You are on page 1of 2

Conra mais algumas dicas para aproveitar ainda mais a sua cerveja Temperatura A cerveja deve resfriar na geladeira

sem pressa: choques trmicos bruscos ou o processo repetido de o gelo e degelo podem prejudicar seu sabor. De modo geral, a temperatura deve seguir a complexidade do sabor: quanto mais complexa, menos gelada. Fique atento: temperaturas abaixo de 2C prejudicam a formao de espuma, deixam a cerveja choca e amortecem suas papilas gustativas. A voc no sente gosto de nada. Espuma A espuma - de dois a trs dedos - faz parte da composio da cerveja e ajuda a preservar melhor o aroma e o sabor da bebida. Ela tambm evita a liberao de gs carbnico e funciona como isolante trmico. Para aproveitar ao mximo sua cerveja, sirva derramando uma dose e espere baixar o colarinho. Em seguida, incline 45 graus o copo, despejando o lquido devagar enquanto o colarinho sobe. Copo Cada ada formato de copo tem uma funo em relao espuma: uns so feitos com uma preocupao maior para mant-la a certa altura, outros nem tanto. O copo certo enriquece a experincia de saborear a bebida, inclusive esteticamente. Prera servir a cerveja com o copo levemente molhado ou naturalmente seco, porque isso favorece a criao da espuma. Copos previamente gelados produzem condensao que pode diluir a bebida, alterando sabor e temperatura. Cuidado com possveis resduos de gordura ou de sabo no copo. Eles fazem com que a cerveja libere gs carbnico, mudando seu sabor. Como degustar oc pode fazer uma sesso de degustao seguindo dois caminhos: Voc escolhendo cervejas diferentes de um mesmo fabricante ou cervejas do mesmo estilo, mas de fabricantes diferentes. Comece com as mais leves, seguindo para as mais complexas. Para aguar os sentidos, o melhor mesmo no ter bebido nada antes. E para perceber as caractersticas particulares de cada uma, essencial que elas sejam servidas na temperatura adequada.

COMO DEGUSTAR A SUA CERVEJA?


Conra as dicas que o Clube do Malte preparou para deixar a sua experincia de consumo ainda mais divertida.
A palavra fala por si: degustar. Sentir o gosto, o sabor, os aromas com calma, separando os elementos. Observar a colorao e a formao da espuma. O som que ela faz ao sair da garrafa e cair no copo. A textura do lquido na boca, na lngua, na garganta. O gosto que ca depois e a vontade ou no do prximo gole. Isso um resumo do que degustar. Se voc quer realmente comear a tirar o mximo da experincia de beber uma cerveja especial, vai precisar aprender como beb-la bem. No difcil, basta treinar e, daqui a pouco, voc comea a ter prtica. Uma degustao bem feita baseada nos cinco sentidos. E, natural naturalmente, a primeira caracterstica a observar a aparncia, pois a colorao da cerveja j comea a dizer algo sobre ela. Colorao: Ela dourada? Acobreada? Totalmente escura? Turbidez: Ela lmpida e brilhante ou turva? Possui resduos em suspenso? Espuma: .Formao: Ela bem formada? Aerada, com bolhas grandes, ou densa, com bolhas nas? .Persistncia: quando voc serve, a espuma se forma e logo em seguida j vai embora ou dura mais tempo? .Colorao: a espuma branca, cor de creme ou at marrons? Terminada a fase visual da degustao, comea a fase olfativa. Mais de 80% das sensaes de gosto so percebidas pelo olfato. Nessa parte da degustao, possvel perceber e associar os aromas da cerveja com outros alimentos e aromas.

APARNCIA

AROMA

Cheire a cerveja. Se necessrio, gire levemente o copo para que o aroma se solte. Que aromas voc consegue perceber? Algum deles mais forte, mais intenso? Alguns dos aromas mais comuns so: Florais: violeta, jasmim, margarida. Herbceos: capim, palha, grama. Frutados: pssego, abacaxi, ma, amoras, banana. Especiarias: cravo, pimenta, noz-moscada. Tostado: caf, chocolate, madeira. Adocicados: baunilha, caramelo. Nozes: amndoas, castanhas. Balsmicos: eucalipto, pinho, vinagre.

Beba novamente e perceba se o sabor inicial mudou. A cada novo gole voc vai poder perceber se ela uma cerveja leve, mais refrescante, ou mais encorpada, para dias frios. Voc tomaria outra na sequncia ou o suciente apenas experiment-la? Com o tempo voc vai tambm conseguir perceber os off-avours possveis sabores estranhos presentes na bebida. A sua degustao est quase acabando, s falta um pouquinho. Ainda faltam as avaliaes nais. Perceba se o sabor da cerveja simplesmente sumiu aps o gole ou se permanece por alguns segundos ou at minutos. Observe ainda: Retrogosto: Depois de beber um gole, expire pela boca e perceba se voc consegue sentir seus aromas novamente. Persistncia aromtica: quanto tempo ainda ca sentindo os aromas da cerveja no palato?
FICHA DE DEGUSTACAO penho em nosso site
BRILHO

Alguns deles provm do malte, outros do lpulo, e outros ainda do fermento. Outros ingredientes acrescentados na produo da bebida, como casca de laranja, coentro, caf, alcauz, tambm podem somar aromas. Tente separar essas sensaes. Mas no force muito a barra: depois de quatro inspiraes, nossos sensores olfativos j comeam a car confusos e l se vai sua avaliao.
ESPUMA

abaixo e conra o seu desem Deguste a cerveja, preencha o teste acao www.clubedomalte.com.br/degust

Equilbrio harmnico: O conjunto visual, olfativo e gustativo esto em harmonia? Esse o momento de avaliar a bebida como um todo. Por m, reita alguns minutos: voc gostou da cerveja? Voc a teria em sua geladeira? O que te faria pensar duas vezes antes de beb-la novamente? Voc consegue comparar com outras do mesmo estilo que voc j experimentou? Pronto, agora que voc j sabe como degustar sua cerveja, j pode preencher o card referente a cada uma que recebeu no Beer Pack desse ms. Lembre-se de conferir as respostas corretas em nosso site!

baixa

mdia

alta

brilhante

turvo

opaco

suave

SABOR

CORPO

Frutas secas

Citrico

Agora vem a parte boa: a anlise gustativa. Beba a cerveja. Em um gole grande, distribua a bebida por toda sua boca, para que ela tenha contato com toda a superfcie da lngua. Qual o sabor predominante? doce, amargo, azedo? Qual sua primeira impresso? Gosto: doce, salgado, amargo, azedo, umami. Sensaes: acidez, secura, adstringncia, corpo. Equilbrio: existe harmonia entre os sabores? Ou algo se destaca mais? Complexidade: ela complexa? A cada gole voc descobre novas sensaes?

elevado
Malte

COR

mEdio

cereal

po

torrada

palha

caramelo

toffee

caf

cappuccino

chocolate

AROMAS E SABORES

ameixa

damasco

uva passa

banana

limo

laranja

grape fruit

Frutas frescas

banana

abacaxi

cereja

pssego

goiaba

maracuj

ameixa

pra

framboesa

Herbal e floral

camomila

cidreira

hortel

capim

alecrim

Especiarias

cravo

canela

pimenta

anis

cardamomo

mel

nozes

avel

baunilha

Madeira

tabaco

couro

terroso

celeiro

SENSACAO

Refrescante Adstringente
br faleconosco@clubedomalte.com. facebook.com/clubedomalte @clubedomalte

Aquecedor Metlica

Seca Doce

www.clubedomalte.com.br

You might also like