You are on page 1of 36

ATENO: LEIA OS AVISOS NO FINAL!

TERCEIRA MARATONA DO ENEM... MARATONA DO ENEM... PROVA 03


ENEM 17 1. Experimentos realizados no sculo XX demonstraram que hormnios femininos e mediadores qumicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientao espacial. Por essa razo, as fmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, so capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes. Considerando a situao descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evoluo biolgica, o comportamento materno decorrente da ao das substncias citadas a) transmitido de gerao a gerao, sendo que indivduos portadores dessas caractersticas tero mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas caractersticas. b) transmitido em intervalos de geraes, alternando descendentes machos e fmeas, ou seja, em uma gerao recebem a caracterstica apenas os machos e, na outra gerao, apenas as fmeas. c) determinado pela ao direta do ambiente sobre a fmea quando ela est no perodo gestacional, portanto todos os descendentes recebero as caractersticas. d) determinado pelas fmeas, na medida em que elas transmitem o material gentico necessrio produo de hormnios e dos mediadores qumicos para sua prole de fmeas, durante o perodo gestacional. e) determinado aps a fecundao, pois os espermatozoides dos machos transmitem as caractersticas para a prole e, ao nascerem, os indivduos so selecionados pela ao do ambiente. 2. Em uma rea observa-se o seguinte regime pluviomtrico:

Os anfbios so seres que podem ocupar tanto ambientes aquticos quanto terrestres. Entretanto, h espcies de anfbios que passam todo o tempo na terra ou ento na gua. Apesar disso, a maioria das espcies terrestres depende de gua para se reproduzir e o faz quando essa existe em abundncia. Os meses do ano em que, nessa rea, esses anfbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente so de a) setembro a dezembro. b) novembro a fevereiro. c) janeiro a abril. d) maro a julho. e) maio a agosto. 3. De 15% a 20% da rea de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o perodo de corte e o de plantao de novas canas, os produtores esto optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrognio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opo de rotao agronomicamente favorvel, de forma que municpios canavieiros so hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijo. A rotao de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque a) a decomposio da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisio de adubos industrializados. b) o plantio de cana-de-acar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijo. c) as leguminosas absorvem do solo elementos qumicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilbrio do solo. d) a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-de-acar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisio de adubo. e) a soja, o amendoim e o feijo, alm de possibilitarem a incorporao ao solo de determinadas molculas disponveis na atmosfera, so gros comercializados no mercado produtivo. 4. O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa no se limita a uma ampliao do Pr-lcool. O pas pode substituir o leo diesel de petrleo por grande variedade de leos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Alm da produo de celulose, a utilizao da biomassa permite a gerao de energia eltrica por meio de termeltricas a lenha, carvo vegetal ou gs de madeira, com elevado rendimento e baixo custo. Cerca de 30% do territrio brasileiro constitudo por terras imprprias para a agricultura, mas aptas explorao florestal. A utilizao de metade dessa rea, ou seja, de 120 milhes de hectares, para a formao de florestas energticas, permitiria produo sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhes de barris de petrleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arbia Saudita atualmente. Para o Brasil, as vantagens da produo de energia a partir da biomassa incluem: a) implantao de florestas energticas em todas as regies brasileiras com igual custo ambiental e econmico.

b) substituio integral, por biodiesel, de todos os combustveis fsseis derivados do petrleo. c) formao de florestas energticas em terras imprprias para a agricultura. d) importao de biodiesel de pases tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta. e) regenerao das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlntica. 5. A dependncia regional maior ou menor da mo de obra escrava teve reflexos polticos importantes no encaminhamento da extino da escravatura. Mas a possibilidade e a habilidade de lograr uma soluo alternativa caso tpico de So Paulo desempenharam, ao mesmo tempo, papel relevante. A crise do escravismo expressava a difcil questo em torno da substituio da mo de obra, que resultou a) na constituio de um mercado interno de mo de obra livre, constitudo pelos libertos, uma vez que a maioria dos imigrantes se rebelou contra a superexplorao do trabalho. b) no confronto entre a aristocracia tradicional, que defendia a escravido e os privilgios polticos, e os cafeicultores, que lutavam pela modernizao econmica com a adoo do trabalho livre. c) no branqueamento da populao, para afastar o predomnio das raas consideradas inferiores e concretizar a ideia do Brasil como modelo de civilizao dos trpicos. d) no trfico interprovincial dos escravos das reas decadentes do Nordeste para o Vale do Paraba, para a garantia da rentabilidade do caf. e) na adoo de formas disfaradas de trabalho compulsrio com emprego dos libertos nos cafezais paulistas, uma vez que os imigrantes foram trabalhar em outras regies do pas. 6. Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivncia. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base to estreita. Lopez precisava de uma vitria rpida e, se no conseguisse vencer rapidamente, provavelmente no venceria nunca. A Guerra do Paraguai teve consequncias polticas importantes para o Brasil, pois a) representou a afirmao do Exrcito Brasileiro como um ator poltico de primeira ordem. b) confirmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina. c) concretizou a emancipao dos escravos negros. d) incentivou a adoo de um regime constitucional monrquico. e) solucionou a crise financeira, em razo das indenizaes recebidas. 7. sublime pergaminho Libertao geral A princesa chorou ao receber A rosa de ouro papal Uma chuva de flores cobriu o salo E o negro jornalista De joelhos beijou a sua mo Uma voz na varanda do pao ecoou: Meu Deus, meu Deus Est extinta a escravido

O samba-enredo de 1968 reflete e refora uma concepo acerca do fim da escravido ainda viva em nossa memria, mas que no encontra respaldo nos estudos histricos mais recentes. Nessa concepo ultrapassada, a abolio apresentada como a) conquista dos trabalhadores urbanos livres, que demandavam a reduo da jornada de trabalho. b) concesso do governo, que ofereceu benefcios aos negros, sem considerao pelas lutas de escravos e abolicionistas. c) ruptura na estrutura socioeconmica do pas, sendo responsvel pela otimizao da incluso social dos libertos. d) fruto de um pacto social, uma vez que agradaria os agentes histricos envolvidos na questo: fazendeiros, governo e escravos. e) forma de incluso social, uma vez que a abolio possibilitaria a concretizao de direitos civis e sociais para os negros. 8. Chegana Sou Patax, Sou Xavante e Carriri, Ianommi, sou Tupi Guarani, sou Caraj. Sou Pancaruru, Carij, Tupinaj, Sou Potiguar, sou Caet, Ful-ni-, Tupinamb Eu atraquei num porto muito seguro, Cu azul, paz e ar puro... Botei as pernas pro ar. Logo sonhei que estava no paraso, Onde nem era preciso dormir para sonhar. Mas de repente me acordei com a surpresa: Uma esquadra portuguesa veio na praia atracar.

Da grande-nau Um branco de barba escura, Vestindo uma armadura me apontou pra me pegar. E assustado dei um pulo da rede, Pressenti a fome, a sede, Eu pensei: vo me acabar. Levantei-me de Borduna j na mo. A, senti no corao, O Brasil vai comear.

A letra da cano apresenta um tema recorrente na histria da colonizao brasileira, as relaes de poder entre portugueses e povos nativos, e representa uma crtica ideia presente no chamado mito a) da democracia racial, originado das relaes cordiais estabelecidas entre portugueses e nativos no perodo anterior ao incio da colonizao brasileira. b) da cordialidade brasileira, advinda da forma como os povos nativos se associaram economicamente aos portugueses, participando dos negcios coloniais aucareiros. c) do brasileiro receptivo, oriundo da facilidade com que os nativos brasileiros aceitaram as regras impostas pelo colonizador, o que garantiu o sucesso da colonizao. d) da natural miscigenao, resultante da forma como a metrpole incentivou a unio entre colonos, ex-escravas e nativas para acelerar o povoamento da colnia. e) do encontro, que identifica a colonizao portuguesa como pacfica em funo das relaes de troca estabelecidas nos primeiros contatos entre portugueses e nativos. 9. No final do sculo XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antnia Nbrega Inquisio. Segundo o depoimento, esta lhe dava uns ps no sabe de qu, e outros ps de osso de finado, os quais ps ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antnia e ensinado que eram coisas diablicas e que os diabos lha ensinaram. Do ponto de vista da Inquisio, a) o problema dos mtodos citados no trecho residia na dissimulao, que acabava por enganar o enfeitiado. b) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justia do fogo poderia elimin-lo. c) os ingredientes em decomposio das poes mgicas eram condenados porque afetavam a sade da populao. d) as feiticeiras representavam sria ameaa sociedade, pois eram perceptveis suas tendncias feministas. e) os cristos deviam preservar a instituio do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja. 10. A mais profunda objeo que se faz ideia da criao de uma cidade, como Braslia, que o seu desenvolvimento no poder jamais ser natural. uma objeo muito sria, pois provm de uma concepo de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural no pode ser uma construo. Esquecem-se, porm, aqueles que fazem tal crtica, que o Brasil, como praticamente toda a Amrica, criao do homem ocidental. As ideias apontadas no texto esto em oposio, porque a) a cultura dos povos reduzida a exemplos esquemticos que no encontram respaldo na histria do Brasil ou da Amrica. b) as cidades, na primeira afirmao, tm um papel mais fraco na vida social, enquanto a Amrica mostrada como um exemplo a ser evitado. c) a objeo inicial, de que as cidades no podem ser inventadas, negada logo em seguida pelo exemplo utpico da colonizao da Amrica. d) a concepo fundamental da primeira afirmao defende a construo de cidades e a segunda mostra, historicamente, que essa estratgia acarretou srios problemas. e) a primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos, que nascem de forma espontnea, e a segunda mostra que h exemplos histricos que demonstram o contrrio. 11. A figura abaixo mostra um reservatrio de gua na forma de um cilindro circular reto, com 6 m de altura. Quando est completamente cheio, o reservatrio suficiente para abastecer, por um dia, 900 casas cujo consumo mdio dirio de 500 litros de gua.

