You are on page 1of 11

Revista de Biblioteconomia de Braslia, v. 25, n.2, p.

167-180, 2001

Estudo de caso etnogrfico


Elisabeth Mrcia Martucci

Princpios, concepes e tcnicas do estudo de caso etnogrfico, na abordagem qualitativa ou interpretativa de pesquisa. Este tipo de investigao procura compreender e retratar a particularidade e a complexidade de um grupo natural ou microcultura, a partir dos significados subjetivos de seus atores, coletados em seu contexto ecolgico, por meio de observao participante, entrevistas e narrativas escritas. Palavras-chave: Estudo de caso etnogrfico. Pesquisa qualitativa.

1 ALGUNS PRINCPIOS DA PESQUISA INTERPRETATIVA

A abordagem qualitativa de pesquisa envolve alguns pressupostos sobre a natureza da sociedade humana e sobre as cincias sociais, que devem ser explicitados para a compreenso terica e metodolgica de seus diferentes tipos de estudo. Este texto refere-se, especificamente, ao estudo de caso etnogrfico, e esta seo aborda os princpios fundamentais para sua contextualizao no paradigma interpretativo de pesquisa, com base no pensamento de alguns autores nacionais e internacionais. Em sua perspectiva a sociedade vista como pessoas em ao, que agem de acordo com os sentidos que constroem para todos os objetos com os quais interagem na vida cotidiana, considerando essa construo de sentidos um processo constante de formao. Haguette (1995, p.36-37) nos esclarece:
A sociedade humana ou a vida em grupo vista como consistindo de pessoas que interagem, ou seja, pessoas em ao que desenvolvem atividades diferenciadas que as colocam em diferentes situaes. O princpio fundamental que os grupos humanos ... "existem em ao" e devem ser vistos em termos de ao. Logo, a vida do grupo necessariamente pressupe a interao entre os membros do grupo ou, em outros termos, a sociedade consiste de indivduos interagindo uns com os outros, e cujas atividades ocorrem predominantemente em resposta de um a outro, ou em relao de um a outro. O sentido dos objetos para uma pessoa surge fundamentalmente da maneira como eles lhe so definidos por outras pessoas que com ela interagem, consistindo o meio circundante de qualquer pessoa, unicamente dos objetos que esta pessoa reconhece. Os objetos - em termos de seus sentidos - so criaes sociais, ou seja, so formados a partir do processo de definio e interpretao atravs da interao humana. A vida de um grupo humano ... representa um vasto processo de formao, sustentao e transformao de objetos, na medida em que seus sentidos se modificam, modificando o mundo das pessoas.

Portanto, como expem Bogdan; Biklen (1994, p.54-55), na abordagem qualitativa ou interpretativa encontra-se a assero de que a experincia humana mediada pela interpretao, de que existem mltiplas formas de interpretar as experincias, em funo das interaes com os outros, e de que a realidade no mais do que o significado de nossas experincias; ela socialmente construda. A interpretao e o significado que as pessoas atribuem s suas experincias constituem a prpria experincia. As pessoas so seres simblicos que criam ativamente seu mundo atravs da interpretao, que no um ato autnomo, mas sim, coletivo: os indivduos interpretam com o auxlio dos outros, os significados so construdos atravs de interaes.

Erickson (1986, p.124-125 e 127) reafirma que os atores sociais constroem significados diferentemente: do significados simblicos para outras aes e agem de acordo com as interpretaes que construram. Assim, as aes so baseadas em opes de interpretao de significado, sempre abertas para a possibilidade de reinterpretao e mudana. Pelo autor, as interpretaes de significado so causais nas reaes e nas relaes sociais; so resultados de escolhas humanas, construdas atravs de sucessivas articulaes na cadeia de interao social. Ressalta que essas perspectivas de significao no esto representadas, so freqentemente inconscientes, e assim, no esto explicitamente articuladas, e que sua problematizao e documentao lhes proporcionam a devida visibilidade e reconhecimento. Nesse sentido, Coulon (1995a, p.28) expressa que a interao concebida como um processo de interpretao, e que ela permite que os atores comuniquem e prossigam suas trocas, interpretando a respectiva linguagem e atos. Assim, como elucida Chizzotti (1994, p.93), o objeto da cincia social :
ir buscar o significado que as pessoas do ao seu mundo e s suas prticas, ou seja, a toda a soma total de objetos e dos acontecimentos do mundo cultural e social criados pelo pensamento de senso comum dos homens, vivendo numerosas interaes sociais. Cabe aos pesquisadores identificar e descrever as prticas e os significados sociais ... , de compreender como elas se do no contexto dos sujeitos que as praticam.

