You are on page 1of 12

2013

Ano II

Interaes Literrias: projeto realizado, em parceria, pelo Mestrado em Estudos Literrios da Unir e o SESC/RO, cuja proposta levar ao pblico leitor, especializado e no especializado, o conhecimento produzido pela academia sobre a literatura em nosso tempo, bem como ajudar na construo de profissionais preparados crtica e intelectualmente para atuarem no ensino pblico e privado, seja em escolas, faculdades ou universidades de nosso estado e mesmo do pas.

Programao 2013 1 semestre


Ms Abril Conferncia Produes literrias e audiovisuais indgenas e a Pesquisa em Estudos Literrios Literaturas na Amaznia Junho O Teatro Espanhol Julho Literatura, Traduo, Ps-colonialismo Esteban Celedon UFAM Divanize Carbonieri UFMT Palestrante Cynthia C S Barra UNIR Edinaldo Bezerra de Freitas UNIR

Maio

Linhas de Pesquisa do MEL


Literatura, Teoria e Crtica (LTC): Literatura, outros Saberes e outras Artes (LSA): Estudo do processo das relaes entre Literatura, outros saberes (sociolgicos, filosficos, histricos, antropolgicos e mitolgicos) e outras artes (msica, teatro e artes visuais), objetivando problematizar e discutir a dinmica interdisciplinar entre estes universos. Para tanto, a convergncia de objetos, temticas e formas, bem como a transversalidade dos diferentes textos, so valorizadas. Abre-se, com isso, a perspectiva de anlise de identidade e diferena pelo vis da linguagem literria, evidenciando aspectos relacionados a outros saberes e a outras artes. De acordo com a perspectiva interdisciplinar pretendida, a Literatura tece o discurso que perpassa os vrios olhares investigativos, com seus mtodos e tradies especficos. Estudos aprofundados no campo especfico da Literatura: seus fundamentos metodolgicos, tericos e crticos, dando suporte a abordagens de cunho textualista, fenomenolgico e sociolgico. Os trabalhos se desenvolvem por meio de mtodos afins a cada corrente tericocrtica, tais como o comparativo, o semitico, o crtico-histrico, o hermenutico, entre outros, com o objetivo de exercitar a anlise, a interpretao e a crtica do texto literrio. A visada auto-reflexiva na Literatura privilegia os estudos intertextuais entre corpus literrio de nacionalidades diferentes, em lnguas vernculas e lnguas estrangeiras. O objeto de estudo ser constitudo por obras com fortuna crtica consolidada e obras em processo de reconhecimento.

A pesquisa em estudos literrios

2010

2012

2012

Produes Literrias e Audiovisuais Indgenas

Acervo virtual da memria impressa Maxakali Animao de autoria de Itamar Krenak

O que sabemos?
Os povos indgenas s tero chance se o Brasil assumir com seriedade a construo de um projeto de nao baseada em uma sociedade pluritnica, multicultural e solidria. No Brasil, necessrio se criar o hbito e a cultura de se respeitar as leis e o Estado ou governos precisam criar vontade e capacidades para exerceram o poder para zelar pelo cumprimento das leis, indistintamente de classes, grupos sociais ou credos. Segundo, necessrio respeitar a legislao nacional e internacional que asseguram a participao e a consulta prvia e qualificada aos povos indgenas em qualquer projeto ou programa governamental que lhes afetem. Em terceiro lugar, o que mais importante a superao do preconceito histrico sobre os povos indgenas de que so empecilhos para o desenvolvimento do pas e a superao do racismo que considera os povos indgenas como atrasados ou no civilizados.

Gersem Baniwa

1. Comeos
Os primeiros livros impressos no Brasil o foram em territrio guarani e pelas mos dos prprios indgenas, que trabalharam numa das tipografias instaladas pelos jesutas, na fronteira entre Brasil e Paraguai, a partir de 1700 (ALMEIDA & QUEIROZ, 2004, p. 213).

2. Sobre Autoria Indgena contempornea

3. Escrever no transcrever

3.1. Escrever no transcrever, transcriar talvez


Os trs livros apresentados enfrentaram, para sua construo, cada um sua prpria maneira, problemas tradutrios traduo intralingual, interlingual, intersemitica ; e inventaram suas estratgias de transcriao, quando necessrio, isto , quando a traduo intercultural parecia chegar a seu limite extremo: o silncio ou, pior, a palavra conseguida por meio do jogo perverso do mal-entendido atraioado. Os livros indgenas penetraram o mundo da cultura impressa, inscrevem a formas e estilos indgenas especficos. Dialogam, assim, com escolas estticas e com polticas editoriais. Historicamente, fizeram parte de listas cannicas de vestibulares de universidades federais; propiciaram a escritores indgenas assumir o lugar de editores; injetaram no discurso mdico da FUNASA clulas vivas do discurso indgena.

O que sabemos?

Antes a literatura no existia?

No h povo que no ostente, no elenco dos seus signos mais expressivos, objetos de linguagem, correspondentes ao que, em nosso mundo, chamamos poesia.
Antnio Risrio, em Tribos e Textos: poticas extra-ocidentais nos trpicos (1993)

You might also like