Suponha que, um certo dia, aps uma campanha de conscientizao do uso da gua, os moradores das 900 casas abastecidas por esse reservatrio tenham feito economia de 10% no consumo de gua. Nessa situao, a) a quantidade de gua economizada foi de 4,5 m3 . b) a altura do nvel da gua que sobrou no reservatrio, no final do dia, foi igual a 60cm. c) a quantidade de gua economizada seria suficiente para abastecer, no mximo, 90 casas cujo consumo dirio fosse de 450 litros. d) os moradores dessas casas economizariam mais de R$ 200,00, se o custo de 1 m3 de gua para o consumidor fosse igual a
R$ 2,50.

e) um reservatrio de mesma forma e altura, mas com raio da base 10% menor que o representado, teria gua suficiente para abastecer todas as casas. 12. Texto I Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda ntima no vos seria revelado por mim se no julgasse, e razes no tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado e partilhado por todos vos. Ns somos irmos, ns nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, no porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polcia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. E este mesmo o sentimento imperturbvel e indissolvel, o nico que, como a prpria vida, resiste as idades e as pocas. RIO. J. A rua. In: A alma encantadora das ruas. So Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento). Texto II A rua dava-lhe uma forca de fisionomia, mais conscincia dela. Como se sentia estar no seu reino, na regio em que era rainha e imperatriz. O olhar cobioso dos homens e o de inveja das mulheres acabavam o sentimento de sua personalidade, exaltavam-no ate. Dirigiu-se para a rua do Catete com o seu passo mido e solido. [...] No caminho trocou cumprimento com as raparigas pobres de uma casa de cmodos da vizinhana. [...] E debaixo dos olhares maravilhados das pobres raparigas, ela continuou o seu caminho, arrepanhando a saia, satisfeita que nem uma duquesa atravessando os seus domnios. BARRETO, L. Um e outro. in: Clara dos Anjos. Rio de Janeiro: Editora Mrito (fragmento). A experincia urbana e um tema recorrente em crnicas, contos e romances do final do sculo XIX e incio do XX, muitos dos quais elegem a rua para explorar essa experincia. Nos fragmentos I e II, a rua vista, respectivamente, como lugar que a) desperta sensaes contraditrias e desejo de reconhecimento. b) favorece o cultivo da intimidade e a exposio dos dotes fsicos. c) possibilita vnculos pessoais duradouros e encontros casuais. d) propicia o sentido de comunidade e a exibio pessoal. e) promove o anonimato e a segregao social. 13. Cncer 21/06 a 21/07 O eclipse em seu signo vai desencadear mudanas na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicar onde voc falha se anda engolindo sapos, a rea gstrica se ressentir. O que ficou guardado vir tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma desintoxicao. Seja comedida em suas aes, j que precisar de energia para se recompor. H preocupao com a famlia, e a comunicao entre os irmos trava. Lembre-se: palavra preciosa e palavra dita na hora certa. Isso ajuda tambm na vida amorosa, que ser testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as prprias carncias de modo maduro. Sentir vontade de olhar alm das questes materiais sua confiana vir da intimidade com os assuntos da alma. O reconhecimento dos diferentes gneros textuais, seu contexto de uso, sua funo social especfica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construdos socioculturalmente. A anlise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua funo a) vender um produto anunciado. b) informar sobre astronomia. c) ensinar os cuidados com a sade. d) expor a opinio de leitores em um jornal. e) aconselhar sobre amor, famlia, sade, trabalho. 14. Quando vou a So Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; no espero s o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variaes so mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte, Cear, Piau tm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossvel que um praiano de beira-mar no chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, ento, at se orgulha do falar deles. Tm uns ts doces, quase um the; j ns, speros sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el carnavau, Raqueu... J os paraibanos trocam o l pelo r. Jos Amrico s me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variao lingustica que se percebe no falar de pessoas de diferentes regies. As caractersticas regionais exploradas no texto manifestam-se a) na fonologia. b) no uso do lxico. c) no grau de formalidade. d) na organizao sinttica. e) na estruturao morfolgica. 15. No decnio de 1870, Franklin Tvora defendeu a tese de que no Brasil havia duas literaturas independentes dentro da mesma lngua: uma do Norte e outra do Sul, regies segundo ele muito diferentes por formao histrica, composio tnica, costumes, modismos lingusticos etc. Por isso, deu aos romances regionais que publicou o ttulo geral de Literatura do Norte. Em nossos dias, um escritor gacho, Viana Moog, procurou mostrar com bastante engenho que no Brasil h, em verdade, literaturas setoriais diversas, refletindo as caractersticas locais. Com relao valorizao, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regies nacionais, sabe-se que a) o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temtica essencialmente urbana, colocando em relevo a formao do homem por meio da mescla de caractersticas locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigrao europeia. b) Jos de Alencar, representante, sobretudo, do romance urbano, retrata a temtica da urbanizao das cidades brasileiras e das relaes conflituosas entre as raas. c) o romance do Nordeste caracteriza-se pelo acentuado realismo no uso do vocabulrio, pelo temrio local, expressando a vida do homem em face da natureza agreste, e assume frequentemente o ponto de vista dos menos favorecidos. d) a literatura urbana brasileira, da qual um dos expoentes Machado de Assis, pe em relevo a formao do homem brasileiro, o sincretismo religioso, as razes africanas e indgenas que caracterizam o nosso povo. e) rico Verssimo, Rachel de Queiroz, Simes Lopes Neto e Jorge Amado so romancistas das dcadas de 30 e 40 do sculo XX, cuja obra retrata a problemtica do homem urbano em confronto com a modernizao do pas promovida pelo Estado Novo. 16. O pH do solo pode variar em uma faixa significativa devido a vrias causas. Por exemplo, o solo de reas com chuvas escassas, mas com concentraes elevadas do sal solvel carbonato de sdio (NaCO3), torna-se bsico devido reao de hidrlise do on carbonato, segundo o equilbrio:
2 CO3 aq H2 OI HCO3 aq OH aq

Esses tipos de solo so alcalinos demais para fins agrcolas e devem ser remediados pela utilizao de aditivos qumicos. Suponha que, para remediar uma amostra desse tipo de solo, um tcnico tenha utilizado como aditivo a cal virgem (CaO). Nesse caso, a remediao a) foi realizada, pois o carter bsico da cal virgem promove o deslocamento do equilbrio descrito para a direita, em decorrncia da elevao de pH do meio. b) foi realizada, pois o carter cido da cal virgem promove o deslocamento do equilbrio descrito para a esquerda, em decorrncia da reduo de pH do meio. c) no foi realizada, pois o carter cido da cal virgem promove o deslocamento do equilbrio descrito para a direita, em decorrncia da reduo de pH do meio. d) no foi realizada, pois o carter bsico da cal virgem promove o deslocamento do equilbrio descrito para a esquerda, em decorrncia da elevao de pH do meio. e) no foi realizada, pois o carter neutro da cal virgem promove o deslocamento do equilbrio descrito para a esquerda, em decorrncia da manuteno de pH do meio. 17. Para se obter 1,5 kg do dixido de urnio puro, matria-prima para a produo de combustvel nuclear, necessrio extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minrio. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minrio at chegar ao dixido de urnio puro de a) 0,10 %. b) 0,15 %. c) 0,20 %. d) 1,5 %. e) 2,0 %. 18. Os meios de comunicao funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas ltimas dcadas, acompanhamos a insero de um novo meio de comunicao que supera em muito outros j existentes, visto que pode contribuir para a democratizao da vida social e poltica da sociedade medida que possibilita a instituio de mecanismos eletrnicos para a efetiva participao poltica e disseminao de informaes. Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a a) Internet. b) fibra tica. c) TV digital. d) telefonia mvel. e) portabilidade telefnica. ENEM 18 1. Trs dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a deteco de prons patognicos em tecidos cerebrais de gado morto so mostrados nas figuras a seguir. Uma vez identificado um animal morto infectado, funcionrios das agncias de sade pblica e fazendeiro podem remov-lo do suprimento alimentar ou rastrear os alimentos infectados que o animal possa ter consumido.

Analisando os testes I, II e III, para a deteco de prons patognicos, identifique as condies em que os resultados foram positivos para a presena de prons no trs testes: a) Animal A, lmina B e gel A. b) Animal A, lmina A e gel B. c) Animal B, lmina A e gel B. d) Animal B, lmina B e gel A. e) Animal A, lmina B e gel B. 2. Uma colnia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, aps ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no cho. Ali dar origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colnia. As fmeas geradas podero ser operrias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas. Os machos provm de vulos no fertilizados e vivem aproximadamente uma semana. As operrias se dividem nos trabalhos do formigueiro. H formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operrias que retiram dejetos da colnia e so responsveis pela manuteno ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colnia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha. Uma caracterstica que contribui diretamente para o sucesso da organizao social dos formigueiros : a) a diviso de tarefas entre as formigas e a organizao funcional da colnia. b) o fato de as formigas machos serem provenientes de vulos no fertilizados. c) a alta taxa de mortalidade das formigas solitrias ou das que se afastam da colnia. d) a existncia de patrulheiras, que protegem o formigueiro do ataque de herbvoros. e) o fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro. 3. Cndido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do sculo XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros.

Sobre a temtica dos "Retirantes", Portinari tambm escreveu o seguinte poema: "(...) Os retirantes vm vindo com trouxas e embrulhos Vm das terras secas e escuras; pedregulhos Doloridos como fagulhas de carvo aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas cadas para o lado Panudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (...)" (Cndido Portinari. "Poemas". Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.) No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente esto infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os "homens de enorme ventre bojudo" corresponderiam aos doentes da chamada "barriga d'gua". O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condies socioambientais de um local so fatores determinantes para maior ou menor incidncia dessa doena. O aumento da incidncia da esquistossomose deve-se presena de a) roedores, ao alto ndice pluvial e inexistncia de programas de vacinao. b) insetos hospedeiros e indivduos infectados, inexistncia de programas de vacinao. c) indivduos infectados e de hospedeiros intermedirios e ausncia de saneamento bsico. d) mosquitos, inexistncia de programas de vacinao e ausncia de controle de guas paradas. e) gatos e de alimentos contaminados, e ausncia de precaues higinicas. 4. Considere a ao de se ligar uma bomba hidrulica eltrica para captar gua de um poo e armazen-la em uma caixa dgua localizada alguns metros acima do solo. As etapas seguidas pela energia entre a usina hidroeltrica e a residncia do usurio podem ser divididas da seguinte forma: I na usina: gua flui da represa at a turbina, que aciona o gerador para produzir energia eltrica; II na transmisso: no caminho entre a usina e a residncia do usurio a energia eltrica flui por condutores eltricos; III na residncia: a energia eltrica aciona um motor cujo eixo est acoplado ao de uma bomba hidrulica e, ao girar, cumpre a tarefa de transferir gua do poo para a caixa. As etapas I, II e III acima mostram, de forma resumida e simplificada, a cadeia de transformaes de energia que se processam desde a fonte de energia primria at o seu uso final. A opo que detalha o que ocorre em cada etapa : a) Na etapa I, energia potencial gravitacional da gua armazenada na represa transforma-se em energia potencial da gua em movimento na tubulao, a qual, lanada na turbina, causa a rotao do eixo do gerador eltrico e a correspondente energia cintica, d lugar ao surgimento de corrente eltrica. b) Na etapa I, parte do calor gerado na usina se transforma em energia potencial na tubulao, no eixo da turbina e dentro do gerador; e tambm por efeito Joule no circuito interno do gerador. c) Na etapa II, eltrons movem-se nos condutores que formam o circuito entre o gerador e a residncia; nessa etapa, parte da energia eltrica transforma-se em energia trmica por efeito Joule nos condutores e parte se transforma em energia potencial gravitacional. d) Na etapa III, a corrente eltrica convertida em energia trmica, necessria ao acionamento do eixo da bomba hidrulica, que faz a converso em energia cintica ao fazer a gua fluir do poo at a caixa, com ganho de energia potencial gravitacional pela gua. e) Na etapa III, parte da energia se transforma em calor devido a foras dissipativas (atrito) na tubulao; e tambm por efeito Joule no circuito interno do motor; outra parte transformada em energia cintica da gua na tubulao e potencial gravitacional da gua na caixa dgua. 5. Numa rea de praia, a brisa martima uma consequncia da diferena no tempo de aquecimento do solo e da gua, apesar de ambos estarem submetidos s mesmas condies de irradiao solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma rea de baixa presso, provocando o deslocamento do ar da superfcie que est mais fria (mar).

noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia. Como a gua leva mais tempo para esquentar (de dia), mas tambm leva mais tempo para esfriar ( noite), o fenmeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira: a) O ar que est sobre a gua se aquece mais; ao subir, deixa uma rea de baixa presso, causando um deslocamento de ar do continente para o mar. b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a gua, a qual no conseguiu reter calor durante o dia. c) O ar que est sobre o mar se esfria e dissolve-se na gua; forma-se, assim, um centro de baixa presso, que atrai o ar quente do continente. d) O ar que est sobre a gua se esfria, criando um centro de alta presso que atrai massas de ar continental. e) O ar sobre o solo, mais quente, deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que est sobre o mar. 6. Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalizao. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regies que mais sofrem com a fraqueza do poder pblico, o bloqueio dos canais de financiamento agrcola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informaes, provocada pelas distncias e pelo poder intimidador dos proprietrios. Organizaes no governamentais e grupos como a Pastoral da Terra tm agido corajosamente, acionando as autoridades pblicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas. Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque eles a) negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorrios e a reduo da carga horria de trabalho. b) defendem os direitos dos consumidores junto aos armazns e mercados das fazendas e carvoarias. c) substituem as autoridades policiais e jurdicas na resoluo dos conflitos entre patres e empregados. d) encaminham denncias ao Ministrio Pblico e promovem aes de conscientizao dos trabalhadores. e) fortalecem a administrao pblica ao ministrarem aulas aos seus servidores. 7. Suponha que o universo tenha 15 bilhes de anos de idade e que toda a sua histria seja distribuda ao longo de 1 ano - o calendrio csmico -, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendrio csmico equivaleriam a cerca de 1 bilho de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 10. de janeiro zero hora no calendrio csmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro s 23h59min 59,99 s. A escala a seguir traz o perodo em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendrio.

Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o perodo em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posio indicada pela seta de nmero a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 8. Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representaes grficas so mutveis.

Essas significativas mudanas nas fronteiras de pases da Europa Oriental nas duas ltimas dcadas do sculo XX, direta ou indiretamente, resultaram a) do fortalecimento geopoltico da URSS e de seus pases aliados, na ordem internacional. b) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim. c) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial. d) do avano do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental. e) da necessidade de alguns pases subdesenvolvidos ampliarem seus territrios. 9. As runas do povoado de Canudos, no serto norte da Bahia, alm de significativas para a identidade cultural, dessa regio, so teis s investigaes sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas runas foram reconhecidas como patrimnio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) porque renem um conjunto de a) objetos arqueolgicos e paisagsticos. b) acervos museolgicos e bibliogrficos. c) ncleos urbanos e etnogrficos d) prticas e representaes de uma sociedade. e) expresses e tcnicas de uma sociedade extinta. 10. Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos uma prtica quase ntima, que diz respeito apenas famlia. A menos, claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretanto, isso nem sempre foi assim. Para um historiador, os sepultamentos so uma fonte de informaes importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida poltica das sociedades. No que se refere s prticas sociais ligadas aos sepultamentos, a) na Grcia Antiga, as cerimnias fnebres eram desvalorizadas, porque o mais importante era a democracia experimentada pelos vivos. b) na Idade Mdia, a Igreja tinha pouca influncia sobre os rituais fnebres, preocupando-se mais com a salvao da alma. c) no Brasil colnia, o sepultamento dos mortos nas igrejas era regido pela observncia da hierarquia social. d) na poca da Reforma, o catolicismo condenou os excessos de gastos que a burguesia fazia para sepultar seus mortos. e) no perodo posterior Revoluo Francesa, devido as grandes perturbaes sociais, abandona-se a prtica do luto. 11. A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da Repblica, principalmente nas regies do interior do Brasil. Normalmente, tratava-se de grandes fazendeiros que utilizavam seu poder para formar uma rede de clientes polticos e garantir resultados de eleies. Era usado o voto de cabresto, por meio do qual o coronel obrigava os eleitores de seu curral eleitoral a votarem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas, para que votassem de acordo com os interesses do coronel. Mas recorria-se tambm a outras estratgias, como compra de votos, eleitores-fantasma, troca de favores, fraudes na apurao dos escrutnios e violncia. Com relao ao processo democrtico do perodo registrado no texto, possvel afirmar que a) o coronel se servia de todo tipo de recursos para atingir seus objetivos polticos. b) o eleitor no podia eleger o presidente da Repblica. c) o coronel aprimorou o processo democrtico ao instituir o voto secreto. d) o eleitor era soberano em sua relao com o coronel. e) os coronis tinham influncia maior nos centros urbanos. 12.

Os cartes-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar noticias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em formato de carto-postal tem o propsito de a) comunicar o endereo da nova sede do projeto nos Estados Unidos. b) convidar colecionadores de cartes-postais a se reunirem em um evento. c) anunciar uma nova coleo de selos para angariar fundos para a Antrtica. d) divulgar as pessoas a possibilidade de receberem um carto-postal da Antrtica. e) solicitar que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequncia. 13. Uma cooperativa de colheita props a um fazendeiro um contrato de trabalho nos seguintes termos: a cooperativa forneceria 12 trabalhadores e 4 mquinas, em um regime de trabalho de 6 horas dirias, capazes de colher 20 hectares de milho por dia, ao custo de R$ 10,00 por trabalhador por dia de trabalho, e R$ 1.000,00 pelo aluguel dirio de cada mquina. O fazendeiro argumentou que fecharia contrato se a cooperativa colhesse 180 hectares de milho em 6 dias, com gasto inferior a R$ 25.000,00. Para atender s exigncias do fazendeiro e supondo que o ritmo dos trabalhadores e das mquinas seja constante, a cooperativa deveria a) manter sua proposta. b) oferecer 4 mquinas a mais. c) oferecer 6 trabalhadores a mais. d) aumentar a jornada de trabalho para 9 horas dirias. e) reduzir em R$ 400,00 o valor do aluguel dirio de uma mquina. 14. Observe a tirinha da personagem Mafalda, de Quino.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda a) revelou desinteresse na leitura do dicionrio. b) tentava ler um dicionrio, que uma obra muito extensa. c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar leitura de um livro to grande. d) queria consultar o dicionrio para tirar uma dvida, e no ler o livro, como sua filha pensava. e) demonstrou que a leitura do dicionrio o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha. 15. COM NICIGA, PARAR DE FUMAR FICA MUITO MAIS FCIL 1. Fumar aumenta o nmero de receptores do seu crebro que se ativam com nicotina. 2. Se voc interrompe o fornecimento de uma vez, eles enlouquecem e voc sente os desagradveis sintomas da falta do cigarro. 3. Com seus adesivos transdrmicos, Niciga libera nicotina teraputica de forma controlada no seu organismo, facilitando o processo de parar de fumar e ajudando a sua fora de vontade. Com Niciga, voc tem o dobro de chances de parar de fumar. Para convencer o leitor, o anncio emprega como recurso expressivo, principalmente, a) as rimas entre Niciga e nicotina. b) o uso de metforas como fora de vontade. c) a repetio enftica de termos semelhantes como fcil e facilidade.

d) a utilizao dos pronomes de segunda pessoa, que fazem um apelo direto ao leitor. e) a informao sobre as consequncias do consumo do cigarro para amedrontar o leitor. 16. O serto e o sertanejo Ali comea o serto chamado bruto. Nesses campos, to diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma falha do seu isqueiro. Minando surda na touceira, queda a vvida centelha. Corra da a instantes qualquer aragem, por dbil que seja, e levanta-se a lngua de fogo esguia e trmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaos imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentido algum estorvo, vai aos poucos morrendo at se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lenol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados ttricas perspectivas. cair, porm, da a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traar s pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho ntimo de espantosa atividade. O romance romntico teve fundamental importncia na formao da ideia de nao. Considerando o trecho acima, possvel reconhecer que uma das principais e permanentes contribuies do Romantismo para construo da identidade da nao a a) possibilidade de apresentar uma dimenso desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovao. b) conscincia da explorao da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a explorao desenfreada das riquezas naturais do pas. c) construo, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltao, de uma imagem da terra que revelou o quanto grandiosa a natureza brasileira. d) expanso dos limites geogrficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do territrio nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros. e) valorizao da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nao centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira. 17. O rtulo de uma garrafa de gua mineral natural contm as seguintes informaes: Caractersticas fsicoqumicas pH a 25 C condutividade eltrica a 25 C resduo da evaporao a 180 C Valor 7,54 151 Composio qumica bicarbonato clcio sdio magnsio carbonatos sulfatos potssio fosfatos fluoretos mg/L 93,84 15,13 14,24 3,62 3,09 2,30 1,24 0,20 0,20

S / cm
126,71 (mg/L)

As informaes qumicas presentes no rtulo de vrios produtos permitem classificar de acordo com seu gosto, seu cheiro, sua aparncia, sua funo, entre outras. As informaes da tabela permitem concluir que essa gua a) gasosa. b) inspida. c) levemente azeda. d) um pouco alcalina. e) radioativa na fonte. 18. Potencializado pela necessidade de reduzir as emisses de gases causadores do efeito estufa, o desenvolvimento de fontes de energia renovveis e limpas dificilmente resultar em um modelo hegemnico. A tendncia que cada pas crie uma combinao prpria de matrizes, escolhida entre vrias categorias de biocombustveis, a energia solar ou a elica e, mais tarde, provavelmente o hidrognio, capaz de lhe garantir eficincia energtica e ajudar o mundo a atenuar os efeitos das mudanas climticas. O hidrognio, em um primeiro momento, poderia ser obtido a partir de hidrocarbonetos ou de carboidratos. Considerando as fontes de hidrognio citadas, a de menor impacto ambiental seria a) aquela obtida de hidrocarbonetos, pois possuem maior proporo de hidrognio por molcula. b) aquela de carboidratos, por serem estes termodinamicamente mais estveis que os hidrocarbonetos. c) aquela de hidrocarbonetos, pois o carvo resultante pode ser utilizado tambm como fonte de energia. d) aquela de carboidratos, uma vez que o carbono resultante pode ser fixado pelos vegetais na prxima safra. e) aquela de hidrocarbonetos, por estarem ligados a carbonos tetradricos, ou seja, que apresentam apenas ligaes simples. ENEM 15 1. Os anfbios so animais que apresentam dependncia de um ambiente mido ou aqutico. Nos anfbios, a pele de fundamental importncia para a maioria das atividades vitais, apresenta glndulas de muco para conservar-se mida, favorecendo as trocas gasosas e, tambm, pode apresentar glndulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas caractersticas dos anfbios representam a a) lei do uso e desuso. b) atrofia do pulmo devido ao uso contnuo da pele. c) transmisso de caracteres adquiridos aos descendentes. d) futura extino desses organismos, pois esto mal adaptados. e) seleo de adaptaes em funo do meio ambiente em que vivem.

2. Um jornal de circulao nacional publicou a seguinte notcia: Choveu torrencialmente na madrugada de ontem em Roraima, horas depois de os pajs caiaps Mantii e Kucrit, levados de Mato Grosso pela FUNAI, terem participado do ritual da dana da chuva, em Boa Vista. A chuva durou trs horas em todo o estado e as previses indicam que continuar pelo menos at amanh. Com isso, ser possvel acabar de vez com o incndio que ontem completou 63 dias e devastou parte das florestas do estado. Considerando a situao descrita, avalie as afirmativas seguintes. I. No ritual indgena, a dana da chuva, mais que constituir uma manifestao artstica, tem a funo de intervir no ciclo da gua. II. A existncia da dana da chuva em algumas culturas est relacionada importncia do ciclo da gua para a vida. III. Uma das informaes do texto pode ser expressa em linguagem cientfica da seguinte forma: a dana da chuva seria efetiva se provocasse a precipitao das gotculas de gua das nuvens. correto o que se afirma em a) I, apenas. b) III, apenas. d) II e III, apenas.

c) I e II, apenas. e) I, II e III.