Com estas concepes, a pesquisa interpretativa conduzida atravs da descrio e anlise dos conceitos e raciocnios utilizados pelos prprios atores sociais e tenta reproduzir, o mais fielmente possvel, o mundo tal qual os atores o compreendem e percebem (Coulon, 1995a, p.62). A concepo que os atores sociais fazem para si do mundo social constitui em ltima anlise o objeto essencial da pesquisa, devendo-se levar em conta o ponto de vista dos atores, seja qual for o objeto de estudo (Coulon, 1995b, p.14-15). Erickson (1986, p.119-123 e 156), ao considerar que os humanos possuem a capacidade de construir e compartilhar significados, enfatiza que eles devem ser estudados em termos do sentido que constroem entre si em suas organizaes sociais e que os mtodos das cincias sociais devem ser hermenuticos ou interpretativos, com o objetivo de descobrir e comunicar as perspectivas de significado das pessoas estudadas. Elucida, ainda, que a pesquisa interpretativa diz respeito s especificidades de sentido e ao na vida social, desenvolvidas no cenrio concreto da interao face-a-face e na sociedade circundante mais ampla da cena da ao. Privilegia o termo interpretativo por considerar que ele indica seu carter essencial: o interesse central da pesquisa no significado humano da vida social e sua elucidao e exposio pelo pesquisador. Em suas palavras, a pesquisa interpretativa envolve a investigao de um incerto fenmeno da interao cotidiana e suas conexes com o mundo social mais amplo, atravs do significado subjetivo, ou seja, perceber e descrever os eventos cotidianos, assim como identificar o significado das aes nos eventos a partir dos vrios pontos de vista dos atores. Minayo (1996a, p.10-11) explicita que a pesquisa qualitativa incorpora a questo do significado e da intencionalidade como inerentes aos atos, s relaes e s estruturas sociais, considerando a subjetividade como fundante de sentido e como constitutiva do social. Sua preocupao explicar os meandros das relaes sociais, consideradas essncia e resultado da atividade humana criadora, afetiva e racional, que pode ser apreendida atravs do cotidiano, da vivncia e da explicao do senso comum. Assim, o significado o conceito central da investigao, e a tarefa do pesquisador buscar a compreenso da realidade humana vivida socialmente, aprofundando-se no universo dos significados das aes e relaes humanas (Minayo, 1996b, p.21-23). Snchez Gamboa (1997, p.100) diz que os objetos da pesquisa precisam ser compreendidos, ou seja, pesquisar consiste em captar o significado dos fenmenos, saber ou desvendar seu sentido ou seus sentidos, esclarecendo que a compreenso supe uma interpretao, uma maneira de conhecer seu significado. Neste sentido, Zabalza (1994, p.22-23) explicita que a hermenutica
2

