Se a conhecerem, profetizaram-na heris, filsofos e poetas. E se rectido do seu cdigo, copiado do direito absoluto, ajuntarmos a f dos seus crentes e a santidade dos seus mrtires, a repblica deixa de ser um governo para se tornar uma religio. (Quental 1926, 59. Sublinhado nosso)

Na segunda fase republicana, situada nas dcadas de 70 e 80, vrios autores reflectem nas suas obras a dimenso messinica da Repblica e a misso evanglica dos seus doutrinadores. Em 1876, no prefcio de O drama do Povo, Pinheiro Chagas acusa a crtica de classificar o protagonista desta pea como republicano, sendo, no seu entender, apenas um liberal (cf. Chagas 1876, VI). Contudo, as intervenes inflamadas do apstolo Paulo enquadram-se no s no esprito do liberalismo vintista, pelo seu anticlericalismo e desejo de liberdade, mas tambm no republicanismo primordial, pelo seu messianismo poltico, como verificamos no dilogo seguinte:
Paulo: Ah! no falo em nome da revoluo, falo em nome do Evangelho, falo em nome da cruz! [...] V. Ex. cristo, e o que o cristianismo seno o cdigo 2

da igualdade e do amor? O que veio Jesus fazer terra, seno foi resgatar os escravos, levantar os humildes, consolar os que choram, saciar os que tm fome e sede de justia? [...] Condessa (voltando-se para Paulo com ironia): Felicito-o pela sua habilidade. Fez de meu tio um jacobino! A converso no era fcil! Se todos os missionrios fossem assim, no haveria dentro em pouco seno uma s f no mundo! [...] S me falta agora ouvi-lo cantar a Marselhesa! No lha ensinou tambm? (Chagas 1876, 177 e 181)

Em 1878, dois anos antes de editar a Cartilha do Povo, o autor e filsofo positivista Teixeira Bastos publica Rumores Vulcnicos, cujos poemas panfletrios apresentam uma linguagem agressiva no confronto republicano com o poder monrquico, como se pode comprovar com o soneto O tempo j chegou, em que o Messias:
O tempo j chegou, em que o Messias Do sculo brilhante, que passamos, Deve terra descer, em que habitamos, E nela inaugurar os novos dias! O tempo j chegou! e as harmonias Dos coros divinais, que tanto amamos, - Esses coros de leis, que ns buscamos No cu, na terra e mar, nas penedias, Os coraes nos enchem de ventura, Anunciando o Messias, - a luz pura Da Cincia imortal, Bem e Verdade! esse um novo Deus, que a praa pblica Um dia elevava, - a Repblica, - A serena viso da Humanidade! (Bastos 1878, 181-182)

Num estilo apocalptico, o sujeito lrico um profeta que anuncia a chegada da Repblica numa linguagem reveladora do carcter sacrossanto da nova divindade, que trar a harmonia social, qual regresso de Cristo Terra para estabelecer o seu reino. Desde o incio do perodo liberal, so inmeras as crticas existentes s relaes oficiais mantidas entre o Estado e a Igreja Catlica, cuja exclusividade religiosa se encontra sustentada legalmente quer pela Constituio de 1822, quer pela Carta Constitucional de 1826. Contudo, a luta anticlerical acentua-se a partir da dcada de 80, quando os republicanos comeam a pr em causa a tradicional associao entre o Estado e a Igreja, tentando, por um lado, reivindicar a laicizao da sociedade civil e do poder poltico, e, por outro, retirar o peso do clero na sociedade portuguesa, a fim de que a sua ideologia pudesse singrar com maior facilidade entre a populao.