3. Defende-se que a incluso da carne bovina na dieta importante, por ser uma excelente fonte de protenas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz sade, como o risco de doenas cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, h quem decida substitu-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suna. O quadro a seguir apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida. Colesterol (mg/100g) Cru Cozido Carne de frango (branca) sem pele 58 75 Carne de frango (escura) sem pele 80 124 Pele de frango 104 139 Carne suna (bisteca) 49 97 Carne suna (toucinho) 54 56 Carne bovina (contrafil) 51 66 Carne bovina (msculo) 52 67 Revista ProTeste, n 54, dez/2006 (com adaptaes). Alimento Com base nessas informaes, avalie as afirmativas a seguir. I. O risco de ocorrerem doenas cardiovasculares por ingestes habituais da mesma quantidade de carne menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho. II. Uma poro de contrafil cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituda de colesterol. III. A retirada da pele de uma poro cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida. IV. A pequena diferena entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento pobre em gua. correto apenas o que se afirma em: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV 4. Uma das modalidades presentes nas olimpadas o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta esto representadas na figura:

Desprezando-se as foras dissipativas (resistncia do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possvel, ou seja, o mximo de energia seja conservada, necessrio que a) a energia cintica, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elstica representada na etapa IV. b) a energia cintica, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV. c) a energia cintica, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.

d) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elstica, representada na etapa IV. e) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elstica, representada na etapa III. 5. Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo chuva cida, descrevendo precipitaes cidas em Manchester aps a Revoluo Industrial. Trata-se do acmulo demasiado de dixido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotculas de chuva cida e partculas de aerossis. A chuva cida no necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lanados na atmosfera, so levados pelos ventos, podendo provocar a reao em regies distantes. A gua de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e at menos que isso, o que provoca reaes, deixando consequncias. O texto aponta para um fenmeno atmosfrico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva cida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenmeno tem como consequncia a) a corroso de metais, pinturas, monumentos histricos, destruio da cobertura vegetal e acidificao dos lagos. b) a diminuio do aquecimento global, j que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. c) a destruio da fauna e da flora e reduo de recursos hdricos, com o assoreamento dos rios. d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidado urbano, corroendo, em curto prazo, automveis e fios de cobre da rede eltrica. e) a degradao da terra nas regies semiridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso pas. 6. Os ltimos sculos marcam, para a atividade agrcola, com a humanizao e a mecanizao do espao geogrfico, uma considervel mudana em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, constituio de um meio tcnico-cientfico-informacional, caracterstico no apenas da vida urbana, mas tambm do mundo rural, tanto nos pases avanados como nas regies mais desenvolvidas dos pases pobres. A modernizao da agricultura est associada ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico do processo produtivo em diferentes pases. Ao considerar as novas relaes tecnolgicas no campo, verifica-se que a a) introduo de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econmico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanizao do espao geogrfico nos pases mais pobres. b) tecnificao do espao geogrfico marca o modelo produtivo dos pases ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espao rural. c) construo de uma infraestrutura cientfica e tecnolgica promoveu um conjunto de relaes que geraram novas interaes socioespaciais entre o campo e a cidade. d) aquisio de mquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinao cidade. e) incorporao de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relao com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo. 7. Art. 92. So excludos de votar nas Assembleias Paroquiais: I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais no se compreendam os casados, e Oficiais militares que forem maiores de vinte e um anos, os Bacharis Formados e Clrigos de Ordens Sacras. IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade claustral. V. Os que no tiverem de renda lquida anual cem mil ris por bens de raiz, indstria, comrcio ou empregos. A legislao espelha os conflitos polticos e sociais do contexto histrico de sua formulao. A Constituio de 1824 regulamentou o direito de voto dos cidados brasileiros com o objetivo de garantir a) o fim da inspirao liberal sobre a estrutura poltica brasileira. b) a ampliao do direito de voto para maioria dos brasileiros nascidos livres. c) a concentrao de poderes na regio produtora de caf, o Sudeste brasileiro. d) o controle do poder poltico nas mos dos grandes proprietrios e comerciantes. e) a diminuio da interferncia da Igreja Catlica nas decises poltico-administrativas. 8. Completamente analfabeto, ou quase, sem assistncia mdica, no lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver figuras, o trabalhador rural, a no ser em casos espordicos, tem o patro na conta de benfeitor. No plano poltico, ele luta com o coronel e pelo coronel. A esto os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organizao econmica rural. O coronelismo, fenmeno poltico da Primeira Repblica (1889-1930), tinha como uma de suas principais caractersticas o controle do voto, o que limitava, portanto, o exerccio da cidadania. Nesse perodo, esta prtica estava vinculada a uma estrutura social a) igualitria, com um nvel satisfatrio de distribuio da renda. b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes. c) tradicional, com a manuteno da escravido nos engenhos como forma produtiva tpica. d) ditatorial, perturbada por um constante clima de opresso mantido pelo exrcito e polcia. e) agrria, marcada pela concentrao da terra e do poder poltico local e regional. 9. O mestre-sala dos mares H muito tempo nas guas da Guanabara O drago do mar reapareceu Na figura de um bravo marinheiro A quem a histria no esqueceu

Conhecido como o almirante negro Tinha a dignidade de um mestre-sala E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas Jovens polacas e por batalhes de mulatas Rubras cascatas jorravam nas costas dos negros pelas pontas das chibatas... Na histria brasileira, a chamada Revolta da Chibata, liderada por Joo Cndido, e descrita na msica, foi a) a rebelio de escravos contra os castigos fsicos, ocorrida na Bahia, em 1848, e repetida no Rio de Janeiro. b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o trfico negreiro. c) o protesto, ocorrido no Exrcito, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai. d) a rebelio dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condies de trabalho na Marinha de Guerra. e) o protesto popular contra o aumento do custo de vida no Rio de Janeiro, em 1917, dissolvido, a chibatadas, pela polcia. 10. A Idade Mdia um extenso perodo da Histria do Ocidente cuja memria construda e reconstruda segundo as circunstncias das pocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse perodo vem sendo alvo de diversas interpretaes que dizem mais sobre o contexto histrico em que so produzidas do que propriamente sobre o Medievo. Um exemplo acerca do que est exposto no texto acima a) a associao que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Imprio Romano Germnico. b) o retorno dos valores cristos medievais, presentes nos documentos do Conclio Vaticano II. c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristos. d) o fortalecimento poltico de Napoleo Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno. e) a tradio heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produes cinematogrficas de Hollywood. 11. A identidade negra no surge da tomada de conscincia de uma diferena de pigmentao ou de uma diferena biolgica entre populaes negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histrico que comea com o descobrimento, no sculo XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho s relaes mercantilistas com a frica, ao trfico negreiro, escravido e, enfim, colonizao do continente africano e de seus povos. Com relao ao assunto tratado no texto, correto afirmar que a) a colonizao da frica pelos europeus foi simultnea ao descobrimento desse continente. b) a existncia de lucrativo comrcio na frica levou os portugueses a desenvolverem esse continente. c) o surgimento do trfico negreiro foi posterior ao incio da escravido no Brasil. d) a explorao da frica decorreu do movimento de expanso europeia do incio da Idade Moderna. e) a colonizao da frica antecedeu as relaes comerciais entre esse continente e a Europa. 12. Cinco equipes A, B, C, D e E disputaram uma prova de gincana na qual as pontuaes recebidas podiam ser 0, 1, 2 ou 3. A mdia das cinco equipes foi de 2 pontos. As notas das equipes foram colocadas no grfico a seguir, entretanto, esqueceram de representar as notas da equipe D e da equipe E.

Mesmo sem aparecer as notas das equipes D e E, pode-se concluir que os valores da moda e da mediana so, respectivamente, a) 1,5 e 2,0. b) 2,0 e 1,5. c) 2,0 e 2,0. d) 2,0 e 3,0. e) 3,0 e 2,0. A populao mundial est ficando mais velha, os ndices de natalidade diminuram e a expectativa de vida aumentou. No grfico seguinte, so apresentados dados obtidos por pesquisa realizada pela Organizao das Naes Unidas (ONU), a respeito da quantidade de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. Os nmeros da coluna da direita representam as faixas percentuais. Por exemplo, em 1950 havia 95 milhes de pessoas com 60 anos ou mais nos pases desenvolvidos, nmero entre 10% e 15% da populao total nos pases desenvolvidos.

13. Em 2050,a probabilidade de se escolher, aleatoriamente, uma pessoa com 60 anos ou mais de idade, na populao dos pases desenvolvidos, ser um nmero mais prximo de 1 7 8 1 3 a) b) c) d) e) 2 20 25 5 25 14. Cultivar um estilo de vida saudvel extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas tambm como de problemas como morte sbita e derrame. Significa que manter uma alimentao saudvel e praticar atividade fsica regularmente j reduz, por si s, as chances de desenvolver vrios problemas. Alm disso, importante para o controle da presso arterial, dos nveis de colesterol e de glicose no sangue. Tambm ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade fsica, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento mdico e moderao, altamente recomendvel. As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relaes que atuam na construo do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que a) A expresso Alm disso marca uma sequenciao de ideias. b) o conectivo mas tambm inicia orao que exprime ideia de contraste. c) o termo como, em como morte sbita e derrame, introduz uma generalizao. d) o termo Tambm exprime uma justificativa. e) o termo fatores retoma coesivamente nveis de colesterol e de glicose no sangue. 15.

O cartaz de Ziraldo faz parte de uma campanha contra o uso de drogas. Essa abordagem, que se diferencia das de outras campanhas, pode ser identificada a) pela seleo do pblico alvo da campanha, representado, no cartaz, pelo casal de jovens. b) pela escolha temtica do cartaz, cujo texto configura uma ordem aos usurios e no usurios: diga no s drogas. c) pela ausncia intencional do acento grave, que constri a ideia de que no a droga que faz a cabea do jovem. d) pelo uso da ironia, na oposio imposta entre a seriedade do tema e a ambincia amena que envolve a cena. e) pela criao de um texto de stira postura dos jovens, que no possuem autonomia para seguir seus caminhos. Cano do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as flores... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De frutos, de flores, de folhas. [...] O vento varria os sonhos E varria as amizades...

O vento varria as mulheres... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De afetos e de mulheres. O vento varria os meses E varria os teus sorrisos... O vento varria tudo! E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De tudo. 16. Predomina no texto a funo da linguagem a) ftica, porque o autor procura testar o canal de comunicao. b) metalingustica, porque h explicao do significado das expresses. c) conativa, uma vez que o leitor provocado a participar de uma ao. d) referencial, j que so apresentadas informaes sobre acontecimentos e fatos reais. e) potica, pois chama-se a ateno para a elaborao especial e artstica da estrutura do texto. 17. Sobre a exposio de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranoia ou Mistificao: H duas espcies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequncia fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretizao das emoes estticas, os processos clssicos dos grandes mestres. (...) A outra espcie formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam luz das teorias efmeras, sob a sugesto estrbica das escolas rebeldes, surgidas c e l como furnculos da cultura excessiva. (...). Estas consideraes so provocadas pela exposio da sra. Malfatti, onde se notam acentuadssimas tendncias para uma atitude esttica forada no sentido das extravagncias de Picasso & cia. Em qual das obras a seguir identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

a)

b)

c)

d)

e) 18. Vrios materiais, quando queimados, podem levar formao de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, h liberao de substncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos so produzidos em baixas concentraes, como resduos da queima de matria orgnica em presena de produtos que contenham cloro. Como consequncia de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificao trfica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposio humana s dioxinas atribuda aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura tpica de uma dioxina est apresentada a seguir:

A molcula do 2,3,7,8 - TCDD popularmente conhecida pelo nome dioxina, sendo a mais txica dos 75 ismeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes. Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades qumicas das dioxinas que permitem sua bioacumulao nos organismos esto relacionadas ao seu carter a) bsico, pois a eliminao de materiais alcalinos mais lenta do que a dos cidos. b) cido, pois a eliminao de materiais cidos mais lenta do que a dos alcalinos. c) redutor, pois a eliminao de materiais redutores mais lenta do que a dos oxidantes. d) lipoflico, pois a eliminao de materiais lipossolveis mais lenta do que a dos hidrossolveis. e) hidroflico, pois a eliminao de materiais hidrossolveis mais lenta do que a dos lipossolveis. SEGUNDA PARTE: Renumere as questes comeando pelo nmero 01 at o 54. ENEM 16 1. Um fabricante afirma que um produto disponvel comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratao dos cabelos.