descreve trs componentes como configuradores do processo de penetrao compreensiva num evento: a estrutura de conceitos, a partir da qual se aborda o fato, a compreenso atual e a interpretao (preunderstanding, understanding and interpretation). O conceito de "crculo hermenutico" aborda essa relao entre o que o intrprete sabe e o que capaz de reconhecer no fato analisado, e explica que se compreende a partir de uma bagagem prvia de significaes, a precompreenso ou preconcepo, posta prova no processo de interpretao, que, ao finalizar, modifica as condies iniciais do intrprete, fechando o crculo. A estrutura de significaes prvias ou o conjunto de componentes cognitivos e experienciais do intrprete vai se alterando devido interao com cada novo processo de conhecimento e interpretao. Bogdan; Biklen (1994, p.47-51) esclarecem que a abordagem qualitativa de pesquisa enfatiza a descrio, a induo, a teoria fundamentada, o estudo das percepes pessoais, e a questo de pesquisa tem o objetivo de investigar um fenmeno em seu contexto ecolgico natural e buscar sua compreenso a partir das perspectivas dos sujeitos. Portanto, a pesquisa naturalista ou de campo, pois a fonte dos dados o ambiente ecolgico de ocorrncia das aes e dos comportamentos naturais das pessoas; descritiva, pois os dados so coletados, de maneira minuciosa, em forma de palavras ou imagens; indutiva, na medida em que a anlise dos dados busca a teoria fundamentada (desenvolvida de baixo para cima, com base em muitas peas individuais de informao coletada), ou seja, as abstraes so construdas na medida em que os dados vo se agrupando em categorias e as categorias em dimenses mais amplas. E, finalmente, uma pesquisa de significaes, objetivando compreender como diferentes indivduos do sentido s suas vidas, por meio da observao de sua ao e da verbalizao de seus pensamentos. Os indivduos possuem concepes, crenas e valores que orientam sua ao, e a questo que se prope investigao precisamente a de clarificar como se interligam pensamento e ao uma conexo mediada pela significao da situao e pelos componentes afetivos, experienciais e de conhecimento. Os recursos metodolgicos da pesquisa interpretativa devem ser capazes de enfrentar a bidimensionalidade da ao a unio entre o pensar e o atuar: entender a conduta explcita implica conhecer quais so os pensamentos relacionados com a referida ao (Zabalza, 1994, p.32-34). O pesquisador intenciona perceber aquilo que os atores sociais experimentam, o modo como eles interpretam suas experincias e o modo como eles prprios estruturam o mundo social em que vivem (Psathas apud Bogdan; Biklen, 1994, p.51), levando em considerao o contexto psicolgico ou o universo de pensamentos dos indivduos e o contexto ecolgico ou o universo social da ao.

2 AS MICROCULTURAS E A PESQUISA ETNOGRFICA

Erickson (1986, p.128-130) destaca que as unidades tpicas de estudo da abordagem interpretativa so os grupos naturais ou as microculturas, caracterizados pela interao recorrente de seus membros para a consecuo de uma ao comum. Cada microcultura possui uma forma particular de organizao social, ou seja, a interao regular dos indivduos proporciona a construo de normas culturais, com as quais a ecologia social organizada. Tambm possui significados-em-ao locais, pois so especficos desse grupo particular de indivduos, que interagem no tempo, partilhando compreenses e tradies locais. Esclarece que a vida compartilhada dos indivduos vai aproximando as perspectivas individuais de significao, que se tornam significados-em-ao locais ou compreenses partilhadas: durante o curso das aes as perspectivas individuais se tornam intersubjetivamente partilhadas entre os membros da interao. Por outro lado, as microculturas locais no so estticas, e sim, dinmicas; na medida em que o processo interpretativo continuamente formativo pelo enfrentamento de situaes do cotidiano, a
3

mudana constante. Ou seja, o sentido atribudo s aes manipulado, redefinido e modificado atravs de um processo interpretativo consensual ao grupo (Minayo, 1996a, p.54). Uma microcultura, portanto, estudada em circunstncias concretas e particulares da prtica, em circunstncias culturais e histricas especficas. Com as palavras de Minayo (1996b, p.12), pode-se afirmar que os significados-em-ao de uma microcultura so caracterizados pela provisoriedade, dinamismo e especificidade. Erickson (1986, p.121) diz que a pesquisa procura responder as seguintes questes, que contribuem para superar a invisibilidade da vida cotidiana, para compreender detalhes concretos da prtica e proporcionar o conhecimento dos significados locais que os acontecimentos possuem para as pessoas envolvidas:
1) O que est acontecendo,especificamente, na ao social que ocorre neste campo particular? 2) Que significados essas aes tm para os atores envolvidos no momento em que ocorrem? 3) Como os acontecimentos esto organizados em padres de organizao social, e quais so os princpios culturais que conduzem a vida cotidiana?

