You are on page 1of 6

Finalidades da Investigao Policial A produo da prova penal, na fase que antecede o processo, por meio do Inqurito Policial.

Sendo dividida em trs eixos: Finalidade Remota A aplicao da lei penal e a tutela dos direitos fundamentais do cidado; Finalidade Mediata Produzir subsdios para a promoo da ao penal; Finalidade Imediata Apurao de provas das circunstncias e da autoria das infraes penais para indiciamento do autor.

CLASSIFICAO DA INVESTIGAO POLICIAL


1. Quanto natureza funcional do investigador; a. Investigao Policial Cartorria aquela desenvolvida sob controle tcnico-funcional direto da Autoridade Policial, no mbito do cartrio da organizao. b. Investigao Policial Tcnico-Cientifico aquela desenvolvida pelos peritos, sob a coordenao tcnico-operacional indireta da Autoridade Policial, sendo feita mediante requisio da autoridade que preside a investigao. 2. Quanto ao momento da execuo; a. Investigao Preliminar aquela que se inicia logo aps a notcia do crime e continua at a liberao do local pela polcia, (1 momento autoridade se desloca at o local, isolando e buscando provas). b. Investigao de Seguimento Ocorre aps a polcia deixar o local e feita tendo como ponto de partida os indcios ou provas obtidas na investigao preliminar, (2 momento finda a busca no local e a autoridade se desloca para o cartrio). CONCEITOS;

Diligncia toda e qualquer sada da sede policial para realizar as investigaes, sejam elas preliminares ou de seguimento, e, tambm, qualquer ao em que se obtenha um dado novo para a investigao, mesmo que seja uma consulta na internet ou um telefonema. A intuio, como poder de imaginao criadora, muito embora no seja recomendada tem sua razo de ser. Sempre controlada pelo intelecto, pode e deve ser utilizada quando no h mais fatos a observar ou concluses a tirar. A presena deste fenmeno sempre faz parte do contexto policial. Siga a sua intuio. Produo de conhecimento; na ISP a verdade com significado, j na Investigao obteno de provas. No permite que documentos de inteligncia sejam inseridos em processos e procedimentos apuratrios, ressaltando que o conhecimento pode e deve ser usado, de acordo com as normas internas de cada instituio. As Tcnicas Preliminares de Investigao tm a Observao, a Memorizao e a Descrio como os seus trs elementos bsicos. (OMD).

Resumo de tcnicas de investigao policial feitas por - FBIO LIMA

Pgina 1

Informante a pessoa que, no pertence polcia, colabora com o investigador, criando facilidades ou fornecendo informaes negadas para a verificao da prova. No confundir com o alcaguete, que , vulgarmente, chamado de X-9, que normalmente a pessoa que fornece informaes com o intuito de receber vantagens pecunirias ou/e na usurpao de funo.

Vigilncia a observao de forma contnua e discreta de pessoas, ambientes, objetos ou circunstncias, com o objetivo de obter dados que formulem informaes relacionadas com a prova do delito. Quanto ao alvo: Mvel ou Fixa. Quanto aos agentes: a P ou Transportada. Quanto ao grau de sigilo: Sigilosa ou Ostensiva Entrevista A entrevista pode ser aplicada de duas maneiras; Quanto ao modo de formulao dos quesitos, a entrevista pode ser: a) Estruturada - (Elaborada com perguntas determinadas) b) Semiestruturada - (Permite maior liberdade ao entrevistador, pois as perguntas, apesar de determinadas a um tema ou temas, so formuladas, livremente). c) Cognitiva - (Busca maximizar a quantidade e qualidade de informaes obtidas de uma testemunha). d) Mista - (O entrevistador utiliza uma juno das tcnicas anteriores). Quanto s circunstncias em que ocorre, pode ser; a) Ostensiva - (quando em uma situao de normalidade o entrevistado no precisa esconder sua identidade funcional). b) Encoberta (Quando, por convenincia da investigao, o entrevistador precisa ocultar sua identidade funcional, assumindo outra que lhe permita acesso ao entrevistado, sem revelar a finalidade da entrevista).