1880 o ano do tricentenrio da morte de Cames, sendo Tefilo Braga o principal impulsionador destas comemoraes, bem como do Partido Republicano Portugus1. Com efeito, o patriotismo, reacendido no poema garrettiano Cames, marco introdutrio do Romantismo em Portugal, ganha um valor acrescentado ao ficar associado ao republicanismo: para sublinhar os feitos picos do passado e incentivar a burguesia a prestar culto ptria, a propaganda republicana opta pela decisiva inflexo nacionalista, amide baseada na evocao exaltante d'Os Lusadas e seu autor; []. (Pereira 1979, 125-nota). semelhana das comemoraes francesas dos centenrios de Rousseau e Voltaire, em 1878, este modelo de festejos patriticos tem o mais elevado patrocnio dos idelogos republicanos, unidos para celebrar a Histria e santificar os seus heris, como refere Fernando Catroga:
Na verdade, os republicanos procuravam algo que no ousavam confessar: uma espcie de vivncia cvica formalizada em termos de movimentao religiosa. Assim, a estruturao das comemoraes e respectiva simbologia mais no foram do que uma secularizao das festividades catlicas. (Catroga 1977, 361)

As comemoraes camonianas so aproveitadas pelos republicanos atravs da organizao de procisses cvicas ao monumento do poeta, de edies literrias e diversos eventos culturais. Uma destas manifestaes artsticas o clebre desenho de Bordalo publicado no Antnio Maria de 17 de Junho de 1880, onde o poeta se encontra de barrete frgio, com a seguinte legenda: Cames agradece aos altos poderes do Estado no terem ido sua procisso e terem-no feito republicano, com o qual muito ganhou a ideia. A partir daqui, o poeta fica ligado ao republicanismo e transforma-se, segundo a brilhante metfora blica de Eduardo Loureno, numa mquina de guerra ideolgica contra a Monarquia [...]. (Loureno 1978, 163). Prspero Fortuna, romance republicano publicado por Abel Botelho no ano da implantao da Repblica, repete o contraste entre o passado eufrico e o presente disfrico, feito na epopeia camoniana: Aires Pinto evoca o passado, como exemplo da boa prtica administrativa at aos Descobrimentos, e critica o presente, pelo enorme fracasso da monarquia constitucional. O poema pico camoniano torna-se, atravs deste exemplo, um instrumento retrico dos idelogos republicanos para dessacralizar o poder e instaurar uma nova religio, alicerada no mais profundo patriotismo. Esta ideia encontra-se num dilogo
1

Segundo Baslio Telles, o incio do Partido Republicano Portugus ocorre a 10 de Junho de 1880 (cf. Telles 1905, 76). 4

estabelecido a propsito de um altar muito antigo, adquirido num restaurador de mveis; intrigado com um livro colocado sobre essa velha pea de mobilirio religioso, Prspero inquire o seu amigo Aires:
- E que calhamao este que lhe puseste em cima? com forado desdm Prspero indagou, mal reposto da surpresa. Deste agora em carola? - Carola resta saber de qu... - algum missal, alguma bblia? - uma bblia, sim! acudiu o Aires com doura e uma fulgurante convico nos olhos. Os Lusadas! a sagrada bblia dum povo... como nenhum outro a tem maior! Eu trazia esta linda edio pra a ao abandono e doa-me a alma... andava vexado. Ah, mas agora, sim! Agora finalmente arranjei-lhe o altar condigno! (Botelho 1983, 308. Sublinhados nossos)

A descrio dessa obra colocada ironicamente sobre um altar cristo exprime o verdadeiro intuito republicano: retirar o peso social da instituio catlica, que promete o Paraso celeste, e instituir o laicismo republicano, que luta por um Paraso terreno atravs do exemplo patritico de Cames. Para Aires Pinto, a obra deste santo laico da Repblica (cf. Medina 1986, 18) condensa os grandes valores culturais, impulsionadores da desejada redeno de Portugal, atravs da civilidade escolar:
Quando este livro admirvel, este livro santo, este livro nico, for o catecismo das escolas, quando da sua pica lio se haja feito a osmose espiritual na alma do povo, romper ento por si mesmo o grande movimento redentor. (Botelho 1983, 318)

