You are on page 1of 5

PROCESSO SELETIVO 2013

10/12/2012

INSTRUES 1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova desta fase composta de 10 questes discursivas de Sociologia. 4. As questes devero ser resolvidas no caderno de prova e transcritas na folha de verso

Conhecimentos Especficos

definitiva, que ser distribuda pelo aplicador de prova no momento oportuno. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber a folha de verso definitiva, examine-a e verifique se o nome impresso nela corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. As respostas das questes devem ser transcritas NA NTEGRA na folha de verso definitiva, com caneta preta. Sero consideradas para correo apenas as respostas que constem na folha de verso definitiva. 8. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. No ser permitido ao candidato manter em seu poder relgios e aparelhos eletrnicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrnica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para a transcrio na folha de verso definitiva, de 2 horas e 30 minutos. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, a folha de verso definitiva e a ficha de identificao.

SOCIOLOGIA
NMERO DE INSCRIO TURMA

DURAO DESTA PROVA: 2 horas e 30 minutos

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

CDIGO

01 - O Brasil sediou neste ano a Rio+20, Conferncia das Naes Unidas que tratou de problemas ambientais que ameaam toda a humanidade, tais como sustentabilidade, mudanas climticas e recursos naturais. Um dos problemas que preocupam as naes do mundo diz respeito disponibilidade de recursos hdricos. Nesse ponto, o Brasil favorecido pela natureza, detendo 13% das reservas de gua do Planeta. O que significa, poltica e sociologicamente, deter esse recurso nessa proporo?

O H N U C S RA
02 - O quadro ao lado mostra o percentual de ocupao dos indivduos no Brasil, segundo o estrato social a que pertencem, nos anos 2003 e 2009. Pelo quadro, possvel perceber que houve um aumento desse percentual para todos os estratos da populao e, ao mesmo tempo, uma reduo do percentual de miserveis. Com base nesse quadro, cite trs elementos que contriburam para o aumento da ocupao dos indivduos e a reduo da misria no Brasil e justifique por que so importantes.

O H N U C S RA
03 - Quando crianas brincam e brigam entre si; quando jovens se renem para jogar videogame ou se encontram na balada, riem, danam e ficam; quando velhos se encontram em clubes de terceira idade e relatam suas experincias de vida, namoram e danam podemos falar de socializao? Por qu?

O H N U C S RA

04 - Sabemos que, entre as formas de desigualdade social, a desigualdade de gnero afeta as mulheres em maior ou menor grau em todo o mundo contemporneo. O grfico ao lado mostra a participao de homens e mulheres no mercado de trabalho em 12 pases. Que fatores influenciam nessa diferena de tratamento dado s mulheres no mercado de trabalho?

Fonte: CartaCapital, 14 dez. 2011, p. 95.

O H N U C S RA
05 - Para Delfim Netto, o processo civilizatrio brasileiro fez com que a empregada domstica virasse manicure, a manicure fosse para o call center, a moa do call center fosse para o supermercado e a caixa do supermercado passasse a trabalhar na loja de departamentos (CartaCapital, 3/10/2012, p. 36). O trecho acima se refere a um aspecto importante do mundo do trabalho. Explique qual esse aspecto, situando-o no contexto do mercado de trabalho no Brasil.

O H N U C S RA
06 - Nas abordagens sobre o homem como objeto da Antropologia, necessrio compreender as relaes fundamentais entre cultura e biologia. Com base em Laraia (LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008), explique, usando exemplos, como a cultura pode interferir no plano biolgico.

O H N U C S RA

07 - Tomando como referncia o livro Os clssicos da poltica (WEFFORT, F. (org.). vol. 1. So Paulo: tica, 2006), explique as diferenas entre Thomas Hobbes e John Locke quanto ao modo como compreendem o estado de natureza e o contrato social.

O H N U C S RA
08 - Identifique o papel atual dos Estados nacionais na administrao das crises financeiras do capitalismo contemporneo.

O H N U C S RA
09 - O uso das redes sociais (como o Facebook e o Twitter) na Primavera rabe foi fundamental na organizao dos protestos que levaram queda dos ditadores na Tunsia e no Egito em 2011. Com base na experincia da Primavera rabe, explique o significado do uso da internet e das redes sociais na participao social e no desenvolvimento da cidadania nas sociedades contemporneas.

O H N U C S RA
10 - Explique a relao entre Estado e classes sociais para Karl Marx, tomando como referncia o livro Os clssicos da poltica (WEFFORT, F. (org.). vol. 2. So Paulo: tica, 2006).

O H N U C S RA

You might also like