You are on page 1of 16

GUIA DE INSTALAO

Telefone Celular de Longo Alcance com antena celular 900 MHz 17 dBi Modelo CFA 9000 Parabns, voc acaba de adquirir um produto desenvolvido com a qualidade e segurana Intelbras. Este guia foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalao e operao do seu sistema. Antes de instalar e operar o produto, leia cuidadosamente as instrues de segurana. O telefone celular de longo alcance, antena externa de 900MHz e cabo coaxial ideal para reas rurais, locais com sinal fraco ou sem acesso a linhas fixas.

ndice
Especificaes tcnicas.............................................................4
Antena..................................................................................................4 Cabo....................................................................................................4 Diagramas de irradiao.......................................................................5 Instalao do kit....................................................................................5

Cuidados e segurana..............................................................5 Antena.....................................................................................8 Instalao ................................................................................9 Dvidas frequentes................................................................11 Termo de garantia..................................................................14

Especificaes tcnicas
Antena
Frequncia Ganho Relao F/B VSWR Conector Impedncia Dimetro de mastro Peso Dimenso Nmero de elementos 890 a 960 MHz 17 dBi > 18 dB 1.5:1 N Fmea 50 25 a 31 mm 884 g 1.520 mm 16

Cabo
Modelo Comprimento Conector 1 Conector 2 Peso Temperatura de operao Impedncia Capacitncia Condutor interno - Resistncia DC Condutor interno - Resistncia DC Blindagem (trana) DLC - 58 15 m N macho TNC macho 0,030 kg/m -40C a 85C 50 ohms 81 pF/m 21,5 ohms/km 19,1 ohms/km cobertura (76%)

A Intelbras reserva-se o direito de alterar as informaes aqui citadas sem prvio aviso.

Diagramas de irradiao

AZINUTE 0 = 17 dBi

Elevao 0 = 17 dBi

Diagrama de irradiao

Cuidados e segurana
Instalao do kit
As instrues de segurana e de operao devem ser guardadas para referncias futuras. Todas as advertncias que aparecem no aparelho, no Preste ateno nas guia de instalao e no manual do usurio devem advertncias ser obedecidas. Desconecte o CF 4000 da rede de energia eltrica e cabo de sinal de RF antes de limp-lo. Guarde as instrues Limpeza No use produtos de limpeza lquidos abrasivos ou em aerossol. Use apenas um pano umedecido em gua para a limpeza. O uso de acessrios no recomendados pode ser perigoso e invalidar a garantia.

Acessrios

Acessrios de montagem

Fontes de energia

Proteo do cabo de alimentao

Aterramento de antena externa

Aterramento da antena externa

Relmpagos

No coloque este produto sobre um carrinho, estante, trip, suporte ou mesa instvel. Ele poder cair, provocando ferimentos graves e srios danos ao aparelho. Qualquer montagem do aparelho dever seguir as instrues do fabricante e usar um acessrio de montagem recomendado por ele. Este produto deve ser ligado somente aos tipos de fonte de energia indicadas na etiqueta de marcao. Caso no esteja certo sobre o tipo de energia fornecida para sua casa, consulte a concessionria de energia eltrica local ou nosso suporte tcnico. Os cabos de alimentao devem ser direcionados de forma que no sejam pisados ou prensados por objetos colocados sobre eles ou apoiados neles, dando ateno especial aos cabos em plugues e ao ponto em que saem do aparelho. Quando a antena externa ou um sistema a cabo estiverem conectados ao equipamento, certifique-se de que estejam aterrados para oferecer proteo contra picos de tenso e cargas estticas acumuladas. Quando uma antena externa estiver conectada ao produto, certifique-se de que o sistema da antena est aterrado para oferecer proteo contra surtos eltricos e acmulo de cargas estticas. ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), possui uma norma que rege o campo de Proteo de estruturas contra descarga atmosfricas. Essa norma a NBR5419, que fixa as condies exigveis ao projeto, instalao e manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) de estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrcolas, administrativos ou residenciais), bem como de pessoas e instalaes no seu aspecto fsico dentro do volume protegido. Para obter uma maior proteo do CF 4000 durante uma tempestade com relmpagos ou quando ele ficar inativo e sem uso por longos perodos, retire-o da tomada e desconecte a antena externa. Isto evitar danos causados por relmpagos e picos de tenso na linha de energia. Recomendamos ainda a utilizao de estabilizadores.