Sobre as caractersticas qumicas dessa molcula essencial vida, correto afirmar que o DNA a) de qualquer espcie serviria, j que tm a mesma composio. b) de origem vegetal diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila. c) das bactrias poderia causar mutaes no couro cabeludo. d) dos animais encontra-se sempre enovelado e de difcil absoro. e) de caractersticas bsicas assegura sua eficincia hidratante. 2. A gua um dos componentes mais importantes das clulas. A tabela a seguir mostra como a quantidade de gua varia em seres humanos, dependendo do tipo de clula. Em mdia, a gua corresponde a 70% da composio qumica de um indivduo normal. Quantidade de gua Tecido nervoso substncia cinzenta 85% Tecido nervoso substncia branca 70% Medula ssea 75% Tecido conjuntivo 60% Tecido adiposo 15% Hemcias 65% Ossos sem medula 20% Tipo de clula

Durante uma bipsia, foi isolada uma amostra de tecido para anlise em um laboratrio. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Aps secagem em estufa, quando se retirou toda a gua do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa uma amostra de a) tecido nervoso - substncia cinzenta. b) tecido nervoso - substncia branca. c) hemcias. d) tecido conjuntivo. e) tecido adiposo.

3. Na embalagem de um antibitico, encontra-se uma bula que, entre outras informaes, explica a ao do remdio do seguinte modo: O medicamento atua por inibio da sntese proteica bacteriana. Essa afirmao permite concluir que o antibitico a) impede a fotossntese realizada pelas bactrias causadoras da doena e, assim, elas no se alimentam e morrem. b) altera as informaes genticas das bactrias causadoras da doena, o que impede manuteno e reproduo desses organismos. c) dissolve as membranas das bactrias responsveis pela doena, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. d) elimina os vrus causadores da doena, pois no conseguem obter as protenas que seriam produzidas pelas bactrias que parasitam. e) interrompe a produo de protena das bactrias causadoras da doena, o que impede sua multiplicao pelo bloqueio de funes vitais. 4. No nosso dia a dia, deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, no consideramos a eficincia energtica de nossas aes. No global, isso significa desperdiar muito calor que poderia ainda ser usado como fonte de energia para outros processos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento feito por um processo chamado de cogerao. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogerao na produo de energia eltrica.

Em relao ao processo secundrio de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia reduzida por meio da transformao de energia a) trmica em mecnica. b) mecnica em trmica. c) qumica em trmica. d) qumica em mecnica. e) eltrica em luminosa. 5. De maneira geral, se a temperatura de um lquido comum aumenta, ele sofre dilatao. O mesmo no ocorre com a gua, se ela estiver a uma temperatura prxima a de seu ponto de congelamento. O grfico mostra como o volume especfico (inverso da densidade) da gua varia em funo da temperatura, com uma aproximao na regio entre 0C e 10C, ou seja, nas proximidades do ponto de congelamento da gua.

A partir do grfico, correto concluir que o volume ocupado por certa massa de gua a) diminui em menos de 3% ao se resfriar de 100C a 0C. b) aumenta em mais de 0,4% ao se resfriar de 4C a 0C. c) diminui em menos de 0,04% ao se aquecer de 0C a 4C. d) aumenta em mais de 4% ao se aquecer de 4C a 9C. e) aumenta em menos de 3% ao se aquecer de 0C a 100C. 6. Na democracia estadunidense, os cidados so includos na sociedade pelo exerccio pleno dos direitos polticos e tambm pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito no seja violado. Como consequncia, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidados de pleno direito. Na tradio poltica dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidados a) submeter o indivduo proteo do governo. b) hierarquizar os indivduos segundo suas posses. c) estimular a formao de propriedades comunais. d) vincular democracia e possibilidades econmicas individuais. e) defender a obrigao de que todos os indivduos tenham propriedades. 7. Nos ltimos anos, a corrida de rua cresce no Brasil. Nunca se falou tanto no assunto como hoje, e a quantidade de adeptos aumenta progressivamente, afinal, correr traz inmeros benefcios para a sade fsica e mental, alm de ser um esporte que no exige um alto investimento financeiro. Um corredor estipulou um plano de treinamento dirio, correndo 3 quilmetros no primeiro dia e aumentando 500 metros por dia, a partir do segundo. Contudo, seu mdico cardiologista autorizou essa atividade at que o corredor atingisse, no mximo, 10 km de corrida em um mesmo dia de treino. Se o atleta cumprir a recomendao mdica e praticar o treinamento estipulado corretamente em dias consecutivos, pode-se afirmar que esse planejamento de treino s poder ser executado em, exatamente, a) 12 dias. b) 13 dias. c) 14 dias. d) 15 dias. e) 16 dias. 8. Um dos grandes problemas da poluio dos mananciais (rios, crregos e outros) ocorre pelo hbito de jogar leo utilizado em frituras nos encanamentos que esto interligados com o sistema de esgoto. Se isso ocorrer, cada 10 litros de leo podero contaminar 10 milhes (107) de litros de gua potvel. Suponha que todas as famlias de uma cidade descartem os leos de frituras atravs dos encanamentos e consomem 1 000 litros de leo em frituras por semana. Qual seria, em litros, a quantidade de gua potvel contaminada por semana nessa cidade? a) 102 b) 103 c) 104 d) 105 e) 109 9. Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicaes, conforme a figura seguinte.

Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchla, mas, dessa, vez, utilizando 40% do espao dela. Uma representao possvel para essa segunda situao a) b) c) d) e) 10. Os dados do grfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios.

Supondo-se que, no Sudeste, 14900 estudantes foram entrevistados nessa pesquisa, quantos deles possuam telefone mvel celular? a) 5513 b) 6556 c) 7450 d) 8344 e) 9536 11. Em 2006, a produo mundial de etanol foi de 40 bilhes de litros e a de biodiesel, de 6,5 bilhes. Neste mesmo ano, a produo brasileira de etanol correspondeu a 43% da produo mundial, ao passo que a produo dos Estados Unidos da Amrica, usando milho, foi de 45%. Considerando que, em 2009, a produo mundial de etanol seja a mesma de 2006 e que os Estados Unidos produziro somente a metade de sua produo de 2006, para que o total produzido pelo Brasil e pelos Estados Unidos continue correspondendo a 88% da produo mundial, o Brasil deve aumentar sua produo em, aproximadamente, a) 22,5%. b) 50,0%. c) 52,3%. d) 65,5%. e) 77,5%. 12. Paulo emprestou R$ 5.000,00 a um amigo, a uma taxa de juros simples de 3% ao ms. Considere x o nmero de meses do emprstimo e M(x) o montante a ser devolvido para Paulo no final de x meses. Nessas condies, a representao grfica correta para M(x)

a)

b)

c)

d)

e) 13. Um grupo de 50 pessoas fez um oramento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificouse ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem no havia ainda contribudo pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00. De acordo com essas informaes, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas? a) R$ 14,00. b) R$ 17,00. c) R$ 22,00. d) R$ 32,00. e) R$ 57,00. 14. Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuao da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no mximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe mega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e ltima colocao, no pde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0. Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe a) teria a pontuao igual a 6,5 se ele obtivesse nota 0. b) seria a vencedora se ele obtivesse nota 10. c) seria a segunda colocada se ele obtivesse nota 8. d) permaneceria na terceira posio, independentemente da nota obtida pelo aluno. e) empataria com a equipe mega na primeira colocao se o aluno obtivesse nota 9. 15. A figura a seguir representa o boleto de cobrana da mensalidade de uma escola, referente ao ms de junho de 2008.

Se M(x) o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x o nmero de dias em atraso, ento a) b) c) d) e)
M(x) 500 0,4x.

M(x) 500 10x.


M(x) 510 0,4x.

M(x) 510 40x.


M(x) 500 10,4x.

16. Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista brasileiro Sandro Dias, apelidado "Mineirinho", conseguiu realizar a manobra denominada "900", na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no mundo a conseguir esse feito. A denominao "900" refere-se ao nmero de graus que o atleta gira no ar em torno de seu prprio corpo, que, no caso, corresponde a a) uma volta completa. b) uma volta e meia. c) duas voltas completas. d) duas voltas e meia. e) cinco voltas completas. 17. O fsforo, geralmente representado pelo on de fosfato (PO43), um ingrediente insubstituvel da vida, j que parte constituinte das membranas celulares e das molculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das clulas. O fsforo utilizado nos fertilizantes agrcolas extrado de minas, cujas reservas esto cada vez mais escassas.

Certas prticas agrcolas aceleram a eroso do solo, provocando o transporte de fsforo para sistemas aquticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixes diminuem a disponibilidade dos ons no solo. Tais fatores tm ameaado a sustentabilidade desse on. Uma medida que amenizaria esse problema seria: a) Incentivar a reciclagem de resduos biolgicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produo de adubo. b) Repor o estoque retirado das minas com um on sinttico de fsforo para garantir o abastecimento da indstria de fertilizantes. c) Aumentar a importao de ons fosfato dos pases ricos para suprir as exigncias das indstrias nacionais de fertilizantes. d) Substituir o fsforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma funo para suprir as necessidades do uso de seus ons. e) Substituir o fsforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma funo para suprir as necessidades do uso de seus ons. 18. Devido ao seu alto teor de sais, a gua do mar imprpria para o consumo humano e para a maioria dos usos da gua doce. No entanto, para a indstria, a gua do mar de grande interesse, uma vez que os sais presentes podem servir de matrias-primas importantes para diversos processos. Nesse contexto, devido a sua simplicidade e ao seu baixo potencial de impacto ambiental, o mtodo da precipitao fracionada tem sido utilizado para a obteno dos sais presentes na gua do mar. Tabela 1: Solubilidade em gua de alguns compostos presentes na gua do mar a 25 C SOLUTO: Brometo de sdio Carbonato de clcio Cloreto de sdio Cloreto de magnsio Sulfato de magnsio Sulfato de clcio FRMULA NaBr CaCO3 NaC MgC2 MgSO4 CaSO4 SOLUBILIDADE g/kg de H2O 1,20 x 103 1,30 x 10-2 3,60 x 102 5,41 x 102 3,60 x 102 6,80 x 10-1