Fase da Anlise da Entrevista


O investigador submete todo o contedo a uma anlise global para avaliar seu grau de credibilidade como prova de um delito. A credibilidade dos depoimentos ocorre em funo de dois parmetros; Validade Serve para estabelecer a admissibilidade da anlise de contedo. Confiabilidade Diz respeito indicao de realidade contida na declarao.

TCNICAS DE ENTREVISTA
ENTREVISTA COGNITIVA
( um processo de entrevista que faz uso de um conjunto de tcnicas para maximizar a quantidade e a qualidade de informaes obtidas de uma testemunha Busca a confiabilidade e validade aos depoimentos). Seu procedimento se assegura que as perguntas no sugiram resposta; D orientaes sobre o tipo de perguntas que podem ser elaborados de acordo com a idade, histria, educativo-cultural, etc.

ENTREVISTA ESTRUTURADA
(Organizada com o objetivo de colher o mximo de informaes com o mnimo de contaminao com falsa memria, sendo estruturada em trs passos). 1 Passo O narrador formular perguntas abertas, procurando estabelecer o menor grau possvel de conduo da entrevista, a fim de que a narrativa seja espontnea. 2 Passo Nessa etapa sero introduzidas perguntas com o final aberto, isto , referindo-se a um personagem especfico de um evento 3 Passo Aplicam-se perguntas estruturadas tendo o objetivo de eliminar todas as dvidas, confirmando a fidedignidade do depoimento.

Resumo de tcnicas de investigao policial feitas por - FBIO LIMA

Pgina 2

Falsa Memria (Falsa Recordao)


No estudo do tema que trata das tcnicas de entrevista h um fenmeno que o fator psicolgico, gerando falsas memrias na testemunha, que o investigador tem que est atento para que no haja uma priso injusta, havendo dois tipos bsicos de falsa memria:

Falsa Memria Espontnea


Resulta de mecanismos distores da memria. interno de

Falsa Memria Implantada


Resulta da exposio do entrevistado falsa informao. Origem esta em um terceiro recurso de informao e da incorporao da mesma ao seu repertrio de conhecimento. Ex: Comentrios que algum faz sobre o fato que a vitima ou a testemunha incorpora como se tivesse presenciado ou quando o entrevistador faz uma pergunta de maneira que nela esteja embutida a resposta.

Origem pode estar em qualquer mecanismo memorstico de formatao da informao. OBS: Quando o entrevistador solicita para que descreva, com clareza, todo o fato poder estar destruindo a possibilidade da criao de falsa memria.

TCNICAS DE INTERROGATRIO
1) ESPONTANEIDADE Esta a mais simples, a mais utilizada, a mais genuna e a mais recomendada em razo das vantagens que oferece na coleta da verdade. Oportunidade em que poder estudar a postura psicolgica do investigado e aferir se ele prima ou no pela verdade, pois o interrogado narra livremente o fato sem interferncia do interrogador, mesmo que saiba ser mentira o fato narrado. 2) INDUO Sendo uma das mais importantes, permitindo ao investigador direcionar a entrevista ou o interrogatrio. Atravs dessa tcnica, penetra nas circunstncias do delito e elucida pontos relevantes omitidos durante a narrativa espontnea. caracterizado pela confeco de perguntas bem elaboradas que induzam o investigado a dar uma resposta que dever dar. 3) PERSUASO - Consiste em conquistar a confiana do investigado, em seguida procurar mostrar as vantagens de confessar a verdade, fazendo ver que s tem a ganhar se disser a verdade. 4) DESMENTIDO Consiste em relacionar e mostrar ao interrogado que ele est faltando com a verdade. Mostrando ponto por ponto todas as mentiras apresentadas e ao mesmo tempo desmentidas com provas irrefutveis, oferecendo ao investigado a oportunidade dizer a verdade e com pacincia o investigador dever aguarda a reao do investigado. 5) QUESTIONAMENTO Consiste em o policial questionar tudo o que tiver dito o investigado e que no estiver de acordo com o que j se apurou. Ex: foi visto no local ou nas imediaes do crime e nega que ali esteve. 6) VULNERAO Consiste no policial fazer um minucioso levantamento de tudo que souber do suspeito, objetivando minar as resistncias do investigado, deixando evidente que ele nada mais tem a esconder da polcia, momento esse que oferece uma ltima oportunidade de se defender, apresentando uma verso verdadeira. 7) ALTENNCIA No caso das seis tcnicas, anteriores, no surtirem qualquer resultado positivo na busca da verdade. Consiste na aplicao das tcnicas precedentes, recomeando pela tcnica da Espontaneidade, cada policial dera conhecer com profundidade o fato delituoso e a tcnica que vai aplicar. A diferena que cada tcnica dever ser aplicada por um policial diferente, pois muito comum o investigado, no decorrer da aplicao das tcnicas, escolher um dos policiais para revelar a verdade. O que se percebe que as pessoas se sentem mais vontade com um policial, do que com outro. Resumo de tcnicas de investigao policial feitas por - FBIO LIMA Pgina 3