Em 1893, Heliodoro Salgado publica o soneto A agonia dum monarcfobo, em cujos versos defende o laicismo:
Meus amigos, o corpo me arrefece e j minha alma prestes a deixar-me Porque vos vejo tristes, a chorar-me, a um falso deus erguendo intil prece?... No o terror letal que me ensandece, pois no temo que o inferno v tragar-me Nem sei o que mais possa torturar-me, que a viso que inda agora me aparece. Tenho os olhos em lgrimas banhados... No que me pesem na alma os meus pecados, ou que me custe, enfim, deixar a vida... Mas que vejo ainda triunfante a Santa Igreja, a rbida bacante, auxiliando o trono, esse homicida. (Salgado 1893, 3)

No incio, o sujeito lrico pede aos amigos que no lamentem a sua morte nem rezem pela sua alma. Nas duas estrofes seguintes, prosseguindo o discurso hertico, o sujeito sente angstia, no por recear a morte ou esperar ir para o inferno, cuja

existncia rejeita. A sua incomodidade explicada no final: morreria tranquilo se o criminoso Estado monrquico j tivesse quebrado a sua aliana com a Igreja. Outro nome tambm conhecido pelo seu laicismo Guerra Junqueiro, o autor de Ptria, poema dramtico onde critica a ligao ntima entre o Trono e o Altar. Numa interveno poltica em 1899, este autor redige um Manifesto eleitoral onde apela ao voto na lista republicana, fazendo crer aos cidados que, se Cristo regressasse Terra, rejeitaria os dois principais partidos monrquicos (Regenerador e Progressista), representados por Judas e Pilatos, e abraaria a ideologia republicana, reconhecendo-a como a melhor religio:
Quereis a minha opinio sobre a batalha eleitoral? simples: Na lista do governo votaria Judas. Na lista dos protestantes votaria Pilatos. Na lista republicana votaria Jesus. A primeira o crime; a segunda, hipocrisia; a terceira, a verdade. Votai pela verdade. (Junqueiro 1924, 25)

A terceira fase republicana situa-se entre 1890, o ano do Ultimato ingls, e 1910, de cujas actividades sobressaem a revolta de 31 de Janeiro de 1891 a primeira tentativa de implantao da Repblica pela via das armas e o regicdio, acto de extrema violncia que precipita a queda da dinastia brigantina. Em meados do sculo XIX, os Estudos sobre a Reforma em Portugal, de Henriques Nogueira, associam, pela primeira vez, a doutrinao republicana misso dos primeiros cristos, tambm evangelistas da boa nova, para a urgente converso dos povos:
Evangelizar nestes nossos tempos, doutrinas novas, que vo de encontro s opinies aceites, aos interesses dos que podem e mandam, e aos hbitos das massas, que ainda obcecam as trevas da ignorncia, no menos rdua, nem menos repugnante, nem talvez menos perigosa tarefa, do que foi propagar h dezanove sculos, entre pagos e brbaros, a boa nova da igualdade e da fraternidade. (Nogueira 1976, 23. Sublinhado do autor)

Para alm desta relao religiosa, o autor considera o republicanismo a expresso prtica do cristianismo (cf. Nogueira 1976, 23), ou seja, assimila os smbolos cristos e declara-se a nova religio. Como observa Fernando Catroga,
[...] se a mundividncia republicana pretendeu suceder ao cristianismo, apresentou-se tambm como um seu sucedneo, pois no deixou de fomentar um sentimento de cariz religioso. Esta dimenso religiosa aparentemente paradoxal num movimento cuja filosofia se baseava em postulados de fundo racionalista e agnstico. Mas, se se relembrar que o republicanismo se situou na interseco da linha iluminista com a herana do romantismo revolucionrio, esta faceta torna-se muito mais inteligvel. (Catroga s. d., 39)