O interesse fundamental da pesquisa interpretativa a particularidade, a especificidade ou a peculiaridade dos significados-em-ao, ou o estudo detalhado de uma sociedade particular ou de uma unidade social, o que chamado, na antropologia, de etnografia (Erickson, 1986, p.130). A etnografia a tentativa de descrio de uma cultura, e sua principal preocupao o significado que tm as aes e os eventos para as pessoas, alguns diretamente expressos pela linguagem e outros transmitidos indiretamente por meio das aes (Andr, 1995, p.19). O pesquisador encontrase diante de diferentes formas de interpretao da vida, formas de compreenso do senso comum, significados variados atribudos pelos participantes s suas experincias e vivncias e tenta mostrar esses significados mltiplos ao leitor (id., p.20). A pesquisa do tipo etnogrfico possui duas caractersticas essenciais: 1. envolve um trabalho prolongado de campo: o pesquisador aproxima-se de pessoas, situaes, locais, eventos, mantendo com eles um contato direto e prolongado que permite reconstruir os processos e as relaes que configuram a experincia diria (ibid., p.29 e 41). O pesquisador o principal instrumento na coleta dos dados: os dados so mediados pelo instrumento humano, o pesquisador (ibid., p.28). Como ressalta Erickson (19986, p.143-144), o pesquisador precisa compreender eventos cuja estrutura muito complexa para ser apreendida de imediato, devido aos limites da capacidade humana de processamento da informao. Esta racionalidade limitada compensada pelo maior tempo de permanncia no campo, na medida em que a observao e a reflexo continuadas capacitam o observador a desenvolver um modelo interpretativo da organizao dos eventos observados. 2. utiliza um conjunto de tcnicas para coletar dados sobre os valores, os hbitos, as crenas, as prticas e os comportamentos de um grupo social (Andr, 1995, p.27-28), especialmente a observao participante, a entrevista intensiva e a anlise de documentos. A observao participante exige a interao constante entre o pesquisador e a situao pesquisada, as entrevistas so utilizadas com a finalidade de esclarecer ou aprofundar aspectos da situao observada, e os documentos so usados no sentido de contextualizar o fenmeno, explicitar suas vinculaes mais profundas e completar as informaes coletadas atravs de outras fontes. Estas tcnicas permitem:
documentar o no documentado, isto , desvelar os encontros e desencontros que permeiam o dia-a-dia da prtica ... , descrever as aes e representaes dos seus atores
4

sociais, reconstruir sua linguagem, suas formas de comunicao e os significados que so criados e recriados no cotidiano do seu fazer (ibid., p.41).

Marcelo Garca (1987, p.166-167) enfatiza que a utilizao de mtodos etnogrficos requer um prolongado perodo de observao e registro dos dados, assim como reduz o nmero de sujeitos a observar, sendo comum encontrar na literatura estudos de caso nico. Citando Goetz e Le Compte, explicita as caractersticas da pesquisa etnogrfica:
Primeiro, as estratgias usadas extraem dados fenomenolgicos; representam a viso de mundo dos sujeitos que esto sendo investigados e os construtos dos participantes so usados para estruturar a investigao. Segundo, a estratgia de investigao etnogrfica emprica e naturalista. Observao participante e no participante so usadas para obter dados de primeira mo. Terceiro, a investigao etnogrfica holstica. Os etngrafos buscam construir descries do fenmeno total dentro de seus variados contextos e gerar a partir destas descries as complexas interrelaes de causas e conseqncias que dirigem a conduta humana e a crena acerca dos fenmenos. Finalmente, a etnografia multimodal ou ecltica; os investigadores etnogrficos usam uma variedade de tcnicas de investigao para acumular dados.