PILOMBO, L. R. M.; MARCONDES, M.E.R.; GEPEC. Grupo de pesquisa em Educao Qumica. Qumica e Sobrevivncia: Hidrosfera Fonte de Materiais. So Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado). Suponha que uma indstria objetiva separar determinados sais de uma amostra de gua do mar a 25 C, por meio da precipitao fracionada. Se essa amostra contiver somente os sais destacados na tabela, a seguinte ordem de precipitao ser verificada: a) Carbonato de clcio, sulfato de clcio, cloreto de sdio e sulfato de magnsio, cloreto de magnsio e, por ltimo, brometo de sdio. b) Brometo de sdio, cloreto de magnsio, cloreto de sdio e sulfato de magnsio, sulfato de clcio e, por ltimo, carbonato de clcio. c) Cloreto de magnsio, sulfato de magnsio e cloreto de sdio, sulfato de clcio, carbonato de clcio e, por ltimo, brometo de sdio. d) Brometo de sdio, carbonato de clcio, sulfato de clcio, cloreto de sdio e sulfato de magnsio e, por ltimo, cloreto de magnsio. e) Cloreto de sdio, sulfato de magnsio, carbonato de clcio, sulfato de clcio, cloreto de magnsio e, por ltimo, brometo de sdio. ENEM 20 1. Parque D. Pedro II So Caetano do Sul Congonhas Osasco Pinheiros QUALIDADE BOA REGULAR BOA INADEQUAD A M NDICE 6 60 15 175 283 POLUENTE MP10 NO2 MP10 CO SO2

MP10 partculas inalveis: aquelas cujo dimetro aerodinmico menor que 10 m. CO monxido de carbono: gs incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustveis de origem orgnica (combustveis fsseis, biomassa etc.). Emitido principalmente por veculos automotores. NO2 dixido de nitrognio: formado principalmente nos processos de combusto de veculos automotores. Dependendo das concentraes, o NO2 pode causar prejuzos sade. SO2 dixido de enxofre: resulta principalmente da queima de combustveis que contm enxofre, como leo diesel. Pode reagir com outras substncias presentes no ar, formando partculas base de sulfato responsveis pela reduo da visibilidade na

atmosfera. 0-50 BOA 51-100 REGULAR 101-199 INADEQUAD A 200-299 M > 299 PSSIMA

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB. Padres, ndices. http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2008. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes qualidade do ar na regio metropolitana de So Paulo. A tabela apresentada corresponde a dados hipotticos que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verdicos, ento, seria mais provvel encontrar problemas de visibilidade a) no Parque Dom Pedro II. b) em So Caetano do Sul. c) em Congonhas. d) em Osasco. e) em Pinheiros. 2. H diversas maneiras de o ser humano obter energia para seu prprio metabolismo utilizando energia armazenada na cana-deacar. O esquema a seguir apresenta quatro alternativas dessa utilizao.

A partir dessas informaes, conclui-se que a) a alternativa 1 a que envolve maior diversidade de atividades econmicas. b) a alternativa 2 a que provoca maior emisso de gs carbnico para a atmosfera. c) as alternativas 3 e 4 so as que requerem menor conhecimento tecnolgico. d) todas as alternativas requerem trabalho humano para a obteno de energia. e) todas as alternativas ilustram o consumo direto, pelo ser humano, da energia armazenada na cana. 3. H vrios tipos de tratamentos de doenas cerebrais que requerem a estimulao de partes do crebro por correntes eltricas. Os eletrodos so introduzidos no crebro para gerar pequenas correntes em reas especficas. Para se eliminar a necessidade de introduzir eletrodos no crebro, uma alternativa usar bobinas que, colocadas fora da cabea, sejam capazes de induzir correntes eltricas no tecido cerebral. Para que o tratamento de patologias cerebrais com bobinas seja realizado satisfatoriamente, necessrio que a) haja um grande nmero de espiras nas bobinas, o que diminui a voltagem induzida. b) o campo magntico criado pelas bobinas seja constante, de forma a haver induo eletromagntica. c) se observe que a intensidade das correntes induzidas depende da intensidade da corrente nas bobinas. d) a corrente nas bobinas seja contnua, para que o campo magntico possa ser de grande intensidade. e) o campo magntico dirija a corrente eltrica das bobinas para dentro do crebro do paciente. 4. Observe a situao descrita na tirinha a seguir.

Assim que o menino lana a flecha, h transformao de um tipo de energia em outra. A transformao, nesse caso, de energia a) potencial elstica em energia gravitacional. b) gravitacional em energia potencial. c) potencial elstica em energia cintica. d) cintica em energia potencial elstica. e) gravitacional em energia cintica. 5. No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustveis fsseis e de biomassa, cuja energia convertida em movimento de veculos. Para esses combustveis, a transformao de energia qumica em energia mecnica acontece a) na combusto, que gera gases quentes para mover os pistes no motor. b) nos eixos, que transferem torque s rodas e impulsionam o veculo. c) na ignio, quando a energia eltrica convertida em trabalho. d) na exausto, quando gases quentes so expelidos para trs. e) na carburao, com a difuso do combustvel no ar. 6.

A interpretao do mapa indica que, entre 1990 e 2006, a expanso territorial da produo brasileira de soja ocorreu da regio a) Sul em direo s regies Centro-Oeste e Nordeste. b) Sudeste em direo s regies Sul e Centro-Oeste. c) Centro-Oeste em direo s regies Sudeste e Nordeste. d) Norte em direo s regies Sul e Nordeste. e) Nordeste em direo s regies Norte e Centro-Oeste. 7. Inundaes naturais dos rios so eventos que trazem benefcios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as atividades humanas. Entretanto, frequentemente as inundaes so vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de polticas pblicas se veem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuzos causados por elas. Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negativos das inundaes? a) A eliminao de represas e barragens do leito do rio.

b) A remoo da vegetao que acompanha as margens do rio. c) A impermeabilizao de reas alagadias adjacentes aos rios. d) A eliminao de rvores de montanhas prximas do leito do rio. e) O manejo do uso do solo e a remoo de pessoas que vivem em reas de risco. 8. Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petrleo e minrios, hoje inacessveis, podero ser exploradas. E j atiam a cobia das potncias. No cenrio de que trata o texto, a explorao de jazidas de petrleo, bem como de minrios diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco torna-se atraente no s em funo de seu formidvel potencial, mas tambm por a) situar-se em uma zona geopoltica mais estvel que o Oriente Mdio. b) possibilitar o povoamento de uma regio pouco habitada, alm de promover seu desenvolvimento econmico. c) garantir, aos pases em desenvolvimento, acesso a matrias-primas e energia, necessrias ao crescimento econmico. d) contribuir para a reduo da poluio em reas ambientalmente j degradadas devido ao grande volume da produo industrial, como ocorreu na Europa. e) promover a participao dos combustveis fsseis na matriz energtica mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renovveis, de maior custo. 9. Houve momentos de profunda crise na histria mundial contempornea que representaram, para o Brasil, oportunidades de transformao no campo econmico. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova Iorque (1929), por exemplo, levaram o Brasil a modificar suas estratgias produtivas e a contornar as dificuldades de importao de produtos que demandava dos pases industrializados. Nas trs primeiras dcadas do sculo XX, o Brasil a) impediu a entrada de capital estrangeiro, de modo a garantir a primazia da indstria nacional. b) priorizou o ensino tcnico, no intuito de qualificar a mo de obra nacional direcionada indstria. c) experimentou grandes transformaes tecnolgicas na indstria e mudanas compatveis na legislao trabalhista. d) aproveitou a conjuntura de crise para fomentar a industrializao pelo pas, diminuindo as desigualdades regionais. e) direcionou parte do capital gerado pela cafeicultura para a industrializao, aproveitando a recesso europeia e norte-americana. 10.

Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolio da escravatura no Brasil, assinale a opo correta. a) O processo abolicionista foi rpido porque recebeu a adeso de todas as correntes polticas do pas. b) O primeiro passo para a abolio da escravatura foi a proibio do uso dos servios das crianas nascidas em cativeiro. c) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertao dos cativos mais velhos. d) Assinada pela princesa Isabel, a Lei urea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravido no Brasil. e) Ao abolir o trfico negreiro, a Lei Eusbio de Queirs bloqueou a formulao de novas leis antiescravido no Brasil. 11. "... Um operrio desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocao da cabea do alfinete; para fazer a cabea do alfinete requerem-se 3 ou 4 operaes diferentes, ..."

A respeito do texto e do quadrinho so feitas as seguintes afirmaes: I. Ambos retratam a intensa diviso do trabalho, qual so submetidos os operrios. II. O texto refere-se produo informatizada e o quadrinho, produo artesanal. III. Ambos contm a ideia de que o produto da atividade industrial no depende do conhecimento de todo o processo por parte do operrio. Dentre essas afirmaes, apenas a) I est correta.

b) II est correta. c) III est correta. d) I e II esto corretas. e) I e III esto corretas. 12. Dados do Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas (IPEA) revelaram que no binio 2004/2005, nas rodovias federais, os atropelamentos com morte ocuparam o segundo lugar no ranking de mortalidade por acidente. A cada 34 atropelamentos, ocorreram 10 mortes. Cerca de 4 mil atropelamentos/ano, um a cada duas horas, aproximadamente. Disponvel em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 6 jan. 2009. De acordo com os dados, se for escolhido aleatoriamente para investigao mais detalhada um dos atropelamentos ocorridos no binio 2004/2005, a probabilidade de ter sido um atropelamento sem morte
2 17 3 d) 5

a)

5 17 12 e) 17

b)

c)

2 5

13. Nos ltimos anos, o volume de petrleo exportado pelo Brasil tem mostrado expressiva tendncia de crescimento, ultrapassando as importaes em 2008. Entretanto, apesar de as importaes terem se mantido praticamente no mesmo patamar desde 2001, os recursos gerados com as exportaes ainda so inferiores queles despendidos com as importaes, uma vez que o preo mdio por metro cbico do petrleo importado superior ao do petrleo nacional. Nos primeiros cinco meses de 2009, foram gastos 2,84 bilhes de dlares com importaes e gerada uma receita de 2,24 bilhes de dlares com as exportaes. O preo mdio por metro cbico em maio de 2009 foi de 340 dlares para o petrleo importado e de 230 dlares para o petrleo exportado. O quadro a seguir mostra os dados consolidados de 2001 a 2008 e dos primeiros cinco meses de 2009. Comrcio exterior de petrleo (milhes de metros cbicos) Ano Importao Exportao 2001 24,19 6,43 2002 22,06 13,63 203 19,96 14,03 2004 26,91 13,39 2005 21,97 15,93 2006 20,91 21,36 2007 25,38 24,45 2008 23,53 25,14 2009* 9,00 11,00 *Valores apurados de janeiro a maio de 2009. 7 Considere que as importaes e exportaes de petrleo de junho a dezembro de 2009 sejam iguais a das importaes e exportaes, 5 respectivamente, ocorridas de janeiro a maio de 2009. Nesse caso, supondo que os preos para importao e exportao no sofram alteraes, qual seria o valor mais aproximado da diferena entre os recursos despendidos com as importaes e os recursos gerados com as exportaes em 2009? a) 600 milhes de dlares. b) 840 milhes de dlares. c) 1,34 bilho de dlares. d) 1,44 bilho de dlares. e) 2,00 bilhes de dlares. 14. O grfico a seguir ilustra a evoluo do consumo de eletricidade no Brasil, em GWh, em quatro setores de consumo, no perodo de 1975 a 2005.