No final do romance de tese monrquica Os Teles de Albergaria, o autor Carlos Malheiro Dias descreve o pronunciamento de 1891 como se fosse uma procisso de homens em armas (Dias 1999, 209) a aclamar uma deusa chamada Repblica, ou como se fosse um cortejo de aclitos a celebrar uma liturgia catlica: Um colossal clamor, vindo do Campo, sobe nos enevoados ares, como a aclamao de um povo de crentes a uma divindade prestigiosa: [...].(Dias 1999, 209). Este excerto revela como, j na sua fase violenta, a doutrina republicana continua eivada de messianismo e profunda religiosidade. Veja-se o caso realmente ocorrido com um soldado implicado nesta revolta, que profere a seguinte declarao ao presidente do tribunal durante o seu julgamento:
Eu, meu senhor, [], no sei o que a Repblica, mas no pode deixar de ser uma coisa santa. Nunca na igreja senti um calafrio assim. Perdi a cabea ento, como os outros todos. Todos a perdemos. Atirmos ento as barretinas ao ar. Gritmos ento todos: viva, viva, viva a Repblica! (apud Cabral 1974, 34)

Voltemos ao romance Prspero Fortuna, de Abel Botelho, onde tambm encontramos algumas marcas de religiosidade e messianismo no discurso do idelogo e publicista republicano Aires Pinto. Como fico autoritria, assente na ideia de que os valores morais e polticos veiculados pelo narrador e por Aires Pinto so verdades axiomticas, identifica o novo tipo de discurso emitido pelos jornais republicanos com uma convico religiosa: E a sua linguagem, dia a dia ganhando em prestgio, em fora, assumia um ar de apostolado convicto, de dogmtico desassombro, de clara e ameaadora franqueza que os poderes pblicos no ousavam refrear, no conhecimento ntimo da prpria impotncia. (Botelho 1983, 242) Imbudo do idealismo de Henriques Nogueira e do esprito da Constituio francesa de 18482, o romance de Abel Botelho difunde tambm esse claro redentor da Boa Nova (Botelho 1983, 400), convicto de que o advento da Repblica, qual reino de Deus na Terra, banir o desconcerto do mundo monrquico e trar maior justia social. O portador desta Boa Nova Aires Pinto, que, pela sua actividade panfletria, pode ser considerado um evangelizador da nova mensagem poltica. As caractersticas do autor panfletrio, enunciadas por Marc Angenot, correspondem a um arqutipo
2

Segundo Maria Manuela Tavares Ribeiro, A doutrina crist, portadora dos ideais de filantropia e solidariedade, conceitos to caros aos espritos democratas, torna-se o modelo de todo um iderio que fundamenta a ideologia republicana de 1848. (Ribeiro 1987, 487). De acordo com esta autora, refira-se ainda que no projecto da Constituio francesa, elaborado em 1848, a Repblica considerada de facto uma religio: La Rpublique est une religion ou plutt elle est la religion. (apud Ribeiro 1987, 487) 7

crstico (cf. Angenot 1982, 339), na medida em que condizem com a sua batalha pela verdade poltica, com o seu esprito de sacrifcio e com a sua vida de heri perseguido e incompreendido. Com efeito, para o republicano Aires Pinto, a verdade e a justia so valores em nome dos quais se sacrifica com abnegao, isolando-se da vida mundana. Depois de termos acompanhado, ao longo do romance de Abel Botelho, as denncias ao regime monrquico e incria dos seus representantes, temos necessariamente de confrontar a diferente situao poltica das duas naes: Portugal apresenta uma governao medocre sob a gide da dinastia brigantina; o Brasil d o melhor exemplo, ao optar pela autodeterminao e por um melhor rumo poltico, tirando total proveito do sistema republicano. Curiosamente, existe um documento histrico com o qual podemos estabelecer uma relao intertextual com a missiva de Aires Pinto: a Carta sobre o achamento do Brasil, redigida por Vaz de Caminha a D. Manuel. Tal como nesta certido de nascimento do Brasil, tambm Aires Pinto descreve um admirvel mundo novo, semelhante a um reencontro com o Paraso terreal:
Era um pas colossalmente fecundo, admirvel, imenso! que instante a instante se via palpavelmente espertar, afirmar-se, melhorar, crescer, no amor pela liberdade e pelo trabalho, sobre aquela terra apoplctica, ao estmulo daquele cu de fogo. E tudo devido ao predomnio final das correntes democrticas visse ele bem! (Botelho 1983, 482)