Um sistema de antena externa no deve se situar perto de linhas de energia areas ou em locais em que possa cair sobre essas linhas ou circuitos de energia. Linhas de energia Ao instalar um sistema de antena externa, deve-se tomar muito cuidado para no tocar nessas linhas ou circuitos de energia, pois esse contato pode ser fatal. No sobrecarregue tomadas e extenses, pois isso Sobrecarga pode resultar em risco de incndio ou de choque eltrico. Recomendamos tomada individual. Nunca introduza objetos de qualquer tipo pelas aberturas deste equipamento, pois eles podem tocar em Entrada de objetos e pontos de tenso perigosos ou causar curto-circuito, lquidos o que pode resultar em incndio ou choque eltrico. Nunca derrame lquidos de espcie alguma no produto. Aes como estas invalidaro a garantia. No tente consertar este equipamento sozinho, pois a abertura ou a remoo das tampas poder expor voc a uma tenso perigosa ou a outros riscos; enConsertos caminhe todos os consertos a uma assistncia tcnica qualificada. A abertura em local no autorizado, invalida a garantia. O produto deve ficar longe de fontes de calor, como Calor radiadores, registros de aquecedor, fornos ou outros produtos (inclusive amplificadores) que gerem calor.

Antena
1 2

7 6

Kit de peas para instalao

1. Antena 2. Cabo de 15 m 3. Parafusos de montagem 4. Hastes U 5. Placa de fixao 6. Arruelas 7. Porcas


8

Instalao
A instalao de responsabilidade do cliente. Para instalar, siga o procedimento abaixo: 1. Com auxlio de uma chave de fenda, monte a antena unindo as duas partes, conforme indicam as figuras a seguir:

Montagem da antena

2. Conecte o cabo coaxial antena. Passe cola de silicone por toda a conexo e aguarde secar. Vede com fita de autofuso para evitar infiltraes (a cola e a fita devem ser adquiridas separadamente);

Conexo do cabo de descida

Obs.: prenda o cabo coaxial ao mastro com o auxlio de braadeiras de plstico ou fita isolante (no acompanha o produto).

3. Fixe a antena no mastro utilizando os acessrios de instalao;

Instalao da placa de fixao

Instalao da antena

4. Conecte a outra extremidade do cabo coaxial ao telefone celular de mesa. Introduza o Chip SIM Card. Ligue o telefone fonte de energia. Seu equipamento est pronto para ser usado;

Conexo do cabo ao telefone

10

Ateno: cuide para que o cabo coaxial no sofra deformaes, compresses, traes, tores ou cortes. No dobre o cabo, quanto mais reto o cabo estiver, melhor ser a qualidade de sinal. Para encontrar o melhor ponto para a instalao segure a antena, girando-a lentamente at obter o sinal da torre transmissora (ERB). Caso no se obtenha sinal, escolha outra rea e refaa todos os passos. Se o sinal recebido for suficiente para o funcionamento normal do aparelho, marque o local e inicie a instalao definitiva. O lugar ideal para fazer a instalao ser onde for constatado maior nvel de sinal (maior nvel de barras). Recomendamos que seja verificado com a operadora se h cobertura na regio onde se pretende instalar o equipamento. Para mais informaes, consulte o manual do usurio no site da Intelbras www.intelbras.com.br.

Dvidas frequentes
Dvida Causa e soluo A antena externa possibilita melhor recepo do sinal, desta forma necessrio que no local onde o produto ser instalado exista sinal de telefonia celular.

Refaa todos os procedimentos de instalao, presA antena no tem sitando muita ateno em cada etapa. nal suficiente aps a instalao. Verifique na tabela que segue junto com este guia de instalao a frequncia de operao de sua operadora em sua regio. A antena fornecida com este kit possu ganho de 17 dBi na faixa de frequncia que estiver dentro da especificao da antena, fora desta especificao o ganho ser inferior.