8) INFORMAO CRUZADA Esta tcnica aplicada somente nos casos em que estiver investigando dois ou mais participantes de um delito, em regra, deve ser aplicado por um nico policial. Consiste em inquirir os investigados em salas separadas, de forma que um no tome conhecimento do teor das declaraes feitas pelo outro. Havendo divergncias entre os dois ou demais investigadas deve-se fazer uma breve acareao, de maneira a desmentir aquele que estiver mentindo, somente, no ponto em que houver divergncia. 9) SUSPENSE Esta tcnica deve ser usada , apenas, quando o interrogador no dispe de muitos indcios ou provas contra o interrogado. Consiste em fazer com que ele creia que a polcia j sabe muito sobre a sua participao no crime, mas sem se arriscar, sem se expor. 10) BLEFE Parte da doutrina no gosta ou no recomenda a aplicao dessa tcnica, porm sem expor os motivos.Todavia, a experincia em investigao vem demonstrando que o Blefe funciona com sucesso, neste caso, o interrogador faz o interrogado crer que j tem provas contra ele, sendo uma tcnica a ser aplicada em ltimo caso. 11) EMPREGO DO DETECTOR DE MENTIRAS (POLIGRAFO) No preciso e aspectos tcnicos e legais questionveis.

OBS: O policial tem o dever de conhecer o fato que investiga melhor do que o investigado a fim de que saiba o que indagar, com segurana e pertinncia e se o mesmo esta mentindo.

A Observao na investigao policial Tudo merece uma ateno especial aos sentidos do investigador, pois nada ficar de fora de sua observao para posterior anlise e interpretao.

CLASSIFICAO DO LOCAL DO CRIME


Idneo
(Aquele que se encontra intacto, tal como foi deixado pelo autor do crime) Quanto ao estado de

Imediato
(Aquele onde ocorreu execuo do delito) a

Mediato
( o espao fsico constitudo pelas adjacncias do local imediato, onde existam vestgios do delito)

Inidneo
(Aquele cujas caractersticas originais foram alteradas, no se encontra mais como fora deixado pelo infrator) Quanto ao estado

PRESERVAO

FSICO

Relacionado
( o local que, mesmo separado, fisicamente, dos locais imediato e mediato, est a eles conectado por vestgios do delito)

Observaes; A diferena entre local Mediato e local Relacionado, que o Mediato est fisicamente, ligado ou nas proximidades do local Imediato, enquanto o Relacionado no. A liberao do local de um delito de atribuio da Autoridade policial, aps a realizao da percia. O Briefing tem o objetivo de inteirar o perito das informaes colhidas at ali e indicao dos limites das zonas de investigao e segurana e reavaliao, se necessrio dos limites dessas zonas. O Debriefing uma troca de novas informaes no final da percia, que subsidiaro as estratgias para a investigao de seguimento que se desenvolver dali em diante.

Resumo de tcnicas de investigao policial feitas por - FBIO LIMA

Pgina 4

INTERCEPTAO DAS COMUNICAES


M gesto dos dados obtidos Alm da banalizao, algumas equipes no fazem uma anlise mais apurada das comunicaes.