Os Descobrimentos martimos foram genericamente perspectivados como uma misso ao servio de Deus para doutrinar os povos no-cristos. Decorridos cinco sculos, a carta de Aires Pinto o reverso irnico da carta quinhentista: onde esta fala da necessidade de converso dos indgenas ao catolicismo, a Carta sobre o achamento de um novo Brasil repudia essa mesma religio, descrevendo a maneira como a instituio catlica, aliada ao governo monrquico, no conseguiu acompanhar as legtimas expectativas do povo brasileiro:
Agora a subservincia doutrinria do catolicismo, piorada pela infiltrao do artritismo monrquico, volvia-se em intolerveis ondas de retrocesso, impossveis de adaptar-se a povos que como que nasciam virgens para a conscincia, para a vida, libertos de jugos tradicionais, num formidvel mpeto gensico de alforria social. (Botelho 1983, 483)

Em 1500, Pro Vaz de Caminha sugere ao rei venturoso a necessidade de incutir nos indgenas a religio ocidental; em 1891, Aires Pinto relata a Prspero, representante afortunado da monarquia portuguesa, o exemplo extraordinrio do povo brasileiro, que conseguiu libertar-se da tirania monrquica e da dependncia catlica, e evoluir, sob a orientao positivista do regime republicano.

Em 1891, Alexandre da Conceio publica o Hino do Clube Henriques Nogueira, cujas quadras finais transmitem o avano da Repblica sobre o regime tirnico, com o apoio da fora militar e da f individual:
Partamos num esforo a grilheta infamante, Que nos prende s gals da velha monarquia, Reponte para a ptria a aurora deslumbrante Dum novo e grande ideal, dum novo e grande dia. A Repblica avana, inunda todo o espao, Como um rio de luz, que sai fora do leito, Que ela encontre um soldado aqui, em cada brao, Que ela encontre um sacrrio aqui, em cada peito. (Conceio 1891, 75-76.)

O poema Viso, de scar Latourrette (1898), o primeiro texto literrio que regista as consequncias trgicas da madrugada portuense de 1891. Faamos a leitura da segunda parte do poema, cuja aco decorre num cemitrio, por onde o sujeito vagueia a contemplar a paisagem sombria e a celebrar os que ali repousam:
Eu passeava vagarosamente Lendo os epitfios filosoficamente, Mas eis que vejo em caracteres esculpidos Uma data clebre e Glria aos vencidos, Parei. E como o sacerdote diante da cruz, Que instintivamente ajoelha aos ps de Jesus, Tambm ajoelhei. Enquanto eu orava contrito Vi, com grande espanto, mexer-se o granito E surgir do tmulo um vulto colossal, Ostentando no peito uma chaga mortal. [] (Latourrette 1898)

Como um apaniguado cristo, o sujeito ajoelha-se diante desse santurio republicano assim que l a data clebre e o epitfio inscritos no mausolu erigido aos revoltosos de 1891 no cemitrio portuense do Prado do Repouso3. De repente, a laje do sepulcro desloca-se e ergue-se um espectro a invocar a sua ptria amada, pela qual deu a vida. este o seu discurso:
Eis-me, h j 7 anos, na eternidade Para onde me atirou a cruel fatalidade, E venho hoje oh! ptria, pedir-te vingana Em nome do herico p que aqui descansa E de quem a impacincia j se apodera, Por ver quo tardia e longa vai sendo a espera! Sim! os mortos perguntam muito surpreendidos Por que no vingastes ainda os pobres vencidos Que desprezando a vida e afrontando o prigo, Quiseram libertar-te do teu inimigo E tirar-lhe o poder, esmagar-lhe o ceptro.
3