3 O ESTUDO DE CASO ETNOGRFICO

O estudo de caso possui uma longa tradio na pesquisa cientfica como um estudo descritivo exaustivo para fins de tratamento, interveno e ilustrao resoluo de uma situao problema. Mas, como to bem expressa Andr (1995, p.30), o estudo de caso etnogrfico surgiu mais recentemente, com uma concepo especfica: a aplicao da abordagem etnogrfica ao estudo de caso, isto , dentro da abordagem interpretativa de pesquisa e dentro da perspectiva etnogrfica de pesquisa. Ldke; Andr (1986, p.17) ensinam: um estudo de caso o estudo de um caso, que sempre bem delimitado, ou seja, quando queremos estudar algo singular, que tenha um valor em si mesmo, devemos escolher o estudo de caso. Um caso nico, particular, distinto de outros, mesmo que posteriormente venham a ficar evidentes certas semelhanas com outros casos ou situaes. Segundo as autoras (id., 18-21), um estudo de caso possui sete caractersticas que se sobrepem s caractersticas gerais da pesquisa qualitativa: visam descoberta: a compreenso de um caso exige que o pesquisador fique sempre atento a novos elementos e que busque novas indagaes e respostas ao longo do processo de pesquisa; enfatizam a interpretao em contexto: o estudo deve levar em conta o contexto em que ele se situa, na medida em que o caso est estreitamente ligado situao especfica; buscam retratar a realidade de forma completa: o estudo deve revelar a multiplicidade de dimenses presentes na determinada situao, que possui uma complexidade natural e inter-relaes entre seus componentes; usam uma variedade de fontes de informao: o pesquisador deve coletar dados em momentos diferentes, em situaes variadas e com uma variedade de tipos de informantes; permitem generalizaes naturalsticas: os resultados de um estudo de caso podem ser estendidos naturalmente a outras situaes similares, isto , um sujeito-leitor pode associar os dados encontrados com dados que so frutos das suas experincias pessoais;
5

procuram representar os diferentes pontos de vista presentes numa situao social: a realidade pode ser vista sob perspectivas diferentes, e o pesquisador deve retrat-las com fidedignidade; utilizam uma linguagem cientfica mais acessvel: os relatrios possuem um estilo informal, narrativo, ilustrado por figuras de linguagem, citaes, exemplos e descries.

Andr (1995, p. 51-52) ressalta que a metodologia de estudo de caso etnogrfico indicada quando a questo de pesquisa for do tipo como e por qu, quando a preocupao for com a compreenso e descrio do processo, quando o foco de interesse for um fenmeno contemporneo que esteja ocorrendo numa situao de vida real. Este trecho bem elucidativo:
... podemos dizer que o estudo de caso etnogrfico deve ser usado: (1) quando se est interessado numa instncia particular ...; (2) quando se deseja conhecer profundamente essa instncia particular em sua complexidade e em sua totalidade; (3) quando se estiver mais interessado naquilo que est ocorrendo e no como est ocorrendo do que nos seus resultados; (4) quando se busca descobrir novas hipteses tericas, novas relaes, novos conceitos sobre um determinado fenmeno e (5) quando se quer retratar o dinamismo de uma situao numa forma muito prxima do seu acontecer natural.

De maneira fundamental, preciso deixar claro que o critrio de escolha de um grupo natural ou microcultura sua singularidade. Ele ser escolhido porque representa por si s um caso digno de ser estudado, seja porque representativo de muitos outros casos, seja porque completamente distinto de outros casos (loc. cit.). Bogdan; Biklen (1994, p.90-91) nominam o estudo de caso etnogrfico como estudo de caso de observao, cujo foco de estudo centra-se numa organizao particular ou nalgum aspecto particular dessa organizao. Os setores focalizados so: um local especfico dentro da organizao, ou um grupo especfico de pessoas, ou qualquer atividade da organizao. Os sujeitos so os atores sociais, ou o grupo natural, ou a microcultura: pessoas que interagem, que se identificam umas com as outras e que partilham expectativas em relao ao comportamento umas das outras partilham uma identidade de grupo. Um estudo de caso etnogrfico possui trs momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematizao e elaborao do relatrio final da pesquisa. A etapa de planejamento resulta na elaborao do projeto de pesquisa, que se caracteriza por ser um plano geral e flexvel de estruturao e orientao da investigao. A problematizao da pesquisa pode ter origem em questes advindas do exame da literatura pertinente, ser fruto de observaes e depoimentos feitos por especialista sobre o problema, surgir de um contato inicial com a documentao existente e com as pessoas ligadas ao fenmen,o ou de especulaes baseadas na experincia pessoal do pesquisador (Ldke; Andr, 1986, p.21). De qualquer maneira, a questo de pesquisa deve equilibrar o tempo e os recursos disponveis do pesquisador com o tempo extensivo requerido no trabalho de campo, alm de procurar no envolver um grupo no qual o pesquisador esteja envolvido. A familiaridade com a situao pode impedir o olhar mais distanciado e imparcial, o que s pode ser amenizado pelo estranhamento um esforo sistemtico de anlise de uma situao familiar como se fosse estranha (Andr, 1995, p.48). Na fundamentao terica devem constar os referenciais terico-conceituais e os estudos pertinentes j realizados, lembrando-se que uma longa reviso pode influenciar e limitar a anlise indutiva dos dados coletados. Para a coleta de dados, trs tcnicas de pesquisa so pertinentes e muito utilizadas em estudos de caso etnogrficos: observao participante: assim chamada porque parte do princpio de que o pesquisador tem sempre um grau de interao com a situao estudada, afetando-a e
6