11

Em casos especficos, sim. Por exemplo, se o sinal barrado por uma montanha ou outro obstculo, aumentar o comprimento do cabo pode ser uma boa soluo, desde que se utilize um cabo grosso. Posso utilizar um cabo No entanto, vale lembrar que quanto maior o de maior comprimen- comprimento do cabo, maior ser a perda do sinal. to? Caso deseje utilizar outro cabo necessrio observar a impedncia, capacitncia e resistncia do condutor interno, que deve apresentar valores prximos ao modelo DLC-58. Pode ser que o sinal captado seja um sinal refletido, e no direto. Como a torre de celular opera com potncia bem mais elevada em relao aos equipamentos portteis, pode acontecer do sinal Se a antena estiver refletir em algum obstculo e chegar at o telefone. instalada, e houver indicao de sinal, mas O CF 4000, por operar com nvel menor de pono possvel efetuar tncia, no consegue devolver o sinal pelo mesmo chamadas, o que pode percurso. Nesse caso, deve-se redirecionar a antena procurando um ponto melhor para estabelecer estar ocorrendo? o enlace de voz, mesmo que a indicao de sinal recebido seja menor. Procure sempre localizar a torre de celular e apontar a antena diretamente para ela. Essa informao est ligada diretamente ao ganho da antena, quanto maior o ganho proporcionado pela antena, maior ser o alcance em relao Qual o alcance da torre de sua operadora. antena externa? No entanto o ganho pode variar em funo da frequncia de operao de sua operadora, da direo de apontamento, elevao e altura de instalao. possvel unir duas No, o ideal que se procure uma antena externa antenas para melhorar com maior ganho. o sinal de recepo? No recomendamos essa prtica, pois a utilizao Posso utilizar adapta- de conectores causa atenuao no sinal podendo dores para unir dois afetar o nvel de recepo. Alm disso recomencabos a assim aumen- dvel que se utilize um cabo de maior dimetro e tar o tamanho? com menor perda se for necessrio aumentar o comprimento dele.

12

O primeiro passo para uma boa conexo GPRS a correta configurao de seu computador para utilizar o telefone como um modem GPRS. Verifique o procedimento de configurao que est disponvel em nosso site e no CD de instalao que acompanha o produto. No consigo estabe- Caso tenha dificuldade para essa configurao lecer uma conexo entre em contato com nosso suporte tcnico atravs do telefone (48) 2106 0060. GPRS.* importante certificar-se de que o local onde est sendo utilizado o produto possui cobertura GPRS, alm disso o seu CHIP (SIM Card) deve estar habilitado para este tipo de servio. Para mais informaes sobre a cobertura da rede GPRS entre em contato com sua operadora. * Necessrio o cabo opcional AC401, vendido separadamente.

13

Termo de garantia
Para a sua comodidade, preencha os dados abaixo, pois, somente com a apresentao deste em conjunto com a nota fiscal de compra do produto, voc poder utilizar os benefcios que lhe so assegurados. __________________________________________________________________ Nome do cliente: Assinatura do cliente: N da nota fiscal: Data da compra: Modelo: Revendedor: __________________________________________________________________ Fica expresso que esta garantia contratual conferida mediante as seguintes condies: 1. Todas as partes, peas e componentes do produto so garantidos contra eventuais defeitos de fabricao que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 1 (um) ano, sendo este prazo de 3 (trs) meses de garantia legal mais 9 (nove) meses de garantia contratual, contado a partir da data de entrega do produto ao Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que parte integrante deste Termo em todo territrio nacional. Esta garantia contratual implica na troca gratuita das partes, peas e componentes que apresentarem defeito de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada nesse reparo. Caso no seja constatado defeito de fabricao, e sim defeito(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcar com estas despesas. 2. Constatado o defeito, o Senhor Consumidor dever imediatamente comunicar-se com o Servio Autorizado mais prximo que consta na relao oferecida pelo fabricante - somente estes esto autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isto no for respeitado esta garantia perder sua validade, pois o produto ter sido violado. 3. Na eventualidade do Senhor Consumidor solicitar o atendimento domiciliar, dever encaminhar-se ao Servio Autorizado mais prximo para consulta da taxa de visita tcnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as despesas decorrentes, transporte, segurana
14

N de srie:

de ida e volta do produto, ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor. 4. A garantia perder totalmente sua validade se ocorrer qualquer das hipteses a seguir: a) se o defeito no for de fabricao, mas sim, ter sido causado pelo Senhor Consumidor ou terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundaes, desabamentos, etc.), umidade, tenso na rede eltrica (sobretenso provocada por acidentes ou flutuaes excessivas na rede), instalao/uso em desacordo com o Manual do Usurio ou decorrente do desgaste natural das partes, peas e componentes; c) se o produto tiver sofrido influncia de natureza qumica, eletromagntica, eltrica ou animal (insetos, etc.); d) se o nmero de srie do produto houver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho houver sido violado. Sendo estas condies deste Termo de Garantia complementar, a Intelbras S/A reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio. O processo de fabricao deste produto no est coberto pelo sistema de gesto ambiental da Intelbras. Todas as imagens deste manual so ilustrativas.

01/12 15

Suporte a clientes: (48) 2106 0006 Contato e chat: www.intelbras.com.br/suporte Sugestes, reclamaes e rede autorizada: 0800 7042767
Intelbras S/A Indstria de Telecomunicao Eletrnica Brasileira Rodovia BR 101, km 213 - rea Industrial - So Jos/SC - 88104-800 www.intelbras.com.br

You might also like