You are on page 1of 19

Tema A2

As Primeiras Civilizaes
Histria - 7 ano

Civilizao Sumrica, Mesopotmia

Civilizao Egpcia, Vale do Rio Nilo Civilizao Fencia, Mediterrneo Oriental Civilizao Grega, Pennsula Balcnica

Civilizao Romana, volta do mar Mediterrneo

Rio Nilo Rio Tigre Rio Eufrates Rio Indo Crescente Frtil Rio Amarelo

Antigo Egipto

O Egito est situado no Nordeste da frica no meio de dois imensos desertos: o da Lbia (Oeste) e o da Arbia (Este).

O Egito Antigo possua um territrio estreito e comprido que compreendia duas grandes regies: o Alto Egipto (regio do vale) e o Baixo Egipto (regio do Delta do Nilo).

O Egipto atravessado pelo rio Nilo. Foi o rio Nilo que fez nascer o Egipto. As suas cheias permitiram criar margens frteis, onde se fixaram vrias aldeias de agricultores e pastores. A foram-se formando vrios reinos independentes, que posteriormente, sob o domnio de um fara, vo unir o Alto e o Baixo Egipto.

Coroa Vermelha - Baixo Egipto Coroa Branca - Alto Egipto Coroa Egipto Unificado Coroa de Guerra

O Egipto uma ddiva do Rio Nilo: O Nilo corta o Egipto de Sul a Norte e vai desaguar no mar Mediterrneo. Anualmente, de junho a setembro, o Nilo transborda e rega a terra, fertilizando-a, tornando-a assim favorvel agricultura. A partir de outubro, o rio retoma o seu leito, iniciando-se o perodo de semeadura, que se prolonga at mais ou menos fevereiro.A colheita ocorre de abril a junho.

A agricultura era a base da economia egpcia que dependia, como j vimos, das guas do Nilo.O trigo, a cevada, o linho, os legumes, as uvas e rvores de fruto constituam as principais culturas.

Alm da Agricultura, os egpcios tambm desenvolveram o artesanato e o comrcio. Entre as atividades artesanais destacam-se a ourivesaria, a metalurgia, a cermica, a tecelagem e a carpintaria.O comrcio era orientado para as importaes e exportaes. Como tinha falta de matrias -primas o Egito importava: -minerais e pedras preciosas; -madeira como bano da Fencia e Nbia;Exportava: - cereais;cermicas, tecidos de linho e artesanato O rio Nilo e o mar Mediterrneo eram as grandes vias de transporte destes produtos.

O artesanato do Egito era conhecido no mundo antigo. Com a madeira, o cobre, o ouro, o marfim, o couro, o papiro, o bronze, seus artesos produziam mveis, brinquedos, jias, tecidos, barcos, armas, tijolos e uma variedade de outros objetos.

A Sociedade Os egpcios possuam uma sociedade com grupos sociais diferenciados. A sua organizao assemelha-se a uma pirmide, pois os grupos encontram-se dispostos pelo seu grau de poder e riqueza. Era uma sociedade estratificada, ou seja dividida em camadas ou estratos sobrepostos

Nos estratos inferiores esto os no privilegiados que representavam cerca de 90 % da populao: - comerciantes e artesos que negociavam por conta do fara ou trabalhavam nas suas oficinas - camponeses que cultivam as terras do fara, dos templos e dos nobres, a quem entregam as colheitas, pagando ainda pesados impostos - escravos que so prisioneiros de guerra, ocupam-se de servios vrios (domsticos, minas, agrcolas)

A sociedade possua depois classes privilegiadas - Sacerdotes que prestam nos templos culto aos deuses, Nobres e Altos Funcionrios que ajudam na administrao

- Exrcito que podem ser nobres ou um escalo intermdio - Escribas que desempenhavam cargos de magistrados, cobradores de impostos e contabilistas face aos seus conhecimentos de escrita e clculo.

No topo da pirmide social encontrava-se o fara. Era considerado um deus vivo, filho do Sol (Amon-R) e encarnao do deus-falco (Hrus), detendo por isso um poder sacralizado, sobre tudo e todos.
Para os egpcios, toda a felicidade dependia do fara e seu poder era ilimitado. Ele era o sacerdote supremo, comandava os exrcitos, aplicava a justia, organizava as actividades econmicas. Alm do poder e prestgio, o fara possua enorme riqueza. Era considerado o dono de todas as terras do Egito. Por isso, tinha o direito de receber impostos (pagos em produtos) das aldeias.

O fara ostentava uma coroa e um ceptro, smbolos de sua autoridade. Para os povos do Egito Antigo, o fara era o pai e a me dos seres humanos; um governante com autoridade sobrenatural para recrutar o trabalho em massa necessrio manuteno do sistema de irrigao ao longo do Nilo. Nmes - touca com abas laterais, cobra-capelo e abutre - poder militar Barba Postia - smbolo fora e divindade Ceptro - smbolo conduo suprema povo egpcio Chicote - smbolo da justia

You might also like