sendo por ela afetado (id., p.28). O trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, acompanhando e participando de suas atividades cotidianas, buscando descrever a situao, compreend-la, revelar os seus mltiplos significados (ibid., p.37-38), atentando-se para o princpio da relativizao, isto , colocando-se o eixo de referncia do olhar no universo pesquisado, nos significados culturais dos atores, ao mesmo tempo distanciando-se do universo de significados culturais do pesquisador. O tempo de permanncia no campo deve ser concludo quando ocorre o momento da saturao dos dados: o ponto de coleta a partir do qual a aquisio de informao se torna redundante ou a aquisio de informao nova diminuta (Bogdan; Biklen, 1994, p.96). Lembrandose das recomendaes de Erickson (1986, p.139), deve-se procurar coletar os dados to intuitiva ou to indutivamente quanto possvel, pois a existncia de expectativas conceituais a priori podem limitar a abertura do pesquisador s singularidades experienciais no campo. Deve-se vivenciar o que Coulon (1995a, p.75) expressa como papel ativo do observador participante: aquele que participa ativamente das atividades do grupo, assume responsabilidades, comporta-se como colega em relao aos membros do grupo. O pesquisador deve, de fato, por-se espreita, pois um dos grandes traos da observao participante consiste em observar o maior nmero de situaes possveis no decorrer da pesquisa de campo, o que permite no apenas a observao das aes, mas tambm a participao nas conversaes naturais, onde emergem as significaes das rotinas dos participantes (Coulon, 1995b, p.91). Durante cada sesso de observao devem ser redigidas as notas de campo em verso preliminar, retomadas em breve espao de tempo para redao final, com uma parte descritiva (descrio extensiva da situao vivenciada do local, dos sujeitos, dos dilogos, das aes e das ocorrncias) e de uma parte reflexiva, atravs de comentrios do pesquisador, que entremeiam o relato descritivo e que registram as primeiras incurses interpretativas das aes e verbalizaes, em busca de seu desvelamento. Entrevista: uma conversa intencional entre duas pessoas, dirigida por uma das pessoas, com o objetivo de obter informaes, utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do prprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma idia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo. Recomenda-se a realizao de entrevistas semi-estruturadas, com a elaborao de um roteiro orientador ou de uma lista de tpicos previamente estabelecidos (Haguette, 1995, p.86), como elemento facilitador de abertura, de ampliao e de aprofundamento da comunicao (Minayo, 1996a, p.99). Este roteiro um esquema bsico da relao de interao social, porm no aplicado rigidamente, permitindo que o entrevistador faa as necessrias adaptaes, pois alm do respeito pela cultura e pelos valores do entrevistado, o entrevistador tem que estimular o fluxo natural de informaes por parte do entrevistado (Ldke; Andr, 1986, p.34-35). Tambm necessrio ressaltar a importncia da empatia na interao entrevistador-entrevistado. Como afirma Andr (1995, p.62-63), se h um clima de confiana, as informaes fluiro mais naturalmente: o pesquisador precisa ser uma pessoa que saiba ouvir, ser paciente com as pausas, com as explicaes complexas, com a falta de preciso e, tambm, tentar ouvir com ateno (e entender e respeitar) as opinies, os argumentos, os pontos de vista que divergem dos seus prprios. Textos escritos pelos sujeitos: os textos produzidos pelos sujeitos tambm constituem fontes naturais de informao para o pesquisador, referindo-se a cartas, redaes, depoimentos, dirios e outros registros escritos pelos sujeitos: qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva aes, experincias e crenas dos indivduos (Bogdan; Biklen, 1994, p.177). A anlise documental apropriada quando existem limitaes de
7