Observa-se que, de 1975 a 2005, houve aumento quase linear do consumo de energia eltrica. Se essa mesma tendncia se mantiver at 2035, o setor energtico brasileiro dever preparar-se para suprir uma demanda total aproximada de a) 405 GWh. b) 445 GWh. c) 680 GWh. d) 750 GWh. e) 775 GWh. 15. Para o Mano Caetano O que fazer do ouro de tolo Quando um doce bardo brada a toda brida, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? Geografia de verdades, Guanabaras postias Saudades banguelas, tropicais preguias? A boca cheia de dentes De um implacvel sorriso Morre a cada instante Que devora a voz do morto, e com isso, Ressuscita vampira, sem o menor aviso [...] E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo Tipo pra rimar com ouro de tolo? Oh, Narciso Peixe Ornamental! Tease me, tease me outra vez1 Ou em banto baiano Ou em portugus de Portugal De Natal [...]
1Tease

me (caoe de mim, importune-me). Na letra da cano apresentada, o compositor Lobo explora vrios recursos da lngua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem: a) Quando um doce bardo brada a toda brida (v. 2) b) Em velas pandas, suas esquisitas rimas? (v. 3) c) Que devora a voz do morto (v. 9) d) lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12) e) Tease me, tease me outra vez (v. 14) 16. Duas matrias-primas encontradas em grande quantidade no Rio Grande do Sul, a quitosana, um biopolmero preparado a partir da carapaa do camaro, e o poliol, obtido do leo do gro da soja, so os principais componentes de um novo material para incorporao de partculas ou princpios ativos utilizados no preparo de vrios produtos. Este material apresenta viscosidade semelhante s substncias utilizadas atualmente em vrios produtos farmacuticos e cosmticos, e fabricadas a partir de polmeros petroqumicos, com a vantagem de ser biocompatvel e biodegradvel. A frmula estrutural da quitosana est apresentada em seguida.

Com relao s caractersticas do material descrito, pode-se afirmar que a) o uso da quitosana vantajoso devido a suas propriedades, pois no existem mudanas em sua pureza e peso molecular, caractersticas dos polmeros, alm de todos os seus benefcios ambientais. b) a quitosana tem em sua constituio grupos amina, pouco reativos e no disponveis para reaes qumicas, com as vantagens ambientais comparadas com os produtos petroqumicos. c) o polmero natural quitosana de uso vantajoso, pois o produto constitudo por grupos lcool e amina tem vantagem ambiental comparado com os polmeros provenientes de materiais petroqumicos. d) a quitosana constituda por grupos hidroxila em carbonos tercirios e derivados com poliol, dificilmente produzidos, e traz vantagens ambientais comparadas com os polmeros de produtos petroqumicos. e) a quitosana um polmero de baixa massa molecular, e o produto constitudo por grupos lcool e amida vantajoso para aplicaes ambientais em comparao com os polmeros petroqumicos. 17. Ao beber uma soluo de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substncia a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. b) inflamvel que, queimada pelo organismo, produz gua para manter a hidratao das clulas. c) que eleva a taxa de acar no sangue e armazenada na clula, o que restabelece o teor de oxignio no organismo. d) insolvel em gua, o que aumenta a reteno de lquidos pelo organismo. e) de sabor adocicado que, utilizada na respirao celular, fornece CO2 para manter estvel a taxa de carbono na atmosfera. 18. H estudos que apontam razes econmicas e ambientais para que o gs natural possa vir a tornar-se, ao longo deste sculo, a principal fonte de energia em lugar do petrleo. Justifica-se essa previso, entre outros motivos, porque o gs natural a) alm de muito abundante na natureza um combustvel renovvel. b) tem novas jazidas sendo exploradas e menos poluente que o petrleo. c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvo mineral. d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior do petrleo. e) no produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

ENEM 19 1. Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrognio, fsforo e potssio) com alto teor de sais minerais. A irrigao dessa lavoura feita por canais que so desviados de um rio que abastece os canais, devido contaminao das guas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor. Que processo biolgico pode ter sido provocado na gua do rio pelo uso do adubo NPK? a) Lixiviao, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a gua do rio. b) Acidificao, processo em que os sais, ao se dissolverem na gua do rio, formam cidos. c) Eutrofizao, ocasionada pelo aumento do fsforo e nitrognio dissolvidos na gua, que resulta na proliferao do fitoplncton. d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na gua do rio, que eleva sua temperatura. e) Denitrificao, processo em que o excesso de nitrognio que chega ao rio disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes. 2. A obesidade, que nos pases desenvolvidos j tratada como epidemia, comea a preocupar especialistas no Brasil. Os ltimos dados da Pesquisa de Oramentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da populao brasileira esto acima do peso, ou seja, 38,8 milhes de adultos. Desse total, 10,5 milhes so considerados obesos. Vrias so as dietas e os remdios que prometem um emagrecimento rpido e sem riscos. H alguns anos foi lanado no mercado brasileiro um remdio de ao diferente dos demais, pois inibe a ao das lipases, enzimas que aceleram a reao de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas no so absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas eliminada com as fezes. Como os lipdios so altamente energticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remdio apresenta algumas contra-indicaes, pois a gordura no absorvida lubrifica o intestino, causando desagradveis diarreias. Alm do mais, podem ocorrer casos de baixa absoro de vitaminas lipossolveis, como as A, D, E e K, pois a) essas vitaminas, por serem mais energticas que as demais, precisam de lipdios para sua absoro. b) a ausncia dos lipdios torna a absoro dessas vitaminas desnecessria. c) essas vitaminas reagem com o remdio, transformando-se em outras vitaminas. d) as lipases tambm desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. e) essas vitaminas se dissolvem nos lipdios e s so absorvidas junto com eles.

3. Um brinquedo chamado ludio consiste em um pequeno frasco de vidro, parcialmente preenchido com gua, que emborcado (virado com a boca para baixo) dentro de uma garrafa PET cheia de gua e tampada. Nessa situao, o frasco fica na parte superior da garrafa, conforme mostra a figura 1.

Quando a garrafa pressionada, o frasco se desloca para baixo, como mostrado na figura 2.

Ao apertar a garrafa, o movimento de descida do frasco ocorre porque a) diminui a fora para baixo que a gua aplica no frasco. b) aumenta a presso na parte pressionada da garrafa. c) aumenta a quantidade de gua que fica dentro do frasco. d) diminui a fora de resistncia da gua sobre o frasco. e) diminui a presso que a gua aplica na base do frasco. 4. A Constelao Vulpcula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Jpiter, concentra vapor de gua na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. A gua sempre est l, de alguma forma, mas s vezes possvel que seja escondida por outros tipos de nuvens, afirmaram os astrnomos do Spitzer Scie nce Center (SSC), com sede em Pasadena, Califrnia, responsvel pela descoberta. A gua foi detectada pelo espectrgrafo infravermelho, um aparelho do telescpio espacial Spitzer. De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de gua em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporizao infere-se que a) se h vapor de gua no planeta, certo que existe gua no estado lquido tambm. b) a temperatura de ebulio da gua independe da presso, em um local elevado ou ao nvel do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius. c) o calor de vaporizao da gua o calor necessrio para fazer 1 kg de gua lquida se transformar em 1 kg de vapor de gua a 100 graus Celsius. d) um lquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulio normal, mas de forma nenhuma nesse lquido haver formao de bolhas. e) a gua em uma panela pode atingir a temperatura de ebulio em alguns minutos, e necessrio muito menos tempo para fazer a gua vaporizar completamente. 5. A passagem de uma quantidade adequada de corrente eltrica pelo filamento de uma lmpada deixa-o incandescente, produzindo luz. O grfico a seguir mostra como a intensidade da luz emitida pela lmpada est distribuda no espectro eletromagntico, estendendo-se desde a regio do ultravioleta (UV) at a regio do infravermelho.

A eficincia luminosa de uma lmpada pode ser definida como a razo entre a quantidade de energia emitida na forma de luz visvel e a quantidade total de energia gasta para o seu funcionamento. Admitindo-se que essas duas quantidades possam ser estimadas, respectivamente, pela rea abaixo da parte da curva correspondente faixa de luz visvel e pela rea abaixo de toda a curva, a eficincia

luminosa dessa lmpada seria de aproximadamente a) 10%. b) 15%. c) 25%. d) 50%. e) 75%. 6. A abertura e a pavimentao de rodovias em zonas rurais e regies afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integrao entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populaes isoladas. Por outro lado, a construo de rodovias pode trazer impactos indesejveis ao meio ambiente, visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentao de habitats, comprometendo o fluxo gnico e as interaes entre espcies silvestres, alm de prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de espcies exticas em ambientes naturais e aumentar a presso antrpica sobre os ecossistemas nativos. Nesse contexto, para conciliar os interesses aparentemente contraditrios entre o progresso social e urbano e a conservao do meio ambiente, seria razovel a) impedir a abertura e a pavimentao de rodovias em reas rurais e em regies preservadas, pois a qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos so prescindveis s populaes rurais. b) impedir a abertura e a pavimentao de rodovias em reas rurais e em regies preservadas, promovendo a migrao das populaes rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de vida melhor. c) permitir a abertura e a pavimentao de rodovias apenas em reas rurais produtivas, haja vista que nas demais reas o retorno financeiro necessrio para produzir uma melhoria na qualidade de vida da regio no garantido. d) permitir a abertura e a pavimentao de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e aps a realizao de estudos que demonstrem ser possvel contornar ou compensar seus impactos ambientais. e) permitir a abertura e a pavimentao de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente so temporrios e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes para recuperao de reas degradadas. 7. Uma fonte de energia que no agride o ambiente, totalmente segura e usa um tipo de matria-prima infinita a energia elica, que gera eletricidade a partir da fora dos ventos. O Brasil um pas privilegiado por ter o tipo de ventilao necessrio para produzi-Ia. Todavia, ela a menos usada na matriz energtica brasileira. O Ministrio de Minas e Energia estima que as turbinas elicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no pas. Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidreltrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidreltrica de aproximadamente US$ 100 por quilowatt. Os parques elicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construo de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt-hora das hidreltricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termeltricas. De acordo com o texto, entre as razes que contribuem para a menor participao da energia elica na matriz energtica brasileira, incluise o fato de a) haver, no pas, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia eltrica. b) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessrio para a construo de hidreltricas. c) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser igual a 1/3 do necessrio para a construo de usinas nucleares. d) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps a instalao de parques elicos ser igual a 1,2 multiplicado pelo custo mdio do megawatt-hora obtido das hidreltricas. e) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps a instalao de parques elicos ser igual a 1/3 do custo mdio do megawatthora obtido das termeltricas. 8. A soluo militar da crise poltica gerada pela sucesso do presidente Washington Lus em 1929-1930 provoca profunda ruptura institucional no pas. Deposto o presidente, o Governo Provisrio (1930-1934) precisa administrar as diferenas entre as correntes polticas integrantes da composio vitoriosa, herdeira da Aliana Liberal. No contexto histrico da crise da Primeira Repblica, verifica-se uma diviso no movimento tenentista. A atuao dos integrantes do movimento liderados por Juarez Tvora, os chamados liberais nos anos 1930, deve ser entendida como a) a aliana com os cafeicultores paulistas em defesa de novas eleies. b) o retorno aos quartis diante da desiluso poltica com a Revoluo de 30. c) o compromisso poltico-institucional com o governo provisrio de Vargas. d) a adeso ao socialismo, reforada pelo exemplo do ex-tenente Luis Carlos Prestes. e) o apoio ao governo provisrio em defesa da descentralizao do poder poltico 9.