LINHAS DE INVESTIGAO

Individual Como o prprio nome j indica, analisar apenas os dados daquele fato investigado. Deve-se investigar a vtima, traando-se sua personalidade e sua vida pregressa, com o objetivo de sustentar ou no a narrativa do fato apurado. O autor deve ser investigado de forma semelhante vtima, acrescentando-se a confirmao ou no de anotaes criminais e de histrico criminal na mesma modalidade. Estes dados permitem traar um perfil psicolgico do autor. Em Bloco Baseia-se no confronto das informaes obtidas em um grupo de procedimentos investigativos da mesma natureza, possibilitando a identificao da autoria e o robustecimento da prova testemunhal e material pela conexo dos fatos. Em suma, pela repetio do modus operandi empregado, identifica-se uma sequncia de crimes realizados pelo mesmo autor ou grupo. Os dados da vtima, dos autores, do fato em si e as caractersticas de cada infrao penal, so recolhidos e registrados para uma futura anlise comparativa.

MECNICA DA INVESTIGAES EM BLOCO


Dados dos Envolvidos Dados qualificativos Caractersticas fsicas e observaes Descrio das vestes e acessrios Vida pregressa e parentesco Histrico de anotaes policiais e relacionamentos procedimentos Dados do Fato (recolher e registra os dados do fato) Hora, dia e local Caractersticas do local da infrao penal Marcas Caractersticas (recolher e registra caractersticas da infrao penal Devem ser destacados nas investigaes) Os meios e instrumentos empregados para perpetrar a infrao penal Identificao do bem jurdico tutelado A quantidade e o sexo dos autores Tratar os Dados e Gera Informaes Perfil dos autores e das vtimas Identificar tempo e lugar Identificar o Modus Operandi Confrontar Informaes Realizar Combinaes Perfil do Autor e da Vtima Tempo e Lugar Meios e Instrumentos Quantidade e Sexo dos Autores Bens Realizar anlise das combinaes Identifica incidncia criminal e procedimentos Autorias Vtimas Modus Operandi Tempo Lugar

Resumo de tcnicas de investigao policial feitas por - FBIO LIMA

Pgina 5

FONTES DE CONSULTAS NA INVESTIGAO


INTRAPOL SEI (Sistema Estadual de Identificao / Portal da Segurana {RG no RJ ou Comando Criminal} Pode ser acessado de casa) INFOSEG (Pode ser acessado de casa papel de portal nacional) Pessoas (indivduos) Armas (SIRNAM) Condutores Receitas SISME (Sistema Integrado do MERCOSUL) INTERPOL QWS (S pode ser acessado da DP {PRODERJ sistema de roubos e furtos de autos}) Base Estadual Base Nacional Outras Consultas REDE MEDUSA (S pode ser acessado da DP) Base Servidores Controle de Viaturas Base de rgos SICWEB Desaparecidos SARQ POLINTER (esse que manda quem fica preso) CDL Localizador (Pode ser acessado de casa) Laudos Armas ROWEB SISPEN (sistema de informaes penitencirias pode ver quem visita o preso) SINIVEM (sistema nacional de veculos em movimento visualizao em estradas federais) SIAD (sistema de identificao de pessoas) SIAB (sistema de identificao abrigados) INFOPEN (presdios federais) Gerencial Web (Raio-X da DP andamento de tudo da DP {metas, prazos, etc.}) SCO (abastece o ROWEB) SIP (fotos, etc.) SAT (servio de atendimento extravio de documentos) SCAF (sistema de controle de armas de fogo tem que est lotado no DEFAE) INTERNET Receita Federal Site de informaes comerciais (Serasa, natt, decidir, etc.) Tele lista (fornece nmeros de telefones a partir do nome do proprietrio da linha ou endereo de instalao. Sua desvantagem em relao ao Natt est no fato de no gerar resultado a partir da insero de um nmero de telefone, todavia o servio que presta gratuito) TJ/TRF/TER JUCERJA Sistema de busca Facebook, Twitter, Orkut e demais sites de relacionamentos Google Earth / Google Maps Site da ECT OBS: Base Integrada geralmente tem foto. Base Biogrfica no tem foto. Resumo de tcnicas de investigao policial feitas por - FBIO LIMA Pgina 6

You might also like