Inaugurado em 1897, um ano antes da publicao do poema de Oscar Latourrette, tem inscrito na sua base a data de 31 de Janeiro de 1891 e o epitfio Paz aos vencidos, ligeiramente diferente do que consta neste poema. 9

E com voz retumbante terminou o espectro: - Olha o inimigo! Olha o Bragana! No te esqueas! Adeus! Vingana! Vingana! (Latourrette 1898)

Na derradeira estrofe, o espectro acaba a pedir vingana em nome de todos os combatentes mortos h sete anos, e nomeia o rei D. Carlos o principal inimigo da ptria. Foram vrios os autores que, enquadrados na estratgia republicana, procuraram denegrir a imagem de D. Carlos, como Guerra Junqueiro ou Astrigildo Chaves; contudo, nenhum ousou ir to longe como Antnio de Albuquerque. Marqus da Bacalha, romance clef publicado pouco tempo antes do regicdio, critica diversas instituies poltico-sociais e o principal representante da nao, D. Carlos, identificado com o prprio protagonista. A sua caricatura muito pouco abonatria para um dignitrio da nao: tem banhas sebceas, um olhar de devasso, e um desleixado nos seus deveres polticos, preferindo caar, jogar tnis, andar de iate ou frequentar festas. Pelo contrrio, o deputado republicano Antnio Jos de Almeida4, no papel do Dr. Antnio Miguis, descrito como sendo um apstolo ou um visionrio romntico: O Dr. Miguis, com a sua fisionomia aberta de apstolo, o seu ar bondoso de iluminado convicto, era o melhor homem do mundo, mas por isso mesmo o menos perigoso para os do governo. (Albuquerque 1908, 158). Em 1909, Antnio de Albuquerque edita A execuo do Rei Carlos monrquicos e republicanos, cujo romance acompanha o regicida a partir do momento em que decide assassinar os representantes brigantinos, os principais culpados da decadncia nacional. Bua desempenha o papel de um heri inteligente, que sacrifica a sua vida e a honra da sua famlia em nome da justia e da liberdade. J na morgue, mistificado por quem lhe prestava a ltima homenagem como uma figura exemplar, sublinhada na sua derradeira imagem de culto:
No podes calcular a curiosidade respeitosa da imensa multido que visitava a fnebre sala, nem o trgico do quadro. O rosto do Bua era um assombro!... Parecia um desses iluminados que morrem a sorrir pelo ideal para que caminham; o olhar cravado num ponto invisvel, misterioso e vago, causava calafrios. E contudo, os seus lbios descorados e entreabertos sorriam e toda a sua fisionomia bondosa de apstolo era fielmente reproduzida pela morte que a aureolava de serenidade triunfal. (Albuquerque 1909, 35)

Em 1890, Antnio Jos de Almeida redige o artigo Bragana, o ltimo, pelo qual acusado de insultar D. Carlos e sentenciado a trs meses de priso correccional. Em 1906, eleito deputado por Lisboa, e a 20 de Novembro expulso da Cmara dos Deputados, aps um discurso onde prope a implantao da Repblica pela via militar. 10

No dia das exquias de D. Carlos, foi organizada uma romaria ao cemitrio onde os regicidas foram sepultados. Para terminar, fiquemos com as palavras de Jos Gomes Ferreira, ao evocar o sentimento religioso dessa jornada em que participou, levado pelo seu pai:
Agradeo a meu pai a coragem com que, no momento do funeral do Rei, me levou a visitar os covais dos regicidas no Alto de S. Joo. Amo os mortos malditos e escorraados. (in Calada do Sol) Recordo-me tambm que senti muita pena dos regicidas Pena de estarem mortos e sozinhos E cada vez mais sozinhos, apesar da enorme multido que acorreu ao cemitrio em romagem aos regicidas que Adoramos ns todos. (in Dias Comuns II)