A charge remete ao contexto do movimento que ficou conhecido como Diretas J, ocorrido entre os anos de 1983 e 1984. O elemento histrico evidenciado na imagem a) a insistncia dos grupos polticos de esquerda em realizar atos polticos ilegais e com poucas chances de serem vitoriosos. b) a mobilizao em torno da luta pela democracia frente ao regime militar, cada vez mais desacreditado. c) o dilogo dos movimentos sociais e dos partidos polticos, ento existentes, com os setores do governo interessados em negociar a abertura. d) a insatisfao popular diante da atuao dos partidos polticos de oposio ao regime militar criados no incio dos anos 80. e) a capacidade do regime militar em impedir que as manifestaes polticas acontecessem. 10. Quando tomaram a Bahia, em 1624-5, os holandeses promoveram tambm o bloqueio naval de Benguela e Luanda, na costa africana. Em 1637, Nassau enviou uma frota do Recife para capturar So Jorge da Mina, entreposto portugus de comrcio do ouro e de escravos no litoral africano (atual Gana). Luanda, Benguela e So Tom caram nas mos dos holandeses entre agosto e novembro de 1641. A captura dos dois polos da economia de plantaes mostrava-se indispensvel para o implemento da atividade aucareira. Os polos econmicos aos quais se refere o texto so a) as zonas comerciais americanas e as zonas agrcolas africanas. b) as zonas comerciais africanas e as zonas de transformao e melhoramento americanas. c) as zonas de minifndios americanas e as zonas comerciais africanas. d) as zonas manufatureiras americanas e as zonas de entreposto africano no caminho para Europa. e) as zonas produtoras escravistas americanas e as zonas africanas reprodutoras de escravos. 11. A resoluo das cmeras digitais modernas dada em megapixels, unidade de medida que representa um milho de pontos. As informaes sobre cada um desses pontos so armazenadas, em geral, em 3 bytes. Porm, para evitar que as imagens ocupem muito espao, elas so submetidas a algoritmos de compresso, que reduzem em at 95% a quantidade de bytes necessrios para armazenlas. Considere 1 KB = 1.000 bytes, 1 MB = 1.000 KB, 1 GB = 1.000 MB. Utilizando uma cmera de 2.0 megapixels cujo algoritmo de compresso de 95%, Joo fotografou 150 imagens para seu trabalho escolar. Se ele deseja armazen-las de modo que o espao restante no dispositivo seja o menor espao possvel, ele deve utilizar a) um CD de 700 MB. b) um pendrive de 1 GB. c) um HD externo de 16 GB. d) um memory stick de 16 MB. e) um carto de memria de 64 MB. 12. A durao do efeito de alguns frmacos est relacionada sua meia-vida, tempo necessrio para que a quantidade original do frmaco no organismo se reduza metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de frmaco existente no organismo no final do intervalo igual a 50% da quantidade no incio desse intervalo.

O grfico anterior representa, de forma genrica, o que acontece com a quantidade de frmaco no organismo humano ao longo do tempo.

F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40. A meia-vida do antibitico amoxicilina de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibitico for injetada s 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restar em seu organismo s 13 h 30min ser aproximadamente de a) 10%. b) 15%. c) 25%. d) 35%. e) 50%. 13. Texto I Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! no seja j; Eu quero ouvir na laranjeira, tarde, Cantar o sabi! Meu Deus, eu sinto e bem vs que eu morro Respirando esse ar; Faz que eu viva, Senhor! d-me de novo Os gozos do meu lar! D-me os stios gentis onde eu brincava L na quadra infantil; D que eu veja uma vez o cu da ptria, O cu de meu Brasil! Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! No seja j! Eu quero ouvir cantar na laranjeira, tarde, Cantar o sabi! ABREU, C. Poetas romnticos brasileiros. So Paulo: Scipione, 1993. Texto II A ideologia romntica, argamassada ao longo do sculo XVIII e primeira metade do sculo XIX, introduziu-se em 1836. Durante quatro decnios, imperaram o eu, a anarquia, o liberalismo, o sentimentalismo, o nacionalismo, atravs da poesia, do romance, do teatro e do jornalismo (que fazia sua apario nessa poca). MOISS, M. A literatura brasileira atravs dos textos. So Paulo: Cultrix, 1971 (fragmento). De acordo com as consideraes de Massaud Moiss no Texto II, o Texto I centra-se a) no imperativo do eu, reforando a ideia de que estar longe do Brasil uma forma de estar bem, j que o pas sufoca o eu lrico. b) no nacionalismo, reforado pela distncia da ptria e pelo saudosismo em relao paisagem agradvel onde o eu lrico vivera a infncia. c) na liberdade formal, que se manifesta na opo por versos sem mtrica rigorosa e temtica voltada para o nacionalismo. d) no fazer anrquico, entendida a poesia como negao do passado e da vida, seja pelas opes formais, seja pelos temas. e) no sentimentalismo, por meio do qual se refora a alegria presente em oposio infncia, marcada pela tristeza. 14. Captulo III Um criado trouxe o caf. Rubio pegou na xcara e, enquanto lhe deitava acar, ia disfaradamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de corao; no gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matria de preo, e assim se explica este par de figuras que aqui est na sala: um Mefistfeles e um Fausto. Tivesse, porm, de escolher, escolheria a bandeja, primor de argentaria, execuo fina e acabada. O criado esperava teso e srio. Era espanhol; e no foi sem resistncia que Rubio o aceitou das mos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e no queria lnguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubio cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria por na sala, como um pedao da provncia, nem o pode deixar na cozinha, onde reinava um francs, Jean; foi degradado a outros servios. Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalizao de sua abordagem reside a) no conflito entre o passado pobre e o presente rico, que simboliza o triunfo da aparncia sobre a essncia. b) no sentimento de nostalgia do passado devido substituio da mo de obra escrava pela dos imigrantes. c) na referncia a Fausto e Mefistfeles, que representam o desejo de eternizao de Rubio. d) na admirao dos metais por parte de Rubio, que metaforicamente representam a durabilidade dos bens produzidos pelo trabalho. e) na resistncia de Rubio aos criados estrangeiros, que reproduz o sentimento de xenofobia. 15.

Esse texto uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gnero textual utiliza-se da persuaso com uma intencionalidade especfica. O principal objetive desse texto a) comprovar que o avano da dengue no pas est relacionado ao fato de a populao desconhecer os agentes causadores. b) convencer as pessoas a se mobilizarem, com o intuito de eliminar os agentes causadores da doena. c) demonstrar que a propaganda tem um carter institucional e, por essa razo, no pretende vender produtos. d) informar populao que a dengue uma doena que mata e que, por essa razo, deve ser combatida. e) sugerir que a sociedade combata a doena, observando os sintomas apresentados e procurando auxlio mdico. 16. Oximoro, ou paradoxismo, uma figura de retrica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforam a expresso. Considerando a definio apresentada, o fragmento potico da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retrica : a) Dos dois contemplo rigor e fixidez. Passado e sentimento me contemplam (p. 91). b) De sol e lua De fogo e vento Te enlao (p. 101). c) Areia, vou sorvendo A gua do teu rio (p. 93). d) Ritualiza a matana de quem s te deu vida. E me deixa viver nessa que morre (p. 62). e) O bisturi e o verso. Dois instrumentos entre as minhas mos (p. 95). Aqui na floresta Dos ventos batida, Faanhas de bravos No geram escravos, Que estimem a vida Sem guerra e lidar. - Ouvi-me, Guerreiros, - Ouvi meu cantar. Valente na guerra, Quem h, como eu sou? Quem vibra o tacape Com mais valentia? Quem golpes daria Fatais, como eu dou? - Guerreiros, ouvi-me; O CANTO DO GUERREIRO

- Quem h, como eu sou? Gonalves Dias. MACUNAMA (Eplogo) Acabou-se a histria e morreu a vitria. No havia mais ningum l. Dera tangolomngolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um. No havia mais ningum l. Aqueles lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos, aqueles matos misteriosos, tudo era solido do deserto... Um silncio imenso dormia beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra no sabia nem falar da tribo nem contar aqueles casos to panudos. Quem podia saber do Heri? Mrio de Andrade. 17. A leitura comparativa dos dois textos indica que a) ambos tm como tema a figura do indgena brasileiro apresentada de forma realista e heroica, como smbolo mximo do nacionalismo romntico. b) a abordagem da temtica adotada no texto escrito em versos discriminatria em relao aos povos indgenas do Brasil. c) as perguntas "- Quem h, como eu sou?" (10. texto) e "Quem podia saber do Heri?" (20. texto) expressam diferentes vises da realidade indgena brasileira. d) o texto romntico, assim como o modernista, aborda o extermnio dos povos indgenas como resultado do processo de colonizao no Brasil. e) os versos em primeira pessoa revelam que os indgenas podiam expressar-se poeticamente, mas foram silenciados pela colonizao, como demonstra a presena do narrador, no segundo texto. 18. De acordo com a legislao brasileira, so tipos de gua engarrafada que podem ser vendidos no comrcio para o consumo humano: - gua mineral: gua que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composio qumica ou propriedades fsicas ou fsico-qumicas especficas, com caractersticas que lhe conferem ao medicamentosa; - gua potvel de mesa: gua que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui caractersticas que a tornam adequada ao consumo humano; - gua purificada adicionada de sais: gua produzida artificialmente por meio da adio gua potvel de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada. Com base nessas informaes, conclui-se que a) os trs tipos de gua descritos na legislao so potveis. b) toda gua engarrafada vendida no comrcio gua mineral. c) gua purificada adicionada de sais um produto natural encontrado em algumas fontes especficas. d) a gua potvel de mesa adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana. e) a legislao brasileira reconhece que todos os tipos de gua tm ao medicamentosa.

AVISOS:
Se voc baixou esta prova pela internet e quer faz-la levando a srio, para depois corrigir, encontrar os erros/acertos, saber a sua nota, descobrir as suas falhas, acessar a resoluo comentada, etc... VOC EST NO CAMINHO CERTO! SIGA OS PASSOS :
1.

Marque um tempo de 30 a 40 minutos para fazer cada parte da prova (enem 09, 10, 11, 12, 13 e 14). Aps a concluso de cada prova, ou ao final da maratona inteira, se preferir, acesse o nosso site (www.fernandinhoecia.com.br) e faa o

2.

login. LEMBRETE: para fazer o login necessrio se cadastrar, o que acontece na mesma hora e demora menos de UM MINUTO.
3. 4. 5.

No site, entre no MENU (barra lateral esquerda). Uma vez acessando o MENU, clique em QUERO DIGITAR UM GABARITO. Escolha o gabarito que vai digitar (use a seta para cima e para baixo ou o mouse). Insira o seu gabarito (olhando na prova que voc acabou de resolver). Repita os passos 5 e 6 para inserir outros gabaritos (enem 09, 10, 11, 12 13 e 14). Terminada esta etapa, clique em QUERO VER MEUS RESULTADOS (na barra lateral MENU). Acessando esta parte, voc precisa estar atento QUANTIDADE DE ALUNOS AT AGORA, pois a sua nota relativa (%) e a nota por pontos (PONTOS) s tem validade quando houver um nmero grande de participantes. ACERTOS) de cada prova, ter acesso a todas as questes que voc acertou ou que erros, com os gabaritos corretos ao lado. Alm disso, nesta tela h o total de pontos ganhos com cada questo (ISSO S TEM VALOR QUANDO A QUANTIDADE DE PARTICIPANTES FOR GRANDE).

6. 7.

8.

9.

10. MUITA ATENO!!! Se voc clicar na sua quantidade de acertos (QTD

You might also like