tempo ou de deslocamento do pesquisador, quando se pretende ratificar e validar informaes obtidas por outras tcnicas e tambm quando o interesse do pesquisador estudar o problema a partir da prpria expresso dos indivduos (Holsti apud Ldke; Andr, 1986, p.39). Bogdan; Biklen (1994, p.176) ressaltam que os dados produzidos pelos sujeitos so utilizados como parte dos estudos em que a tnica principal a observao participante ou a entrevista, embora s vezes possam ser utilizados em exclusivo. Nos estudos de caso etnogrficos os textos produzidos pelos sujeitos possuem a funo essencial de validar as informaes obtidas atravs da observao participante e da entrevista, para a triangulao dos dados a checagem de um dado obtido atravs de diferentes informantes, em situaes variadas e em momentos diferentes (Ldke; Andr, 1986, p.52). Na etapa final do estudo de caso, quando o pesquisador sistematiza os dados e prepara o relatrio, a teoria se reveste de um importante papel no sentido de fornecer suporte s interpretaes e s abstraes que vo sendo construdas com base nos dados obtidos e em virtude deles (Andr, 1995, p.47). Em relao anlise de dados, Bogdan; Biklen (1994, p.205) expressam com clareza sua considerao como um processo de busca e organizao dos dados coletados, uma tarefa analtica para sua compreenso e interpretao. Na mesma direo Erickson (1986, p.156) a caracteriza como etapa de reflexo deliberada e duradoura sobre a documentao obtida: a reflexo impe exame deliberado do observador sob seu ponto de vista interpretativo, sob suas fontes de teoria formal, sua formao cultural e seus valores pessoais. Para o autor, os materiais coletados no campo no so dados por eles mesmo. Os dados precisam ser construdos atravs de meios formais de anlise: o processo de anlise converte os recursos documentrios em dados (id., p.149), ou seja, o pesquisador vai percebendo regularidades e padres, que constituem as categorias de codificao ou os meios para sua classificao e/ou agrupamento. Coulon (1995b, p.91-92) ampara teoricamente este procedimento ao afirmar que a construo do mundo social pelos membros metdica e que esto no carter repetitivo, padronizado, transpessoal e transsituacional o significado ou as propriedades dos fatos sociais da vida cotidiana. A construo do sistema de codificao envolve a categorizao da informao em diferentes nveis, existindo cdigos principais mais gerais e abrangentes e sub-cdigos mais especficos, caracterizados como categorias menores pertencentes a um cdigo principal (Bogdan; Biklen, 1994, p.234). Ldke e Andr (1986, p.42-43) elucidam que o processo de construo das categorias criativo e essencialmente indutivo, exigindo grande rigor intelectual e muita dedicao: a partir de inmeras leituras e releituras dos dados, encontram-se aspectos recorrentes e que so a base para o primeiro agrupamento da informao em categorias. Esse conjunto inicial de categorias, construdo por um processo convergente, passa por um processo divergente que inclui operaes de aprofundamento, ligao e ampliao, com vistas sua reorganizao, o que inclui perceber relaes e associaes e efetivar reagrupamentos separaes ou junes. Erickson (1986, p.149) indica que no processo de induo analtica as unidades bsicas no processo de anlise dos dados so tambm os elementos bsicos para a redao do relatrio do estudo. Estas unidades bsicas so:
exemplos de ao nos eventos e exemplos de verbalizaes sobre o significado dessas aes e sobre aspectos mais gerais de significao e crena na perspectiva dos vrios atores envolvidos nos eventos. Os exemplos de aes so obtidos a partir da reviso das notas de camp,o e os exemplos de verbalizaes so obtidos a partir da anlise das entrevistas formais e informais realizadas com os informantes.