Bibliografia
ALBUQUERQUE, Antnio de (1910), O solar das Fontainhas cenas do Porto, Lisboa, Cernadas & C. (1909), A execuo do Rei Carlos monrquicos e republicanos, Bruxelas, Ed. Antnio Albuquerque. (1908), Marqus da Bacalha, [Lisboa, Ed. Gomes de Carvalho]. ANGENOT, Marc (1982), La parole pamphltaire. Contribution la typologie des discours modernes, Paris, Payot. BOTELHO, Abel (1983), Prspero Fortuna, Porto, Lello & Irmo. BASTOS, Teixeira (1878), Rumores Vulcnicos, Lisboa, Biblioteca Universal de Lucas & Filho. CABRAL, Alexandre (1974), Prefcio do Manifesto dos emigrados da revoluo republicana de 31 de Janeiro de 1891, Lisboa, Seara Nova. CASTILHO, Antnio Feliciano de (1836), Promio do tradutor, in Lamennais, Palavras de um crente, Lisboa, Tipografia de A. I. S. de Bulhes, 7-38. CATROGA, Fernando (1977),Os incios do positivismo em Portugal. O seu significado poltico-social, Separata da Revista da Histria das Ideias, I, Coimbra. (s. d.), A formao do movimento republicano - 1870-1883, in Joo Medina (dir.), Histria Contempornea de Portugal Das invases francesas aos nossos dias, II Monarquia constitucional: das origens do liberalismo queda da realeza, [Lisboa], Multilar, 9-42. CHAGAS, Manuel Pinheiro (1876), O drama do Povo, Porto, Livraria Mor. CONCEIO, Alexandre da (1891), Hino do Clube Henriques Nogueira, in Outonais, Porto, Imprensa Portuguesa, 73-76. DIAS, Carlos Malheiro (1999), Os Teles de Albergaria, Campo das Letras, Porto. JUNQUEIRO, Guerra (1924), Horas de combate, - Horas de combate, Porto, Livraria Chardron. LATOURRETTE, scar (1898), Viso, in AAVV., Monarquia Comemorao dos mortos 31-1-91, Porto, Centro Republicano do Porto, 31 de Janeiro. LOPES, scar (1973). Histria da Literatura Portuguesa, II poca Contempornea. Lisboa, Editorial Estdios Cor. LOURENO, Eduardo (1978), O Labirinto da Saudade. Psicanlise Mtica do Destino Portugus, Lisboa, Publicaes Dom Quixote. MARQUES, A. H. de Oliveira (1978), Histria da 1. Repblica Portuguesa. As estruturas de base, Lisboa, Iniciativas Editoriais. MEDINA, Joo (1986), Z Povinho e Cames: dois plos da prototipia nacional, Colquio Letras, 92, Julho, 11-21. 11

NOGUEIRA, Jos Flix Henriques (1976), Estudos sobre a Reforma em Portugal, in Obra Completa, I, Lisboa, IN CM, 19-180. PEREIRA, Jos Carlos Seabra (1979), Do fim-de-sculo ao tempo de Orfeu, Coimbra, Almedina. QUENTAL, Antero de (1926), Portugal perante a revoluo de Espanha, in Prosas, II, Coimbra, Imprensa da Universidade, 47-82. (1865), Odes Modernas, Coimbra, Imprensa da Universidade. RIBEIRO, Maria Manuela Tavares, O Cristianismo Social de 1848, Revista de Histria das Ideias, 9, 1987, 481-494. SALGADO, Heliodoro, A agonia dum monarcfobo, in AAVV., Ptria e exlio, Porto, Tipografia da Empresa Literria e Tipogrfica, 1893, 3. TELLES, Baslio, Do Ultimatum ao 31 de Janeiro (esboo de histria poltica), Porto, Baslio Telles, 1905.

12

You might also like