Neste sentido, no relato desses detalhes, chamados de descrio particular, est o fundamento (a essncia, o cerne, o ncleo) de um efetivo relatrio de pesquisa (loc. cit.), que possui trs tipos de contedos: descrio geral, teria funo principal de estabelecer a tipicalidade ou a generalizao de padres. Segundo, a descrio particular, ou pelos exemplos de aes e verbalizaes, atravs de narrativas analticas e citaes diretas, descries estas entremeadas por comentrios interpretativos, que efetivam as conexes entre o relato especfico e os argumentos mais tericos e abstratos (id., p.151). Assim, o relatrio de pesquisa revela uma compreenso do fenmeno, uma das possveis verses do caso, que no a nica ou a correta e que depende da habilidade de escrita do pesquisador, que deve ser capaz de por em palavras aquilo que observou, ouviu e sentiu (Andr, 1995, p.56 e 63). Por fim, cabe reiterar as vantagens do estudo de caso etnogrfico: ele fornece uma viso profunda, ampla e articulada de uma unidade social complexa, possui a capacidade de retratar situaes vivas do dia-a-dia, clarifica os vrios sentidos do fenmeno estudado e, com isto, considerado relevante na construo de novas teorias e no avano do conhecimento (id., p.53). um tipo de estudo qualitatativo que gratifica tanto os pesquisadores experientes quanto os iniciantes, pois pode ter graus de dificuldade varivel (Bogdan; Biklen,1994, p.89). Esses renomados pesquisadores afirmam que no por acaso que a maioria dos investigadores escolhe, para seu primeiro trabalho, um estudo de caso, e recomendam: Comece por um estudo de caso. Tenha uma primeira experincia gratificante e prossiga, se assim o desejar, para estudos mais complexos (loc. cit.). Se este um comeo fcil, vamos comear a pesquisar na abordagem qualitativa de pesquisa por meio do estudo de caso etnogrfico, lembrando-nos das palavras de Bradley, Sutton (1993, p.405), quando expressam que a rea de Cincia da Informao atentou-se relativamente tarde para a pesquisa qualitativa, em comparao com outras cincias sociais e que o desenvolvimento de sua potencialidade ainda est para surgir.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDR, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prtica escolar. Campinas: Papirus, 1995. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigao qualitativa em educao : uma introduo teoria e aos mtodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRADLEY, Jana; SUTTON, Brett. Reframing the paradigm debate. The Library Quarterly, v.63, n.4, p.405-410, oct. 1993. CHIZZOTTI, Antonio. O cotidiano e as pesquisas em educao. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 2.ed. So Paulo: Cortez, 1994. p.85-98. COULON, Alain. Etnometodologia e educao. Petrpolis: Vozes, 1995a. COULON. Etnometodologia. Petrpolis: Vozes, 1995b. ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin C. Handbook of research on teaching. 3.ed. New York: Macmillan, c1986. p.119-161. HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 4.ed. Petrpolis: Vozes, 1995.

LDKE, Menga; Andr, Marli E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MARCELO GARCA, Carlos. El pensamiento del professor. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 4.ed. So Paulo: Hucitec, 1996a. MINAYO, Maria Ceclia de Souza (Org.). Petrpolis: Vozes, 1996b. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 6.ed.

SNCHEZ GAMBOA, Slvio. A dialtica na pesquisa em educao: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 4.ed. So Paulo: Cortez, 1997. p.91-115. ZABALZA, Miguel Angel. Dirios de aula: um contributo para o estudo dos dilemas prticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

10

Ethnographic case study Principles, conceptions and techniques of an ethnographic case estudy are presented, in qualitative or interpretative research approach. This kind of research intends to understand and to trace the particularity and complexity of a natural group or microculture, from subjetive meanings for their social actors, collected through participant observation, interviews and written narratives. Keywords: Ethnographic case study. Qualitative research.

Elisabeth Mrcia Martucci Doutora em Educao. Professora Adjunta do Departamento de Cincia da Informao da Universidade Federal de So Carlos.

11

You might also like